Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de março de 2013

4Bio avança com remédios especiais

De olho na expansão do mercado de medicamentos especiais, a empresa 4Bio traçou um plano ambicioso de crescimento para os próximos anos
 
A distribuidora dos chamados remédios de alta complexidade - produtos biológicos que necessitam de um tratamento diferenciado para seu deslocamento, como câmaras refrigeradas - planeja elevar o portfólio de produtos e avalia a abertura de uma filial no interior de São Paulo para atender a demanda crescente do mercado por esse tipo de medicamento.
 
Sediada em São Paulo e com uma base de distribuição em Tocantins, a companhia, que registrou faturamento de R$ 65 milhões no ano passado, pretende superar os R$ 100 milhões em 2014, mantendo um ritmo de crescimento de 30% ao ano.

Criada em 2005, a companhia começou com a distribuição de medicamentos voltados para fertilidade. Hoje, com um portfólio maior, a empresa passou a distribuir para todo país remédios complexos, voltados para tratamentos oncológicos, por exemplo. "Esses produtos são de alto custo e necessitam de toda uma logística especial", afirmou André Kina, presidente e fundador da empresa.

Atualmente a 4Bio é a única empresa nesse segmento que possui chips de controle de temperatura que acompanham os medicamentos refrigerados em embalagens térmicas para garantir a segurança durante seu deslocamento. "Somos líderes em distribuição de medicamentos voltados para fertilidade. Nos últimos três anos, começamos a trabalhar com outras especialidades, como diabetes, oncologia e pressão arterial", afirmou Kina.
 
O público-alvo da 4Bio são clínicas, laboratórios de grande porte, hospitais e pessoas físicas. O mercado de medicamentos especiais é pequeno - tem pouco menos de 10% de participação no total comercializado no país.
 
Para este ano, a empresa projeta crescimento de 30%. Para isso, está investindo em tecnologia para garantir melhoria de eficiência logística. Kina decidiu lançar também este ano cursos de gestão on-line para médicos administrarem suas clínicas e um departamento de "home care", no qual uma equipe de enfermagem é colocada à disposição para esclarecer dúvidas de pacientes sobre manuseio e aplicação dos medicamentos.
 
O serviço de "home care", criado pela empresa no último trimestre de 2012, já atende cerca de mil pacientes que necessitam de tratamento especial, como a aplicação subcutânea de medicamento.
 
Fonte Valor Econômico

Sete macetes para começar a proteger sua saúde no outono

Vacina contra gripe e uso de umidificadores fortalecem a imunidade
 
O outono é uma estação marcada pelas chuvas no fim de março e a temperatura cada vez mais baixa até a chegada do inverno - que é quando começamos a nos preocupar com doenças como gripe, asma e outras complicações comuns da baixa temperatura. No entanto, existem diversos hábitos que podem ter início nessa estação e garantem proteção contra doenças até o fim do inverno.
 
Confira as dicas dos especialistas e comece a fortalecer sua imunidade desde já:
 
mulher tomando vacina - Foto: Getty ImagesVacina contra gripe
"A vacina da gripe precisa de um tempo para estimular o sistema imunológico e conseguir proteger o organismo contra o vírus da gripe", explica o infectologista Marcos Antonio Cirillo, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo. Como o inverno é a época em que a disseminação da doença é maior, é preciso tomar a vacina no outono para que o organismo tenha tempo de se imunizar completamente. Por isso, as campanhas de vacinação costumam acontecer nos meses de maio e abril.
 
mulher regando uma planta - Foto: Getty ImagesUmidificar o ar
O outono é marcado por oscilações da temperatura, principalmente da umidade do ar. Quando o ar fica mais seco, a concentração de poluentes na atmosfera aumenta, o que combinado com as baixas temperaturas pode aumentar o risco de doenças respiratórias. "Crianças e idosos, que têm o aparelho respiratório mais sensível e reagem mais lentamente às mudanças no clima, sofrem mais e acabam indo parar nos prontos-socorros", afirma a pneumologista Sandra Aparecida Ribeiro, do Hospital São Luís. Uma solução para contornar os problemas do ar seco são os aparelhos umidificadores e os métodos caseiros que ajudam a deixar o ar menos carregado, como espalhar bacias de água pela casa ou pendurar uma toalha no quarto. "Cultivar plantas pela casa também é uma maneira natural de umedecer o ambiente, porque parte da água acumulada nos pratos e na terra evapora", diz a pneumologista Sandra.
 
mulher com frio - Foto: Getty ImagesEvite mudanças bruscas de temperatura
Quando saímos de um lugar quente para outro que esteja muito frio, como da nossa casa para a rua, a baixa súbita na temperatura pode desencadear uma reação na mucosa do nariz. "Essa reação irá estimular os receptores de temperatura no cérebro e pode acarretar na liberação de substâncias alergênicas, como a histamina, que pode provocar espirros, hipersecreção mucosa e prurido nasal", afirma o infectologista Marcos.
 
pessoas no ônibus - Foto: Getty ImagesPasse longe de aglomerações
Uma das principais causas de doenças virais no inverno é a convivência com um grande número de pessoas em lugares pequenos, como academias, salas de aula ou ônibus. "Evitando as aglomerações, você diminui as chances de inalar micro-organismos indesejados, principalmente se estiver com a imunidade baixa", explica a pneumologista Sandra. "O contato com um número grande de micro-organismos exigirá uma resposta imunológica maior, que pode ser insuficiente para impedir os organismos de nos infectarem." Sempre que estiver em um ambiente super lotado lembre-se de abrir as janelas do lugar para promover a circulação do ar e sempre lavar as mãos após deixar o local para reduzir as chances de contaminação.
 
mulher passando soro fisiológico no nariz - Foto: Getty ImagesLave o nariz todos os dias
O hábito traz tantas vantagens à saúde que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias - porém, no outono e inverno essa atenção deve ser redobrada. Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a limpá-lo de impurezas e secreções, bem como a diminuir crises de asma, bronquite e outras alergias, prevenir amidalite, faringite e otite e aliviar dores de cabeça. "O ideal é utilizar o soro comprado pronto na farmácia com a ajuda de um aplicador (parecido com um conta-gotas)", diz o otorrinolaringologista José Antonio Pinto, do Hospital São Camilo. Você também pode fazer uma mistura caseira em casos de emergência: um litro de água que tenha sido fervida com, aproximadamente, uma colher de chá de sal.
 
casal arrumando a cama - Foto: Getty ImagesHigienize as roupas de cama, mesa e banho
Os cuidados para reforçar sua imunidade e proteger a sua saúde devem começar dentro de casa. Ácaros, fungos, poeira, bactérias e outros micro-organismos ganham força quando a limpeza do ambiente doméstico não é adequada, podendo tornar-se desencadeadores para o aparecimento de alergias. "Dentro de casa existem utensílios que podem ser considerados o habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos, que afetam a nossa saúde, como toalhas de mesa e banho, lençóis e cortinas", explica o infectologista Marcos. Por isso, evite guardar roupas molhadas, troque os lençóis e toalhas de mesa e banho pelo menos uma vez por semana e evite deixá-los expostos o dia inteiro. ?Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade de partículas alojadas no local?, explica o infectologista Marcos. A toalha de rosto é um meio de alta transmissão desses micro-organismos, justamente por ser usada por várias pessoas. "Troque diariamente ou sempre que estiver muito molhada, e prefira enxugar o rosto em sua própria toalha de banho."
 
menina agasalhada - Foto: Getty ImagesNão esqueça os velhos hábitos
Com a chegada do frio nós deixamos de adotar uma série de atitudes que são muito mais fáceis no verão, mas que são essenciais para manter nossa imunidade em dia. "Beber menos água, não comer salada, abusar das sopas instantâneas, tomar banhos muito quentes e ter preguiça de limpar a casa são deslizes que não podem ser cometidos nas estações frias", diz o infectologista Marcos. O ideal é insistir nesses hábitos durante o outono, enquanto o frio ainda não se instalou completamente, e se acostumar com essas atividades durante o inverno.
 
Fonte Minha Vida

Equipe internacional descobre nova droga que bloqueia transmissão da malária

Pesquisa descobriu série de compostos contra a malária com potencial para parar a transmissão da doença
Pesquisa descobriu série de compostos contra a malária com
potencial para parar a transmissão da doença
Baixas doses de ELQ-300 são altamente ativas contra os estágios sanguíneos das duas espécies principais de parasita da doença
 
Pesquisadores internacionais desenvolveram uma nova droga capaz de combater a malária. O medicamento tem potencial para curar a doença transmitida por mosquitos e bloquear sua transmissão com doses baixas.
 
A equipe, que fez parte do projeto Medicines for Malaria Venture (MMV), identificou uma série de compostos potentes ativos contra a malária com potencial para parar a transmissão da doença.
 
Os 4-(1H)-quinolone-3-diarylethers foram descobertos por uma equipe liderada pelos pesquisadores Mike Riscoe, da Oregon Health & Science University e Manetsch Romano, da Universidade do Sul da Flórida, mais de 60 anos após a descoberta do endochin, a primeira quinolona antimalárica.
 
Endochin nunca foi levado adiante devido à falta de atividade em humanos. Hoje, no entanto, essas quinolonas foram otimizadas e demonstraram ser altamente ativas contra os estágios sanguíneos de ambas as espécies principais de parasita da malária (Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax). Elas também demonstraram atividade na fase do fígado, bem como efeitos inibitórios sobre as fases que conduzem à transmissão da doença.
 
Estas quinolonas atacam o mesmo alvo biológico que a atovaquona, o principal componente do antimalárico ® Malarone (atovaquona / proguanil), mas é provável que sejam muito mais baratas de produzir e também têm demonstrado ser eficazes contra estirpes de parasitas que desenvolveram resistência aos atovaquona.
 
Um candidato da série, ELQ-300, já foi selecionado para testes pré-clínicos. Os dados iniciais demonstram que o composto tem atividade profilática e bloqueia a transmissão da doença, e pode fazer parte de uma combinação de fármacos para a cura de dose única ou de quimioprotecção.
 
"ELQ-300 é um composto excitante já que preenche uma série de requisitos que precisamos em um antimalárico de próxima geração. Ele tem potencial para se tornar parte de uma terapia de combinação que poderia curar pacientes, prevenir a infecção e bloquear a transmissão da malária, tudo com baixas doses, o que significa menos comprimidos e menores para os pacientes, a um custo mais baixo. Baseando-se em que uma formulação pode ser desenvolvida, ELQ-300 é uma grande promessa para se tornar uma ferramenta para ajudar a diminuir o mapa da malária", conclui Tim Wells, Diretor Científico da MMV.
 
 
Fonte isaude.net

Novo sensor registra exposição ao fumo passivo em tempo real

Dispositivo usa filmes de polímeros para mensurar com segurança moléculas de vapor de nicotina
Dispositivo usa filmes de polímeros para mensurar com segurança
 moléculas de vapor de nicotina
Protótipo, que é menor e mais leve do que um celular, também detecta presença de nicotina em roupas, móveis, assentos de carro
 
Pesquisadores do Dartmouth College, nos EUA, criaram, pela primeira vez, um sensor de fumo passivo que registra dados em tempo real.
 
A equipe espera, em breve, converter o protótipo, que é menor e mais leve do que um telefone celular, em um dispositivo sem fio, acessível e reutilizável que ajuda a aplicar regulamentações ao fumo e destaca a difusão do fumo passivo. O sensor também pode detectar o tabagismo de terceira mão e a presença de nicotina desgaseificada em roupas, móveis, assentos de carro e outros materiais.
 
O dispositivo usa filmes de polímeros para mensurar com segurança moléculas de vapor de nicotina em um ambiente e um chip sensor para gravar os dados em tempo real, identificar quando e onde ocorreu a exposição e até mesmo o número de cigarros fumados. O protótipo foi bem sucedido em testes de laboratório. Estudos clínicos terão início ainda em 2013.
 
Segundo os pesquisadores, o dispositivo poderia ajudar a impor a proibição de fumar em carros alugados, quartos de hotéis, apartamentos, restaurantes e outros locais. Também poderia ajudar a convencer os fumantes que fumar em outros ambientes e usar purificadores de ar ainda expõe as crianças e pessoas não fumantes ao fumo passivo. O dispositivo seria mais preciso e menos dispendioso do que os atuais sensores de fumaça passiva, que fornecem apenas a exposição média em uma área limitada por vários dias ou semanas.
 
"Este é um salto na tecnologia de detecção da exposição ao fumo passivo", afirma o professor de química Joseph BelBruno, cujo laboratório conduziu a pesquisa.
 
Autoridades federais de saúde relatam que não há nível seguro de exposição ao fumo passivo, que aumenta os riscos de doença. Estima-se que 88 milhões de americanos não fumantes, incluindo 54% das crianças de 3 anos, estejam expostos ao fumo passivo.
 
 
Fonte isaude.net

Aplicativo para smartphones criado na USP ajuda no controle da tuberculose

Com sistema operacional Android, software auxilia no registro para acompanhamento do tratamento dos pacientes
 
Pesquisadores da USP utilizam aplicativo móvel instalado em smartphones com sistema operacional Android para operar um sistema integrado e padronizado de registro para o acompanhamento do tratamento dos pacientes com tuberculose. O aplicativo foi criado pelo professor Domingos Alves, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e por dois alunos sob sua orientação.
 
A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pelo alto número de casos da doença, foi escolhido para o teste piloto da implantação dessa nova tecnologia, que já recebe apoio da Secretaria Estadual e Ministério da Saúde para expandir o seu uso em outros municípios do Brasil.
 
Uma das coordenadoras do projeto, professora Tereza Cristina Scatena Villa, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP afirma que a duração do tratamento pode ser de, no mínimo seis meses, sendo que a ingestão dos medicamentos precisa ser supervisionada e registrada diariamente por um profissional de saúde. Nesse sentido, diz ela, o aplicativo permite que o profissional tenha acesso fácil às informações de cadastro e de acompanhamento do paciente. " Ele pode, ainda, inserir novas informações para o gerenciamento clínico do caso, como exames realizados (baciloscopia e RX), esquema terapêutico, além de ações para avaliação das pessoas que entraram em contato com os doentes, uma vez que a tuberculose é transmitida pelo ar."
 
A professora também destaca que " muitos pacientes com tuberculose recebem diariamente o medicamento em seu próprio domicílio e este fato justifica ainda mais a importância do uso da tecnologia móvel [smartphones], uma vez que o profissional de saúde terá na tela do celular todas as informações para um melhor acompanhamento do paciente, permitindo atualizar as informações em tempo real" .
 
Pretende-se ainda, diz ela, que o dispositivo substitua diversos formulários de acompanhamento dos casos de tuberculose, assim as informações serão complementadas e registradas, por meio de relatórios semanais e mensais, junto ao Sistema de Informação Estadual e Nacional sobre Tuberculose. " Com isso será evitada a perda de informações e permitida uma real avaliação da situação epidemiológica da doença. O uso dessa tecnologia inovadora também permitirá o agrupamento sistematizado das informações. Assim, os profissionais terão acesso aos dados do usuário centralizados em um único local, facilitando a tomada de decisão em relação à terapêutica e evitando a duplicidade de registros."
 
Já para o paciente, as vantagens são muitas. " Ele terá uma diminuição nos gastos com deslocamento ao serviço, pois poderá agendar consultas e receber informações durante a medicação supervisionada no domicílio."

Testes
Os testes do novo aplicativo começaram em janeiro deste ano em uma Unidade de Saúde de Ribeirão Preto. Segundo Nathalia Halax, aluna de mestrado da EERP e uma das responsáveis pela realização do teste, junto com Nathalia Crepaldi, graduada em Informática Biomédica da USP, essa iniciativa é muito motivadora para todos e, principalmente, para os profissionais de saúde, que reconhecem a importância do dispositivo na sistematização dos registros. " O interesse dos profissionais vai além do esperado. Eles acreditam que os pacientes e o próprio serviço têm muito a ganhar com a utilização da tecnologia móvel em termos de acesso a informações atualizadas de resultados de exames e outras intercorrências que ocorrem durante o tratamento" , afirma Nathalia.
 
Até o início deste mês, foi feito o cadastramento de aproximadamente 30 pacientes em tratamento na Unidade de Saúde, para os ajustes necessários e capacitação dos profissionais para a utilização da tecnologia móvel de gerenciamento da assistência à Tuberculose.

Com informações da USP
 
Fonte isaude.net

Enfermeiras têm papel crítico na prevenção de doenças não transmissíveis

Enfermeiras podem desempenhar papel fundamental na redução do risco de morte por doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias crônicas
Foto: Bolmont
Enfermeiras podem desempenhar papel fundamental na redução
 do risco de morte por doenças cardiovasculares, câncer
e doenças respiratórias crônicas
Relatório da OMS e da UCLA mostra que profissionais de enfermagem têm experiência prática para reduzir índice de mortes no mundo
 
Enfermeiras e parteiras podem desempenhar um papel crítico na redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de coautoria da UCLA.
 
A pesquisa mostra que essas quatro doenças não transmissíveis somam 60% de todas as mortes no mundo.
 
"A carga global de doenças não transmissíveis já é elevada e continua a crescer em todas as regiões do mundo. As enfermeiras e parteiras têm a experiência para ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorarem os resultados de saúde", afirma a coautora do relatório Linda Sarna.
 
Sarna aponta que, como enfermeiras e parteiras representam mais de 50% de todos os prestadores de cuidados de saúde na maioria dos países, elas são candidatas lógicas para afetar as mudanças de estilo de vida entre os pacientes e aumentar a conscientização sobre a saúde. "No mundo todo, existem mais de 19 milhões de enfermeiras e parteiras", afirma Sarna.
 
O relatório de 38 páginas emitido pela OMS destaca intervenções de enfermeiras que reduziram fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e dietas pouco saudáveis. "Os exemplos contidos no relatório são atividades comprovadas que os profissionais de enfermagem podem começar a fazer hoje para fazer ter um impacto significativo com seus pacientes e na sua comunidade. Muitas das intervenções ainda reduzem os custos e melhoram a qualidade do atendimento", observa a coautora.
 
Segundo o relatório, o controle do tabaco tem sido uma das áreas com mais oportunidades perdidas. O uso do tabaco é a principal causa evitável de morte nos Estados Unidos e no mundo, e é o fator de risco que leva a todas as quatro categorias de doenças não transmissíveis. Estudos de intervenção de enfermagem apoiam a ideia de que os enfermeiros podem desempenhar um papel importante em ajudar os fumantes a parar.
 
Conforme os papéis e responsabilidades da profissão de enfermagem continuam a evoluir em muitos países, o relatório da OMS valida a importância da função dos enfermeiros e parteiras não apenas no atendimento de pacientes em momentos de necessidade, mas também na prevenção. A este respeito, o relatório tem a intenção de incentivar as escolas de enfermagem a oferecer um currículo que aborda o papel do enfermeiro no aconselhamento de pessoas sobre comportamentos insalubres e incentivando opções de vida inteligentes.
 
 
Fonte isaude.net

Migração de latino-americanos tornou a doença de Chagas um problema mundial

 Pesquisadores estudam os mecanismos de ação de cepas de bacterias em busca de alvos terapêuticos para a doença de Chagas
Foto: Gutemberg Brito/IOC
Pesquisadores estudam os mecanismos de ação de cepas de bacterias
 em busca de alvos terapêuticos para a doença de Chagas
De acordo com a OMS, 10 milhões de pessoas estão infectadas e a doença começa a preocupar países desenvolvidos
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pelo menos 10 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas pela doença de Chagas, que em 2008 matou mais de 10 mil pessoas. A grande maioria dos infectados ou em risco de desenvolver a doença vive em países latino-americanos, mas o problema já atinge outras regiões e tem chegado a países desenvolvidos.

No Japão, a doença de Chagas é uma realidade que começa a desafiar o setor de saúde, segundo Tsutomu Takeuchi, diretor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de Nagasaki, um dos pesquisadores convidados pelo Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica, organizado pela FAPESP e pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS) nos dias 15 e 16 de março, em Tóquio.

" Fatores como a estagnação econômica e a repressão política resultaram no significativo fluxo de pessoas de 17 países latino-americanos endêmicos para a doença de Chagas rumo a países desenvolvidos. Por causa dessa migração, a doença de Chagas tem se tornado uma ameaça à saúde em nível global" , disse.

Segundo Takeuchi, estima-se que 3,8% dos cerca de 150 mil imigrantes que chegaram à Austrália em 2006, provenientes de países endêmicos para o Tripanossoma cruzi (o parasita causador da doença), estavam infectados com o protozoário.

" Em 2008, a Espanha acomodou cerca de 1,68 milhão de imigrantes, legais e ilegais, de países latino-americanos endêmicos para a doença de Chagas. Entre esses imigrantes, estima-se que 5,2% estavam infectados com o T. cruzi e 17,4 mil desenvolveram sintomas da doença" , disse.

De acordo com Takeuchi, na Espanha a maioria desses imigrantes estava na cidade de Barcelona. " De 2007 a 2009, de 766 pacientes de um centro de saúde na cidade, 22 foram diagnosticados com infecção por T. cruzi, com uma taxa de prevalência de 2,87%. Entre os infectados, 21 eram da Bolívia, com taxa de prevalência para os imigrantes do país de 16,5%" , disse.

O problema também atinge os Estados Unidos, país que recebe grandes contingentes de latino-americanos a cada ano. " Nos Estados Unidos, em 2005 o número de imigrantes latino-americanos residentes era de 22,8 milhões, com estimados 300 mil infectados por T. cruzi. As maiores prevalências foram demonstradas em imigrantes da Bolívia, com 6,75%, seguida pela Argentina, com 4,13%" , disse Takeuchi.

" No Japão, em 2010 havia cerca de 300 mil imigrantes que vieram de países da América Latina, dos quais a grande maioria, 76,6%, era do Brasil. Infelizmente, no Japão testes em doações de sangue e verificação sorológica para infecção por T. cruzi não têm sido extensivamente adotados da mesma forma que em países ocidentais" , disse.

O pesquisador contou que o Departamento de Medicina Tropical e Parasitologia da Escola de Medicina da Universidade Keio tem sido o centro de diagnóstico sorológico e vigilância preliminar para a doença de Chagas.

" Os números ainda são pequenos, mas significativos. Esse departamento analisou 42 casos suspeitos e confirmou que 16 deles eram positivos para a doença. Cinco desenvolveram sintomas cardíacos associados ao Chagas" , disse.

Takeuchi destacou que, além do desconhecimento sobre a doença, outro problema importante da presença de Chagas no Japão é a pouca disponibilidade de medicamentos para o tratamento aos infectados, que não são produzidos no país.

" A doença de Chagas tem sido ignorada no Japão, assim como em outros países desenvolvidos, o que traz uma série de estigmas e mal-entendidos contra imigrantes latino-americanos. Por causa do grande número de pessoas nessa população sem seguro-saúde, da dificuldade de comunicação, bem como pela ausência de medidas preventivas contra a infecção por T. Cruzi, uma série de preconceitos surgiu em comunidades japonesas contra os portadores da doença, levando à possibilidade de discriminação social" , disse.

" Por conta disso, é essencial que sejam adotadas medidas urgentes para melhorar a compreensão e o tratamento médico da doença de Chagas e de outras doenças negligenciadas no Japão e em outros países desenvolvidos" , destacou Takeuchi.
 
Fonte isaude.net

Ferramenta eletrônica identifica pacientes com pneumonia em tempo real

Tecnologia, testada em departamentos de emergência, vai acelerar o diagnóstico e melhorar os tratamentos para os doentes
 
Cientistas do Intermountain Medical Center, nos EUA desenvolveram e implementaram a primeira ferramenta de rastreamento eletrônico para identificar pacientes com pneumonia.
 
O dispositivo tem potencial para acelerar o diagnóstico e melhorar os tratamento e os resultados para os doentes.
 
Segundo os pesquisadores, a nova ferramenta funciona perfeitamente com o rastreamento informatizado do hospital e a tecnologia de diagnóstico que os médicos já usam. Ela monitora os dados do paciente, extrai aspectos clínicos relevantes, calcula probabilidade de pneumonia e depois avisa os médicos quando os pacientes são susceptíveis de ter pneumonia.
 
Um estudo sobre o desenvolvimento e teste inicial da nova ferramenta eletrônica foi publicado no Journal of the American Medical Association Internal Medicine.
 
O desenvolvimento desta ferramenta é importante porque o diagnóstico de pneumonia pode ser problemático para os médicos de urgências devido a muitos fatores, quase 40, envolvidos no diagnóstico. "Nosso objetivo é fazer com que a ferramenta padronize o que podemos fazer para garantir que estamos todos fazendo as mesmas coisas de forma consistente para todos os pacientes. O melhor da ferramenta é que ela é fácil de usar e nos lembra de pedir os testes adequados e antibióticos adequados para o pacient", afirma a co-investigadora Caroline Vines.
 
O dispositivo eletrônico foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar para uso nos departamentos de emergência em quatro hospitais Intermountain Healthcare em Salt Lake.
 
Os dados usados para programar a ferramenta foram baseados na experiência e informações de 48.449 pacientes, dos quais 2.413 tinham sido diagnosticados com pneumonia. Os pesquisadores descobriram que a ferramenta alertou corretamente médicos em metade dos casos em que os pacientes tinham pneumonia.
 
"A ferramenta proporciona uma forma mais rápida e precisa para identificar pacientes com pneumonia no departamento de emergência", afirma o autor da pesquisa Nathan Dean.
 
A ferramenta analisa mais de 40 variáveis, incluindo os sinais vitais, resultados de laboratório, radiografia de tórax, relatórios, achados do exame de enfermagem e principal sintoma do paciente, para determinar a probabilidade de pneumonia. Os dados são calculados e exibidos em telas de computador no departamento de emergência. Se a probabilidade de pneumonia chega a 40% ou mais, o médico é alertado e os dados dos pacientes revistos para determinar se o paciente tem de fato a infecção.
 
"A ferramenta supera a capacidade humana de processar a informação", ressalta Dean.
 
Os médicos têm usado a ferramenta de triagem desde maio de 2011, nos quatro departamentos de emergência. Embora a ferramenta esteja sendo utilizada, ela vai passar por um desenvolvimento adicional para melhorar o desempenho. E também está sendo avaliada para saber como ela afeta protocolos médicos de tratamento e recuperação dos pacientes.
 
Fonte isaude.net

Proteína derivada do bacalhau inibe metástase do câncer de próstata

Pesquisa sugere que o agente pode ser usado como terapia dietética para complementar o tratamento padrão para a doença
 
Pesquisadores da University of Maryland School of Medicine identificaram um peptídeo ou proteína, derivado do bacalhau do Pacífico que pode inibir a metástase do câncer de próstata e possivelmente de outros tipos da doença.
 
A pesquisa sugere que o agente pode ser usado como terapia dietética para complementar o tratamento padrão para a doença.
 
 
"O uso de produtos naturais dietéticos com atividade antitumoral é um campo importante e emergente de pesquisa. Entender como funcionam esses produtos poderia nos permitir desenvolver alimentos que também atuam como terapias anticâncer e agentes para a imunoterapia", afirma o autor sênior Hafiz Ahmed.
 
A maioria das pessoas com câncer morre porque as células do tumor invadem o tecido vizinho e migram para os vasos linfáticos, processo conhecido como metástase. As células cancerosas que se espalham para outras partes do corpo desenvolvem novos vasos para fornecimento de sangue e, eventualmente, domina os sistemas de órgãos da pessoa.
 
"Este estudo é um dos primeiros a explorar a utilidade terapêutica do glicopeptídeo contendo TFD encontrado no bacalhau para inibir a progressão do câncer de próstata", afirma Ahmed.
 
O antígeno TFD (Thomsen-Friedenreich dissacarídeo) na proteína do peixe está escondido em células humanas normais, mas é visível na superfície de células cancerosas, e acredita-se que desempenha um papel-chave na metástase.
 
Peixes polares, tal como o bacalhau do Norte, expressam glicoproteínas que são ricas em antígeno TFD, que os protege de congelar.
 
A equipe de pesquisa desenvolveu uma forma especial de TFD, chamada TFD100, purificada do bacalhau do Pacífico.
 
Usando modelos animais, os investigadores descobriram que TFD100 se liga a galectina-3, proteína que é expressa em excesso nas células do câncer de próstata, e bloqueia sua interação com o antígeno TFD encontrado na superfície das células.
 
Galectina-3 (gal3) permite a adesão das células cancerosas às paredes dos vasos sanguíneos e também mata células T ativas, o que ajuda as células cancerosas a se espalharem por todo o corpo e iludir o sistema imunitário.
 
Os investigadores observaram que TFD100 impede que as células cancerosas se liguem às paredes dos vasos, suprime a morte das células T e aumenta a resposta imunológica.
 
"Devido à interação gal3-TFD ser um fator chave que conduz as metástases, TFD100 é r um agente antimetastático promissor para o tratamento de vários cânceres, incluindo adenocarcinoma da próstata", concluem os investigadores.
 
Segundo os autores, esta pesquisa abre novos caminhos para a nossa contínua busca para descobrir novas formas de prevenir câncer de metástase para partes distantes do corpo. "Se um dia pudermos oferecer aos pacientes um suplemento dietético natural, derivado de proteínas de peixe, que poderia ajudar a bloquear esse processo, poderíamos ter um impacto significativo na melhoria dos resultados e na sobrevivência dos pacientes", afirma o pesquisador E. Albert Reece.
 
Fonte isaude.net

Conselho de medicina fixa regras para atuação de médicos em grandes eventos

Normas disciplinam a infraestrutura física e material para assistência ao público, além da atuação de médicos estrangeiros
 
Diante da proximidade de eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) fixou regras para a atuação de equipes médicas em grandes eventos sediados pelo Brasil.
 
As normas, publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (19), disciplinam a infraestrutura física e material para assistência ao público, além da atuação de médicos estrangeiros que estiverem acompanhando delegações em visita ao país.
 
De acordo com a resolução, toda entidade organizadora de eventos artísticos, sociais, competições e/ou treinamentos desportivos que necessite garantir assistência médica deverá ter o serviço inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), com diretor técnico e corpo clínico definido.
 
Em casos de eventos fora da base territorial onde o serviço médico está inscrito, deverá ser feita inscrição provisória no CRM da jurisdição. O registro vai ter prazo de validade compatível com a duração da competição, não podendo exceder 90 dias contínuos ou fracionados dentro de um mesmo exercício fiscal.
 
Para eventos internacionais, o diretor técnico médico da entidade organizadora deve apresentar ao CRM, com antecedência de pelo menos 30 dias, a solicitação de autorização especial para médicos estrangeiros, acompanhada de uma lista da equipe e uma cópia do diploma de cada um, expedido pelo país de origem e chancelado pelo órgão regulador da medicina.
 
" Ao médico estrangeiro que se encontra com visto de turista, trânsito ou temporário é vedado o exercício de atividade remunerada" , informou o CFM. Segundo o texto, ele somente poderá prestar assistência médica aos membros integrantes de sua delegação. Para membros de outras delegações, o atendimento só será permitido em casos emergenciais.
 
Ainda conforme a resolução, o médico estrangeiro só poderá prescrever remédios quando trazidos consigo e exclusivamente dentro do ambiente destinado a delegações e competições. Na falta desses medicamentos ou necessitando de outros, a prescrição deverá ser homologada por um médico local.
 
Segundo as normas, fica vedada ao médico estrangeiro a execução de procedimentos invasivos de natureza cirúrgica e, em caso de discordância de conduta, prevalecerá a opinião indicada pelo médico local.

Por fim, o CFM disciplinou que a assistência médica ao público em grandes eventos deve compreender, dentre outras exigências:

  • um posto médico em ambiente físico fixo ou de campanha;
  • um consultório para cada médico presente no ambiente, no caso de opção por organizar a assistência em mais de um espaço geográfico;
  •  
  • uma sala para procedimentos médicos e de enfermagem;
  •  
  • ambulância com unidade de suporte avançado, com conhecimento prévio da rota de fuga e hospital de destino.
 
De acordo com as regras, a definição do número de equipes médicas deve ser informada ao CRM com antecedência de 15 dias e deve considerar o número de ingressos ou convites colocados à disposição do público. Postos médicos, bem como outras instalações médicas, deverão ser inspecionados pelo CRM.
 
Fonte isaude.net

Defensoria Pública move ação para retomada de transplantes em hospital federal no Rio

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou na Justiça Federal com ação civil pública contra a União cobrando a retomada do serviço de transplantes renais e hepáticos do Hospital Federal de Bonsucesso.“Entramos com a ação civil pública contra a União para que ela seja obrigada a recompor sua equipe de cirurgiões no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil”, disse o defensor público Daniel Macedo.
 
Desde dezembro, o hospital deixou de prestar o atendimento por causa da saída de profissionais. A unidade responde por 70% dos transplantes renais do estado e é a única da rede pública a fazer esse tipo de cirurgia em crianças e adultos.
 
“É a situação mais grave que eu vi na saúde, porque são evidências de que crianças estão falecendo por conta desse sucateamento do Hospital Federal de Bonsucesso. O hospital fazia uma média [anual] de 150 cirurgias de transplantes renais e hepáticos, de 1999 para cá, e de uma hora para outra parou de fazer essas cirurgias. Têm crianças morrendo e outras que poderão falecer, se nada for feito.”
 
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, responsabilizou o hospital pela falta de cirurgiões, pois foram concedidas licenças para diversos profissionais se afastarem, o que prejudicou o serviço. “A DPU recebeu nossa denúncia e esperamos que a Justiça conceda liminar no caso da emergência. A situação no Hospital Federal de Bonsucesso é muito grave e lamentavelmente temos que recorrer ao Poder Judiciário para resolver os problemas que hoje afetam diretamente o atendimento da população.”
 
Em nota, o Ministério da Saúde informou que está "viabilizando a retomada das equipes transplantadoras do Hospital Federal de Bonsucesso" e "efetuando a abertura de novos serviços aos pacientes que necessitam de transplantes no Rio de Janeiro". A pasta informou ainda que o Hospital São Francisco de Assis foi vistoriado e está habilitado, a partir de amanhã (21), para fazer transplantes renais e hepáticos. O serviço será gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
 
Conforme o ministério, a morte de duas crianças, de 11 anos e 3 anos, que aguardavam por um transplante, "não ocorreu por desassistência médica do Hospital Federal de Bonsucesso". O primeiro caso, segundo a pasta, ocorreu "por complicações respiratórias, após [a menina] ter sido atendida em um serviço de emergência em Macaé. Não foi por motivos renais" e o segundo devido infecção generalizada.
 
O ministério informou ainda que a diretoria do hospital abrirá sindicância para verificar "se houve negligência de comunicação entre funcionários do hospital e parentes da criança quanto à possível identificação de doador compatível" em relação ao primeiro caso.
 
Fonte Agência Brasil

Outono aumenta em 40% problemas respiratórios

Estação do ano aumenta problemas respiratórios
Associação alerta para sintomas de doenças nesta época do ano
 
Com a chegada do outuno nesta quarta-feira (20), é comum que os brasileiros tenham doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas transmitidas pelo ar. Entre as causas está o fato das pessoas ficarem cada vez mais próximas e em em ambientes fechados, além da baixa umidade do ar que é típico da estação.
 
A ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) alerta que o índice de doenças respiratórias aumenta em 40% nessa época, assim como o número de atendimento nos centros de saúde.
 
No outuno e inverno, o sistema respiratório fica mais vulnerável e a defesa do corpo não funciona como deveria devido às baixas temperaturas. Segundo o médico e presidente da associação, Agricio Crespo, tosse, espirros, coriza e mal-estar são sintomas comuns, mas também podem evidenciar outras doenças respiratórias de razão alérgica.
 
— Como o caso das rinites. Além disso, é importante entender os sintomas que distinguem as alergias das doenças respiratórias causadas por vírus, como a gripe.
 
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que uma em cada sete pessoas sofre com algum tipo de alergia respiratória.
 
— Muitas vezes, as alergias não são diagnosticadas e os sintomas se prolongam, complicando o processo. Em alguns casos, o agravamento do quadro provoca o aparecimento de outras doenças respiratórias.
 
Fonte R7

Cientistas criam dispositivo subcutâneo que monitora sangue

BBC
Dispositivo subcutâneo envia resultados pelo celular
Resultado será enviado imediatamente via celular, de acordo com cientistas
 
Cientistas na Suíça desenvolveram um dispositivo minúsculo e subcutâneo que faz exames de sangue e envia os resultados imediatamente via celular.
 
A equipe, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, afirma que o protótipo de apenas 14 milímetros pode ser usado para detectar cinco substâncias diferentes no sangue.
 
Os resultados podem, então, ser enviados para o médico por meio da tecnologia bluetooth.
 
O dispositivo minúsculo poderá ser inserido no paciente com uma seringa, logo abaixo da pele de locais do corpo como abdome, pernas ou braços. Os cientistas dizem que é possível manter o mecanismo no local por meses e só depois é necessário removê-lo ou substitui-lo.
 
Segundo os inventores do protótipo, o dispositivo estará disponível para o público dentro de quatro anos.
 
Colesterol e diabetes
Outros pesquisadores já vinham trabalhando em implantes subcutâneos parecidos, mas o professor Giovanni de Micheli e o cientista que liderou a pesquisa, Sandro Carrara, afirmam que o exame de sangue criado na Suíça é pioneiro porque pode analisar muitos problemas diferentes ao mesmo tempo.
 
Carrara e De Micheli afirmam que o dispositivo será muito útil para monitorar problemas como colesterol alto e diabetes, além de analisar o impacto de tratamentos como quimioterapia.
 
— Vai permitir o monitoramento direto e contínuo baseado na intolerância individual de cada paciente, e não em tabelas de idade e peso, ou exames de sangue semanais.
 
Até o momento, os pesquisadores testaram o dispositivo em laboratório e em animais. Eles afirmam que o mecanismo pode detectar de forma confiável os níveis de colesterol e glicose no sangue, assim como outras substâncias mais comuns que médicos tentam encontrar em exames.
 
Os cientistas agora esperam começar os testes do dispositivo em pacientes internados em unidades de terapia intensiva, que precisam de muito monitoramento, incluindo exames de sangue frequentes.
 
Os resultados da pesquisa serão apresentados na conferência sobre eletrônicos Date (Design, Automação e Teste na Europa).
 
Fonte R7

Nuvem de fumaça cobre capital do Panamá depois de incêndio

(2008) Incêndio na Cidade do PanamáA capital panamenha amanheceu nesta quarta-feira coberta por uma densa nuvem carregada de dióxido de carbono depois de um incêndio no principal aterro sanitário da cidade, onde vivem mais de 500.000 pessoas.
 
"Esta emissão de gases é totalmente tóxica", declarou o vice-ministro da Saúde, Serafín Sánchez, falando à imprensa, e contradizendo o diretor do Serviço Nacional de Defesa Civil, Arturo Alvarado, que pediu calma à população.
 
A nuvem surgiu depois do incêndio ocorrido na véspera nos cinco hectares do aterro sanitário de Cerro Patacón, na periferia da cidade.
 
A densa nuvem está provocando irritação nos olhos e vias respiratórias e as autoridades sanitárias pediram à população vizinha que cubra o rosto com lenços molhados e mantenham suas moradias fechadas.
 
Fonte R7

Psiquiatria da USP busca voluntários com depressão para estudo

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) procura homens e mulheres, de 18 a 55 anos, com diagnóstico de depressão para participação de um estudo.
 
Alguns sintomas são tristeza, falta de energia, apatia, perda de interesse e prazer nas atividades do dia a dia, alterações de sono e apetite, irritabilidade e baixa autoestima.

Conforme a Agência USP Notícias divulga nesta quarta-feira, os voluntários devem ter disponibilidade para comparecer ao hospital quatro vezes por semana durante um mês.
 
Para o estudo será oferecido, gratuitamente, tratamento médico e um programa de exercícios físicos controlados.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98266-9227 ou no site www.progruda.com.
Fonte Agência Estado

Anvisa suspende produto de saúde falsificado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira a apreensão e inutilização de dois lotes falsificados do produto Frasco a Vácuo Bioredon.
 
Conforme nota divulgada na página da internet do órgão regulador, a determinação é válida para os lotes 19DD22GA e 19DG26GA com data de validade até março de 2014.

Segundo a empresa, os produtos desses lotes não foram fabricados por ela e não correspondem às especificações originais aprovadas pela Anvisa.
 
O Bioredon é um produto na forma de frasco utilizado para transferência ou fracionamento de soluções de uso parenteral, ou seja, alimentação via sonda.
 
Fonte R7

Justiça manda soltar médica acusada de mortes em UTI de hospital do PR

A médica e ex-chefe da UTI Geral do Hospital Evangélico, em Curitiba, Virgínia Soares de Souza, 56, deixou o Centro de Triagem I, na capital paranaense, às 16 horas desta quarta-feira.
 
O juiz Daniel Surdi de Avelar, da 2ª Vara do Tribunal de Júri, atendeu ao pedido de "habeas corpus" da defesa e determinou sua liberação. Ela e o advogado de defesa, Elias Mattar Assad, deixaram a instituição sem falar com a imprensa.

Virgínia estava detida de forma temporária desde o dia 19 de fevereiro, mas em seguida sua prisão passou a ser "preventiva". Ela é acusada de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha em conjunto com mais sete médicos e enfermeiros (todos em liberdade).

Em denúncia do Ministério Público apresentada à Justiça na última semana, eles são acusados de envolvimento nas mortes de sete pessoas que estavam na UTI, além de serem suspeitos de outras 21 mortes.
 
Fonte R7

Academia para portadores de HIV pode fechar em SP

Curso Prescrição de exercícios físicos para portadores de HIVA primeira academia de ginástica para tratamento gratuito de pacientes com aids, instalada em outubro de 2011, em Sorocaba (SP), corre o risco de fechar.
 
A entidade mantenedora comunicou nesta quarta-feira à família dos 89 usuários que manterá o atendimento somente até o final deste mês porque desde janeiro não recebe os repasses destinados pelo governo federal. "Não pagamos o aluguel da sala com equipamentos, nem as contas de luz, água e telefone. Logo estaremos no escuro e incomunicáveis", desabafou a presidente do Grupo de Educação à Prevenção da Aids de Sorocaba (Gepaso), Maria Lucila Magno, que mantém a academia.

Os exercícios orientados por profissionais ajudam a combater a síndrome lipodistrófica, um dos efeitos colaterais do tratamento prolongado contra a doença. Os portadores do vírus passam a apresentar anormalidades, como acúmulo de gordura no abdome, costas e seios, diminuição da massa muscular nas pernas e braços, e alterações metabólicas, quadro que contribui para o abandono do tratamento com antirretrovirais. Os exercícios, acompanhados por especialistas, vêm apresentando resultados reconhecidos pela comunidade médica.

De acordo com a infectologista Rosana Paiva dos Anjos, que faz parte da equipe multidisciplinar da academia, os pacientes passam por avaliação médica e cardiológica a cada seis meses, além do acompanhamento trimestral da carga viral. Dois educadores físicos acompanham os exercícios a cada período. Os usuários também têm sessões com fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. "Além do aspecto físico, o exercício ajuda na recuperação da autoestima", disse a médica.

A falta de repasse levou a atraso também no pagamento desses profissionais - a maioria continua trabalhando voluntariamente. De acordo com Lucila, desde janeiro foram retidos R$ 173 mil. O dinheiro provém de repasses do Ministério da Saúde ao programa de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-Aids). O Ministério informou que o recurso foi passado ao Governo do Estado que, por sua vez, destinou ao município gestor.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba alegou que a prestação de contas apresentada pelo Gepaso não está totalmente regular, impossibilitando a liberação de novos recursos. Houve falta de apresentação de extrato bancário sobre a movimentação financeira. A presidente informou que a prestação seguiu rigorosamente o protocolo. Ela disse ter ido 25 vezes à prefeitura em busca da liberação do recurso e só numa das últimas audiências foi solicitado o extrato, o que foi prontamente atendido.
 
Fonte R7

Telefônica e USP anunciam aliança para desenvolver tecnologias para saúde


A Telefônica/Vivo e a Universidade de São Paulo (USP) anunciaram nesta quarta-feira uma aliança para o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde.
 
Por meio desta iniciativa, os programas de saúde desenvolvidos pela Fundação Faculdade de Medicina da USP serão disponibilizados na plataforma de aplicações da Telefónica/Vivo, que oferecerá suporte técnico e conexão digital para os experimentos, informaram as duas entidades.
 
Segundo explicou a Telefônica, os documentos de texto, infográficos, vídeo e áudio produzidos pelos cientistas estarão disponíveis como aplicações para telefones celulares e tablets. Antonio Carlos Valente, presidente de Telefônica/Vivo, comemorou a associação com a qual classificou como "uma das melhores faculdades de medicina do mundo".
 
O primeiro programa desta plataforma será o denominado "Homem Virtual", que apresenta sequências tridimensionais da estrutura do corpo humano. No próximo mês de abril será criado um curso interativo dirigido a profissionais da saúde que trabalham com pessoas da terceira idade.
 
O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, indicou que com esta aliança os profissionais da saúde também poderão enviar fotos e relatórios de seus pacientes a uma central de dados e "agilizar assim o processo de diagnóstico e avaliação de cada caso".
 
Fonte R7

Prefeitura de Pedra Lavrada - PB

A Prefeitura de Pedra Lavrada, Paraíba, realiza concurso para provimento de 45 vagas temporárias

Inscrições:
Até 22 de março, na Secretaria de Finanças ou Administração da Prefeitura Municipal

Valor:
R$ 20,00 ou R$ 30,00.

Remuneração:
Entre R$ 678,00 e R$ 5.920,00

Cargos:
Ensino Médio - Monitor PETI, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Agente Peva (Agente de Edemias), Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Raio X e Condutor de Veículo de Urgências;
Ensino Superior - Orientador Social ProJovem, Médico PSF, Odontólogo PSF, Médico Pediatra, Médico Anestesista, Médico Ginecologista, Fisioterapeuta, Nutricionista e Professores de Ciências, Educação Artística, Inglês, Educação Física e Educação Básica I.

Provas:
Haverá provas objetivas e exame de títulos para Professores

Prefeitura de Planalto - SP

A Prefeitura de Planalto, São Paulo, realiza concurso para o preenchimento de 3 vagas

Inscrições:
Até 24 de março

Valor:
R$ 50,00.

Cargos:
Médico de Família (PSF) e Médico Plantonista

Remuneração:
R$ 2.883,47 a R$ 6.454,13

Provas:
Prova objetiva: 7 de abril de 2013

Prefeitura de São José da Safira - MG

A Prefeitura de São José da Safira - MG realiza seleção para preenchimento de 25 vagas

Inscrições:
14 a 24 de março pelo www.maximaauditor
es.com.br ou na Praça Cônego Lafaiete, nº. 3, Centro

Valor:
R$ 10,00 a R$ 250,00.

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 10.500,00.

Provas:
Prova objetiva: 7 de abril
Haverá provas práticas para Motorista, e provas de títulos para nível superior.

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Motorista CNH D;
Médio - Auxiliar de Consultório Odontológico e Técnico em Enfermagem;
Superior - Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Médico PSF e Odontólogo.

Prefeitura Municipal de Condor

A Prefeitura Municipal de Condor realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
15 de março a 2 de abril de 2013, pelo www.santoangelo.uri.br/extensao.


Cargos:
Engenheiro Civil; Médico de ESF; Mestre de Transporte e Equipamento Rodoviário; Operário Especializado; Professor de Língua Portuguesa; Professor de Língua Inglesa; Professor de Ciências; Professor de Matemática; Professor de Geografia; Professor de História; Professor de Educação Física; Professor de Artes; Professor de Currículo por Atividade; Técnico em Enfermagem.

Prefeitura Municipal de Rio Negrinho - SC

A Prefeitura Municipal de Rio Negrinho - SC realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 04 de abril de 2013, na Avenida Richard S. de Albuquerque, nº 200, Centro, Rio Negrinho - SC.

Cargos:
Educação:
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais II (21 mais CR); Merendeira (18); Motorista (Transporte Escolar) (CR).

Nível Médio Completo: Monitor de Serviços Educacionais (CR);

Magistério Completo: Assessor de Docência (47); Secretário Educacional (9 mais CR);

Superior Completo: Nutricionista (1);Especialista em Educação (7); Monitor de Laboratório de Informática (2); Monitor de Laboratório de Informática- Serro Azul/Volta Grande (CR); Professor I - Nível 2 - (Linguagem Brasileira de Sinais - Libras) (1); Professor I - Nível 2 - Alfabetização (1); Professor I - Nível 2 - Alfabetização (Volta Grande) (1); Professor I - Nível 2 - Alfabetização (Serro Azul) (CR); Professor I - Nível 2 - Anos Iniciais (12); Professor I - Nível 2 - Anos Iniciais (Volta Grande) (CR); Professor I - Nível 2 - Anos Iniciais (Serro Azul) (1); Professor I - Nível 2 - Educação Especial (CR); Professor I - Nível 2 - Educação Infantil (15); Professor I - Nível 2 - Educação Infantil (Volta Grande) (3); Professor I - Nível 2 - Educação Infantil (Serro Azul) (CR); Professor II - Nível 2 - Artes (7); Professor II - Nível 2 - Artes (Volta Grande) (1); Professor II - Nível 2 - Artes (Serro Azul) (1); Professor II - Nível 2 - Ciências (1); Professor II - Nível 2 - Educação Física (7); Professor II - Nível 2 - Educação Física (Volta Grande) (1); Professor II - Nível 2 - Educação Física (Serro Azul) (1); Professor II - Nível 2 - Geografia (5); Professor II - Nível 2 - História (CR); Professor II - Nível 2 - Inglês (1); Professor II - Nível 2 - Matemática (2); Professor II - Nível 2 - Música (1); Professor II - Nível 2 - Português (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Banda) (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Coral) (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Dança) (2); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Esportes) (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Natação) (CR); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Teatro) (1).


Vagas para área da Saúde:
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais II (CR).

Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde - Combate as Endemias (Dengue) (CR); Agente Comunitário de Saúde (4 mais CR); Atendente de Consultório Dentário - ACD (01 mais CR); Auxiliar de Enfermagem (CR).

Nível Médio / Técnico Completo: Técnico em Enfermagem (01 mais CR).

Nível Superior Completo: Terapeuta Ocupacional (CR); Médico - Clínico Geral (01); Médico - Anestesista (1); Médico Ginecologista/Obstetra (CR); Odontólogo (Odontomóvel) (CR); Odontólogo (CR); Enfermeiro (CR); Enfermeiro (ESF Volta Grande) (CR); Médico - ESF (1); Médico - ESF (Volta Grande) (1); Médico Psiquiatra (1); Odontólogo - ESF (CR).

Vagas para a Fundação Municipal de Cultura:
Nível Superior Incompleto: Professor (Acordeon); Professor (Bateria); Professor (Guitarra); Professor (Violão); Professor (Violino).

Nível Superior Completo: Professor (Acordeon); Professor (Bateria); Professor (Guitarra); Professor (Violão); Professor (Violino);

Vagas para Declaração de Alfabetização:

Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais (serviço braçal) (06).

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais II (01); Motorista Ambulância (01); Motorista (01); Pedreiro (02); Vigia (02).

Nível Fundamental Completo: Monitora da Casa Lar (01).

Nível Superior Completo: Engenheiro Civil (CR); Arquiteto (CR); Psicólogo (CR).

Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realiza concurso para provimento de 360 vagas

Inscrições:
De 7 a 27 de março pelo www.cespe.unb.br


Valor:
R$ 60,00 a R$ 95,00

Áreas:
Administração de Serviços de Tecnologia da Informação, Advocacia, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Desenho Instrucional, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Gestão Logística, Medicina do Trabalho, Negócios em Tecnologia da Informação, Perícia em Cálculo Judicial, Programação Visual, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Redes, Serviço Social e Suporte Técnico.

Técnicos - Enfermagem do Trabalho, Operação de Redes, Programação e Controle de Serviços de Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho e Suporte Administrativo.

Remuneração:
R$ 2.339,11 e R$ 5.203,90

Provas:
Provas objetivas: 5 de maio

Universidade Federal do Acre - UFAC

A Universidade Federal do Acre - UFAC realiza concurso para provimento de 74 vagas

Inscrições:
Até 25 de março

Valor:
R$ 180,00.

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Didática e Prova de Títulos

Cargos e vagas:
Didática (2 vagas - 8 CR); Investigação e Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado (1 vaga - 4 CR); Libras (1 vaga - 4 CR); Língua Espanhola e Respectivas Literaturas (3 vagas - 13 CR); Psicologia da Educação (1 vaga - 4 CR); Agroecologia/ Sistemas Florestais/ Gestão Ambiental (1 vaga - 4 CR); Anatomia e Fisiologia Animal (1 vaga - 4 CR); Biofísica e Bioquímica (1 vaga - 4 CR); Biologia Celular/ Histologia/ Embriologia (1 vaga - 4 CR); Ciência do Solo (1 vaga - 4 CR); Ciências Florestais (1 vaga - 4 CR); Enfermagem na Atenção à Saúde nos Diversos Ciclos de Vida Hospitalar (1 vaga - 4 CR); Física (1 vaga - 4 CR); Genética/ Melhoramento Vegetal/ Biologia Celular (1 vaga - 4 CR); Matemática e Estatística (1 vaga - 4 CR); Produção Vegetal: Culturas Anuais/ Culturas Perenes e Fruticultura (1 vaga - 4 CR); Zootecnia, Nutrição Animal, Forragicultura (1 vaga - 4 CR); Biofísica (1 vaga - 4 CR); Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos e Microbiologia Vegetariana (1 vaga - 4 CR); Ecologia e Educação Ambiental (1 vaga - 4 CR); Manejo Florestal (1 vaga - 4 CR); Física Geral (1 vaga - 4 CR); Inspeção e Tecnologia de Produção de Origem Animal (1 vaga - 4 CR); Microbiologia Básica (1 vaga - 4 CR); Planejamento e Administração Rural e Economia Rural (1 vaga - 4 CR); Química (1 vaga - 4 CR); Solo (Gêneses e Morfologia do Solo/ Química e Fertilidade do Solo) (1 vaga - 4 CR); Tecnologia de Produtos Madeireiros (1 vaga - 4 CR); Manejo de Unidades de Conservação e de Bacias Hidrográficas (1 vaga - 4 CR); Engenharia Elétrica: ênfase em Eletrônica (1 vaga - 4 CR); Engenharia Elétrica: ênfase em Telecomunicações (1 vaga - 4 CR); Engenharia Elétrica: ênfase em Eletrotécnica (1 vaga - 4 CR); Matemática (5 vagas - 20 CR); Administração (1 vaga - 4 CR); Alimentos, Técnica e Dietética (1 vaga - 4 CR); Anatomia e Fisiologia Humana (1 vaga - 4 CR); Ciência e Tecnologia em Saúde (1 vaga - 4 CR); Prática e Ensino de Educação Física na Educação Básica (1 vaga - 4 CR); Culturas das Atividades Físicas/ Movimentos Humano (1 vaga - 4 CR); Ginecologia e Obstetrícia (1 vaga - 4 CR); Histopatologia Patologia (1 vaga - 4 CR); Nutrição Humana (3 vagas - 13 CR); Pediatria (2 vagas - 8 CR); Radiologia (1 vaga - 4 CR); Fundamentos de Educação (1 vaga - 4 CR); Psicologia da Educação (1 vaga - 4 CR); Linguística (1 vaga - 4 CR); Didática e Investigação e Prática Pedagógica (3 vagas - 13 CR); Coro/ Voz e Processo de Criação (1 vaga - 4 CR); Língua Inglesa (2 vagas - 8 CR); Teoria e Percepção Musical e História de Música (1 vaga - 4 CR); Educação Musical (1 vaga - 4 CR); Teoria e Metodologia da História (1 vaga - 4 CR); Rádio e Telejornalismo (1 vaga - 4 CR); Novas Mídias e Imagem (1 vaga - 4 CR); História da Filosofia Antiga/ História da Filosofia Medieval (1 vaga - 4 CR); Logística/ Teoria do Conhecimento/ Filosofia da Linguagem/ Filosofia da Mente (1 vaga - 4 CR); Avaliação e Diagnóstico (Psicologia Clínica) (1 vaga - 4 CR); Psicologia Social (1 vaga - 4 CR); Geografia e Ensino (1 vaga - 4 CR).

Remuneração:
R$ 2.101,08 a R$ 8.422,77

Provas:
Haverá prova escrita

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza concurso para provimento de 134 vagas

Inscrições:
De 25 de março a 10 de abril pelo www.covest.com.br


Remuneração:
R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70

Valor:
R$ 40,00 a R$ 70,00

Provas:
Haverá prova escrita/objetiva em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão em 26 de maio e prova prática/operacional em Recife

Cargos:
Fundamental e Médio - classe C - Administrador de Edifícios, Assistente de Alunos, Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar em Administração;

Médio - classe D - Assistente em Administração, Editor de Imagem, Operador de Câmera de Cinema e TV, Técnico de Laboratório - Análises Clínicas, Técnico de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software, Técnico de Tecnologia da Informação - Suporte/Redes e Técnico de Tecnologia da Informação - Webdesigner, Técnico em Edificações, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Som;

Superior - classe E - Analista de Tecnologia da Informação para as áreas de Qualidade, Configuração e Testes, Processo, Banco de Dados e de Redes/Suporte, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Estatístico, Médico Anestesista, Cardiologista, Hemoterapeuta, Psiquiatra, Pedagogo, Psicólogo, Químico, Tecnólogo na área de Segurança, Médico Veterinário, Administrador, Técnico em Assuntos Educacionais, Bibliotecário - Documentalista, Nutricionista e Secretário Executivo.

Universidade Federal de Alfenas - Unifal

A Universidade Federal de Alfenas - Unifal realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 28 de março de 2013

Valor:
R$ 200,00.

Área:
Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde.

Remuneração:
R$ 3.594,57 a R$ 4.455,20

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Didática e Prova de Títulos

Concurso Prefeitura de Honório Serpa - PR

A Prefeitura de Honório Serpa, Estado do Paraná, abriu edital N° 001/2013 de concurso público para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva. O concurso disponibiliza 43 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior com salários de até R$ 3.450,30, em carga horária de 20, 24 e 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Ambulância, Motorista de Caminhão/Ônibus, Operador de Máquinas, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de Tributação, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta 20hs, Fisioterapeuta 40hs, Médico Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.

Inscrições
A organização, aplicação e correção do Concurso Público serão de responsabilidade da CONSESP, em cuja página eletrônica podem ser também realizadas as inscrições. O endereço é www.consesp.com.br e o prazo de inscrições vai de 20 de março a 07 de abril de 2013.

As taxas variam de R$ 50,00 para cargos de nível fundamental, R$ 70,00 para cargos de nível médio e R$ 100,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas serão aplicadas na própria cidade de Honório Serpa - PR, provavelmente, no dia 28 de abril de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, publicado em jornal com circulação no município e no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site
www.consesp.com.br, entre 13h e 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso HC Ribeirão Preto - SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP está com inscrições abertas, até 22 de março, para dois concursos públicos. Um é para a vaga de médico auditor e outro para a vaga de agente técnico de assistência à saúde (terapeuta ocupacional em cuidados paliativos).
 
O médico auditor cumprirá carga-horária de 20 horas semanais, com vencimentos mensais de R$ 3.906,25. O cargo de terapeuta ocupacional será de 30 horas semanais e salário de R$ 2.069,02.
 
Os interessados na vaga de auditor devem possuir diploma em Medicina, experiência como médico e com auditoria médica. Para a vaga de terapeuta ocupacional, os interessados devem ter diploma de graduação em Terapia Ocupacional; qualificação comprovada na área de saúde e possuir Carteira do Conselho de Classe (Crefito) devidamente atualizada. As inscrições custam R$65,00 e devem ser realizadas no site www.hcrp.usp.br.
 
A seleção para todos os cargos constará de prova de Conhecimentos Específicos e Avaliação Curricular. Para a função de médico auditor, a prova será aplicada provavelmente no dia 26 de março de 2013, já para o cargo de agente técnico de assistência à saúde, a convocação para as provas será feita por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado, jornal local e via internet, com antecedência mínima de 05 dias.
 
O prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo, a exclusivo critério da Administração do Hospital, ser prorrogado por igual período.