Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vasos sanguíneos são criados a partir de gordura de lipoaspiração

Segundo um novo estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), é possível crescer vasos sanguíneos usando células-tronco de gordura, retiradas através de lipoaspiração, um procedimento cirúrgico que remove depósitos de gordura abaixo da pele.

Pesquisadores afirmaram que milhões de pessoas no mundo todo passam anualmente por cirurgias cardíacas. Muitos pacientes de doenças cardíacas precisam de substituições de pequenos vasos sanguíneos ou enxertos para restaurar a função de artérias danificadas.

Porém, os enxertos de vasos sanguíneos atuais vêm de outras partes do corpo ou de materiais sintéticos, e podem causar inúmeros problemas às pessoas. “Os atuais enxertos de pequeno diâmetro carregam um risco inerente de coagulação, de serem rejeitados, ou de não funcionem normalmente”, disse o pesquisador Matthias Nollert.

Por isso, o uso de vasos sanguíneos derivados da gordura poderia ser mais seguro, além da ampla disponibilidade (em uma lipoaspiração, médicos retiram centenas de mililitros de células de gordura que podem ser utilizados para gerar os vasos sanguíneos).

Mas porque usar gordura da lipoaspiração? Não existem outros jeitos de se conseguir células-tronco? Segundo os pesquisadores, apesar de ser mais comum retirar células-tronco da medula óssea, esse procedimento é muito invasivo, portanto, a lipoaspiração pode ter ser uma alternativa interessante para pacientes mais velhos ou debilitados.

A pesquisa
No experimento, cientistas retiraram células-tronco adultas da gordura extraída durante lipoaspiração.
Essas células estaminais foram cultivadas em células musculares lisas, e, em seguida, as células de músculo foram “semeadas”, ou colocadas sobre uma folha fina de membrana amniótica, derivada de tecido placentário.

À medida que as células-tronco se multiplicaram, os pesquisadores enrolaram as membranas em tubos minúsculos com o mesmo diâmetro dos vasos sanguíneos pequenos. Depois de três a quatro semanas, os tubos se tornaram vasos sanguíneos utilizáveis.

Essa técnica é relativamente nova, mas já foi usada outras vezes. Por exemplo, o grupo Bonus BioGroup já usou células-tronco derivadas de tecido adiposo (gordura) para construir ossos (com o objetivo de criar enxertos ósseos que substituíssem ossos danificados em pacientes).

Segundo os cientistas, os vasos sanguíneos têm boas propriedades mecânicas e devem se contratar normalmente quando expostos a hormônios. Eles também parecem evitar o acúmulo de plaquetas no sangue, um componente que provoca o estreitamento das artérias.

Testes com os vasos sanguíneos em animais devem acontecer dentro de seis meses.

Fonte Hypescience

Risco de morte por parada cardíaca é três vezes menor durante exercício físico

Cerca de metade das vítimas que se exercitavam no momento em que tiveram um ataque cardíaco sobreviveram, revela pesquisa

Pessoas que sofrem parada cardíaca durante o exercício físico têm três vezes mais chances de sobreviver, de acordo com estudo apresentado no Congresso European Society of Cardiology.

A pesquisa revela que quase metade das vítimas que se exercitavam no momento em que tiveram um ataque cardíaco sobreviveram, em comparação com 15% das que não estavam praticando atividade física.

O estudo analisou dados sobre todas as paradas cardíacas que aconteceram fora do hospital em Amsterdã entre 2006 e 2009.

Ao todo, 145 dos 2.517 ataques, 6% do total, aconteceu durante ou na hora de fazer exercícios físicos.

Os exercícios mais comuns registrados foram andar de bicicleta, jogar tênis e natação, com apenas sete vítimas com idade superior a 35 anos.

As taxas de sobrevivência durante os exercícios foram de 45% em comparação com 15% entre as pessoas com parada cardíaca enquanto não estavam se exercitando.

"Boa saúde física é um fator de sobrevivência para as vítimas de parada cardíaca durante o exercício físico, mas eles também são mais propensos a sofrer o ataque em ambientes públicos, levando à reanimação mais rápida", conclui o líder da pesquisa Arend Mosterd, do Meander Medical Centre, na Holanda.

Fonte isaude.net

Remoção total do rim aumenta risco de disfunção sexual em homens

Cirurgia total pode impactar negativamente a função erétil enquanto a remoção parcial do órgão pode proteger a função sexual

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram, pela primeira vez, uma ligação entre a remoção total do rim (nefrectomia) e a disfunção erétil.

A pesquisa sugere que a cirurgia para a remoção do rim pode impactar negativamente a função erétil enquanto a remoção parcial do órgão pode proteger a função sexual.

A equipe de pesquisa avaliou dois grupos de homens, totalizando 432 pacientes, que foram submetidos a cirurgia para carcinoma de células renais. Um grupo foi submetido a remoção completa do rim, enquanto o outro removeram apenas uma parte do rim.

A função sexual foi medida no pré e pós-operatório por meio de um questionário de saúde sexual conhecido como o Índice Internacional de Função Erétil.

"O que estamos vendo é um efeito dramático. Aproximadamente seis anos após a cirurgia, os pacientes que tiveram uma nefrectomia total tinham 3,5 vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil em comparação com aqueles que tiveram remoção parcial", afirma o pesquisador Ithaar Derweesh.

Pesquisas anteriores mostraram que a remoção renal total também pode aumentar o risco de doenças metabólicas e diminuir significativamente a qualidade de vida.

Segundo os pesquisadores, é necessária mais investigação para prevenir a disfunção erétil em pacientes e prever sua ocorrência potencial.

Fonte isaude.net

Eletrodo desenvolvido no país reduz até quatro vezes custo de exame da retina

Versão nacional permite avaliar respostas elétricas da retina a estímulos luminosos e ajuda no diagnóstico de doenças oculares

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolveram a versão nacional de um eletrodo usado na eletrorretinografia (ERG), exame que permite avaliar respostas elétricas da retina a estímulos luminosos e ajuda no diagnóstico de doenças oculares.

Os resultados do trabalho foram apresentados durante a 27ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), realizada em Águas de Lindoia entre os dias 22 e 25 de agosto.

" O Brasil atualmente importa esses eletrodos, que são descartáveis e custam entre US$ 30 e US$ 40 cada. Desenvolvemos um produto similar, mas com preço quatro vezes menor" , contou Adriana Berezovsky, coordenadora da pesquisa financiada pela FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.

O eletrodo tem cerca de 3 centímetros e, como a versão importada, é feito de fibra de tecido com um filamento de prata. Durante a realização do exame, é introduzido no saco conjuntival da pálpebra inferior e permite captar os sinais elétricos emitidos pelas células da retina em resposta aos estímulos luminosos disparados pelo aparelho de ERG.

" Não há necessidade de anestesia. O paciente sente apenas um leve incômodo durante a colocação" , afirmou Berezovsky.

A retina humana possui dois tipos de fotorreceptores, que são células responsáveis por captar a luz e retransmitir o impulso elétrico para outras células e para o nervo óptico.

" Os bastonetes são responsáveis pela visão noturna e os cones, pela diurna. Mas algumas doenças causam a morte dessas células. Isso pode levar, por exemplo, à cegueira noturna ou à perda de visão periférica" , explicou a pesquisadora.

O ERG permite avaliar o funcionamento dos cones e dos bastonetes e, segundo Berezovsky, pode ajudar o oftalmologista a identificar problemas que, muitas vezes, precedem alterações perceptíveis no exame de fundo de olho, no qual o médico visualiza as estruturas que formam a retina.

Validação
Os pesquisadores testaram o eletrodo nacional em um grupo de 50 voluntários saudáveis e compararam os resultados com o de exames feitos com o equivalente importado. O desempenho de ambos foi similar. Os dados foram publicados nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, em 2008.

No ano seguinte, com auxílio da FAPESP por meio do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec), a equipe entrou com pedido para patentear o eletrodo, que ainda está pendente.

Desde então, os pesquisadores têm comparado o desempenho da versão nacional e da importada em voluntários com doenças na retina. " Já testamos em cerca de 50 pacientes e tivemos bons resultados, mas ainda precisamos ampliar a amostra" , disse Berezovsky.

Os estudos têm sido feitos com doenças hereditárias como retinose pigmentária, distrofia de cones e doença de Stargardt. Os resultados preliminares foram apresentados no congresso da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), o mais importante da área.

O eletrodo também tem sido testado para uso veterinário. O funcionamento da versão nacional foi comparado com o da versão importada em dez cães saudáveis da raça yorkshire terrier, com resultados parecidos.

" Os dados já foram submetidos para publicação em revista internacional. Agora pretendemos testar o eletrodo em cães com doenças na retina" , disse Berezovsky.

A equipe pretende também aperfeiçoar o modelo desenvolvido no Brasil. " Estamos estudando o tamanho e o material, para melhor adequar o eletrodo às necessidades do país" , disse.

Fonte isaude.net

"Cateter inteligente" libera substância que interrompe infecção bacteriana

Dispositivo que detecta mudanças no pH do organismo pode ser usado tanto em cateteres de vasos sanguíneos quanto de trato urinário

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um "cateter inteligente" que detecta o início de uma infecção e, automaticamente, libera uma substância antibacteriana.

O dispositivo tem potencial para ser usado tanto em cateteres em vasos sanguíneos como no trato urinário.

"As infecções do trato urinário, por exemplo, são a fonte mais comum de infecções adquiridas em hospitais e clínicas. Nosso cateter inteligente está sendo desenvolvido em resposta a essa necessidade", afirma o pesquisador Dipankar Koley.

As infecções bacterianas podem começar na superfície de cateteres inseridos em vasos sanguíneos para fornecer medicamentos e no trato urinário de pacientes para drenar a urina.

Catateres que combatem infecções já existem e trabalham liberando substância antibiótica. No entanto, os pesquisadores afirmam que estes não são "inteligentes". Eles liberam as substâncias de forma contínua, e, assim, logo se esgotam e perdem seu efeito antibiótico.

Os novos cateteres inteligentes sentem o início de uma infecção e só então liberam seu conteúdo antibiótico, o óxido nítrico (NO). Em experiências de laboratório com duração de 7 dias, cateteres em teste continuaram a liberar NO enquanto havia infecção e os cientistas acreditam que essa liberação pode ser estendida para semanas.

O novo dispositivo por meio da detecção de alterações químicas no pH do ambiente ao redor do cateter. Certas alterações sinalizam o ponto crítico quando as bactérias formaram uma película pegajosa no cateter e seus números aumentam ao ponto em que uma infecção começa. Nesse ponto, o cateter se "liga" e liberta NO, o que perturba as películas bacterianas e interrompe a infecção. Em seguida, ele se "desliga", preservando suas reservas de NO.



Video streaming by Ustream

Fonte isaude.net

Creme que promete restaurar sensação de virgindade é lançado na Índia

Produto que afirma ser capaz de 'estreitar a vagina' gera polêmica entre médicos e grupos feministas no país

Uma empresa da Índia anunciou o lançamento de um creme capaz de ' estreitar a vagina' . O produto, que recebeu o nome de 18 Again afirma fazer a mulher se sentir novamente ''como uma virgem''.

A empresa Ultratech ressalta que o produto oferece poder às mulheres, mas os críticos dizem que ele faz exatamente o contrário, segundo informações da BBC.

Again é o primeiro creme de seu tipo vendido na Índia, cremes semelhantes já estão disponíveis em outras partes do mundo, como nos EUA, e preenche uma lacuna no mercado.

O proprietário da empresa Ultratech, Rishi Bhatia, afirma que o creme, que está sendo vendido por cerca de US $ 44, contém ingredientes naturais, incluindo pó de ouro, aloe vera, amêndoa e romã, e foi clinicamente testado.

"É um produto único e revolucionário, que também trabalha para a construção de confiança interior de uma mulher e aumenta sua autoestima. O objetivo do produto é fornecer autonomia às mulheres", afirma Bhatia.

De acordo com Bhatia, o produto não restaura a virgindade de uma mulher, mas sim as emoções de ser virgem. "Estamos apenas dizendo, 'se sinta como uma virgem' , é uma metáfora. O produto tenta trazer de volta a sensação de quando uma mulher tinha 18 anos", explica.

No entanto, a estratégia da empresa de publicidade tem atraído críticas de alguns médicos, grupos de mulheres e usuários de mídia social, que dizem que o produto reforça a opinião generalizada na Índia que sexo antes do casamento é algo a ser desaprovado, um tabu que ainda é visto como algo pecaminoso por alguns.

"Esse tipo de creme é um total absurdo, e poderia dar a algumas mulheres um complexo de inferioridade", afirma Annie Raja da Federação Nacional de Mulheres Indianas, que luta pelos direitos das mulheres no país.

Segundo ela, em vez de fortalecer as mulheres, o creme tem o efeito oposto, ao reafirmar a visão patriarcal de muitos na Índia, a noção de que todas mulheres querem permanecer virgens até o dia do casamento.

''É direito de uma mulher ter relações sexuais com um homem, mas a sociedade aqui diz que elas não devem fazê-lo até se tornarem noivas', explica Raja.

O proprietário da Ultratech afirma que a polêmica em torno do 18 Again não tem motivo. "Os homens têm à sua disposição tantos produtos que eles podem usar para realçar o seu prazer sexual, isso representa apenas colocar a intensificação do prazer sexual nas mãos das mulheres'', conclui Bhatia.


Fonte isaude.net

Logística tá na moda

Por Mayuli Lurbe Fonseca

O Brasil pode comemorar uma boa notícia: o governo ouviu os empresários para propor um choque na infraestrutura. O pacote de concessões em rodovias e ferrovias, anunciado pela Presidenta Dilma, reabre o debate sobre o modelo de parceria entre o setor público e a iniciativa privada. Confiamos que os desdobramentos dessa decisão possam impactar em outros setores onde a logística é essencial para a qualidade do serviço publico e privado.

A escala do país e a complexidade da logística de escoamento da produção são exemplos dos desafios que o setor de logística vem enfrentando, cuja superação exige articulação entre todos os setores. Na gestão hospitalar, área onde atuo, a especialização faz toda a diferença. Com possibilidade de redução de custos de 30%, em média.

Investir na inovação, na manutenção de um quadro de profissionais altamente especializados, na adoção de tecnologia de ponta, na infraestrutura e promover avaliação constante das melhores práticas nacionais e internacionais são exigências do mercado que o setor público dificilmente consegue acompanhar. Mas a parceria entre empresas e os governos pode preencher tais lacunas. Com mais chance de sucesso.

Assim como no setor produtivo, no setor de saúde a falta de uma boa logística cria problemas para governantes e gestores no geral. Problemas como a falta de remédios nos hospitais públicos, medicamentos vencidos, desvios e estoques mal administrados que resultam em prejuízo para a imagem institucional. Além do desgaste para os governos e desperdício de dinheiro público. Logística na gestão de saúde é garantia de melhor tratamento, pois o paciente recebe o remédio prescrito, na dosagem certa, na hora certa.

Hoje, as estruturas de atendimento à saúde, tais como clínicas, pronto-socorros e hospitais, têm diferentes necessidades para o atendimento e cuidado aos seus pacientes. Assim como as soluções e o nível de complexidade, únicos a cada instituição. Quando desenhamos projetos de gestão de fluxo de materiais, é necessário levar em conta essas diferenças criando um atendimento personalizado a cada cliente do setor público e privado, compartilhando o conhecimento e a cultura da gestão competitiva do mercado. Ou seja, otimizar os processos para minimizar custos e aumentar a qualidade do atendimento, levando em conta os investimentos necessários à informatização, treinamento, infraestrutura e a flexibilização para expandir os serviços.

O país acordou para a logística com nova a rota das privatizações. Se o choque na infraestrutura produzir bons resultados, mais brasileiros poderão se familiarizar com a palavra “logística”, um ingrediente que faz toda a diferença na receita do serviço público de qualidade. Que ela seja cada vez mais incorporada ao vocabulário da gestão pública. Quem ganha com isso é o cidadão.

Fonte SaudeWeb

Planos de Saúde apostam em PMEs

Responsável por medir as taxas de empreendedorismo mundial, o estudo Global Entrepreneurship destacou que nos últimos anos o brasileiro passou a investir mais na abertura de novos negócios. De acordo com a pesquisa, o Brasil é o terceiro no mundo em números de empresas, atrás apenas da China e Estados Unidos, e ocupa o nono lugar no ranking de localidades com maior número de pessoas que abrem negócios no mundo.
 
Com 27 milhões de pessoas envolvidas em um negócio próprio, essa realidade aponta que as pequenas e médias empresas (PMEs) vivem um momento de profissionalização e busca pela competitividade e permanência no mercado.
 
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que essas companhias representam em média 20% do PIB brasileiro e são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no Brasil. A maior parte dos negócios locais estão na região sudeste, com quase três milhões de empresas e o setor preferencial é o comércio, seguido de serviços, indústria e construção civil.
 
Desde o início desta década, a participação das PMEs vem obtendo mais destaque. No primeiro semestre de 2010, a receita real registrou um aumento de 10,7% comparado ao mesmo período de 2009. De acordo com o estudo, este indicador aponta que esses empreendimentos superam o ritmo de crescimento da economia brasileira.
 
Atento ao crescimento e consolidação deste nicho de mercado, o setor suplementar brasileiro vê neste segmento uma rica fatia de consumidores para oferecer planos de saúde. “As empresas estão com foco nesta área e brigando por ela, pois há uma diretriz de que passem a atuar mais com planos empresariais para pequenas e médias empresas. Além disso, os empregadores estão mais interessados em cuidar do bem-estar de seus funcionários”, afirma o sócio gerente da Contatto Consultoria, João Júnior.
 
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que os planos coletivos com menos de 30 vidas representam 86,25% dos contratos de planos do País. Somando aproximadamente dois milhões de usuários, o que representa 11,73% do total de beneficiários.
 
Desde o ano de 2005, a Bradesco Saúde tem se dedicado apenas à comercialização de planos coletivos. “O Brasil é o país latino-americano no qual as empresas oferecem mais benefícios aos funcionários e o plano de saúde é o segundo item mais desejado pelo consumidor brasileiro”, afirma o diretor técnico e operacional da Bradesco Saúde, Flávio Bitter. Fatores como esse foram importantes para que a operadora direcionasse sua atuação para atender às empresas.
 
A SulAmérica também atuante apenas no nicho empresarial enxerga o ramo de pequenas e médias empresas como um foco de muitas oportunidades. “O número de PMEs aumenta anualmente. Além disso, a preocupação pela retenção de funcionários não está mais condicionada apenas as grandes corporações. E cada vez mais, o plano de saúde torna-se um aliado dessas companhias”, explica o diretor técnico e de produtos da SulAmérica Saúde, Maurício Lopes.
 
O motivo principal para que as operadoras optem por planos coletivos é o fato de praticamente não haver regras para esta modalidade. De acordo com João Júnior, vale o que estiver no contrato da operadora com a empresa, sindicato, associação ou cooperativa. “O contrato não se submete aos limites de aumento estipulados pela ANS. E os rejustes são estabelecidos por meio de negociação entre as partes, possibilitando que a rescisão do documento seja feita unilateralmente pelas operadoras”.
 
Ele complementa ao dizer que, em consonância com esta tendência, para os consumidores esses planos também são mais interessantes porque são vendidos por preços mais baixos do que os planos individuais.
 
Planos corporativos, clientes autônomos
Em junho de 2012, a carteira de pequenas e médias empresas da Bradesco Saúde (Segmento de Seguro para Pequenos Grupos “SPG” – que compreende de 04 a 99 vidas) atingiu o número de 520 mil vidas. Mostrando um crescimento de 35,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
 
Já a SulAmérica, registrou no primeiro trimestre deste ano mais de 280 mil beneficiários de planos de saúde na categoria PME. E alcançou um crescimento de 21,1% no número de beneficiários, em comparação com o primeiro trimestre de 2011. Sozinho este segmento representa 17,3 % dos prêmios de saúde, informa Lopes.
 
O que tem acontecido, de acordo com João Júnior é que, diante das facilidades apresentadas por estes planos, os profissionais liberais estão optando pelo corporativo ao invés do familiar. “Se ele for comprar um plano familiar vai pagar mais alto que o empresarial. E para a operadora é mais vantajoso oferecer um plano empresarial, uma vez que as pessoas estão vivendo mais e utilizando com mais frequências os serviços de saúde suplementar. Com o passar do tempo, os pacotes familiares vão trazer prejuízos para as empresas de saúde suplementar”.
 
Com os planos empresariais é mais fácil para as operadoras oferecerem promoção e prevenção de saúde para os beneficiários, pois é possível direcionar os cuidados para um nicho específico dentro de uma companhia. Lopes conta que a SulAmérica possui opções voltadas para o tratamento de doenças crônicas. Ele conta que como as companhia têm o interesse de cuidar da saúde de seus funcionários, a operadora responde a essa demanda elaborando ações para estimular a qualidade de vida destes funcionários.
 
“No futuro, se compararmos uma operadora A com um milhão de vidas atuando em planos particulares e uma B atuando com um milhão de vidas em planos corporativos, daqui a 15 anos, a A terá problemas de sustentabilidade nos negócios, enquanto a B não, pois tem a possibilidade de fazer mais manobras do que a outra”, conta João Júnior.
 
O superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), Luiz Augusto Carneiro, completa, ao dizer, que nos planos coletivos empresariais é mais fácil implantar programas como esses, pois são grupos fechados e com menor rotatividade. “Grande parte dos clientes que fazem planos individuais saem no primeiro ano por não utilizarem ou por não conseguirem pagar. Nos planos coletivos, essa desistência é menor”.

Diferencial
Ainda que o segmento de pequenas e médias empresas tenha começado a crescer no início da década, os planos direcionados para este público existem desde a década de 90, antes mesmo da criação da ANS. No geral, não existem muitas diferenças de benefícios como rede credenciada e facilidades entre estes pacotes e os direcionados para as grandes empresas.
 
O diretor técnico e de produtos da SulAmérica Saúde afirma que a operadora possui uma rede de reembolso no Brasil e exterior adequada ao plano do contratado, com preços regionalizados. A empresa instituiu esse serviço devido aos diferentes perfis de clientes que possui.

Bitter fala que a Bradesco Saúde oferece a possibilidade de reembolso de procedimentos, reemissão em caso de falecimento do titular e assistência pessoal. Bem como produtos de abrangência nacional e outros com atendimento regionalizado.
 
Na cola das operadoras
Com mais de 70% de beneficiários nos planos coletivos, a ANS quer regular os reajustes em planos desse segmento com menos de 30 beneficiários. Por isso, a Agência criou uma proposta para mudar as regras de reajustes destes planos. “O objetivo é fazer com que cada operadora tenha um único percentual de reajuste para toda a sua carteira de planos independente da região”, diz Carneiro.

Ele alerta para o fato de que essa iniciativa pode engessar o mercado levando a uma desmotivação do setor e possível diminuição dos planos de saúde. Diante desta realidade, o executivo alerta que as operadoras têm de ser transparentes no momento de apresentar o reajuste e explicar o motivo das mudanças nos custos. “Deve-se entregar mais informações para que a empresa se sinta segura e não pense que os planos de saúde são caixas pretas.”
 
A agência está fazendo uma consulta pública que iniciou no dia 1º de agosto e vai até o dia (30/08), para fixar as regras sobre o cálculo dos reajustes. As sugestões à proposta de Resolução Normativa podem ser encaminhadas por meio do site da ANS.
 
Carneiro mostra-se preocupado em relação ao futuro das operadoras. E alerta que é preciso que as operadoras incentivem seus funcionários a economizarem enquanto são jovens para ter dinheiro para gastar com saúde no futuro. “A população de idosos mais do que triplica enquanto a de jovens vai diminuir. Esse fenômeno deve ser observado com cuidado”. Ele encerra ao dizer que a melhor forma de se preparar para as próximas décadas é poupar e investir na própria saúde.
 
 
PMES EM NÚMEROS


• Representam cerca de 20% do PIB brasileiro
 
• Cerca de 60% dos 94 milhões de empregados brasileiros trabalham em PMEs
 
• Planos coletivos com menos de 30 vidas correspondem à 86,25% dos contratos de planos de saúde no País
 
• As PMEs são responsáveis por 520 mil vidas na carteira da Bradesco Saúde.
 
• na Sul América, as pequenas e micro empresas representam 280 mil beneficiários
 
Fonte SaudeWeb

Anvisa alerta para surto de botulismo

Surto de botulismo sendo investigada pelo Estado de São Paulo. Quatro pessoas de uma mesma família, moradoras da Cidade de Nova Canaã Paulista, desenvolveram quadro compatível com a doença

A Anvisa e o Ministério da Saúde informam que há uma suspeita de surto de botulismo sendo investigada pelo Estado de São Paulo. Quatro pessoas de uma mesma família, moradoras da Cidade de Nova Canaã Paulista, desenvolveram quadro compatível com a doença e já foram tratadas com o soro específico.

Os lotes dos alimentos relacionados aos casos já foram interditados pela vigilância sanitária de São Paulo e estão especificados abaixo.

A Anvisa alerta que os lotes desses produtos não devem ser consumidos, enquanto a investigação não for concluída.

Lotes dos produtos suspeitos

- Milho Verde em Conserva, marca Quero, Validade 07/2014, Lote 300437, produzido por Coniexpress S.A. Indústria Alimentícia, CNPJ 50955707/0001-72, situada a Rodovia GO 080, Km 26, Nerópolis, GO

- Mortadela Estrela, Fabricada em 16/07/2012, Validade 13/10/2012, Lote 160712, produzido pelo Matadouro Frigorífico Frigoestrela, CNPJ 52645009/0011-25, situado na Chácara Aparecida s/n, Bloco A, Zona Rural, Estrela D´Oeste, SP.

Medidas
A Vigilância do Estado de Goiás e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram contatados a fim de proceder à fiscalização das unidades fabris responsáveis pela produção dos produtos investigados e informar o mapa de distribuição dos mesmos.

A Anvisa manterá os consumidores informados sobre a evolução das investigações e adotará as medidas necessárias caso novas evidências e fatos sejam identificados.

Botulismo
O botulismo é uma doença não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e se caracteriza clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais. A enfermidade pode ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada.

Fonte SAudeWeb

Para onde querem levar a profissão médica?

Por *Antonio Celso Nunes Nassif

"É uma verdadeira “festa política”, equivocada e desastrosa, apenas para atender ao desejo do Planalto que quer, porque quer mais 4.500 vagas em medicina"

“Não sois máquinas; homens é o que sois”.

(Charles Chaplin)

Certa vez, estava eu, em Salvador, na condição de presidente da AMB, prestigiando um movimento reivindicatório dos médicos estaduais, quando ao ser entrevistado por repórter local, me foi, por uma ela relatado, o seguinte diálogo: “Perguntei ao governador Nilo Coelho, se ele não estava preocupado com uma possível demissão em massa dos médicos”. Em resposta ele teria afirmado com ironia e desprezo: “para mim, médico é como sal: branco, barato e eu encontro em todo o lugar”. Eu preferi não responder naquele momento. O fato passou e o tempo também. Contudo, nos dias de hoje sou obrigado a refletir sobre o que ele disse, diante da triste realidade que atinge o ensino superior, preocupando-me sobremaneira com o que possa vir acontecer.

Nosso país conta, hoje, com 196 escolas médicas. Só neste século foram criados 93 cursos. Nove de uma vez no último dia 5. Outros 18 novos cursos foram autorizados para diversas IES federais, na dependência apenas de ato autorizativo do MEC, para iniciarem seus cursos. Ou seja, 27 novas faculdades autorizadas em apenas um dia. Ao

mesmo tempo, também se aumentava o número de vagas do primeiro ano (1.395 novas vagas) em diversas escolas federais, mais especificamente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

É uma verdadeira “festa política”, equivocada e desastrosa, apenas para atender ao desejo do Planalto que quer, porque quer mais 4.500 vagas em medicina.

Além do mais, 51 cursos médicos até agora autorizados a funcionar, precisam ainda submeter-se ao processo de reconhecimento, sem o que os diplomas por elas atribuídos não poderão ser registrados em CRM para o exercício legal da profissão.

Mais autorizações estão a caminho e, provavelmente, virão “enriquecer” o já tão comprometido cenário do ensino médico no Brasil.

Neste verdadeiro “festival de escolas médicas”, a Comissão de Ensino Médico do MEC presidida pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene, que durante três anos auxiliou, de forma honorífica, as decisões da SESu/MEC, sequer foi consultada, numa demonstração clara de descaso do Ministro da Educação para com seus membros.

A inafastável garantia de qualidade e a necessidade social dos novos cursos foi deixada de lado para que a meta determinada pela Presidenta Dilma seja alcançada.

É oportuno, portanto, citar mais uma vez, o ex-consultor da República, prof. Dr. Saulo Ramos, que no seu Parecer nº SR-78 enfatizou, em dois itens, o seguinte:

Item 33 “A educação, direito de todos e dever do Estado, não pode ser transformada, sobretudo nos cursos superiores, em simulacro diplomado. A sociedade deseja médico que saiba medicina, que se tenha preparado cientificamente para cuidar da saúde do povo e que não seja, pela precariedade do ensino improvisado na industrialização de diplomas, uma ameaça à vida do paciente assim como o advogado mal formado é ameaça ao patrimônio e á liberdade individual e o engenheiro, sem curso sério, é candidato a construir obras que desabarão”.

No item 34: ele arremata seu pensamento: “Não se pode permitir, isto sim, o desabamento da estrutura do ensino brasileiro, com a instalação de curso de medicina sem os mínimos recursos, sem hospital na região, sem corpo docente, sem bisturi. O dever do Estado é ministrar a educação e, no curso superior, assegurar o conhecimento científico que irá, efetivamente, beneficiar a comunidade. O simples diploma não cumpre essa finalidade,

antes, seria um estelionato contra a sociedade e uma grave lesão á teologia constitucional”.

Há que se impedir que, os que integram uma profissão tão digna quanto sublime se transformem em “mercadoria ou máquinas”… e menos ainda, em “sal”.

*Antonio Celso Nunes Nassif foi presidente da Associação Médica Brasileira e é membro da Comissão de Ensino Médico do MEC

Fonte SaudeWeb

Conselho Regional de Biologia da 6 Região - CRBio-6

O Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-6) realiza concurso para preenchimento de 16 vagas para Manaus/AM.

Inscrições:
De 2 de agosto a 6 de setembro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 45,00 a R$ 60,00

Cargos:
Ensino Médio - Agente Fiscal, Assistente Administrativo e Assistente Contábil;
Ensino Superior - Fiscal Biólogo;

Remuneração:
De R$ 1.100,00 a R$ 1.800,00.

Provas:
Prova objetiva: 23 de setembro

Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vaga para Agente Técnico de Assistência à Saúde

Inscrições:
De 27 de agosto a 6 de setembro, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, avenida Comendador Pereira Inácio, nº. 564, 2º andar, sala 213, Jardim Vergueiro, Sorocaba.

Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Farmacêutico.

Remuneração:
R$ 1.269,02

Provas:
Provas objetivas: 30 de setembro

Centro Especializado em Reabilitação - Cerapc/SP (II)

O Centro Especializado em Reabilitação "Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti", São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 2 vagas para Médico Pediatra

Inscrições:
De 9 a 29 de agosto na Gerência de Recursos Humanos, Núcleo de Seleção e Desenvolvimento, Rodovia Cândido Rego Chaves, km 3,5, Jundiapeba, Mogi das Cruzes

Remuneração:
R$ 1.117,58

Valor:
R$ 60,85.

Provas:
Provas objetivas: 16 de setembro

Centro Especializado em Reabilitação - Cerapc/SP

O Centro Especializado em Reabilitação (Cerapc) "Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti", Mogi das Cruzes, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vaga

Inscrições:
De 9 a 29 de agosto na Rod. Cândido Rego Chaves, km 3,5, Jundiapeba- Mogi das Cruzes

Cargo:
Médico - Clínica Médica

Remuneração:
R$ 1.117,58

Valor:
R$ 60,85.

Provas:
Haverá provas objetivas

Centro de Reabilitação de Casa Branca - SP

O Centro de Reabilitação de Casa Branca, São Paulo, realiza concurso para provimento de 1 vaga para Médico

Inscrições:
Entre 20 e 31 de agosto, no Centro de Reabilitação de Casa Branca, Rodovia SP 340, km 238, Zona Rural, Casa Branca

Valor:
R$ 60,85.

Área:
Clínica Médica.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Prova objetiva: 7 de outubro

Centro de Atenção Integral à Saúde - CAIS/SP

O Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) "Professor Cantídio de Moura" de Botucatu, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vaga

Inscrições:
De 28 de agosto a 6 de setembro no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Gerência de Recursos Humanos do CAIS (avenida José Ítalo Bacchi,s/n, Jardim Aeroporto ou pelo www.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Médico - Clínica Médica.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Haverá provas objetivas e de títulos em 23 ou 30 de setembro

AADF de Ourinhos (SP) abre processo seletivo

A Associação de Assistência ao Deficiente Físico - AADF, do Município de Ourinhos, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, publicou edital N° 01/2012 de processo seletivo, para contratação de enfermeiro, fisioterapeuta, médico clínico geral e técnico de enfermagem.
 
Haverá 09 vagas para profissionais de níveis técnico e superior, com salários variados de 1.300,00 a R$ 4.000,00, mais vale alimentação de R$ 82,35 e insalubridade de R$ 138,00 em carga horária de 20 e 30h semanais.

Os interessados poderão inscrever-se no período de 27 de agosto a 12 de setembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.omconsultoriacom.br. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 42,00 de acordo com o cargo escolhido.

A data, horário e local das provas serão divulgados pelo Diário Oficial do Município de www.omconsultoria.com.br e Ourinhos e pelos endereços eletrônicos: www.twitter.com/om_consultoria., com pelo menos, 5 dias de antecedência.

O Processo Seletivo terá a validade de 01 (um) ano.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Minas Gerais abre processo seletivo

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou 03 (três) editais N°s 556, 557 e 558/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 04 vagas para Professor Substituto no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional (Núcleo de Artes) e nas Faculdades de Letras e Medicina. Todos os cargos terão jornada de 40h semanais, mas os salários terão variação conforme a titulação do profissional - de R$ 1.711,80 a R$ 4.472,00.
 
As oportunidades são para as áreas de Artes Visuais/Audiovisual, Literatura Brasileira e Clínica Médica e destinadas a profissionais com graduação com licenciatura na área, mestrado ou doutorado e Residência em Clínica Médica, respectivamente.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 1º de setembro de 2012, na Secretaria Administrativa da Unidade, das 8h às 12h (Escola), das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30 (Faculdade de Letras) e das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h (Faculdade de Medicina).
 
A previsão é de que para os candidatos ao cargo do edital 556/2012 serão analisados por entrevista, análise curricular e apresentação de um relato escrito a ser realizado no dia da seleção, que está previsto para ocorrer um dia após o encerramento das inscrições. Já para os concorrentes do certame 557/2012, haverá prova de títulos e oral com arguição sobre o plano de curso da disciplina "Introdução à Literatura Brasileira" e análise curricular. Por fim, os participantes da seleção 558/2012, haverá apenas análise curricular e entrevista.
 
As seleções terão validade de 06 meses, prorrogáveis por igual período uma única vez.

Concurso Prefeitura de Acauã - PI

No Município de Acauã, Estado do Piauí, a Prefeitura liberou o edital retificado do concurso público nº 01/2011,. reabrindo o prazo para inscrições. Serão preenchidas 55 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração dos efetivados será de até R$ 3.750,00, para carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, motorista categoria C e D, vigilante, professor, médico do PSF, assessor jurídico na área social, operador de retro-escavadeira e enfermeiro do PSF.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, de 27 de agosto até o dia 27 de setembro de 2012.
 
Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:
-1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.
-2º etapa: Apresentação dos títulos, apenas para o cargo professor nível médio e superior com caráter classificatório.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Acauã - PI, com duração de 3 horas, prevista para o dia 04 de novembro de 2012, no horário de 09:00 às 12:00 h.
 
Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas e o gabarito oficial será divulgado em 19 de novembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Acauã - PI.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo - SP

A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, Estado do São Paulo, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 16 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 872,77 a R$ 1.916,65 em carga horária de 20 a 44h semanais. O concurso será organizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Mecânico (Máquinas e Veículos), Técnico em Enfermagem, Fonoaudiólogo, Fonoaudiólogo-Disfagia, Fisioterapeuta e Médico.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas até o dia 13 de setembro de 2012, através do site www.valedobandeirantes.com.br. As taxas variam de R$ 12,00 a R$ 22,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas serão realizadas na data prevista de 21 de outubro de 2012. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município http://www.santarosa.sp.gov.br/ e no site www.valedobandeirantes.com.br.

A validade do concurso público de 2 anos, prorrogável á critério da Administração, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Tambaú - SP

A Prefeitura de Tambaú, Estado de São Paulo, localizado a 260 km da Capital, lançou concurso público Nº. 01/2012 com o objetivo de preencher vagas no seu quadro de funcionários. São oferecidas 03 vagas de nível médio/técnico e superior com remuneração que varia entre R$ 1.334,73 e R$ 3.048,04.
 
Será reservada 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Técnico de Segurança, Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, através do site www.valedobandeirantes.com.br, no período de 10 a 17 de setembro de 2012.
 
A taxa de inscrição variam entre R$ 20,00 (cargos de nível médio/técnico) e R$ 30,00 (nível superior).
 
Provas
A prova objetiva será realizada na data provável de 20 de outubro de 2012, na Escola Municipal de Educação Básica “Dr, Ataliba Amadeu Seva, situada à rua Maestro Vitório Barbin, nº 09 - Centro, com inicio às 09:00.
 
Validade
A validade do concurso será de até 2 anos, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso MPOG 2012 - Analista Técnico de Políticas Sociais

Foi publicado o edital nº 35/2012, que divulga e estabelece as normas para realização do concurso público para seleção de Analistas Técnicos de Políticas Sociais, cargo integrante da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais. O certame oferece 825 vagas no cargo e a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas, Prova Discursiva e avaliação de Títulos.
 
As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Assistência Social (77 vagas), Educação (30), Gestão Social (248), Previdência (20) e Saúde (450 vagas), resguardadas as devidas proporções para os candidatos portadores de deficiências. A remuneração inicial do cargo pode chegar a até R$ 5.466,53 e o efetivado desenvolverá atribuições como: execução de atividades de assistência técnica em projetos e programas em diversas áreas (saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, entre outras), verificar, acompanhar e supervisionar os processos inerentes aos sistemas de saúde e outros programas sociais, além de outras atividades
 
Para participar, o candidato deve ter curso superior em qualquer área e idade mínima de 18 anos, além de preencher outros requisitos listados no edital.

Inscrição

A inscrição deverá ser efetuada na página da Escola de Administração Fazendária - ESAF (www.esaf.fazenda.gov.br), entre as 10 horas do dia 03 e as 23h59min do dia 16 de setembro de 2012, horário de Brasília-DF, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 100,00.

Provas

A data provável de aplicação das provas objetivas será no dia 18 de novembro de 2012, uma versando sobre Conhecimentos Básicos e outra sobre Conhecimentos Específicos, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os locais de aplicação desses exames serão informados três dias antes da data agendada no site da ESAF.
 
A prova discursiva será aplicada em data e horário a serem oportunamente publicados, tendo caráter seletivo, eliminatório e classificatório, versando sobre temas especificados no edital. Da mesma forma, os candidatos serão convocados para apresentação dos títulos em data a ser previamente notificada.
 
O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, pelo mesmo período.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na SESA - CE

A Secretária de Saúde do Estado do Ceará, publicou através do Diário Oficial do Estado do Ceará edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 150 vagas para o Pograma Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA - PROENSINO SESA.
 
O graduando na Secretaria de Saúde do Estado fará jus a bolsa de estágio mensal no valor de R$ 538,37, bem como o auxílio transporte.
 
Serão destinadas 21 vagas para as pessoas com deficiência.
 
As inscrições serão realizadas do dia 28 de agosto à 03 de setembro de 2012, na CEV/UECE, através do site www.uece.br/cev.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita e análise de currículo.
 
A prova escrita será realizada provavelmente às 08 horas do dia 16 de setembro de 2012, em local e horário que serão oportunamente definido pela Comissão Organizadora e devidamente divulgado por meio do site www.uece.br/cev.
 
O resultado da prova escrita será divulgado a partir 17 horas do dia 25 de setembro de 2012, no sites da UECE, SESA e será fixado na CGTES/SESA.
 
O currículo e os documentos deverão ser entregues na CEV/UECE, situada na Av. Paranjana, nº1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE, CEP: 60.740-000, telefone: (85) 3101.9710, no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
 
O resultado desta etapa será divulgado a partir das 17h do dia 16 de outubro de 2012, através do site www.uece.br/cev.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da NUVEN/CGTES/SESA.

Prefeitura de Alto Paraíso (RO) abre processo seletivo

Foi divulgado edital Nº. 002/2012 para realização de processo seletivo da prefeitura de Alto Paraíso, Estado de Rondônia. A seleção visa preencher 01 vaga de nível superior para o cargo de Psicólogo, com salário de até R$ 1.800,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão recebidas até o dia 28 de agosto de 2012, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, situado à rua Marechal Rondon, 3031 e pelo e-mail - pmap_ro@yahoo.com, das 07h30min às 12h00min.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 02 de setembro de 2012, na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Rogério da Silva Gonçalves, situada à Rua Paulo VI nº 4600, Bairro Rota do Sol, com início às 08:00 horas e término às 12:00 horas.
 
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 05 de setembro de 2012, no mural da Prefeitura, através dos sites www.arom.org.br, www.altoparaiso.ro.gov.br e em jornal de grande circulação.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses a partir da publicação do resultado final.

Edital / Publicações

Prefeitura de Uberaba - MG lança edital de Processo Seletivo

Publicado edital N° 198/2012 de processo seletivo visando formar cadastro de reserva para o quadro da Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais. As futuras contratações serão temporárias para o cargo de Técnico de Enfermagem para atender as unidades e serviços de saúde do Município. Os salários vão até R$ 847,00 por carga horária de 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 7,00, serão realizadas no período de 28 a 31 de agosto de 2012, das 10:00 as 15:00 horas, no Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos, sito a Avenida Dom Luís Maria de Santana nº . 141, Bairro Santa Marta, Uberaba/MG.

O certame será constituído de etapa única através de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório composta de 40 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas cada uma e valor unitário de 2,5 pontos.

A data, local e horário da realização da prova objetiva (Etapa Única) será publicado posteriormente no Diário Oficial do Município "Porta Voz" (www.portavozuberaba.com.br) ou jornal local de grande circulação.

O processo seletivo simplificado terá validade de 24 meses.

Prefeitura de Valinhos (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Valinhos, Estado de São Paulo, lançou edital nº 03/2012 de processo seletivo visando preenchimento de 05 vagas para profissionais de nível superior para o cargo de Médico nas seguintes áreas Dermatologia, Endocrinologia, Pediatra e Pneumologia. O salário é de até R$ 6.229,23.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de setembro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00, em dias úteis, na Secretaria da Saúde, localizado na Rua Dr. Cândido Ferreira, nº 306, centro, em Valinhos/SP. A guia da taxa de expediente será de R$ 11,51.
 
Provas
O processo seletivo será constituído de títulos de formação profissional.
 
Os títulos deverão ser entregues no ato da inscrição, por meio de cópia reprográfica autenticada, e, no caso da comprovação do tempo de serviço, for por meio de Carteira de Trabalho e Previdência Social, a cópia reprográfica deverá estar acompanhada do original para ser vistada pelo receptor.
 
Validade
O processo seletivo será valido até a cessação da situação emergencial que o originou, tendo o seu prazo de validade, entretanto, fixado até o final do exercício de 2012.

Processo seletivo do Grupo Hospitalar Conceição

O Grupo Hospitalar Conceição - GHC, no Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de Processo Seletivo Público (PSP) Simplificado de análise curricular para contratação emergencial por tempo determinado para o cargo de médicos plantonistas na especialidade de Clínica Médica. Serão 23 vagas e carga horária de 150 horas mensais.
 
As contratações serão em regime celetista e destinadas a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (UPA Zona Norte), com remuneração de R$ 8.993,10 pelo prazo de 180 dias. Caso os plantões sejam realizados no período da noite, o valor do salário será R$ 11.863,45.
 
Para participar da seleção basta realizar inscrição até o dia 5 de setembro de 2012, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30 no Setor de Recrutamento e Seleção, na Gerência de Recursos Humanos (avenida Francisco Trein, nº. 596, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre - RS).
 
Haverá análise curricular no dia 6 de setembro de 2012, na qual serão consideradas a experiência profissional na área médica específica; participação em seminários, palestras, simpósios ou congressos da área médica específica; publicação de artigos científicos em livros, revistas e periódicos especializados na área médica específica; e aprovação e classificação em processo seletivo público relacionado à área.

Concurso do Hospital Regional de Osasco - SP

Foram publicados 02 (dois) editais de concurso público destinado ao provimento de 07 vagas na classe de Médicos Neurologista, Ortopedista e Traumatologista, para o Hospital Regional "Dr. Vivaldo Martins Simões", em Osasco, no Estado de São Paulo.
 
O vencimento inicial da classe será de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Produtividade no valor de até R$ 875,00, para jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 3 até 14 de setembro de 2012, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Ari Barroso, nº. 355, Presidente Altino, Osasco, São Paulo.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
O concurso público constará de Prova de Conhecimentos Específicos com questões de múltipla escolha. A prova será realizada na cidade de Osasco, com data prevista para o dia 23 de setembro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O certame terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Hospital Guilherme Álvaro (SP) abre concurso público

Através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, foi divulgado o edital de concurso público que proverá 2 vagas na classe de Médico Pediatra com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica, para o Hospital Guilherme Álvaro, no Estado de São Paulo.
 
O vencimento inicial da classe será de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Produtividade no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 20 horas.
 
As inscrições serão recebidas no período de 3 a 21 de setembro de 2012, das 9h às 14h, no Serviço de Recursos Humanos, na Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Oswaldo Cruz, nº. 197, Ambulatório, 1º andar, Boqueirão, Santos.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de Santos, com data prevista para o dia 7 de outubro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

SEDS (MG) abre processo seletivo

A Secretaria de Estado de Defesa Social, em Minas Gerais, publicou 03 editais Nº. 037, 038 e 039/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se a formação do quadro de reserva para o Centro Socioeducativo de Juiz de Fora. A remuneração varia entre R$ 945,95 e R$ 1.954,67.
A ficha de inscrição disponível no site www.seds.mg.gov.br, até o dia 31 de agosto de 2012, deverá ser preenchida, impressa e entregue nos seguintes endereços, até o dia 05 de setembro de 2012:
 
Diretoria de Recrutamento e Seleção/SRHU – Cidade Administrativa - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n° – Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG – EDIFÍCIO MINAS, 5º andar - CEP: 31.630-900, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 (segunda a sexta) - Setor de Recrutamento - Procurar por: Eunice/Marli/Luciana/Guilherme;

Centro Socioeducativo de Juiz de Fora - Av. JK, n° 01, Bairro Santa Lúcia – Juiz de Fora/MG, CEP: 36081-000, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 19:00 (segunda a sexta);

São Sebastião do Paraíso/MG - Rua: SARGENTO LIMA, 250 – Bairro: SÃO JUDAS TADEU – CEP 37.950–000, das 08:00 às 17:00;

PRMOC - Présidio Regional de Montes Claros - Avenida Antônio de Freitas, s/ nº - Bairro Jaraguá 2 – Montes Claros/MG – CEP: 39.404-205, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00;

PRALV - Presídio Alvorada de Montes Claros - Rua Engenheiro Rolando Trindade Bassi, nº 140 – Bairro Jardim Alvorada – Montes Claros/MG – CEP: 39.402-251, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.
 
O processo seletivo será constituído de Análise de Currículos/Avaliação Psicológica e Treinamento Introdutório e Investigação Social.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Hospital Infantil Darcy Vargas (SP)

Foi publicado edital de concurso público para 4 vagas na classe de Enfermeiro, para o UGA III - Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo. O vencimento inicial da classe será de R$ 1.464,83 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 30 de agosto a 3 de setembro de 2012, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame sito à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 30 de setembro de 2012 no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Remédios antigos: Dicorantil F

A maravilhosa hora de dormir

Dicas para ajudar seu filho a ter um sono tranquilo
 
1. Quais são as principais manias que os pais colocam nas crianças e quais os problemas que elas trazem?
Desde o nascimento do herdeiro, a mamãe nunca mais é a mesma. A cada choro, um sobressalto para a mãe. O que ele tem, e agora o que eu devo fazer? Tranqüilidade e muita calma nessa hora são fundamentais para mãe e filho, que aos poucos entram em sintonia e vão se entendendo. Afinal, o choro é a única e, diga-se de passagem, a mais poderosa maneira que o bebê tem de se comunicar, de atrair a atenção para si ou para o que ele quer ou para o que ele está sentindo. Na maioria das vezes, a mãe tranqüila acolhe o filho em seus braços, canta uma canção ou conversa com ele, que se acalma e sente-se protegido.

É comum que mamães e papais (principalmente os "marinheiros de primeira viagem") não agüentem ouvir o choro do nenê, ainda mais quando ele está sozinho em seu lindo e decorado quarto... eles ficam com o coração apertado e não agüentam a angústia que cresce dentro do peito. Ambos, pai e mãe, se olham, um friozinho surge na barriga junto com um sentimento de agonia e então, o papai ou a mamãe, quem tiver o coração mais "mole", corre até o berço do "baby" e o pega apertado em seus braços e o coloca bem no meio da cama do casal. Ah, o bebê e os pais ficam em êxtase! Quem nunca viu esse filme?

Na maior parte das vezes o problema está mesmo no casal ou em um deles, pai ou mãe. Por vezes é o pai que trabalha fora o dia todo e fica culpado, sentindo-se ausente e então, quando chega em casa à noite, quer ir à forra, ou seja, ficar o maior tempo possível com o filho, pois assim ele minimiza a sua culpa.

Muitas vezes, o pai (mãe) cresce sentindo-se carente e rejeitado pelos pais, pois estes nunca o permitiram maior contato com eles e então também tentam fazer de tudo para inverter tal situação no filho, ou seja, "meu filho não vai passar pelo que eu passei", e pode ficar permissivo demais e super protetor ao extremo, cedendo a todo e qualquer capricho do filho.

Tem sido cada vez mais comum ouvirmos os pais falarem sobre os seus próprios medos, ou seja, da violência, de bala perdida, de assalto, de babás abusadoras de crianças, e todo o tipo de medos em relação aos filhos. E em casos como esses, é comum que o pai /mãe passe o próprio medo para a criança e quando ela (criança) diz que tem medo de ficar sozinha no quarto, a mãe/pai se identifica com os medos do filho (pois na verdade os medos são deles, pais) e sentem muita pena (lembrar que pena é pra galinha, criança precisa de educação e limites adequados) do filho ficar sozinho no quarto e o final a gente já sabe, ou seja, os pais permitem que os filhos durmam com eles.

Em outras situações, o próprio casal já vem passando por um período "morno" ou "frio" do relacionamento e nada mais confortável do que colocar o "pimpolho" entre eles, já que assim o motivo da não intimidade do casal seria, claro, por conta do filho.

2. Dormir junto com os pais pode afetar a criança em algum aspecto?
O problema é que os anos vão passando e esse tipo de conduta vai ficando cada vez mais reforçado e estruturado na criança que, com o tempo, acaba se achando no total direito de usufruir de um quinhão da cama dos pais, que dentro desse contexto, ela já se sente a "dona" também! E afinal, o que pode ser melhor para o filhinho, que ficar bem no meio do "papi e da mama"?

O pior é que, não raramente, esse tipo de atitude traz conseqüências nada agradáveis para pais e filho e quanto mais crônico o problema, mais difícil será lidar com isso e de sanar a questão.

Para não falar da falta de privacidade que tal comportamento gera entre o casal.

Assim, a manutenção do hábito de deixar os filhos dormirem na cama dos pais também pode gerar problemas para a/s criança/s, como labilidade emocional, insegurança, ansiedade, problemas psicossomáticos e muitas podem desenvolver, mais adiante, o que chamamos de transtorno de ansiedade de separação, o que acaba gerando problemas no dia-a-dia da criança, tanto nos relacionamentos sociais como problemas na escola. Já vi muitas crianças ficarem super controladoras e mandatórias em casa, manipulando e dominando toda a família.

3. Qual o primeiro passo para tirar essas manias das crianças?
Todos os estudos com crianças mostram como é importante colocar limites e regras claras e objetivas na hora de dormir, desde o início, pois uma boa higiene do sono leva a hábitos sadios e crianças mais saudáveis e motivadas para a vida.

Quando a criança entende que ela tem o seu horário pré-definido de dormir, ela naturalmente programa melhor o seu tempo e passa a dividir melhor as suas tarefas dentro do período, ficando uma criança mais organizada e com melhor desempenho durante o dia.

A falta de limites e a falta de bom senso podem arruinar com a dinâmica familiar. É preciso que os pais sejam amadurecidos e que consigam estabelecer regras saudáveis dentro de casa e que quando isso for difícil para o casal, o mais conveniente é que eles procurem ajuda psicoterápica para colocação dos limites e espaços de cada um.

Evelyn Vinocur é psicoterapeuta cognitivo comportamental. Atua na área de saúde mental de adulto e é especializada em saúde mental da infância e adolescência. Para saber mais, acesse: www.evelynvinocur.com.br

Fonte Minha Vida

Dormir muito ou pouco pode envelhecer o cérebro em até sete anos

Tempo ideal de sono estaria entre seis e oito horas diárias

Exagerar nas horas do sono é prejudicial tanto quanto dormir pouco. Um estudo feito pela University of London, Inglaterra, e publicado pelo periódico Sleep, indica que dormir menos de seis horas ou mais de oito horas diárias pode envelhecer o cérebro em até sete anos, já que aumenta a velocidade do declínio cognitivo e afeta habilidades, como o raciocínio. A pesquisa alerta que a piora das funções cerebrais pode até mesmo adiar o declínio físico, causando morte precoce.

Os testes feitos pelos pesquisadores mediram memória, raciocínio, vocabulário, fluência fonêmica, estado cognitivo global e fluência semântica em 5.431 voluntários (1.459 mulheres e 3.972 homens) de 45 a 69 anos de idade, durante cinco anos.

Entre as pessoas que dormiram mais do que o recomendado, 7 a 8% tiveram resultados inferiores em todos os testes cognitivos, menos nos relacionados à memória verbal de curto prazo. Já entre os que dormiram menos que o indicado, um quarto das mulheres e 18% dos homens sofreram diminuição em sua capacidade de raciocínio e vocabulário.

Os pesquisadores observaram que as mulheres que dormiram por, aproximadamente, sete horas por noite renderam os melhores resultados de todas as medições cognitivas, seguido por seis horas de sono.

Os homens obtiveram resultados satisfatórios quando dormiram entre seis e oito horas, sendo que apenas sonos muito curtos (de menos de seis horas) ou muito longos (mais de oito horas) foram associados a resultados baixos.

Assim, pessoas que dormem o tempo ideal, segundo a pesquisa, vivem mais. Enquanto pessoas que dormem tempo insuficiente possuem suas capacidades cerebrais reduzidas, quem dorme o suficiente fica mais longe de doenças mentais e físicas, garantindo melhor qualidade de vida no período que precede a terceira idade.

Garantindo uma boa noite com alimentação
Para garantir uma boa noite de sono, até mesmo a alimentação tem um papel importante. Segundo a nutricionista Salete Campos, do Hospital de Clínicas da Unicamp, existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono".

Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico.

A insulina também tem papel importante no padrão do sono. Hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono.

Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. "Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na 'limpeza' dos aminoácidos circulantes no sangue", explica Salete. Algumas fontes de carboidratos são pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta.

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Segundo Salete, os dois também estão envolvidos na produção da serotonina. A vitamina B6 está presente em frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

Além de saber o que fazer, é bom ter consciência do que é preciso evitar. Se o objetivo é deitar e relaxar, não exagere na quantidade de alimentos e na ingestão de comidas gordurosas. Entretanto, de nada adianta refeições equilibradas e ricas nos itens acima se antes de dormir não houver cautela com as bebidas consumidas.

Para não correr o risco de ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, a orientação da especialista é não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas. No caso de serem consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono.

Se, mesmo observando as orientações acima, você acaba passando mais tempo tentando dormir do que dormindo de fato, a nutricionista diz que o chá de camomila é uma boa alternativa. "Uma florzinha de longa data, conhecida de nossas tataravós que sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Ela tem efeitos relaxantes, ameniza a ansiedade e reduz a depressão".

Fonte Minha Vida

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga

Fatores variam de problemas no coração até excesso de cafeína

O estresse do dia a dia e a necessidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo podem fazer a fadiga perturbar a rotina, o que torna difícil até mesmo atividades corriqueiras. No entanto, nem sempre essa fadiga quer dizer que você está precisando apenas de um descanso. Confira o que pode estar por trás dessa sensação de cansaço incessante.
 
Pouco tempo de sono - Getty ImagesPouco tempo de sono
O período do sono serve para repor nossas energias. É nesse período que acontece a síntese de proteínas, fazendo com que o cansaço do dia desapareça. Assim, se não há o tempo de sono adequado, a fadiga bate à porta.

"A quantidade de sono necessária depende do cansaço físico e mental, da idade e até da genética de cada indivíduo. Em média, um adulto deve dormir entre sete e oito horas por dia", explica Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em sono do Instituto de Medicina e Sono.

Para que o seu sono tenha qualidade, é necessário que ele passe por todos os estágios, sendo cinco ao todo. Os dois primeiros representam o sono superficial, consumindo entre 55 e 60% do tempo dormido. Nos estágios três e quatro, acontece o descanso "físico", que dura 20% do tempo. O quinto e último estágio ocupa os 20% restantes do tempo e nele acontecem os sonhos, considerados importantes para preservar a memória.
                   
Apneia do sono - Getty ImagesApneia do sono
Esse distúrbio é caracterizado pelo fechamento repetitivo da passagem do ar pela garganta durante o sono, podendo interromper a respiração por até 40 segundos. Essas pequenas paradas fazem com que o indivíduo acorde durante a noite, interrompendo o sono. "Fadiga, falta de concentração, alteração de humor e perda de memória e libido são sintomas comuns de quem sofre de apneia", conta o neurologista Shigueo Yonekura.

Para detectar o problema, é necessário procurar ajuda médica, pois apenas exames em um laboratório de sono podem indicar o distúrbio. Em alguns casos, o tratamento se restringe à perda de peso, já que a gordura em excesso na região do pescoço estreita ainda mais a laringe, provocando a doença.
 
Sedentarismo - Getty ImagesSedentarismo
Subir um lance de escadas e já ficar cansado é apenas um dos incômodos que a vida sedentária traz. É comum pessoas que não fazem nenhuma atividade física se sentirem fadigadas ao menor sinal de esforço.

Isso se deve à falta de condicionamento do sistema cardíaco, ou seja, o coração não bate saudável a ponto de mandar sangue para o corpo todo. Desse modo, explica o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital São Luiz, por causa do acúmulo de ácido lático nos músculos, o sistema muscular acaba fraco.

Para resolver esse problema, não há outra solução: mexa-se! "O sedentário tem que se mexer, fazer caminhada, natação, hidroginástica", aconselha João Vicente, que lembra que a falta de tempo ou dinheiro não é desculpa para ficar parado. Descer do ônibus a dois ou três pontos de seu destino, caminhar até a padaria ou o banco, trocar o elevador pela escada são dicas valiosas para quem ainda insiste em dar desculpas.
 
Anemia - Getty ImagesAnemia
A sensação de fadiga pode estar ligada a essa doença, que nada mais é do que a diminuição da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo.

"Quem tem anemia acaba transportando menos substâncias, o que não é aceito pelo organismo. O coração exige mais trabalho, levando ao fracasso dos músculos", esclarece o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com tratamento, a fadiga desaparece completamente.
 
Alergia ao glúten - Getty ImagesAlergia ao glúten
Quem possui essa alergia alimentar, segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, sente-se sem energia para nada. Ele explica que isso acontece porque a glutenina, proteína formadora do glúten, provoca uma irritação no intestino, diminuindo a absorção de outras substâncias. Por isso, é importante detectar rapidamente a alergia ao glúten.
 
Consumo de café - Getty ImagesConsumo de café
Quem diria! A cafeína, conhecida por fornecer energia, pode ser o agente causador da fadiga inexplicável. Essa substância é termogênica, logo, obrigará teu organismo a gastar mais energia. No entanto, quando você não tem essa energia para gastar, tudo o que fica é o cansaço, a moleza... "Ela não dá energia, só estimula a gastar", sintetiza o nutrólogo José Alves Lara Neto.
 
Desidratação - Getty ImagesDesidratação
O consumo de água adequado é vital para o bom funcionamento do organismo. Assim, o corpo desidratado está disfuncional. "A água serve pra manter a temperatura do corpo. Se você não toma muita água, o seu organismo vai esquentar e cansar muito rápido", conta o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Para saber qual é a quantidade certa de água que você deve consumir diariamente, multiplique seu peso por 0,03. Seguindo esse cálculo, uma pessoa de 70 quilos deve tomar, aproximadamente, 2,1 litros de água por dia.
 
Cigarro - Getty ImagesCigarro
Mais um motivo para largar o cigarro: ele te cansa, e por vários motivos. O primeiro deles, segundo a pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, do Hospital do Servidor Público Estadual é que quem fuma tem maior concentração de monóxido de carbono no sangue, que compete com o oxigênio para fazer ligação com a hemoglobina. Assim, o fumante tem menor concentração de oxigênio correndo pelo sangue, o que dá a sensação de fadiga.

Outro motivo é que, entre os componentes do cigarro, estão alguns que aceleram o catabolismo - conjunto de reações metabólicas que liberam energia no organismo -, levando à perda desnecessária dessa energia. Além disso, a nicotina diminui a quantidade de oxigênio que chega à periferia do organismo, piorando o cansaço.

"Por último, quem fuma tem perda maior de função pulmão por causa da ação dos componentes do cigarro no órgão. Eles levam à inflamação dos brônquios, que ficam mais obstruídos. Vários componentes oxidantes destroem as ligações entre os alvéolos, causando enfisema pulmonar", completa a pneumologista, enfatizando que isso leva à fadiga. Se esse é o seu caso, não há saída além de apagar o cigarro.
 
Diabetes - Getty ImagesDiabetes
Quando mal controlada, essa doença também causa fadiga. O diabetes, explica o endocrinologista César Hayashida, do Hospital Santa Cruz, causa desequilíbrio no metabolismo, desequilibrando também a parte do controle de líquidos do corpo.

"Existe a deficiência relativa ou absoluta de insulina, então o metabolismo de nutrição não é feito de maneira adequada. Assim, há perda de liquido e desidratação", pormenoriza. Esse desarranjo é o grande responsável pela fadiga em portadores do distúrbio. Com o controle da doença, entretanto, a fadiga tende a melhorar consideravelmente.
 
Distúrbios da tireóide - Getty ImagesDistúrbios da tireóide (hipotireodismo ou hipertireodismo)
Embora sejam dois distúrbios extremos, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar fadiga, embora não da mesma forma. No caso do hipertireoidismo, o doente tem o metabolismo acelerado, o que faz com que seu corpo faça um esforço desnecessário. Assim, mesmo sem qualquer atividade física, seu coração baterá mais acelerado. Em dias quentes, ela sente cansaço equivalente ao da prática de atividade física.

Já no hipotireoidismo, acontece o contrário. "Como também há alteração no funcionamento do coração, a pessoa fica cansada sem fazer esforço", conta o endocrinologista César Hayashida. É como se tudo ficasse mais lento, até mesmo o cérebro, dificultando a execução de tarefas.
 
Síndrome da fadiga crônica (SFC) ou fibromialgia - Getty ImagesSíndrome da fadiga crônica (SFC) ou fibromialgia
A síndrome da fadiga crônica (SFC) é um mal sem causa identificada, comumente associada à fibromialgia, onde o quadro de cansaço não melhora nem com o descanso. É complicado, até mesmo para especialistas, separar essa síndrome da fibromialgia, que é uma síndrome de amplificação dolorosa não inflamatória e crônica de difícil diagnóstico. Isso porque a fadiga aparece na grande maioria dos casos de fibromialgia, que também pode estar relacionada a dores e distúrbios do sono do paciente.

"A fibromialgia é uma doença que tem a fadiga como um dos sintomas principais. Ao mesmo tempo, na síndrome da fadiga crônica, o principal sintoma também é a fadiga. Então, pode acontecer do paciente ter as duas doenças", conta Roberto Heymann, coordenador do ambulatório de fibromialgia da Unifesp.

A fadiga causada por esses distúrbios é arrebatadora. O doente já acorda de manhã muito cansado, o que piora durante o dia e, apesar de descansar, o cansaço não melhora. Se esse quadro persistir durante três meses, é importante procurar um reumatologista, que saberá diagnosticar. "A fibromialgia é um diagnostico de inclusão, ou seja, se o paciente preenche os critérios, ele tem. Na SFC, você tem que afastar outras doenças", explica Heymann, que reitera que, ao contrário de doenças virais ou autoimunes, nenhum dos dois distúrbios causa fadiga muscular, mas sim a falta de energia.

Embora ainda não exista tratamento adequado para essas síndromes, ele tem sido feito com o uso de antidepressivos, derivados de anfetaminas (para melhorar o quadro de falta de energia) e até mesmo GH (hormônio do crescimento), além de atividades físicas e medidas para a melhoria da qualidade de sono do paciente.
 
Depressão - Getty ImagesDepressão
Para o depressivo, é ainda mais difícil conseguir forças para realizar qualquer atividade, até mesmo as mais corriqueiras. A extrema falta de energia e vontade é um dos principais sintomas da doença, que também incluem queda de concentração, alterações do apetite e sono e pensamentos negativos constantes.

Depressão é coisa séria e exige tratamento adequado, que envolve terapia e uso de medicação. "Em geral, a fadiga melhora com o uso de antidepressivos, principalmente os que aumentam a noradrenalina".
 
Estresse - Getty ImagesEstresse
Nosso corpo tem um balanço de forças motivadoras e calmantes - os sistemas noradrenérgico e serotoninérgico. Enquanto o primeiro faz com que você tenha força e vontade, o segundo está ligado à calma. Toda vez que o indivíduo passa por situações de estresse, há um descompasso desse balanço. "Se há predomínio da serotonina em relação à noradrenalina, há a fadiga", explica Sérgio Klepacz, psiquiatra do Hospital Samaritano. Se esse é o seu caso, está na hora de relaxar!
 
Doenças cardíacas - Getty ImagesDoenças cardíacas
A fadiga é o primeiro sintoma que indica que algo não está bem com o seu coração. Quando ele está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência, causando a fadiga. Por isso, a fadiga é o primeiro sintoma de inúmeras doenças cardíacas: angina, infarto agudo do miocárdio, pós-infarto, artérias entupidas, pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia, doenças valvulares, fibrilação atrial, entre outras.

"O sangue chega muito devagar em todas as partes do organismo, inclusive no cérebro, o que favorece o aparecimento do Alzheimer", alerta o cardiologista João Vicente da Silveira. Por isso, ele ressalta a importância do check-up, principalmente a partir dos 40 anos.
 
Fonte MinhaVida