Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fazer exercícios aumenta expectativa de vida em até 4 anos, diz pesquisa

Uma rotina de exercícios diários está associada a um aumento na expectativa de vida, independente da intensidade e de haver ou não sobrepeso. A conclusão é de uma pesquisa financiada pelos Institutos Americanos de Saúde (NIH).
 
A pesquisa tentava comprovar se a atividade física tinha reflexos na expectativa de vida. Foram acompanhados os históricos de saúde de mais de 650 mil pessoas com mais de 40 anos monitorados para outra pesquisa ampla sobre o câncer. A conclusão foi que pessoas que faziam algum tipo de atividade física na idade adulta viviam até 4,5 anos a mais do que aquelas com hábitos mais sedentários.
 
“Os protocolos americanos indicam que indivíduos entre 18 e 64 anos façam em média 2,5 horas de exercícios moderados semanais, divididos entre os dias da semana. O exercício moderado é aquele que a pessoa ainda consegue ter fôlego para falar mesmo durante a atividade”, explicam os autores.
 
De acordo com a pesquisa, fazer o dobro do mínimo sugerido fez a expectativa de vida dos participantes ser mais de 4 anos maiores que outros grupos observados. Proporcionalmente, a média daqueles que faziam apenas o mínimo recomendado era de 1,8 anos, o que já é um ganho.
 
Ganhos independem do peso, gênero e ascendência
“Nossos resultados indicam a necessidade dos adultos terem alguma atividade física em sua agenda semanal. Esse é um dos segredos da longevidade”, diz Stevem Moore, principal autor do estudo. “As atividades físicas aumentaram a expectativa de vida mesmo entre aqueles com sobrepeso ou obesos”, completa.
 
“A obesidade diminuir a expectativa de vida, mas os exercícios podem contrabalancear essa equação. Também descobrimos que o benefício independe do gênero, ascendência e histórico de doenças como o câncer”, afirma Moore, pesquisador da Universidade de Harvard.
 
Diversos outros estudos já comprovaram que uma rotina de exercícios ajuda a manter o peso estável, melhora a saúde dos ossos, músculos e joelhos, além de melhorar a saúde mental e proteger contra certos tipos de câncer.
 
“Não se deve subestimar as vantagens dos exercícios físicos. Mesmo pequenas rotinas diárias, como 20 minutos de caminhada, podem somar anos de vida às pessoas”, finaliza I-Min Lee, outro autor envolvido no estudo publicado no periódico PLoS One.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário