Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Disco biodegradável carregado com células-tronco cura lesões na córnea

Disco de material biodegradável pode ser fixado sobre a córnea para curar lesõesNova técnica permite que o organismo repare naturalmente a visão danificada por acidente ou por doença
 
Engenheiros da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, desenvolveram uma nova técnica que permite entregar a terapia com células-tronco diretamente no olho de pessoas com lesão na córnea.
 
A pesquisa indica que a abordagem pode ajudar no reparo natural da visão danificada por acidente ou doença.
 
Usando uma combinação de técnicas conhecidas como micro estereolitografia e eletrospinning, os investigadores conseguiram criar um disco de material biodegradável que pode ser fixado sobre a córnea. O disco é carregado com células-tronco que então se multiplicam, permitindo que o organismo cure o olho naturalmente.
 
"O disco tem um anel externo contendo bolsos em que as células-tronco retiradas do olho saudável do paciente podem ser colocadas. O material no centro do disco é mais fino do que o anel, de modo que irá de degradar mais rapidamente permitindo que as células estaminais se proliferem por toda a superfície do olho para reparar a córnea", explica Ílida Ortega Asencio.
 
Uma característica fundamental do disco é que ele contém nichos ou bolsas para abrigar e proteger as células-tronco, espelhando nichos encontrados ao redor da borda de uma córnea saudável. O tratamento padrão para a lesão da córnea é o transplante de córnea ou o enxerto de células-tronco sobre o olho usando doador a membrana amniótica humana para a entrega temporária dessas células estaminais.
 
Para alguns pacientes, o tratamento pode falhar depois de alguns anos já que os olhos tratados não mantêm essas células-tronco, que são necessárias para a reparação da córnea. Sem esta reparação constante, um tecido cicatricial branco espesso se forma através da córnea provocando perda de visão parcial ou completa.
 
Os investigadores conceberam as pequenas bolsas que se acumulam na membrana para ajudar as células a se agruparem e atuarem como um reservatório útil de células filhas de modo que uma população saudável de células estaminais possa ser mantida no olho.
 
"Testes de laboratório mostraram que as membranas irão apoiar o crescimento das células, de modo que o próximo passo é testar a abordagem em pacientes na Índia. Uma das vantagens do nosso projeto é que fizemos o disco a partir de materiais já em uso como suturas biodegradáveis, assim sabemos que isso não vai causar um problema no organismo", conclui a pesquisadora Sheila MacNeil.
 
Fonte isaude.net

Nanopartículas naturais produzidas por fungo matam células cancerosas

Compostos secretados pelo fungo Arthrobotrys oligospora estimulam sistema imunológico dos pacientes para eliminar os tumores
 
Equipe de cientistas da Universidade do Tennessee, nos EUA, descobriu que nanopartículas produzidas pelo fungo Arthrobotrys oligospora têm propriedades anticâncer.
 
O estudo, publicado na revista Advanced Functional Materials, estimula o sistema imunológico dos pacientes e matar os tumores.
 
A equipe, liderada por Mingjun Zhang, estava examinando mecanismo de captura de A. oligospora por lombrigas quando descobriram que o fungo secreta compostos constituídos por nanopartículas altamente uniformes.
 
Estudos anteriores mostraram que nanopartículas são partículas minúsculas importantes para o tratamento do câncer.
 
"Nanopartículas que ocorrem naturalmente têm atraído crescente interesse da comunidade científica por sua biocompatibilidade. As nanopartículas têm demonstrado propriedades únicas ópticas, térmicas e eletrônicas. Além disso, o seu tamanho reduzido permite que elas facilmente atravessem as membranas celulares, um requisito essencial para a terapia do câncer", explica Zhang.
 
A equipe investigou o potencial das nanopartículas derivadas de fungos como estimulante para o sistema imunológico, e descobriram, através de um estudo in vitro, que as nanopartículas ativam a secreção de um estimulante do sistema imune, dentro de uma linha de células brancas do sangue.
 
Eles também investigaram o potencial das nanopartículas como agente anti-tumoral por meio de testes in vitro da toxicidade para as células, utilizando duas linhas celulares tumorais, e descobriram que as nanopartículas matam as células cancerosas.
 
De acordo com Zhang, a natureza enfrenta muitas doenças, e oferece mecanismos para a cura como resultado da evolução. "Este estudo pode levar a novos materiais para o tratamento de câncer. Compreender como estas nanoestruturas são formadas nos sistemas naturais também fornece nova abordagem para uma geração futura de nanoestruturas com aplicações biomédicas", afirma.
 
A equipe conclui que a descoberta representa o primeiro passo em frente no desenvolvimento de nanopartículas naturais para o tratamento do câncer e demonstra a importância de olhar para a natureza para a inovação no tratamento de doenças.
 
Fonte isaude.net

Cientistas criam gel com capacidade para neutralizar vírus da aids

Paris, 6 dez (EFE).- Uma equipe de pesquisadores de vários centros científicos com sede na França criaram um gel microbicida capaz de neutralizar o vírus da aids (HIV).
 
Este novo produto, desenvolvido por cientistas da Comissão de Energia Atômica (CEA), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Universidade Paris Sul, demonstrou ter uma "grande eficácia" ao ser testado "in vitro" e com primatas.
 
O gel contém um tipo de composto químico chamado péptido que imita a molécula receptora do vírus da aids no corpo (CD4). Assim, quando o bacilo se enxerta nos péptidos para penetrar no sistema imunológico, é destruído.
 
Após os primeiros testes em provetas, os pesquisadores provaram o gel com seis macacas, às que foi aplicado o produto para depois serem expostas a "altas doses" do HIV. Cinco delas conseguiram superar o procedimento sem serem infectadas (os animais não podem ser soropositivos nem contrair a doença).
 
Estes tipos de tratamentos destinados a reduzir o risco de contágio durante o ato sexual estão sendo desenvolvidos paralelamente à busca de uma vacina definitiva contra a afecção, explicaram os três centros em comunicado conjunto.
 
Os cientistas que participaram deste trabalho, publicado na revista "PLoS Pathogens", consideraram que o resultado constitui uma "via de prevenção promissora", apesar de ressaltarem que se trata de uma descoberta ainda em fase de teste e que é necessário "ir muito mais longe" para conseguir uma aplicação concreta.
 
Segundo a agência das Nações Unidas contra a aids (Unaids), 34,2 milhões de pessoas viviam com o HIV no mundo em 2011, um número recorde.
 
Fonte R7

Pessoa com estômago reduzido paga meia nos rodízios de Campinas

Nova legislação obrigada estabelecimentos a darem 50% de desconto na comida ou servirem meia porção para quem passou por cirurgia
 
Restaurantes e bares de Campinas, no interior de São Paulo, estão obrigados por lei a oferecer desconto ou cobrar metade do preço em rodízios, porções e pratos para pessoas que fizeram cirurgia de redução de estômago.
 
O prefeito Pedro Serafim (PDT) sancionou uma lei, publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial, que obriga os estabelecimentos a darem 50% de desconto no preço das porções ou servirem meia porção para quem comprovar que tenha reduzido o estômago por meio de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia.
 
A nova lei não afeta restaurantes de comida por peso nem inclui bebidas. A legislação estabelece ainda que o restaurante deve fixar um cartaz ou uma placa com a divulgação do direito inscrito: "Este estabelecimento concede descontos e/ou meia porção para as pessoas que realizaram cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia".
 
O autor do texto, o vereador Francisco Sellin (PMDB), explicou que o cliente deverá apresentar um laudo ou declaração que comprove a cirurgia, feito por um médico devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM). A regulamentação da lei, estabelecendo detalhes sobre como será aplicada, deve sair até o fim do ano, segundo o parlamentar.
 
A diretora do Procon Campinas, Viviane Belmont, informou que o estabelecimento pode ser multado caso descumpra a lei municipal. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares de Campinas informou que é contrário à lei e que ainda não discutiu o assunto.
 
Fonte 7

Emergência do HC treina aumento de segurança do paciente grave

 
Pronto-socorro atende 700 casos por dia, dos quais 40% são vítimas graves
 
A unidade de emergência do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) ganhou um centro pioneiro de treinamento para aumentar a segurança do doente. O pronto-socorro atende 700 casos por dia, dos quais 40% são vítimas graves.
 
De acordo com a Agência USP de Notícias, a iniciativa segue uma tendência mundial, de treinamento multiprofissional (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) baseado em simulação realística no próprio local de trabalho, diminuindo riscos de eventos adversos.
 
O sistema permite avaliar o atendimento prestado, medir o desempenho da equipe, identificar os aspectos positivos e negativos e o melhor manejo dos recursos disponíveis para uma assistência mais efetiva, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.
 
Estudos científicos mostram que até 83% dos incidentes em medicina são ocasionados por baixo desempenho em habilidades não técnicas (trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão e outras) que podem ser treinadas na simulação, informa o professor titular Irineu Velasco, do Serviço de Emergências Clínicas.
 
Fonte R7

Lúpulo da cerveja pode ser um bom antigripal, diz estudo

Lúpulo
Planta proporciona defesa efetiva contra vírus que pode causar formas severas de pneumonia e bronquite
 
O consumo de grandes quantidades de lúpulo pode ajudar a prevenir contra a gripe e outras doenças mais perigosas para crianças pequenas, informou a cervejaria japonesa Sapporo, na quarta-feira (5), citando um estudo científico.
 
Um composto químico no lúpulo, a planta usada para dar o gosto amargo à cerveja, proporciona uma defesa efetiva contra um vírus que pode causar formas severas de pneumonia e bronquite em crianças, anunciou a cervejaria.
 
O estudo de cientistas da Universidade Médica de Sapporo mostra que o composto — humulona — é um efetivo agente na contenção do vírus respiratório sincicial (VRS), informou a empresa que financiou o estudo. O pesquisador da empresa, Jun Fuchimoto disse:
 
— O vírus RS pode causar pneumonia grave e dificuldades de respiração em bebês, mas nenhuma vacina está disponível para contê-lo no momento.
 
O vírus tende a se espalhar no inverno e pode causar sintomas parecidos com um resfriado em adultos.
 
Fuchimoto disse que a quantidade de humulona presente na cerveja é tão pequena que uma pessoa teria que beber cerca de 30 latas, de 350 ml cada, para que tenha o efeito de um antiviral.
 
— Estamos estudando agora se é possível aplicar humulona na comida ou em produtos não alcoólicos. O maior desafio vai ser o gosto amargo, que as crianças não gostam.
 
O estudo também descobriu que a humulona alivia a inflamação causada pela infecção do vírus.
 
Fonte R7

Vida pode ser prolongada com o consumo de alimentos certos

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos constatou que é possível prolongar a vida com o consumo de certos alimentos. Em particular alimentos que contêm fibras.
 
As fibras além de ajudar a diminuir o colesterol, glicemia e pressão arterial, também ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer e diabetes.
 
Além dos alimentos com fibra, os pesquisadores dão destaque também para os que ajudam a prolongar a vida, proporcionando saúde ao corpo humano.
 
Descubra quais são esses alimentos, verdadeiras fontes da juventude:
Azeite de oliva fundamental no combate às doenças cardíacas, sua gordura monoinsaturada não se converte em colesterol. O azeite também reduz a formação de radicais livres.
 
Sardinha rica em ácidos graxos ômega-3, tem poder antioxidante, anti-inflamatório e antiaterosclerótico. Esses ácidos aumentam a atividade cerebral e melhoram o desempenho cognitivo.
 
Alho seus compostos sulfurosos ajudam no trabalho de desintoxicação promovido pelo fígado, ativando enzimas que não servem mais ao organismo, excretadas pela bile.
 
Aveia suas fibras exercem um papel fundamental no funcionamento do intestino. Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, as fibras contidas na aveia também auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol do sangue.
 
Fonte R7

Convívio com animais faz bem à saúde

Bichos de estimação ajudam a controlar o estresse, diminuir a pressão e reduzir os problemas cardiovasculares
 
Conviver com animais de estimação faz muito bem à saúde. Segundo um estudo publicado no American Journal of Cardiology, os bichos ajudam a controlar o estresse, a diminuir a pressão arterial e a reduzir os problemas cardiovasculares.
 
A explicação é simples: os animais representam uma motivação para a vida. Eles melhoram o estado emocional do ser humano pelo simples fato de se deixarem tocar e acariciar.
 
No contato com o cão, há a liberação de vários neurotransmissores e hormônios de bem-estar, como dopamina, endorfina, feniletilamina, prolactina, entre outros.
 
No cachorro o ser humano projeta seus sentimentos e por isso ele passa uma experiência multissensorial, dando confiança ao homem. Os animais também ajudam na recuperação de crianças com distúrbios psicológicos e curam doenças.
 
Fonte R7

Atividade física evita o derrame cerebral, diz pesquisa

Estudo garante que mesmo pessoas que nunca se exercitaram na vida podem obter essa proteção ainda durante a meia idade
 
Um estudo dos Estados Unidos aponta a importância da atividade física para evitar o infarto no coração e o derrame. Segundo pesquisas, a atividade física regular é fundamental para evitar risco de morte, principalmente durante a meia idade.
 
O estudo é otimista e garante que mesmo pessoas que nunca se exercitaram na vida podem obter essa proteção ainda durante a meia idade. O que a pesquisa americana recomenda é a prática de 30 minutos diários de atividade física de moderada intensidade. O que pode ser caminhada, desde que feita de forma vigorosa.
 
O derrame cerebral está também relacionado com o fumo e a má alimentação. Ele é causado pela deficiência do fluxo sanguíneo, decorrente da obstrução das artérias cerebrais por placas de gordura.
Em seguida, ocorre uma hemorragia que é ocasionada devido ao rompimento de vasos sanguíneos que podem ocorrer dentro do tecido cerebral ou dentro do espaço que circunda o cérebro.
 
Fonte R7

Menino com coração do ‘tamanho de bola de futebol’ passa por cirurgia arriscada

Liam nasceu com estenose aórtica crítica, condição em que as válvulas do órgão se estreitam
 
Liam Dalgarno, de três anos, que nasceu com o coração inchado, recupera-se milagrosamente depois de passar por uma cirurgia arriscada.
 
O menino foi diagnosticado com estenose aórtica crítica — condição em que as válvulas do coração se estreitam, causando forte pressão no lado esquerdo do peito e, consequentemente, comprometendo o fluxo de sangue para o corpo e o envio de oxigênio para o cérebro.
 
Os médicos, segundo o site do jornal Daily Mail, disseram que o órgão estava do ‘tamanho de uma bola de futebol’.
 
Seus pais, Kirsty Taylor e Peter Delgarno, de Staffordshire, Inglaterra, disseram que Liam podia morrer se o problema não fosse tratado. Então, decidiram recorrer à cirurgia, mesmo que representasse risco de vida para ele.
 
Foram necessárias seis operações para corrigir o coração. Hoje, Liam se recupera bem e com boa saúde.
 
Fonte R7

Concurso Público UFPR

Por meio do Edital nº 280/2012, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará concurso público para provimento de cargos de professor da carreira de magistério superior. As oportunidades são para os setores de Ciências da Saúde, Coordenação do Curso de Medicina e Pediatria. A remuneração pode chegar até R$ 2.619,03 para carga horária de 20 horas semanais.

Inscrições e taxas
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 13 de dezembro de 2012, no setor de Ciências da Saúde - Rua Padre Camargo, nº 280 - 2º andar - Alto da Glória - CEP: 80060-240 - Curitiba/PR, das 8h às 12h. As inscrições via correio, deverão ser encaminhadas via SEDEX e postadas até, no máximo, 05 dias antes do término das inscrições. O valor da inscrição é de R$ 52,00 para o cargo de assistente e R$ 65,00 para adjunto.

Provas
Haverá provas Escrita, Análise de Currículo, Didática e Defesa da Produção Intelectual, todas de caráter eliminatório e classificatório. O Período provável para realização das mesmas é a partir da segunda quinzena do mês de dezembro de 2012, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização.

O concurso terá validade de 12 meses, a partir da publicação do Edital de Homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

UEM abre processo seletivo

Foi divulgado o edital Nº. 237/2012-PRH promovendo a realização de processo seletivo na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A seleção visa preenchimento de 6 vagas temporárias na função de Médico, nas áreas de atuação Anestesiologia, Clínica Médica, Neurocirurgia, Terapia Intensiva Adulto e Terapia Intensiva Neonatal para atender ao excepcional interesse público. O vencimento pode chegar a R$ 3.572,32, com carga horária de 20 horas semanais.

Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas entre às 8 horas do dia 29 de novembro até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de dezembro de 2012, somente via internet, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
 
O candidato que não entregar a ficha de inscrição devidamente assinada e com fotocópia de documento de identidade oficial colada no campo apropriado, será eliminado do processo seletivo.
 
Será publicado no dia 17 de dezembro de 2012 o edital com a relação dos candidatos inscritos que entregaram a ficha de inscrição e os títulos para avaliação, por ordem alfabética, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
 
Seleção
Os títulos deverão ser entregues no período de 29 de novembro a 13 de dezembro de 2012, exceto sábados e domingos, no horário das 7h40min às 11h40min e das 13h30min às 17h30min, na Divisão de Recrutamento e Seleção, no bloco 104, sala 28 do câmpus Universitário, Avenida Colombo, nº 5790, CEP: 87020-900, Maringá-PR.
 
O resultado da avaliação curricular será disponibilizado no endereço eletrônico www.uem.br/concurso, a partir do dia 11 de janeiro de 2013. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 21 de janeiro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, a contar da data de publicação do resultado final no Suplemento de Concursos do Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

UEL (PR) divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina - UEL, no Estado do Paraná, publicou edital N° 189/2012 de processo seletivo para contratação de 05 professores colaboradores de nível superior para atuarem nos Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Ciências Biológicas, Centro de Estudos Sociais Aplicadas, Centro de Educação, Comunicação e Artes e no Centro de Ciências Agrárias. A remuneração é de até R$ 5.151,03, para jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para ministrar aulas nas áreas de Antropologia, Genética Molecular/Mutagênese, Fundamentos de Serviço Social, Artes Cênicas/Interpretação e Medicina Veterinária/Patologia Clínica Animal.
 
Inscrições
Deverão ser efetuadas no período de 05 a 12 de dezembro de 2012 (exceto sábado, domingo e feriado - dia 10/12/2012), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento de Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (disponíveis no site: www.uel.br/prorh) e Curriculum Vitae devidamente comprovado.

Taxa
A taxa de inscrição varia de acordo a área escolhida:
- Departamento de música e Teatro e Departamento de Serviço Social - R$ 50,92;
- Departamento de Medicina Veterinária Preventiva - R$ 58,56;
- Departamento de Ciências Sociais - R$ 117,12 ;
- Departamento de Biologia Geral - 147,17.

Provas
O teste seletivo constará de prova Didática e Análise Curricular, todas de caráter eliminatório.

Validade
O prazo de validade do resultado do Certame será de 02 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Amoreira - PR

A Prefeitura de São Sebastião da Amoreira, estado do Paraná, publicou editais para realização de concurso público Nº. 01/2012 e processo seletivo Nº. 02/2012. Os certames destinam-se ao preenchimento de 134 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 5.771,35 por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Ao candidato portador de necessidades especiais é reservado o percentual de 5% das vagas e aos candidatos afrodescendentes são reservadas 10% das vagas.
 
Cargos
Auxiliar Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços, Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico em Raio X, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Contador, Farmacêutico, Médico, Advogado, Assistente Social, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site www.funtefcp.com.br, até o dia 10 de janeiro de 2013.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, a prefeitura disponibilizará computador para o acesso, no horário das 8 às 12 horas, nos dias úteis, de 28 de novembro a 20 de dezembro de 2012, na Rua Papa João XXIII, 1.086, centro, na cidade de São Sebastião da Amoreira - PR.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio/técnico) e R$ 100,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso público constará de 4 etapas sendo: prova objetiva, prova de títulos, prova prática e exame médico. Já o processo seletivo será constituído de 2 etapas sendo elas: prova objetiva e exame médico.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 27 de janeiro de 2013, com início às 9 horas e término às 12 horas (em conformidade com o Serviço Hora Certa Brasil Telecom – fone 130), no município de São Sebastião da Amoreira - PR, nos locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição.
 
O resultado da prova objetiva será divulgado nos endereços eletrônicos www.funtefcp.com.br e www.amoreira.pr.gov.
 
Será publicado no dia 14 de fevereiro de 2013, edital contendo a relação dos candidatos convocados para prova de títulos.
 
Os títulos deverão ser entregues pessoalmente ou por terceiros, no setor de Protocolo da Prefeitura de São Sebastião da Amoreira, situado na rua Papa João XXIII, 1.086, centro, nos dias 14, 15 e 18 de fevereiro de 2013.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 24 de fevereiro de 2013, nos locais e horários especificados em edital próprio.
 
Validade
O certame será válido por 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência da prefeitura, ou antes desse prazo, se todos os candidatos classificados tiverem sido aproveitados.

Editais

Concurso da Prefeitura de Nova Santa Bárbara - PR

A Prefeitura de Nova Santa Bárbara, Estado do Paraná, abriu edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 12 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 3.477,50 em carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais.

O concurso público será executado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio - FUNTEF.

Cargos
As vagas são para os cargos de Operador de Máquinas, Professor, Engenheiro civil, Médico clínico geral, Técnico em desporto, Assistente social e Psicólogo.

Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada pela internet, no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, até as 23h59min do dia 02 de janeiro de 2013. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 50,00 para o cargo de nível médio e R$ 100,00 para os cargos de nível superior.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 20 de janeiro de 2013, com início às 9 horas e término às 12 horas (em conformidade com o Serviço Hora Certa Brasil Telecom - fone 130), no município de Nova Santa Bárbara - PR, em locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição. O gabarito será publicado na data prevista de 21 de janeiro de 2013.
 
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Paranavaí – PR

A Prefeitura da cidade paranaense de Paranavaí, que possui cerca de 81.595 habitantes, publicou os editais N°s 02 e 03/2012 de concurso público para o preenchimento de 74 vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os salários variam de R$ 660,58 a R$ 10.134,68. A validade deste concurso, que está sendo executado pela AOCP Concursos Públicos, será inicialmente de dois anos.
 
Cargos
Nível Fundamental:
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Conservação, Agente de Saúde e Cozinheira;

Nível Médio:
Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Educador Social, Fiscal de Obras, Guarda Municipal, Fiscal do Procon e Fiscal Sanitário;

Nível Técnico:
Atendente de Gabinete Dentário, Auxiliar de Farmácia, Eletricista III, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem ESF;

Nível Superior:
Analista de Sistemas, Arquiteto, Auditor de Controle Interno, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Médico, Nutricionista e Professor.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas a partir das 8h do dia 03 até às 14h do dia 17 de dezembro de 2012, observado horário oficial de Brasília – DF no site: www.aocp.com.br. O valor da taxa de inscrição fica entre R$ 30,00 e R$ 250,00 a depender do cargo que o candidato pretende disputar.
 
Provas e Gabaritos
A prova objetiva será aplicada na cidade de Paranavaí, Estado do Paraná, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.
 
A prova será aplicada na data provável de 20 de janeiro de 2013, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.aocp.com.br. O gabarito preliminar e os cadernos da Prova Objetiva serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva.

Feaes de Curitiba abre processo seletivo

Foi divulgado edital N° 12/2012 de processo seletivo da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Estado do Paraná. Serão selecionados 90 novos servidores de níveis médio/técnico e superior, com salários de até R$ 8.100,00, por carga horária de 36 a 180 horas mensais.

Do total de vagas, 60 são para Médico Clínico Geral para atuar nos Centros Municipais de Urgências Médicas - CMUM's e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU; as outras 30 vagas são para Técnico de Enfermagem, para atuar no Hospital do Idoso Zilda Arns. O regime de contratação é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

As inscrições serão realizadas sem ônus para o candidato, no Hospital do Idoso Zilda Arns, situado na Rua Lothário Boutin, nº 90, bairro Pinheirinho, Curitiba, Paraná, até o dia 10 de dezembro de 2012, das 8:00 as 12:00 horas.

O processo seletivo será realizado em 02 fases:

- A 1ª (primeira) fase consistirá de Análise de Currículo Vitae e Títulos, com caráter eliminatório e classificatório;

- A 2ª (segunda) fase consistirá de Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório, em que serão avaliadas as condições de saúde dos candidatos em relação às atividades inerentes ao cargo.

O exame médico admissional ocorrerá na mesma data e oportunidade da inscrição, para os candidatos que não forem excluídos ou desclassificados na 1ª fase, das 8:00 as 12:00 horas.

A homologação do processo seletivo deverá ocorrer e ser publicada no Diário Oficial - Atos do Município de Curitiba, no dia 11 de dezembro de 2012 e terá validade de 01 ano, a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FEAES.

O resultado do certame será divulgado por meio de relação nominal dos candidatos, em ordem alfabética, acompanhada da pontuação obtida pelo candidato, no portal www.feaes.curitiba.pr.gov.br, e publicado no Diário Oficial - Atos do Município de Curitiba, no dia 11 de dezembro de 2012.

UNIRIO abre vagas para Professor

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) publicou os editais n°s 65 e 66/2012 de concurso público, destinados ao provimento de 07 vagas no magistério de nível superior. Os salários vão até R$ 7627,02 com jornadas de 40 horas semanais e de 40h semanais em regime de dedicação exclusiva.
 
O edital n° 65/2012 está disponibilizando 03 vagas para os seguintes centros:

- Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) - Departamento de Estudos e Processos Arquivísiticos: Serviço Social e Políticas Públicas (01); Serviço Social e Trabalho (01).

- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Departamento de Ciências Fisiológicas: Ciências da Saúde/ Fisiologia (01).

Já o Edital n° 66/2012 dispõe de 4 vagas para Professor Doutor e Mestre nos respectivos cargos:

- Centro de Ciências Jurídicas e Políticas - Departamento de Estudos Políticos: Ciência Política/ Teoria das Relações Internacionais (1), Departamento de Direito positivo: Direito Público/ Direito Constitucional/ Direito Administrativo (1);

_ Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Departamento de Matemática e Estatística: Ciências Exatas e da Terra/ Ensino de Matemática (1) e Ciências Exatas e da Terra/ Estatística (1).
 
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Unidade de cada Instituto até 04 de Janeiro de 2013.

- Edital n° 65/2012, no Centro de Ciências Humanas e Sociais - Inscrição: Protocolo do CCH - Av. Pasteur, 458 (fundos) - Urca, das 09 às 20 h, de segunda a sexta-feira.

- Edital n°66/2012, no Centro de Ciências Jurídicas e Políticas - Inscrição: Protocolo do CCJP - Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo, segunda e sexta das 17h às 20h e terça e quinta das 09h às 13h.

Os valores da taxa são de acordo o cargo escolhido:
- Professor Assistente - 40 horas - R$ 78,00
- Professor Assistente - DE - R$ 120,00
- Professor Adjunto - 40 horas - R$ 111,00
- Professor Adjunto - DE - R$ 190,00
 
Provas
O concurso para a carreira de magistério superior abrangerá as seguintes provas que deverão ocorrer na seguinte ordem: prova escrita, didática, prática e de títulos.

Validade
Ambos os concurso terão validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública.

UFRJ abre vagas docentes em Unidades Acadêmicas

Foi lançado edital de processo seletivo N° 294/2012 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disponibilizando 96 vagas para professores substitutos. Os profissionais serão designados a trabalhar nas Faculdades de Medicina, Farmácia, Nacional de Direito, Letras e de Arquitetura e Urbanismo, nas Escolas de Educação Física e Desporto, Politécnica, Química, Música e de Belas Artes e também nos Institutos de Biologia, Nutrição, Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Física, Química, Geociências e de Matemática.
 
Para concorrer a uma vaga o interessado deve comparecer até 10 de dezembro de 2012, nas respectivas Unidades e apresentar requerimento dirigido ao Diretor da Unidade, acompanhado de RG e CPF; e de Curriculum Vitae.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas, a primeira será constituída por análise curricular, sendo eliminatória, a segunda aos classificados serão aplicadas prova escrita; prova didática ou prova prática, sendo eliminatórias.
 
A jornada será de 20 e 40 horas semanais, conforme a necessidade de cada função. Os contratos, por sua vez, serão válidos até 31 de agosto e até 31 de dezembro de 2013, conforme a vaga.

Universidade Federal Fluminense - UFF abre processo seletivo

A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, divulgou edital N° 191/2012 de processo seletivo no qual são ofertadas duas vagas docentes nos Departamentos de Formação Específica de Odontologia de Nova Friburgo (FFE) e de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC). Ambas as oportunidades serão para professor substituto, classe assistente, sendo uma delas para a área de Literatura Brasileira e a outra para a área de Odontologia Social e Preventiva.
 
A remuneração será de R$ 1.993,04 para professor substituto e de R$ 3.016,52, para professor assistente, acrescida de auxílio alimentação de R$ 304,00.

Inscrição
Para concorrer o candidato deverá se inscrever de 7 a 16 de dezembro de 2012 se estiver interessado na vaga do GLC e de 10 a 20 de dezembro de 2012 para a vaga do FFE, por meio do preenchimento de um cadastro no sistema de gerenciamento de concursos, disponível no endereço eletrônico sistemas.uff.br.

Provas
Todos os participantes farão prova escrita, prova didática, entrevista e análise curricular. Para os inscritos do FFE as avaliações acontecerão provavelmente nos dias 7 e 8 de janeiro de 2013 e para os concorrentes do GLC, prevista para 17 a 20 de dezembro de 2012.

Validade
O certame terá validade de 02 (dois) anos, não podendo ser prorrogado.

UERJ abre processo seletivo

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ publicou edital n° 83/2012 de processo seletivo, disponibilizando 01 vaga para provimento do cargo de professor adjunto, no Centro de Tecnologia e Ciências, junto ao Instituto de Química. De acordo com o edital a oportunidade é para trabalhar com a área de Físico-Química, com carga horária semanal de 40h e remuneração de R$ 5.497,00.
 
Inscrição
Aos interessados, a inscrição será realizada no período de 10 de dezembro de 2012 até 11 de Janeiro de 2013, na secretaria do Instituto de Química, situado à Rua São Francisco Xavier, Nº 524, Maracanã, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 3º andar, sala 310, Rio de Janeiro/RJ, de segunda à sexta-feira entre 10h00 e 18h00 horas.
 
Provas
O certame será realizado em três etapas: Prova escrita; Prova de aula e Julgamento de Títulos e Trabalhos.
 
De acordo com o edital, a prova escrita está prevista para ser realizada dia 18 de fevereiro de 2013 e o resultado divulgado dia 19 de fevereiro de 2013. A prova de aula tem data prevista para 20 de fevereiro de 2013 e a entrega de Títulos e Trabalhos deverá ser realizada no dia 21 de fevereiro de 2013.
 
Validade
O concurso terá validade de 2 anos, a partir da data de publicação no DOERJ do resultado final das provas, prorrogável por mais 2 anos.

Concurso Prefeitura de Niterói - RJ

A Prefeitura de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de preencher diversas vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, publicou edital n° 001/2012 para concurso público. Ao todo, estão sendo ofertadas 104 oportunidades de emprego para cargos de nível superior, médio e fundamental, com salários variados entre R$ 622,00 a R$ 1.428,37.
 
O concurso de Niterói dispõe de vagas nos cargos de Assistente Social (51), Psicólogo (18), Assistente Administrativo (15), Cuidador Social (04) e Auxiliar de Serviços Gerais (16). A organização e aplicação do certame ficarão a cargo da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - FEMPERJ, lembrando que aos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de aproximadamente 10% do total das vagas existentes.
 
A inscrição será realizada exclusivamente via Internet nos portais www.femperj.org.br ou www.niteroi.rj.gov.br, até 05 de fevereiro de 2013, sendo permitida uma única inscrição para cada candidato.
 
Haverá cobrança de taxa de inscrição, cujos valores são de: R$20,00 para cargo de nível fundamental, R$50,00 para cargos de nível médio e R$ 69,00 para os cargos de nível superior.
 
O certame será composto de uma única etapa com a aplicação de prova objetiva sobre conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser realizada 03 de março de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por mais 02 (dois) anos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Macaé - RJ

Abertas as inscrições para concurso público n° 02/2012 na Prefeitura de Macaé, Estado do Rio de Janeiro. O certame é destinado ao provimento de cargos efetivos para o Programa de Saúde de Família (PSF), Núcleo de Apoio à Saúde de Família (NASF) e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Serão oferecidas 118 vagas (10% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração variada entre R$ 686,74 a R$ 7114,25. Confira o edital.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar Saúde Bucal (2), Motorista (2), Agente Comunitário de Saúde (100);

- Nível Médio: Técnico de Enfermagem (2);

- Nível Superior: assistente Social (2), Cirurgião Dentista (2), Enfermeiro (2), Fisioterapeuta (2), Médico PSF (2), Nutricionista (2).

Inscrições
Os interessados poderão realizar as inscrições via internet, do dia 30 de novembro até às 24 horas do dia 14 de dezembro de 2012, no site www.incp.org.br, ou pessoalmente, do dia 03 a 14 de dezembro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, na Fábrica da Cidadania - Rua Teixeira de Gouveia, 636 Centro Macaé /RJ.

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 para cargos de nível Fundamental e médio e R$ 30,00 para cargos de nível superior.

Provas
O concurso será composto de provas objetivas para todos os cargos que serão realizadas na cidade de Macaé/RJ, com data prevista para o dia 29 de dezembro de 2012, com duração de 3 horas para sua realização, em dois turnos, das 9:00 às 12:00 para o cargo de nível médio ( Técnico de Enfermagem) e das 14:00 às 17:00 para todo nível fundamental e todo nível superior.

Os candidatos inscritos para o cargo de Motorista classificados, serão submetidos à prova prática, realizada na cidade de Macaé, prevista para 27 de janeiro de 2012, em local que será publicado em jornal encarregado das publicações da Administração Municipal e no site da organizadora INCP www.incp.org.br.

Validade
O concurso será válido por 02 anos, contados da data de sua homologação, prazo este que poderá ser prorrogado, caso a Administração julgue necessário.

Edital / Publicações

Concurso INES 2012 - 2013

O Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, abriu inscrições para realização do concurso público Nº. 09/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior. De acordo com o edital, a seleção oferece 96 vagas, sendo algumas delas (5% ) destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Os salários que variam entre R$ 1.473,58 a R$ 3.477,92, dependendo da função ocupada, mais os seguintes benefícios:
 
Auxílio alimentação: R$ 304,00 mensais;

Auxílio Transporte: opcional, com valor variável em relação ao local de moradia;

Auxílio Creche: R$ 89,00 por dependente até 5 anos de idade;

Assistência à saúde per capita: reembolso parcial do plano de saúde, variável de acordo com faixa salarial e faixa etária do titular do cargo e a faixa etária dos respectivos dependentes.
 
Cargos: Assistente de Alunos, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor, Psicólogo, e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão realizadas até às 14h do dia 02 de janeiro de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 55,00 para o nível médio, e R$ 70,00 para o nível superior.
 
Seleção
O concurso será constituído de: prova objetiva, prática, dicursiva, títulos e desempenho didático. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 20 de janeiro de 2013, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no site www.institutoaocp.org.br e no cartão de informação do candidato a partir de 10 de janeiro de 2013.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 20 de janeiro de 2013 à partir das 21h, através do siste www.institutoaocp.org.br.
 
A convocação dos candidatos habilitados a participarem da prova de desempenho didático, bem como o local a data e o horário da realização da prova serão divulgadas através de edital publicado no site www.institutoaocp.org.br. O local a data e o horário da realização da prova prática serão divulgadas através de edital publicado no site www.institutoaocp.org.br.
 
O formulário de cadastro de títulos e as condições em que os títulos deverão ser entregues serão divulgados em edital a ser publicado oportunamente na convocação para a realização da prova de títulos.
 
O concurso público será válido por 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de José da Penha - RN

A Prefeitura de José da Penha, Estado do Rio Grande do Norte, através do Instituto Selecta, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, visando o provimento de empregos públicos efetivos. Há 95 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de professor, monitor, auxiliar de serviços escolar, médico, odontólogo, enfermeiro, técnico enfermagem, médico, assistente social para educação psicólogo, auxiliar de serviço administrativo, auxiliar de serviços gerais, gari, guarda noturno, vigia, motorista e tratorista.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de dezembro de de 2012, até as 23:55 minutos, diretamente na internet pelo site do Instituto Selecta (www.selectainstituto.com.br). As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas serão realizadas nos dias, horários e locais oportunamente publicados na imprensa Oficial do Município, divulgados nos murais da Prefeitura situada Rua Prefeito Francisco Fontes-22 Bairro Centro, e divulgados na internet no site www.selectainstituto.com.br.
 
A classificação final será publicada por Edital pela Imprensa Oficial do Município, divulgada na internet no site www.selectainstituto.com.br; e ou Murais da Prefeitura Municipal situada à Rua José da Costa Alecrim nº 164 - Bairro Centro, Sede da Prefeitura Municipal de José da Penha-PB.
 
O concurso terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de 02 anos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura e Câmara de Pimenteiras do Oeste - RO

A Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste, Estado de Rondônia, através do Instituto Exatus Ltda - ME, abriram edital N° 006/2012 de concurso público destinado ao provimento de 121 vagas. Do total de oportunidades, 84 são imediatas e 37 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 6.800,00, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas até às 21:59 horas do dia 10 de dezembro de 2012, através do endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo,R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de níveis médio e técnico, e R$ 70,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 23 de dezembro de 2012, com horário também previsto para iniciar às 8hs e terminar às 11hs (horário local) em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público.
 
Divulgação dos locais da prova escrita e Homologação das Inscrições, será no dia 17 de dezembro de 2012, será divulgado o Edital de Homologação das Inscrições, contendo os nomes de todos os inscritos, separados por cargo. No mesmo dia está previsto para ser divulgado o Ensalamento (locais de prova), (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), nos murais da Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
Os gabaritos com as respostas corretas estão previstos para serem divulgados no dia 23 de dezembro de 2012, após aplicação das provas, nos murais da Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste, no mural do Instituto Exatus e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
Validade
A validade do concurso será de 02 anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração
 
Cargos do Concurso da Prefeitura e Câmara
Concurso Prefeitura de Pimenteiras do Oeste
 
Secretaria Municipal de Educação:
Professor Pedagogo - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Pedagogo – Cuidador, Professor Lic. Em Educação Física, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Supervisor Escolar, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Orientador Educacional, Técnico de Nível Superior – Nutricionista, Técnico de Nível Superior – Biblioteconomista, Agente Educacional – Monitor de Música, Técnico de Informática, Agente Administrativo, Agente de Serviços – Inspetor Educacional, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Merendeira, Agente de Vigilância, Agente Operacional I – Motorista Veículos Leves e Agente Operacional II – Motorista Veículos Pesados.
 
Vagas das outras Secretarias:
Técnico de Nível Superior – Contador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Controlador Geral do Município, Fisioterapeuta, Procurador Jurídico, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Agente de Gestão Pública –Técnico de Informática, Fiscal Municipal – Fiscal, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços – Cozinheira/Merendeira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviço Social – Sócio Educador, Agente de Vigilância, Agente Operacional I - Motorista de Veículos Leves,Agente Operacional II – Motorista de Veículos Pesados, Agente de Manutenção – Mecânico,Agente de Manutenção – Borracheiro, Agente de Manutenção – Eletricista, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Pneu, Agente de Infraestrutura I – Operador de Pá Carregadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Retroescavadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Esteiras e Agente de Infraestrutura II – Operador de Motoniveladora.

Vagas da Secretaria Municipal de Saúde:
Técnico de Nível Superior – Contador, Médico Veterinário, Odontólogo, Farmacêutico, Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Biomédico, Fonoaudiólogo, Especialista em Saúde – Médico Clínico Geral, Especialista em SaúdeI – Médico Ginecologista, Especialista em Saúde – Médico Pediatra, Agente Administrativo, Técnico de Saúde – Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde – Técnico de Radiologia, Técnico de Saúde – Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde – Técnico em Higiene Dental, Agente de Vigilância, Agente de Serviços – Cozinheira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional – Motorista de Veículos Leves e Agente Operacional – Motorista de Veículos Pesados.

Concurso Câmara de Pimenteiras do Oeste
Contador, Procurador Jurídico, Controlador Geral, Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Agente Operacional I – Motorista de Veículos Leves, Agente de Serviços – Zeladora e Agente de Vigilância – Vigia.

Edital / Publicações

Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) lança edital de processo seletivo

A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, abriu edital N° 30/2012 de processo seletivo destinado a selecionar um Agente em Captação de Doadores de Sangue (nível médio completo), cujo salário será de R$ 885, acrescido de vale-alimentação no valor de R$ 250,00 e a jornada de 40 horas em escala de revezamento.
 
As inscrições serão feitas até o dia 07 de dezembro de 2012, no endereço: www.hemocentro.fmrp.usp.br, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição disponibilizada no site e o pagamento da taxa no valor de R$ 25,00.
 
A convocação para prova será feita via internet a ser publicado no dia 12 de dezembro de 2012 a partir das 16:00 horas, com indicação do dia, hora e local da prova.
 
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pela Internet no site: www.hemocentro.fmrp.usp.br as publicações de todas as etapas referentes a este processo seletivo, não sendo aceita a alegação de desconhecimento como justificativa de ausência ou, comparecimento em data, local ou horários incorretos.

O processo seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data de divulgação da homologação, podendo a critério da Diretoria ser prorrogado ou não.

Prefeitura de Japaraíba (MG) divulga edital de processo seletivo

Divulgado através do Diário Oficial dos Municípios extrato do edital nº. 004/2012 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Japaraíba, em Minas Gerais. O certame destina-se à contratação em caráter temporário, de profissionais de ensino fundamental e superior, para atuarem nas funções de Agentes de Saúde, Agente de Zoonoses, Dentista, Fisioterapeuta, Ginecologista, Operador de Máquina Pesada, Psicólogos, Técnico de Enfermagem, Farmacêutico e Servente de Pedreiro.
 
As inscrições serão realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2012, das 12:00h as 17:00 horas, através do preenchimento, pelo candidato ou mediante procuração com poderes específicos, da ficha de inscrição a ser entregue na sede da Prefeitura de Japaraíba, localizada à rua Nossa Senhora do Rosário, nº 29, centro

Concurso SEPLAG - MG

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) abriu edital N° 05/2012 de concurso público sob responsabilidade técnica da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). O concurso tem a intenção de ocupar 97 vagas distribuídas entre os cargos de Médico Perito e Gestor Governamental – Fisioterapeuta (nível superior).
 
São oferecidas 80 vagas para Médico Perito, prioritariamente nas especialidades Cardiologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Medicina do Trabalho, Ortopedia, Clínica Médica, Neurologia, ou outra especialidade, com lotação prevista nas cidades de Belo Horizonte, Almenara, Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Para preencher essas vagas, que oferecem salário inicial de R$ 2.967,54, o candidato deverá ter Graduação em Medicina, com pós-graduação lato sensu ou residência médica.
 
As demais 17 vagas são para atuar em Belo Horizonte como Gestor Governamental (Fisioterapeuta), cargo que oferece o salário de R$ 1.421,48 e que exige a formação em curso superior de fisioterapia com pós-graduação lato sensu.
 
Inscrições e provas
As inscrições estarão abertas no período de 17 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 pelo site www.funcab.org. A taxa de inscrição será de R$ 78,00 para o cargo de Médico Perito e de R$ 70,00 para Gestor Governamental (Fisioterapeuta).
 
Os candidatos farão provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões sobre Língua Portuguesa, Legislação Específica e Conhecimentos Específicos, além de prova de títulos, de caráter classificatório.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 03 de fevereiro de 2013, mas as informações quanto à data, local e horário das avaliações serão confirmadas por meio de Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), no endereço eletrônico da Funcab.
 
O gabarito será publicado na data provável de 05 de fevereiro de 2013, a partir das 14 horas. Já o resultado final do concurso será divulgado na data prevista de 16 de abril de 2013.
 
O certame terá a validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

Edital / Publicações

Concurso UFRGS - RS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o edital n° 17 de 4 de dezembro de 2012, voltado ao provimento de sete vagas para Professor Adjunto e Assistente, os quais atuarão nas Faculdades de Agronomia, Medicina e Veterinária e Institutos de Matemática, Pesquisas Hidráulicas.
 
As oportunidades são para os Departamentos de Solos, Cirurgia, Medicina Veterinária Preventiva, Filosofia, Estatística e de Obras Hidráulicas, em jornadas de 40 horas (DE), com remuneração prevista de R$ 4.073,56 para mestres e de R$ 7.627,02 para doutores.
 
Os interessados deverão fazer a inscrição no período de 7 a 21 de janeiro de 2013, pelo endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br, com taxas de R$ 116,00 e R$ 183,00.
 
Segundo consta em edital, todos os inscritos farão provas didáticas, escrita, prática, títulos e defesa da produção intelectual, conforme a necessidade de cada função. Os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.progesp.ufrgs. br/ progesp- 1/ concursos- publicos.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

IFAM abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) publicou edital N° 012/2012 de processo seletivo destinado à contratação de 20 professores substitutos para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
 
As oportunidades serão distribuídas entre os campi Manaus-Centro, Manaus-Distrito Industrial, Manaus-Zona Leste, Coari Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, com jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais e remuneração de R$ 1.597,92 a R$ 2.217,78 (para 20 horas) ou de R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89, para jornada completa. Além disso, será pago auxílio alimentação (R$ 304,00 ou R$ 152,00), auxílio pré-escolar (R$ 66,00) por dependente de até cinco anos e auxílio transporte referente ao que exceder a 4% com gastos em transporte.

As inscrições serão efetuadas até o dia 16 de dezembro de 2012, pelo site www.ifam.edu.br. A taxa será no valor de R$ 50,00.

Todos os participantes farão prova de desempenho didático e avaliação curricular.

Processo seletivo Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo n° 54/2012 para contratação por tempo determinado de 2 médicos, na especialidade Anestesiologia.
 
Os vencimentos iniciais, para o cumprimento de 20 horas semanais, correspondem à referência I, da estrutura de vencimentos I, da escala de vencimentos nível universitário, da lei complementar nº. 840 de 31/12/97.
 
As inscrições poderão ser realizadas até 21 de dezembro de 2012 das 9h às 15h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, à Avenida Emílio Ribas, nº 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.
 
O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório e o prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de concurso público.

Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no Estado de São Paulo, publicou edital n° 147/2012 de concurso público que visa o preenchimento de 2 vagas para Médico. A remuneração oferecida é de R$ 1.993,02, por 20 horas semanais, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.000,00.
 
As oportunidades serão para a especialidade de Anestesiologia na área de Medicina Intensiva Pediátrica. Os interessados deverão fazer suas inscrições até 20 de dezembro de 2012, das 10h às 15h, no Núcleo de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, à Rua Voluntários da Pátria, nº 4.301, Mandaqui, São Paulo-SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A previsão é de que o concurso seja composto de prova de conhecimentos específicos, que deverá ser aplicada no dia 20 de janeiro de 2013 na cidade de São Paulo, no período da manhã ou tarde. Os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O certame será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso Prefeitura de Apuiarés - CE

A Prefeitura de Apuiarés, Estado do Ceará, publicou o edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 305 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 4.200,00, com carga horária variada de 20 e 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda (SEAP).
 
Entre os cargos disponíveis, há chances para Agente de Administração, Agente de Combate a Endemias, Analista de Controle Interno, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auditor Atenção Básica, Auditor Hospitalar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais e Bibliotecário.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições foram reabertas e serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.cm.br, no período de 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Apuiarés, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 09 às 11h e de 14 às 16:30 h, situado a Avenida Gomes da Silva,99 – Centro - Apuiarés/CE.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 02 e/ou 03 de março 2013. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Apuiarés e no site www.seapconcursos.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 04 de março de 2013 e o resultado final está previsto para o dia 22 de abril de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública Municipal.

Edital / Publicações

SEAGRI - BA abre processo seletivo

A Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia publicou edital Nº. 004/2012 de processo seletivo destinado à contratação de pessoal, por tempo determinado (REDA). Serão incorporados 118 servidores, sendo 32 técnicos de nível superior e 86 técnicos de nível médio, pelo prazo determinado de 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.

A remuneração da função temporária de nível médio é constituída pelo vencimento básico de R$ 629,13, acrescido de uma Gratificação de Função equivalente a R$ 420,76. Já para a função temporária de nível superior é constituída pelo vencimento básico de R$ 991,80, acrescido de uma Gratificação de Função equivalente a R$ 1.296,59. Para todas as funções ainda o acréscimo de auxílio refeição de R$ 9,00 por dia, e de auxílio transporte.
 
Inscrições e seleção
As inscrições serão realizadas no período de 12 a 18 de dezembro de 2012, através do site www.selecao.uneb.br/seagri2012.4. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 40 (nível superior).
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 06 de janeiro de 2013 em Salvador e nos municípios sedes das seguintes regiões de classificação: Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir do dia 07 de janeiro de 2013, através do site www.selecao.uneb.br/seagri2012.4.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Herpes, muito incômodo e facilidade do contágio

Além de esteticamente ruim, prejudica e muito a saúde. Portanto, não se descuide. Ao menor sinal procure orientação médica, pois os vários tipos são facilmente transmissíveis e, quando ataca os olhos, pode levar à cegueira.

Tecnicamente, herpes é uma virose caracterizada por lesões que se transformam em pequenas úlceras (bolhas) em poucos dias. As lesões são dolorosas e aparecem e somem espontaneamente, durando, em média 15 dias.

A doença, contagiosa, é transmitida sexualmente, ou através do contato direto com objetos contaminados. Os sintomas mais comuns são coceiras, ardência, e formigamento. No caso da herpes genital, surge no homem com mais freqüência na glande e prepúcio. Já na mulher é freqüentemente encontrada nos pequenos lábios, clitóris, grandes lábios e colo do útero, causando corrimento.

Em gestantes, pode provocar aborto espontâneo e parto prematuro. Mas é comum produzir outros incômodos como a vaginite e ulcerações genitais recorrentes.

Debilidade física, grandes períodos de exposições ao sol, estado emocional alterado e febre são fatores que podem fazer com que as lesões apareçam e, de tempos em tempos, considerada uma das situações acima, reapareçam.

Não há cura, mas a doença pode ser tratada. Medicamentos ainda são paliativos e atenuam os incômodos – como ardor e coceira. A dor pode ser aliviada com analgésicos e anti-inflamatórios. O tratamento local é feito à base de solução fisiológica ou água boricada. Antibióticos também podem ser receitados para evitar lesões secundárias.

Existem dois tipos
Ambos causam dor intensa, mas o herpes zóster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor pode persistir por meses e até anos.

Já o herpes simples é contagioso e geralmente aparece no contorno dos lábios, ao lado da boca, nos órgãos genitais, nádegas e até dentro dos olhos (casos mais raros), podendo levar à cegueira.

Fonte Boa Saúde

Assassinatos podem ser contagiosos

Pesquisadores americanos usaram técnicas usadas para acompanhar a disseminação de doenças para ver   como assassinatos se ‘espalhavam’ na cidade de Newark (EUA) entre os anos de 1982 e 2008.
 
Os resultados da análise mostraram que assassinatos podem se disseminar de forma contagiosa, assim como a gripe, e que assim como em epidemias algumas regiões da cidade são mais vulneráveis. Comunidades diversas e com maior presença de imigrantes pareceram estar mais protegidas, sendo que comunidades mais pobres eram mais suscetíveis.
 
“As pessoas falam sobre violência, crime e homicídio como sendo contagioso. A idéia é que violência causa violência”, explica a pesquisadora April Zeoli. “(Os moradores) podem obter suas próprias armas de fogo e estarem dispostos a usar força letal somente para que eles possam estar seguros”, explica.
 
Os resultados encontrados sugerem que seria possível inocular comunidades de maior risco com a abordagem dos fatores que causam o problema.
 
“Para o homicídio, se você começa a tentar revitalizar uma comunidade, você vai conseguir impedir um homicídio que teria sido cometido amanhã? Provavelmente não. Mas talvez você vai prevenir homicídios que teriam sido cometidos depois de um ano”, completa Zeoli.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Justice Quarterly.
 
Fonte: Live Science, 30 de novembro de 2012

Tabagismo na adolescência prejudica ossos de meninas

Meninas que se tornam adeptas do tabagismo durante a adolescência podem estar elevando seus riscos de desenvolverem osteoporose.
 
Cigarros têm um efeito maior em ossos do quadril e da coluna lombar ou inferior. Essas áreas são locais comuns de ocorrência de fraturas em mulheres idosas que têm osteoporose.
 
Pesquisadores analisaram os efeitos do tabagismo, da depressão e da ansiedade na densidade mineral óssea (DMO) em 262 meninas entre as idades de 11 e 19 anos. A literatura médica mostra que esses fatores podem ser associados à DMO em adultos.
 
Todas as meninas do estudo, sendo fumantes ou não, entraram na adolescência com níveis equivalentes de DMO na coluna lombar e inferior. Porém, com o tempo, meninas que fumavam ganharam quantidades menores de DMO nessas áreas.
 
Meninas deprimidas também tinham níveis mais baixos de DMO na coluna, quando comparadas a garotas que tinham menos sintomas da doença. A ansiedade parece não ter afetado o DMO das participantes da pesquisa.
 
“Se você olha uma menina de 19 anos de idade, a diferença na DMO da coluna lombar versus a de fumantes diários é semelhante ao que uma adolescente normalmente ganharia em osso durante um ano”, explica a pesquisadora Lorah Dorn, do Centro Médico do Cincinnati Children's Hospital.
 
O estudo foi publicado no periódico Journal of Adolescent Health.
 
Fonte: Live Science, 4 de dezembro de 2012

Diário emocional após separação pode não fazer bem

Em alguns casos, superar uma separação ou um divórcio pode exigir ajuda especializada, e, durante o tratamento, alguns terapeutas sugerem que os pacientes façam um diário no qual registrem todas as emoções negativas no período pós-separação.
 
Contudo, estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que indivíduos recém-divorciados ou recém-separados que fizeram um diário de suas emoções não apenas aprofundaram as sensações negativas como ampliaram a duração do estresse em meses após a separação.
 
A descoberta surpreendeu os pesquisadores que comparavam dois estilos diferentes de escrever o diário a fim de descobrir qual oferecia melhores resultados. O estudo mostrou que escrever diários emocionais pós-separação não só não apresentava a eficácia esperada, como podia ser prejudicial para pacientes que procuram explicações para o fracasso do relacionamento.
 
Os pesquisadores montaram três grupos: o primeiro, cujos participantes escreveram sobre seus sentimentos sobre sua relação através da escrita expressiva tradicional, expondo seus sentimentos; o segundo onde a escrita foi de forma estruturada, como uma narrativa com começo, meio e fim; e o terceiro que foi instruído a simplesmente manter um diário de atividade básicas do dia-a-dia, sem escrever sobre emoções ou opiniões.
 
Os resultados sugerem que a escrita expressiva pode prejudicar a recuperação emocional de algumas pessoas, especialmente daquelas com características de remoer os acontecimentos passados. Por outro lado, a escrita não-expressiva de controle pode ser uma intervenção mais eficaz.
 
Os pesquisadores sugerem que, para essas pessoas, o ideal é evitar pensar sobre os acontecimentos e distrair-se com outras coisas.
 
Fonte: Diário da Saúde, 04 de dezembro de 2012

Exames: Desidrogenase lática (LDH)

Material a ser analisado: sangue.
 
Tempo gasto para realização do exame: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: Auxilia na diferenciação do infarto agudo do miocárdio e outras causas de dor torácica, tais como anemia, tromboembolismo pulmonar ou doença hepática, e é útil principalmente, quando uma enzima, a creatinofosfoquinase (CPK), não se normalizou nas primeiras 24 horas, de um possível ataque cardíaco.
 
Preparação prévia: não é necessária.
 
Resultados:
 
As diversas variações ou isoenzimas da enzima tem utilidade no diagnóstico de lesões dos distintos órgãos.
 
Coração: LDH1, LDH2.

Pulmões: LDH3.

Fígado e músculos: LDH4, LDH5.

O teste tem mais utilidade quando se isolam as formas LDH1 e LDH2.
 
Valores normais:
LDH1 entre 18.1 e 29 % do total

LDH2 entre 29.4 e 37.5% do total

LDH3 entre 18.8 e 26 % do total

LDH4 entre 9.2 e 16.5% do total

LDH5 entre 5.3 e 13.4% do total
 
Valores aumentados: podem indicar infarto do miocárdio.
 
Tempo necessário para obter resultados: alguns minutos de trabalho no laboratório. Os resultados do exame são determinados por análise química quantitativa.
 
Credibilidade do exame: boa.
 
Situações que podem alterar os resultados: gravidez; cirurgia recente; prótese valvular cardíaca.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
Por Boa Saúde