Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Escolha do clínico geral leva em conta sua personalidade e doenças relacionadas

Saiba como escolher o seu clínico geralVeja o que levar em consideração na hora de decidir qual médico irá cuidar da sua saúde como um todo
 
Por Dr. Eduardo Finger
 
Com poucas exceções, ir ao médico não configura atividade de lazer. A visita tem uma finalidade que provavelmente envolve a preservação e/ou a restauração de seu bem-estar e autonomia. Sob esta ótica, você deveria pensar no médico como um instrumento para uma tarefa. Se você escolher o instrumento adequado, a tarefa facilita, se não, você está comprando um problema. No entanto, além de usá-lo como um instrumento, é importante ter um bom relacionamento com seu médico - afinal, em que outra circunstância, sóbrio(a), você abriria sua vida a um completo estranho? Permitiria que ele te tocasse? Ou aceitaria recomendações como: "tome esta droga potencialmente tóxica" ou "submeta-se a este procedimento"? Como então escolher o médico mais adequado?
 
Este artigo visa discutir alguns aspectos desta complexa interação, para que você possa melhorar suas chances de escolher a pessoa mais apropriada para ser seu médico e, por conseguinte, estabelecer com ele uma relação boa, eficiente e produtiva.
 
Clínico geral ou especialista?
Um dito popular afirma que "10 especialistas não fazem um clínico geral". Será que isto é verdade? Para entender como isto te afeta, vamos comparar os dois. Via de regra, o clínico geral se concentra em um tipo de paciente que o especialista raramente vê: aquele que está saudável e/ou aquele cuja saúde não está desproporcionalmente comprometida pela disfunção de um órgão ou sistema em particular. Por isso, este médico aprende a avaliar as sutilezas dos diversos sistemas operando em conjunto, e manobra para atingir um equilíbrio entre eles, preservando uns e estimulando outros.
 
Já o paciente típico do especialista - como cardiologistas, neurologistas, endocrinologistas e tec. - é aquele cuja disfunção de um determinado órgão ou sistema afeta a sua saúde de forma limitante. Portanto, a tarefa do especialista é conseguir que aquele órgão ou sistema específico tenha o máximo rendimento e longevidade possíveis. Para isso, ele foca naquele único órgão deficiente, com avaliações especializadas mais detalhadas e intervenções mais complexas, refinadas e específicas.
 
Apesar de eficientes com seu órgão alvo, de modo geral, especialistas não estão confortáveis lidando com outros órgãos e tendem a evitar fazê-lo, de modo que se o paciente for a cinco especialistas, não é incomum ele receber prescrições para cinco remédios, nem todos compatíveis entre si. Muitas vezes cai para o clínico geral a tarefa de coordenar estas múltiplas abordagens, suspendendo alguns e compatibilizando outros.
 
Portanto, seguindo nossa linha de escolher o instrumento mais apropriado para a tarefa, uma abordagem racional na escolha do profissional seria: se você é saudável ou sua queixa não envolve limitações importantes baseadas num órgão ou sistema em particular (ou você não tem certeza disso), você estará melhor sob um clínico geral. Se este puder resolver seu problema, o fará de modo mais abrangente, simples, barato e menos incômodo. Entretanto, se ele julgar ser caso para um especialista, você já irá melhor recomendado.
 
Por outro lado, se você já possui um diagnóstico estabelecido e/ou sua queixa envolve esse diagnóstico, você provavelmente se beneficiará mais de uma visita a um especialista que dispõe da experiência e meios para fazer um acompanhamento mais focado e tratar sua condição específica de um modo mais direcionado. Se você tiver diversos diagnósticos que demandam vários especialistas, talvez você precise do clínico geral para mediar a cooperação entre eles
 
Quem pode ser meu médico?
Na minha opinião, o mínimo para qualquer prospectivo médico merecer seu crédito seria: saber tudo sobre tudo, ser impecavelmente pontual e cortês, estar sempre disponível a qualquer hora do dia, da noite, do ano, em qualquer lugar ou situação, possuir paciência inesgotável por tempo ilimitado para administrar todo e qualquer detalhe de qualquer mínima aflição, respondendo sempre de forma clara, completa, eficaz e precisa a toda e qualquer demanda, real ou imaginária, com taxa de acerto de 100% e não menos importante, fazê-lo sempre de graça, motivado apenas pelo seu amor ao semelhante. Médicos assim são fáceis de encontrar. Eles costumam circular em Igrejas e são imediatamente reconhecíveis por estarem pregados a uma cruz.
 
O objetivo desta ironia é marcar que a despeito dos mitos e seriados de TV, o relacionamento entre médico e paciente é essencialmente uma relação entre dois seres humanos distintos, sujeitos a falhas e cheios de manias. É uma troca baseada num tripé que compreende expectativa, empatia e profissionalismo:
 
Expectativa
A expectativa é de responsabilidade do paciente, e reúne os elementos que o motivam a buscar o médico. Ela provavelmente inclui uma preocupação com o seu bem-estar e autonomia, e presume que o médico está capacitado e disposto a acolher suas aflições e administrá-las, justificadas por força de sua vocação, caráter, estudo, treinamento e atitude. Também aqui podemos levar em conta características pessoais, como a preferência por uma abordagem mais objetiva e científica, ou mais "espiritual" e holística, que tornam um profissional mais apetecível que outro para cada pessoa.
 
Empatia
A empatia é involuntária, e como tal você não escolhe: é simplesmente gostar ou não de determinada pessoa. No primeiro caso, a relação flui natural e agradavelmente. No segundo, a manutenção da relação só se justifica se o ganho superar o esforço - e ainda assim, talvez seja melhor buscar outro profissional mais compatível, pois a base da relação médico-paciente é a confiança, e é muito difícil confiar em alguém que você não gosta. Mudando para um médico de seu agrado, é possível você tenha menos resistência a aceitar suas recomendações e segui-las, tornando o acompanhamento mais eficaz.
 
Profissionalismo
Esse é o componente mais previsível e objetivo do tripé, pois não é opcional e prevê que o médico siga o código de ética médica. Ele congrega tudo que você tem o direito de esperar de um médico como integridade, sigilo, isenção de conflitos de interesse, ética, honestidade, proficiência, coerência, correção, entre outros. Note que não constam aqui características pessoais como simpatia, carisma ou comunicabilidade. Como você, o médico é humano, essas características são distribuídas desigual e aleatoriamente entre a humanidade e ele nem sempre é beneficiado com uma cota adequada. Cabe a você julgar, se juntando expectativa e empatia, o pacote te basta.
 
Escolhendo o médico
Filosofia a parte, na prática, você escolherá seu médico pela sonoridade do nome no livrinho do convênio, pela conveniência do horário e/ou local da consulta, pela foto ou, com sorte, pela indicação de um conhecido. Isso é ruim? Veja bem, se você não tem nenhum dado a respeito dele, este método parece tão bom quanto qualquer outro e te permite julgá-lo após a primeira consulta. Para poder fazê-lo, seguem alguns pontos de reflexão.
 
Quem é você e o que você quer?
Como colocado acima, a expectativa é responsabilidade sua então, como avaliar sua consulta segundo este critério? Sócrates respondeu esta pergunta há 2500 anos: conhece-te a ti mesmo. É óbvio que se você gostou da consulta, as perguntas a seguir não são necessárias, mas se você estiver em dúvida, talvez ajudem:
  • Você gosta de objetividade ou prefere espontaneidade?
  • Te incomoda divagar sobre um assunto?
  • Você prefere receber instruções? Ou ir lidando com as coisas à medida em que acontecem?
  • Você vai ao médico para resolver um problema? Ou para procurar/validar opções de estilo de vida?
  • Você gosta de chás, ervas e terapias alternativas? Ou não suporta falar disto?.
Estas perguntas tencionam estabelecer dois grupos polares: aqueles que vão para o médico para investigar e resolver uma queixa, e aqueles que querem saber se o chá que eles receberam da vizinha realmente ativa os Chakras, melhorando o fluxo das energias cósmicas. Não há nada de errado com nenhuma destas concepções, e todos estamos em algum ponto deste espectro, mas não adianta nos enganarmos: o médico que satisfaz o primeiro soa como um ditador robótico para o segundo, e o médico adequado para o segundo parece um charlatão para o primeiro. Moral da história: defina quem você é e procure aquele profissional que te ofereça a proporção correta dos dois.
 
Como foi a consulta?
 
Alguns elementos nos ajudam a avaliar se o serviço oferecido está na qualidade desejável:                              
  • Tempo: o médico precisa te ouvir tempo suficiente para você expor sua queixa. No entanto, isto não quer dizer que ele tem de ouvir você reclamar de sua sogra por três horas. Lembre-se, o médico é um instrumento para pesquisa de problemas e indicação de tratamentos e só, portanto, a queixa precisa ser medicamente relevante, e esse julgamento cabe a ele fazer, assim como o direito de conduzir a consulta do modo que achar mais adequado.
  • Coerência: certeza é um luxo raro em medicina, por isso, médicos trabalham com hipóteses e probabilidades, mas estas obrigatoriamente precisam fazer sentido. Então seja cético: se o médico falar algo que te soa absurdo ou então não conseguir explicar as razões de um diagnóstico ou conduta, isso não é um bom sinal. Igualmente, "não sei, vou procurar me informar" é uma resposta totalmente aceitável que costuma indicar integridade e honestidade.
  • Soberba: na medicina, nada é simples, frequentemente as coisas não são o que parecem e ninguém sabe tudo. Então, desconfie do médico que desdenha de seus colegas, não admite discussão de seu diagnóstico e conduta ou não permite que você busque outra opinião. No geral, você está melhor com um médico que coopera que com um que se afirma capaz de resolver qualquer situação sozinho.
  • Personalidade: o médico não precisa ser simpático, mas precisa respeitar sua pessoa e opiniões, mesmo que não concorde. Não se esqueça, ele está te prestando um serviço e não o contrário. Na contrapartida, não havendo risco iminente de morte, o médico não é obrigado a fazer algo com que não concorde. Se a discordância chegar a este ponto, é recomendável trocar de profissional.
Bem, é claro que estes pontos não encerram o assunto, e nem era essa a intenção, mas espero que após ler o artigo, você se sinta melhor capacitado(a) a julgar a pessoa que te atendeu e o serviço que recebeu de um modo mais objetivo, para assim, poder decidir de forma livre e esclarecida, se deve ou não delegar a ele suas necessidades médicas.
 
Minha Vida

Farinha de amora impede absorção de gordura e ajuda a emagrecer

Farinha de amora ajuda no emagrecimento O alimento também tem forte ação antioxidante e melhora o trânsito intestinal
 
A farinha de amora tem sido muito utilizada por ajudar a emagrecer e ser rica em nutrientes importantes para a saúde.
 
Para obter o alimento, a amora é desidratada e depois moída.
 
É interessante que a fruta seja seca em temperaturas baixas, assim evita-se a perda nutricional.

Além de contribuir para a perda de peso, a farinha também tem ação antioxidante e é rica em vitaminas sais minerais e fibras.
 
Conheça os benefícios do alimento para o seu organismo, os nutrientes e saiba qual é a forma correta de consumi-lo:
 
A fruta amora é rica em antioxidantes - Foto: Getty ImagesA farinha x a fruta
A amora e a farinha de amora possuem praticamente os mesmos nutrientes. Porém, há algumas diferenças na forma como eles são oferecidos. "A fruta possui melhor biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja o corpo aproveita melhor essas substâncias, mas do ponto de vista de concentração, a farinha vence, pois ela é feita com uma quantidade muito grande de amoras", explica a nutricionista Alessandra Luglio.

Por possuir maior quantidade da fruta e não conter água, a farinha é mais calórica e também conta com grande concentração de sais minerais, vitaminas e flavonoides, compostos antioxidantes que atuam na preservação da saúde das células e processos inflamatórios, evitando doenças. Outro ponto interessante do alimento é que ele possui grandes quantidades de pectina, uma fibra solúvel. Existe a possibilidade da farinha perder alguns nutrientes, caso a desidratação seja feita em uma temperatura elevada.  
 
A farinha de amora ajuda a emagrecer - Imagem ilustrativa - Foto:Getty ImagesOs nutrientes da farinha de amora
Assim como a fruta, a farinha de amora é rica em flavonoides, especialmente a antocianina, que tem ação antioxidante. Outro ponto interessante é a pectina, fibra solúvel que proporciona uma série de benefícios como a saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. "Além disso, o alimento é rico em sais minerais, como o potássio, selênio e magnésio, e em vitaminas A e do complexo B", conta a nutricionista Amanda Buonavoglia.

O potássio é interessante porque ajuda no equilíbrio da pressão arterial, o magnésio atua no sistema nervoso combatendo o estresse e melhora a absorção do cálcio, enquanto o selênio tem ação antioxidante. Já a vitamina A também tem efeito antioxidante, está relacionada ao zinco e cálcio e é essencial para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea. As vitaminas do complexo B são importantes para o bom funcionamento cognitivo.  
 
A farinha de amora proporciona saciedade - Foto: Getty ImagesProporciona saciedade
A farinha de amora ajuda no emagrecimento de duas maneiras. Primeiramente, ela proporciona saciedade por ser rica em pectina. Esta fibra solúvel ao entrar em contato com a água no aparelho digestivo aumenta de tamanho fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita e coma uma quantidade menor. Por isso, ao ingerir a farinha de amora é importante beber ao menos dois litros de água ao longo do dia. 
 
A farinha de amora evita a abosorção de gorduraEvita a absorção de gorduras
O alimento também ajuda a perda de peso ao impedir a absorção de gorduras no organismo. "A responsável pelo benefício é novamente a pectina. Desta vez ela gruda em uma pequena quantidade de gordura que passa a integrar o bolo intestinal e depois é eliminada", explica Luglio. É importante ressaltar que estes dois benefícios da farinha só irão auxiliar no emagrecimento se estiverem associados a uma dieta balanceada e a atividades físicas.

Ao absorver a gordura, a farinha de amora também auxilia a diminuir as taxas de gordura no sangue e o colesterol ruim, LDL.  
 
A farinha de amora melhora o trânsito intestinal - Foto: Getty ImagesMelhora o trânsito intestinal
A farinha de amora possui grandes quantidades de fibras. "Elas agem acelerando o peristaltismo, que é o movimento involuntário do sistema digestivo", diz Buonavoglia. Além disso, como a pectina aumenta o bolo intestinal, há um estímulo nos movimento peristálticos. Esta fibra solúvel forma uma espécie de gel em torno do bolo intestinal o que também facilita a movimentação dele pelo canal intestinal. Tudo isso irá facilitar as evacuações, evitando prisão de ventre e constipação. 
 
A farinha de amora possui ação antioxidante - Foto: Getty ImagesAção antioxidante
A farinha de amora é rica em flavonoides, especialmente a antocianina. Estas substâncias possuem uma forte ação antioxidante evitando a formação de radicais livres. Elas também combatem o envelhecimento celular, protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos e ajudando até mesmo a atenuar a celulite. 
 
A farinha de amora pode ser ingerida com o iogurte - Foto: Getty ImagesComo consumir
É possível combinar a farinha de amora com uma série de alimentos. "Adicionar a farinha na receita de bolo, é uma combinação interessante porque ela é doce", diz a nutricionista Lucyanna Kalluf. Ela também fica ótima em vitaminas e com o iogurte. "Se quiser fazer uma refeição completa, a farinha de amora não tem proteínas e gorduras saudáveis. Então, misture um pote de iogurte desnatado batido, fonte de proteínas, uma colher de sopa de farinha de amora e um mix de oleaginosas, ricas e gorduras boas", sugere Luglio.

A orientação é consumir entre uma ou duas colheres de sopa da farinha de amora ao dia. Ingerir o alimento em excesso pode fazer com que a pessoa engorde, já que ele é calórico. A farinha por conter muita fruta carrega por consequência bastante açúcar natural da amora. A porção de duas colheres tem em média 65 calorias. Por ser rico em fibras, o consumo de grandes quantidades do nutriente pode ter o efeito contrário e levar a prisão de ventre.  
 
Minha Vida

Liberação de maconha aumenta casos de intoxicação de cães nos EUA

Nos últimos anos, o uso de maconha para fins medicinais se estendeu rapidamente pelos Estados Unidos. Agora especialistas afirmam que a popularidade da planta está tendo efeitos colaterais em cães.
 
Veterinários em Estados onde o uso medicinal da maconha é permitido - como Colorado e Califórnia - dizem que estão tratando cada vez mais cães com intoxicação por maconha.
 
Os especialistas explicam que os animais acabam ingerindo de forma acidental alimentos como biscoitos que contém maconha. Alguns cães acabam comendo diretamente a planta, que é guardada pelos seus donos.
 
A intoxicação é tratável na maioria dos casos. Os sintomas são falta de coordenação, pupilas dilatadas, vômitos, cansaço, incontingência urinária, mudança no ritmo cardíaco e tremores.
 
Um estudo divulgado na publicação científica americana Veterinary Emergency and Critical Care concluiu que, entre 2005 e 2010, os casos de cães que precisaram ser tratados no Colorado por ingestão de maconha quadruplicaram.
 
Uma das autoras do estudo, Elisa Mazzaferro, disse à BBC que o número de intoxicações registradas no Estado cresceu exponencialmente desde a legalização da maconha para uso medicinal.
 
'Antes, na área de Denver, nós tratávamos anualmente algo como quatro ou cinco cães. Nos últimos anos, os casos aumentaram à medida que eram abertos mais ambulatórios [com maconha medicinal]', disse a especialista.
 
'Para nos certificarmos de que não se tratava apenas de um fenômeno local, recolhemos informações de diversas partes do Estado e os dados mostraram um aumento significativo no número de cães intoxicados', disse.
 
Mudança de comportamento
Mazzaferro e seus colegas examinaram os casos de 125 cães que foram tratados em centros veterinários. Dois animais acabaram falecendo devido à intoxicação.
 
Para Ahna Brutlag, que trabalha para a empresa de serviços de emergência para animais Pet Poison Helpline, o fenômeno não acontece apenas no Colorado.
 
Ela diz que, nos últimos cinco anos, foi registrado um incremento de 200% no número de consultas sobre animais que ingeriram maconha. Para Brutlag, isso ocorre tanto pelo aumento dos casos, como também por uma mudança de comportamento das pessoas em relação à maconha.
 
'Um fator-chave foi a legalização da maconha medicinal. Mas o estigma ao redor da planta também está desaparecendo, e os donos dos cães já não têm tanta vergonha de registrar os casos.'
 
Ela recomenda que donos de cães intoxicados deixem o animal em um lugar pouco iluminado, até que passem os efeitos. Os sintomas começam a surgir entre 30 e 60 minutos após a ingestão. Casos mais graves precisam de acompanhamento de um veterinário.
 
BBC Brasil/R7

Médicos belgas dizem ter descoberto novo ligamento no joelho

BBC
Cientistas sugerem que este ligamento pode ter um papel importante
na recuperação de uma das lesões mais comuns
Esta é a primeira vez que sua estrutura e propósito são estabelecidos claramente
 
Dois médicos belgas afirmam ter confirmado a existência de um novo ligamento no joelho, chamado de ligamento anterolateral (ou ALL, na sigla em inglês).
 
Em um artigo na publicação especializada Journal of Anatomy, Steven Claes e Johan Bellemans, do Hospital da Universidade de Leuven, na Bélgica, sugerem que este ligamento pode ter um papel importante na recuperação de uma das lesões mais comuns de joelho ligada à prática de esportes.
 
Os médicos afirmam que, apesar de já existirem algumas pistas sobre a existência do ligamento, esta é a primeira vez que sua estrutura e propósito são estabelecidos claramente.
 
A sugestão da existência deste ligamento em particular foi divulgada pela primeira vez pelo cirurgião francês Paul Segond em 1879, mas, por muitos anos, a estrutura não foi investigada mais a fundo.
 
Agora, trabalhando com base em estudos de outros cientistas, os médicos belgas dizem ter conseguido mapear o ligamento, que vai do lado mais externo do osso da coxa (fêmur) para a tíbia.
 
No entanto, especialistas afirmam que mais estudos são necessários para provar a relevância da descoberta para pessoas que tem que passar por cirurgias no joelho.
 
'Compreensão'
Há quatro ligamentos principais no joelho, se cruzando entre o fêmur e a tíbia para garantir a estabilidade e evitar movimentos excessivos de nossos membros.
 
Mas a anatomia da articulação é considerada complexa e vários grupos de cientistas e especialistas têm explorado as estruturas menos definidas da articulação há algum tempo.
 
Joel Melton, cirurgião no Hospital Addenbrooke, de Cambridge, na Grã-Bretanha, disse que "se você olhar para a história (da pesquisa nesta área), sempre houve uma compreensão velada de que alguma coisa estava acontecendo daquele lado do joelho".
 
— Mas este trabalho finalmente nos dá uma compreensão melhor. Acho muito animador, não há dúvida de que eles descobriram uma estrutura anatômica muito importante.
 
Os médicos belgas usaram técnicas de dissecação microscópica para examinar 41 joelhos e conseguiram identificar o ligamento em 40 amostras.
 
De acordo com os médicos, a presença deste feixe de tecido pode ajudar na compreensão e tratamento de uma lesão muito comum em esportistas, o rompimento do ligamento cruzado anterior.
 
Esta lesão é comum em pessoas que giram sobre o próprio eixo enquanto praticam esportes, atletas e jogadores de basquete, de futebol e esquiadores. Um rompimento pode ocorrer quando a pessoa muda de direção rapidamente ou para repentinamente, o que causa dor, inchaço e a redução dos movimentos no joelho.
 
Apesar da melhora nas técnicas de cirurgia para recuperação desta lesão, entre 10% e 20% das pessoas que passam pelo procedimento não têm uma recuperação total.
 
Claes e Bellemans acreditam que uma lesão no ligamento anterolateral pode ser, em parte, responsável por isso. Os médicos até lançaram a hipótese de que algumas pessoas podem lesionar o ligamento anterolateral e o ligamento cruzado anterior ao mesmo tempo.
 
Os estudos biomecânicos realizados pelos belgas sugerem que um rompimento neste novo ligamento pode ser também o responsável por pequenas fraturas que, anteriormente, foram atribuídas ao ligamento cruzado anterior.
 
Enquanto que alguns especialistas elogiam a descoberta, outros preferem ser mais cautelosos.
 
Gordon Bannister, professor de ortopedia da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, afirmou que, 'sem dúvida isto é uma pesquisa muito interessante do ponto de vista anatômico, mas, no momento, não é um grande avanço clínico'.
 
— O papel (do novo ligamento) nas lesões no joelho é uma hipótese perfeitamente razoável para ser estudada, mas o passo mais importante é ver se alguma intervenção ao ligamento realmente faz uma diferença maior para os pacientes.
 
Cirurgia
Claes e Bellemans já começaram a explorar a possibilidade de tratamento e até já oferecem reparos no novo ligamento em certos casos.
 
Os próximos passos serão aperfeiçoar as técnicas de tratamento monitorar os pacientes para verificar se a mobilidade deles melhorou de forma permanente.
 
— Nós, cirurgiões, poderemos ter que repensar o que sabemos sobre as lesões comuns do ligamento cruzado anterior. Apesar de termos esclarecidos o propósito deste ligamento e seu papel em lesões comuns, agora precisamos descobrir e ter certeza de quando é melhor uma intervenção cirúrgica.
 
Estudos no longo prazo nos darão a resposta e, esperamos, nos permitirão aperfeiçoar técnicas minimamente invasivas para dar a nossos pacientes uma recuperação melhor.

BBC Brasil/R7

Governo assina acordo para fabricar medicamentos contra câncer e artrite

Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira a assinatura de um acordo da multinacional Merck com um grupo de laboratórios para produzir no país seis remédios biológicas contra o câncer e a artrites.
 
Os remédios Rituximabe, Bevacizumabe, Cetuximabe, Trastuzumabe (para diferentes tipos de câncer), Etanercepte e Infliximabe (para tratamento de artrite) serão fabricados no Brasil a partir de 2014 pelos institutos públicos Fiocruz e IVB e pela empresa Bionovis, que é integrada por quatro grandes laboratórios privados: Aché, EMS, União Química e Hypermarcas.
 
O acordo assinado hoje prevê um investimento de R$ 500 milhões na construção da fábrica de produção, no desenvolvimento de produtos e na transferência de tecnologia, segundo um comunicado do Ministério da Saúde.
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, citado no comunicado, afirmou que o acordo permitirá ao Brasil fazer "uma grande economia" na importação de remédios.
 
A Binovis pretende investir cerca de R$ 1 bilhão na produção de remédios biológicos nos próximos cinco anos, segundo a nota.
 
Efe/R7

Estudo indica novos caminhos que podem até reverter o diabetes tipos 2

Regulação normal da glicose depende de
Regulação normal da glicose depende de "interações
altamente coordenadas" entre sistema do cérebro e as ilhotas
 produtoras de insulina no pâncreas
Pesquisadores afirmam que regulação normal da glicose depende da relação entre sistema do cérebro e as ilhotas do pâncreas
 
Uma revisão de estudo realizada em três universidades americanas e uma alemã, reafirma a tese de que o cérebro desempenha um papel-chave na regulação da glicose e no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Equipes das Universidades de Washington, Cincinnati e Michigan, e a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, apresentaram evidências de que um sistema centralizado no cérebro pode reduzir o açúcar no sangue, ou glicose através da insulina e de mecanismos que não usam insulina.

Eles propõem que a regulação normal da glicose depende de "interações altamente coordenadas" entre esse sistema do cérebro e as ilhotas produtoras de insulina no pâncreas.

Se esta concepção estiver correta, poderia dar início a novas abordagens para prevenir e tratar a diabetes tipo 2, talvez até mesmo revertê-la, dizem os pesquisadores.

A diabetes tipo 2 desenvolve-se quando o corpo não produz suficiente insulina ou as células do organismo que não reagem à insulina (conhecido como resistência à insulina), levando os níveis de açúcar no sangue se tornarem muito elevados (hiperglicemia).

Neste estudo, os pesquisadores observaram que cerca de um século atrás, os cientistas acreditavam que o cérebro desempenhava um papel importante em manter a glicose sob controle. Mas, desde a descoberta da insulina, em 1920, quase todos os tratamentos para a diabetes são concebidas no sentido de aumentar a insulina ou aumentar a sensibilidade do organismo aos hormônios de regulação da glicose.

O novo enfoque sugere que a regulação normal de glicose depende de uma parceria entre as células produtoras de insulina (células das ilhotas) do pâncreas e circuitos-chave do hipotálamo, além de outras áreas do cérebro.

Os autores argumentam que a diabetes do tipo 2 é o resultado de uma falha tanto do sistema de células do pâncreas como deste sistema centralizado no cérebro. Estudos com animais e humanos mostram que sistema de regulação do cérebro tem um poderoso efeito sobre os níveis de açúcar no sangue independentes da insulina.

Este mecanismo cerebral usa um processo chamado de "eficácia de glicose" para promover a absorção de glicose nos tecidos. Este processo é responsável por quase metade do consumo normal da glicose.

O modelo proposto agora usa os dois sistemas. As ilhotas pancreáticas reagem ao aumento de glicose no sangue pela liberação de insulina, ao mesmo tempo que o sistema cerebral aumenta o metabolismo da glicose insulino-dependente.

De acordo com a investigação, o sistema cerebral tem maior probabilidade falhar, pressionando o sistema do pâncreas, que pode compensar a falha do outro sistema por algum tempo, mas acaba perdendo sua capacidade de manter os níveis adequados, causando ainda mais descompensação no sistema cerebral. O resultado é um ciclo vicioso de deterioração que termina no diabetes tipo 2.
 
Isaude.net

China informa mais dois casos de gripe aviária a OMS

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertou sobre um possível aumento dos casos de gripe aviária na temporada de gripe
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
 (FAO) alertou sobre um possível aumento dos casos de gripe
 aviária na temporada de gripe
Até o momento, a OMS foi informada de 139 casos do H7N9 em humanos, sendo que 45 pacientes morreram
 
O governo da China notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) dois novos casos, confirmados em laboratório, de infecção com o vírus da gripe aviária A (H7N9).
 
O primeiro paciente é um menino de três anos de idade, da província de Guangdong. Ele ficou doente no fim de outubro e recebeu tratamento em hospital. A saúde do garoto é estável.
 
O outro caso atingiu uma agricultora de 64 anos, de Zhejiang. Segundo dados da OMS, o estado desta paciente é crítico. Nos dois casos, os pacientes tiveram contato com galinhas.
 
Até o momento, a OMS foi informada de 139 casos do H7N9 em humanos, sendo que 45 pacientes morreram. Não há evidências da transmissão entre humanos.
 
Em setembro, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) já havia alertado sobre um possível aumento dos casos de gripe aviária na próxima temporada de gripe.
 
Segundo fontes da OMS, o governo chinês tem tomado medidas de controle do vírus, acompanhando o desenvolvimento da epidemia e informando a população sobre os riscos de contaminação.
 
Por enquanto, a OMS não recomenda nenhum tipo de restrição de viagem ou de comércio com o país.
 
Isaude.net

Vacina brasileira contra o HIV começa a ser testada em macacos

Um dos grandes problemas de se fazer uma vacina contra o HIV é que ele é hipervariável, afirmam os pesquisadores
 
Começaram nesta semana os testes em macacos da vacina contra o HIV, que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. Os quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante.

Segundo Edecio Cunha Neto, um dos pesquisadores responsáveis por conduzir o projeto, o diferencial da vacina é usar partes do vírus que não se alteram. "Um dos grandes problemas de se fazer uma vacina contra o HIV é que ele é hipervariável", ressalta ao explicar que o genoma do vírus pode varia até 20% entre dois pacientes. "Nos componentes que nós escolhemos para colocar na vacina estão somente as regiões mais conservadas do vírus, ou seja, aquelas que não variavam de um HIV para o outro", destacou.

Além de ter pouca variação, as partes do vírus foram selecionadas por provocarem forte reação no organismo da maioria das pessoas. "Nós fizemos o que chamamos de desenho racional, para embutir dentro da nossa vacina mecanismos para que ela fosse capaz de dar uma resposta que funcionasse para os HIVs mais variados possíveis e que funcionasse em um número grande de pessoas".

Após os testes com os quatro animais, serão feitos experimentos com um grupo de 28 macacos e três tipos de vírus diferentes, todos modificados com partes do HIV. "As combinações desses três vírus são, até hoje, as melhores combinações para gerar respostas imunes potentes em primatas. Então, o que a gente vai fazer é escolher, de quatro combinações diferentes, aquela que deu resposta mais forte. E usar essa combinação para teste em humanos", detalhou o pesquisador.

Caso seja bem sucedida, a vacina vai aumentar a reação dos imunizados ao vírus, diminuindo a capacidade de transmissão e melhorando a qualidade de vida do paciente. "O que ela vai fazer é reduzir muito a quantidade de vírus, matar as células que estão infectadas. Mas ela dificilmente vai erradicar a infecção. Vai bloquear a transmissão para outra pessoa, porque a quantidade de vírus vai ser muito baixa".

Atento aos recentes protestos contra o uso de animais em pesquisas, que levaram inclusive ao fechamento de um instituto no interior paulista, Cunha fez questão de dizer que os animais são bem tratados. "Os animais neste estudo não sofrem de maneira nenhuma. Até mesmo para o procedimento de colher sangue ou vacinar, eles estão anestesiados", enfatizou.

O pesquisador defendeu ainda o uso de animais em experimentos. "Não é possível substituir um teste com animais por um teste de cultura ou teste de laboratório mais simples. O teste em animais vai observar a repercussão de uma nova vacina, uma nova droga, no organismo inteiro", argumentou.
 
Isaude.net

Vacina terapêutica para herpes genital reduz carga viral em 34%

Herpes genital
"Estes dados são estimulantes pois estamos conseguindo direcionar o sistema imunológico para lutar contra a doença"
 
O laboratório americano Agenus Inc anunciou, nesta quarta-feira (7), resultados considerados positivos de estudo duplo-cego, de fase 2, de vacina terapêutica para o tratamento de pacientes com vírus de Herpes simplex-2 (HSV-2): a Herpes genital. A HerpV contém uma mistura definida de peptídeos representando antígenos de HSV-2, mais o componente chamado pela empresa de Agenus QS-21 StimulonTM.

Um total de 80 indivíduos com um histórico de herpes recorrente nos 12 meses anteriores ao início do estudo foram selecionados aleatoriamente. Deste total, 70 pacientes receberam o tratamento ativo, HerpV e QS-21 StimulonTM, e 10 indivíduos receberam placebo. Três injeções de HerpV, a uma dose de 240ìg ou placebo foram administradas em intervalos de 2 semanas com um período raspagem genital 45 dias antes e depois do período de vacinação. O material colhido dos pacientes foi enviado para o laboratório da Universidade de Washington para a análise por PCR do vírus HSV-2.

Os resultados sugerem uma redução de 15% na excreção viral após o período de tratamento inicial antes da administração da injeção de reforço. Os resultados também demonstram uma redução na carga viral de 34%. Pacientes que receberam placebo não mostraram nenhuma redução em relação à linha de base em qualquer parâmetro.

A maioria dos participantes do estudo recebeu uma injeção de reforço de HerpV seis meses após a primeira vacinação seguida por determinação da excreção viral genital por um período de 45 dias adicionais.

"Estes dados são estimulantes já que estamos conseguindo direcionar o sistema imunológico para lutar contra a doença, disse a responsável pelo estudo, Anna Wald, da Universidade de Washington. "Os resultados confirmam que a terapia imunológica HerpV pode ser uma intervenção eficaz no herpes genital."

O laboratório espera para realizar uma avaliação mais completa da eficácia e resposta imunológica durante o primeiro semestre de 2014.

 
Isaude.net

Autismo é ligado à problemas de línguagem em outros membros da família

Cerca de metade das crianças com autismo têm algum grau de comprometimento da linguagem
Foto: Children´s Hospital
Cerca de metade das crianças com autismo têm algum grau de
 comprometimento da linguagem
O próximo passo da pesquisa é sequenciar todo o genoma dos participantes do estudo, buscando genes ou mutações comuns
 
Pesquisa realizada na Universidade de Rutgers (EUA) identificou evidências de ligações genéticas entre o autismo em crianças e problemas de linguagem em outros membros da família.
O levantamento analisou 79 famílias com uma criança com autismo e pelo menos uma criança com um distúrbio de linguagem. Pais, filhos, avós e até mesmo tios e tias, em alguns casos, foram submetidos à análise genética e a uma série de testes para avaliar o uso da gramática, vocabulário e habilidades de processamento de linguagem.

O estudo descobriu que os genes de dois cromossomos (15q23-26 e 16p12) responsáveis por problemas de linguagem oral e escrita podem levar, por exemplo, um membro da família a desenvolver o autismo e o outro a ter apenas dificuldades de linguagem.

Cerca de metade das crianças com autismo têm algum grau de comprometimento da linguagem. Os pesquisadores descobriram também uma forte evidência de ligação genética nas áreas do transtorno obsessivo-compulsivo, comportamentos repetitivos e capacidades de interações sociais, que são outros sintomas associados com o autismo.

"Nós buscamos fatores genéticos que possam conectar este grupo de famílias. Esta pesquisa é importante porque é difícil de entender o autismo até encontrar os genes que podem estar envolvidos", afirmou a líder do estudo, Linda Brzustowicz, presidente do departamento de genética da Universidade de Rutgers.

O próximo passo da pesquisa é sequenciar todo o genoma dos participantes do estudo, buscando genes ou mutações comuns. "Nós estamos procurando evidências de semelhanças genéticas com a esperança de identificar alvos que possam responder aos tratamentos," completou Brzustowicz.

 
Isaude.net

Evitar alergia alimentar não significa abolir o alimento por completo

A afirmação é resultado de trabalho apresentado durante o encontro anual do American College of Allergy, Asthma and Immunology
 
Atualmente, a melhor maneira de prevenir uma reação alérgica alimentar grave é evitar totalmente o alimento agressor. Mas de acordo com trabalho apresentado no Encontro Científico Anual American College of Allergy, Asthma and Immunology (ACAAI), não há a necessidade de evitar o alimento por completo.

Diferentes partes do alimento podem ter alergenicidade diferente, disse responsável pelo trabalho Sami Bahna, ex-presidente da ACAAI. 'Por exemplo, alguém com uma alergia a ovo pode ser capaz de tolerar a gema, mas não a clara. E alguém com uma alergia à fruta pode ser alérgico às sementes, mas não à polpa, afirma o médico.

Ele destacou ainda que não são somente certas partes do alimento que são segurar para estas pessoas, mas que existem alguns substitutos que podem ser consumidos com segurança.

Algumas sensibilidades alimentares podem também prever outras alergias alimentares. Diferentes tipos de frutas e peixes podem frequentemente ter substancial reatividade cruzada, o que significa que pode haver vários tipos que têm de ser evitados.

Frutas vermelhas, que incluem maçã, damasco, amêndoa, pêssego, pêra, ameixa e morango, mostram esta reatividade cruzada. Crustáceos, como camarão e lagosta, ou moluscos, como mariscos e lulas, também podem ter essa reação cruzada. Mas é mais provável que alguém alérgico a camarão também seja alérgico a lula.

Segundo o pesquisador não existe uma norma padrão que se encaixe a todos os casos. A alergia se manifesta em todo o mundo de forma diferente. Se você tem uma alergia alimentar, uma avaliação por um alergista credenciado pode identificar os alimentos exatos que você deve evitar e os alimentos substitutivos que você pode comer com segurança.

De acordo com Bahna, testes de alergia de pele ou exames de sangue são bons procedimentos de triagem para alergia alimentar. Durante estes testes, os pacientes são alimentados com pequenas quantidades do alimento suspeito de causar alergia, estas doses são aumentadas gradativamente, sob a supervisão profissional.

Embora não exista cura para as alergias alimentares, alguns doentes podem superar sua alergia ao longo do tempo. A alergia ao leite é comumente superado na infância, enquanto alergias à amendoim ou marisco geralmente duram por muitos anos ou por toda a vida.
 
Isaude.net

Concurso Prefeitura de Anastácio - MS

No Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Anastácio publicou edital nº. 001/2013 de concurso público, visando prover 64 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração oferecida aos futuros servidores varia entre R$ 678,00 a R$ 1.234,67 por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Assistente de Administração, Assistente Social, Auxiliar Materno Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Coletor de Lixo, Contador, Dentista, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Agrimensor, Fiscal de Obras, Fisioterapeuta, Gari, Médico (Clínico Geral, Dermatologista e Ortopedista), Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Trabalhador Braçal, Tratorista e Vigia. Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever até às 23:59 do dia 13 de novembro de 2013, através do site www.klcconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
Prova
A seleção constará de prova objetiva, práticas e aptidão física.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 1º de dezembro de 2013, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições. Já as provas práticas e de aptidão física serão realizadas na data provável de 15 de dezembro de 2013, em horário e local a serem divulgados quando da publicação do resultado preliminar, a partir do dia 09 de dezembro de 2013.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir das 15h do dia primeiro dia útil após a realização das prova escrita, podendo ser consultado no site de inscrição, entre outros locais. O resultado final deverá sair a partir das 15:00 do dia 20 de dezembro de 2013.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do município.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, de 05 de novembro de 2013, pág. 45 a 54.

Processo Seletivo Prefeitura de Iraí de Minas - MG

A Prefeitura de Iraí de Minas, no estado de Minas Gerais, publicou o edital 01/2013 de processo seletivo, com objetivo de contratar 38 profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 12 mil. Os profissionais contratados irão cumprir jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Vigia, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Psicólogo, Médico (Clínico Geral) e Veterinário.
 
As inscrições podem ser realizadas na Prefeitura Municipal, localizada na Praça do Rosário, nº 04, Centro, ou via internet, pelo site www.magnusconcursos.com.br, no período de 11 a 19 de novembro de 2013. 
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, para todos os cargos, e provas práticas, para os candidatos aos cargos de Motorista CNH D e Operador de Máquina Pesada. As Provas Objetivas e Práticas serão realizadas no Município de Iraí de Minas, no dia 1º de dezembro de 2013. 

Concurso Assembleia Legislativa - MP 2013: inscrições prorrogadas

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso prossegue recebendo inscrições ao concurso público regido pelos editais 01 e 02/2013, que preveem o preenchimento de 430 postos de trabalho. No total, serão ocupadas 91 vagas imediatas em cargos de nível médio, com salário de R$ 2.286,22, e será formado quadro reserva com 127 nomes. Há também cargos de nível superior, os quais somam 74 vagas imediatas, além de 130 para formação de cadastro reserva, com salário de R$ 5.034,88.
 
Além dessas vagas, são destinadas 08 vagas para cargo de procurador legislativo, sendo 03 para contratação imediata, por salário de R$ 6.057,93. Do total de vagas, 10% ficarão reservadas aos candidatos portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Nível Superior: Administrador; Analista de Sistemas - Administração de Rede de Segurança; Analista de Sistemas - Banco de Dados; Analista de Sistemas - Organização, Sistemas e Métodos; Analista de Sistemas - Programador; Arquiteto; Arquivista da TV; Arquivista Documental; Assistente Social; Bibliotecário; Contador; Economista; Editor de Texto; Enfermeiro; Engenheiro Civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenheiro Eletricista; Fisioterapeuta; Jornalista; Pauteiro da TV; Professor de Espanhol; Professor de Inglês; Professor de Português; Psicólogo; Publicitário; Radialista; Repórter Apresentador da TV; Revisor de Texto; Técnico Legislativo de Nível Superior.

Nível Médio: Almoxarife; Auxiliar de Repórter; Auxiliar Técnico da TV; Copeiro; Editor de Imagens; Editor de Pós-Produção; Editor Gráfico; Garçom; Motorista; Operador de Áudio da TV; Operador de Master da TV; Operador de Som; Operador de Vídeo da TV; Produtor Programador da TV; Repórter Cinematográfico da TV; Repórter Fotográfico; Secretário; Serviços Gerais; Técnico Hidráulico; Técnico Legislativo; Técnico de Manutenção da TV; Técnico em Eletricidade; Técnico em Informática - Rede/Telefonia; Técnico em Informática - Suporte.

Inscrições
A participação poderá ser confirmada até o dia 11 de novembro de 2013, por meio do site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/almt. A inscrição para cargos de nível superior custa R$ 120; R$ 70 para nível médio e R$ 150 para procurador.

Provas
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), supervisionada pela Comissão do Concurso da Assembleia Legislativa, aplicará as provas de acordo com o seguinte cronograma, considerando o horário oficial de Mato Grosso:
 
- Candidatos aos cargos de procurador farão a prova escrita objetiva no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h. A prova escrita discursiva de conhecimento específico será no dia 8 de dezembro, das 14h às 19h. Ambas serão realizadas em  Cuiabá.
 
- As provas para os cargos de nível superior e médio também serão no dia 08 de dezembro de 2013, das 08h às 12h e das 14h às 18h, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
 
A prova prática será aplicada somente para os cargos de editor de texto, editor de imagens e de pós-produção, repórter fotográfico, operador master da TV e de vídeo, repórter cinematográfico, auxiliar técnico da TV, editor gráfico, operador de áudio da TV, operador de som, técnico de manutenção da TV, técnico em eletricidade e hidráulico, pauteiro da TV, repórter apresentador da TV e radialista.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração da ALMT.
 
Para ter acesso aos editais e demais atualizações: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/almt, pelo telefone 0800-2834628 ou por e-mail: concursoalmt@fgv.br.

Vagas de estágio nos Correios do Rio Grande do Sul

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional do Rio Grande do Sul, abriu inscrições ao processo seletivo (nota E-233/2013) para contratação de 43 estagiários de níveis médio e técnico. De acordo com o regulamento, a bolsa-auxílio mensal total é de R$ 626,53 por carga horária semanal de 20 horas. 
 
Para participar do seletivo, o estudante deve estar matriculado com frequência efetiva em uma das Instituições de Ensino Médio e Técnico conveniadas com a ECT; ter obtido média mínima de 6 ou conceito igual ou superior a “MM” nas disciplinas cursadas no último ano letivo (2012) e ter, no mínimo, 16 anos de idade.
 
As inscrições serão recebidas no período de 11 a 25 de novembro de 2013, com o preenchimento da ficha disponível no site www.correios.com.br e entrega da ficha, devidamente preenchida, junto com os documentos exigidos no edital, no endereço Rua Siqueira Campos, nº 1.100, sala 801, Centro, Porto Alegre - RS.
 
A seleção, que será constituída de análise curricular e avaliação de documentos, tem validade de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. 

Vagas de estágio na Prefeitura de São José dos Campos - SP

A Prefeitura de São José dos Campos, em São Paulo, receberá, entre 06 e 18 de novembro de 2013, as inscrições para o processo seletivo comunicado pelo edital 04/2013. O evento se destina ao preenchimento de 174 vagas de estágio para estudantes de níveis médio/técnico e superior para o ano de 2014 (veja a distribuição das vagas abaixo).
 
O valor da Bolsa Auxílio corresponderá a R$ 450,37 ou R$ 675,54 para estudantes de nível superior que cumpram jornada de 4 ou 6 horas diárias, respectivamente. Para estudantes de nível médio, o auxílio será de R$ 312,75 (4 horas) ou R$ 469,13 (6 horas).
 
As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola (www.ciee.org.br), lembrando que o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos, ser morador de São José dos Campos ou São Francisco Xavier, estar regularmente matriculado no ano letivo de 2014, não ter realizado estágio por período igual ou superior a 2 (dois) anos na Prefeitura de São José e estar cadastrado no CIEE.
 
O candidato que não tiver acesso a computador poderá utilizar os equipamentos disponíveis nos locais públicos listados no edital 04/2013. Outras informações no CIEE, localizado na Rua Coronel João Cursino 53, Vila Adyanna ou pelo telefone  (12) - 3904-9900.
 
O processo seletivo será realizado em duas fases: prova objetiva e entrevista. A prova objetiva será no dia 24 de novembro de 2013, na Faculdade Anhanguera Educacional S/A (Av. Dr. João Batista S. Soares, 4121 - Colônia Paraíso, São José dos Campos), e constará de vinte questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. 
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2014 ou quando do esgotamento de candidatos.
 
Distribuição das vagas 
 
De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:
 
São José dos Campos
 
Ensino Médio | TécnicoAdministração | Ensino Médio - 20 vagas
Técnico em Informática - 2 vagas
 
Ensino SuperiorAdministração e cursos afins - 20 vagas
Arquitetura - 5 vagas
Ciência da Computação | Engenharia da Computação - 2 vagas
Ciências Contábeis - 1 vaga
Direito (1º a 3º anos) - 2 vagas
Direito (4º e 5º anos) - 2 vagas
Educação Física | Bacharelado (a partir do 4º semestre) - 5 vagas
Engenharia Ambiental - 1 vaga
Engenharia Civil - 2 vagas
Engenharia Elétrica - 1 vaga
História - 1 vaga
Jornalismo - 1 vaga
Letras - 1 vaga
Nutrição (a partir do 5º semestre) - 1 vaga
Pedagogia - 100 vagas
Publicidade e Propaganda | Propaganda e Marketing - 1 vaga
Secretariado Executivo - 1 vaga
Serviço Social (3º e 4º anos) - 2 vagas
Turismo - 1 vaga 

São Francisco Xavier

Ensino SuperiorPedagogia - 2 vagas
 
Vale ressaltar que, do total de vagas a serem preenchidas, 10% são reservadas para pessoas com deficiência.
 
O edital completo pode ser encontrado na página eletrônica

Prefeitura de Bom Repouso - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Bom Repouso, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 01/2013, destinado ao provimento de 53 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos podem chegar até R$ 7.839,23, de acordo com o cargo escolhido. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
As vagas são para os cargos de agente comunitário de (29), auxiliar em saúde bucal (03), técnico de enfermagem (06), dentista (03), enfermeiro psf (06) e médico (06). A carga horária dos futuros servidores será de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser feitas via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, no período de 11 a 19 de novembro de 2013 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 20 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 25 a R$ 120 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Bom Repouso, provavelmente, no dia 1º de dezembro de 2013. A partir do dia 28 de novembro de 2013 será disponibilizada a planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas, a qual poderá ser consultada no site de inscrição.

Concurso SABESP 2013 - Edital e Inscrição

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) publicou o edital 02/2013 de concurso público, com intuito de preencher 624 vagas para todos os níveis de escolaridade, além de vagas separadas para formação de cadastro reserva. O concurso será executado sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas e o salário oferecido é de até R$ 5.763 por jornada de trabalho semanal poderá variar de 30 a 40 horas.
 
Cargos
Quem possui nível Superior pode concorrer a uma das vagas de Advogado, Biólogo, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Agrimensura, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Mecatrônico, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Tecnólogo em Construção Civil, Saneamento Ambiental e Sistemas e Analista de Gestão.

As oportunidades para o nível Médio são de Atendente a Clientes, Técnico em Gestão, Controlador de Sistemas de Saneamento, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Gestão e Técnico em Sistemas de Saneamento.

Já os cargos vagos de nível Fundamental são para Agente de Saneamento Ambiental I, Motorista Operador de Equipamentos Automotivos I e Oficial de Manutenção I. 
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 14 de novembro até às 14h de 13 de dezembro de 2013, pelo site www.concursosfcc.com.br. As taxas variam de R$ 52 a R$ 75. 
 
Seleção
A seleção constará de Prova Objetiva, com aplicação prevista para o dia 02 de fevereiro de 2014. O inscrito terá que acompanhar no site da organizadora as informações sobre a realização dessa prova. 
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da SABESP.
 
O edital completo e demais atualizações podem ser encontrados no site da organizadora.

Prefeitura de Serra - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, lançou edital n° 001/2013 de processo seletivo, destinado a contratação de 92 Guarda-Vidas (nível médio), além de visar a formação de cadastro reserva. O salário é de R$ 778, acrescidos de auxílio alimentação no valor de R$ 250, por carga horária de 40 horas semanais. 
 
A inscrição será admitida de forma presencial, por meio do Formulário de Inscrição disponibilizado aos interessados que comparecerem no Departamento de Segurança Patrimonial da SEDES, sito na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe, Serra - ES, no período de 11 a 14 de novembro de 2013. 
 
O processo seletivo consistirá na avaliação das inscrições, teste de aptidão física e Curso de Formação Profissional em Socorro Aquático: Guarda-Vidas. Segundo o edital, o resultado final será publicado no dia 20 de novembro deste ano, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra e no www.serra.es.gov.br, no link concursos e processos seletivos. 

Concurso Prefeitura de Coronel Martins - SC

A Prefeitura de Coronel Martins, no estado de Santa Catarina, publicou edital nº. 001/2013 para realização de concurso público. O certame será realizado pelo Instituto INCAPEL e visa a admissão de 41 servidores em caráter permanentes, com exigência de escolaridade de ensino fundamental, médio e superior.
 
Os aprovados receberão subsídios que variam entre R$ 776,00 a R$ 6.700,00, com carga horária de 10, 20, 36 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Monitor Desportivo, Motorista, Médico, Veterinário, Operador de Máquinas, Pedreiro, Psicólogo, Servente, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no site www.incapel.com.br, com início no dia 07 de novembro e término no dia 06 de dezembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00, 35,00, 45,00 e 55,00;
Nível médio: R$ 40,00, 60,00 e 90,00;
Nível superior: R$ 50,00, 80,00, 140,00, 160,00 e 220,00.
 
Provas
O concurso será composto de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 22 de dezembro de 2013, das 8h30min às 11h30min, no Grupo Escolar Municipal Monteiro Lobato, situada à Rua Glória, nº 07, centro, no município de Coronel Martins/SC.
 
Os candidatos às provas práticas aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas deverão se fazer presentes junto ao Parque de Máquinas do Município de Coronel Martins, Rua Aires, Centro – Garagem da Prefeitura – Coronel Martins/SC, até no máximo às 12h da mesma data da prova objetiva.
 
O gabarito preliminar será publicado provavelmente no dia 23 de dezembro de 2013 no mural da Prefeitura de Coronel Martins e nos sites www.coronelmartins.sc.gov.br/www.incapel.com.br.
 
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de Corupá - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Corupá, no estado de Santa Catarina, disponibilizou o edital nº 05/2013 de processo seletivo, para formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 10.318,50, mais adicional de auxílio alimentação, cujos valores serão diferenciados, a depender da carga horária do futuro contratado.
 
Cargos: Médico (Pediatra e ESF), Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Professor, Auxiliar de Setor, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Comunitário, Instrutor de Música, Auxiliar Administrativo, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Trabalhador Braçal, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Motorista, Operador de Máquina (patrola) e Operador de Escavadeira Hidráulica.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 5 de dezembro de 2013, no horário das 8 às 12 horas, nas diversas Secretarias do Poder Executivo do Município de Corupá.
 
Documentação a ser apresenta e/ou entregue no ato da inscrição:
  • Fotocópia da Cédula de Identidade (frente e verso);
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia do Comprovante de Residência (Conta de água, Telefone ou Luz), ou o candidato deverá apresentar como prova para comprovar a residência;
  • Fotocópia do Comprovante de Escolaridade;
  • Declaração de tempo de serviço para os cargos de ensino superior e de professor, até 30 de setembro de 2013.
  • O certame será constituído de prova objetiva, prática, comprovação de escolaridade e declaração do tempo de serviço.
  • As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 12 de dezembro de 2013, na Escola Aluísio Carvalho de Oliveira e na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Para os cargos de Médico Pediatra, Médico de ESF, Assistente Social, Fisioterapeuta e Fonoaudióloga e Professor, não haverá prova prática e escrita. A classificação será pela comprovação de escolaridade e declaração do tempo de serviço, até 30 de setembro de 2013, entregues no ato da inscrição.
 
A lista com os nomes dos aprovados serão afixadas no mural da Prefeitura, a partir do dia 18 de dezembro de 2013 e nas Secretaria Municipal de Infra Estrutura/Secretaria Municipal de Educação.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano.
 
O edital na íntegra encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 06 de novembro de 2013, pág.  a 64.

Concurso UNITAU - SP

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em São Paulo, através da empresa EPTS - Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços, publicou edital de concurso público R-N° 002/2013, destinado ao provimento de 34 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 742,43 a R$ 2.501,43.
 
As oportunidades são para os cargos de ajudante de campo, apontador, auxiliar administrativo, auxiliar de bibliotecário, caixa, editor de vídeo, editor gráfico, eletricista I e II, encanador, fotógrafo, motorista e demais cargos.

As inscrições serão feitas somente via internet, no site www.epts.com.br, no período entre 18 de novembro e 08 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 125,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova será aplicada provavelmente no dia 05 de janeiro de 2014, às 09 horas, no Departamento de ECA (Economia, Contabilidade e Administração) da Unitau, na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 - portão 2 (acesso pela Rua 4 de Março, prédio próximo à Reitoria e ao lado do Departamento de Engenharia Civil).

O concurso terá validade de dois anos a contar da data da publicação de sua homologação, no jornal oficial da Universidade, prorrogável por igual prazo, através da Administração Superior.

Prefeitura de Nova Trento - SC publica edital de processo seletivo

Publicado edital nº. 07/2013 para realização de processo seletivo no município de Nova Trento, em Santa Catarina. A seleção permitirá a contratação temporária de Professores, para atuação na Educação Básica – Educação Infantil – área IV, Ensino Fundamental – área I (1º ao 5º ano) e área II (6º ao 9° ano) na rede pública municipal de ensino para o ano letivo de 2014. OS aprovados receberão subsídios de até R$ 2.038,92.
 
As inscrições serão recebidas no período de 14 a 22 de novembro de 2013, das 13h30 às 18h30, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Esportes – Prédio da Prefeitura Municipal, situada à Rua Santo Inácio – Praça Del Comune, nº 126, na cidade de Nova Trento.
 
No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Ficha cadastral e a ficha de inscrição;
  • Carteira de identidade (original e fotocópia);
  • Diploma de curso superior de licenciatura plena, ou carteira do MEC, ou Histórico Escolar ( original e fotocópia);
  • Diploma ou certificado de curso de pós graduação (original e fotocópia);
  • Carteira de Registro no Conselho Regional de Edc Física- CREF (original e fotocópia);
  • Atestado de frequência em curso superior de licenciatura plena compatível com a área de atuação ou disciplina que pretende atuar;
  • Diploma ou histórico escolar do Curso do Magistério (original e fotocópia);
  • Diploma de Curso superior ou respectivo histórico escolar em qualquer área do conhecimento (original e fotocópia);
  • Atestado de tempo de serviço no magistério expresso em anos, meses e dias, contabilizados até dia 30 de outubro de 2013 com os respectivos períodos, expedidos pelos órgãos competentes;
  • Curso de Capacitação/Aperfeiçoamento e/ou atualização na área da educação ou disciplina que pretende atuar.
O processo seletivo será realizado por meio de prova de títulos.
 
O resultado oficial será publicado na data provável de 06 de dezembro de 2013, no mural da Secretaria Municipal de Educação e Esporte do município, e no site oficial da Prefeitura de Nova Trento.
 
A validade do processo seletivo será 12 meses.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 06 de novembro de 2013, pág. 180 a 182.

Prefeitura de Divinópolis - MG promove processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Divinópolis, divulgou edital nº. 064/2013 de processo seletivo. A seleção oferece 01 vaga para profissional Médico Especialista em Infectologia, para atuar no SAE. A jornada de trabalho do aprovado contratado será de 20 horas semanais, com remuneração de até R$ 2.170,37 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
As inscrições serão realizadas do dia 07 a 14 de novembro de 2013, no horário das 13:00 às 17:00, na Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua Minas Gerais, n. 900, Centro, na cidade de Divinópolis/MG, no setor de Recursos Humanos.
 
O processo seletivo constará de  avaliação de títulos, de caráter classificatório.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 06 de novembro de 2013, pág. 18 a 20.

Concurso Fundação Universidade de Brasília - FUB

A Fundação Universidade de Brasília (FUB), lançou os extratos do edital n° 211, 213, 214, 215 e 219/2013, de 1º de novembro de 2013 de concurso público, destinados ao preenchimento de vagas no cargo de Professor Adjunto, Auxiliar e formação de cadastro reserva para a classe de Assistente.

Os profissionais selecionados desempenharão suas atividades na Faculdade de Medicina, na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Administração da Educação: Políticas, Gestão e Avaliação da Educação,  em regime de Dedicação Exclusiva, com vencimento de até R$ 8.049,77.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 11 de novembro a 6 de dezembro de 2013, exclusivamente pelo site www.cespe.unb.br/concursos/docentesunb. A taxa varia de R$ 136,66 e R$ 201,24.
 
Os candidatos que tiverem suas inscrições deferidas, serão avaliados mediante Provas Escrita; Oral; Didática e de Títulos.
 
O prazo de validade do concurso será de 1 ano a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.