Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Síndrome do pânico tem sintomas físicos e provoca grande sofrimento

Transtorno é uma reação desproporcional de extrema ansiedade e com boa carga de medo a uma determinada situação

Vertigem, taquicardia, falta de ar, sudorese, sensação de impotência, certeza de que a morte se aproxima, desespero: embora mais conhecidas hoje do que eram há 20 ou 30 anos, as sensações experimentadas pelas vítimas do transtorno do pânico ainda causam um impacto devastador na vida dos atingidos. Por ser uma síndrome psiquiátrica, a patologia gera preconceitos e mal-entendidos. Em geral, ninguém imagina ser vulnerável ao mal, cuja incidência, segundo especialistas, tem crescido em ritmo acelerado.

Antes de passar pela primeira crise de pânico, a designer Débora (nome fictício), 28 anos, já sabia do estrago que a desordem pode causar no dia a dia.

— Acredito que só vivendo na pele o desassossego de sentir pânico para se ter uma ideia da gravidade. Não tratar é agonizar. É ver a vida perder o sentido — desabafa.

A primeira crise de Débora ocorreu no ano passado. Ao tentar embarcar para uma viagem de trabalho, ele foi acometida por uma sensação desesperadora de impotência absoluta diante das manifestações físicas e emocionais que lhe invadiram.

Os sintomas clássicos da síndrome foram desencadeados de repente.

— Ao entrar no avião, comecei a chorar. Sentia que ia morrer. A sensação de medo era tão grande que saí correndo. Alguns meses depois, voltei a sentir o mesmo quando estava dirigindo — conta.

O psiquiatra Fábio Leite explica que o transtorno do pânico é uma reação desproporcional de extrema ansiedade e com boa carga de medo a uma determinada situação, que pode ou não ser específica.

Segundo ele, no decorrer da vida deparamos com ameaças que provocam temor, sentimento que mexe física e emocionalmente com qualquer ser humano e que é até saudável, porque acaba se revelando uma proteção. Porém, no paciente com pânico, as reações fisiológicas e emocionais ocorrem sem motivo aparente.

A pessoa fica altamente insegura porque perde o controle, tem certeza de que nada pode fazer para sair da crise.

— A sociedade não entende a doença. Muitos acham que é frescura, descontrole emocional — observa o médico.

Adulto jovem é o alvo predileto
Diferentes pesquisas sugerem que o funcionamento cerebral e corporal desses pacientes é diferente do de indivíduos que nunca desenvolverão a síndrome.

O psiquiatra Fábio Leite lembra que algumas drogas, como anfetaminas, corticoides, maconha, cocaína e ecstasy, assim como algumas doenças, podem desencadear episódios de pânico.

Mas há também a ocorrência de crises sem qualquer fator claramente identificado, e isso a ciência ainda não conseguiu explicar. Existe também a forte suspeita de hereditariedade. O adulto jovem, entre 30 e 40 anos, é o alvo predileto da síndrome. As mulheres são mais vulneráveis.

Além das alterações cardiorrespiratórias, alguns pacientes sentem manifestações físicas menos comuns, como formigamento e contraturas musculares.

Sem os remédios, a tendência é a piora do quadro, e o prognóstico tende a ser depressão e, eventualmente, chega a provocar tentativas de suicídio.

Os psiquiatras alertam que a terapia cognitivo-comportamental é essencial para que o paciente entenda o problema e se coloque diante da situação sem perder o controle. Quanto mais precoce o tratamento, maiores as chances de superação.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um estudo conduzido pelo psiquiatra Marco André Urbach mostrou que a tontura, sintoma comum do pânico, é pouco investigada e tratada.

— Verificamos que 30% dos pacientes com transtorno têm alterações vestibulares, ou seja, no ouvido interno. Esse sintoma precisa ser avaliado, porque quando não tratado é um empecilho à recuperação dos pacientes — revela.

Saiba mais:

:: O que é
O transtorno do pânico é definido como crises recorrentes de forte ansiedade e medo. A característica principal são os ataques, geralmente imprevisíveis, de desespero ou de agonia.

:: Causas
Ainda são desconhecidas, mas há algumas teorias que tentam explicar o que motiva o problema:

- Neuroanatômica
Baseada no princípio de que o ataque de pânico é uma perturbação do sistema fisiológico que regula as crises normais de medo e ansiedade.

- Comportamental
Baseada na suposição de que vários princípios comportamentais estão envolvidos no desenvolvimento do pânico. Para os especialistas que acreditam nessa corrente, o paciente desenvolve o medo a partir de um determinado estímulo e, sempre que exposto a ele, a recordação de medo é evocada.

- Psicanalítica
Afirma que as crises de pânico se originam do escape de processos mentais inconscientes e até então reprimidos. Uma vez que o equilíbrio foi ameaçado, o funcionamento mental inconsciente transforma o conteúdo da repressão numa crise de pânico.

:: Sintomas
- Palpitações
- Sudorese
- Tremores e abalos
- Sensação de falta de ar
- Sensação de asfixia
- Dor ou desconforto no tórax
- Náusea ou desconforto abdominal
- Tontura ou vertigem
- Medo de perder o controle ou de enlouquecer
- Medo de morrer
- Formigamentos
- Calafrios ou calor

:: Tratamentos
A terapia cognitivo-comportamental pode e deve ser adjuvante ao tratamento medicamentoso, que consiste em:

- Inibidores de recaptação de serotonina: Têm função de regular a produção de neurotransmissores no sistema nervoso central, impedindo, assim, o surgimento de crises.

- Benzodiazepínicos: Têm função tranquilizante, atuando principalmente no início do tratamento, até que o equilíbrio do sistema nervoso seja restaurado.

Fonte Zero Hora

Exercícios físicos podem aliviar fadiga, diz estudo

885280 98230692 300x200 Exercícios físicos podem aliviar fadiga, diz estudo  Exercícios para o corpo e a mente: um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, mostra que os benefícios que o exercício físico proporciona às células dos músculos são os mesmos encontrados em células do cérebro. De acordo com os autores, este processo pode estar por trás dos benefícios à saúde mental que o exercício traz.
“O exercício físico aumenta o número de um tipo de organelas nas células musculares chamadas mitocôndrias. São elas as responsáveis pela geração de energia, e, por isso, este aumento numérico é associado a diversos efeitos positivos dos exercícios, como o aumento da força e da resistência. O exercício também está associado a uma série de benefícios à saúde mental, no entanto, o mecanismo por trás deste efeito ainda não estava claro”, explicam os autores.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores dividiram modelos animais em grupos diferentes. Um realizava exercícios em uma esteira inclinada seis dias por semana durante uma hora. O outro, o grupo sedentário, foi exposto ao mesmo ambiente do grupo de exercício, porém, eles permaneciam em suas gaiolas. Após oito semanas, eles examinaram a atividade cerebral e o tecido muscular de alguns ratos em cada grupo para testar sinais de aumento de mitocôndria. Além disso, alguns dos ratos de cada grupo foram selecionados para realizar uma “corrida à fadiga”, um teste que avaliou sua resistência após o período do estudo.

Os resultados mostraram que os ratos do grupo de exercícios apresentaram um aumento de mitocôndrias em seus tecidos musculares em comparação ao grupo sedentário. O mesmo aumento foi encontrado nas células cerebrais.

Outro resultado que chamou a atenção dos pesquisadores foi o aumento da aptidão destes animais. Nenhuma mudança foi observada no grupo sedentário.

Os autores ressaltam que esse aumento no número de mitocôndrias nas células cerebrais pode tornar o cérebro mais resistente à fadiga – o que também pode afetar o desempenho físico. Eles sugerem que este aumento poderia ter implicações clínicas, fazendo do exercício um potencial tratamento para os transtornos psiquiátricos, doenças genéticas e neurodegenerativas.

“A redução da fadiga física e mental pode levar à melhora da performance atlética, bem como a ampliação do uso do exercício como uma opção terapêutica para atenuar os efeitos negativos do envelhecimento e o tratamento ou prevenção de doenças neurológicas”, concluem os autores.
-
com informações da University of Southern California

Fonte O que eu tenho

Dietas muito restritivas modificam as células do cérebro e são pouco efetivas, diz pesquisa

689464 70317099 300x254 Dietas muito restritivas modificam as células do cérebro e são pouco efetivas, diz pesquisaUm estudo publicado no periódico Cell Metabolism pode ajudar a explicar por que é tão prejudicial e difícil seguir uma dieta muito restritiva. De acordo com a pesquisa, quando ficamos em jejum, a fome induz os neurônios no cérebro a começar a consumir pedaços de si mesmos.
Este ato de “canibalismo”, a chamada autofagia, envia um sinal de que há uma falta de comida, o que faz que as células se alimentem delas mesmas. Testes feitos com modelos animais em laboratório revelaram que a autofagia destas células do cérebro gera a liberação de diversas substâncias – como ácidos graxos  –, que por sua vez resulta em níveis mais altos de uma proteína (chamada agouti ou AgRP) que estimula o apetite.

O autor do estudo, Rajat Singh, acredita que medicamentos que interfiram neste processo de autofagia poderiam ajudar a tratar a obesidade, fazendo que as pessoas sintam “menos fome e queimem mais gordura”.

Ácidos graxos presentes nas gorduras levam a um círculo vicioso
Segundo ele, quando a autofagia foi bloqueada nos neurônios dos camundongos, os níveis da proteína AgRP não se elevaram em resposta à fome. Esta alteração na química do corpo levou os ratos a ficarem mais magros, já que eles comiam menos após um período de jejum e gastavam mais energia.

Por outro lado, Singh explicou que níveis cronicamente altos de ácidos graxos na corrente sanguínea, como acontece em pessoas com dietas ricas em gordura, podem alterar o metabolismo “criando um círculo vicioso de superalimentação e equilíbrio de energia alterado”.

O estudo também pode ajudar a explicar por que o apetite tende a diminuir com a idade, já que as células de um corpo mais idoso não conseguiriam realizar a autofagia tão bem. “Nós já temos algumas evidências preliminares sobre estas mudanças que podem ocorrer com a idade”, finaliza.
-
com informações da AAAS

Fonte O que eu tenho

Cérebro de obesos é menos resistente a alimentos calóricos, diz estudo

815040 93780269 300x225 Cérebro de obesos é menos resistente a alimentos calóricos, diz estudo  Pessoas obesas são menos capazes de inibir o desejo impulsivo de comer alimentos calóricos do que pessoas com o peso ideal, principalmente quando seus níveis de açúcar estão abaixo do normal. Este é resultado de um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Yale e do Sul da Califórnia, nos EUA.
A pesquisa é parte de uma investigação para compreender os processos biológicos subjacentes que contribuem para a obesidade, uma condição que afeta mais de um terço dos adultos e quase 17% das crianças nos Estados Unidos. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,6% da população está acima do peso e 13,9% são obesos.

Para chegar aos resultados, a autora do estudo, Rajita Sinha, e sua equipe usaram imagens por ressonância magnética funcional (RMf) para examinar quais zonas do cérebro são ativadas quando uma pessoa vê imagens de alimentos altamente energéticos, comidas saudáveis como frutas e vegetais, e outras coisas que não são alimentos.

Na pesquisa, os voluntários (obesos e magros saudáveis) se submeteram a análises cerebrais duas horas depois de comer. Os autores também controlaram níveis de glicose no sangue para constatar se estavam altos ou não. Quando os níveis eram baixos, as regiões do cérebro chamadas ínsula e núcleo estriado (relacionadas à recompensa) estavam ativas, indicando um desejo de comer. E o córtex pré-frontal, que normalmente controla o desejo de comer, era menos capaz de frear os sinais gerados desde a área estriada para se alimentar.

Isso aconteceu especialmente com os participantes obesos, que viram fotos de alimentos altamente calóricos. Quando os níveis de açúcar no sangue eram normais, os participantes magros mostraram uma maior atividade do córtex pré-frontal, e isso reduziu a atividade nas regiões cerebrais vinculadas com as recompensas.

“Trata-se de uma função superior que controla os centros de recompensa. Esse controlador é deficiente nas pessoas com obesidade. Nelas, esse sistema não se ativa”, comenta Rajita.

Ela acredita que o estresse associado a uma queda nos níveis de glicose desempenha um papel-chave nesta ativação. “A chave parece ser comer alimentos saudáveis ​​que mantêm os níveis de glicose. O cérebro precisa deste alimento”, conclui.
-
com informações da University of Yale

Fonte Band

Região leste de SP terá mutirão de mamografia

Programa quer alertar a população feminina sobre a importância de realizar os exames de mama  / Shutterstock
A ação destinará 100 vagas para o exame gratuitamente, que deverão ser preenchidas por mulheres com idade igual ou superior a 40 anos

Para alertar a população feminina sobre a importância de realizar os exames de mama e acelerar os processos envolvidos na marcação das mamografias, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio de seu Programa Integrado de Controle de Câncer Mamário e o Instituto Se Toque, realizarão no dia 1º de outubro, um mutirão de mamografia na Unidade de Sustentabilidade Social do Hospital, no bairro da Mooca.

A ação destinará 100 vagas para o exame, que deverão ser preenchidas por mulheres com idade igual ou superior a 40 anos e residentes dos bairros Mooca, Pari, Brás, Belém, Vila Bertioga, Vila Prudente e Água Rasa, como prevê o projeto em parceria com o Ministério da Saúde.

O Programa Integrado de Controle de Câncer Mamário é destinado às usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) e integra desde a educação para a saúde até o tratamento dos casos diagnosticados, passando pelos processos de detecção e diagnóstico precoce.

Reforçando as ações do projeto, o Instituto Se Toque em colaboração ao Hospital Alemão, realiza palestras e ações sobre saúde integral da mulher e a distribuição de materiais educativos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas da região, para orientar as pacientes sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o que aumenta consideravelmente suas chances de cura.

Para agendar o exame as interessadas devem entrar em contato com o Instituto Se Toque pelo telefone: (11) 3791-0143.

Serviço
Mutirão de mamografia
Data: 01 de outubro, sábado
Hora: das 7h às 11h
Endereço: Unidade de Sustentabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Rua Javari, nº 182 | Tel.: 2081-6400

Fonte Band

Nota Baixa: Unicamp: enfermagem tropeça ao medir pressão

Pesquisa realizada em três hospitais de Campinas, mostrou lacuna no conhecimento sobre métodos por parte dos profissionais

Uma pesquisa realizada pela enfermeira Taciana da Costa Farias Almeida, da Unicamp, em três hospitais da cidade, mostrou que, no que diz respeito a verificação da pressão arterial, o conhecimento das enfermeiras é abaixo do necessário. Em uma prova com 40 questões sobre o tema, a média de acertos ficou entre 18 e 19 questões.

Taciana desenvolve atividades em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) há cinco anos e apresentou dissertação de mestrado na FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp. De acordo com ela, a lacuna apresentada pelos profissionais é alarmante. “Se considerarmos que a média de aprovação em cursos superiores em instituições de ensino é 5, muitos seriam reprovados no quesito medida da pressão arterial”, disse.

Segundo ela, o maior índice de erros diz respeito ao domínio de métodos indiretos de aferição – esfigmomanometria (manguito) e o oscilométrico ou automático. Nesse quesito, apenas 7,8% dos voluntários alcançaram um percentual de 60% de acerto.

O erro na verificação da pressão arterial pode causar graves reflexos, principalmente quando se trata de cuidados com pacientes em tratamento nas UTIs dos hospitais, principal alvo da pesquisa. “Os valores detectados com a medida são fundamentais para o monitoramento e tomada de condutas diante do paciente grave.” Segundo ela, a cada duas horas deve-se tomar a pressão desses pacientes.

Coren
A chefia técnica do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de Campinas afirmou que fiscaliza a atuação de uma forma mais ampla e não procedimentos específicos. Segundo o conselho, cabe ao hospital fazer uma triagem nos profissionais eavaliar o funcionário no ato da contratação.

O conselho também informou que promove com frequência palestras de atualização para os profissionais do ramo.

Aferição correta: o paciente deve ficar atento ao verificar a pressão.

Posição: o braço deve estar esticado, na altura do coração, com apoio.

Repouso: é importante que o paciente fique em repouso por 5 minutos antes da verificar a pressão.

Fonte Band

Denúncias derrubam diretor de hospital

Responsável por maternidade em São Paulo deveria cumprir 40 horas semanais na unidade, mas dava expediente na própria clínica

O diretor da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, pediu demissão após denúncia da Rádio Bandeirantes de que ele não permanecia no local de trabalho durante o expediente.

De acordo com o repórter Agostinho Teixeira, Carlos Alberto Ruiz deveria cumprir 40 horas semanais na unidade, mas dava expediente na própria clínica.

Com o acúmulo de atividades, Carlos Alberto Ruiz quase não era visto no hospital. Durante uma semana inteira, o repórter tentou encontra-lo na maternidade, mas o máximo que conseguiu foi falar com a secretária.

Procurado, o médico, que recebe R$ 4.790, não soube explicar a situação. A informação sobre a saída do cargo foi confirmada na manhã de hoje pela prefeitura de São Paulo. O nome do novo diretor da unidade ainda deve ser anunciado em breve.

Fonte Band

Remédios antigos - CAMBEM

   

Concurso Prefeitura de Lages (SC) 2011

A Prefeitura de Lages, Estado de Santa Catarina, publicou 02 (dois) editais de Nº 01/2011 para concurso público e Nº 01/2011 de processo seletivo destinado ao provimento de vagas. O concurso será realizado através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.

O concurso de Lages oferece 634 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 8.379,11, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
Arquiteto (01), Assistente Social (30), Bibliotecário (02), Contador (01), Engenheiro Civil (04), Farmacêutico/Bioquímico em Programas de Saúde (03), Jornalista (01), Médicos (109), Nutricionista (04), Psicólogo (15), Professores (203), Agente da Autoridade de Trânsito (50), Assistente de Tecnologia da Informação (01), Auxiliar Bibliotecário (20), Auxiliar de Consultório Dentário (21), Técnico em Contabilidade (01), Técnico em Edificações (01), Motorista (06), Carpinteiro (09), Eletricista (02), Encanador (03), Pedreiro (14), Operador de Máquinas Pesadas (02), Ajudante de Serviços Gerais (60), Calceteiro (14), Cozinheira (25), Operador de Máquinas Leves (05) e Agente Comunitário de Saúde (27).

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 22 de setembro à 13 de outubro de 2011, pela Internet, através do site http://www.ibam-concursos.org.br/.

Taxa
A taxa de inscrição é de:
R$ 30,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 50,00 para nível médio;
R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas no Município de Lages – SC, provavelmente no dia 20 de novembro de 2011 e terão a duração de 03 horas, sendo que as provas para os cargos de nível superior serão realizadas no período matutino e as de nível médio e fundamental, no período vespertino.

O local da realização das provas constará do cartão de confirmação de inscrição que poderá ser acessado via internet no site do http://www.ibam-concursos.org.br/.

Gabaritos
Os gabaritos serão divulgados no 1º dia útil, após a aplicação das provas, nos sites http://www.ibam-concursos.org.br/ e http://www.lages.sc.gov.br/.

Validade
O Concurso Público terá validade de 2 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de Lages (SC) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Iraceminha 2011: Prefeitura divulga edital

Foi divulgado edital (nº. 003/2011) para a realização de concurso público da Prefeitura de Iraceminha, Estado de Santa Catarina. O concurso de Iraceminha está oferecendo 15 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos chegam até R$ 12.494,31.

Cargos
Professor, Nutricionista, Médico, Veterinário, Técnico em Enfermagem, Técnico Administrativo em Serviço Militar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Serviços Gerais e Operador de Máquinas.

Serão reservadas 5% das vagas a portadores de deficiência.

Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, através do endereço eletrônico www.incapel.com.br, até o dia 14 de outubro de 2011.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio/técnico: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 06 de novembro de 2011, das 8h às 12h, no Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, na Rua Tancredo Neves, centro, Iraceminha/SC.

O gabarito preliminar será publicado no 1º dia útil após a realização da prova objetiva, no Mural da Prefeitura de Iraceminha, no site do Município www.iraceminha.sc.gov.br e no site da empresa http://www.incapel.com.br/.

O concurso de Iraceminha terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de Coronel Freitas – SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Freitas, Estado de Santa Catarina, através da empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda. – ME, divulgou edital de Nº 04/2011 de processo seletivo destinado ao provimento, em caráter temporário, para atender necessidade de excepcional interesse público, de vagas em cargos do quadro pessoal do poder executivo.

São oferecidas 03 vagas para cargos de nível superior, com salários variados de R$ 1.070,99 a R$ 2.639,13, para carga horária de 20 a 40h semanais.

As oportunidades de nível superior, com habilitação legal para o exercício da profissão são para os cargos de Enfermeiro, Farmacêutico e Fisioterapeuta.

A inscrição será efetuada, exclusivamente na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Mina Gerais, 361, centro, na cidade de Coronel Freitas/SC, no período de 19 a 30 de setembro de 2011, nos dias considerados úteis e de expediente normal nas repartições públicas municipais, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h,

A taxa de inscrição será de R$ 50,00.

A prova objetiva escrita será aplicada, provavelmente no dia 9 de outubro de 2011, no Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Clube do Bolinha, sito à Rua Paraíba, s/nº, na cidade de Coronel Freitas/SC, com início às 9h. No dia seguinte à realização das provas escritas, haverá a publicação dos gabaritos preliminares, também, através da internet, no site http://www.coronelfreitas.sc.gov.br/.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, principalmente para a substituição de titulares de vagas dos cargos em seleção, quando da concessão de licenças e afastamentos previstos em Lei.

Fonte: Prefeitura de Coronel Freitas – SC publica edital de processo seletivo | Concursos no Brasil

Prefeitura de Capão Alto divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Capão Alto, Estado de Santa Catarina, lançou edital para realização de processo seletivo oferecendo 01 vaga de nível superior para o cargo de Médico. A remuneração é de até R$ 7.992,20.

As inscrições serão exclusivamente presenciais e poderão ser feitas mediante procuração simples ou pessoalmente no setor de Recursos Humanos, durante o horário normal de expediente da Prefeitura de Capão Alto, no seguinte endereço: Rua João Vieira de Oliveira, 500 – Capão Alto – SC, até o dia 28 de setembro de 2011.

A taxa de inscrição é de R$ 90,00.

As provas serão realizadas na cidade de Capão Alto – Santa Catarina, provavelmente, no dia 08 de outubro de 2011, na Escola de Educação Básica Emiliano Ramos, situada à Rua Atanásio Silva, nº125, Centro – Capão Alto – SC, com início às 14 horas e término às 16 horas.

O gabarito das provas objetivas será divulgado, nos sites http://www.iobv.com.br/, http://www.capaoalto.sc.gov.br/ e no quadro de atos oficiais da Prefeitura no dia 10 de outubro de 2011.

O prazo de validade do Processo Seletivo para Emprego Público do Programa Estratégia Saúde da Família é enquanto durar o referido programa.

Sobre o Município de Capão Alto

Capão Alto fica localizado na microrregião de Campos de Lages. Sua população é de 2.753 habitantes (Censo IBGE/2010).

Concurso Anita Garibaldi 2011: Prefeitura divulga edital

O Município de Anita Garibaldi, Estado de Santa Catarina, localizado a 265 km de Florianópolis, lançou os editais N° 01/2011 para concurso público e N° 01/2011 processo seletivo. O objetivo dos certames é preencher 25 vagas para posse imediata na Prefeitura Municipal e outras para cadastro de reserva, sendo assim, as vagas serão distribuídas para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

O salário oferecido é de até R$ 2.500,00 (jornada de 20 a 40 horas semanais). O candidato portador de deficiência física, concorre em igualdade de condições com todos os candidatos, o percentual de 5% de vagas reservadas.

Inscrições
As inscrições já começaram e seguem até 05 de outubro, de forma presencial, durante o horário normal de expediente da prefeitura de Anita Garibaldi, na Praça Paulino Granzotto, n.o 20 – Centro, Anita Garibaldi – SC 88.590-000.

O valor da taxa de inscrição para posse imediata:

R$ 30,00 – nível fundamental;
R$ 70,00 – nível médio;
R$ 120,00 – nível superior.
Taxa de inscrição para cadastro de reserva;

R$ 10,00 – Nível Alfabetizado;
R$ 40,00 – Nível Superior;
Provas

Os candidatos serão avaliados através de provas escritas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de questões objetivas de múltipla escolha, com datas prováveis para 05 e 06 de novembro de 2011, (sábado), na Escola Municipal José Borges da Silva, sito à Rua Evaldo Rogério Godói, 87, Anita Garibaldi/SC.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado pela Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi, no Quadro de Atos Oficiais e no site http://www.iobv.com.br/, no dia seguinte após a realização das provas.

O resultado final do certame, depois de decididos os recursos interpostos, será homologado pelo Prefeito, e publicados Mural Oficial da Prefeitura e no site http://www.iobv.com.br/.

A validade do concurso público é de 02 anos e do processo seletivo será de 01 ano.

Confira todas as vagas oferecidas pelo certame

Cargos do concurso público
Nível Alfabetizado – Merendeira, Operador de Máquinas, Balseiro (Curso de Balseiro na Marinha);

Nível Médio – Auxiliar de Creche, Telefonista, Monitor Técnico de Informática, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Escritório;

Nível Superior – Contador, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Enfermeiro;

Há vagas para Professor de Educação Física (Professor Ensino Fundamental Nível III), Professor de Educação Física, Professor de Ensino Fundamental Nível III, Professor de Educação Infantil Nível III e Professor Nível III – Inglês.

Cargos do processo seletivo
Nível Alfabetizado – Auxiliar Serviços Gerais (PETI);

Nível Médio – Monitor de Artesanato (PETI), Monitor de Música coral (PETI), Agente da Defesa Civil;

Nível Superior – Médico, Professor Nível III Artes, Professor Nível III História.

Cargos do cadastro de reserva
Merendeira 20 h, Professor Nível III, Matemática, Professor Nível III, Ciências, Professor Nível III, História, Professor Nível III, Geografia, Professor Nível III, Língua Portuguesa, Professor Nível III, Inglês, Professor, Nível III, Artes, Professor Nível III e Educação Física.

Fonte: Concurso Anita Garibaldi 2011: Prefeitura divulga edital | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Altinho 2011

A Prefeitura de Altinho, Estado de Pernambuco, divulgou editais para realização de concurso público (nº. 001/2011) e processo seletivo (nº. 001/2011). O concurso de Altinho oferece 285 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 545,00 e R$ 2.500,00.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Gari, Coveiro, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante Geral de Obras, Auxiliar de Serviços Administrativos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raios X, Técnico Laboratório Clínico, Técnico em Imobilização Ortopédica, Agente de Desenvolvimento Rural, Auxiliar Técnico Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Professor, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Analista/Bioquímico e Assistente Social.

Inscrição
As inscrições serão realizadas presencialmente ou por procurador (munido de procuração simples, emitida para tal finalidade), deverá comparecer ao Posto de Inscrição, localizado na Rua Padre Félix Barreto, 276, Centro, Altinho – PE (próximo a Escola Barros Correia), no período de 10 de outubro a 10 de novembro de 2011, das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas, nos dias úteis, ou através do site http://www.idhtec.org.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio/técnico: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Os Candidatos que realizaram o Concurso 2009 ficam automaticamente inscritos neste Concurso de 2011, sem nenhum ônus adicional, (mesmo cargo da inscrição original realizada no concurso 2009), portanto, se faz necessário que se mantenha informado sobre todos os eventos, através do site: http://www.idhtec.org.br/ ou pelo telefone: (81) 3621-0603, no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30 horas de segunda a sexta-feira.

Prova
A prova escrita do concurso público será aplicada a todos os candidatos, provavelmente, no dia 04 de dezembro de 2011, das 09:00 às 1200 horas e das 14:00 às 17:00 horas, o local será divulgado no cartão de inscrição, disponível no site http://www.idhtec.org.br/ no período de 23 de novembro a 03 de dezembro de 2011, ou ainda, comparecer ao Posto de Atendimento para retirar o Cartão de Inscrição presencialmente. Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011.

A prova escrita referente aos cargos do processo seletivo será aplicada a todos os candidatos, provavelmente, no dia 11 de dezembro de 2011, das 09:00 às 1200 horas, o local será publicado através do cartão de inscrição, disponível no site www.idhtec.org.br, no período de 23 de novembro a 09 de dezembro de 2011, ou ainda, comparecer ao Posto de Atendimento para retirar o Cartão de Inscrição presencialmente. Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011.

Os cadernos de provas também estarão disponíveis, no site http://www.idhtec.org.br/, juntamente com a divulgação dos gabaritos oficiais preliminares, nos dias 05 e 12 de dezembro de 2011, após o encerramento da aplicação das provas.

Validade
O concurso de Altinho terá validade de 2 anos, podendo ser renovado por mais 2.

Fonte: Concurso Prefeitura de Altinho 2011 | Concursos no Brasil

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, Estado de Santa Catarina, divulgou edital (nº. 0007/2011) de inscrição para realização de processo seletivo oferecendo 02 vagas mais cadastro reserva de nível superior para o cargo de médico, com remuneração de até R$ 6.895,20.

Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 29 de setembro de 2011, das 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho – Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC, fone: (48) 3354-1036.

Prova
O processo seletivo de Garopaba será constituído de prova de título, comprovação de experiência e entrevista.

Validade
A validade do processo seletivo de Garopaba será de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte: Concurso Garopaba (SC) 2011: Prefeitura divulga edital | Concursos no Brasil

Prefeitura de Coronel Freitas – SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Freitas, Estado de Santa Catarina, através da empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda. – ME, divulgou edital de Nº 04/2011 de processo seletivo destinado ao provimento, em caráter temporário, para atender necessidade de excepcional interesse público, de vagas em cargos do quadro pessoal do poder executivo.

São oferecidas 03 vagas para cargos de nível superior, com salários variados de R$ 1.070,99 a R$ 2.639,13, para carga horária de 20 a 40h semanais.

As oportunidades de nível superior, com habilitação legal para o exercício da profissão são para os cargos de Enfermeiro, Farmacêutico e Fisioterapeuta.

A inscrição será efetuada, exclusivamente na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Mina Gerais, 361, centro, na cidade de Coronel Freitas/SC, no período de 19 a 30 de setembro de 2011, nos dias considerados úteis e de expediente normal nas repartições públicas municipais, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h,

A taxa de inscrição será de R$ 50,00.

A prova objetiva escrita será aplicada, provavelmente no dia 9 de outubro de 2011, no Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Clube do Bolinha, sito à Rua Paraíba, s/nº, na cidade de Coronel Freitas/SC, com início às 9h. No dia seguinte à realização das provas escritas, haverá a publicação dos gabaritos preliminares, também, através da internet, no site http://www.coronelfreitas.sc.gov.br/.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, principalmente para a substituição de titulares de vagas dos cargos em seleção, quando da concessão de licenças e afastamentos previstos em Lei.

Fonte: Prefeitura de Coronel Freitas – SC publica edital de processo seletivo | Concursos no Brasil

Concurso Caldas Brandão (PB) 2011: Prefeitura divulga edital

A Prefeitura de Caldas Brandão, Estado da Paraíba, acaba de publicar edital Nº 01/2011 de Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos destinado a selecionar Candidatos para provimento de vagas para o Quadro Permanente de Pessoal e formação de Cadastro de Reserva com intuito de preencher 182 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino. O concurso público Público será organizado pela empresa METTA CONCURSOS & CONSULTORIA LTDA.

Serão disponibilizadas 116 vagas para preenchimento imediato e 66 para cadastro de reserva, com salários de até R$ 1.750,00 + 5.250,00 (Gratificação PSF), para jornadas de trabalho entre R$ 26 a 40h semanais.

Cargos: As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate as Endemias, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Jurídico, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Digitador, Eletricista, Enfermeiro, Farmacêutico, Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Motorista “B”, Motorista “D”ou “E”, Nutricionista, Odontólogo, Orientador Educacional, Procurador Municipal, Psicólogo, Supervisor Educacional, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Vigilante, Professor
Classe A, Professor “B” Artes, Professor “B” Ciências, Professor “B” Educação Física, Professor “B” Educação Musical, Professor “B” Ensino Religioso, Professor “B” Geografia, Professor “B” História, Professor “B” Língua Inglesa, Professor “B” Língua Portuguesa e Professor “B” Matemática.

Inscrições: As inscrições serão disponibilizadas no site http://www.mettaconcursos.com.br/, por meio do formulário de inscrição via internet, no período das 09:00 horas do dia 10 de outubro às 23:59 horas do dia 11 de novembro de 2011 e, de forma presencial, de segunda a sexta-feira, excetuados sábados, domingos e feriados, de 07:30 às 12:00, no mesmo período acima compreendido, em dois locais, de forma simultânea: um, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Viegas S/N, Centro, Caldas Brandão e, também, na Secretaria de Educação Municipal, localizada na rua José Alípio de Santana S/N, Centro, Cajá (Anexo do Prédio da Prefeitura Municipal), onde a Organizadora disponibilizará dois postos de atendimento, nos locais anteriormente designados.

Taxa: A taxa de inscrição varia entre R$ 39,50 a R$ 77,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: As provas serão realizadas no município de CALDAS BRANDÃO/PB, em horários e locais a serem comunicados oportunamente através de cartão de inscrição divulgado no site http://www.mettaconcursos.com.br/, e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de CALDAS BRANDÃO/PB. O candidato deverá a partir do dia 09 de dezembro de 2011, obter informações quanto a data e o local da prova no site http://www.mettaconcursos.com.br/. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta da data, local e horário de realização das provas. É recomendável, ainda, visitar com antecedência o local de realização da respectiva prova.

As provas poderão ocorrer nos períodos matutino e/ou vespertino e em dias distintos, com início pelas 08:00 horas, no período da manhã e, pelas 14:00 horas, no período da tarde, com níveis de escolaridade em horários distintos.

Gabarito: O Gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela Empresa em até 48 horas, contados da realização da respectiva prova.

Validade: A validade do concurso é de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura Municipal, respeitando a legislação pertinente, e para os demais considerados aprovados gerará expectativa de direto, uma vez que integrarão Cadastro de Reservas, mas ambas, quando se fizerem, respeitarão rigorosamente a ordem de classificação final.

Fonte: Concurso Caldas Brandão (PB) 2011: Prefeitura divulga edital | Concursos no Brasil

Concurso Aquiraz (CE) 2011: Prefeitura publica edital

A Prefeitura da cidade cearense de Aquiraz, localizada a cerca de 23 km da capital Fortaleza, lançou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. A Administração Municipal pretende recompor seu Quadro de Pessoal, admitindo 188 novos servidores, distribuídos entre cargos de nível fundamental, médio e superior, com remuneração entre R$ 545,00 a R$ 1.574,63.

Cargos
Professor, Pedreiro, Calceteiro, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Enfermeiro, Fonoaudiólogo e Médico.

Inscrição
As inscrições serão realizadas, através da internet pelo site: http://www.serap.com.br/, no período de 10 a 28 de outubro de 2011. Será necessário o pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (Nível Fundamental), R$ 40,00 (Nível Médio) ou 50,00 (Nível Superior).

Prova
As provas objetivas serão aplicadas em dias, locais e horários, a serem oportunamente divulgados, nos quadros de avisos da Prefeitura e seus extratos serão publicados, em jornal de grande circulação, bem como, via internet pelos sites http://www.serap.com.br/ e http://www.aquiraz.ce.gov.br/. Haverá também Prova de Títulos, que levará em consideração os cursos de pós-graduação do candidato (somente para Magistério) e a experiência (válida para todos os cargos).

Os gabaritos serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site www.serap.com.br e nos quadros de avisos dos órgãos da Prefeitura Municipal.

Validade
O concurso de Aquiraz terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Fonte: Concurso Aquiraz (CE) 2011: Prefeitura publica edital | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Inajá (PR) 2011

Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Inajá, Estado do Paraná. O concurso de Inajá oferece 10 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 1.744,60 e carga horária de 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Auxiliar Administrativo, Enfermeiro, Lixeiro, Técnico em Enfermagem e Vigia.

Inscrição
As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração) na sede da Prefeitura de Inajá, sito à Av. Antonio Veiga Martins, 80/82, até o dia 07 de outubro de 2011 (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 30 de outubro de 2011, em local e horário a serem divulgados junto ao edital de homologação das inscrições, a partir do dia 14 de outubro de 2011, através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município, afixada em Edital na Prefeitura de Inajá e no site http://www.klcconcursos.com.br/.

O gabarito oficial será divulgado provavelmente no dia 31 de outubro de 2011, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura de Inajá, disponibilizado no Site http://www.klcconcursos.com.br/ e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

Validade
A validade do concurso de Inajá será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de Inajá (PR) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Altinho 2011

A Prefeitura de Altinho, Estado de Pernambuco, divulgou editais para realização de concurso público (nº. 001/2011) e processo seletivo (nº. 001/2011). O concurso de Altinho oferece 285 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 545,00 e R$ 2.500,00.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Gari, Coveiro, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante Geral de Obras, Auxiliar de Serviços Administrativos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raios X, Técnico Laboratório Clínico, Técnico em Imobilização Ortopédica, Agente de Desenvolvimento Rural, Auxiliar Técnico Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Professor, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Analista/Bioquímico e Assistente Social.

Inscrição
As inscrições serão realizadas presencialmente ou por procurador (munido de procuração simples, emitida para tal finalidade), deverá comparecer ao Posto de Inscrição, localizado na Rua Padre Félix Barreto, 276, Centro, Altinho – PE (próximo a Escola Barros Correia), no período de 10 de outubro a 10 de novembro de 2011, das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas, nos dias úteis, ou através do site http://www.idhtec.org.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio/técnico: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Os Candidatos que realizaram o Concurso 2009 ficam automaticamente inscritos neste Concurso de 2011, sem nenhum ônus adicional, (mesmo cargo da inscrição original realizada no concurso 2009), portanto, se faz necessário que se mantenha informado sobre todos os eventos, através do site: http://www.idhtec.org.br/ ou pelo telefone: (81) 3621-0603, no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30 horas de segunda a sexta-feira.

Prova
A prova escrita do concurso público será aplicada a todos os candidatos, provavelmente, no dia 04 de dezembro de 2011, das 09:00 às 1200 horas e das 14:00 às 17:00 horas, o local será divulgado no cartão de inscrição, disponível no site http://www.idhtec.org.br/ no período de 23 de novembro a 03 de dezembro de 2011, ou ainda, comparecer ao Posto de Atendimento para retirar o Cartão de Inscrição presencialmente. Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011.

A prova escrita referente aos cargos do processo seletivo será aplicada a todos os candidatos, provavelmente, no dia 11 de dezembro de 2011, das 09:00 às 1200 horas, o local será publicado através do cartão de inscrição, disponível no site http://www.idhtec.org.br/, no período de 23 de novembro a 09 de dezembro de 2011, ou ainda, comparecer ao Posto de Atendimento para retirar o Cartão de Inscrição presencialmente. Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011.

Os cadernos de provas também estarão disponíveis, no site http://www.idhtec.org.br/, juntamente com a divulgação dos gabaritos oficiais preliminares, nos dias 05 e 12 de dezembro de 2011, após o encerramento da aplicação das provas.

Validade
O concurso de Altinho terá validade de 2 anos, podendo ser renovado por mais 2.

Fonte: Concurso Prefeitura de Altinho 2011 | Concursos no Brasil

Portugal: Obesidade: Português descobre ‘sensor’ que combate doença

A possibilidade de conseguir que os humanos percam peso sem recorrer a intervenções cirúrgicas é admitida através de uma investigação realizada por um médico português publicada esta quarta-feira numa revista internacional da especialidade.

Com o trabalho que desenvolveu ao longo de dois anos na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o médico Albino Oliveira-Maia, 33 anos, conseguiu provar que existe algo semelhante a um sensor no abdómen dos ratos usados na experimentação que interfere directamente nas quantidades de açúcar (glicose) que chegam ao cérebro.

Injectando glicose na veia-porta, situada no abdómen dos animais, provou-se que o seu cérebro reagia mais ao estímulo dos açúcares, libertando mais dopamina (molécula do prazer) do que se a administração fosse feita, por exemplo, na veia jugular, como foi o caso.

Fica-se assim a conhecer o mecanismo pelo qual poderá, admite-se, vir a ser possível interferir no processo de reacção do cérebro ao açúcar e, consequentemente, poder evitar a sensação de prazer proporcionada pela ingestão de alimentos que potencia a obesidade.

Albino Oliveira-Maia realça que se trata de "um pequeno passo" que ajuda a conhecer um mecanismo de funcionamento do organismo, mas até agora só testado em laboratório com ratos.

"Como sempre, a investigação biomédica é feita com base em pequenos passos" que têm que ser confirmados, salvaguarda o médico, a trabalhar actualmente na Fundação Champalimaud e no Hospital S. Francisco Xavier, também em Lisboa, onde está a fazer a especialidade (internato) em psiquiatria.

Este trabalho surge depois de outro publicado em 2008 onde o investigador conseguiu determinar que o estímulo da glicose no cérebro dos ratos acontecia à margem dos sentidos clássicos, neste caso do paladar, já que fez a experiência com ratos manipulados geneticamente de modo a perderem o sabor.

O cientista sustenta que faz sentido que exista uma espécie de sensor na veia-porta que reporte para o cérebro o aumento de açúcar no sangue - incrementando a resposta cerebral aos nutrientes que consumimos - já que é por ela que se encaminha o resultado do processo digestivo para a rede sanguínea.

O resultado da investigação do cientista português, que trabalhou entre 2005 e 2010 na Universidade de Duke, foi divulgado na publicação internacional electrónica PLoS ONE.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Mais um banco a deixar de pagar exames convencionados

O presidente da Federação Nacional de Prestadores de Cuidados de Saúde, Armando Santos, avançou esta quarta-feira que, além do Millennium BCP, existe outro banco que já "informou o Governo" que cessou o sistema de pagamento a convencionados.

"Há três instituições envolvidas no nosso âmbito da federação e das empresas envolvidas, que são o Santander Totta, o Banco Espírito Santo e o Millennium BCP", indicou Armando Santos.

Na terça-feira, enquanto presidente da Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem, Armando Santos disse que o Millennium BCP deixará, na sequência de uma carta enviada a 23 de Setembro, de pagar os exames de diagnóstico em clínicas convencionadas pelo Estado.

"Há outra destas duas instituições que já informou o Governo que rescinde o contrato, mas está disponível para, o mês que vem ou eventualmente até ao fim do ano, continuar a financiar os clientes, e a outra [instituição bancária] está a ver também o que vai fazer", explicou Armando Santos.

Segundo Armando Santos, "o BCP estará ligado a cerca de metade do financiamento do sistema de pagamento a convencionados", sendo "sem dúvida o banco com mais expressão nessa área".

Para o presidente da Federação Nacional de Prestadores de Cuidados de Saúde esta "é sem dúvida uma grande forma de pressão dos bancos para tentarem ver remunerados os seus créditos, que não sabem sequer quando é que vão ser pagos, e não estão por isso disponíveis a aceitar mais dívida do Estado português".

O sistema de pagamento a convencionados resulta do despacho 6323-97 publicado em Diário da República, que, segundo Armando Santos, prevê "uma cedência de créditos sem retorno, ou seja, é cedida a factura à entidade financeira que se compromete a pagar e o estado responsabiliza-se a garantir o pagamento às entidades financeiras".

"A dívida é cedida sem retorno pelas entidades ao banco e o banco executa o responsável pelo pagamento perante essas dívidas. A dívida é do Estado às empresas, até as empresas cederem essa dívida ao banco. A partir do momento em que essa dívida está cedida ao banco, e ao fim do prazo de conferência é dada como boa, a responsabilidade é do Estado perante a banca", explicou.

Para Armando Santos, "este protocolo é a estrutura base do financiamento do sistema e quando se tira a cobertura financeira do sistema, este entra em colapso".

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Administração do Hospital Curry Cabral demite-se

Todos os elementos do conselho de administração do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, vão abandonar funções, depois da demissão da presidente, Ana Paula de Sousa Uva, na sexta-feira.

De acordo com o jornal Público de hoje, como se trata de uma Entidade Pública Empresarial (EPE), a demissão da presidente leva à queda dos restantes membros do conselho de administração.

O diário adianta que Ana Paula de Sousa Uva se terá demitido por não concordar com os cortes financeiros nem com a redução dos valores pagos às equipas de transplante de órgãos da instituição hospitalar.

Em declarações à agência Lusa, a médica confirmou que apresentou a demissão ao ministro Paulo Macedo, sem, contudo, avançar as razões que a levaram a tomar esta decisão. Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde afirmou que, na sua carta de demissão, a médica justificou o pedido de demissão com razões pessoais.

Ana Paula Sousa Uva ocupava a presidência do conselho de administração do Hospital Curry Cabral desde de abril de 2010.

Fonte Diário de Norícias

Portugal: Projecto: Saúde à mesa nas cantinas escolares

Cem por cento saudável, 100% saborosa, 100% variada. É assim que o Programa com o mesmo nome pretende transformar as refeições nas cantinas das escolas de Norte a Sul. Uma iniciativa da Unilever Jerónimo Martins, que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Plataforma contra a Obesidade. Seis meses depois do arranque, mais de 200 cozinheiros já foram formados.

Seja um bom prato de almôndegas com esparguete, um frango com castanhas ou uma espetada de peru no forno, o menu disponível em muitas cantinas de escolas nacionais está diferente. Tem outro colorido, fruto dos ingredientes que, ao mesmo tempo, lhe conferem um sabor capaz de conquistar os gostos dos pequenos comensais. A responsabilidade é do programa 100% que, seis meses depois do seu arranque, recebeu a inscrição de 241 escolas e deu formação a 54, o que representa 208 cozinheiros formadas e 14 787 refeições diárias servidas.

Mas nem sempre é fácil agradar a quem, por tradição, prefere comer o que faz pior. O chef Paulo Pinto, da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, parceira do projecto, concorda. Mas não acredita em impossíveis. «O grande desafio é o de dar às crianças os produtos confeccionados da forma que eles mais gostam. Por exemplo, podemos pegar numa cenoura cozida, adicionar um pouco de mel e uma folha de gelatina. É só puxar pela imaginação e adaptar aos gostos de cada criança», explica ao Destak.

Porque no diversificar é que está o ganho, o chef acabaria com os pratos que têm lugares marcados nos menus. «O Programa 100% mostra que se podem diversificar as ementas, indo ao encontro de pratos mais equilibrados e aceites pelos exigentes “clientes”.»

Trabalho também em casa

É aos chefs que cabe a difícil tarefa de formar os cozinheiros. E, aqui, um dos principais inimigos volta a ser a rotina. A este juntam-se ainda, explica Paulo Pinto, «o pouco equipamento disponível e a falta de tempo para poderem ser criativos e dar um pequeno toque que pode fazer toda a diferença numa refeição».

Apesar de tudo, «as refeições da cantina passaram a ser mais saudáveis mas também mais saborosas e adequadas a um target mais jovem», confirma a nutricionista Helena Cid. E o trabalho desenvolvido, que passa também pela «redecoração dos refeitórios, tornando-os em Espaços 100%», não se fica pelas escolas. «Sabemos que é muito importante envolver os alunos, mas a família também. As receitas estão disponíveis on-line, acessíveis aos pais, tentando criar dinamismo em torno das mesmas e levando esta alimentação saudável também para fora da escola.»

Até porque, reforça Paulo Pinto, «a desculpa do tempo não é aceitável. Em apenas uma hora pode-se programar as refeições de toda a semana. É importante que pais e cozinheiros nas escolas pensem que, neste processo, estão poupar no futuro muitas horas de visitas e tratamentos médicos que podem resultar de uma má alimentação, já para não referir todos os danos de saúde que esta má alimentação pode causar nas crianças».

Fonte Destak

Portugal: Gripe: DGS alarga recomendação da vacina a pessoas entre os 60 e os 64 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que vai este ano recomendar que a vacina da gripe seja tomada também pelas pessoas entre os 60 e os 64 anos, um grupo que não é considerado normalmente como população-alvo.

Habitualmente, a DGS recomenda a vacina às pessoas com mais de 65 anos, aos doentes crónicos e imunodeprimidos com mais de seis meses e grávidas com mais de 12 semanas de gestação.

Segundo explicou à agência Lusa a subdiretora Graça Freitas, este ano a “evidência científica” veio recomendar que se juntassem as pessoas entre os 60 e os 64 anos aos grupos tradicionais.

“Não é uma recomendação tão forte como fazemos para os outros grupos clínicos, mas aconselhamos este ano a toma da vacina às pessoas entre os 60 e os 64 anos”, adiantou.

Apesar de ainda não serem consideradas pessoas idosas, entre os 60 e os 64 anos têm o metabolismo e o sistema imunitário “menos bem” e sofrem por vezes de doenças crónicas que desconhecem, explicou.

A partir da próxima semana, cerca de 1,9 milhões de vacinas contra a gripe começam a ser vendidas nas farmácias e 350 mil serão distribuídas gratuitamente às pessoas mais desfavorecidas e institucionalizadas.

Assim, as 350 mil doses de vacina estarão disponíveis de forma gratuita para os beneficiários do complemento solidário para idosos, para os residentes em lares de idosos de instituições particulares de solidariedade social, das misericórdias e de gestão direta da segurança social e para os doentes integrados na rede de cuidados continuados.

Aos beneficiários do complemento solidário bastará dirigirem-se ao centro de saúde com um qualquer comprovativo da sua situação emitido pela Segurança Social.

“Fazemos um apelo a estes utentes para que não comprem a vacina porque têm direito a ela gratuitamente”, sublinha Graça Freitas.

Quanto às vacinas vendidas mediante receita médica, estarão disponíveis a partir da primeira semana de outubro e as receitas prescritas a partir de agosto são válidas até 31 de dezembro.

Graça Freitas diz que a DGS pretende atingir uma meta de vacinação de 50% dos idosos, no geral, e de 70 a 80% nos idosos em instituições.

Fonte Destak

Portugal: Infarmed diz que há hospitais públicos a receber remédios gratuitamente de forma ilegal

Infarmed diz que há hospitais públicos a receber remédios gratuitamente de forma ilegal | © Luis Aniceto
Há hospitais públicos que estão a receber dos laboratórios remédios de forma gratuita, uma prática considerada ilegal, avisa a autoridade do medicamento (Infarmed), que detetou as situações no âmbito de pedidos de autorização de utilização especial de fármacos.

Segundo uma circular informativa hoje colocada no seu site, o Infarmed avisa os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de que, quando precisam de medicamentos que não estão comercializados ou se encontram ainda em fase de avaliação, podem sempre fazer esse pedido à autoridade.

Estes pedidos de utilização especial são feitos em caso de tratamento imprescindível e clinicamente justificado.

Foi no âmbito de pedidos destes que o Infarmed diz ter sido “confrontado” com situações de fornecimento gratuito de medicamentos por parte indústria.

“Os programas de fornecimento gratuito de medicamentos não têm enquadramento jurídico em Portugal, salvo em casos excecionais por razões humanitárias devidamente aprovadas”, refere a nota.

Aliás a indústria está proibida de doar medicamentos em Portugal, mesmo em instituições de âmbito social, porque tal pode ser encarado como publicidade.

O Infarmed recorda que só as amostras gratuitas têm enquadramento legal, mas sempre a título excecional e dadas a profissionais de saúde. Mas estas amostras, frisa a nota, “não servem para tratamento de doentes e não devem ser aceites pelos hospitais do SNS para esta finalidade”.

Contactada pela Lusa, a Associação da Indústria Farmacêutica (Apifarma) disse não ter conhecimento dos casos a que o Infarmed se refere na circular.

A Lusa tentou obter mais esclarecimentos do Infarmed, nomeadamente em que situações concretas ocorre o fornecimento gratuito de medicamentos, mas a autoridade escusou-se a adiantar mais informações e remeteu todas as informações para a circular divulgada.

Fonte Destak

Portugal: Depressão é a principal causa de aposentação precoce em Portugal

A depressão é a principal causa de aposentação precoce nas mulheres e a terceira nos homens, segundo dados da Caixa Geral de Aposentações relativos a 2010, que apontam para um aumento da contribuição dos episódios depressivos.

Os números, revelados à agência Lusa pelo psiquiatra Luís Câmara Pestana, indicam que, nos homens, a depressão passou de sétima causa de incapacidade permanente para terceira causa em apenas um ano.

No caso das mulheres, de 2009 para 2010, o número de aposentações precoces por depressão aumentou 10 por cento, de 160 para 169 casos. Nos homens, em números absolutos, passou-se de 25 para 45 aposentações.

Câmara Pestana, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria Psicológica, lembra também que a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a depressão é das principais causas de incapacidade para o trabalho.

O especialista frisa ainda que o stress, a depressão e a ansiedade são apontados por um estudo europeu recente como a segunda causa mais relevante de problemas ligados ao trabalho, logo a seguir às doenças reumáticas e de esforço muscular.

Em vésperas do Dia Europeu da Depressão, que se assinala no sábado, os especialistas vão desenvolver várias iniciativos pelos diferentes países, com o objetivo de sensibilizar para a importância do diagnóstico da depressão, diminuir o estigma provocado pela doença e facilitar o acesso a consultas.

Estima-se que a depressão afete 124 milhões de pessoas em todo o mundo. Na Europa serão 50 milhões, ou seja, 11 por cento, que já sofreram de pelo menos um episódio depressivo no ano anterior.

Em Portugal, um estudo epidemiológico de 2010 aponta para mais de 20 por cento da população afetada por uma perturbação psiquiátrica. A ansiedade é a mais dominante, seguida das perturbações depressivas.

Tal como a OMS já assumiu, a crise económica e financeira traz um aumento do risco de prevalência das perturbações psiquiátricas, o que deverá ocorrer igualmente em Portugal, avisa Câmara Pestana.

Por isso, o médico alerta as autoridades para a necessidade de rever as políticas de saúde mental em função do aumento do risco.

“Devem ser promovidos programas de maior facilidade de acesso às consultas e ao tratamento”, defende em entrevista à Lusa, recordando que apenas um em cada três portugueses tem acesso a cuidados médicos, a diagnóstico e tratamento.

“Há pessoas que não a ser tratadas. Duas em cada três não estarão a ser tratadas. Ou por se sentirem estigmatizadas ou por não terem acesso a cuidados médicos. Mas a doença não tratada é um estigma muito maior do que o tratamento”, sublinha Câmara Pestana.

Fonte Destak

Curiosidade: Ouvir rock durante cirurgia ajuda médicos



Você deixaria seu médico ouvir um álbum do Black Sabbath na mesa de operação? Se sua resposta foi não, pense de novo. Em um estudo da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, cirurgiões que ouviam música escolhida por eles próprios (no caso, rock) conseguiram raciocionar mais rápido do que aqueles que ouviam clássicos do compositor alemão Johann Pachelbel, informou o jornal britânico The Guardian.

Mas vale dizer: mesmo os que foram de clássicos encontraram benefícios. Segundo os pesquisadores, é melhor para os cirurgiões ouvir alguma música na hora da operação do que não ouvir nada. Eles ficam menos estressados e o trabalho melhora.

E o que os médicos curtem? Uma pesquisa do Reino Unido aponta que 90% deles colocam alguma música para tocar no centro cirúrgico. Quase metade escolhe rocks agitados, enquanto 17% preferem pop e apenas 11% ficam com música clássica.

O urologista londrino Ben Challacombe, de 38 anos, disse ao Guardian: “Gostamos de algo

Fonte Estadão

Erros motivam investigação em hospital do RJ

Entre os problemas observados nos últimos dias no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes está o de uma paciente que teve morte decretada por engano

A Secretaria de Saúde do Rio instalou um gabinete de crise no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, a maior unidade de atendimento de emergência de traumas do Estado, e determinou auditoria para revisar prontuários médicos e procedimentos da unidade.

A medida foi tomada após uma série de erros médicos - um deles é o caso de uma mulher dada como morta e encontrada viva na câmara frigorífica no necrotério do hospital, no sábado. Ela está internada em estado grave.

O secretário Sérgio Côrtes esteve na unidade, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, para acompanhar a instalação do gabinete de crise - 17 servidores foram desviados da secretaria para trabalhar ali. Ele negou que a medida seja uma intervenção no hospital, em processo de acreditação (avaliação e certificação da qualidade dos serviços).

"Não faço intervenção em unidade própria. Eu troco o diretor. Houve erros e estamos apurando se foram individuais ou se são falhas de processo. Meu objetivo não é só punir os envolvidos, mas assegurar que os erros não voltem a acontecer", afirmou.

Os problemas no Adão Pereira Nunes - que faz 600 atendimentos diários, entre grandes emergências e pronto-atendimento, e tem mil pacientes internados - começaram a ficar evidentes na semana passada, quando Gabriel Santos de Sales, de 21 anos, caiu da laje de sua casa.

Levado para o hospital, ele não foi atendido porque o tomógrafo estava em manutenção. Com traumatismo craniano, precisou percorrer 88 km de ambulância, durante 7 horas, até chegar ao Hospital Municipal Salgado Filho, na zona norte do Rio.

No sábado, Rosa Maria Celestino de Assis, de 60 anos, internada com pneumonia, teve a morte decretada por um médico do hospital. Foi deixada por duas horas em um saco plástico no frigorífico do necrotério, até ser encontrada com vida. O médico não havia preenchido o prontuário da paciente, o que dificulta a investigação do episódio. Ele pediu demissão e o caso foi encaminhado para o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Anteontem, Calistrano Martins, de 87 anos, morreu dentro do carro, em frente ao hospital. A família disse que ele esperou 20 minutos pelo atendimento. A secretaria informou que o circuito interno de câmeras registra apenas 3 minutos de intervalo entre a chegada do paciente e o atendimento por enfermeiro. Mas ressaltou que o caso está sendo investigado pela polícia.

Segundo o diretor Manoel Moreira, o hospital está sobrecarregado por conta do fechamento de outras unidades na Baixada Fluminense.

Fonte Estadão

SP prepara médicos para a Copa

Enquanto as obras para a construção do estádio Itaquerão seguem em pleno vapor para a Copa do Mundo de 2014, São Paulo começa a preparar também sua estrutura de saúde para receber jogadores e torcedores e já iniciou a capacitação de profissionais para atendimento de emergências, sobretudo às relacionadas ao coração.

Com base em estudos realizados em Mundiais anteriores, a Secretaria de Estado da Saúde prevê que o fato de a sede dos jogos ser no País, os torcedores brasileiros vão se emocionar ainda mais. “Existe uma expectativa de que situações como dor no peito, pressão alta e até enfarte sejam mais numerosas em dias de jogo” diz o médico da secretaria, Benedito Acácio Borges Neto. “As pessoas ficam mais emotivas e os corações ficam mais vulneráveis.”

No ano passado, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realizou um estudo para analisar os atendimentos feitos em nove hospitais brasileiros durante a Copa do Mundo da África do Sul. Os dados coletados pelo Estudo Copa – O coração do torcedor ainda estão sendo trabalhados para uma futura publicação, mas de acordo com o presidente do Grupo de Estudos em Cardiologia do Esporte da SBC Nabil Ghorayeb, um dos coordenadores do levantamento, houve um aumento bastante expressivo de eventos cardiovasculares no período dos jogos, que compreendiam desde anginas até arritmias e pressão alta.

“Chegamos à conclusão de que nas partidas mais importantes houve realmente uma tendência maior de esses problemas ocorrerem. Principalmente quando o Brasil perdeu da Holanda”, diz o especialista, acrescentando que o nervosismo e a pressão para que o Brasil vença na própria casa atingirão os brasileiros de forma ainda mais intensa em 2014. Segundo Ghorayeb, outro estudo, realizado na Copa do Mundo de 2006 pela Universidade de Munique, constatou que o risco cardiovascular entre os alemães triplicou durante o evento esportivo.

O treinamento para os profissionais da saúde de São Paulo inclui orientações para atuação em estádios, arquibancadas e dentro de hospitais. No dia 14 deste mês, por exemplo, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), promoveu um curso prático para 45 médicos do Hospital das Clínicas (leia mais abaixo).

Profissionais de outros hospitais estão recebendo aulas de aprimoramento de interpretação e traçado de eletrocardiograma. Também serão ampliadas as redes de tele-eletrocardiograma, em que os exames realizados em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são transmitidos para centros de referência em cardiologia. Em poucos minutos, especialistas interpretam o exame e enviam o resultado de volta para os socorristas.

A ampliação do serviço de emergência é essencial, de acordo com Ghorayeb. “O governo também vai ter de capacitar médicos de plantão para atender parada cardíaca e enfarte agudo do miocárdio”, diz ele. “O que temos visto são recém formados trabalhando sem ter o curso do suporte básico da vida.”

O cardiologista acrescenta que outro risco que aumenta durante os jogos são os de acidente vascular cerebral (AVC) e lembra o caso recente envolvendo o treinador do Vasco, Ricardo Gomes. No dia 28 de agosto, durante o clássico entre Vasco e Flamengo, Gomes sofreu um AVC hemorrágico e teve de passar por uma cirurgia.

Fifa e Hospital das Clínicas treinam 45 profissionais
Quarenta e cinco médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo passaram, no dia 14 de setembro, pelo primeiro ‘treino’ da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para trabalhar dentro dos estádios na Copa de 2014. Por enquanto, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do hospital é o único centro credenciado pela Fifa para a Copa.

A aula prática foi realizada no Parque São Jorge (sede social do Corinthians), na zona leste da cidade, e ministrada pelo médico sul-africano Efraim Kramer, o mesmo que comandou o departamento médico de Johannesburgo, no Mundial do ano passado.

Orientados para lidar com situações de emergências cardíacas em campo e nas arquibancadas, o grupo de profissionais do Hospital das Clínicas também recebeu instruções sobre os equipamentos médicos necessários em cada estádio e sobre como deve agir em caso de tumultos envolvendo torcedores.

“Essa parceria entre o Hospital das Clínicas e a Fifa é fundamental para garantirmos o melhor atendimento possível nos nossos estádios durante a Copa de 2014, seja para os jogadores, dentro do campo, seja para os torcedores na arquibancada”, afirma o médico do HC André Pedrinelli, um dos responsáveis pela coordenação do curso para médicos.

Fonte Estadão