Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Longe de serem vegetarianas, batatas do McDonald’s têm carne e leite nos ingredientes

Não é só batata e sal
 
Em um vídeo publicado no canal oficial da rede no Youtube (assista aqui, em inglês), o McDonald’s explica detalhadamente o processo de fabricação das suas batatas fritas, chamadas de McFritas. Em uma lista de impressionantes 19 ingredientes, a empresa mostra que há “sabor natural de carne” e “leite hidrolisado” na mistura.
 
No site da empresa também é possível confirmar a informação por escrito (leia aqui, em inglês): “No momento, nenhum dos nossos itens do cardápio são certificados como vegetarianos ou veganos. O óleo que nossos fornecedores utilizam para parcialmente fritar nossas batatas famosas em todo o mundo tem um saborizador natural de carne que também contém leite hidrolisado como um ingrediente inicial, adicionado para realçar o sabor.” – diz o texto.
 
Além de carne e leite, as McFritas têm dimetil polissiloxano, que é um derivado não tóxico do petróleo que serve para evitar que a batata espume durante a fritura. Açúcar também entra na fabricação da guloseima. Outro ingrediente que chama atenção é o TBHQ (butil hidroquinona), um antioxidante que é usado para conservar as batatas.
 
Nos Estados Unidos o ingrediente é liberado pela Food and Drug Administration (FDA) e aqui no Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também o considera seguro. Mas, nos dois países, o limite é de 0,02% do total de gordura ou de óleo do alimento. Já no Japão e no Canadá, o TBHQ é proibido porque vários estudos relacionam o seu consumo ao aparecimento de câncer.
 
Se vegetarianos não tinham motivos para entrar em um restaurante do McDonald’s antes, agora é que não têm mesmo.

Vista-se

Conheça os benefícios da Groselha

Típica de climas temperados da Europa, América do Norte e da Sibéria, a groselha é um fruto redondo ou oval que nasce de forma selvagem. Parente próxima do Corinto, a groselha pertence à família dos Grossulariaceae

A planta cresce rapidamente em locais onde o verão predomina de forma mais úmida, e o inverno é mais frio e severo. Com altura entre 4 e 6 pés, a planta é um pequeno arbusto que apresenta espinhos ao longo dos ramos lenhosos.

Seus frutos começam a nascer em torno de 2 ou 3 meses depois do plantio, podendo aparecer com formatos diversos, assim como a coloração que, normalmente, é avermelhada ou arroxeada. Cada fruto apresenta entre 15 e 30 sementes que podem ser ingeridas com o fruto sem causar danos à saúde.

No Brasil, a planta pode ser um pouco mais difícil de ser encontrada, mas você pode procurar em mercados municipais e grandes feiras. O óleo pode ser encontrado em farmácias de manipulação, lojas físicas e online de produtos naturais.
 
Os benefícios
A groselha, por ser um fruto com baixas quantidades de calorias, é excelente para aqueles que estão de dieta. É rica em flavonas e antocianinas, sendo eficaz no combate ao cancro, envelhecimento precoce, inflamações e doenças neurológicas. Com grandes quantidades de antioxidantes, a fruta apresenta vitamina C, ajudando a aumentar a imunidade do corpo e combater agentes infecciosos. Além disso, atua eliminando os radicais livres que podem ser prejudiciais ao corpo.

A vitamina A, presente em pequenas quantidades, é usada pelo corpo para manter a saúde da pele, mantendo sua integridade. Além disso, é importantíssima para o ciclo visual. É rica em vitamina B6, B5, folatos, vitamina B1, entre outras que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, além de minerais como potássio, cobre, magnésio, cálcio, manganês e fósforo.

Entre seus benefícios podemos encontrar melhorias na visão e na saúde da pele, melhorias no sistema imunológico, na saúde dos cabelos, do sistema nervoso, da memória, do cérebro e da saúde cardiovascular, além de atuar no combate à constipação e ao envelhecimento das células e na prevenção da anemia.

Como escolher e consumir?
Quando for comprar groselhas, procure as frutas que estão com cores vibrantes e firmes que não apresentam sinais de estar murchando. É extraído desse fruto, também, um óleo de groselha que carrega todos os seus benefícios. Seu consumo, no entanto, deve estar sempre associado a uma saúde equilibrada e à prática de exercícios.
 

Chás para tratar problemas do intestino

Chás para o intestinoUma das mais incômodas sensações que o nosso organismo pode apresentar são os desconfortos intestinais em decorrência de alguma complicação no tal órgão

As causas para tais complicações no intestino podem ser as mais diversas, como intolerância alimentar ou à lactose, dieta inadequada, super-crescimento bacteriano, fúngico e parasitário e até mesmo o estresse, entre outras.

Sensações mais comuns

- Dor e distensão abdominal constante

- Urgência para evacuar seguida de alívio da dor

- Sensação de evacuação incompleta

- Alternância entre diarreia e constipação

- Gases, náuseas, azia e excreção excessiva de muco

- Ansiedade ou depressão, dor de cabeça, anorexia e fadiga

- Intolerância a dissacarídeos (sacarose, maltose, lactose, manitol, sorbitol, lactose e frutose)

Tratando em casa
O tratamento de problemas intestinais com chás é algo simples e bem eficaz, desde que seja feito da maneira correta. E atenção: para qualquer que seja o transtorno intestinal, o liquido da infusão da erva desse ser tomado morno, ao acordar e em jejum.

Prisão de ventre

Chá de sene: Essa erva é dotada de substâncias denominadas de glicosídeos hidroxiantracênicos, estes que elevam os fluidos líquidos no intestino humano, o que favorece a motilidade e auxilia na regulação da atividade do órgão.

Preparo: Adicione uma colher das de café de folhas de sene  em uma xícara com água fervente. Deixe esfriar e em seguida coe.

Importante: Não indicado para lactentes ou mulheres em período menstrual, assim como para pacientes que estiverem com inflamações no intestino. Também não se deve beber esse liquido por mais de uma semana.

Diarreia

Chá de capim-limão: Devido a presença do citral, essa erva atua como antiespasmódico, diminuindo as contrações intestinais e aliviando cólicas, dores abdominais e a diarreia.

Preparo:  Em um litro de água fervente acrescente quatro xícaras de folhas picadas da erva. Após descansar por 10 minutos, o chá deve ser coado. Tomar apenas três colheres das de sopa do chá depois de cada evacuação durante o período em que estiver com diarreia. Não há contraindicações.

Gases

Chá de alecrim: Essa erva é bastante eficaz na prevenção do acúmulo de gases e na eliminação de gorduras.

Preparo: Adicione meia colher das de chá de folhas de alecrim em uma xícara com água fervente. Em seguida, deixe o recipiente tampado por um período de cinco a 10 minutos, coe e tome. Importante: esse chá não é indicado para diabéticos, pessoas com problemas de próstata e gastrenterites.

http://www.remedio-caseiro.com/chas-para-o-intestino/

Gravidez pede cuidados especiais com a saúde bucal

Veja os mitos e verdades sobre a saúde bucal da gestante

Por Dra. Fabiola Bernardeli Lanfredi Odontologia - CRO 84547/SP

Atualmente sabe-se da importância do tratamento preventivo da criança a partir mesmo da gravidez, aumentando assim as chances do bebê ter uma boa saúde bucal. Além disso, existe a necessidade de cuidados com a saúde odontológica da própria gestante, diminuído as chances de transmissão de microrganismos da mãe para a criança. Diagnosticar e tratar doenças bucais que podem comprometer a saúde da mulher e do seu bebê são medidas fundamentais para a garantia de um pré-natal seguro.

Existem crenças, receios e resistências que dificultaram o cuidado com a saúde bucal durante a gestação, e, ainda hoje, confundem pacientes e profissionais. A atenção odontológica durante a gestação é indicada e necessária e, com certas precauções, o tratamento é totalmente protegido.  
 
A cárie é uma doença transmissível e, sendo a mãe a cuidadora, ela é uma das principais fontes de bactérias cariogênicas para seus filhos. Contatos frequentes e repetitivos entre a mãe e a criança, tais como beijos na boca, uso comum de talheres e hábitos de limpar a chupeta colocando-a na boca do adulto podem ser responsáveis pela transmissão precoce das bactérias causadoras de cáries em bebês. Assim sendo, as infecções e cáries não tratadas podem prejudicar a saúde da futura mamãe e a de seu bebê.
 
O cirurgião-dentista está apto a realizar este tipo de atendimento e deve sempre se atentar às condições físicas e psicológicas da gestante e, quando julgar necessário, pode e deve entrar em contato com o médico da mesma. 
                           
As consultas podem ocorrer em qualquer momento da gestação, mas o período mais indicado é o segundo trimestre (entre o 4º e o 6º mês). Evita-se o primeiro trimestre, pois é quando ocorre a organogênese completa, isto é, formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos, período em que o feto é mais suscetível à ação de medicamentos e o índice de aborto espontâneo é maior. Evita-se também o terceiro trimestre por haver um maior risco de parto prematuro e causar um desconforto maior para a paciente devido à posição deitada da cadeira odontológica. 
                           
Durante os atendimentos odontológicos, alguns cuidados devem ser tomados. As radiografias só devem ser feitas em casos indispensáveis e de preferência evitando o primeiro trimestre, e a gestante tem que estar protegida usando o avental de chumbo, proteção indicada, na verdade, a qualquer outro paciente. Ao receitar medicamentos, o profissional deve ser criterioso durante a gravidez, evitando os excessos e avaliando a relação custo-benefício, pois sabe-se que a droga administrada à gestante atravessa a barreira placentária e chega ao feto. 
                           
O acompanhamento odontológico da gestante é importante para uma boa condição bucal e para fornecer informações sobre a saúde e desenvolvimento do seu bebê. Assim, os profissionais devem conversar sobre os efeitos maléficos do álcool e drogas, orientar sobre uma dieta equilibrada para uma boa saúde da gestante e do bebê, incentivar e explicar a importância da amamentação natural, higienização antes e depois da erupção dos dentes, consequências da sucção de dedos e chupetas, meios de transmissão de doenças bucais, momento da primeira visita e etc. 
                           
Ao contrário do que muita gente diz, a gestação não está diretamente relacionada à cárie, perda de dentes e enfraquecimento dos dentes devido à perda de cálcio, sendo esses alguns mitos em relação à saúde bucal da gestante. 
                           
Durante a gestação, a mulher acaba por diminuir os cuidados com a higiene bucal, pois sua atenção e preocupação estão focadas no pré-natal e no bebê, principalmente depois do parto, com os cuidados com o recém-nascido. O descuido com a higiene oral também pode ocorrer devido ao enjoo que os cremes dentais podem provocar nessas pacientes durante as escovações. É importante, portanto, que faça uma correta escovação, com uso de fio dental e creme dental com flúor, e visitas regulares ao dentista. 
                           
Durante a gravidez percebe-se a ocorrência de grandes mudanças fisiológicas e alterações hormonais que podem ter efeitos adversos na saúde bucal. A gestante passa a ter uma alimentação desregulada, com uma maior frequência de ingestão de alimentos e muitas vezes alimentos mais cariogênicos (que causam cáries) e isso pode contribuir para a ocorrência e problemas bucais nessa fase, como o aumento do risco de cáries e problemas periodontais (nas gengivas e ossos que servem de sustentação para os dentes). Outro fator que pode ser observado na gestação é a erosão do esmalte dentário, que consiste em perda de estrutura dentaria ocasionada por substâncias ácidas e nestes casos pode ser decorrente da exposição ao suco gástrico por frequentes enjoos e vômitos. 
                           
Não existe relação entre a gravidez e a perda de minerais dos dentes. Já está comprovado que os dentes não participam do processo de captação do cálcio, pois o cálcio que irá formar as estruturas do bebê provém da alimentação da gestante. 
                           
Existem evidências que sugerem a existência de uma relação entre os problemas gengivais e os nascimentos prematuros e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. Os microorganismos presentes na placa bacteriana e que causam inflamação nos ossos e gengivas ao redor dos dentes percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, que é substância hormonal, provocando contrações do útero e acelerando o trabalho de parto. 
                           
O ideal é que as mulheres que estejam em idade fértil e que desejam ser mães passem por uma avaliação odontológica detalhada antes mesmo de engravidar para que possam realizar todo o tratamento necessário e receber as orientações previamente. 
                           
Por todos esses motivos é importante o pré-natal odontológico priorizando a saúde bucal da gestante e a prevenção do bebê. Os hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa alimentação devem ser adotados desde a gravidez, pois o nível de saúde bucal da mãe tem relação com a saúde bucal da criança e estão ligadas diretamente a uma boa saúde geral.  
 
Minha Vida 

Com cheia, Amazonas já registra 52 casos de leptospirose neste ano

Ruas da cidade estão alagadas (Foto: Defesa Civl do Amazonas/Divulgação)
Foto: Defesa Civil do Amazonas/Divulgação
Período de cheia favorece aparecimento de sintomas
da leptospirose, segundo FVS
Número é superior a 2013, que registrou 32 casos no mesmo período.  Homem chegou a ser diagnosticado e tratado no AM antes de morrer no AC
 
O Amazonas registra 52 casos de leptospirose notificados neste ano, segundo levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM), informado ao G1.
 
Manaus é a cidade com a maior incidência da endemia, com 32 diagnósticos, seguida de Humaitá, com 14. Por conta da cheia dos rios no estado, comunidades isoladas enfrentam risco de contágio de doenças devido aos alagamentos e o contado com água contaminada.

Até o momento não foi registrado nenhum óbito no estado, segundo a FVS. No entanto, um homem de 70 anos teve os primeiros sintomas e foi diagnosticado em Boca do Acre , a 1.065 km de distância de Manaus. Ele chegou a ser atendido no ambulatório do município antes de ser levado para Rio Branco (AC), onde morreu no dia 3 de abril.

Em um comparativo com o mesmo período em 2013, houve aumento de 15,6% de casos - já que, no ano passado, foram notificados 45 casos entre os meses de janeiro e março. Durante todo o ano de 2013, a FVS registrou 147 pessoas com leptospirose no Amazonas e oito óbitos - seis deles, em Manaus. Os casos estão registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Segundo o diretor-presidente da Fundação, Bernardino Albuquerque, essa endemia é mais comum nos primeiros meses do ano, durante a cheia do Rio Madeira. "A leptospirose é uma doença esperada para acontecer nessa época. A maior concentração é em Manaus, devido à concentração de periferias na cidade", frisou.

FVS descarta cólera
A FVS descartou um possível surto de cólera no estado. De acordo com Bernardino Albuquerque, foi constatado que os sintomas identificados nos habitantes de comunidades ribeirinhas afetadas pela cheia dos rios resultam de uma possível diarreia bacteriana, causada pelo consumo de água contaminada.

Segundo o diretor, a análise do material colhido em Humaitá - um dos mais afetados pelas inundações - apontou resultado negativo para a presença de cólera no município. "Não há nenhuma confirmação da presença do vibrião colérico na região (Calha do Rio Madeira)", explica.
 
Albuquerque informou ainda que amostras do material colhido em Rondônia, onde são investigados suspeitas da doença, foram levadas para análise laboratorial na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Bernardino afirmou que desde 1998 o Amazonas não registra nenhum isolamento motivado pela presença de cólera. A doença é perigosa, segundo ele, pois leva a estados de desidratação grave e é transmitida facilmente.

Diarreia
Em Nova Olinda do Norte, a 135 km de Manaus, duas comunidades ribeirinhas enfrentam um surto de diarreia bacteriana. Nas últimas semanas, 88 pessoas foram diagnosticadas com a infecção. A água contaminada é apontada como agente proliferador da doença. As comunidades enfrentam alagamentos por causa da cheia do Rio Madeira. Órgãos estaduais afirmam que iniciaram ações de assistência às vítimas e combate a novos casos de diarreia.
 
Os primeiros casos da doença foram registrados no dia 13 de março, nas comunidades Santa Luzia e Boa Esperança, que ficam localizadas na Zona Rural da cidade. O local fica no limite entre Itacoatiara e Nova Olinda do Norte e o acesso fluvial dura mais de 45 minutos. Devido à subida das águas do Rio Madeira, as comunidades ficaram isoladas.
 
Cidades afetadas
De acordo com a Defesa Civil do estado, o número de pessoas afetadas pela cheia no Amazonas chega a 56.737, sendo 11.345 famílias afetadas. O município de Humaitá é o único em Estado de Calamidade, outros 13 seguem em Situação de emergência os municípios: Guajará, Ipixuna, Envira, Boca do Acre, Pauini, Canutama, Lábrea, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e Tapauá. Três municípios estão em alerta: Eirunepé, Parintins e Tabatinga.
 
G1

Tomar muito antibiótico aumenta as chances de engordar

Algumas bactérias têm funções que ajudam no metabolismo. Além de tomar nos dias corretos, paciente tem que tomar na hora certa
 
Qual é a sua relação com o antibiótico? Você sempre segue a orientação do seu médico na hora de tomar? Ou é daqueles que suspende a medicação assim que se sente melhor? E será que o uso excessivo de antibiótico engorda?
 
Você sabia que quem toma muito antibiótico tem mais chance de engordar? Pois é! Por isso, é preciso muito cuidado na hora de se automedicar ou não seguir a prescrição médica.
 
E sabe qual a explicação? Os antibióticos também agem no intestino e podem modificar a microbiota. Algumas bactérias têm funções que ajudam no metabolismo, como a absorção de gorduras e regulação do peso. Quando elas são mortas, as funções são prejudicas e pode levar o ganho de peso.
 
Os antibióticos matam tanto as bactérias ruins, quanto as boas. Por isso, o paciente precisa fazer o tratamento completo, sem parar no meio. De acordo com a nossa consultora Ana Escobar, se você interrompe o tratamento antes da hora, a bactéria vai aprender a lidar com o antibiótico e vai voltar mais poderosa. “As bactérias aprendem como o antibiótico funciona, quando ele foi tomado errado e ficam cada vez mais resistentes.”
 
E se engana quem pensa que só é preciso respeitar o período determinado pelo médico. Os erros mais comuns de quem toma antibiótico, de acordo com a infectologista Rosana Richtmann são: começar o tratamento, melhorar e parar; não tomar no intervalo correto; guardar o antibiótico e se automedicar, sem procurar orientação. O horário entre uma dose e outra deve ser seguido à risca. Assim, o paciente garante que o antibiótico permaneça no sangue 24 horas para matar as bactérias.
 
Bem Estar / G1

União Química comprará fábrica da Novartis

As companhias não informaram valores para a transação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda da fábrica de Taboão da Serra (SP) da farmacêutica suíça Novartis para a brasileira União Química. O aval foi publicado no Diário Oficial da União.
 
Em documento apresentado ao Cade, as companhias informaram que a transação também contempla a celebração de um acordo pelo qual a fábrica deverá fornecer para a Novartis determinados produtos que continuarão sendo produzidos no local.
 
"Novartis manterá a sua independência na determinação da quantidade de produção, vendas e marketing dos produtos beneficiados na planta de Taboão da Serra, assim como dos produtos importados", afirmou trecho do documento.
 
Snif Brasil

Humor: Falta de bom senso!

Cientistas encontram vínculos entre plástico e menopausa precoce

Pesquisadores examinaram o sangue e a urina de 1.442 mulheres procurando sinais de 111 componentes químicos suspeitos de interferir na produção e distribuição dos hormônios no corpo
 
Mulheres cujos corpos contém níveis altos de certos componentes químicos encontrados em plásticos e cosméticos têm menopausa de dois a quatro anos mais cedo do que mulheres com níveis mais baixos destes em seu sistema, disseram pesquisadores americanos nesta quarta-feira (28/01).
 
"Químicos ligados à menopausa precoce podem levar ao precoce declínio da função ovariana, e nossos resultados sugerem que nós enquanto sociedade devemos nos preocupar", disse o experiente pesquisador Amber Cooper, professor adjunto de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Medicina de Washington.

Os resultados foram baseados numa amostra representativa de 1.442 mulheres em menopausa, com idade média de 61 anos. Nenhuma das mulheres estava tomando reposição hormonal de estrogênio, nem fizeram cirurgia para retirada dos ovários.

Pesquisadores examinaram o sangue e a urina das mulheres procurando sinais de 111 componentes químicos suspeitos de interferir na produção e distribuição dos hormônios no corpo, diz o estudo. Eles encontraram 15 componentes químicos que são efetivamente associados com a menopausa precoce e com o declínio das funções dos ovários.

Os pesquisadores incluíram nove bifenilas policloradas (PCBs), três pesticidas, dois ftalatos - tipicamente encontrados em plásticos, itens domésticos comuns, produtos farmacêuticos, loções, perfumes, maquiagens, esmaltes, sabonete líquido e spray de cabelo - e químicos tóxicos conhecidos compostos furânicos "que garantem uma maior avaliação", diz o estudo.

A função ovariana é importante porque sem ela as mulheres ficam inférteis e pode ser um risco para o desenvolvimento precoce de doenças do coração, osteoporose e outros problemas de saúde. "Muitas dessas exposições químicas estão além do nosso controle porque eles estão no solo, na água e no ar", diz Cooper. "Mas nós podemos nos educar sobre nossas exposições químicas do dia-a-dia e ficarmos mais atentos sobre os plásticos e outros itens domésticos que utilizamos", destaca.

Ela recomenda que as pessoas usem vidro ou recipientes de papel quando usam o micro-ondas, e minimizem a exposição a químicos nocivos na escolha de cosméticos e produtos de cuidado pessoal.

O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Saúde Plena

Concurso Prefeitura de Engenheiro Coelho - SP

Com intuito de contratar 72 profissionais e ainda formar cadastro reserva para suprimento de diversos cargos, os quais contemplam candidatos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Engenheiro Coelho, em São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 002/2014. A remuneração é de até R$ 6.106,85, por jornada de 12 a 40 horas semanais.
 
Fica reservado um percentual de 5% do total de vagas oferecidas para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial.
 
Cargos
Ajudante Geral, Coveiro, Cozinheira, Gari, Jardineiro, Merendeira, Monitor de Ônibus Escolar, Motorista, Operador de Máquinas, Pajem, Servente de Limpeza, Supervisor de Campo Vig. Sanitária, Tratorista, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente Controle Vetor da Vig. Sanitária, Coletor de Lixo, Eletricista de Automóveis, Inspetor de Alunos, Mecânico de Automóveis, Oficial Administrativo, Agente de Manutenção de Transito, Agente de Fiscalização de Transito, Assistente de Consultório Odontológico, Auxiliar de Diretoria, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Posturas, Fiscal Tributário, Oficial Administrativo, Recepcionista, Secretaria, Secretario de Escola, Técnico (Enfermagem, Segurança do Trabalho, Laboratório de Análises Clínicas, Nutrição e Radiologia), Telefonista, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Contador, Controle Interno, Coordenador de Saúde, Coordenador Pedagógico, Dentista, Diretor de Escola, Educador Ambiental, Educador Infantil, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Programa de Saúde Família, Gastroenterologista, Ginecologista, Oftalmologista, Pediatra, Plantonista e Psiquiatra), Monitor de Informática, Monitor de Educação Básica, Nutricionista, Oficial Administrativo, Professor, Pregoeiro, Psicólogo, Químico e Vice Diretor de Escola.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até as 23h59min do dia 08 de fevereiro de 2015, exclusivamente no site www.institutoindec.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 01 de março de 2015, no turno da manhã, a partir das 9h; e da tarde, com início às 13h; em locais que serão oportunamente divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 06 de março de 2015.
 
Os candidatos que possuírem títulos deverão enviar cópia autenticada, via Sedex, durante o período de inscrição, com nome completo, número de inscrição, RG, CPF, função a que concorre e município onde será realizado o processo seletivo para o INDEC, na Rua Bernardino de Campos, nº 1108. Cj. 02 - Ribeirão Preto – SP, CEP: 14.015-130. 
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ipiaú - BA

A Prefeitura de Ipiaú, no estado da Bahia, abriu o edital n° 01/2015 de concurso público visando o provimento de 89 vagas, das quais 5% serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência. Podem concorrer aos cargos profissionais de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam entre R$ 724,00 e R$ 2.036,76.
 
O concurso será executado pela Empresa MSCVELOSO Assessoria e Consultoria Ltda - ME.

Para os cargos de nível superior há vagas de Assistente Social, Coordenador Pedagógico, Psicólogo, Nutricionista, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Professor de Ciências e Professor de História.

Os profissionais de nível médio podem tentar o cargo de Operador de Computador. Já para candidatos com nível fundamental de ensino as chances envolvem funções de Agente de Endemias, Carpinteiro, Motorista, Pintor, Eletricista, Encanador e Pedreiro.

As inscrições poderão ser feitas via internet, através do endereço eletrônico www.ipiau.saatri.com.br, até as 23h59 do dia 04 de fevereiro de 2015. O valor da inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 60,00, com pagamento da taxa por meio de boleto bancário até o dia 05 de fevereiro de 2015.

Serão realizadas provas objetivas para todos os inscritos, além de prova de títulos para os candidatos de nível superior e prova prática para os que concorrem às vagas de motorista. As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Ipiaú, estado da Bahia, provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015, com início previsto para às 08h.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o segundo dia útil após a realização das mesmas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração pública.

Concurso CIAPS - SC

O Consórcio Intermunicipal de Atenção Psicossocial - CIAPS, da cidade catarinense de Apiúna, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015, destinado à contratação de oito profissionais, em funções de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 871,39 a R$ 4.249,20, e a carga horária de 10 a 40 horas semanal.
 
As chances são para médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem, auxiliar administrativo, motorista e auxiliar de serviços gerais.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 02 de fevereiro até o dia 16 de fevereiro de 2015, pelo site www.infovr.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 20,00, de nível médio R$ 40,00 e nível superior R$ 60,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no site oficial do CIAPS/AMMVI (www.ammvi.org.br) e também na home page da organizadora: www.infovr.com.br.
 
O prazo de validade do concurso, que está sob a responsabilidade da empresa InfoVR, será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Manacapuru - AM divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Manacapuru, no estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou edital processo seletivo nº 001/2015, para admissão de 414 profissionais, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 1.200,00 e as jornadas de trabalho variam de 20 a 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% do total das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Cozinheiro(a) de embarcação, digitador, auxiliar de almoxarifado, técnico de contabilidade, motorista (categoria D), merendeira, auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo e professor.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro de 2015, na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, situada no Bulevar Pedro Rates de Oliveira, 753, Centro, Manacapuru/AM, no horário de 8h às 14h.
 
Prova
O processo seletivo consistirá de análise de títulos (experiência e formação, com exceção do(s) título(s) correspondentes ao requisito básico), de caráter eliminatório e classificatório.

Validade
A validade deste certame será de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
 
A íntegra do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, edição do dia 29 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Nova Bandeirantes - MT abre processo seletivo

A prefeitura mato-grossense de Nova Bandeirantes divulgou no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso (29 de janeiro de 2015), o edital de processo seletivo n° 02/2015. São ofertadas 110 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 3.105,00, com carga horária de 20 a 40 horas por semana.
 
Do total das vagas abertas e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do certame, 5% das vagas serão providas a candidatos portadores de necessidades especiais e a convocação para a posse será proporcional a dos demais candidatos aprovados.

Cargos
Psicóloga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Farmacêutico/Bioquímico, Farmacêutico especialista em análises clínicas, Odontólogo, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Agente de Manutenção (eletricista residencial e Industrial), Agente Administrativo, Agente de Fiscalização (Fiscal Tributário), Agente de Manutenção (Mecânico), Agente Operacional (Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas e Motorista de Ambulância e Ônibus) e Agentes de Serviços Públicos (Coveiro, Serviços Gerais/Coleta de Lixo, Agente de Conservação, Cozinheira, Zeladora, Lavanderia, Lavador e Guarda Vigia).

Inscrições
As inscrições serão recebidas somente na Prefeitura de Nova Bandeirantes-MT, situada na Avenida Comendador Luiz Meneguel, nº 62, Centro, no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2015, das 7h às 11h e das 13h às 17h, em  dias úteis. Não será cobrada taxa de inscrição.

Provas
O processo seletivo será composto de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
As provas objetivas serão aplicadas na Escola Municipal Ernesto Neiverth, situada na Avenida José Francisco Otenio, s/n, Centro, na data provável de 8 de fevereiro de 2015, com início às 08h e duração máxima de 3 horas. Já a prova prática será realizada na mesma data da prova objetiva, começando às 13h, nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transportes (Obras), situada na Estrada Abatiá, s/n°, Bairro Industrial, município de Nova Bandeirantes.
 
O resultado final do processo seletivo será publicado a partir do dia 25 de fevereiro de 2015, no paço municipal e nos sites www.diariomunicipal.com.br e www.novabandeirantes.mt.gov.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 10 meses, contados a partir da publicação de sua homologação pela prefeita, podendo ser prorrogado por igual período havendo conveniência administrativa e autorização legislativa.

Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro - PB abre processo seletivo

Foi anunciado, por meio do Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba (edição de 29 de janeiro de 2015), o extrato do edital de processo seletivo nº 001/2015 da Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, no estado da Paraíba.
 
O processo seletivo tem como objetivo o preenchimento de 18 vagas nas  funções de enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, médico clínico geral, odontólogo, cirurgião dentista traumato-buco-maxilo-facial, cirurgião dentista endodontista, farmacêutico, agente de endemias, agente comunitário de saúde, protético, técnico de enfermagem e técnico em saúde bucal.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 02 a 06 de fevereiro de 2015, das 08h às 13h, no prédio da Prefeitura Municipal, situada à Rua Frei Fernando, s/n, Centro. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular.

Prefeitura de Governador Jorge Teixeira - RO abre vagas para médicos

A administração municipal da cidade de Governador Jorge Teixeira, no estado de Rondônia, lançou o edital nº 01/2015 referente à realização de processo seletivo, através do qual pretende contratar 11 médicos clínicos gerais - 40 horas.
 
O ingresso na função de médico depende da conclusão da graduação no curso de Medicina, reconhecida pelo sistema federal ou estadual de ensino, e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
 
As inscrições serão recebidas na Secretaria de Saúde, situada na Travessa Copaíba, 2527B, no período entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro de 2015, das 7h30min às 12h e das 14h às 17h, e pelo e-mail - semsaugjt@hotmail.com. Não será cobrado nenhum valor a título de taxa de cadastramento.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório, através da avaliação dos curriculum e entrevista.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia do dia 29 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Capinópolis - MG

A Prefeitura de Capinópolis, no estado de Minas Gerais, através da empresa MGA Concursos, abriu o edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 259 vagas, com chances para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os cargos são nas áreas administrativa, educação, saúde e operacional, sendo 20 deles reservadas para pessoas com deficiência.

Os salários variam de R$ 800,02 a R$ 2.492,64, por jornadas de trabalho de 24 a 44 horas semanais.

As chances são para arquiteto, assistente social, contador, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, professor de dança, instrutor de educação física, professor de música/flauta, professor de música/cordas, professor de música/percussão, professor de teoria inicial musical, psicólogo, supervisor administrativo, terapeuta ocupacional, professor, supervisor pedagógico, professor de educação física, farmacêutico, médico veterinário, odontólogo, instrutor de educação física da saúde, enfermeiro, médico, assistente de administração, cuidador de educação infantil, desenhista, fiscal de rendas, fiscal de obras, técnico agrícola, técnico em contabilidade, técnico em segurança do trabalho, recepcionista, técnico em laboratório, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental, auxiliar de administração, auxiliar de fiscalização, auxiliar de serviços gerais, auxiliar em saúde bucal, guarda noturno, operário, operador de som e imagem, serviçal, pedreiro, eletricista, mecânico, motorista e operador de máquinas.

As inscrições deverão ser efetuadas única e exclusivamente através do endereço www.mgaconcursospublicos.com.br, no período das 08h do dia 01 de abril às 23h59min do dia 30 de abril de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 a R$ 80,00.

O concurso constará de prova escrita objetiva, aplicada a todos os inscritos, mais prova prática para os candidatos às vagas de mecânico, motorista e operador de máquinas, além de prova de títulos para todos os cargos de nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 17 de maio de 2015, em locais a serem oportunamente divulgados. O gabarito das provas objetivas estará disponível para consulta no site da organizadora do concurso, no dia subsequente à realização da prova.

A validade do concurso público será de um ano, prorrogável, a critério da administração, por igual período.

Prefeitura de Sigefredo Pacheco - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Sigefredo Pacheco, no estado do Piauí, por meio do Instituto Machado de Assis, lançou o edital de processo seletivo nº 002/2014, visando o provimento de 15 vagas de trabalho. O salário que será pago aos contratados varia de R$ 724,00 a R$ 1.500,00, conforme o cargo exercido e jornada de trabalho desempenhada, podendo esta ser de 30 ou 40 horas semanal.
 
As oportunidades são para candidatos que tenham formação em cursos técnico ou superior nas seguintes áreas: serviço social, odontologia, enfermagem, fisioterapia, medicina (para atuar em PSF), nutrição, psicologia e técnico em higiene bucal.

As inscrições foram reabertas e podem ser efetuadas até o dia 20 de fevereiro de 2015, somente através do site da organizadora: www.institutomachadodeassis.com.br.
 
O valor das taxas de inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 50,00, a depender do cargo escolhido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Machado de Assis em até 48 horas após a realização das mesmas.
 
O certame terá validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Sigefredo Pacheco - PI.

Prefeitura de São José da Boa Vista - PR divulga edital de seletivo

A Prefeitura paranaense de São José da Boa Vista está cadastrando agente comunitário de saúde e auxiliar de enfermagem para futuras contratações. A remuneração oferecida é de R$ 1.014,00 e a carga semanal é de 40 horas. O anúncio foi feito através do edital nº 07/2015 de processo seletivo.
 
O período de inscrição terá início no dia 9 de fevereiro e término no dia 20 de fevereiro de 2015. Os interessados devem recorrer ao Setor de RH da Prefeitura, situada à Rua Reinaldo Martins Gonçalves, nº 85, Centro, das 9h às 16h30, ou via e-mail: saojosedaboavista@pref.pr.gov.br. Haverá recolhimento de taxa no valor de R$ 35,77.
 
Os participantes passarão por prova objetiva, prevista para o dia 01 de março de 2015, com gabarito a ser disponibilizado no dia seguinte. Provavelmente o resultado será divulgado no dia 12 de março de 2015.
 
O prazo de contratação é de 12 meses, rescindível e prorrogável, e a validade do processo seletivo será de até dois anos.

Vagas de estágio no TJ - PE (diversas áreas)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) abriu edital de processo seletivo para contratar 110 estagiários de nível superior em diversas áreas de atuação. Podem participar da seleção estudantes matriculados em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e que estejam no penúltimo ano do tempo total de duração do curso.
 
O estágio será remunerado mediante a concessão de bolsa complementar educacional, no valor de R$ 723,00, mais auxílio-transporte, seguro anual contra acidentes pessoais e período de recesso de trinta dias remunerados, integral ou proporcionalmente ao período cumprido, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.

As oportunidades são para graduandos nas áreas de Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Design, Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, História, Jornalismo, Museologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Relações Públicas, Serviço Social, Administração, Psicologia, Secretariado e Direito. Do total de vagas ofertadas, oito serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 12 de fevereiro de 2015, no endereço eletrônico da organizadora da seleção: www.makiyama.com.br/TJPE. A taxa de inscrição é de R$ 16,00.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar entre as cidades de Araripina, Petrolina, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife para realizar a prova objetiva, que está prevista para ser realizada provavelmente no dia 08 de março de 2015. O gabarito preliminar será divulgado no site da CKM Serviços até o segundo dia útil após a realização da respectiva prova.

A seleção pública destina-se ao recrutamento de estagiários de cursos do ensino superior e formação de cadastro de reserva para o programa de estágio do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco por um período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Prefeitura de Bom Sucesso - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Bom Sucesso, no estado de Minas Gerais, através da empresa SEAP, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2015, destinado à contratação de 25 profissionais com formação nos ensinos fundamental, médio e superior, sendo um desses, portador de necessidades especiais. A remuneração prevista pode chegar até R$ 4.500,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, fisioterapeuta, médico (ginecologista, pediatra, psiquiatra e para atuar na área de controle de avaliação), nutricionista, odontólogo, técnico em saúde bucal, terapeuta ocupacional.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 9h do dia 09 de fevereiro até as 21h do dia 24 de fevereiro de 2015, pelo site www.seapconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível superior é de R$ 80,00, nível médio R$ 50,00 e nível fundamental R$ 40,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Brusque - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Brusque, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 002/2015, o mesmo visa preencher três vagas e ainda formar cadastro de reservas, em cargos de níveis médio/técnico e superior.
 
As chances são para os cargos de Cirurgião Dentista, Médico e Técnico em Enfermagem. O salário previsto vai de R$ 1.841,44 a R$ 11.130,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 26 de fevereiro de 2015, na Secretaria de Saúde, no setor de Recursos Humanos, situada a Rua Germano Schaefer, 4º andar, Centro, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
 
A prova escrita provavelmente será aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
As listagens dos aprovados estão previstas para serem divulgadas no dia 03 de março de 2015, através www.brusque.scgov.br, bem como em listas afixadas no mural da Prefeitura.
 
A validade do processo seletivo será de um ano.

Concurso Prefeitura de Buri - SP

A Prefeitura de Buri, no estado de São Paulo, através da empresa PubliConsult, divulgou o edital de concurso público nº 1/2015. O objetivo é o preenchimento de 66 vagas de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 12.000,00, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente administrativo, agente de saneamento, atendente de creche, auxiliar de saúde bucal, contador, dentista, desenhista técnico, engenheiro civil, engenheiro elétrico, farmacêutico, fiscal tributário, médicos, nutricionista, professores, entre outros.
 
As inscrições foram prorrogadas e devem ser  feitas até o dia 15 de fevereiro de 2015, através do site www.publiconsult.com.br.
 
O valor da taxa varia entre R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 45,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva e avaliação de títulos. A prova objetiva foi adiada e está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, o local e horário serão divulgados pelo site www.publiconsult.com.br.
 
O concurso público terá validade de dois anos, sendo facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de São Pedro de Alcântara-SC

Concurseiros catarinenses interessados já podem se inscrever para o concurso público n º 001/2015 da Prefeitura de São Pedro de Alcântara. O certame, que será organizado pelo Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul ‐ IESES, oferece 18 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aptos habilitados atuarão em regime de trabalho de 20 a 40 horas e receberão salários de até R$ 9.794,68.
 
Cargos
Professor (Ciências e Língua Portuguesa), Trabalhador Braçal, Operador de Máquina, Oficial Manutenção, Motorista, Auxiliar Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Telefonista, Fiscal, Odontólogo, Médico (Pediatra e Clínico Geral), Engenheiro Civil e Assistente Social.
 
Inscrição
Os interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever até as 18h do dia 06 de março de 2015, no site www.pmspa.ieses.org.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 45,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 75,00.
 
Prova
O concurso público será efetuado mediante aplicação de provas objetivas e títulos.
 
As provas objetivas e de títulos (se aplicáveis) serão realizadas provavelmente no dia 26 de abril de 2015, no local que constar no documento de confirmação de inscrição, que será divulgado a partir do dia 23 de abril de 2015.
 
O gabarito oficial das provas objetivas serão divulgados até as 10h do dia seguinte à realização destas provas.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de São Pedro de Alcântara.
 
O edital encontra-se disponível no site www.pmspa.ieses.org.

Fundação Criança de São Bernardo do Campo - SP abre mais de 250 vagas

A Fundação Criança de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, lançou o edital n° 01/2015 de processo seletivo, com o objetivo de preencher de 256 vagas, sendo 33 imediatas e 223 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários propostos variam de acordo com a função, podendo chegar até R$ 3.794,20, em regime celetista.

O certame será realizado, sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio à Instituições Públicas – CAIP/USCS da Universidade Municipal de São Caetano do Sul ‐ USCS.

Entre os cargos ofertados estão os de Assistente Administrativo Sênior, Assistente Administrativo Pleno, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Almoxarife, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de manutenção. Áreas: Hidráulica, Elétrica e Alvenaria, Zelador, entre outros cargos.

As inscrições serão recebidas até o dia 08 de fevereiro de 2015. Poderão ser efetuadas via internet, por meio do site www.caipimes.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 65,00, de acordo com a vaga escolhida.

As provas serão realizadas na cidade de São Bernardo do Campo, na data prevista de 08 de março de 2015. A convocação para a realização das provas será efetuada mediante publicação dos editais de convocação, no site www.caipimes.com.br; e dos cartões de convocação, que serão encaminhados pelo correio eletrônico, os quais determinarão locais, datas e horários das provas objetivas.
O gabarito sairá na data prevista de 10 de março de 2015.

O processo seletivo tem validade por um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Campos Altos - MG

A Prefeitura de Campos Altos, estado de Minas Gerais, anuncia a abertura do edital de nº 001/2014 de concurso público, com vistas ao preenchimento de 270 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.237,00 e as jornadas de trabalho variam de 20 a 40 horas por semana.
 
Oportunidades
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços I – (Agente Coletor de Lixo, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Jardineiro, Ajudante de Máquina, Ajudante de Mecânico, Servente de Pedreiro, Trabalhador Braçal, Coveiro, Servente Sanitário), Motorista I – Motorista Veículos Leves, Motorista II – Motorista de Caminhão, Oficial Especializado I – Pintor, Oficial Especializado III – Eletricista, Oficial Especializado III – Mecânico de Veículo, Operador de Máquinas I – Máquinas Leves (Trator Agrícola e Equipamentos Leves), Operador de Máquinas II – Máquinas Pesadas (Trator de Esteira, Pá Carregadeira) e Similares, Operador de Máquinas III – Máquinas Pesadas (Motoniveladora, Retroescavadeira), Auxiliar de Apoio da Educação, Auxiliar de Saúde I – Auxiliar de Serviço Geral e Auxiliar de Saúde I – Vigia.
 
Nível Fundamental Completo: Auxiliar de Administração – Auxiliar de Almoxarife e de Estoquista, Motorista III – Motorista de Vans e Similares – Setor Saúde e Educação, Telefonista I, Auxiliar de Saúde II ( Agente de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário e Auxiliar de Enfermagem).
 
Nível Médio: Assistente Técnico Administrativo III, Fiscal de Obras II, Fiscal de Postura II, Fiscal de Tributos II, Oficial de Administração III, Técnico de Segurança do Trabalho II, Instrutor em Atividades Extracurriculares, Técnico em Administração Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos, Assistente Técnico em Saúde I (Auxiliar Administrativo, – Auxiliar de Farmácia e Auxiliar de Laboratório), Assistente Técnico em Saúde II (Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Raio X).
 
Nível Superior: Técnico em Educação Infantil, Técnico Superior Serviço Público (Administrador Público, Advogado, Assistente Social, Contador e Engenheiro Civil), Assistente Social, Especialista de Educação Básica – Orientador, Especialista de Educação Básica – Supervisão, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Educação Infantil II, Professor de Ensino Fundamental II, Professor de Ensino Fundamental III (Artes, Geografia, História, Matemática, Português, Religião e Educação Física), Psicólogo da Educação, Especialista em Saúde I (Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Psicóloga, Veterinário), Especialista em Saúde II (Cardiologista, Ginecologista/Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra e Biomédico).
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 09 de fevereiro até o dia 12 de março de 2015, pelo site www.consesp.com.br.
 
O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu grau de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior.
 
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 19 de abril de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da prefeitura, publicado em jornal com circulação no município e no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.
 
As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Prefeitura de Gaspar - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Gaspar, em Santa Catarina, divulgou o edital nº 002/2015 de processo seletivo para contratação imediata de médico plantonista clínico geral e médico geral comunitário. A jornada semanal será de 20 a 40 horas, conforme disponibilidade e necessidade de vagas, já a remuneração será de R$ 5.464,06 a R$ 8.196,10, mais auxílio alimentação e gratificação de acordo com a função.
 
Atenção para o prazo de inscrições, pois elas só serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2015, no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, situada à Rua Coronel Aristiliano Ramos, nº 435, Centro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
 
Os candidatos deverão apresentar, no ato de inscrição, seus títulos (pós-graduação) e horas de cursos de aperfeiçoamento. O resultado final será afixado no mural da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde e no site www.gaspar.sc.gov.br, a partir do dia 9 de fevereiro de 2015.
 
A validade do processo seletivo será de um ano.

Campanha de prevenção neste carnaval incentiva uso de camisinha, testagem e tratamento

avatar facebook
Avatar Facebook
Informação falando sobre a importância da camisinha, do teste rápido e do tratamento é o foco da campanha de prevenção às DSTs, doenças sexualmente transmissíveis e à aids para o Carnaval 2015, lançada nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde
 
Isso porque, apesar de 94% dos brasileiros saberem que a camisinha é a melhor forma de prevenção dessas doenças, 45% da população sexualmente ativa do Brasil não usou preservativo durante as últimas relações sexuais com parceiros casuais.
 
Esses dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, também apresentada nesta quarta-feira pelo Ministério. O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca a importância da prevenção combinada no combate a aids: "Nós vamos insistir no uso da camisinha como questão fundamental, mas que é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV, aquelas que testarem positivo iniciar o tratamento imediatamente pra derrubar a carga viral, derrubar o tanto de vírus circulante e diminuir a transmissão. Nós vamos continuar incentivando as estratégias de redução de danos para as pessoas que usam drogas e que podem se contaminar através disso e profilaxia pós exposição que é o uso do medicamento antirretroviral pós a exposição."
 
O material da campanha de carnaval deste ano inclui cartazes, spot de rádio, folders e vídeo para TV e é voltado para a população jovem, travesti e jovem gay. A mensagem geral informa o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento. O gerente de mercado, Gleyson da Silva, depois que contraiu uma DST aprendeu a importância do sexo seguro: "Fiz o teste de HIV, faço nos hospitais sem a mínima vergonha e quero aconselhar os meus colegas e meu amigos gays a sempre estar tratando da sua saúde, buscando melhoria, procurando fazer o teste do HIV, usando sempre a camisinha pra sempre se prevenir melhor de qualquer tipo de doença. Já peguei uma doença chamada cancro mole e não foi fácil curar."
 
Para o ministro da Saúde, Arhur Chioro, a mobilização da população jovem é o grande desafio da saúde pública brasileira no combate à aids: "Se trata de uma população que nesses 30 anos do Programa de DST/Aids não conviveu, por exemplo, com a morte de muitas personalidades, cantores, atrizes, em fim, pessoas que sofreram e acabaram falecendo em função a aids. Hoje, assume uma atitude diferente, ou seja, não tem as mesmas referências que, por exemplo, a minha geração de jovens acabou tendo em relação à enfermidade. É decisivo que a gente consiga de fato dialogar com a nossa juventude de uma maneira muito diferenciada."
 
As estratégias de comunicação da campanha de prevenção à aids neste carnaval vão ser reforçadas nas cidades com maior número de foliões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Além do rádio e da TV, a campanha também vai ser divulgada pela internet e em revistas temáticas de carnaval  de comportamento voltadas para os homossexuais.

Fonte: Ana Cláudia Amorim/ Agência Saúde

Mortalidade de Aids cai 13% nos últimos 10 anos no Brasil

A mortalidade provocada pelo vírus da aids caiu 13% na última década no País
 
O dado foi apresentado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28) no lançamento da campanha de prevenção às DST e aids para o carnaval de 2015. No entanto, entre a população jovem, os índices de contaminação pelo HIV ainda continuam crescendo.

Por essa razão, a campanha de prevenção do Ministério das Saúde para o carnaval deste ano é direcionada sobretudo ao público jovem e tem como slogan a expressão “#partiu teste”. A estratégia foi adotada focada na prevenção combinada, que alia a importância do uso da camisinha, com a conscientização da população sobre a necessidade do indivíduo saber se foi contaminado e, desse modo, iniciar rapidamente o tratamento.
 
De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) divulgada pelo Ministério nesta quarta-feira, 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é melhor forma de prevenção à aids e DST. Apesar disso, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo em suas últimas relações sexuais casuais.
 
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é fundamental reforçar a estratégia de distribuição de preservativos no País. No entanto, o ministro enfatiza que o Governo precisa atuar em outras frentes no combate à epidemia de aids e DST, mais compatíveis com a nova realidade da sociedade brasileira, em que houve aumento do número de relações sexuais casuais.
 
“Nós não podemos lidar na sociedade brasileira usando a camisinha como a única arma de prevenção à aids e às DST. Nós precisamos ousar com outras estratégias. Precisamos contar com uma mudança de comportamento significativo da população de 15 a 64 anos, sobretudo entre a população mais jovem, que é o aumento significativo do número de parceiros casuais”, afirmou Chioro.
 
Nesse sentido, Chioro destacou que além dos investimentos focados na informação e no sexo seguro – atualmente, 120 milhões de preservativos estão disponíveis para distribuição no País – o Ministério da Saúde também está concentrando esforços em outras estratégias de prevenção, como o aumento da distribuição de testes rápidos e de medicamentos antirretrovirais. De acordo com o ministro, o tratamento contra o HIV distribuído hoje pelo SUS é uma referência internacional, por ser seguro, gratuito e eficaz.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2014 foram distribuídos 6,4 milhões de testes rápidos para o HIV, número 26% maior que os 4,7 milhões distribuídos em 2013. Das cerca de 734 mil pessoas que vivem com HIV e aids no Brasil atualmente, 80% já foram diagnosticadas. Dessas, 400 mil realizam tratamento gratuitamente pelo SUS.
 
A campanha
A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano – que tem como slogan a “# Partiu teste” – é informar a população jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar o tratamento imediatamente, reforçando o conceito da prevenção combinada.
 
Nessa lógica, o ministro Arthur Chioro destacou que “a campanha quer chegar a todas as tribos, dialogar com a juventude e alcançar de forma consistente, sobretudo, as cidades onde há uma grande concentração de jovens.”
 
Ao todo, para a campanha está prevista a distribuição de 129 mil cartazes em quatro versões – segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay – um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV.
 
Nas cidades com maior concentração de foliões (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Florianópolis, Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Alfenas) haverá um reforço das estratégias de comunicação da campanha, focada na população jovem. Além disso, o ministro anunciou que, além do Carnaval, a campanha será estendida, com adaptações, para festas populares – como o São João e outros eventos –durante o resto do ano.
 
Cenário brasileiro
Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de aids no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia no País está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de aids novos ao ano. Além disso, o índice de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.

Fonte: Portal Brasil

SUS e Saúde Suplementar vão registrar casos de agressão por homofobia

Prevenir e enfrentar as diversas formas de violência praticadas contra o público de lésbicas, gays, bissexuais e travestis, além de permitir conhecimento de dados sobre as ocorrências, características e perfil dos crimes.
 
Esse é o objetivo da portaria assinada ontem (29) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e mais quatro ministros, que cria a Comissão Interministerial de Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CIEV-LGBT). Durante a assinatura do documento, o ministro da Saúde anunciou novidades na Ficha de Notificação de Violência, já utilizada pelas unidades de saúde.
 
A partir deste ano, o material contará, com dois novos campos: Orientação sexual e Identidade de gêneros. A ficha, com as novas modificações, deverá ser adotada tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como também pela rede privada. A criação da Comissão ocorre por ocasião do Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, comemorado ontem (29).
 
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a portaria possibilitará a articulação de medidas de prevenção, adequado tratamento aos casos de violência da população LGBT, além de estimular o diálogo e a negociação entre as esferas de governo e a própria sociedade civil. Sobre este último item, o ministro destacou o ganho na qualificação das informações que serão obtidas a partir introdução dos novos campos na ficha de notificação de violência, cujo preenchimento hoje já é obrigatório pelos profissionais de saúde nas unidades públicas e particulares de saúde. “Estamos dando um passo simples, mas muito importante para efetivamente dar visibilidade à essa luta, mostrando a dimensão real do problema da homofobia no país”, enfatizou o ministro.
 
Atualmente, não existem informações e, âmbito nacional sobre violência ao público LGBT. O Geralmente, as informações se restringem aquelas publicadas pelos jornais ou por pesquisas pontuais de movimentos ligados a essa população. Isso dificulta a ação dos órgãos governamentais e das secretarias de saúde estaduais e municipais e as que lidam com direitos humanos. “Com essa simples introdução, vamos gerar uma capacidade de informação que será decisiva na orientação de um conjunto de politicas públicas”, informou o ministro da Saúde. Ele aproveitou para lembrar da campanha de Carnaval 2015, lançada nesta semana, que visa o combate e prevenção da aids e das doenças sexualmente transmissíveis (DST), e que tem como foco os jovens (15 a 24 anos), além do público LGBT.
 
A previsão é de que a nova ficha de notificação esteja disponível nas unidades hospitalares a partir do segundo semestre de 2015. No momento, os gestores de saúde estão recebendo capacitação para acolhimento e orientação às vítimas durante o preenchimento da ficha. A aplicação do documento, com as novas mudanças, começará pelas unidades de urgência e emergência e atenção básica.
 
A portaria interministerial também foi assinada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Na ocasião, representado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto; e da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
 
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, citou números de denúncias de violação contra a população LGBT da Ouvidoria Nacional e do Disque Diretos Humanos (Disque 100). De 2011 a 2014, foram registradas 7.649 denúncias, sendo aproximadamente 16% contra travestis e transexuais. Em 2014, essa porcentagem subiu para 20% com o registro de 232 denúncias. Entre os tipos de violações, a discriminação e a violência psicológica estão entre as mais recorrentes em 2014, com 85% e 77%, respectivamente, dos casos denunciados contra a população LGBT. O trabalho da Comissão Interministerial ficará sobre a coordenação da SDH/PR.
 
“O trabalho da Comissão Interministerial permitirá que os ministérios aqui envolvidos façam duas ações muito importantes: acompanhamento da notificação, do inquérito e do processo judicial, para que, efetivamente, a violência contra as pessoas LGBT seja punida; e o acolhimento desse público nas nossas redes de saúde, de atendimento à mulher, e de garantia à justiça. Vamos trabalhar na prevenção, no acompanhamento para punição, e no acolhimento dessas vítimas”, informou a ministra Ideli Salvatti.
 
Política de saúde
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou outras ações que vêm sendo realizadas no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS), nos últimos anos, voltados para o público LGBT. Segundo o ministro, a saúde pública tem garantido a atenção às pessoas no processo transexualizador. “Para enfatizar a luta pela preservação do direito das pessoas, é fundamental organizar a rede e mudar a cultura dos trabalhadores da saúde”, disse Chioro. Entre 2008 e 2014 foram realizados 6.724 procedimentos ambulatoriais e 243 procedimentos cirúrgicos em quatro serviços habilitados no processo transexualizador no SUS.
 
Ele destacou ainda outro avanço ocorrido, em 2013, que permitiu a inclusão do nome social de travestis e transexuais no Cartão SUS, reconhecendo a legitimidade da identidade desses grupos e promover o maior acesso à rede pública.
 
Di da visibilidade trans
A data foi instituída em 2004, após ocupação do Congresso Nacional, em 29 de janeiro daquele ano, por representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) que reivindicavam acesso ao trabalho e à escola e autorização para mudar sua identidade documental. Desde 2003, o Ministério da Saúde promove e apoia eventos voltados ao público LGBT tais como os Fóruns Regionais de Consultas Públicas, o I Seminário Nacional de Saúde LGBT e a Conferência Nacional de Saúde.
 
Durante a semana de comemoração da data, representantes do Ministério da Saúde têm apresentado os avanços dos últimos anos no atendimento ao público LGBT. A participação será nos eventos: II Semana Nordestina da Visibilidade Trans, em Recife; Dia da Visibilidade Trans Hanna Suzart, em São Paulo; e Primeira Semana da Visibilidade Trans da Capital, em Goiânia.
 

Aché investe em logística reversa

Projeto conduzido pela TI derrubou tempo de ressarcimento em caso de devolução de mercadorias de 90 para 15 dias

Processos logísticos normalmente são desafiadores em qualquer grande indústria e não é diferente no Aché Laboratórios Farmacêuticos. Mas na contramão dos projetos que tentam resolver tal gargalo, a equipe de TI da primeira colocada na categoria Indústria Farmacêutica de As 100+ Inovadoras no Uso de TI mirou não apenas melhorias de processos internos e do setor de distribuição. O foco estava em garantir a satisfação do cliente na ponta, sobretudo, quando havia necessidade de devolução de mercadorias e reembolso de valores.

Como explicou Leandro Roldão, gerente de sistemas da companhia, o projeto surgiu da necessidade de entender a logística e a rastreabilidade na cadeia do processo de devolução de produtos. “Sempre tivemos dificuldade em acompanhar essa rastreabilidade e queríamos garantir que cada devolução fosse feita da melhor forma”, comentou. Um dos trabalhos executados foi o mapeamento de todos os processos que tinham relação com devolução ou recusa de mercadoria para uma gestão mais efetiva, acompanhar volume, entender erros e problemas.

Chegar a tal ponto, no entanto, não foi da noite para o dia. Antes do mapeamento completo, houve um acompanhamento de tais processos durante um ano e meio, até por envolver diversas áreas como supply chain, comercial, qualidade, impostos, transporte, logística e financeiro. Para a TI do Aché, um dos segredos de sucesso do projeto foi o alinhamento constante com as áreas de negócio para não deixar nenhuma lacuna. E no final de tudo, quem ganhou foi o cliente.
 
“Durante o processo, ouvi da área comercial que quando faziam negociação o cliente falava do processo de devolução e levávamos até 90 dias entre receber a devolução e fazer o ressarcimento. E como o processo era moroso, o cliente tomava a decisão de no pagamento do próximo boleto, descontar o ressarcimento não efetuado. Com esse projeto, o processo de devolução caiu para 15 dias e o comercial vai ao cliente para falar apenas de negócio”, resumiu Eduardo Kondo, CIO do Aché, que, junto com Roldão, fez questão de enaltecer a importância da equipe na execução do projeto, em especial de Emanoel Nascimento, coordenador de administração de vendas (área de negócios), Uderson Fermino, líder e especialista do projeto, e Anselmo Parrechio, coordenador de projetos.

Um dos pontos interessantes da iniciativa é que o investimento foi praticamente zero, obviamente sem contabilizar as horas de trabalho da equipe que se dedicou a executá-lo. A empresa já contava com todas as ferramentas utilizadas, como ERP, GRC, Solution Manager, entre outros da SAP e a equipe tinha capacitação suficiente para desenvolver nas linguagens demandadas, como Asp, .NET, C# e JQuery. Até por isso, o tempo consumido pelo projeto foi pequeno frente ao que se vê no mercado: quatro meses entre mapeamento e implantação das melhorias.

“Antigamente, o processo era muito manual. O cliente entrava num portal para pedir devolução, depois vários departamentos avaliavam isso para, só então, dar o ‘ok’ para o cliente devolver o material. Hoje tudo é eletrônico”, ressalta Kondo, lembrando que, com o novo processo, quando o cliente dá entrada numa devolução, é gerado um XML que passa mais rapidamente pelas áreas responsáveis, permitindo, ainda, que o próprio cliente acompanhe o procedimento.

O grande objetivo da iniciativa, como frisou Roldão, era reduzir o tempo de cada etapa do processo, garantindo, assim, mais agilidade na resposta para o cliente na ponta. Além disso, diversos benefícios foram atingidos com o trabalho realizado pela TI do laboratório, como rastreabilidade mais ampla, transparência para o cliente, redução de tempo do transporte e de gasto com transporte divergente e validação antecipada das informações. “Conseguimos também diminuir tempo operacional por ter sistema próprio e nada manual, reduzir gastos com impressão e armazenamento físico de papel e até os erros por digitação”, comemora Roldão.
 
*Vitor Cavalcanti é editor de TI da IT Mídia

Saúde Web