Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Emergência do HC treina aumento de segurança do paciente grave

 
Pronto-socorro atende 700 casos por dia, dos quais 40% são vítimas graves
 
A unidade de emergência do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) ganhou um centro pioneiro de treinamento para aumentar a segurança do doente. O pronto-socorro atende 700 casos por dia, dos quais 40% são vítimas graves.
 
De acordo com a Agência USP de Notícias, a iniciativa segue uma tendência mundial, de treinamento multiprofissional (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) baseado em simulação realística no próprio local de trabalho, diminuindo riscos de eventos adversos.
 
O sistema permite avaliar o atendimento prestado, medir o desempenho da equipe, identificar os aspectos positivos e negativos e o melhor manejo dos recursos disponíveis para uma assistência mais efetiva, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.
 
Estudos científicos mostram que até 83% dos incidentes em medicina são ocasionados por baixo desempenho em habilidades não técnicas (trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão e outras) que podem ser treinadas na simulação, informa o professor titular Irineu Velasco, do Serviço de Emergências Clínicas.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário