Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pele da mulher exige diferentes cuidados desde os 20 até os 70 ou mais anos

Pele da mulher exige diferentes cuidados desde os 20 até os 70 ou mais anos Divulgação/Divulgação
A medicina e a indústria cosmética oferecem diversas
soluções eficazes para combater as imperfeições da face
Quem se preocupa em tratá-la bem desde cedo consegue preservar o bom estado
 
Impossível parar a ação do tempo. Envelhecer faz parte da vida e, por meio de alguns cuidados, é possível manter a pele jovem, firme e bonita. Quem teme rugas, olheiras e flacidez deve iniciar um ritual preventivo o quanto antes, evitando que tais probleminhas apareçam na pele precocemente. Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, por meio de tratamentos indicados por especialistas é possível retardar o envelhecimento e melhorar a autoestima.

— As fibras de colágeno e elastina são responsáveis por 80% da sustentação da pele e previnem flacidez e formação de rugas. Com o avanço da idade, a tendência é que essas fibras diminuam, porém ainda é possível preservá-las com alguns cuidados para a pele — explica.

Cremes, toxina botulínica, preenchimento, laser e peelings são grandes aliados de uma pele bonita. A medicina e a indústria cosmética oferecem diversas soluções eficazes para combater as imperfeições da face. Porém, todas essas opções só funcionam efetivamente com cuidados diários que incluem o uso contínuo de protetor solar, hidratação e limpeza de pele.

— Quem se preocupa em cuidar da pele desde cedo consegue mantê-la em bom estado sem precisar apelar para tratamentos mais invasivos como os cirúrgicos — destaca o médico.

Para cada tipo de problema e faixa etária é indicado um cuidado específico. Por isso não adianta ter 30 anos e usar um creme de 60 anos.

— Dependendo do cosmético, ele pode conter ativos anti-idade que tragam mais problemas que benefícios à pele. Por isso é ideal usar um creme de acordo com a faixa etária condizente — alerta o dermatologista.

Quem deseja chegar aos 50 anos com a pele bonita e com poucas rugas precisa apostar em alguns cuidados frequentes. Entenda o que é indicado em cada faixa etária, segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas:

• 20 a 25 anos: pele jovem
Nessa fase é preciso manter três cuidados diários: usar protetor solar, fazer limpeza de pele e hidratação suave. A limpeza de pele deve ser feita com produtos sem álcool.

— Nesse período a maioria das mulheres apresenta pele oleosa, sendo indicado o uso de cosméticos oil free com vitamina C. Os sabonetes líquidos e espumas de limpeza também são recomendados — afirma.

Já as peles desgastadas devem apostar em tônicos e peeling de cristal.

• 30 a 35 anos: as mudanças começam a aparecer
Nessa faixa etária os cuidados devem aumentar, pois as taxas hormonais começam a cair e as fibras de colágeno e elastina se modificam. É possível perceber algumas rugas superficiais e o início da perda do contorno facial.

— A região ao redor dos olhos dão os primeiros sinais de desgaste, e surgem as manchas provenientes do sol. Para amenizar esses problemas, o ideal é adotar cremes que contenham caviar, matrixvl, ácido retinoico e ácido glicólico, boas fontes para estimular o colágeno e inibir a ação das rugas — aconselha Freitas.

• 40 a 45 anos: é hora de combater a flacidez
É o período em que ocorre acúmulo de gordura corporal, flacidez e queda do estrógeno, devido à proximidade da menopausa. As manchas se acentuam e o rosto perde um pouco do contorno. À partir dessa fase, os cremes anti-idade são obrigatórios.

— Alguns procedimentos estéticos como luz intensa pulsada, laser fracionado, preenchimentos, toxina botulínica e/ou o peeling de cristal podem ser indicados para suavizar tais problemas — diz o dermatologista.

• 50 a 55 anos: contorno do rosto comprometido
A flacidez e os vincos na região dos lábios pioram. Os vasinhos sanguíneos resolvem aparecer, deixando para trás qualquer sinal de juventude. Nessa fase é preciso aliar uma boa alimentação com cremes potentes. É preciso investir na hidratação com vitamina C, extrato de café verde, ácido glicólico e retinóico para promover a renovação celular.

— A partir dos 50 anos a mulher pode beneficiar-se dos peelings médios e profundos, das diferentes aplicações de laser com luz pulsada e radiofrequência, além dos preenchimentos com ácido hialurônico — analisa Freitas.

• 60 a 65 anos: rugas, flacidez e papada
Manchas, rugas profundas, flacidez intensa, pele fina e papada são alguns dos problemas que a mulher enfrenta nessa faixa etária. É imprescindível o uso de cosméticos compostos de ácido hialurônico em sua fórmula para melhorar a produção de glicosaminoglicanas, uma substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade. Cosméticos com argireline e tensine também são recomendados, pois além de tratar, promovem um efeito lifting imediato que atenua os sinais da idade.

• 70 anos: em busca da juventude
É importante manter os cuidados da fase interior, porém com mais intensidade. Além de recorrer aos tratamentos estéticos e cremes, capriche na hidratação. Mantenha uma boa alimentação e aposte em exercícios físicos que trabalhem o corpo e a mente, como ioga. Caso não tenha adotado nenhum dos cuidados anteriores, é natural apresentar uma flacidez cutânea avançada, sendo necessário recorrer às cirurgias plásticas.

Quer uma pele jovem e bonita? Siga essas dicas:
 
Regularmente, limpe a pele com um sabonete suave.

Use esfoliante para remover células mortas e impurezas.

Trate a acne com produtos específicos.

Afaste-se do estresse: que tal dedicar um tempinho para fazer uma máscara facial? Pode ser uma boa chance de relaxar e manter a pele mais luminosa.

Lembre-se de usar protetor solar, pois é essencial para quem deseja ter sempre uma pele com aspecto jovial.

Enriqueça sua alimentação com alimentos fartos em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, como amoras, morangos, nozes, castanhas, alcachofras, amêndoas, óleo de semente de linhaça, cereais, grãos, atum e peru.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário