Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira a assinatura de um acordo da multinacional Merck com um grupo de laboratórios para produzir no país seis remédios biológicas contra o câncer e a artrites.
Os remédios Rituximabe, Bevacizumabe, Cetuximabe, Trastuzumabe (para diferentes tipos de câncer), Etanercepte e Infliximabe (para tratamento de artrite) serão fabricados no Brasil a partir de 2014 pelos institutos públicos Fiocruz e IVB e pela empresa Bionovis, que é integrada por quatro grandes laboratórios privados: Aché, EMS, União Química e Hypermarcas.
O acordo assinado hoje prevê um investimento de R$ 500 milhões na construção da fábrica de produção, no desenvolvimento de produtos e na transferência de tecnologia, segundo um comunicado do Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, citado no comunicado, afirmou que o acordo permitirá ao Brasil fazer "uma grande economia" na importação de remédios.
A Binovis pretende investir cerca de R$ 1 bilhão na produção de remédios biológicos nos próximos cinco anos, segundo a nota.
Efe/R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário