Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nota Baixa: Unicamp: enfermagem tropeça ao medir pressão

Pesquisa realizada em três hospitais de Campinas, mostrou lacuna no conhecimento sobre métodos por parte dos profissionais

Uma pesquisa realizada pela enfermeira Taciana da Costa Farias Almeida, da Unicamp, em três hospitais da cidade, mostrou que, no que diz respeito a verificação da pressão arterial, o conhecimento das enfermeiras é abaixo do necessário. Em uma prova com 40 questões sobre o tema, a média de acertos ficou entre 18 e 19 questões.

Taciana desenvolve atividades em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) há cinco anos e apresentou dissertação de mestrado na FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp. De acordo com ela, a lacuna apresentada pelos profissionais é alarmante. “Se considerarmos que a média de aprovação em cursos superiores em instituições de ensino é 5, muitos seriam reprovados no quesito medida da pressão arterial”, disse.

Segundo ela, o maior índice de erros diz respeito ao domínio de métodos indiretos de aferição – esfigmomanometria (manguito) e o oscilométrico ou automático. Nesse quesito, apenas 7,8% dos voluntários alcançaram um percentual de 60% de acerto.

O erro na verificação da pressão arterial pode causar graves reflexos, principalmente quando se trata de cuidados com pacientes em tratamento nas UTIs dos hospitais, principal alvo da pesquisa. “Os valores detectados com a medida são fundamentais para o monitoramento e tomada de condutas diante do paciente grave.” Segundo ela, a cada duas horas deve-se tomar a pressão desses pacientes.

Coren
A chefia técnica do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de Campinas afirmou que fiscaliza a atuação de uma forma mais ampla e não procedimentos específicos. Segundo o conselho, cabe ao hospital fazer uma triagem nos profissionais eavaliar o funcionário no ato da contratação.

O conselho também informou que promove com frequência palestras de atualização para os profissionais do ramo.

Aferição correta: o paciente deve ficar atento ao verificar a pressão.

Posição: o braço deve estar esticado, na altura do coração, com apoio.

Repouso: é importante que o paciente fique em repouso por 5 minutos antes da verificar a pressão.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário