Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Veneno de cobra coral pode ajudar a tratar esquizofrenia, dizem cientistas

Exemplar de cobra coral; cientistas afirmam ter desvendado segredo sobre o veneno do réptil (Foto: Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA/Creative Commons)
 Foto: Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA/Creative Commons
Exemplar de cobra coral; cientistas afirmam ter desvendado segredo sobre
 o veneno do réptil
Pesquisadores tiveram êxito na análise do veneno de espécie da Costa Rica. Estudo foi publicado na revista da Academia Americana de Ciências, a PNAS
 
Cientistas revelaram o mistério de como o veneno da cobra coral costa-riquenha causa convulsões em suas vítimas, uma descoberta que pode impulsionar pesquisas sobre esquizofrenia, epilepsia e dor crônica.
 
O veneno inclui um par de proteínas chamadas micotoxinas (MmTX), que se acoplam aos poros nas células nervosas do cérebro e da medula espinhal, conhecidas como receptores GABA(A). Isto resulta em convulsões potencialmente mortais.
 
O estudo foi publicado nesta semana na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS". "O que encontramos são as primeiras toxinas animais das que temos notícia", disse Frank Bosmans, professor assistente de fisiologia e neurociência da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. "De longe, é o composto mais poderoso que ataca os receptores GABA(A)". "Assim que aderem aos receptores, não os deixam", prosseguiu.
 
Descobriu-se que as MmTX se une aos receptores GABA(A) mais firmemente que qualquer outro composto conhecido. Quando isto ocorre, o poro do receptor se abre permanentemente e a célula nervosa não consegue se restabelecer e acaba falhando.
 
Os especialistas esperam que estas descobertas ajudem a fazer avanços nos estudos sobre epilepsia, esquizofrenia e dor crônica, causados precisamente por falhas nos receptores GABA(A). "Os medicamentos para combater a ansiedade, como o diazepam e o alprazolam, também aderem nos receptores GABA(A), mas causam relaxamento no lugar de convulsões porque o fazem com mais folga", disse Bosmans. O estudo foi financiado pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França.
 
G1

Pesquisadores dos EUA criam tipo de insulina artificial inteligente

A substância funciona quando o nível de glicose no sangue está alto
 
Nem demais nem de menos. A medida exata. Essa é a regra para a administração de qualquer substância a um paciente. Em muitos casos, um erro mínimo pode ocasionar grande perda à saúde.
 
Para diabéticos que dependem da insulina artificial, o desafio é constante. A quantidade de alimento ingerido, o tipo de comida e, às vezes, até mesmo as emoções moldam uma exigência diferenciada do hormônio vital. Uma possível resolução para esse problema pode estar a caminho. Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, publicaram hoje um artigo na revista científica PNAS que descreve os primeiros experimentos bem-sucedidos com uma insulina inteligente, só ativada quando os níveis de açúcar estão altos.
Em um organismo normal, a quebra do carboidrato e de açúcares durante a digestão resulta no aumento da concentração de glicose no sangue. Percebendo isso, o pâncreas é requisitado a secretar a insulina. Esse hormônio tem a atuação voltada para a absorção da glicose pelas células do fígado, dos músculos esqueléticos e do tecido adiposo, diminuindo a concentração dela. A redução retira o estímulo inicial e resulta na consequente baixa do hormônio na corrente sanguínea. Esse equilíbrio é o principal desafio para o diabético, que não tem controle da quantidade de hormônio produzido ou mesmo da efetividade dele. A injeção de uma forma artificial de insulina não garante o balanço original entre hormônio e glicose, o que torna o diabético altamente suscetível a ter muita ou pouca insulina.

O hormônio criado pelo time dos professores de bioquímica Danny Chou, Matthew Weber e Benjamin Tang foi modificado em laboratório e nomeado Ins-PBA-F. Uma insulina sensível à glicose eliminaria a necessidade de aumentos adicionais do hormônio e reduziria os perigos que surgem com a administração inadequada. A Ins-PBA-F é diferente dos outros tipos de insulinas inteligentes criadas porque é uma modificação química diretamente da insulina natural. As propostas anteriores desse tipo de medicamento normalmente incorporam uma barreira à base de proteínas, como um gel ou um revestimento, que inibe o hormônio quando o açúcar no sangue é baixo. No entanto, esses componentes de base biológica são frequentemente fontes de problemas, provocando efeitos secundários indesejáveis e até de resposta imunitária.

O produto consiste em um derivado de insulina de ação prolongada que tem uma porção química — o ácido fenilborónico ou PBA — adicionado a uma extremidade. Sob condições normais, a Ins-PBA-F se liga a proteínas que circulam na corrente sanguínea, bloqueando a atividade delas. Quando os níveis de açúcar no sangue são altos, a glicose vincula-se ao PBA, funcionando como um gatilho para liberar a Ins-PBA-F e comece a trabalhar. “Antes, a insulina inteligente realmente significava apenas entregar a insulina de forma diferente”, conta Chou. “Porém, a Ins-PBA-F encaixa-se na verdadeira definição porque a própria insulina é responsiva à glicose. É o primeiro do tipo.” Ainda assim, ele lembra que nenhum tipo de insulina inteligente foi aprovado pelas agências sanitárias responsáveis.

Testes promissores
Chou explica que, como a Ins-PBA-F é uma versão modificada quimicamente de um hormônio natural, é provável que seja segura para uso diário, semelhante a outros derivados de insulina que estão no mercado. Até agora, no entanto, os testes foram feitos somente em camundongos geneticamente modificados para apresentar os mesmos sintomas do diabetes tipo 1. Neles, uma injeção funcionou por um período mínimo de 14 horas, durante o qual a Ins-PBA-F pôde ser repetida e automaticamente baixar os níveis de açúcar no sangue após serem dadas quantidades de açúcar aos bichos.

Ela agiu mais rápido e foi melhor na redução de açúcar no sangue se comparada a uma insulina de longa duração já prescrita. Na verdade, os resultados foram idênticos aos de camundongos sadios cujo açúcar no sangue é regulado pela própria insulina. “Meu objetivo é tornar a vida mais fácil e mais segura para diabéticos”, garante Weber. O coautor do trabalho explica que, nos próximos meses, eles continuarão a avaliar a segurança a longo prazo e a eficácia da Ins-PBA-F. Se tudo correr como planejado, o derivado de insulina pode chegar à fase 1 de ensaios clínicos em seres humanos dentro de dois a cinco anos.

Conhecido como diabetes juvenil, a tipo 1 está aumentando no país. Em 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou dados de 112 pesquisas sobre a doença metabólica em 57 países e concluiu que ela aumentou em média 5,3% ao ano na América do Norte, 4% na Ásia e 3,2% na Europa. Um estudo mais recente da Universidade de Brasília (UnB) indica que, em três décadas, a idade de início da doença caiu no país. Nos anos de 1980, as crianças mais jovens com diabetes tinham em média 12,5 anos. Na década seguinte, 11,5. Nos anos 2000, a média de idade foi para 9,5.
 
Complicações opostas
No caso de muito açúcar, o problema é conhecido por hiperglicemia e pode ter diversas implicações, como lesões da retina, renal, nos nervos; doenças coronária, cerebral e dos membros inferiores. A situação oposta é a hipoglicemia, quando o hormônio é administrado em uma quantidade mais alta que o exigido para retirar o excedente, e o indivíduo fica com pouca glicose no sangue. As consequências também podem ser drásticas, como tontura, visão turva, dupla ou embaçada, enjoo e suor frio. Em último caso, a perda de consciência, uma vez que o cérebro necessita de glicose para funcionar propriamente.

Ajuste ainda é manual
Apesar dos avanços no tratamento do diabetes, como desenvolvimento de diferentes tipos de insulina, hoje os pacientes ainda devem ajustar manualmente a quantidade de hormônio necessária diariamente. Níveis de açúcar no sangue variam amplamente dependendo de uma série de fatores, como o que alguém escolhe para comer e se exercitar. Segundo o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Airton Golbert, a proposta dos pesquisadores da Universidade de Utah é extremamente interessante, mas está muito prematura, pois foi testada somente em animais.

“É o começo. Depois, terão testes em humanos para checar efeitos colaterais. Mas a ideia é muito interessante. Se essa insulina foi ativada pela glicose alta, provavelmente, se ela não tiver alta, não vai agir.” Ele reforça que o melhor remédio para um diabético é a insulina, mas o grande problema está na dosagem usada. Cada pessoa tem uma quantidade e um momento certo para o tanto exato. “Por isso, o tratamento do diabético é tão complexo. Cada momento precisa de uma dose diferente. Se a pessoa come mais ou tem emoções mais fortes, o organismo faz com que ela tenha necessidade de mais insulina.”

Golbert detalha que, quando a pessoa não tem diabetes, esse equilíbrio acontece naturalmente. No caso do uso da insulina exógena, que não é do organismo, as coisas funcionam diferente. O especialista lembra que há uma série de avanços desde que a insulina foi descoberta, em 1922. Foram diversas modificações na molécula para que o tratamento ficasse mais fácil, mas a utilização do hormônio ainda é muito limitante. (BS)

Substância inalada
Desde a semana passada, diabéticos que vivem nos Estados Unidos e cujo tratamento inclui o uso de insulina terão como alternativa ao produto injetável uma insulina em pó inalável. A principal vantagem é que, nesse formato, a substância agirá rapidamente no organismo, dizem os criadores. Um produto similar falhou no passado e há preocupações sobre os potenciais riscos associados com o ato de respirar a insulina em pó. Chamado Afrezza, o medicamento se dissolve rapidamente quando atinge o pulmão e fornece o hormônio para a corrente sanguínea. Não deverá ser usado em pacientes com asma, fumantes e ex-fumantes.
 
Ações distintas
A insulina exógena também é encontrada com variados tipos de ação, de acordo com o tempo de atuação no organismo. A insulina regular é rápida e tem coloração transparente. Após ser aplicada, começa a agir entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas. A insulina NPH é intermediária e tem coloração leitosa. Há alguns anos, vem sendo desenvolvido pelas indústrias farmacêuticas um tipo especial do hormônio, chamado análogo de insulina. São moléculas modificadas da insulina que é naturalmente produzida pelo corpo humano e podem ser de dois tipos: ação ultrarrápida ou lenta.
 
Saúde Plena

Homeopatia vem sendo usada em tratamentos para emagrecer

Ao favorecer o equilíbrio físico, mental e emocional, ela elimina a ansiedade e a vontade compulsiva de comer

Tomar umas gotinhas todos os dias pode ser a solução para dar adeus ao excesso de peso. Os medicamentos homeopáticos são uma alternativa para quem quer emagrecer – e já tentou de tudo. Com a terapia, é possível encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional. As fórmulas ainda aumentam a disposição, ajudam a diminuir inchaços e melhoram a performance do metabolismo, o que favorece a perda de peso.
 
A alimentação, para muitos, é uma forma de compensar a insatisfação com a vida, destaca o terapeuta homeopata José Alberto Moreno. Por isso, ele defende que o primeiro passo para emagrecer é encontrar o equilíbrio. O paciente não vai depender mais da comida se estiver calmo e feliz. “Em vez de eliminar gordura, vamos fazer uma lipoaspiração na parte energética. Harmonizamos o que está perturbando, como depressão e ansiedade, para que a pessoa não precise abrir a geladeira toda hora”, esclarece. A perda de peso acaba sendo uma consequência do tratamento homeopático, que com o uso constante pode até prevenir a obesidade.
 
Para Moreno, a homeopatia é um caminho muito fácil para chegar ao emagrecimento. Ele entende que a cirurgia bariátrica, por exemplo, não adianta nada se o paciente continuar com os sintomas da compulsão alimentar. “A vontade de comer é tão grande que anula o efeito da cirurgia de redução de estômago e a pessoa volta a engordar. Uma solução seria usar florais para equilibrar a mente.”
 
Mudança de hábito 
O presidente da Associação Homeopática de Minas Gerais, João Márcio Berto, explica que o tratamento trata a pessoa, e não a doença. “Não é o remédio que atua, ele apenas dá um empurrão para que o corpo reaja. Conseguindo isso, o paciente vai mudar a vida, inclusive os hábitos alimentares”, destaca. Assim, o organismo se mantém equilibrado por mais tempo. Muitas vezes, antes mesmo de chegar ao peso saudável, a pessoa consegue se aceitar com os quilos a mais, o que representa um grande avanço. Berto diz que não existe contraindicação para os medicamentos homeopáticos, o que não quer quer dizer que eles não façam mal. Por isso, é importante ter o acompanhamento constante de um especialista.
 
Há muito tempo, a servidora pública Maria Clara de Souza Alcântara, de 48 anos, tentava sair da faixa de sobrepeso. Nem o tratamento com nutricionista resolveu, pois ela não conseguia parar de comer doce. Resultado mesmo Maria Clara obteve com a homeopatia. Em quatro meses, ela eliminou quatro quilos. “Senti logo no primeiro mês o efeito de um dos medicamentos. Se estivesse fazendo atividade física regularmente, teria um resultado bem melhor”, comenta. Para a servidora pública, o emagrecimento tem a ver com o controle da ansiedade, que a fazia comer compulsivamente.Seguindo o tratamento homeopático com disciplina, Maria Clara espera conquistar um peso saudável em um ano.
 
Um dos medicamentos prescritos para emagrecer é o Saccharum officinarum, feito da cana de açúcar, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Moreno destaca que o nosso sangue contém muitas impurezas, principalmente devido a uma alimentação errada, rica em produtos industrializados, que contém altas doses de substâncias químicas. “Usando a substância em forma homeopática, você olha para o doce e não sente vontade de comer de forma descontrolada. Nesse momento, deixa de acumular peso”, informa. Segundo o especialista, reprimir o desejo seria altamente adoecedor. Isso porque, quando você não come o que quer, acumula uma energia no corpo, que, com o tempo, pode se transformar em doença física. O remédio ainda age na medula para melhorar a qualidade do sangue, fortalecendo o organismo para encarar o processo de emagrecimento.
 
Moreno ainda descobriu outra homeopatia que ajuda na perda de peso. Chamado de Faecalis equi, o medicamento favorece a eliminação das fezes antigas acumuladas no intestino, que costumam aumentar ainda mais o abdômen. Isso também contribui para purificar o sangue e melhorar a qualidade de vida.
 
Saúde Plena

CRF-PR esclarece contestação sobre exigibilidade da Certidão de Regularidade Técnica

Com o intuito de manter os farmacêuticos paranaenses bem informados e esclarecidos acerca de seus interesses, o CRF-PR presta esclarecimentos referente à notícias publicadas pela ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico
 
Por meio de informativo eletrônico, a ABCFARMA publicou notícias contestando a exigibilidade da Certidão de Regularidade Técnica emitida pelos Conselhos Regionais de Farmácia, que constitui documento indispensável para a emissão da licença sanitária pelo órgão da Vigilância Sanitária.
 
A contestação está apoiada na afirmação de que a certidão padece de legalidade, uma vez que nos termos do artigo 20 da Lei Federal 3.820 de 11 de novembro de 1960, a prova da habilitação profissional se dá pela Carteira de Identidade do Farmacêutico.
 
A distorcida opinião, no entanto, não resiste aos termos da própria Lei 3.820/60 que além de criar os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, também impõe aos estabelecimentos farmacêuticos, notadamente os representados pela entidade associativa, a obrigação de comprovar que suas atividades são desempenhadas por profissional registrado e habilitado perante o CRF-PR.
 
Já o citado artigo 20, que literalmente traduz o comando de que A exibição da carteira profissional poderá, em qualquer oportunidade, ser exigida por qualquer interessado, para fins de verificação, da habilitação profissional¸ diz respeito a identificação do indivíduo como Farmacêutico.
 
Diferente é a verificação da adequação do profissional às exigências relacionadas com a função que deverá assumir perante o estabelecimento farmacêutico, como possuir habilitação específica, não possuir qualquer impedimento decorrente de processo disciplinar, não estar suspenso de exercer a profissão entre outras possibilidades.
 
E diante dos termos da Lei 5.991/73 que impõe como condição e documento indispensável ao requerimento de licença a prova de habilitação legal do candidato a direção técnica do estabelecimento, por óbvio que a mera apresentação da carteira não contempla todo o cotejo realizado pelo Conselho Regional de Farmácia na forma que exige a lei inclusive em sua atribuição precípua de fiscalização da atividade e de proteção à saúde do destinatário do serviço de saúde prestado pelo Farmacêutico.
 
Por isso a manifestação do CRF-PR revela-se na forma de Certidão de Regularidade Técnica, atestando o registro e a habilitação do farmacêutico para assumir a direção do estabelecimento farmacêutico, que possui previsão legal para a contrapartida financeira de sua emissão.
 
Finalmente, o registro de que não há no ordenamento jurídico qualquer distinção quanto ao profissional capacitado a assumir a responsabilidade técnica por farmácia ou drogaria além do Farmacêutico, muito menos em face de seu porte ou enquadramento tributário.

Fonte: Departamento Jurídico - CRF-PR

Jovem de 19 anos morre de infecção após tomar paracetamol

Reprodução/Daily Mail: Jordan Flynn teve ataque cardíaco
 poucos dias depois de tomar paracetamol
Garoto tinha inflamação não diagnosticada no coração e acabou sofrendo um ataque cardíaco
 
Um jovem inglês morreu de infecção no coração alguns dias depois de médicos terem receitado paracetamol para ele. Jordan Flynn, de 19 anos, morreu uma semana após seu aniversário, segundo informações do jornal Daily Mail.
 
A mãe do garoto, Angie Flynn, conta que os médicos não deram atenção suficiente aos sintomas que o filho apresentava e diagnosticaram o garoto apenas com infecção viral.
 
Desconfiada do diagnóstico, a mãe indicou ao filho que entrasse em contato com outros hospitais. O garoto foi, então, direcionado ao Hospital Harefield, em Londres, onde morreu no dia 3 de fevereiro.
 
Flynn sofria de problemas no miocárdio, um tipo de inflamação no coração, mas, até então, a doença não havia sido diagnosticada, e teve uma parada cardíaca.
 
Angie lamenta que ele não tenha ficado no hospital desde o início para a realização de exames.
 
— Ele poderia ter sido enviado a um especialista antes de alguma coisa séria acontecer, enquanto ele tinha forças.
 
Em declaração à publicação, a mãe do garoto afirmou que “estava pensando em palavras para descrever o meu filho, mas não tem como descrever sua força, determinação, humor e sua alma boa”.
 
A biópsia do corpo deve acontecer ainda nesta semana.

R7

Cuidado com o beijo no Carnaval! Doenças transmitidas pela boca podem causar dor de garganta e até febre

Reprodução
A saliva em objetos compartilhados serve como veículo de transmissão de vírus e bactérias
 
É, época preferida por dez entre dez solteiros quando o assunto é conhecer e se relacionar com pessoas novas. Mas você sabe se dar aquele beijo despretensioso em alguém que se acabou de conhecer ou mesmo dividir uma garrafa de cerveja com ele é algo totalmente inofensivo?

Muitas doenças são transmitidas pela saliva, o que faz com que situações como esta possam sem classificadas como de risco em relação à contaminação com vírus e bactérias. Descubra agora o que você pode pegar — ou passar para alguém — durante a folia desta semana.

O médico Ralcyion Teixeira, infectologista supervisor do pronto-socorro do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, explica que as doenças mais comuns em épocas como o Carnaval são a mononucleose, também conhecida como "a doença do beijo", e o citomegalovírus.

— Elas causam febre, dor de garganta e vermelhidão. Geralmente os sintomas se manifestam de uma a duas semanas depois do contato.
 
Além delas, Teixeira também chama a atenção para o herpes simples. No entanto, segundo ele, o vírus só é transmitido se a pessoa infectada estiver com alguma lesão ativa ou úlcera — o que significa que, se aquele parceiro ou parceira em potencial estiver com alguma ferida nos lábios ou dentro da boca, você contrairá a doença durante o beijo.
 
Uma dúvida muito comum é sobre a possibilidade de transmissão do HIV por meio do beijo. Por isso, o infectologista faz questão de reforçar que não, o vírus não passa de uma pessoa para a outra por meio deste tipo de contato.
 
Pedir para dar um "golinho" na bebida de alguém durante o Carnaval pode ser perigoso. Isso porque, caso o dono do drinque tenha alguma doença, ela estará presente na saliva que inevitavelmente se mistura ao líquido.

— Se a pessoa tiver, por exemplo, sarampo, gripe, catapora, caxumba ou coqueluche, quem tomar do mesmo copo vai se contaminar. E isso acontece mesmo que se esteja na fase de encubação, quando a pessoa está infectada, mas sem manifestar os sintomas. Ainda assim, ela já está transmitindo.
 
Com o cigarro acontece algo parecido. Ao fumar, a pessoa acaba molhando o filtro com saliva, o que já é suficiente para viabilizar a transmissão de doenças.

— O contágio depende muito da quantidade de saliva envolvida. Como copos e cigarros têm mais quantidade de saliva, eles acabam também tendo uma quantidade maior de vírus.
 
Já dividir o batom com a amiga ou mesmo com alguma desconhecida em meio à folia não é tão arriscado assim, justamente porque o cosmético só tem contato com os lábios, e assim fica mais difícil que a troca de vírus e bactérias aconteça.
 
Celso Granato, livre docente da Unifesp e infectologista do Fleury Medicina e Saúde, lembra que, em épocas como esta, muitas vezes o sexo oral é praticado sem os devidos cuidados.

— Normalmente as preliminares não levam proteção, são só para esquentar, então as pessoas não se importam muito com isso. No entanto, elas transmitem as mesas doenças do que a penetração sem prevenção. É preciso prevenção. A camisinha deve ser usada, tanto para proteger o órgão genital quanto a boca de doenças transmissíveis. As camisinhas masculina e feminina são de extrema importância para a prevenção, principalmente no sexo casual, quando não se conhece o parceiro.

Granato explica que, no sexo oral sem proteção, podem ser transmitidos herpes, sífilis, clamídia e HPV, por exemplo.
 
O infectologista Ralcyion Teixeira explica que uma boa prevenção de doenças na boca envolve alguns cuidados básicos, como ir ao dentista e fazer a higiene adequada de duas a três vezes ao dia.

— Além disso, é imprescindível evitar contato por meio do beijo com pessoas infectadas pelo herpes durante o período de lesão ativa.
 
Caso o contato com alguém doente já tenha acontecido, não adianta muito correr para escovar os dentes, nem mesmo bochechar. Exceto no caso da catapora, quando ainda é possível tomar a vacina contra o vírus para evitar sua manifestação ou, pelo menos, garantir uma forma mais branda da doença, não há muito o que fazer, porque a transmissão já terá acontecido. Mas, ainda assim, o infectologista explica que pode haver uma esperança.

— Mesmo se a pessoa teve o contato, isso não significa necessariamente que ela vai adoecer. É preciso que o vírus invada todo o organismo, e então a doença se manifesta. Por isso, é importante observar os sintomas e, em caso de qualquer mudança, procurar a orientação de um médico.
 
R7

Tribunal de Contas faz inspeção na Santa Casa

Fernando Neves/Futura Press/Estadão Conteúdo
Santa Casa de Misericódia vive crise financeira e acumula
 dívidas de mais de R$ 400 milhões
Conselheiros também buscam documentos na Secretaria Estadual da Saúde de SP
 
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) iniciou nesta terça-feira (10) uma inspeção na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e na Secretaria Estadual da Saúde em busca de documentos referentes ao contrato firmado entre a instituição filantrópica e o governo para a prestação de serviços para o SUS (Sistema Único de Saúde). A entidade e a pasta informaram que estão à disposição do tribunal para prestar todos os esclarecimentos.
 
A medida foi determinada pelo órgão após ser verificadas inconsistências em um contrato de R$ 24 milhões assinado em 2013 entre a secretaria e a Santa Casa. Em crise financeira, a maior instituição filantrópica da América Latina acumula déficit superior a R$ 400 milhões e tem graves falhas de gestão, de acordo com relatório de auditoria contratada pelo Estado.
 
Na inspeção feita na Santa Casa, os fiscais do TCE buscaram uma série de documentos e informações solicitados pelo conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, responsável pela análise do contrato. Entre os dados procurados estavam relatórios do número de atendimentos feitos pelo complexo hospitalar, relação de empresas terceirizadas contratadas, valores pagos pela secretaria à entidade, detalhamento das despesas da Santa Casa, informações sobre funcionários admitidos e a relação de parentesco entre alguns deles, entre outros.
 
O tribunal também investiga contratos firmados em datas próximas com finalidades semelhantes. O conselheiro diz que ainda vai necessitar de mais informações para ter uma ideia de qual é a situação.
 
— Está claro que existem inconsistências, como problemas em contratos e na compra de medicamentos, contratação de pessoas com o mesmo sobrenome. No entanto, são tantas informações que nos chegam das auditorias, das notícias, que precisamos de mais documentos para poder fazer uma análise melhor.
 
A Secretaria Estadual da Saúde ainda não teve documentos recolhidos, mas recebeu um fiscal ontem que a oficiou sobre a inspeção.
 
Os dados recolhidos pelos fiscais deverão servir como subsídio para o TCE determinar se julga regular ou irregular o contrato firmado entre Santa Casa e secretaria, segundo Ramalho.
 
— Se julgarmos irregular, podemos pedir a devolução do dinheiro usado indevidamente, multar os responsáveis e encaminhar o caso para o Ministério Público, para que tome as providências nos aspectos penal e administrativo.
 
Esclarecimentos
Por meio de nota, a Santa Casa informou que forneceu toda a documentação solicitada aos fiscais do TCE e que "está à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento". Afirmou também que não recebeu repasses em duplicidade do Estado.
 
A secretaria informou, em nota, estar à disposição do TCE, "até mesmo fornecendo os documentos que forem necessários". Afirmou que, se for comprovado o mau uso de recurso público, "vai acionar a Justiça e exigir a devolução do dinheiro".
 
A pasta destacou que a Santa Casa é uma instituição privada que tem diferentes fontes de receitas e com "total autonomia para a realização de compras e contratação de pessoal".
 
R7

Eurofarma adquire participação e licença para comercializar droga inovadora no Brasil

Melinta Therapeutics e Eurofarma Laboratórios anunciaram acordo de US$ 15 milhões

A Eurofarma adquiriu participação acionária e direito de comercializar, vender e distribuir delafloxacina no País, uma quinolona em fase de desenvolvimento clínico indicada para tratamento de infecções graves de pele.
 
"A Eurofarma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil, com um amplo foco terapêutico que inclui terapias hospitalares. Eles estão crescendo rapidamente, liderados por uma equipe com impressionante capacidade de gestão, por isso estamos entusiasmados em construir uma parceria mutuamente benéfica com uma empresa forte", afirma a diretora executiva da Melinta Therapeutics, Mary Szela.
 
Atualmente, as pesquisas com delafloxacina contemplam dois estudos em fase 3, analisando a eficácia e segurança do uso oral e intravenoso da nova substância em comparação ao tratamento atual com vancomicina e aztreonan venosos, em adultos com infecções graves de pele.
 
"A incidência de infecções graves, incluindo as de pele, tem aumentado no Brasil, assim como a incidência global de resistência bacteriana", acrescentou a vice-presidente de Pesquisa & Inovação da Eurofarma, Martha Penna. "Isso aumenta o interesse em produtos como a delafloxacina, que demonstra ação e tolerabilidade favoráveis segundo os estudos clínicos.
 
Snif Brasil

Nova proposta acaba com impostos sobre medicamentos

Aprovação depende do voto, em dois turnos, de três quintos dos membros de cada Casa do Congresso

Uma nova proposta de emenda à Constituição (PEC) livra de tributos os medicamentos destinados ao uso humano. A PEC 2/2015, que altera o artigo 150 da Constituição, tem como primeiro signatário o senador Reguffe (PDT-DF).
 
“O que observamos hoje em dia é que os medicamentos são considerados como uma fonte de receita tributária fácil de arrecadar, fazendo com que muitas das vezes se busque, a partir da sua alta tributação, fazer ‘caixa’ para os governos”, afirma o senador na justificativa.
 
A PEC aguarda distribuição para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Sua aprovação depende do voto, em dois turnos, de três quintos dos membros de cada Casa do Congresso (49 senadores e 308 deputados).
 
 
Agência Senado /  Estadão

Quais os sintomas de glicose alta no sangue?

Sede excessiva e visão embaçadas são alguns sinais do problema
 
Por Dr. Danilo Höfling Endocrinologista e Metabologista
 
A causa mais comum de aumento persistente da glicose no sangue (hiperglicemia) é o diabetes mellitus. Outros fatores, tais como as infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) podem provocar hiperglicemia temporária.
 
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, a qual facilita a passagem do açúcar (glicose) presente no sangue para o interior dos tecidos, para ser utilizado como fonte de energia. Dessa forma, a insulina é capaz de reduzir a glicose do sangue. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente (resistência à insulina), haverá aumento sérico de glicose e, consequentemente, diabetes.
 
Há dois tipos principais de diabetes, a saber: tipo 1 é aquele em que as células-beta do pâncreas, responsáveis pela fabricação da insulina, são destruídas. Isso leva a uma intensa falta desse hormônio que, geralmente, causa um grave aumento da glicose no sangue e necessidade de tratamento imediato com insulina. Esse tipo acomete mais frequentemente os indivíduos jovens, embora, às vezes, possa aparecer também em adultos.                            
 
No diabetes tipo 2, que ocorre comumente em pessoas com mais de 40 anos, há uma combinação de dois fatores. Além de haver redução da produção de insulina (falta relativa), este hormônio também não age de maneira adequada. Neste caso, apesar de a insulina estar presente, sua capacidade de fazer a glicose sair da corrente sanguínea e entrar no interior das células é menor. Consequentemente, a glicose no sangue aumenta (hiperglicemia). Em geral, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, a falta de insulina pode se agravar. Se isso acontecer, será necessário, também, o emprego desse hormônio, isolado ou associado com medicamentos.
 
Há, também, outros tipos de diabetes, incluindo o diabetes gestacional, que pode até necessitar de tratamento com insulina, dependendo de cada gestante. Esse tipo de diabetes tende a desaparecer após a gestação.
 
Atualmente, o valor de referência normal para a glicemia (concentração de glicose no sangue) após, no mínimo, 8 horas de jejum é de até 99 mg/dL. Valores de 100 a 125 mg/dL são considerados alterados, mas ainda não diabéticos. O indivíduo é considerado diabético nas seguintes situações:                
 
- Duas glicemias de jejum maiores ou iguais a 126 mg/d;Glicemia maior que 200 mg/dL colhida a qualquer hora do dia na presença de sinais e sintomas de diabetes (polidipsia, poliúria e perda de peso)
 
A curva glicêmica ou teste oral de tolerância à glicose (75 g) pode ser também empregada para o diagnóstico de diabetes. São realizadas glicemias antes e 30, 60, 90 e 120 minutos após a ingestão de glicose. Neste teste, os valores de glicemia entre 140 e 200 mg/dL, duas horas após a ingestão de glicose, são compatíveis com intolerância à glicose (pré-diabetes). O diagnóstico de diabetes é confirmado quando a glicemia for igual ou maior que 200 mg/dL aos 120 minutos.
 
Todos os indivíduos diabéticos (tipos 1 e 2) apresentam hiperglicemia no momento do diagnóstico, mas a presença das manifestações clínicas (Quadro 1) dependerá da intensidade do aumento da glicose. Por exemplo, uma pessoa que tem diabetes e sua glicose gira em torno de 130 mg/dL, em geral, não apresenta sintomas.
 
Ainda que as glicemias maiores ou iguais a 126 mg/dL confirmem a presença de diabetes, os sintomas e sinais de hiperglicemia são mais evidentes quando a glicose atinge valores mais altos no soro. Embora possa variar de uma pessoa para outra, a glicose aparece na urina, quando suas concentrações são maiores que 160-180 mg/dL no soro. Quando presente na urina, a glicose atrai mais água (diurese osmótica) que aumenta o volume urinário. Assim sendo, só haverá aumento do volume diário de urina (poliúria) e sede excessiva (polidipsia) quando a glicose estiver maior que esses valores.
 
No diabetes tipo 1, geralmente ocorre grande falta de insulina, hiperglicemia mais intensa e sintomas mais expressivos. Além das manifestações da hiperglicemia descritas no quadro 1, pode ocorrer, também, perda de peso, aumento do apetite, enurese noturna (perda involuntária de urina durante o sono), tontura postural e fraqueza. Além disso, quando houver acentuada e abrupta redução de insulina pode ocorrer cetoacidose diabética com perda de apetite, náuseas, vômitos, alterações do nível de consciência, coma etc.
 
Já no tipo 2, habitualmente, não há deficiência grave de insulina e, dessa forma, na maior parte das vezes a glicose sobe menos e, também, de forma mais lenta. Consequentemente, os sinais e sintomas aparecem de maneira gradual, podendo, inclusive, passar despercebidos durante meses ou até anos. As infecções de pele, como os furúnculos são comuns. Sensação de coceira e infecções da vulva e da vagina (como candidíases) são, muitas vezes, as primeiras manifestações de diabetes. A possibilidade de diabetes deve ser descartada nas gestantes que dão a luz a bebês grandes (mais de 4,1 Kg), com pré-eclâmpsia e quando há morte fetal de causa desconhecida.                            
 
É importante que as pessoas estejam familiarizadas com as manifestações clínicas da hiperglicemia, pois elas são, frequentemente, o primeiro indício de diabetes. Por exemplo: especial atenção deve ser dada a uma criança que não molhava mais a cama à noite (há no mínimo seis meses) e volta a molhar (enurese noturna secundária). Há várias causas para esse problema, mas uma delas é o aumento do volume de urina provocado pela hiperglicemia em crianças diabéticas.
 
Já que muitas vezes o diabetes tipo 2 pode passar muito tempo despercebido, a melhor maneira de identificá-lo precocemente é por meio de avaliações periódicas da glicemia (mesmo que seja com a gotinha de sangue obtida da ponta do dedo), especialmente, nos indivíduos obesos e com história familiar de diabetes, que correm maior risco de desenvolver a doença. Esse procedimento certamente contribuirá para a detecção precoce e prevenção das complicações dessa enfermidade.  
                          
Quadro 1. Manifestações clínicas comuns no momento do diagnóstico de diabetes
Aumento do volume urinário (poliúria)
Sede excessiva (polidipsia)
Perda de peso
Aumento do apetite
Formigamentos (parestesias)
Visão embaçada (turva)
Fraqueza, fadiga
Enurese noturna (perda involuntária de urina durante o sono)
Infecções de pele, da vulva e da vagina
 
Minha Vida

Prefeitura de Embu das Artes (SP)

A Prefeitura de Embu das Artes (SP) divulgou edital de concurso público para 55 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 58,58 por hora/plantão a R$ 3.614,06.

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, médico nas especialidades de clínica geral, ginecologia, infectologia, pediatria, psiquiatria, neurologia, socorrista e do trabalho, professor de desenvolvimento infantil e professor de educação básica II – ciências naturais.

As vagas de nível médio são para motorista e topógrafo.

Os postos de nível fundamental são para agente municipal (serviços urbanos e limpeza pública) e sepultador.

Os candidatos podem se inscrever de 10 de fevereiro a 12 de março pelo site www.zambini.org.br. A taxa varia de R$ 25,90 a R$ 98,90.

As provas serão aplicadas na data provável de 12 de abril. Os locais e horários ainda serão divulgados.

A validade do concurso será de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Araras (SP): Farmacêutico e outros

A Prefeitura de Araras (SP) está com inscrições abertas para 156 vagas em dois concursos públicos até o dia 5 de março. As oportunidades são, distribuídas em 55 cargos, sendo 22 para cadastro de reserva. Os interessados podem se inscrever pelo site da Faperp e as taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 50, dependendo da escolaridade exigida para concorrer ao cargo.

Um dos editais é para o preenchimento de 73 vagas, para os cargos de motorista (11 vagas), pedreiro (2), servente masculino (20) vagas e servente feminino (40). A jornada semanal é de 40h semanais e os salários variam de R$ 1.009,00 a R$ R$ 1.175,00. Os requisitos mínimos são 4ª série do ensino fundamental e, no caso dos motoristas, também CNH categoria D.

Já o outro edital visa o preenchimento de 83 vagas em 51 cargos. As vagas são para auxiliar de enfermagem , coordenador de Cras, coordenador de Creas, coordenador de Centro Pop, contador, dentista PSF, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico do PSF, médicos anestesista, auditor, cardiologista, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião vascular, clínico geral, colonoscopista, dermatologista, médico do trabalho, endocrinologista, endocrinologista – infantil, endoscopista, gastroenterologista, geriatra, ginecologista e obstetra, hematologista, infectologista, mastologista, nefrologista, neurocirurgião, neurologista, neuropediatra, oftalmologista, ortopedista, pediatra, pneumologista, radiologista, reumatologista, socorrista adulto, socorrista infantil, ultrassonografista, urologista, educacional, orientador jurídico social, orientador social, psicólogo, secretário de Conselhos, subcontador, técnico de imobilização e técnico de raio-X.

As cargas horárias, requisitos mínimos de escolaridade e os respectivos salários estão disponíveis no edital do concurso público. Os salários variam de R$ 1.009 a R$ 11.027 e o nível de escolaridade exigido vai do ensino fundamental incompleto ao ensino superior completo.

Taxas
Para os cargos de motorista, pedreiro, serventes feminino e masculino, a taxa é de R$ 25. Já para o outro edital, que oferece 83 vagas, a taxa de inscrição é de R$ 35 para cargos de nível médio e R$ 50 para cargos de nível superior.
 
O edital de convocação para as provas objetivas com os locais e horários de prestação dos exames será publicado na data provável de 17 de março. Mais informações podem ser obtidas nos editais normativos disponíveis no site da Prefeitura.

Polícia Civil do Distrito Federal

A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou edital de concurso público para 417 vagas em cargos de nível superior, sendo 170 imediatas e 247 para cadastro de reserva. Os salários são de R$ 8.284,55 e R$ 15.370,64.

Das vagas, 20 são para perito médico-legista, 50 para papiloscopista policial e cem para delegado.

As inscrições vão de 9 de fevereiro a 16 de março. As taxas de inscrições são de R$ 168 a R$ 192.

A primeira etapa do concurso é composta de provas objetivas, prova discursiva, perícia para deficientes físicos, prova de capacidade física, exames biométricos e avaliação médica, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social e avaliação de títulos.

A segunda fase consistirá no curso de formação profissional.

A data provável de aplicação da prova objetiva é 24 de maio de 2015.

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe/SP)

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), em São Paulo, abriu dois concursos para um total de 89 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.212,17 a R$ 4.325.
 
Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No edital nº 29 são 38 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. As vagas de nível médio são para agente de saúde nas atividades de anatomia patológica, auxiliar de necropsia e medicina física, técnico de enfermagem e oficial operacional na função de técnico em segurança do trabalho.
 
Os cargos de nível superior são para assistente técnico de assistência à saúde nas atividades de farmácia, terapia ocupacional e técnico de ortóptica ou tecnologia oftálmica.

 No edital º 30 são 51 vagas em cargos de nível superior. As oportunidades são para médicos nas especialidades de assistência domiciliar, cardiologia ecocardiograma, cardiologia ergometria, cardiologia geral, cirurgia geral, clínica médica, clínica média emergência, cuidados paliativos, geriatria, hematologia, medicina fetal, medicina intensiva, neonatologia, neurocirurgia, neurologia eletroencefalografia, obstetrícia, oftalmologia – órbitas e vias lacrimais, oncologia clínica, ortopedia traumatologia e pediatria terapia intensiva.

Além do salário, os profissionais vão receber vale-transporte, cesta básica, vale-alimentação ou vale-refeição, assistência odontológica e assistência médica.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de fevereiro pelo site www.nossorumo.org. A taxa é de R$ 32 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de março e terá 3h30 de duração.

 O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro - SP

A Prefeitura da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, publicou o edital nº 01/2015, anunciando a realização de concurso público que resultará na admissão de um médico especialista em pediatria, para atender as demandas do município. O certame ficará sob a responsabilidade da RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda.
 
Conforme publicado em edital, a remuneração do aprovado será de R$ 27,54 a hora. A jornada a ser desempenhada é de 20 horas semanais.
 
Os interessados podem efetuar suas inscrições até o dia 12 de fevereiro de 2015, pelo site www.rboconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 28,30.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, que provavelmente será aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados através de edital de convocação.
 
Haverá também analise de títulos, os quais devem ser encaminhados, exclusivamente, via postal (SEDEX ou Carta com aviso de recebimento – AR), para a RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda., na Av. Severino Meirelles, 1.246 – loja 11 – Centro, Santa Rita do Passa Quatro/SP, CEP 13670-000, até o último dia das inscrições.
 
O prazo de validade deste concurso será de 2 anos,  contado a partir da data de publicação de sua homologação. antes de expirar o prazo, o mesmo poderá ser prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Arapuã - PR

A Prefeitura de Arapuã, no Paraná, publicou o edital nº 001/2015 de concurso público, destinado a preencher 10 vagas imediatas, em seu quadro de funcionários. De acordo com o edital, o salário varia de R$ 788,00 a R$ 8.893,64, e a carga horária a ser cumprida vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, distribuídas em cargos de agente de saúde, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, contador, médico, motorista, operador de máquinas, professor nível I e psicólogo.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março de 2015, pelo endereço eletronico www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para candidatos a cargos de nível fundamental é de R$ 30,00, para os de nível médio R$ 50,00 e cargos de nível superior R$ 100,00.
 
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, práticas e de títulos, de acordo com os métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 29 de março de 2015, em local e horário a serem informados no edital de homologação das inscrições.
 
A validade do concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa KLC Concursos, será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Piracanjuba - GO: Farmacêutico e outros

Em Goiás, a Prefeitura de Piracanjuba divulgou a retificação do edital nº 001/2014 de concurso público para preenchimento total de 845 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O comunicado foi feito através da organizadora Instituto Cidades e tem como meta contratar 206 profissionais e formar cadastro de reserva de outros 639. Os postos de trabalho disponíveis são de mecânico, agente administrativo, agente de serviços gerais, agente de serviços urbanos, agente de transito, arquiteto, carpinteiro, encanador, assistente de atividades culturais e desportivas, assistente social, merendeira, copeira, auxiliar de dentista, biomédico, coveiro, contador, professor de educação física, eletricista de auto, eletricista, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal de tributos, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e posturas, fisioterapeuta, guarda, médico (anestesiologista, cirurgião geral, ortopedista, cardiologista, ginecologista, pediatra, radiologista, psiquiatra, clinico geral e sanitarista), monitor social de abrigos, monitor de creche, motorista (socorrista, veículos pesados e leves) nutricionista, operador de máquinas pesadas, odontólogo, professor, pedreiro, psicólogo, soldador, técnico em enfermagem, técnico em gesso, tecnólogo em gestão ambiental, técnico em laboratório (biodiagnóstico), técnico em prótese dentária e técnico em radiologia. A remuneração varia de R$ 724, 00 a R$ 5.400,00, em jornada semanal de 20 a 44 horas.
 
A data de inscrição foi prorrogada até o dia 15 de março de 2015, via endereço eletrônico www.institutocidades.org.br. É cobrada taxa de R$ 35,00 a R$ 120,00, de acordo com o cargo pleiteado.
 
O concurso é composto por prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos. Também houve alteração na data da prova objetiva, desta vez estima-se que sua aplicação seja no dia 19 de abril de 2015, em local a ser informado. Todas as convocações para provas e seus respectivos resultados serão informados pelo site da organizadora.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da sua homologação, podendo haver prorrogação por período semelhante, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Tabatinga - SP abre concurso público

A Prefeitura de Tabatinga, no estado de São Paulo, abriu o edital n° 022/2015 de concurso público n° 001/2015, com a finalidade de ocupar 41 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 2.467,55 em carga horária de até R$ 44 horas semanais.
 
O concurso será executado por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli. Entre os cargos ofertados estão os de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saneamento, Assistente Administrativo, Assistente Social, Assistente Social do NASF, Auxiliar de Dentista, Coletor de Lixo, Contador, Cuidador de Alunos com Necessidades Especiais, Dentista do USF, Diretor de Escola de Educação Infantil, Educador Físico do NASF, Educador Físico para o Setor de Esporte, Enfermeiro da VISA e GVE, Enfermeiro do USF.
 
Inscriçoes
A inscrição será realizada exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, das 08h do dia 12 de fevereiro até as 22h do dia 03 de março de 2015.
 
Taxas
Cargo que exige o nível fundamental de ensino - R$ 25,00;
Cargo que exige o nível médio de ensino - R$ 25,00;
Cargo que exige o nível superior de ensino - R$ 50,00.
 
Provas e Gabaritos
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 22 de março 2015, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições por meio de edital de convocação.
 
As provas serão realizadas no município de Tabatinga, na Escola Municipal Professora Maria Amélia Agassi da Penha Martinez, situada no Prolongamento da Avenida Prefeito Santo Marquesi, nº 1.371 – Jardim Santa Elisa. Caso haja qualquer impedimento para realização das provas na data/horário e local especificados, um comunicado informando nova data e local será emitido. O gabarito sairá na data prevista de 24 de março de 2015.

Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Tabatinga.

Prefeitura de Cruzeta - RN realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cruzeta, no estado do Rio Grande do Norte, publicou o edital nº 001/2015 de processo seletivo, destinado à contratação de seis profissionais de nível superior. O salário previsto vai de R$ 1.438,33 a R$ 5.365,58, em jornadas de 30 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Odontólogo, Enfermeiro, Médico - ESF, e Professor de Língua Portuguesa e Matemática.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 19 de fevereiro de 2015, das 8h às 13h, na sede da Prefeitura situada na Praça João de Góes, nº 167, Centro.
 
Os inscritos serão avaliados por análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório.
 
O resultado final provavelmente será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2015, no site www.cruzeta.rn.gov.br.
 
O processo seletivo terá validade até a conclusão final do próximo concurso a ser realizado ainda no primeiro semestre de 2015.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, no dia 09 de fevereiro de 2015. Edição 1344.

Prefeitura de Juara - MT abre vagas para Agente de Combate às Endemias

Visando o preenchimento de 5 vagas, a Prefeitura de Juara, no Mato Grosso, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o edital 001/2015 de processo seletivo, através do qual irá contratar profissionais para desempenharem a função temporária de Agente de Combate a Endemias.
 
Os aprovados receberão salários de até R$ 1.014,00, por jornada de 40 horas semanais de trabalho.
 
As inscrições serão realizadas do dia 23 de fevereiro a 4 de março de 2015, na sede da Prefeitura de Juara.
 
A prova objetiva está prevista para 9 de março de 2015, no horário das 19h às 22h, na E.E Iara Maria Minotto Gomes. O gabarito será divulgado no dia seguinte à aplicação da prova objetiva.
 
A entrevista será realizada a partir das 8h do dia 14 de março de 2015, na Secretaria Municipal de Saúde.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado no site da prefeitura e nos murais da Secretaria de Saúde e da prefeitura, na data provável de 16 de março de 2015.
 
Mais informações podem ser adquiridas na sede da Prefeitura  de Juara e na Secretaria Municipal de Saúde.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 10 de fevereiro de 2015.

Prefeitura de Primavera de Rondônia - RO promove seletivo

A Prefeitura de Primavera de Rondônia, no estado de Rondônia, publicou o edital nº 001/2015 de processo seletivo, destinado à contratação de um profissional de nível médio técnico, sob o regime da CLT, para ser lotado na Secretaria Municipal de Saúde.
 
A oportunidade é para o cargo de Técnico/Auxiliar em Laboratório, com remuneração no valor de R$ 678,00, mais acréscimos, em carga horária de 40 horas semanal.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 20 de fevereiro de 2015 junto com a entrega do currículo, na Rua Jonas Antônio de Souza, nº 1.466, Centro.
 
Os inscritos serão submetidos à análise curricular, o resultado está previsto para ser divulgado no dia 24 de fevereiro de 2015, no átrio da Prefeitura e pelo endereço eletrônico www.primavera.ro.gov.br.

Concurso Prefeitura de Brejetuba - ES

A Prefeitura de Brejetuba, no estado do Espírito Santo, lançou o edital n° 001/2015 de concurso público, de caráter eliminatório e classificatório, para provimento de 100 vagas existentes. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários dos contratados podem chegar até R$ 3.023,93, a depender da função.
 
O concurso será realizado sob a assessoria técnica da empresa G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística. Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas para os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As ofertas são para trabalhador braçal, pedreiro, eletricista, operador de máquinas leves e pesadas, auxiliar de serviços gerais, motorista, artífice de máquinas leves e pesadas (mecânico), almoxarife, atendente, auxiliar administrativo, agente fiscal sanitário, técnico de enfermagem, técnico de informática, entre outras. 
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, até as 23h59 do dia 12 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília.
 
Os valores das taxas serão:
- R$ 120,00 para os cargos de Nível Superior/Magistério;
- R$ 80,00 para os cargos de Nível Médio;
- R$ 60,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo;
- R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental Incompleto.
 
O cartão de inscrição é o documento que determina definitivamente  o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas. O mesmo será disponibilizado no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, a partir das 16h do dia 27 de fevereiro de 2015.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Brejetuba (ES), com data prevista para o dia 08 de março 2015, com duração de 03 horas, em cada turno. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 09 de março de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo, a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, em conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Vagas de estágio na Prefeitura de Itararé - SP: Farmácia e outras disciplinas

A Prefeitura de Itararé, em São Paulo, divulgou o edital nº 01/2015 de processo seletivo a fim de formar cadastro reserva de estagiários. Podem disputar às vagas estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Artes Visuais, Assistente Social, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (Civil e Florestal), Farmácia, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Recursos Humanos, Sistemas de Informação e Técnico (Administração, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Logística, Nutrição, Recursos Humanos, Secretariado e Serviços Jurídicos).
 
Para participar, é necessário que o candidato estejam cursando do 1º ao penúltimo semestre do curso em instituição conveniada ao CIEE. Também há reserva para universitários que estiverem cursando o penúltimo ano do curso de fisioterapia.
 
O estágio é remunerado com bolsa auxilio no valor de R$ 676,00, acrescido de R$ 48,00 referentes a auxilio transporte, em jornadas diárias de seis horas, com contrato de um ano, prorrogável por período semelhante, a critério da administração.  
 
As inscrições findam as 16h do dia 19 de fevereiro de 2015 e devem ser efetuadas através do site do CIEE: www.ciee.org.br.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 01 de março, a partir das 10h, na Escola Maria da Silveira Vasconcellos, situada à Rua Itararé, nº 765, Vila Osório. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 6 do mesmo mês, no site da Prefeitura e do CIEE.
 
Estima-se que o resultado final seja divulgado no dia 18 de março de 2015 e que a homologação ocorra no dia 27 do mesmo mês.

Prefeitura de Formiga - MG divulga editais de processo seletivo

A Prefeitura de Formiga, interior do estado de Minas Gerais, tornou público dois editais de processo seletivo (nºs 001 e 002/2015). O objetivo é formar cadastro reservas de profissionais de ensino superior. A oferta salarial varia de R$ 2.750,44 a R$ 8.028,18, a depender da especialidade e da jornada. A carga horária também varia de 20 a 40 horas semanal.
 
O edital nº 001/2015 traz uma vaga para Médico da Família. Já o edital nº 002/2015 oferta um cargo de Médico Clínico Geral.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 23 de fevereiro de 2015, na Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Edifício Antônio Vieira, na Rua Dr. Teixeira Soares, nº 264, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 25 de fevereiro de 2015, para os candidatos à vaga de Médico da Família e no dia 26 de fevereiro de 2015 para Clínico Geral. Os interessados devem comparecer às 8h na sede Administrativa da Secretária Municipal de Saúde, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, 264, Centro.
 
A validade dos processos seletivos será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Antônio Carlos - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Administração e finanças deste Município, publicou edital de processo seletivo n° 001/2015, para seleção e contratação de servidor de caráter temporário, para preenchimento de vaga para os Cargos de Agente Comunitário de Saúde; e, Assistente Social, para atuação junto a esta municipalidade.

O processo seletivo oferta quatro vagas para cargos de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 1.014,00 a R$ 3.314,36 em carga horária de 40 horas semanais.

A seleção dos candidatos será publicada em Diário Oficial dos Municípios e no site da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos (www.antoniocarlos.sc.gov.br) e consistirá na nota obtida na prova escrita e de títulos se for o caso.

As inscrições serão recebidas até o dia 20 de fevereiro de 2015, na Secretaria Municipal de Administração e Finanças de Antônio Carlos/SC, das 07h30min às 11h30minh e das 13h às 17h.

A taxa de inscrição para os cargos cujo, habilitação necessita de nível superior será de R$ 30,00, e para os demais cargos a taxa de inscrição será de R$ 15,00, importância arrecada em favor da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 27 de fevereiro de 2015, às 14:00 horas, cujo local será divulgado exclusivamente no site da Prefeitura – www.antoniocarlos.sc.gov.br até o dia 24 de fevereiro de 2015, sendo de inteira responsabilidade dos candidatos a verificação e conferência do local da prova.

O dia acima designado para a prova (27 de fevereiro de 2015) poderá ser alterado diante da ocorrência de situações que impeçam a sua realização naquele dia, sendo que tal fato será comunicado aos candidatos exclusivamente no site da Prefeitura – www.antoniocarlos.sc.gov.br, e com antecedência de, pelo menos, 24 horas.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Coronel Freitas - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Freitas, no estado de Santa Catarina, tornou público o extrato do edital de processo seletivo nº 003/2015, destinado a prover contratação por tempo determinado nas funções de agente comunitário de saúde, fisioterapeuta, médico clínico geral, mecânico, operador de máquina e técnico em enfermagem. Os aptos habilitados farão jus a remuneração de até R$ 12.314,36, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 12 de fevereiro a 13 de março de 2015.
 
Maiores informações no Centro Administrativo Municipal de Coronel Freitas/SC, telefone (49) 3347-3400.
 
O extrato do edital foi divulgado no Diário Oficial  dos Municípios, edição de 10 de fevereiro de 2015.

Prefeitura de Tocos do Moji - MG promove processo seletivo (II)

A Prefeitura de Tocos do Moji, no estado de Minas Gerais, divulgou o extrato de edital de processo seletivo nº 05/2015, visando suprir carências provisórias e a falta de candidatos concursados e/ou habilitados.
 
As vagas ora disponibilizadas foram para Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Conservação (Obras), Médico Cardiologista, Médico Ginecologista/Obstetra, Psicólogo (CRAS), Psicólogo (Educação) e Técnico Químico.
 
As inscrições podem ser feitas do dia 10 a 12 de fevereiro de 2015, no horário de 8h às 11h e 13h às 16h na sede da Prefeitura Municipal.
 
Maiores informações na Prefeitura de Tocos do Moji.
 
O extrato do edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, edição de 10 de fevereiro de 2015.

Prefeitura de Tocos do Moji - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Tocos do Moji, no estado de Minas Gerais, por meio do Diário Oficial de Minas Gerais - Publicação de Terceiros e Editais de Comarcas (edição de 10 de fevereiro de 2015), lançou o extrato do edital de processo seletivo nº 06/2015.
 
A seleção visa a contratação temporária de Agente Comunitário de Saúde – Micro Área Bairro 10 – para atender a Estratégia Saúde da Família (ESF).
 
As inscrições serão recebidas do dia 12 a 27 de fevereiro de 2015, na sede da Prefeitura Municipal, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Vagas de estágio na Prefeitura de Serra Caiada - RN

A Prefeitura de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte, informou que termina nesta sexta feira, dia 13 de fevereiro de 2015, o prazo para inscrições ao processo seletivo simplificado do edital nº 001/2015.
 
O intuito é formar cadastro de reserva e preencher 34 vagas de estágio, com estudantes do ensino médio e superior nas áreas de pedagogia, educação física, ciências biológicas, língua inglesa, assistente social e técnico em enfermagem. Uma das vagas será reservada para estudante do curso de pedagogia, portador de necessidades especiais.
 
Os aprovados receberão bolsa auxílio no valor mensal de R$ 250,00 e R$ 450,00, conforme nível escolar, mais auxílio transporte de R$ 50,00, por jornadas diárias de quatro a seis horas.
 
As inscrições são realizadas na Escola de Ensino Fundamental Hermínio Ferreira da Silva, situado à Rua João Camilo de Andrade, s/n, Centro, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
 
Para inscrição é necessário apresentar RG, CPF, título eleitor e comprovantes eleitoral, certificado de reservista (masculino) e comprovante de endereço.
 
A seleção será por análise documental, curricular e entrevista. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Município, site da FEMURN: www.femurn.org.br.
 
O estágio curricular terá duração mínima de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, apenas uma vez, mediante instrumento próprio.
 
Mais informações podem ser obtidas no edital publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, do dia 10 de fevereiro de 2015, código identificador: 9F2004444, link: http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/.

Médicos do Mundo apresenta recurso para reduzir preço de tratamento contra hepatite C

O preço provoca um tratamento "racionado" a certos
 enfermos, quando muitos outros pacientes poderiam
ser beneficiados
A organização Médicos do Mundo (MDM) apresentou um recurso contra a patente europeia do sofosbuvir, um medicamento eficaz no tratamento da hepatite C do laboratório americano Gilead Sciences, para protestar por seu preço considerado exorbitante e estimular a fabricante a aceitar genéricos
 
A ONG francesa apresentou uma "memória de oposição à patente" de sofosbuvir (comercializado com o nome Sovaldi) ao Escritório Europeu de Patentes (OEP), organismo que registra e protege as patentes industriais em 40 países europeus.
 
O objetivo da MDM, que afirma ser a primeira organização da Europa a realizar a tentativa, é permitir a produção de versões genéricas do medicamento na Europa, muito mais baratos.
 
O Sovaldi, remédio eficaz e sem efeitos colaterais, é vendido na França ao preço de 41.000 euros para um tratamento normal de 12 semanas.
 
A MDM considera que a "Gilead abusa de sua patente para exigir preços insustentáveis para os sistemas de saúde" da Europa e de outras regiões do mundo.
 
O preço provoca um tratamento "racionado" a certos enfermos, quando muitos outros pacientes poderiam ser beneficiados.
 
A MDM espera uma batalha jurídica de um ou dois anos, mas declara "confiar em sua relação de forças".
 
"Sabemos que temos bons argumentos", "temos elementos objetivos para questionar este monopólio", declarou à AFP Jean-François Corty, diretor das operações na França da organização.
 
Procurado pela AFP, o laboratório Gilead se recusou a comentar a informação.
 
Em 2014, a empresa justificou o preço do remédio com a afirmação de que oferecia uma "terapia curta" para curar definitivamente a doença, quando os tratamentos clássicos são menos eficazes e administrados a "longo prazo".
 
Com o preço atual do sofosbuvir, tratar todos os pacientes que precisam na França custaria mais de cinco bilhões de euros, ou seja, 20% do orçamento destinado pela Previdência Social francesa aos medicamentos, segundo um cálculo da MDM.
 
Com base principalmente nas vendas do Sovaldi, a Gilead Sciences multiplicou por dois seu faturamento em 2014, alcançando 24,9 bilhões de dólares, e por quatro seu lucro líquido, a 12,1 bilhões de dólares.
 
"Apesar da utilização do sofosbuvir para tratar a hepatite C ser um avanço terapêutico de grande importância, a molécula, fruto do trabalho de vários cientistas públicos e privados, não é suficientemente inovadora para merecer uma patente", destaca a ONG em um comunicado.
 
O sofosbuvir foi desenvolvido pela start-up americana Pharmasset graças particularmente às descobertas da universidade pública de Cardiff, na Grã-Bretanha, segundo a ONG.
 
Esta empresa foi comprada no fim de 2011 por 11 bilhões de dólares, uma soma recorde justificada sobretudo pela perspectiva dos lucros esperados com os medicamentos que ela preparava.
 
"A ideia não é destruir a Gilead (...), mas não queremos situações nas quais os laboratórios nos façam pagar o preço de especulações financeiras", comentou Jean-François Corty.

AFP / Terra

Humor: Só de for assim!

Protocolos, aliados à logística, aumentam a eficiência do uso de insumos de saúde

Protocolos, aliados à logística, aumentam a eficiência do uso de insumos de saúdeEstudos apontam que aproximadamente 30% do que é adquirido pelos hospitais é desperdiçado por mau uso e falta de gestão do fluxo de materiais

Por Mayuli Fonseca
 
Procedimentos cirúrgicos onerosos para o setor de saúde estão cada vez mais imersos dentro de protocolos estrategicamente desenhados para garantir não somente a segurança do paciente, como também a eficiência financeira do setor. Um estudo da consultoria Bain & Co. registra que cerca de 30% do que é adquirido pelos hospitais é desperdiçado por mau uso, evasão, avaria ou prazo de validade vencido. Por isso, a adoção de kits cirúrgicos tem contribuído diretamente para melhorar o desempenho das instituições de saúde.
 
Em São Paulo, o HCor, por exemplo, desenvolveu um software capaz de realizar o protocolo da cirurgia segura de forma digital. Totalmente integrado com a área assistencial, o software dá acesso direto a informações do procedimento a ser realizado, exames e dados do paciente. Além da identificação da equipe médica, o sistema traz informações como kits cirúrgicos por especialidade.
 
Esse tipo de solução, que consegue munir o hospital com informações e ferramentas de controle, o que traz expressivos impactos financeiros, como aumento no número de procedimentos, já que os processos se tornam mais eficientes, e redução de custos com suprimentos.
 
A padronização do uso de insumos por meio de protocolos impacta diretamente, portanto, na eficiência logística da instituição. Para isso, porém, é preciso que as equipes médicas, de suprimentos, de enfermagem e os prestadores de serviço de logística hospitalar estejam bem alinhados, para que os kits estejam realmente de acordo com os protocolos e necessidades de cada atendimento.
 
No dia a dia de um hospital que tenha adotado essa estratégia, os kits são preparados diariamente de acordo com o mapa cirúrgico enviado à farmácia e são enviados já com o nome dos pacientes aos quais se destinam. No final da cirurgia, o kit é devolvido à farmácia, os produtos que foram utilizados são baixados do estoque e, seu consumo, atribuído ao paciente. Os produtos não utilizados dão reentrada no sistema e ficam disponíveis para uso novamente.
 
Com isso, concluímos que os benefícios estão não só no aperfeiçoamento do controle da compra, estoque e distribuição de materiais no hospital, mas também na priorização e direcionamento dos recursos disponíveis.
 
Saúde Web

Armazenamento inadequado de água pode favorecer a reprodução do Aedes Aegypt

O Ministério da Saúde apoia a iniciativa, mas faz um alerta sobre as formas adequadas de armazenagem para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue
 
É o que explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro. "Nós temos a convicção de que o aumento do número de casos já começa a estar relacionado não apenas com as condições climáticas, mas também com a falta de água que começa a acontecer em muitas partes do país e que faz com que as pessoas façam armazenamento de água em condições não adequadas, ou seja, sem a devida proteção".
 
A dona de casa, Maria José da Silva, mora em Valparaiso, município de Goiás. Ela conta que estoca água adequadamente para evitar que o mosquito transmissor da dengue apareça na vizinhança. "Eu tenho uma caixa d'água aqui na área, mas eu guardo água para aguar as plantas. E quando é no tempo do verão, aí eu guardo água por causa de que falta água. Eu sempre guardo ela tampadinha. Nunca deixo mosquito se aproximar. Não deixo nada destampado".
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve na casa da dona Maria José no último sábado para conferir se ela realmente armazena água corretamente. "Ela tem vários vasilhames para acondicionar a água. Estavam todos eles limpos. A caixa d'água que ela mantem no solo estava bem fechadinha. Então, mostra que o trabalho que o agente de saúde aqui de Valparaíso fez está dando resultado e que ela é uma cidadã que vem fazendo a sua parte".

As pessoas que forem armazenar água devem lembrar que as caixas d'água, os baldes ou qualquer recipiente devem ser mantidos completamente fechados para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue.
 

Ministério da Saúde alerta para os riscos de beber antes de dirigir

Crédito: Tom Wang
Crédito: Tom Wang
Quem precisar ir de carro para chegar aos bailes de carnaval deve ficar longe de bebida alcóolica. De acordo com o Ministério da Saúde, muitas vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros beberam antes de dirigir
 
O comerciante Francisco Pinheiro, por exemplo, conta que quase perdeu a vida dirigindo alcoolizado. "Eu passei o dia todo no churrasco do meu irmão. Meu irmão e meu tio inclusive tentaram fazer com que eu ficasse lá e fosse embora no dia seguinte. E eu teimoso, quis ir embora. Eu não andei nem 300 metros. Eu não senti o peso do pé. Em uma curva, passei pelo quebra mola e fui direto. Vinha um outro carro e aí ei bati de lado no outro o carro, estava sem cinto fraturei o osso da região da bacia e tive que operar e estou sem andar. E eu aprendi a lição. Poderia ter sido pior né."
 
A coordenadora geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Marta Silva, lembra que os riscos de acidentes no trânsito durante o carnaval aumentam também para os pedestres.
 
"Orientamos carona solidária, ir de ônibus, ir de taxi, van, metrô e até mesmo a pé. O Ministério da Saúde orienta também que esse risco deve ser observado por todos os usuários do trânsito, ou seja, os pedestres também devem ficar atentos. Então, o risco da bebida alcoólica deve ser observado por todos os usuários do trânsito, ou seja, os pedestres também devem ficar atentos. Os pedestres, os motociclistas, os motoristas de automóveis, os ciclistas, então, todos os usuários. A bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco para ocorrência dos acidentes de trânsito. E a prevenção é o melhor remédio. Não deixe uma tragédia acabar com o brilho do carnaval."
 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde