Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Menos bactérias, mais doenças. Análise de 7500 anos mostra queda da flora bucal

Arcada dentária de mulher romana datada do final da Idade do Ferro mostra grande depósito de cálculo dental. Material foi analisado em Cambridge, no Reino Unido.
Foto: Alan Cooper
Arcada dentária de mulher romana datada do final da Idade
do Ferro mostra grande depósito de cálculo dental
"A mudança alimentar permitiu a dominação por cepas de causadores de cáries. Nossa boca vive em estado de doença permanente "
 
Estudo publicado na revista Nature Genetics, esta semana, comprova que, após 7500 anos de evolução, o ser humano tem uma menor diversidade de bactérias na boca. A descoberta aponta o número reduzido de bactérias como a causa do aparecimento de doenças orais crônicas no período pós-industrial.
 
No estudo, foi analisado o DNA de bactérias calcificadas no tártaro preservado de 34 esqueletos pré-históricos encontrados no norte da Europa. Segundo os investigadores, foi possível avaliar o efeito que a evolução da dieta teve na flora microbiana oral.
 
A partir destas bactérias foi possível traçar uma linha do tempo com as transformações observadas desde que o ser humano passou de caçador a agricultor da Idade do Bronze e os tempos medievais e, mais tarde, com o processamento dos alimentos, a partir da revolução industrial.
 
A equipe internacional liderada por pesquisadores do Australian Centre for Ancient DNA (ACAD), da Universidade de Adelaide, teve a participação de pesquisadores do Departamento de Arqueologia da Universidade de Aberdeen (Escócia) e do Wellcome Trust Sanger Institute, em Cambridge (Reino Unido).
 
"Este é o primeiro registro de como a nossa evolução ao longo dos últimos 7500 anos tem impactado as bactérias que carregamos conosco e as consequências importantes para a saúde", diz o líder do estudo, o professor Alan Cooper, diretor do ACAD.
 
"A composição de bactérias orais mudou consideravelmente com a introdução da agricultura e, novamente, cerca de 150 anos atrás. Nesta época, com a introdução do açúcar processado e farinha na Revolução Industrial, podemos ver uma drástica diminuição na diversidade de nossas bactérias orais, permitindo a dominação por cepas de causadores de cáries. A boca moderna vive em um estado de doença permanente ".
 
A placa dentária representa a única fonte facilmente acessível bactérias preservadas em humanos", afirma a pesquisadora Christina Adler. "A análise genética da placa pode criar um registro novo e poderoso dos impactos dietéticos, mudanças de saúde e evolução genômica orais."
 
Os estudos, agora, estão sendo expandidos através do tempo e, em todo o mundo, incluindo outras espécies, como os neandertais.

 
Fonte isaude.net

INTO promove mutirão de cirurgias da coluna para pacientes no Rio

Primeiro mutirão atendeu 107 pacientes que necessitavam de prótese de quadril.
Foto: Tania Rego/ABr
Primeiro mutirão atendeu 107 pacientes que necessitavam
 de prótese de quadril
Primeiro mutirão ocorreu na semana anterior ao carnaval e atendeu 107 pacientes que necessitavam de prótese de quadril
 
Começou hoje (25), às 7 horas, o segundo mutirão de cirurgias promovido pela nova gestão do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), vinculado ao Ministério da Saúde. O primeiro ocorreu na semana anterior ao carnaval e atendeu 107 pacientes que necessitavam de prótese de quadril.
 
Desta vez, será feito um mutirão para cirurgias de coluna. Durante toda a semana, até o dia 1º de março, a meta é operar 20 pacientes com escoliose, disse à Agência Brasil o coordenador do Centro de Cirurgia de Coluna, Luiz Cláudio Schettino. A iniciativa vai reduzir para 900 o número de pacientes com escoliose que aguardam na fila de cirurgias.
 
O Centro de Doenças da Coluna do Into tem 29 tipos de procedimentos diferentes de alta complexidade. Nesse primeiro mutirão da coluna, a direção optou por atender aos portadores de escoliose, que é um desvio da coluna vertebral. Segundo informou Schettino, trata-se de cirurgias grandes, de longa duração, porque a doença abrange, às vezes, a coluna inteira, o que obriga a ter três cirurgiões em cada sala para cada paciente.
 
Atualmente, aguardam na fila do Into 4.861 pacientes com vários tipos de doença da coluna vertebral. " Em média, na nossa rotina, a gente opera três ou quatro casos de escoliose por semana" .
 
A maioria das cirurgias no mutirão de coluna que começa nesta segunda-feira é constituída por adolescentes com escoliose. Schettino explicou que o momento de grande risco de piora de progressão da escoliose é na infância e na adolescência. "A progressão da escoliose está diretamente relacionada ao potencial de crescimento. Quanto mais rápido cresce a criança, mais rapidamente também pode avançar a doença" .
 
A escoliose costuma evoluir sem causar dor ou incapacidade na criança e no adolescente, por isso os ortopedistas ressaltam a importância de o pediatra diagnosticar precocemente a doença.
 
O hospital está fazendo um rodízio de mutirões de cirurgias, mas ainda não está definido qual será o próximo. No total, são 15 subespecialidades no Into. Os que apresentam maior número de pacientes na fila são os problemas de quadril, joelho e coluna.
 
Schettino disse que um mutirão como esse costuma mobilizar uma equipe maior para poder fazer funcionar tantas salas de cirurgia ao mesmo tempo. Na quinta-feira (21), durante reunião para fechar detalhes do mutirão, o médico foi surpreendido por 22 funcionários que procuraram a organização e disponibilizaram para ajudar. " Pessoas que não estariam todos os dias lá", comemorou.
 
O Into tem atualmente nove cirurgiões de coluna. Schettino disse que as equipes têm também médicos estagiários que fazem especialização no hospital, além de residentes e profissionais que foram formados em coluna dentro do hospital e que trabalham em outros locais. Englobando cirurgiões, enfermeiros e auxiliares, 40 profissionais estarão mobilizados para o mutirão de coluna.
 
Fonte isaude.net

Saúde Itinerante no Amazonas realiza 1,4 mil cirurgias até o final de 2013

O calendário deve contemplar todas as regiões do estado
Além das cirurgias de baixa e média complexidade, estão agendados 25 exames de endoscopia, para apoio diagnóstico
 
O Programa Amazonas Saúde Itinerante vai realizar 1,4 mil cirurgias nas mais diversas especialidades no estado em 2013. Os procedimentos ocorrem no Hospital Regional da cidade de Carauari, distante 702 quilômetros de Manaus. Além das cirurgias de baixa e média complexidade, estão agendados 25 exames de endoscopia, para apoio diagnóstico.
 
As equipes de cirurgia eletiva do Amazonas Saúde Itinerante já passaram, este ano, pelos municípios de Iranduba e Jutaí, com a realização de mais de 80 procedimentos cirúrgicos. Rio Preto da Eva deve ser a próxima cidade a receber esta ação do programa, segundo calendário organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
 
O secretário de estado de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, destaca que o calendário deve contemplar todas as regiões do estado.
 
Fonte isaude.net

Áustria: Pesquisadores identificam imunodeficiência previamente desconhecida

Pesquisadores da Medical University of Vienna, na Áustria, identificaram um tipo de imunodeficiência grave previamente desconhecido
Pesquisadores da Medical University of Vienna, na Áustria,
 identificaram um tipo de imunodeficiência grave
previamente desconhecido
O diagnóstico de imunodeficiência primária (PID), causada por defeito nas células B, foi feito em um menino de 13 anos de idade
 
Pesquisadores da Medical University of Vienna, na Áustria, identificaram uma imunodeficiência grave previamente desconhecida.
 
O diagnóstico de imunodeficiência primária (PID) foi feito em um menino de 13 anos de idade. O estudo foi publicado na revista "Blood".
 
Um defeito previamente desconhecido de células B foi identificado no adolescente com a ajuda do sequenciamento genético, que permite detectar mutações genéticas no DNA dentro de poucos dias.
 
"Nossa descoberta criou uma sensação de alívio na família, já que agora sabemos finalmente o que está errado com o menino", afirma o pesquisador Kaan Boztug.
 
A equipe identificou um defeito no gene PRKCD. Isso causa uma avaria na regulação dos linfócitos B, que são considerados "fábricas de anticorpos". Autoimunidade grave se desenvolve como uma consequência.
 
Desde a infância o paciente sofreu periodicamente de autoimunidade grave dos rins, linfonodos e tecidos conjuntivos. Agora com 13 anos de idade, o menino já havia sido imunossuprimido com cortisona por longos períodos, mas agora o alvo da terapia pode ser precisamente isolado. "Só quando você conhece o mecanismo, uma terapia individualmente adaptada pode ser adequadamente utilizada ou desenvolvida", ressaltam os pesquisadores.
 
Atualmente cerca de 30 a 40% das deficiências permanecem sem diagnóstico preciso. Isso pode mudar agora com a ajuda dos mais recentes processos de diagnóstico, incluindo "sequenciamento genético". A maioria das imunodeficiências é classificada como "doenças raras".
 
O Dia Mundial das Doenças Raras acontece em 28 de fevereiro de 2013 e foi criado para chamar a atenção para esses grupos de doenças, de modo a ser capaz de oferecer aos pacientes melhores possibilidades de diagnóstico e perspectiva de terapias eficazes. No total, há cerca de 8 mil doenças raras. Oito em cada dez destas doenças aparecem na infância.
 
Fonte isaude.net

Software desenvolvido para tablets auxilia alfabetização infantil de autistas

Tartaruga Lina
Tartaruga Lina é personagem que faz a comunicação com as crianças estimulando a realização de várias tarefas
 
Métodos de aprendizagem tradicionais junto com as técnicas utilizadas com crianças autistas, resultaram em um software para tablets e notebooks que auxilia no processo de alfabetização dessas crianças. O produto surgiu de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no projeto intitulado Lina Educa.
 
Iniciado em 2007 e após um período de paralisação, os estudos foram retomados pela designer gráfico Aline Neves no ano passado com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
 
O sistema desenvolvido consiste em apoiar o ensino da alfabetização utilizando os métodos Teach e de Relações de Comportamento para organizar uma agenda diária para a criança e auxiliá-la na realização das atividades, afirma a doutora em Engenharia de Produção e professora da Ufam, Claudete Barbosa Ruschival.
 
" Se não determinarmos uma rotina diária para a criança autista, ela não consegue se organizar. O software trabalha isso, a percepção, a generalização e organização das atividades educacionais e da rotina em família, como ir à casa de familiares, escovar os dentes, tomar banho e ir ao terapeuta" , disse a pesquisadora.
 
Ruschival esclareceu que para organizar a vida da criança em uma agenda diária e fazê-la sentir-se participante de todo o processo, são trabalhadas imagens, com ilustrações ou fotos.
 
Tartaruga Lina
A criança autista utiliza o software 'guiada' pela tartaruga Lina, personagem desenvolvida pelos pesquisadores que participam do projeto. " Trabalhamos com apoio do Instituto Autismo no Amazonas, que tem nos dado um feed-back de todas as ações. Tínhamos um conceito e uma noção de algumas atividades, mas que tiveram de ser completamente alteradas para que beneficiasse verdadeiramente as crianças com autismo" , explicou a pesquisadora.
 
No software, a criança pode visualizar sua agenda de atividades diária e da semana, além de também permitir o acompanhamento das atividades por terapeutas, profissionais de educação especial e por familiares.
 
A pesquisadora disse que todas as atividades serão compostas por testes e que após a criança desenvolver as atividades ela terá de fazer um teste para avançar para outro nível.
 
" A criança verificou na agenda que é a hora de escovar os dentes. O software mostra a ela, por meio de fotos - inseridas pela família - ou por ilustrações, como ela deve desenvolver essa atividade. Depois disso, ela fará um teste no softaware e passará para a próxima atividade da rotina, que pode ser ir ao terapeuta ou ir à casa da avó" , explicou.
 
Segundo a cientista, o desenvolvimento do software foi baseado nos critérios de usuabilidade, interação e limitações de crianças autistas. Assim, o programa emite um relatório mensal de todas as atividades desenvolvidas pela criança que servirá para os pais, educadores e para o acompanhamento terapêutico.
 
Com informações da Fapeam
 
Por isaude.net

Plaquetas artificiais aceleram o processo de cicatrização de feridas

Wallace H. Coulter e Ashley Brown, durante o processo de pesquisa
Wallace H. Coulter e Ashley Brown, durante
 o processo de pesquisa
Testes em modelos animais mostraram que as organelas sintéticas reduziram o tempo de coagulação em cerca de 30%
 
Pesquisadores da Georgia Tech, nos EUA, estão desenvolvendo plaquetas sanguíneas artificiais que podem acelerar o processo de cicatrização de feridas.
 
A abordagem pode ser incorporada a um dispositivo injetor do tamanho de um telefone celular, que pode tratar em especial, soldados feridos em campos de batalha, ajudando a controlar o sangramento, estabilizando a lesão e definindo o caminho certo para a cura.
 
Segundo os pesquisadores, a formação de coágulos de sangue pelas plaquetas artificiais seria desencadeada pelo mesmo fator que inicia a processos naturais de coagulação do corpo. Em modelos animais, as plaquetas sintéticas reduziram o tempo de coagulação em cerca de 30%, embora os materiais ainda não tenham sido testados em seres humanos.
 
"A ideia é criar uma tecnologia capaz de entregar um biomaterial que consegue encontrar onde o sangramento está acontecendo e aumente o processo de coagulação do próprio corpo. Ao mesmo tempo, o material seria capaz de ajudar a instruir a bioquímica e biofísica da estrutura do coágulo que iria reger a cura posterior", explica o pesquisador Thomas Barker.
 
Segundo os pesquisadores, além de ajudar parar o sangramento, as plaquetas sintéticas iriam entregar produtos químicos regulamentares destinados a prevenir cicatrizes.
 
As plaquetas sintéticas, feitas a partir de estruturas de minúsculas conhecidas como hidrogéis, podem ser injetadas na corrente sanguínea, onde circulariam até serem ativadas pelo processo de coagulação do próprio corpo. Uma vez ativadas, as partículas mudariam de forma e ajudariam a vedar as feridas.
 
O produto já foi testado em ratos, e, separadamente, utilizando sistemas endoteliais simulados in vitro. Embora o trabalho ainda tenha que percorrer um longo caminho até que o dispositivo possa ser usado no campo de batalha, Barker prevê a transição da pesquisa para uma empresa iniciante que vai desenvolver a tecnologia para melhorar a capacidade de sobrevivência de soldados feridos.
 
Fonte isaude.net

Com nível de poluição elevado, China admite que país pode ter "vilas do câncer"

Imagem mostra Shanghai, na China, encoberta por nuvem de poluição.
Imagem mostra Shanghai, na China, encoberta por nuvem de poluição
Reconhecimento de riscos para a saúde da população foi divulgado em um relatório do Ministério do Meio Ambiente do país
 
O Ministério do Meio Ambiente da China reconheceu, pela primeira vez, que elevados níveis de poluição podem estar relacionados à incidência de casos de câncer em algumas localidades do país. Há quatro anos, foi publicado, na imprensa local, um mapa que identificava essas regiões, chamadas "vilas do câncer".
 
O reconhecimento está em um relatório do ministério, que é divulgado no momento em que as autoridades chinesas discutem os problemas causados pela poluição e pelo lixo industrial.
 
Alguns veículos de comunicação da China divulgaram relatos e dados que mostram que, nas últimas décadas, aumentou a incidência de câncer em vilarejos perto de fábricas e rios poluídos.
 
No relatório, o Ministério do Meio Ambiente também menciona que as indústrias chinesas podem estar usando substâncias químicas proibidas em países desenvolvidos, por serem consideradas nocivas à saúde humana.
 
De acordo com dados não oficiais, a poluição aumentou com a rápida industrialização do país durante as últimas três décadas. Algumas cidades chinesas estão entre as mais poluídas do planeta. Mas a poluição não se limita às cidades, conforme o mapa da poluição.
 
Na relação de substâncias nocivas está o nonifenol, um composto orgânico sintético proibido na indústria têxtil da Europa, mas utilizado na China, que adota o produto também na fabricação de detergentes.
 
Fonte isaude.net

Falsas promessas na saúde

Roberto Luiz d'Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Afinal, o que o Brasil precisa não é da interiorização do
médico, mas da assistência à saúde
Roberto Luiz d Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)
 
No Brasil da atualidade, na área da saúde, vê-se o renascimento das falsas promessas que não se dobram aos argumentos lógicos. A preocupação não está nos resultados que tragam fôlego ao Sistema Único de Saúde. Em lugar disso, o apelo deve assegurar o interesse imediato seja qual for. Preocupa-nos ver importantes setores da sociedade embarcarem nessa jornada insólita, considerando-se que saúde pública se faz com investimentos contínuos e gestão competente.
 
Em janeiro, mais uma vez, o governo federal simplifica a questão da ampliação do acesso à saúde, atrelando-a à suposta falta de médicos. Para tanto, fez aliados entre os prefeitos recém-eleitos que, pressionados, passaram a defender a importação de profissionais. Essa foi a tônica de recente manifestação da Frente Nacional dos Prefeitos, realizada em Brasília.
 
Não somos contra essa medida, desde que os portadores de diplomas obtidos no exterior sejam submetidos ao Revalida. Esta é a solução para garantir o ingresso, no país, de profissionais minimamente preparados para atender nossa população, haja vista que esse exame mede com a mesma régua o candidato formado na América Latina, na Ásia ou na Europa.
 
Se no Brasil enfrentamos sérios problemas com o sistema formador de médicos, a situação não deve ser melhor em outros países. Se aqui temos dificuldades de enquadrar essas escolas e exigir mais dos egressos das salas de aula, em outros lugares ações desse tipo são impossíveis. Mas, além da importação pura e simples de profissionais, questionamos também outros pontos sobre os quais os autores da ideia não tecem comentários.
 
Esses médicos importados terão condições de trabalho reais e imediatas? O paciente por eles tratado terá garantido acesso facilitado a outros exames e a leito de internação? Sem progressão funcional, com vínculos empregatícios precários e distantes dos centros de formação continuada, eles realmente se fixarão nas zonas de baixa cobertura assistencial? Quem garante que ficarão no interior para sempre?
 
O dilema por eles encontrado será o mesmo dos médicos formados no Brasil: podem até aceitar o desafio, mas, diante da falta de estrutura e perspectivas, buscarão abrigo nas grandes cidades, acirrando o cenário de desigualdade na distribuição dos profissionais. Os estudos mostram que contamos com médicos em quantidade suficiente para atender a nossas necessidades, mas, por causa da falta de políticas públicas, eles evitam as áreas mais pobres e o serviço público.
 
Esperamos que a lógica e o bom senso prevaleçam. O governo precisa entender sua responsabilidade de dotar o Estado de medidas estruturantes, sem apelar para o caminho do imediatismo midiático. A criação de uma carreira pública específica no âmbito do SUS é a saída real para o país. Afinal, o que o Brasil precisa não é da interiorização do médico, mas da assistência à saúde. Ou seja, garantir a presença de profissionais, de infraestrutura e de uma rede integrada, levando reais benefícios para a sociedade.
 
Fonte isaude.net

Antídoto inédito atenua efeito do veneno de abelhas em pessoas alérgicas

Doses experimentais utilizaram o veneno total da abelha.
Doses experimentais utilizaram o veneno total da abelha
Pesquisadores do Butantan criam formulação pioneira no mundo que poderá ser adotada como imunoterapia
 
O efeito do veneno em pessoas picadas por abelhas poderá ser atenuado através de uma formulação desenvolvida por pesquisadores do Instituto Butantan, em parceria com cientistas do exterior. O antídoto reduz mais rapidamente a ação do veneno em pessoas alérgicas e possui lipossomas em sua fórmula, elaborados a partir de lipídeos naturais e funcionaria como uma vacina.
 
O tratamento chamado de imunoterapia com a aplicação dos lipossomas, permite a concentração do veneno em seu interior, acelerando o tratamento e diminuindo a dose necessária para se atingir o mesmo objetivo, que é eliminar ou diminuir, neste caso, a sensibilidade ao veneno, ajudando a evitar os sintomas severos e até morte por choque anafilático.
 
Segundo a professora Maria Helena Helena Bueno da Costa, doutora pelo Instituto de Química (IQ) da USP, os testes feitos com animais mostraram bons resultados e o próximo passo será desenvolver experimentos em humanos. " Trata-se de uma iniciativa inédita no mundo, do que pode vir a ser uma imunoterapia e o processo já foi devidamente patenteado" , informa.
 
A pesquisadora lembra que os tratamentos convencionais em casos de picadas de abelhas que atingem pessoas alérgicas podem levar entre 4 e 5 anos e além de doloroso, o índice de rejeição é alto entre os pacientes, envolvendo o uso de antialérgicos, adrenalina e cortisona.
 
Os lipossomas serão responsáveis pelo transporte da formulação no corpo humano, tornando mais rápido e eficiente o tratamento. Para desenvolver as doses experimentais, os pesquisadores utilizaram o veneno total da abelha.
 
Fosfolipase e melitina
Os principais componentes do veneno das abelhas são a fosfolipase, presente em 12%, e a melitina, que representa 50% da composição. O veneno total foi encapsulado (incluídos dentro do lipossoma) em membranas artificiais produzidas em laboratório, os chamados lipossomas, que são nanocápsulas que podem concentrar grande quantidade de veneno no seu interior, descreve a cientista.
 
" O veneno foi modificado quimicamente para não causar danos nas membranas do lipossoma" , diz Maria Helena, lembrando que os próprios lipossomas também passam por modificação na composição. Um excesso de inibidor de fosfolipase e de melitina foi adicionado ao filme lipídico usado para a produção dos lipossomas, garantindo, portanto, a sua estabilidade.
 
Nos testes em laboratórios, os cientistas realizaram tratamentos em dois grupos de animais que receberam doses do veneno por um período de 120 dias. Após este período, o grupo submetido à formulação com as nanocápsulas nada sofreu, na simulação de picada por uma abelha, enquanto o outro apresentou os sintomas de alergia severa e de choque anafilático.
 
Fonte isaude.net

Insônia frequente duplica risco de ataque cardíaco em pessoas saudáveis

Quem sofre de insônias tem um risco 27% mais elevado de ataque cardíaco
Quem sofre de insônias tem um risco 27% mais
elevado de ataque cardíaco
Pessoas com dificuldade em adormecer na maioria das noites apresentavam um risco 45% maior de sofrer infartos
 
Estudo publicado pela American Heart Association revela que episódios recorrentes de insônia duplicam o risco de ataques cardíacos em pessoas saudáveis.
 
A investigação, que decorreu durante 11 anos e envolveu adultos noruegueses, confirmou que as pessoas com dificuldade em adormecer na maioria das noites apresentavam um risco 45% maior de sofrer infartos.
 
Os voluntários que relataram dificuldades em dormir uma noite inteira apresentaram um risco aumentado de 30% e os que acordavam com um sentimento de cansaço mais do que uma vez por semana tiveram um risco 27% mais elevado de ataque cardíaco.
 
"Os problemas do sono são comuns e facilmente tratáveis. É importante que as pessoas estejam conscientes desta ligação entre insônia e problemas cardíacos e que falem com o seu médico quando ocorrerem os primeiros sintomas", afirma o líder do estudo Lars Erik Laugsand, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
 
Para a investigação, os cientistas basearam-se em respostas dadas a um questionário por 52.610 participantes e na análise de arquivos de hospital de 2,368 pessoas que tiveram ataques de coração durante os 11 anos de acompanhamento.
 
Apesar dos resultados, não são muito claras as razões que ligam a insônia a problemas cardíacos. Alguns investigadores sugerem que os problemas do sono podem estar relacionados com fatores que aumentam o risco cardíaco como pressão sanguínea e inflamações.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de São José do Inhacorá (RS) abre vagas

A Prefeitura de São José do Inhacorá, estado do Rio Grande do Sul, está promovendo os editais Nº. 007/2013 e 008/2013 para realização de processo seletivo e concurso público. Os certames oferecem 02 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental e superior.
 
Cargos
Edital 007: Agente Comunitário de Saúde.

Edital 008: médico e operário.
 
O vencimento pode chegar a R$ 7.197,58.
 
As inscrições, no valor de R$ 36,50, serão efetuadas do dia 25 de fevereiro à 08 de março de 2013, em dias úteis, das 8h às 11h 30min e das 13h 30min às 16h, no Setor de Pessoal, na sede da Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá, situada à rua Frei Leonardo Braun, nº 50, Prefeitura de São José do Inhacorá.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados e/ou entregues os seguintes documentos:
Cópia da Cédula de Identidade, CTPS ou CNH, informação do CPF e taxa de inscrição a ser recolhida na tesouraria da Prefeitura Municipal.
 
Outras informações e a íntegra do edital poderão ser obtidas no endereço acima ou nos sites www.sellector.com.br e www.sjinhacora.com.br.

Prefeitura de Buriti dos Montes - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Buriti dos Montes, Estado do Piauí, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo, que visa provimento de vagas temporárias na Administração Municipal. São providas 35 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.312,00 em carga horária de 16 a 40h semanais.

Cargos
Professor, Orientador Social e Cultural, Médico, Motorista para transporte escolar, Psicólogo e Farmacêutico/Bioquímico.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas até o dia 28 de fevereiro de 2013, somente de forma presencial, das 8h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes - PI, inclusive no sábado dia 23.02.2013 (até as 12h). As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova será realizada no dia 10 de março de 2013, na cidade de Buriti dos Montes. A prova terá duração de 2h e 30 min., a contar do horário de seu início previsto para as 9h, encerrando-se às 11h 30m (horário oficial do Estado do Piauí).

Validade
O certame terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a conveniência da administração pública por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Garuva - SC

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios o edital nº. 002/2013 de processo seletivo oferecendo vagas para estagiários na Prefeitura de Garuva, estado de Santa Catarina.

São ofertadas 13 vagas para estudantes regularmente matriculados no ensino médio e em curso de graduação de Direito.

A bolsa estágio é de até R$ R$ 550,50.
 
As inscrições serão realizadas até às 17h00min do dia 18 de março de 2013, através do site www.garuva.sc.gov/recursoshumanos/processoestagiario.
 
No ato da inscrição deverá ser apresentado os seguintes documentos:
 
Cópia do comprovante de votação da ultima eleição;

Atestado de frequência da instituição de ensino;

Histórico escolar do último ano cursado;

01 foto 3x4;

Certificado de reservista, para candidato do sexo masculino maior de 18 anos;

Cópia de documento que comprove a identidades (RG ou CNH);

CPF;

Comprovante de Residência.
 
A seleção será constituída de prova escrita e avaliação prática.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 07 de abril de 2013, com início às 09 horas, nas dependências da Escola Municipal Vicente Vieira, situada na Rua Antônio Ladislau de Araújo, 802, Bairro Geórgia Paula na cidade de Garuva.
 
O gabarito da prova escrita será divulgado no site www.garuva.sc.gov.br/recursoshumanos/processoestagiario, a partir da 14h00min do dia seguinte a realização data da prova.
 
A partir do dia 12 de abril de 2013 será divulgado em mural na sede da Prefeitura de Garuva a lista dos candidatos habilitados para a avaliação prática de informática, e as datas e horários da realização desta.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Vila Pavão (ES) lança edital de processo seletivo

Quem estava interessado em participar do Processo seletivo - Edital n°. 005/2013 da Prefeitura de Vila Pavão, cidade localizada a 286 km de Vitória, no estado do Espírito Santo, agora terá um tempo a mais para realizar a inscrição. É que a Prefeitura comunicou que as inscrições foram prorrogadas até o dia 25 de fevereiro de 2013.
 
A seleção visa a contratação de 15 profissionais para atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público nos seguintes cargos: Médico (Pediatra e Clínico Geral), Fisioterapeuta, Nutricionista, Motorista e Enfermeiro.
 
O vencimento varia entre R$ 709,58 e R$ 7.315,50, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
As inscrições serão realizadas das 9h às 11h e das 13h às 16h na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua XV de Novembro, s/nº, Centro, Vila Pavão/ES, CEP: 29.843-000.
 
Mais informações na Prefeitura Municipal de Vila Pavão e na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Estágio nos Correios de São Paulo

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos divulgou o extrato do edital Nº. 035/2013 de processo seletivo, que servirá para o preenchimento de 47 vagas e formação de cadastro de estagiários de nível médio.
 
Do total de oportunidades, 19 são para o turno matutino e 28 vagas para o turno vespertino, todas na cidade de Bauru/SP.
 
Os estudantes interessados em se inscrever deverão enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para a Seção de Captação/GEREC/DR/SPI, localizada à Praça Dom Pedro II, 4-55 - Centro - Portaria B - Recepção - Bauru/SP - CEP 17015 - 905, ou para o endereço eletrônico - spigerecscrh@correios.com.br no período de 25 de março a 05 de abril de 2013.
 

Edital / Publicações

Perpart (PE) abre seleção para diversos cargos

A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa de economia mista ligada à Secretaria de Administração do Estado (SAD), abriu seleção para o preenchimento de 03 vagas do seu quadro de funcionários. As vagas oferecidas são para os cargos de Assistente Contábil, Gestor de Programa Especial e Médico do Trabalho. A contratação é imediata.

Para o cargo de Gestor de Programa Especial, é exigida formação superior em Ciências Contábeis com pós-graduação na área. O salário oferecido é de R$ 6,146,08, com carga horária de 40 horas semanais. Ao candidato selecionado serão atribuídas funções de gerenciamento do Programa de Convergência Contábil (PCC), relacionado à contabilidade da empresa.

No cargo de Assistente Contábil, é exigido que o candidato seja técnico em ciências contábeis – preferencialmente com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) posterior a 2009. O salário oferecido é no valor de R$ 1.328,89, com carga horária de 40 horas semanais.

Já o cargo de médico do trabalho, será selecionado profissionais com graduação em Medicina e pós-graduação em Medicina do Trabalho. O salário oferecido é de R$ 6,146,08, cuja carga horária é de 20 horas semanais. Ao contratado caberá a implementação e acompanhamento do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) da Perpart.

Todas as três vagas oferecem benefícios como vale-alimentação/refeição e vale-transporte, além de reconhecimento do FGTS e INSS.

Os interessados nas vagas devem enviar currículo para o e-mail: anamaria.coutinho@perpart.pe.gov.br até o dia 27 de fevereiro 2013. No campo de assunto do e-mail, o candidato deve especificar para qual vaga está se candidatando.

A seleção será formada em até quatro etapas: entrevista coletiva, teste teórico ou redação, dinâmica de grupo e estudo de caso.

Edição com informações do portal do Governo do Pernambuco.

Prefeitura de Erval Seco (RS) abre vagas

A Prefeitura de Erval Seco, cidade localizada a 430 km de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, publicou através do Diário Oficial dos Municípios editais para realização de concurso público Nº. 001/2013 e processo seletivo Nº. 001/2013. A seleção destina-se ao preenchimento de 14 vagas de nível fundamental com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: Operador de Máquina (05), Visitador (08) e Agente Comunitário de Saúde (01).
 
As inscrições serão realizadas no período entre 25 de fevereiro a 06 de março de 2013, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.
 
As provas serão aplicadas na data provável de 17 de março de 2013, em local e horário a serem divulgados nos sites www.ervalseco.rs.gov.br e www.alternativeconcursos.com.br.

Prefeitura de Imigrante (RS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Imigrante, estado do Rio Grande do Sul, lançou através do Diário Oficial dos Municípios extrato do edital Nº. 021/2013 de processo seletivo. A seleção visa a contratação por prazo determinado para a função de Psicólogo, com salário básico de R$ 2.312,99 e carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas de forma presencial no período de 25 a 28 de fevereiro de 2013, na Prefeitura de Imigrante, situada à Rua Castelo Branco, 15, Centro - Imigrante/RS, no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min.
 
Outras informações podem ser obtidas na Prefeitura de Imigrante

Prefeitura de Santiago (RS) abre vagas na área da saúde

No município de Santiago, estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura tornou pública a abertura de processo seletivo nº. 007/2013. O certame é destinado a contratação por prazo determinado, para a função de Médico Pediatra.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 25 a 27 de fevereiro de 2013, das 8h às 13h.
 
Outras informações podem ser obtidas no site www.pmsantiago.com.br.

Prefeitura de Santo Antônio de Posse (SP) abre vagas

Aberto o edital nº 002/2013 de processo seletivo para ingresso no quadro da Prefeitura de Santo Antônio de Posse, estado de São Paulo. A finalidade é prover 09 vagas no cargo de Médico (Socorrista, Ginecologista, Pediatra, Neurologista, Urologista, Dermatologista, PSF, Ortopedista e Clínico Geral), que oferece salário de até R$ 3.386,66 mais gratificação de até 100%. A jornada de trabalho é de 20, 24, 30 e 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 30,00, deverão ser efetuadas única e exclusivamente nas dependências do paço Municipal, situado à Praça Chafia Chaib Baracat, nº 351, Vila Esperança, Santo Antônio de Posse/SP, até o dia 26 de fevereiro de 2013, no horário das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 17 março de 2013, com início às 09:00 horas, nas dependências da EMEF Profª Conceição Godoi Menuzzo, situada à Rua Dr. Alberto Aranha Fortuna, nº 700, Jardim Maria Helena, Santo Antônio de Posse/SP.

A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da administração municipal.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Antônio Carlos (SC) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Antônio Carlos, estado de Santa Catarina, divulgou edital Nº. 002/2013 de processo seletivo. O certame destina-se à contratação de 27 servidores em caráter temporário, para os cargos de Médico, (Pediatra, Ginecologista e Psiquiatra), Odontólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Agente de Saúde, Motorista categorias "E", "D" e "C", Auxiliar Contábil Financeiro III, Operador de Máquinas, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Oficial de Manutenção/Conservação e Mecânico. O vencimento varia entre R$ 751,53 e R$ 11.239,21, por jornada de trabalho de 10, 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 01 de março do ano de 2013, na Secretaria Municipal de Administração de Antônio Carlos, das 07h30min h às 11h30minh e das 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível superior) e R$ 25,00 (nível fundamental e médio).
 
Prova
A prova escrita será realizada na data provável de 10 de março de 2013, às 10:00 horas, cujo local será divulgado exclusivamente no site da Prefeitura - www.antoniocarlos.sc.gov.br até o dia 07 de março de 2013.
 
A prova prática será realizada na mesma data da prova escrita, às 13:30 horas, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 07 de março de 2013, através do site www.antoniocarlos.sc.gov.br.
 
A listagem classificatória será divulgada no mural e no site desta Prefeitura - www.antoniocarlos.sc.gov.br, a partir das 10:00 horas do dia 15 de março de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital pode ser acessado por meio do link http://www.antoniocarlos.sc.gov.br/conteudo/?item=950&fa=4&cd=5177

Concurso Prefeitura de Ibaté - SP

A Prefeitura de Ibaté, cidade localizada na região central do Estado de São Paulo, publicou três editais (n°s 001, 002 e 003/2013) para realização de concurso público, organizado pela empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda. O objetivo do certame é preencher 43 vagas para provimento de emprego nos cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O edital n° 001/2013 oferece 29 vagas para os cargos de auxiliar administrativo, coveiro, eletricista, encanador, fiscal de serviços públicos, fiscal de tributos, gari, pedreiro, serviços gerais - sexo masculino, telefonista, assistente social, contador, farmacêutico e médio clínico geral. O salário oferecido varia de R$ 15,83 p/hora a R$ 1.654,94 p/mês, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
No edital n° 002/2013 são ofertadas 09 vagas para os cargos de motorista, operador de máquinas e tratorista. A remuneração varia entre R$ 810,39 p/mês a R$ 938,15 p/mês, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Já o edital n° 003/2013 dispõe de 05 vagas para o cargo de guarda municipal - sexo masculino, cuja remuneração é de R$ 745,18 p/mês e carga horária de 40 horas semanais e/ou 12x36 hs.
 
As contratações serão através do Regime Jurídico da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
 
As inscrições serão realizadas pela Internet, por meio do site: www.sigmaassessoria.com.br, a partir das 09h00min do dia 05 de março até às 23h59min59seg do dia 14 de março de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição varia de acordo o cargo escolhido, sendo R$ 20,00 para nível fundamental incompleto, R$ 30,00 para nível médio completo e R$ 50,00 para nível superior completo.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 07 de abril de 2013, domingo, em local e horário a ser divulgado por ocasião da homologação das inscrições. Já o Gabarito Preliminar será divulgado no dia 09 de abril de 2013.
 
O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ibaté - SP

A Prefeitura de Ibaté, cidade localizada na região central do Estado de São Paulo, publicou três editais (n°s 001, 002 e 003/2013) para realização de concurso público, organizado pela empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda. O objetivo do certame é preencher 43 vagas para provimento de emprego nos cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O edital n° 001/2013 oferece 29 vagas para os cargos de auxiliar administrativo, coveiro, eletricista, encanador, fiscal de serviços públicos, fiscal de tributos, gari, pedreiro, serviços gerais - sexo masculino, telefonista, assistente social, contador, farmacêutico e médio clínico geral. O salário oferecido varia de R$ 15,83 p/hora a R$ 1.654,94 p/mês, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
No edital n° 002/2013 são ofertadas 09 vagas para os cargos de motorista, operador de máquinas e tratorista. A remuneração varia entre R$ 810,39 p/mês a R$ 938,15 p/mês, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Já o edital n° 003/2013 dispõe de 05 vagas para o cargo de guarda municipal - sexo masculino, cuja remuneração é de R$ 745,18 p/mês e carga horária de 40 horas semanais e/ou 12x36 hs.
 
As contratações serão através do Regime Jurídico da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
 
As inscrições serão realizadas pela Internet, por meio do site: www.sigmaassessoria.com.br, a partir das 09h00min do dia 05 de março até às 23h59min59seg do dia 14 de março de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição varia de acordo o cargo escolhido, sendo R$ 20,00 para nível fundamental incompleto, R$ 30,00 para nível médio completo e R$ 50,00 para nível superior completo.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 07 de abril de 2013, domingo, em local e horário a ser divulgado por ocasião da homologação das inscrições. Já o Gabarito Preliminar será divulgado no dia 09 de abril de 2013.
 
O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Rinópolis - SP

A Prefeitura de Rinópolis, estado de São Paulo, divulgou os extratos dos editais nº. 01/2013 para realização de concurso público e nº 01/2013 para processo seletivo, ambos visando o preenchimento de empregos vagos do quadro do município. São oferecidas 09 vagas para candidatos de níveis fundamental e superior, com remuneração de até R$ 1.300,79.
 
Cargos
Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Agente Comunitário de Saúde e Operador de Rede de Água e Esgoto.
 
Os interessados poderão se inscrever do dia 04 a 08 de março de 2013, das 8:00 às 11:00 horas e das 12:30 às 16:00 horas, na sede da Prefeitura de Rinópolis, situada à Rua São Luiz, n.º 242, centro, na cidade de Rinópolis - SP.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentadas cópias dos seguintes documentos, juntamente com os respectivos originais:
 
Cópia da Cédula de Identidade com o respectivo original para conferência;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 25,00;

Nível superior: R$ 40,00.
 
Outras informações podem ser dadas pela Prefeitura Municipal e pelos sites www.rinopolis.sp.gov.br e www.exitusconcursos.com.br.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Lagoa da Canoa (AL) abre processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, estado de Alagoas, publicou o extrato de edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo oferecendo 233 vagas de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos: Professor do 1º ao 5º ano (30 vagas), Professor do 6º ao 9º ano (16 vagas), Coordenadores –Alfabetizadores (Programa BRALF) (12 vagas), Alfabetizadores - Popular (Professores p/ Programa BRALF) (65 vagas), Agente Administrativo (09 vagas), Fiscal de Disciplina (01 vaga), Merendeira (32 vagas), Serviçal (23 vagas) e Vigia (45 vagas).
 
As inscrições serão realizadas até 28 de fevereiro de 2013, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua D. Pedro I, S/N, centro, Lagoa da Canoa, das 9 às 13 horas.

Prefeitura de Jaborá (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Jaborá, cidade localizada 460 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013. A seleção visa o preenchimento de 31 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 12.461,79, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Ao candidato portador de necessidades especiais serão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Agente de Higienização Copa e Cozinha, Agente de Manutenção, Auxiliar Administrativo, Contador, Mecânico, Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas (Agrícolas e Pesadas), Pedreiro/Carpinteiro, Professor (Pedagogia, Ciências, Educação Física, História, Matemática e Português/Inglês), Soldador, Técnico em Agropecuária, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Odontólogo e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas entre às 08h do dia 27 de fevereiro e às 20h do dia 8 de março de 2013, através do site www.exatagg.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 20,00;

Nível médio: R$ 40,00;

Nível superior: R$ 60,00.
 
O candidato que não tiver acesso à internet, terá ao seu dispor terminal com internet e pessoal para ajudar na inscrição, no período de inscrições, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Escola Básica Municipal Alberto Bordin, localizado na Rua Lauro Rupp, 2000, Interior – Jaborá – SC.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova escrita, prática e de títulos. As provas escritas e práticas serão realizadas provavelmente no dia 17 de março de 2013, em local e horário a ser identificado no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito provisório da prova escrita estará disponível no primeiro dia útil seguinte ao da sua realização, no mural de publicações oficiais do município de Jaborá e nos sites www.jabora.sc.gov.br e www.exatagg.com.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado final com a respectiva classificação para o cargo, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal de Jaborá.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Albertina SP

A Prefeitura de Santa Albertina, cidade de 5.723 habitantes, em São Paulo, divulgou edital de concurso público nº. 001/2013. O certame visa o provimento de 07 empregos vagos de níveis médio/técnico e superior, com salário de até R$ 4.443,04 e jornada de trabalho de 24, 30 e 40 horas semanais.
 
São reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Técnico de Enfermagem, Farmacêutico e Médico Plantonista.
 
As inscrições serão efetuadas no período de 25 de fevereiro a 03 de março de 2013, através do site www.consesp.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 17 de março de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial será divulgado no site www.consesp.com.br, entre às 13h e às 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
O concurso público será válido por 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.
 

Edital / Publicações

Concurso ICEAM 2013 - Edital e Inscrição

O Instituto Científico Educacional de Assistência aos Municípios (ICEAM.GOV) liberou o edital de abertura das inscrições para a realização do concurso público que vai reforçar o quadro funcional da instituição. A demanda do órgão é de 432 vagas, distribuídas entre as de provimento imediato (189) e futuro (243 vagas para cadastro reserva), compondo o quantitativo que irá atender à estruturação da representatividade do Instituto nos 27 estados do país.
 
Cargos
Os cargos com oferta de vagas são: Auxiliar de Serviços Gerais I (54 vagas efetivas e 54 para o cadastro reserva), Auxiliar Administrativo I (54 vagas efetivas e 54 para o cadastro reserva), Técnico Administrativo I (54 vagas efetiva e 54 para o cadastro reserva) e Gerente Administrativo I (27 vagas efetivas e 81 para o cadastro reserva). A remuneração oferecida varia de R$ 1.017,00 a R$ 3.051,00.
 
Inscrições
As inscrições serão processadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico da Fundação da Solidariedade (www.fundaso.com.br), das 10h do dia 22 de fevereiro de 2013 até ás 23:59h do dia 22 de março de 2013.
 
O valor da inscrição é de R$ 50,00 para os cargos de Nível Fundamental Incompleto, R$ 60,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo, R$ 70,00 para os cargos de Nível Médio e R$ 100,00 para os cargos de Nível Superior (em qualquer área).
 
Provas
O concurso está sob a responsabilidade da Fundaso, que aplicará as provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (cargos de nível superior) no período vespertino na Capital de cada Estado da Federação, provavelmente no dia 23 de junho de 2013 (domingo). Os locais de aplicação dos exames serão divulgados oportunamente no site da organizadora no dia 20 de junho de 2013.
 
A validade do concurso é de dois (02) anos, prorrogável por mais dois (02) anos.
 
Sobre o ICEAM
O Instituto Científico Educacional de Assistência aos Municípios - ICEAM, foi instituído em 1987 e tem atuação Nacional. Trata-se de uma instituição governamental que tem por missão promover o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.
 

Edital / Publicações

UNICAMP - SP abre processo seletivo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através da Diretoria Geral de Recursos Humanos, publicou edital para a realização de processo seletivo público nº 003/2013, que objetiva contratar médico plantonista. Há apenas uma vaga disponível e o candidato selecionado vai atuar na Unidade de Emergência Referenciada Pediátrica do Hospital de Clínicas da unidade hospitalar ou em outras unidades de saúde ligadas ao HC que sejam fundadas dentro do prazo da contratação.
 
Os requisitos para participar do processo seletivo é ter graduação em Medicina, registro no respectivo Conselho de Classe, residência médica completa em Pediatria reconhecida pelo MEC e Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS). Além desses requisitos, é preciso ter domínio no Inglês para leitura e interpretação de textos, não ter sido demitido por justa causa da Universidade Estadual de Campinas e ter boa conduta comprovada através do Atestado de Antecedentes Criminais negativo.
 
O salário inicial do médico plantonista será correspondente ao pagamento de plantão I, composto por módulos de 2 horas, no valor de 143,82, cada módulo. O valor será pago por até 120 horas mensais, divididas em plantões de acordo com a escala.
 
As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do endereço eletrônico http://www.dgrh.unicamp.br até às 17h do dia 3 de março de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 59,00, a qual deve ser paga até o primeiro dia útil subseqüente ao último dia de inscrição. Os interessados também podem fazer a inscrição presencialmente - exceto nos sábados, domingos e feriados - no 3º andar do Hospital das Clínicas - HC - Campus Unicamp - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo - Campinas/SPnos horários das 9h às 12h horas e das 14h às 16h
 
O processo seletivo será composto por duas etapas: prova escrita objetiva e escrita dissertativa, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A data provável para a realização das duas provas será no dia 07 de abril de 2013.
 
A validade deste processo seletivo público será de 1 ano contado a partir data de publicação do edital de homologação, podendo ser prorrogado.
 
O edital pode ser lido no endereço:
 
http://www.siarh.unicamp.br/concurso/VerEdital.jsf;jsessionid=E1A426EB824078030B3EFBCDF5BDB256?anocon=2013&numcon=3&tipedi=1&seqtip=1

Governo autoriza 314 vagas para concurso público da Anvisa

As vagas de nível superior serão distribuídas entre Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, com remuneração inicial de R$ 10.019,20, e Analista Administrativo, com remuneração de R$ 9.263,20
 
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou ao Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, nesta terça-feira (19/2), que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a ampliação do número de vagas do concurso público da Agência de 165 para 314.
 
O novo número de vagas deve ser publicado, até o final do mês, no Diário Oficial da União (DOU), retificando a Portaria n. 584, de 4 de dezembro de 2012.
 
As vagas de nível superior serão distribuídas entre Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, com remuneração inicial de R$ 10.019,20, e Analista Administrativo, com remuneração de R$ 9.263,20.
 
Candidatos com nível intermediário poderão concorrer a vagas para Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, com remuneração inicial de R$ 4.984,98, e vagas para Técnico Administrativo, com remuneração de R$ 4.760,18.
 
O edital do concurso deve ser publicado, no máximo, até o mês maio.
 
Fonte Saudeweb

Proposta regulamenta profissão de osteopata

A osteopatia é um sistema de cuidados primários com a saúde
 que se baseia em técnicas manuais, sem cirurgia nem
prescrição de remédios
Osteopatia é um sistema de cuidados primários com a saúde que se baseia em técnicas manuais, sem cirurgia nem prescrição de remédios
 
A Câmara analisa proposta que regulamenta o exercício da profissão de osteopata. A medida está prevista no Projeto de Lei 4771/12, do deputado Walter Feldman (PSDB-SP). Pela proposta, esses profissionais deverão ter graduação específica, além de registro no órgão de classe.
 
A osteopatia é um sistema de cuidados primários com a saúde que se baseia em técnicas manuais, sem cirurgia nem prescrição de remédios. A terapêutica, que foi criada no século XIX, é uma das disciplinas da medicina alternativa, como a homeopatia e a acupuntura, e já foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
“As habilidades conhecidas e desenvolvidas pelos osteopatas são utilizadas a partir de uma rigorosa avaliação que abrange os exames clínico e físico do paciente e para tal é necessário, no exame físico, empregar-se um método de investigação bastante peculiar à osteopatia, que é a palpação do corpo humano, pelo qual se identifica o problema e se aplica o método de cura, buscando restaurar a saúde do paciente”, explicou Feldman.

Cursos superiores
De acordo com a proposta, os cursos de graduação em osteopatia terão currículo definido pelo Ministério da Educação, com base em diretrizes da OMS. Até a publicação dessas regras, serão considerados habilitados para o exercício da profissão os portadores de diploma de conclusão de curso de osteopatia expedido por escolas reconhecidas pelo Registro Brasileiro de Osteopatas e pelo Ministério da Educação, além daqueles expedidos por escolas estrangeiras, desde que reconhecido no Brasil.
 
A fiscalização e a defesa dos interesses da categoria ficarão a cargo do Conselho Federal dos Osteopatas, além de conselhos regionais. O Registro Brasileiro de Osteopatas, criado em 2000, ficará responsável por essas atribuições até a criação dos conselhos.
 
Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte Saudeweb

Diretor técnico assistencial precisam de título de especialista

A nova diretriz consta na Resolução CFM 2.007/13, publicada
no dia 8 de fevereiro no Diário Oficial da União
Pela nova regra em vigor, fica estabelecido que os profissionais que forem investidos desse cargo devem possuir título de especialista emitido de acordo com as normas do CFM
 
Médicos que ocupam cargos de diretor técnico, supervisor, coordenador, chefe ou responsável médico de serviços assistenciais especializados devem possuir título de especialista. A regra vale para estabelecimentos (especializados) de hospitalização ou de assistência médica pública ou privada em qualquer ponto do território nacional. A nova diretriz consta na Resolução CFM 2.007/13, publicada no dia 8 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).
 
O diretor técnico é o médico que responde eticamente por todas as informações prestadas perante os conselhos de medicina (federal ou regionais), podendo, inclusive, ser responsabilizado ou penalizado em caso de denúncias comprovadas. Pela nova regra em vigor, fica estabelecido que os profissionais que forem investidos desse cargo devem possuir título de especialista emitido de acordo com as normas do CFM. Cada médico pode responder pela supervisão, coordenação, chefia ou responsabilidade por até duas unidades de saúde.
 
A principal justificativa para a exigência desse pré-requisito se baseia no fato de que a supervisão técnica de uma equipe profissional está exposta, eventualmente, a decisões complexas, dependentes de maior conhecimento e reflexão.
 
O documento divulgado pelo Conselho Federal no ano passado contestou aspectos contidos na Portaria 741/05, emitida pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)/ Ministério da Saúde. Aquela norma da gestão determina a exigência de habilitação em Cancerologia/Cancerologia Pediátrica não só do responsável técnico médico dos serviços de oncologia pediátrica (postura consonante com o entendimento do CFM), mas de todos os profissionais médicos integrantes da equipe (exigência contestada pelo conselho médico).
 
Na avaliação do CFM, exigir títulos de todo o staff médico é de obediência inexequível, levando-se em conta a disponibilidade limitada de recursos humanos na assistência à saúde pública. “Além de não serem indispensáveis [as titulações requeridas] a sua rotina, seriam inviáveis na prática médica do país, pois não há, nos programas de pós-graduação sob responsabilidade do Estado, oferta de vagas suficientes à demanda assistencial para as titulações referidas”, afirma o parecer que deu base à Resolução recém-editada.
 
O estudo “Demografia Médica no Brasil”, confirma esse entendimento. Quase metade dos médicos brasileiros (46,43%) não possuem títulos de especialização. A cancerologia, por sua vez, ocupa apenas o 27º lugar no ranking das 53 especialidades em número de titulados. Ela concentra 2.577 profissionais em todo o país, o que corresponde a 0,96% dos títulos de especialização emitidos no Brasil.
 
“O contingente de médicos habilitados em Cancerologia/Cancerologia Pediátrica é, sem dúvida, insuficiente”, aponta o parecer. O relator desse documento e também da Resolução CFM 2.007/13, o conselheiro Carlos Vital (1º vice-presidente da entidade) ressalta que “devem ser envidados esforços pelo Ministério da Saúde para que se harmonize a referida portaria da SAS com as concepções éticas Conselho Federal de Medicina, expressas nos dois documentos aprovados pela sua plenária”.
 
Fonte CFM

Uso correto do medicamento começa na consulta e vai até o armário de casa

A Farmacovigilância na indústria foi regulamentada
 no Brasil em 2009
Farmacovigilância é a área responsável por verificar se todas as normas relativas aos medicamentos estão sendo respeitadas
 
Usar e cuidar do medicamento de forma adequada é fundamental para a saúde do paciente. Por isso, tanto na indústria quanto no dia a dia, os produtos farmacêuticos devem ser manuseados, embalados, armazenados e consumidos de maneira adequada.
 
Na indústria, a Farmacovigilância – junto com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – é a área responsável por verificar se todas as normas relativas aos medicamentos estão sendo respeitadas e, assim, garantir que o produto que chega ao consumidor continua seguro. A Farmacovigilância é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos”.
 
No dia a dia, também há cuidados que os cidadãos devem ter para garantir que os medicamentos mantenham suas propriedades e, consequentemente, provoquem o efeito esperado contra a doença. A profissional de Farmacovigilância do Instituto de Tecnologia de Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Janaína Carvalho, explica que as medidas de uso correto do medicamento começam na consulta médica e vão até o armarinho de casa. “O paciente ou cuidador tem direito e deve solicitar todos os esclarecimentos necessários durante a consulta, desde como usar até onde e como guardar o produto para garantir sua validade”, afirma.
 
Foi pensando nisso que Farmanguinhos elaborou uma cartilha sobre o uso correto de medicamentos. A importância do uso adequado dos fármacos também motivou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a convidar instituições de saúde para integrarem uma força tarefa em favor do uso racional dos medicamentos, o que implica coibir a automedicação.

Indústria atenta
Segundo Janaína, a visão da OMS é de que a indústria farmacêutica tem responsabilidade primordial pela segurança dos medicamentos e está em posição privilegiada para monitorar os produtos não só no começo do seu desenvolvimento, mas também ao longo de toda a sua vida. Esse é o trabalho dos profissionais em Farmacovigilância.
 
Essa posição privilegiada, observa Janaína, é importante no âmbito público, no qual há muitas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) que devem ser acompanhadas de perto, para que o usuário tenha a confiança de que a troca de fabricante trará redução de custo ao governo e absorção de novas tecnologias, mas seu tratamento continuará o mesmo.
 
Ela lembra ainda que por meio da Farmacovigilância também podem ser identificadas oportunidades de melhorias por meio de alterações de produtos ou de alguma prática. “Um efeito colateral de um medicamento pode induzir estudos de novo uso, por exemplo”, comenta. A área também pode chegar a influenciar as leis: “A identificação de erros de medicação, como a troca de produto devido a embalagens parecidas, pode gerar mudanças de embalagem ou até mesmo da legislação”.
 
Formação
A Farmacovigilância na indústria foi regulamentada no Brasil em 2009 e, desde então, a área tem crescido muito, com demanda de novos profissionais especializados. Em Farmanguinhos, há, desde 2008, o curso de especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF), que inclui a disciplina. Além disso, muitos outros cursos estão surgindo no Brasil, bem como oportunidades para os profissionais.
 
Fonte Saudeweb