Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Anemia falciforme pode causar morte súbita em atletas negros

Condição coloca em risco, sobretudo, jogadores de futebol afro-americanos de 19 a 23 anos durante os treinos

Estudo recente conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos confirma que anemia falciforme pode causar morte súbita em atletas negros. Resultados ratificam pesquisas anteriores que relacionam a condição à morte cardíaca súbita entre jovens atletas afro-americanos do sexo masculino. A relação foi inicialmente observada em recrutas militares negros, há 25 anos.

O traço falciforme, para o qual todos os afro-americanos dos Estados Unidos são testados no nascimento, ocorre em cerca de 8% da população. A Minneapolis Heart Institute Foundation mantém um banco de dados forense de 32 anos, o U.S. Sudden Death in Athletes Registry, que contém registros da frequência, epidemiologia e perfil clínico de mortes relacionadas ao traço falciforme em uma grande população de atletas competitivos.

Resultados desse programa de registro mostra que existe "uma prova convincente de uma relação causal entre o traço falciforme e as mortes de jovens atletas negros que participam de competições, especialmente jogadores de futebol", diz o autor sênior do estudo Barry J. Maron, da Minneapolis Heart Institute Foundation.

Das 2.462 mortes de atletas registradas na U.S. Sudden Death in Athletes Registry, 23 ocorreram em associação com o traço falciforme (12 a 22 anos) - sendo que 21 entre homens e todos afro-americanos. As mortes ocorreram com mais frequência entre atletas de 19 a 23 anos, durante treinos de futebol. Exposição a altas temperaturas ambientais também apresentou relação com as mortes.

"O registro foi iniciado primeiramente por Maron para ajudar a comunidade médica entender por que atletas entram em colapso em campo" , explica o autor do estudo Kevin M. Harris. "Nós decidimos avaliar a conexão entre o traço falciforme e a morte súbita dentro de nosso grande registro. Como resultado, desenvolvemos a primeira série considerável de atletas competitivos, nos quais o traço falciforme foi associado com outra forma inexplicável de colapso súbito inesperado e morte."

Maron, que tem avaliado relatos de mortes cardiovasculares entre jovens atletas por aproximadamente 35 anos, está surpreso com o nível de ceticismo que tem testemunhado sobre o fato de o traço falciforme ser considerado causa de morte súbita entre jovens atletas negros, mesmo entre a comunidade médico-científica.

No estudo, os pesquisadores concluíram que o traço falciforme "pode ?? ser associado em grande parte ao colapso imprevisível e repentino e a morte, com aparente predileção por afro-americanos jogadores de futebol de faculdade acometidos durante o treino. Entender os riscos, os mecanismos e os eventos disparadores do traço falciforme pode permitir alterações que salvarão vidas com métodos de treinamento a serem implementados."

" A fim de implementar alterações que salvem vidas em tais métodos de treinamento, especialmente devido à natureza imprevisível dos acontecimentos relacionados ao traço falciforme, é preciso haver uma maior compreensão e aceitação desta conexão letal. Não reconhecer esta ligação entre o traço falciforme e a morte súbita cria a possibilidade de falhas na proteção dos atletas" , conclui Maron.

Fonte isaude.net

Parto em casa: procedimento, riscos

O parto em casa traz alguns riscos a vida da gestante. Conheça um pouco mais sobre esse assunto que virou polêmica.

Nas últimas semanas, um dos assuntos principais dos noticiários é o questionamento sobre a segurança do parto em casa. O assunto de tornou alarmante, após uma das maiores ativistas e defensoras da causa, a australiana Caroline Lovell, morrer ao dar à luz a sua segunda filha. Essa fatalidade aconteceu durante o parto realizado em sua própria residência. No intuito de orientarmos um pouco mais sobre o parto em casa, conheça os procedimentos e os riscos ao optar pela sua realização.

Conhecendo um pouco mais sobre o caso de Lovell
A australiana Caroline Lovell, durante o parto de sua segunda filha que estava ocorrendo em sua casa, sofreu complicações cardíacas. No momento ela foi socorrida por paramédicos, porém faleceu no dia seguinte ao parto. Felizmente, seu bebê sobreviveu, sem complicações.

Dados mundiais e nacionais
O parto em casa é muito praticado pelos países desenvolvidos. Para se ter uma ideia, somente na Austrália, as estatísticas apontam que nos últimos anos houve um aumento de 54% na incidência desse tipo de nascimento. No entanto, no Brasil, não há dados que demonstrem essa prática pela população.

Critérios que devem ser preenchidos
Antes de optar por realizar um parto em casa, é de extrema importância que a mulher preencha os seguintes critérios:

•Realizar um pré natal de qualidade;

•Não ser portadora de diabetes gestacional;

•Não ser portadora de pré-eclâmpsia;

•Residir em um raio de 20 minutos de distância do hospital.

Vale ressaltar que a escolha por esse tipo de parto não é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a mãe totalmente responsável pelas despesas do procedimento.

Parto domiciliar x Parto hospitalar
Segundo especialistas, ambos os partos (domiciliar e hospitalar) apresentam taxas de riscos equivalentes. Assim, para avaliar a taxa de sucesso deles, é preciso levar em consideração as doenças que a gestante apresenta, além dos graus de complicações clinicamente manifestados por ela.

Procedimentos que a “equipe de parto” deve saber
Todo o profissional que atende o parto em casa deve saber como lidar com certas situações de urgência. Entre eles, podemos citar:

•Dificuldade respiratória do bebê;

•Hemorragia uterina;

•Procedimento de reanimação cardiopulmonar.

Conheça as contraindicações do parto em casa
Antes de tudo, é preciso avaliar as condições clínicas da mãe. Caso ela esteja gozando de boa saúde, o parto em casa pode ser uma boa opção.

•O parto só pode ser realizado diante de uma gestante com boa saúde;

•Hipertensão crônica ou súbita;

•Problemas renais, cardíacos, pulmonares, neurológicos ou psiquiátricos;

•Cirurgia uterina prévia;

•Anemia grave;

•Diabetes;

•Retardo de crescimento uterino do bebê;

•Gêmeos;

•Bebê com apresentação pélvica;

•Trabalho de parto prematuro;

•Lesões de órgãos genitais.

Compreenda alguns riscos oferecidos pelo parto em casa
Como foi anteriormente mencionado, tanto o parto hospitalar, quanto o domiciliar apresentam riscos. No entanto, alguns sinais e sintomas sugerem que o risco é superior do parto em casa, em relação ao hospitalar. São eles:

•Alteração da cor do líquido amniótico;

•Sofrimento fetal que é indicado pela mudança dos batimentos cardíacos dos bebês;

•Descolamento prematuro da placenta;

•Visualização do cordão umbilical;

•Parada na progressão do bebê pelo canal de parto.

Conheça as contraindicações do parto em casa
Antes de tudo, é preciso avaliar as condições clínicas da mãe. Caso ela esteja gozando de boa saúde, o parto em casa pode ser uma boa opção.

•O parto só pode ser realizado diante de uma gestante com boa saúde;

•Hipertensão crônica ou súbita;

•Problemas renais, cardíacos, pulmonares, neurológicos ou psiquiátricos;

•Cirurgia uterina prévia;

•Anemia grave;

•Diabetes;

•Retardo de crescimento uterino do bebê;

•Gêmeos;

•Bebê com apresentação pélvica;

•Trabalho de parto prematuro;

•Lesões de órgãos genitais.

Fonte Mundo das Tribos

Crianças obesas têm fatores de risco cardiovascular

Dentre as crianças obesas, cerca de dois terços têm pelo menos um fator de risco cardiovascular.

Pesquisadores holandeses desenvolveram um estudo com dados de todo o país entre os anos de 2005 e 2007. Eles pediram aos pediatras da Holanda que reportassem todos os casos de obesidade infantil entre crianças de 2 a 18 anos.

Para isso, os pediatras deviam completar um questionário relativo a cada criança obesa, abordando características sociodemográficas e riscos cardiovasculares, como pressão sanguínea, glicemia de jejum e lipídios no sangue.

Cerca de 90% dos pediatras completaram os questionários, e os pesquisadores encontraram 500 crianças com diagnósticos de obesidade severa.

Os pesquisadores descobriram que dentre esse grupo, 67% das crianças tinham pelo menos um fator de risco cardiovascular. 56% tinham pressão alta, 14% tinham alto nível de glicose no sangue, 0,7% tinham diabetes tipo 2 e cerca de 54% tinham baixos níveis de lipoproteína de alta densidade (o tipo bom de colesterol). Além disso, 62% das crianças severamente obesas com 12 anos ou menos tinham um ou mais fatores cardiovasculares.

A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Disease in Childhood.

Fonte: UPI, 24 de julho de 2012

Por Boa Saúde

Doença celíaca não é tratada adequadamente

A doença celíaca ocorre no sistema digestivo e é caracterizada pela não tolerância à proteína glúten. Assim, pacientes com diagnóstico de doença celíaca não podem consumir alimentos que tenham tal proteína. Segundo especialistas, o número de diagnosticados é muito menor do que o de pessoas afetadas pela doença. A falta de diagnóstico pode causar problemas graves, levando inclusive à morte, pois a pessoa consome alimentos que seu organismo não consegue processar corretamente.

De acordo com estudo publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology, publicação oficial da Associação Americana de Gastroenterologia (AGA), os exames pelos quais os pacientes passam são, muitas vezes, inadequados e altamente variáveis. Dessa forma, os pacientes com doença celíaca não recebem acompanhamento ideal.

Para a realização do estudo, os pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, coletaram dados de 122 pacientes com diagnóstico de doença celíaca entre 1996 e 2006. Desses, 70% eram mulheres e a média de idade foi de 42 anos. Os pesquisadores determinaram a frequência com que os pacientes realizaram exames de acompanhamento. Entre 113 pacientes que foram seguidos por mais de quatro anos, apenas 35% receberam acompanhamento análises que eram consistentes com as recomendações da AGA.

Para os pesquisadores da Clinica Mayo, médicos e pacientes precisam estar cientes da necessidade de acompanhamento da doença celíaca, já que essa é uma enfermidade crônica com possibilidade de complicações a longo prazo.

O tratamento existente para a doença celíaca consiste na adoção de uma dieta rígida e livre de glúten. Como isso é difícil de conseguir, o acompanhamento médico regular se faz fundamental.

Fonte: EurekAlert!, 25 de julho de 2012

Por Boa Saúde

Ambientes fechados são perigosos no inverno

Ambientes fechados são perigosos no inverno
Ambientes fechados facilitam a proliferação de várias doenças, especialmente no inverno, quando as temperaturas mais baixas e o ar mais seco fazem com que o organismo fique mais vulnerável às infecções.

O tempo frio faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados. Isso pode representar um risco a mais, uma vez que ambientes fechados dificultam a ventilação e a circulação do ar. Dessa forma, o número de agentes causadores de várias doenças presentes no ar aumenta.

A aglomeração de pessoas é outro problema que faz com que vírus e bactérias se propaguem mais rapidamente, aumentando os casos de gripes, resfriados, rinites, alergias, sinusites, bronquites e asma, e os atendimentos nos prontos-socorros. Em casos mais graves, doenças como tuberculose e meningite podem ser contraídas em locais fechados.

Gripe, resfriado e dor de garganta
A gripe é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza (A e B). É transmitida por via aérea e ocorre em surtos e epidemias em todo o mundo, a cada ano, principalmente durante os meses de inverno.

Muitos confundem o resfriado com a gripe, mas são doenças diferentes, inclusive causadas por agentes diferentes. O resfriado pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes, sendo o principal deles o rinovírus, e como já foi dito, a gripe é causada pelo vírus Influenza. Em geral, o resfriado é uma doença mais leve que a gripe. Vai atacando gradualmente a pessoa, com tosses irritativas, dores e cansaço leves.

A dor de garganta é causada, geralmente, pela amigdalite. Essa é uma condição na qual as amígdalas palatinas se infeccionam por vírus ou bactérias.

Em caso de infecções como gripes, resfriados e dores de garganta, é fundamental que a pessoa doente não compartilhe utensílios como copos e talheres com os familiares e evitar o contato muito próximo até que a doença tenha sido curada.

Pneumonia
A pneumonia é a inflamação dos pulmões, mas especificamente dos alvéolos, local onde ocorrem às trocas gasosas, devido à infecção causada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos ou por substâncias químicas.

Crianças são mais suscetíveis à infecção, e, como esse é um problema que deixa muitos pais alarmados, é importante que os responsáveis fiquem atentos a sintomas como tosse, febre e dificuldade em respirar, e procurarem um especialista caso a criança apresente esse quadro. Existe vacina para pneumonia, que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do calendário do Ministério da Saúde.

Problemas respiratórios
Problemas das vias respiratórias, como asma, rinites e sinusites são mais comuns no inverno. Alergias também são agravadas com o tempo frio e seco. É possível reduzir o risco de ataques dessas com algumas medidas simples. O primeiro passo é evitar lugares onde há fumaça de cigarro ou possíveis alérgenos. Além disso, usar corretamente os medicamentos prescritos e ir ao médico regularmente são medidas que ajudam a controlar a doença.

Hábitos de higiene simples, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando espirrar também diminuem as chances de contágio.

Fonte: Bibliomed

Por Boa Saúde

Ficar muito tempo sentado pode trazer sérios problemas à saúde

Dicas mostram como se exercitar no local de trabalho

Pessoas que ficam sentadas durante muito tempo podem desenvolver problemas no corpo.

Uma pesquisa relatou que quem fica sentado por um longo período de tempo contribui para o risco de síndrome metabólica, ataque cardíaco e AVC, além de ter uma expectativa de vida inferior e um metabolismo mais lento.

Dr. Hidde Van der Ploeg, pesquisador sênior da Universidade de Sydney, e seus colegas descobriram que sentar-se por 11 ou mais horas por dia aumenta o risco de morte em 40%, segundo o site The Huffignton Post.

Dicas
Em nossos ambientes de trabalho, muitas vezes, há pouco o que se fazer. No entanto, há algumas dicas de como transformar seu escritório em um local onde você pode se exercitar e alongar o corpo para não ficar tanto tempo sentado.

Caminhar pelo escritório: ficar muito tempo sentado pode aumentar o risco de varizes e lesões músculo-esqueléticas. Fazer caminhadas regulares pelo escritório ajuda na circulação do sangue do corpo.

Alongamento: em sua mesa, de uma maneira simples, você pode alongar os braços e as pernas para não sentir dor durante o dia.

Reuniões em outros lugares: marcar reuniões em outros espaços diferentes do escritório quebra a rotina sedentária do funcionário. Ele pode caminhar pela empresa e queimar algumas calorias.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS

Com a finalidade de preencher 277 vagas, a Prefeitura de Sapucaia do Sul, cidade localizada a 19 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público nº. 01 e 02/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 706,37 a R$ 3.231,76, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Auditor Fiscal da Fazenda Municipal, Biólogo, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Gestor Público, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Programador, Psicólogo, Professor, Tecnólogo Rede Computadores, Veterinário, Motorista, Telefonista, Pedreiro, Carpinteiro, Vigia, Guarda Municipal de Trânsito, Fiscal de Transporte, Fiscal Sanitário, Escriturário, Operador de Máquina, Técnico Contábil, Técnico em Informática, Técnico Segurança Trabalho, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 21 de agosto de 2012, através do site www.fundatec.org.br.

A FUNDATEC e o município de Sapucaia do Sul disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012, Partenon, em Porto Alegre e no Prédio da SMED - Rua Marechal Deodoro, 510 - Bairro: Paraíso - CEP: 93.220-600, em Sapucaia do Sul, no horário de atendimento ao público.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 35,00 e 45,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 85,00.

Prova

As provas objetivas para os cargos de nível médio e técnico estão previstas para o dia 23 de setembro, já para os cargos de nível fundamental e superior serão realizadas na data provável de 30 de setembro de 2012. Os locais e horários estarão disponíveis a partir dos dias 18 e 19 de setembro de 2012, no site www.fundatec.org.br.

O gabarito preliminar será divulgado provavelmente no dia seguinte ao de realização das provas.

Validade

O concurso público será válido por 2 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do prefeito municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Iguatama - MG

No município de Iguatama, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura já publicou o edital de concurso público n ° 001/2012, que objetiva o preenchimento de vagas do seu Quadro Permanente de servidores. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda, tendo prazo de validade de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final.

Haverá 38 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 925,07 em carga horária de 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Assessor de Comunicação, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Enfermagem, Bibliotecário, Coveiro, Fiscal de Serviços, Lixeiro, Mestre Obras, Monitor Creche, Motorista I, Motorista II, Motorista TPT, Operador Máquinas - Patrol, Operador Máquinas - Pá Carregadeira, Serv. Obras, Supervisor Pedagógico, Tec. Enfermagem e Tec. Informática.
Inscrições
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br - das 09:00 h do dia 27 de julho até o dia 27 de agosto de 2012, às 20:00 h. O candidato deverá preencher formulário eletrônico disponível no site da empresa realizadora do Concurso Público, informando todos os dados pedidos no referido formulário, que serão transmitidos à SEAP via Internet.

As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
O Concurso Público compreenderá as seguintes etapas:
-1ª Etapa - Provas Objetivas de Múltipla Escolha - terão caráter eliminatório e classificatório. As questões de múltipla escolha terão quatro opções de resposta (A, B, C, D);

-2ª Etapa - Prova de Títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos de nível superior.

-3ª Etapa - Comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter eliminatório, após a homologação do Concurso Público.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. A divulgação dos gabaritos oficiais das provas objetivas será no dia 22 de outubro de 2012, na Prefeitura Municipal de Iguatama e no site www.seapconcursos.com.br.

Edital / Publicações

Prefeitura de Cônego Marinho (MG) abre processo seletivo

No município de Cônego Marinho, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura publicou extrato do edital nº. 1/2012 de processo seletivo. A seleção, sob coordenação técnico-administrativa da Cotec /Unimontes visa preencher 119 vagas, sendo 113 de ampla concorrência e 6 reservadas para portadores de deficiência em todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido é de até R$ 2.950,00.

Cargos: Auxiliar Operacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheira, Monitor Auxiliar do PETI, Oficial de Serviços/Pedreiro, Orientador Social Auxiliar do PROJOVEM, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Monitor de Turma do PETI, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Assistente Administrativo, Monitor de Brinquedoteca, Monitor de Capoeira, Orientador Social do PROJOVEM, Orientador Social do Programa Feliz Idade, Recenseador do Programa Bolsa Família, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre 9h de 30 de julho às 18h de 10 de agosto de 2012, no site www.cotec.unimontes.br.

As provas de múltipla escolha estão previstas para serem realizadas no dia 26 de agosto de 2012, em Cônego Marinho-MG, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 20 de agosto de 2012, informar-se, pela internet, no site www.cotec.unimontes.br, em que local irão fazer as provas.

O gabarito oficial será divulgado até 24 horas após o encerramento da prova e o resultado final será divulgado, provavelmente, no dia 4 de setembro de 2012, através do site www.cotec.unimontes.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cláudio - MG

A Prefeitura de Cláudio, Estado das Minas Gerais, está com concurso público nº. 001/2012 aberto para o preenchimento de 107 vagas em diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 4.532,94.

Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro I, Carpinteiro I, Eletricista I, Mecânico I, Operário I, Calceteiro, Pintor, Jardineiro, Pedreiro I, Supervisor de Serviços, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Motorista da Educação, Vigia Escola, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância Epidemiológica, Atendente de PSF, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Odontologia, Agente Administrativo, Auxiliar Rural de Saúde, Fiscal Municipal de Saúde, Motorista de Ambulância, Técnico de Higiene Bucal, Auxiliar Administrativo, Atendente de Museu, Instrutor de Música, Monitor Desportivo, Técnico de Nível Médio, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Operador de PABX, Fiscal Municipal de Tributação, Fiscal Municipal de Obras, Auxiliar Administrativo da Educação, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Básica de Educação Básica Português, Professor Educação Básica Matemática, Professor de Educação Básica Geografia, Professor Educação Básica História, Professor Educação Básica Ciências, Professor Educação Básica Inglês, Professor Educação Básica Educação Física, Professor Educação Básica Ensino Religioso, Professor de Educação Básica Música, Pedagogo, Bibliotecário, Agente Social de Esporte e Lazer, Coordenador de Núcleo Desportivo, Engenheiro Civil, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico do Trabalho, Nutricionista, Odontólogo, Odontopediatra, Psicólogo e Veterinário.

Inscrição:
Os interessados deverão se inscrever até o dia 10 de agosto de 2012, pela internet, através do site www.libertas-mg.com.br.

Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações da Sede da Prefeitura Municipal de Cláudio, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, nº. 152, Centro. As taxas de inscrição variam entre as cifras de R$ 34,60 e R$ 200,00.

Prova:
As provas objetivas estão previstas para 16 de setembro de 2012, sendo que a confirmação oficial sobre a data, horário e local da realização será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições através do edital de convocação para provas objetivas, a ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Cláudio e divulgado no site da organizadora.

Validade:
O presente concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.

Concurso Hospital Regional de Sobral 2012 - Edital e Inscrição

Grande certame aberto no Hospital Regional Norte, em Sobral, município do Estado do Ceará. Foi lançado o edital n° 01/2012 de processo seletivo para provimento de 5.302 vagas. Do total de postos, 1.641 são para preenchimento imediato e 3.661 serão para formação de cadastro reserva. A execução da Seleção será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades.

Há oportunidades para profissionais de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 7.955,04 em carga horária de 24 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Gerente de Risco, Gerente de Laboratório, Gerente de Farmácia, Gerente de Nutrição, Gerente Núcleo Atendimento ao Cliente, Gerente Administrativo, Assessor Técnico da Qualidade, Médico, Assistente Social, Cirurgião Dentista Buco-Maxilo-Facial, Enfermeiro, Enfermeiro Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicologia Hospitalar, Terapeuta Ocupacional, Analista de Suporte, Assistente Administrativo, Engenheiro Clínico, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Segurança do Trabalho, Secretária, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Gesso, Téc. em Enfermagem para Transporte ( Maqueiro), Ascensorista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Manutenção, Bombeiro Hidráulico, Conferencista e Expedidor de Roupa, Copeiro Hospitalar, Eletricista, Recepcionista, Controlista de Acesso / Portaria, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Folha de Pagamento, Técnico em Informática, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Tecnólogo em Construção Civil, Telefonista e Motorista de Ambulância.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de agosto de 2012. A taxa de inscrição terá o valor de R$ 120,00 para os cargos de nível superior, R$ 60,00 para os de nível médio.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos terminais disponibilizados pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, em Fortaleza North Shopping, Av. Bezerra de Menezes, 2450. Fortaleza/CE, horário de funcionamento do shopping e em Sobral, no Posto facilitador, cujo endereço pode ser consultado no site de inscrição.

Provas e Validade
As provas Objetiva e Discursiva serão realizadas simultaneamente nas cidades de Fortaleza e Sobral, no Estado do Ceará, podendo ser utilizadas cidades circunvizinhas, conforme a necessidade e conveniência da administração, com data prevista para o dia 02 de setembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente no site: www.institutocidades.org.br.

A validade do certame será de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do resultado da Seleção, segundo deliberação do ISGH.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Montanha – ES

Através da Gualimp Consultoria, a Prefeitura do município de Montanha, Estado do Espírito Santo, que dista 336 Km da capital, está promovendo concurso e processo seletivo para provimento de 138 vagas, sendo 78 através do concurso e 60 no processo seletivo.

Cargos Concurso:
Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Instrutor de Ioga, Técnico em Enfermagem, Técnico em Massagem Terapêutica, Assistente Técnico, Bacharel em Educação Física, Médico Ginecologista-Cirurgião, Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Farmacêutico, Psicólogo, Médico Dermatologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Ortopedista, Odontólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta.

Cargos Processo Seletivo:
Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Controle de Endemias, Atendentes, Auxiliar Administrativo, Fiscal - Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Médico, Enfermeiro, Odontólogo.

Inscrições:
Os interessados a participarem do concurso ou processo seletivo deverão se inscrever no período que compreenderá os dias 18 de julho a 01 de agosto de 2012. As inscrições poderão ser realizadas através do endereço eletrônico www.gualimp.com.br. Tanto no concurso quanto no processo seletivo as taxas de inscrição variam entre as cifras de R$ 40,00 a R$ 80,00.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório na primeira fase tanto do concurso quanto do processo seletivo. A data prevista para a aplicação das provas objetivas será dia 16 de setembro de 2012. O local e horário de início das provas objetivas de múltipla escolha será informado no Cartão de inscrição de cada candidato.

Validade:
A validade do concurso e processo seletivo será de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período.
Editais

Concurso Prefeitura de Rio Acima - MG

A Prefeitura de Rio Acima, Estado de Minas Gerais, localizado a 34 km de Belo Horizonte, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas no seu quadro de funcionários. São reservadas 10% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 87 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 680,80 e R$ 2.079,02.

Cargos

Assistente Social, Assistente de Seção, Auxiliar de Serviços Gerais, Encarregado de Secretaria, Fiscal de Postura, Guarda Municipal, Jardineiro, Monitor de Inclusão Digital, Pedreiro, Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Zelador.

Inscrição

A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.fumarc.com.br, no período compreendido entre 20 de setembro a 20 de outubro de 2012.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio/técnico: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova será aplicada na data provável de 18 de novembro de 2012, em local e horário a serem informados no CDI, que estará disponível 5 dias úteis antes da data de realização das provas, no endereço eletrônico www.fumarc.com.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério exclusivo do poder executivo do município de Rio Acima.

Edital / Publicações

Prefeitura de Iomerê (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Iomerê, Estado de Santa Catarina, lançou edital Nº. ACT Nº 0008/2012 de processo seletivo visando preencher 1 vaga de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 622,44, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas na Secretaria de Administração e Finanças, localizada na rua João Rech nº 500, centro, Município de Iomerê, ou mediante encaminhamento através de agência do Correio, até o dia 03 de agosto de 2012, excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 8:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas.

Provas e Gabaritos
A prova está prevista para 06 de agosto de 2012, com início às 09:00 horas e término às 11:00 horas, no Auditório da Prefeitura de Iomerê.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano podendo ser prorrogado.

UFRN abre processo seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital de processo seletivo para contratação de 01 médico anestesiologista com carga horária de 20 horas semanais. A seleção dar-se-á através de avaliação curricular e terá validade de 12 meses.

As inscrições estarão abertas até o dia 24 de agosto de 2012 diretamente na Secretaria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O interessado deverá apresentar cópia do RG, comprovante de titulação, comprovante de quitação com as obrigações militares (homens), comprovante de quitação com as obrigações eleitorais além do Currículum Vitae documentado.

Concurso Prefeitura de Novo Progresso - PA

Com a finalidade de preencher 381 vagas, a Prefeitura de Novo Progresso, Estado do Pará, abre inscrições para concurso público nº. 1/2012/PMNP destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 14.750,00, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Guarda do Patrimônio Público, Motorista, Carpinteiro, Agente de Trânsito, Assistente Social, Enfermeiro, Médico, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas através do site www.fadesp.org.br no período entre 10 horas do dia 08 de agosto de 2012 e 23h59 do dia 10 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 40,00 e 45,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 30 de setembro de 2012, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de nível superior e fundamental completo, e das 14h30 às 18h30 (horário local), para os de nível fundamental incompleto e médio. O local de realização das provas objetivas constará no cartão de inscrição do candidato.

Os candidatos considerados aptos à avaliação de títulos serão convocados em edital específico para esse fim, publicado o aviso em Diário Oficial do Estado do Pará e relacionados no site da FADESP - www.fadesp.org.br. Deverão, então, imprimir, preencher e assinar o formulário disponível no site www.fadesp.org.br, e, enviá-lo por carta registrada juntamente com os documentos comprobatórios, à Comissão Executora do Concurso de Novo Progresso. – FADESP (Documentos Prova Títulos), Rua Augusto Corrêa, s/n, Campus Universitário da UFPA, Guamá, Belém-Pará, CEP 66075-110, no prazo, data de postagem no correio, estabelecidos no edital de convocação para a prova de títulos.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Serra - ES abre vagas na área da saúde

A Prefeitura de Serra, no Estado do Espírito Santo, publicou edital n° 003/2012 de processo seletivo destinado à contratação temporária de 23 novos profissionais, além do cadastro de reserva. As vagas oferecidas são para Médico clínico geral (15) e Médico ginecologista (08). A remuneração para o aprovado efetivado será de R$ 3.142,44 mais auxílio alimentação mensal no valor de R$ 250,00 para uma carga horária de 20 horas.

Os pré-requisitos para ambos os cargos são diploma de graduação em Medicina e registro no Conselho de Classe. Para ginecologista, também é exigido residência ou especialização na área.

As inscrições serão realizadas ininterruptamente, via internet, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra http://app.serra.es.gov.br, até o dia 03 de agosto de 2012. A documentação deve ser enviada via Correios, por Sedex, à Secretaria Municipal de Saúde, situada à Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº. 5416, Portal de Jacaraípe, Serra – ES, Cep:29173-795 em envelope lacrado. A postagem não poderá ultrapassar o último dia de inscrição.

O requerimento de inscrição via internet deverá ser impresso após o término do preenchimento e assinado pelo candidato. O envelope, contendo o requerimento de inscrição e a documentação, deverá ser identificado na parte externa com nome e cargo pretendido.

A seleção será realizado em etapa única que compreenderá: Análise de currículos e avaliação de títulos apresentados para fins de pontuação.

A divulgação do resultado parcial ocorrerá até 14 de agosto de 2012 e será publicado no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra, http://app.serra.es.gov.br.

O Processo Seletivo terá validade de um ano, a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Cônego Marinho (MG) abre processo seletivo

No município de Cônego Marinho, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura publicou extrato do edital nº. 1/2012 de processo seletivo. A seleção, sob coordenação técnico-administrativa da Cotec /Unimontes visa preencher 119 vagas, sendo 113 de ampla concorrência e 6 reservadas para portadores de deficiência em todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido é de até R$ 2.950,00.

Cargos: Auxiliar Operacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheira, Monitor Auxiliar do PETI, Oficial de Serviços/Pedreiro, Orientador Social Auxiliar do PROJOVEM, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Monitor de Turma do PETI, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Assistente Administrativo, Monitor de Brinquedoteca, Monitor de Capoeira, Orientador Social do PROJOVEM, Orientador Social do Programa Feliz Idade, Recenseador do Programa Bolsa Família, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre 9h de 30 de julho às 18h de 10 de agosto de 2012, no site www.cotec.unimontes.br.

As provas de múltipla escolha estão previstas para serem realizadas no dia 26 de agosto de 2012, em Cônego Marinho-MG, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 20 de agosto de 2012, informar-se, pela internet, no site www.cotec.unimontes.br, em que local irão fazer as provas.

O gabarito oficial será divulgado até 24 horas após o encerramento da prova e o resultado final será divulgado, provavelmente, no dia 4 de setembro de 2012, através do site www.cotec.unimontes.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sabinópolis – MG

Através da Ágora Consultoria, foi lançado o edital nº 001/2012 que abre concurso público na prefeitura do município de Sabinópolis, Estado das Minas Gerais. Estão sendo oferecidas 64 vagas mais formação de cadastro de reserva para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Cargos disponíveis
Ajudante Geral, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Carpinteiro, Cirurgião Dentista PSF, Coveiro, Eletricista, Encarregado de Obras, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Lanterneiro, Mecânico de Manutenção, Médico PSF, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquinas, Padeiro, Pedreiro, Professor de Educação Básica - Educação Infantil e séries Iniciais da Educação Fundamental, Soldador, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Telefonista, Tratorista e Vigia.

A remuneração inicial oscila entre as cifras de R$ 653,10 a R$ 9.402,26 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição
Para realizar a inscrição presencialmente basta comparecer no Salão Paroquial da Igreja Matriz do respectivo município, situado à Praça Monsenhor Amantino, Centro, Sabinópolis - MG munido de cópias e originais dos documentos de identificação pessoal. As inscrições online poderão ser realizadas através do endereço eletrônico: www.agoraconsultoria.srv.br. O período para se inscrever será de 01 a 19 de outubro de 2012.

O valor da taxa de inscrição oscilará de R$ 30,00 a R$ 150,00. A divulgação da lista de candidatos inscritos será informada no dia 06 de novembro de 2012.

Provas
As Provas Objetivas serão realizadas no dia 18 de novembro de 2012 em locais e horários que serão divulgados no dia 12 de novembro de 2012.

A divulgação dos Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas será através da Prefeitura Municipal de Sabinópolis em seu mural e no site www.agoraconsultoria.srv.br no mesmo dia após a realização das provas.

O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

HSPM abre processo seletivo

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) lançou edital de processo seletivo com a finalidade de contratar, em caráter emergencial, médico especialista em Radiologia, com remuneração correspondente ao padrão inicial da carreira de médico no valor de R$ 2.736,17.

Os interessados devem realizar as inscrições no período de 30 e 31 de julho e 1, 2 e 3 de agosto de 2012 na Seção de Apoio Técnico do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, situado à Rua Castro Alves, nº. 151, fundos, Aclimação, São Paulo.

Os candidatos serão submetidos a análise curricular e entrevista com o Diretor do Departamento de Atenção à Saúde ou alguém designado.

Concurso Fundação Hospitalar de Saúde – SE

Foi lançado o edital de Concurso Público nº 1 - FHS/SE que objetiva contratação de 587 profissionais de níveis médio e superior para comporem o quadro de servidores da Fundação Hospitalar de Saúde, Estado de Sergipe. Deste total, 26 vagas são reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

A seleção envolve 65 áreas de atuação, a maioria para profissionais com especialidades em Medicina e em outras áreas da Saúde. Os candidatos de nível superior devem possuir formação na área de atuação da vaga pretendida. O órgão também exige certificado de cursos técnicos das áreas de atuação dos empregos de nível médio e para o emprego de Motociclista Socorrista também é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria “A”.

Cargos
As vagas destinam-se aos seguintes cargos:
Contabilidade (Orçamento, Finanças e Custos), Analista em Patologia Clínica, Assistente Social, Enfermeiro (enfermagem de urgência, Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Obstetrícia), Farmacêutico, Físico Médico, Fisioterapeuta, Médico (Anestesiologia, Cardiologia, Cardiopediatria, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Emergência - SAMU, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva Adulta, Medicina Intensiva Neonatal, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neurocirurgia, Neuroclínica, Neuropediatria, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pediatria Neonatal, Pneumologia Pediátrica, Pronto Socorro e Unidades de Internamento Adulto, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Regulador - SAMU, Ultrassonografia, Urologia), Nutricionista, Assistente Administrativo I , Assistente de Enfermagem II, Assistente de Farmácia, Instrumentador Cirúrgico, Motociclista Socorrista, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia.

Remunerações
As remunerações de nível superior variam entre R$ 964,62, acrescidos de remuneração variável de até R$ 467,00, e R$ 3.337,79, que também podem ser acrescidos de remuneração variável de até R$ 3.000,00. Já as remunerações de nível médio variam entre R$ 554,00, que podem ser somados à remuneração variável de até R$ 150,00, e R$ 1.635,00, com variável de até R$ 550,00.

Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 09 de agosto a 03 de setembro de 2012 no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/fhs_se_12. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas objetivas para os empregos de nível superior terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 11 de novembro de 2012, no turno da manhã. As provas objetivas para os empregos de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 11 de novembro de 2012, no turno da tarde.

Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/fhs_se_12, a partir da data provável de 1º de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, devendo a nomeação obedecer à ordem de classificação.

Edital / Publicações

Cientistas dizem que podem curar cegueira com injeção no olho

Produto químico AAQ faz células do olho voltarem a ter sensibilidade à luz

Cientistas afirmam que a cegueira agora pode ser curada por meio de uma injeção no olho. Segundo eles, deficientes visuais podem ser tratados com uma injeção química simples, segundo o site The Telegraph.

Durante a investigação, eles usaram a abordagem de reestabelecer um nível de visão de camundongos cegos congênitos.

Com essa pesquisa, os cientistas esperam que uma versão melhorada do composto possa ajudar as pessoas com deficiência visual.

O produto químico, chamado AAQ, faz com que as células do olho da pessoa que não enxerga volte a ter sensibilidade à luz.

Após injetar quantidades muito pequenas de AAQ nos olhos dos camundongos, os cientistas foram capazes de confirmar a restauração de algum grau de sensibilidade à luz.

Richard Kramer, professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e líder do estudo, disse que a abordagem oferece vantagens sobre chips eletrônicos ou tratamentos de terapia genética.

Co-autor do estudo, o Dr. Russell Gelder, da Universidade de Washington, disse:

— Este é um grande avanço no campo da restauração da visão.

Fonte R7

Câncer de testículo tem relação com o consumo de maconha

Estudo constatou que fumar a erva aumenta em 70% o risco da doença

Um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, dos Estados Unidos, constatou que o uso prolongado de maconha pode levar o usuário da droga a desenvolver câncer de testículo. Os cientistas descobriram que a erva está associada a forma mais grave da doença.

A explicação para o surgimento da doença está no fato da maconha alterar a produção hormonal que, com isso, pode alterar a formação de tumores. Os hormônios afetados pela droga estão FSH e LH, que controlam o funcionamento dos testículos, e também a testosterona, que é produzida por eles.

O estudo constatou que fumar maconha aumenta em 70% o risco da doença. Os sintomas do câncer no testículo são ferimentos no órgão ou a criptorquidia, quando o testículo não desce para a bolsa escrotal durante a infância.

No entanto, dizem especialistas, o tumor de testículo é curável e seu diagnóstico é feito antes da doença se espalhar. As chances de cura são de 90 a 95% e ele atinge homens na faixa etária de 15 a 34 anos.

Fonte R7

Menos calorias no prato favorecem a memória

Além de ajudar na perda dos quilos extras

Um estudo descobriu que colocar menos calorias no prato não ajuda apenas a evitar o ganho de peso. Alimentos menos calóricos também beneficiam a memória, diz pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O estudo realizado na Alemanha constatou que provavelmente a explicação estaria nos benefícios que a redução calórica proporciona ao cérebro. Uma das causas principais seria a diminuição da produção de radicais livres, que provocam o envelhecimento celular e, como isso enfraquece o cérebro.

Os cientistas analisaram voluntários na faixa dos 60 anos de idade. Eles foram divididos em três grupos. O primeiro seguiu uma dieta sem restrição calórica; o segundo incluiu mais ácidos graxos como azeite de oliva; e o último adotou uma dieta com menos 30% de caloria.

Após 90 dias eles foram submetidos a testes de memória e os que se saíram melhor foram os que se submeteram a diminuição calórica. Além de terem as células do cérebro fortalecidas, eles tiveram também uma queda dos níveis de insulina.

Fonte R7

Caminhada ajuda a combater a depressão

Atividade é excelente para elevar a sensação de bem-estar e minimizar os sintomas da doença

Cientistas vêm recomendando a prática da caminhada para ajudar seus doentes no combate à depressão. De acordo com um estudo escocês, mesmo que breve, a caminhada é excelente para elevar a sensação de bem-estar e, assim, minimizar os sintomas da doença.

Uma das grandes vantagens da caminhada, dizem os especialistas, é ser uma atividade que pode ser praticada pela maioria das pessoas. Além disso, por ser uma atividade sem restrição e implica um custo zero a quem a pratica.

Quando é feita ao ar livre, a caminhada se torna mais eficiente. Isso porque a paisagem ajuda a relaxar e distrair a mente, livrando-a dos problemas durante o passeio.

Outra sugestão dos pesquisadores envolvidos na pesquisa é que a caminhada seja praticada com outras pessoas. A atividade em grupo tem um impacto maior na saúde fazendo com que a conversa com outras pessoas ajude ainda mais a distrair a mente.

Fonte R7

Laser é capaz de localizar, mapear e destruir tumores de forma precisa

Método não invasivo tem potencial para tratar a maioria dos cânceres e beneficiar, sobretudo, pacientes com tumores no cérebro

Cientistas dos Estados Unidos relatam o desenvolvimento de um laser capaz de localizar, mapear e, em seguida, destruir tumores do câncer de forma precisa e não invasiva.

Usando um "laser de femtosegundos" que pulsa na velocidades de um quadrilionésimo de segundo, o novo dispositivo "procura e destrói" se concentra em uma região específica do tecido para mapear o tumor com precisão.

A nova tecnologia é a criação de Christian Parigger e Jacqueline Johnson, da University of Tennessee Space Institute, em parceria com Robert Splinter, da Splinter Consultants.

"Utilizar pulsos ultra-curtos de luz nos dá a capacidade de se concentrar em uma região bem confinada, bem como a capacidade de radiação intensa. Isso nos permite entrar e sair de uma área específica rapidamente para que possamos diagnosticar e atacar as células tumorais de forma rápida", diz Parigger.

Uma vez que o laser localiza a área cancerosa e a tem precisamente sob mira, todo o necessário é que a intensidade da radiação seja acionada para queimar o tumor.

Os cientistas afirmam que a nova tecnologia tem potencial para ser mais exata dos que os tratamentos atuais, além de viabilizar a economia de uma quantidade considerável de dinheiro, pois o método pode ser aplicado em um procedimento ambulatorial, tornando desnecessária uma cirurgia intensiva. O novo dispositivo pode ser utilizado no tratamento da maioria dos tipos de câncer, mas segundo a equipe de cientistas, os pacientes com tumores cerebrais serão especialmente beneficiados.

A tecnologia de imagem é capaz de "ver" através de camadas finas de osso, como as do crânio, de forma não invasiva. "O dispositivo pode fazer isso bem o suficiente para ajudar a definir uma estratégia de tratamento específica contra o câncer persistente", diz a equipe.

O tratamento atual é limitado devido à possibilidade de danificar os tecidos vizinhos saudáveis

"Utilizar pulsos mais longos de laser é como deixar uma lâmpada acesa, que aquece e pode danificar o tecido saudável", explica Parigger, que continua: "o fato de a radiação de laser de femtosegundos poder ser focada com precisão espacial e temporal permite evitar o aquecimento de muitas coisas que você não quer que sejam aquecidas".

A equipe sugere que o novo dispositivo tem potencial para superar muitas dificuldades no tratamento do câncer cerebral: especialmente nos casos em que a cirurgia não pode ser uma opção se todo tecido canceroso não pode ser removido.

"Este tratamento supera dificuldades no tratamento do câncer cerebral e de outros tumores, além disso, pode ter aplicações promissoras para outras áreas", conclui Parigger.



Fonte isaude.net

CFM implanta sistema para gerar dados estatísticos sobre atividade médica

Com sistema unificado e informatizado de fiscalização, produção de relatórios pelos fiscais deverá ser agilizada

A Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, nesta semana, novos roteiros para fiscalização dos serviços médicos no país. O sistema será informatizado, com o objetivo de uniformizar as inspeções realizadas pelos conselhos regionais (CRMs), agilizar a produção de relatórios pelos fiscais, além de obter dados estatísticos sobre a atividade médica. Com isso, os atuais formulários de papel da fiscalização serão substituídos.

De acordo com a coordenadora em exercício da Comissão, Marta Rinaldi Muller, o CFM abrirá processo licitatório para aquisição do sistema e a implantação ocorrerá em duas fases, sendo a primeira em ambulatórios e consultórios e a segunda nas estruturas hospitalares de maior complexidade. "Alguns conselhos serão escolhidos para validar o sistema na prática, para só então ser repassado aos demais CRMs. Nossa previsão é de que até o fim do ano esse processo de validação esteja finalizado" .

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) e membro da Comissão, Eurípedes Mendonça, " atualmente se gasta de duas a três horas para o preenchimento dos formulários em papel de fiscalização de uma UTI de um grande hospital, por exemplo. Além disso, falta uniformidade. Cada conselho adota um formulário diferente. Muitos fazem anotações subjetivas, o que impede a coleta de dados estatísticos sobre a assistência à saúde no Brasil. Agora, será possível a alimentação de um banco de dados pelo CFM" , conclui Eurípedes.

Para adoção do sistema pelos regionais, o Conselho Federal adquirirá um tablet para cada um dos CRMs. Caso o conselho necessite de mais dispositivos, deverá adquiri-los com orçamento próprio.

Fonte isaude.net

3% dos gays e bissexuais negros dos EUA são infectados pelo HIV a cada ano

Estudo realizado em seis cidades do país mostra que taxa de infecção entre homens negros com menos de 30 anos é de 5,9% por ano

Cerca de 3% de todos os homens negros homossexuais e bissexuais dos Estados Unidos adquirem HIV a cada ano, taxa 50% maior do que a registrada entre gays caucasianos. É o que aponta pesquisa realizada em seis cidades e apresentada na Conferência Internacional de AIDS 2012. O estudo, conhecido como HPTN 061, evidencia estatísticas alarmantes sobre a crescente taxa de infecção entre jovens negros gays e bissexuais. Este público (de 30 anos ou mais jovens) está registrando taxas de infecção pelo HIV três vezes maior do que homens brancos gays e bissexuais.

Uma vez que a identidade sexual de muitas pessoas pode ser fluida, autoridades de saúde pública costumam se referir a homens homossexuais e bissexuais como homens que têm relações sexuais com outros homens (MSM - sigla em inglês).

"Nós já sabíamos que MSM negros são afetados pelo HIV em taxas desproporcionalmente mais altas quando comparadas com outros MSM nos EUA, mas as taxas encontradas no estudo são extremamente elevadas", diz Darrell Wheeler, da Loyola University. "Temos que encontrar e implementar de forma urgente medidas com objetivo de conter a propagação do HIV entre homens gays negros, sobretudo entre jovens."

A pesquisa foi conduzida pela HIV Prevention Trials Network, considerado o maior estudo longitudinal sobre MSM negros durante os 31 anos de epidemia do HIV. O estudo evolveu 1.553 voluntários de seis cidades dos Estados Unidos - Atlanta, Boston, New York, Los Angeles, San Francisco e Washington - a fim de qualificar, todos os homens tiveram que relataram sexo anal desprotegido com outro homem nos últimos seis meses.

Os resultados foram surpreendentes. Dos participantes que achavam que eram HIV negativos ou não conheciam o seu estado quando o estudo começou, 12% foram identificados como soropositivos. Globalmente, a taxa de novas infecções pelo HIV entre MSM negros foi de 2,8% ao ano e 5,9% entre indivíduos com idade inferior a 30 anos.

Além disso, outras descobertas preocupantes mostram que negros homossexuais estão em maior risco. Homens que tiveram relações sexuais anais desprotegidas ou foram diagnosticados com outra infecção sexualmente transmissível no início do estudo tinham maior probabilidade de serem HIV positivo. Presente pesquisa ainda corrobora conclusões de estudos anteriores que apontam que homens identificados como gays - que só mantém relações sexuais com outros homens - são mais propensos a serem soropositivos do que bissexuais.

O presente estudo ainda encontrou evidências de que a homofobia internalizada - homens que sentem estigma social por serem gays são menos propensos a procurarem atendimento médico e praticar sexo seguro -, a educação, a prisão e a pobreza são os grandes motores da infecção pelo HIV. Além das questões sociais que colaboram para que os MSM negros sejam mais vulneráveis à infecção pelo HIV, alguns defensores também citam como causa a falta de vontade política e as disparidades no financiamento para os esforços de prevenção da AIDS.

Defensores dos homossexuais negros convocam agências federais dos EUA para uma atuação mais próxima e coordenada para lidar com os aspectos multi-facetados da epidemia da Aids. "Estamos ansiosos para trabalhar com o NIH - departamento de saúde dos Estados Unidos -, o CDC e o Departamentos de Educação e Justiça, para realizar mais pesquisas e desenvolver programas eficazes para resolver as questões e as condições traumáticas identificadas no estudo, incluindo o ostracismo, o abuso sexual na infância, a iniciação sexual precoce, a persistência do desemprego, o analfabetismo e a pobreza", disse Sheldon D. Campos, em comunicado da College of Nursing and Health Sciences, da Florida International University.

Durante anos, defensores de negros com HIV têm pedido por uma maior atenção à epidemia doméstica da AIDS. A taxa de novas infecções neste estudo para negros gays nos EUA mostra que as taxas de infecção no país são semelhantes às registradas em países da África Subsariana.

"Os EUA tem demonstrado muito amor para as pessoas com HIV no mundo em desenvolvimento, mas vamos olhar o que está acontecendo na capital do país, onde as pessoas com HIV são na sua maioria pobres e negros", disse o ícone da música pop e filantropo da AIDS, Elton John. "Se o país quiser acabar com as infecções pelo HIV em casa é possível fazer isso em um piscar de olhos", conclui.


Fonte iusaude.net

Gordura bege: cientistas descobrem novo tipo de "gordura boa"

Encontrada em adultos, a gordura é capaz de queimar calorias e pode levar a novas terapias contra a obesidade e o diabetes

Cientistas do Dana-Farber Cancer Institute, nos Estados Unidos, isolaram um novo tipo de gordura capaz de queimar energia em adultos humanos, a gordura bege. A nova "gordura boa" é encontrada em pequenos depósitos do tamanho de uma ervilha espalhados próximo da clavícula e ao longo da coluna vertebral.

A capacidade da gordura bege de queimar calorias - em vez de armazená-las, como a gordura branca - tem potencial para auxiliar no desenvolvimento de novas terapias contra a obesidade e o diabetes.

"Nós identificamos um terceiro tipo de célula de gordura. Há a gordura branca, a gordura marrom, e agora a gordura bege. Este terceiro tipo de gordura bege está presente na maioria ou em todos os seres humanos", explica o líder do estudo Bruce Spiegelman.

Na verdade, sempre se pensou que a gordura marrom existisse apenas em bebês, servindo para mantê-los aquecidos. Mas dados de imageamento médico mais recentes - e mais precisos - mostram que os adultos também mantêm um pouco dessa gordura saudável.

Mas a equipe de Spiegelman já havia demonstrado anteriormente que a gordura marrom - capaz de queimar energia - encontrada no meio da gordura branca que armazena energia em adultos, não era exatamente a gordura marrom clássica que se vê em bebês. A gordura marrom dos bebês vem dos músculos, enquanto nos adultos as células de gordura marrom surgem do "escurecimento" da gordura branca.

No novo estudo, a equipe de Spiegelman clonou células bege retiradas do tecido adiposo de camundongos para estudar a sua atividade em nível genético. Os perfis de expressão mostraram que, geneticamente, as células bege estão em um ponto entre a gordura branca e a gordura marrom.

Inicialmente, elas têm baixos níveis de UCP1 (proteína desacopladora 1), um ingrediente chave para a queima de energia e geração de calor, níveis semelhantes aos da gordura branca. Mas as células da gordura bege também têm uma notável capacidade de incrementar sua expressão de UCP1, iniciando um programa de queima de energia que é equivalente àquele da gordura marrom clássica, a dos bebês.

A equipe também descobriu que as células bege respondem a um hormônio conhecido como irisina, para ativar o programa de queima de energia. Isso é particularmente notável porque a irisina é liberada pelos músculos mediante exercícios físicos, e é responsável por alguns dos benefícios que a atividade física traz. Ou seja, a irisina pode ser o tratamento há muito procurado para aumentar a queima de células de gordura.

"Além do potencial terapêutico, as novas descobertas podem levar a novas e melhores maneiras para caracterizar as significativas diferenças entre as pessoas quanto ao número de células bege que cada uma possui", conclui Spiegelman.


Fonte isaude.net

Americana de 17 anos cria "cerébro" artificial capaz de detectar câncer de mama

Foto: Andrew Federman/Google
Brittany Wenger usou livro de programação
para criar 'cérebro' artificial
Redes Artificiais desenvolvidas por Brittany Wenger podem ajudar médicos com respostas precisas antes de procedimentos invasivos

A estudante americana Brittany Wenger, 17, criou um "cérebro" artificial que pode ajudar no diagnóstico preciso de câncer de mama. A expectativa é de que a nova ferramenta ajude médicos a ter um diagnóstico mais confiável antes da realização de procedimentos invasivos.

As Redes Neurais Artificiais são capazes de reconhecer padrões de tecidos de complexidade fora do alcance de seres humanos. O software trabalha classificando a malignidade de massas extraídas por biópsia por aspiração com agulha fina.

O uso médico exige que as redes neurais sejam precisas a fim de reduzir falsos negativos malignos. Com base em dados coletados pela Universidade de Wisconsin (EUA), no início dos anos 1990, o primeiro projeto avalia três modernas plataformas comerciais de redes neurais. São analisados vários dados, cada um testado dez vezes. Em cada ensaio, é selecionada aleatoriamente uma parcela de 10% do conjunto de dados para avaliar a capacidade de identificação da rede.

A estudante explica que o programa permite a identificação de amostras inconclusivas (capacidade não encontrada em produtos no mercado), no entanto, reconhece que mais amostras são necessárias para melhorar a capacidade da rede, uma vez que ela ganha mais precisão à medida que é "treinada".

A rede realizou testes em 6.800 amostras, com taxa de sucesso de 97,4%, com 99,1% de sensibilidade à malignidade, 5% mais que a melhor rede comercial disponível, segundo a jovem pesquisadora. Além disso, 7,6 milhões de testes foram realizados através de diferentes tamanhos de amostra em treinamento para demonstrar que a sensibilidade da rede melhora à medida que recebe mais amostras.

"O serviço de nuvem global de Redes Neurais para o câncer da mama pode estar pronto para diagnosticar pacientes reais, é necessária mais participação global para confirmar os resultados e aumentar o sucesso em amostras cegas", disse Brittany. O serviço foi disponibilizado em formato nuvem (software na rede), e está hospedado no Google App Engine.

Fonte isaude.net

Consuma mais zinco e deixe sua saúde protegida

Mineral é essencial para fortalecer o sistema imunológico

Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo continue funcionando de maneira eficiente. Ele nos protege de um número grande de doenças e ajuda a combater outras que já se instalaram em nosso organismo", diz a nutricionista Natalia Lauterbach, da rede Mundo Verde, em São Paulo.

A falta de zinco na alimentação é um problema sério, que segundo a Organização Mundial da Saúde, está ligada a muitos casos de mortes, já que esse mineral tem função importante em nosso sistema imunológico. O problema é mais comum em países menos desenvolvidos, mas a carência de zinco atinge também países mais ricos. De acordo com a OMS, a população brasileira tem um consumo moderado de zinco, mas não o ideal, ficando abaixo de países como Uruguai, Chile e Venezuela. "O consumo mínimo indicado de zinco é de sete miligramas por dia para as mulheres e nove para os homens, mas pode variar conforme a idade. Para os idosos, por exemplo, o número sobe para oito entre as mulheres e 11 para os homens. No Brasil, temos um número um pouco inferior a esse", diz a nutricionista.

Papel no organismo
O principal papel do zinco no organismo acontece no sistema imunológico. "O zinco é importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos", diz Natália Lauterbach.

De acordo com a OMS, pessoas que não consomem quantidades suficientes de zinco têm maiores chances de sofrer com ação de agentes infecciosos, e por isso, passam mais tempo doentes se comparadas com aquelas que têm uma ingestão de zinco adequada.

O zinco também protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo. Esse tipo de molécula, afeta negativamente as funções das células, aumentando as chances de desenvolver tipos diferentes de câncer.

Além disso, aproximadamente 100 enzimas diferentes precisam do zinco para conseguir catalisar reações químicas que mantém as funções celulares eficientes. Por isso, o zinco, além de ter papel importante em nossa imunização, ainda ajuda praticamente todo o corpo a funcionar melhor.

Nutrição infantil
O zinco é ainda mais importante para as crianças. A ingestão adequada desse mineral é essencial para que os pequenos cresçam de forma saudável. De acordo com a OMS, algumas das maiores causas de morte infantil são diarreia- que ainda causa 18% das mortes entre crianças no mundo- e pneumonia, dois problemas que tem relação direta com a falta de zinco.

"O sistema imunológico das crianças é mais frágil que o dos adultos, por isso uma alimentação rica em zinco é essencial", diz a nutricionista. Para se ter uma ideia da importância do zinco na alimentação de uma criança, uma das ações mais realizadas pela Organização Mundial da Saúde para diminuir os casos de mortalidade infantil em países pobres é incluir suplementos de zinco na dieta. Desde que essa medida foi adotada no final da década de 1980, os casos de morte por diarreia no mundo em crianças com menos de cinco anos caíram de 4,5 milhões para 1,8 milhões em 2006.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicef em 2009, suplementos de zinco para gestantes pode prevenir várias complicações durante o parto e ainda ajudar o bebê a ganhar peso após o nascimento, reduzindo o risco de infecção. Por isso, é indicado que as grávidas consumam, diariamente 12 mg de zinco.

IdadeHomensMulheres
1 a 3 anos3,0 mg3,0 mg
4 a 8 anos5,0 mg5,0 mg
9 a 13 anos8,0 mg7,0 mg
14 a 50 anos 8,0 mg7,0 mg
> 50 anos11,0 mg8,0 mg

Sintomas da falta de zinco
Como o zinco atua em diversas funções de nosso corpo, a falta dele tem consequências, como fragilidade do sistema imunológico, ferimentos que não cicatrizam, dificuldade de sentir gosto salgado de alimentos, problemas na pele (psoríase), aumento dos níveis de glicose no sangue, pele seca e amarelada e mau funcionamento do fígado.

"Entre todos esses problemas, o que mais preocupa é o efeito que a falta de zinco provoca sobre o sistema imunológico. Isso faz com que o organismo fique muito mais exposto a todas as doenças infecciosas", explica a nutricionista.
Fontes de zinco
Uma alimentação balanceada fornece as quantidades diárias de zinco para que nosso corpo fique protegido. Os alimentos
campeões desse nutriente são as ostras, mas outras fontes mais comuns podem fazer parte de nosso cardápio diário.

"Uma dieta com oleaginosas, como nozes e castanhas, todos os tipos de carne, arroz e pão integrais já faz o nosso sistema imunológico funcionar melhor", diz a nutricionista. Além desses alimentos, a semente de abóbora, aveia, feijão e leite integral também são boas fontes desse mineral.

Mas, em alguns casos, apenas a alimentação não consegue fornecer ao corpo a quantidade que falta de zinco. "Alimentos são sempre a melhor opção, mas em alguns casos, com o aconselhamento de um médico, é necessário investir nos suplementos para atingir as doses diárias desse mineral", diz Natalia Lauterbach.

Além disso, de acordo com a nutricionista, pessoas que sofrem com acrodermatite enteropática (falta de absorção de zinco pelo intestino), diabetes, transtornos alimentares, doenças intestinais e doenças renais podem precisar de suplementos de zinco para compensar a falta de absorção causada por esses problemas.


AlimentoPesoQuantidade de zinco (mg)
Ostras86 g 38
Nozes100g4,0
Castanhas100g4,0
Carne bovina130g4,0
Carne de frango180g1,5
Arroz integral40g1,0
Farelo de aveia94g2,9
Leite integral240g1,0
Feijão50g1,15
Semente de abóbora20g1,3
Pão integral80g1,6

Combinações poderosas
De acordo com o U.S. Department of Agriculture, várias porções de alimentos devem ser combinadas para que a cota diária do mineral seja atendida. Para ilustrar esta recomendação, podemos dizer que uma porção de carne bovina (4 mg de zinco), duas de arroz integral (2 mg), e duas de leite (2 mg) por dia fornecem no total 8 mg de zinco, o que representa o consumo indicado para adolescentes e adultos.

Consumir durante o dia uma porção de pão integral (1,6 mg), farelo de aveia (2,9 mg) duas porções de arroz integral(2,0 mg), feijão (1,15mg) uma de carne de frango (1,5mg) já é o suficiente para um adulto atingir as quantidades recomendadas desse mineral.

Excesso também faz mal
Mesmo que esse mineral seja essencial para o nosso organismo, consumi-lo em excesso (mais de 50 miligramas por dia durante semanas), pode fazer mal à saúde. Isso acontece por causa da relação do mineral com as moléculas de cobre no organismo. "Quando os níveis de zinco estão muito altos em nossa corrente sanguínea, a quantidade de cobre diminui, deixando a pessoa com deficiência desse outro mineral", explica a nutricionista.

Os principais sintomas de excesso de zinco e falta de cobre no organismo são diarreia, sonolência, letargia, enjoo e vômitos frequentes. "Por isso, antes de tomar suplementos, é preciso saber se eles são realmente necessários e qual a dose indicada", diz a especialista.

Fonte Minha Vida