Com sistema unificado e informatizado de fiscalização, produção de relatórios pelos fiscais deverá ser agilizadaA Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, nesta semana, novos roteiros para fiscalização dos serviços médicos no país. O sistema será informatizado, com o objetivo de uniformizar as inspeções realizadas pelos conselhos regionais (CRMs), agilizar a produção de relatórios pelos fiscais, além de obter dados estatísticos sobre a atividade médica. Com isso, os atuais formulários de papel da fiscalização serão substituídos.
De acordo com a coordenadora em exercício da Comissão, Marta Rinaldi Muller, o CFM abrirá processo licitatório para aquisição do sistema e a implantação ocorrerá em duas fases, sendo a primeira em ambulatórios e consultórios e a segunda nas estruturas hospitalares de maior complexidade. "Alguns conselhos serão escolhidos para validar o sistema na prática, para só então ser repassado aos demais CRMs. Nossa previsão é de que até o fim do ano esse processo de validação esteja finalizado" .
Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) e membro da Comissão, Eurípedes Mendonça, " atualmente se gasta de duas a três horas para o preenchimento dos formulários em papel de fiscalização de uma UTI de um grande hospital, por exemplo. Além disso, falta uniformidade. Cada conselho adota um formulário diferente. Muitos fazem anotações subjetivas, o que impede a coleta de dados estatísticos sobre a assistência à saúde no Brasil. Agora, será possível a alimentação de um banco de dados pelo CFM" , conclui Eurípedes.
Para adoção do sistema pelos regionais, o Conselho Federal adquirirá um tablet para cada um dos CRMs. Caso o conselho necessite de mais dispositivos, deverá adquiri-los com orçamento próprio.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário