Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Cateter inteligente" libera substância que interrompe infecção bacteriana

Dispositivo que detecta mudanças no pH do organismo pode ser usado tanto em cateteres de vasos sanguíneos quanto de trato urinário

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um "cateter inteligente" que detecta o início de uma infecção e, automaticamente, libera uma substância antibacteriana.

O dispositivo tem potencial para ser usado tanto em cateteres em vasos sanguíneos como no trato urinário.

"As infecções do trato urinário, por exemplo, são a fonte mais comum de infecções adquiridas em hospitais e clínicas. Nosso cateter inteligente está sendo desenvolvido em resposta a essa necessidade", afirma o pesquisador Dipankar Koley.

As infecções bacterianas podem começar na superfície de cateteres inseridos em vasos sanguíneos para fornecer medicamentos e no trato urinário de pacientes para drenar a urina.

Catateres que combatem infecções já existem e trabalham liberando substância antibiótica. No entanto, os pesquisadores afirmam que estes não são "inteligentes". Eles liberam as substâncias de forma contínua, e, assim, logo se esgotam e perdem seu efeito antibiótico.

Os novos cateteres inteligentes sentem o início de uma infecção e só então liberam seu conteúdo antibiótico, o óxido nítrico (NO). Em experiências de laboratório com duração de 7 dias, cateteres em teste continuaram a liberar NO enquanto havia infecção e os cientistas acreditam que essa liberação pode ser estendida para semanas.

O novo dispositivo por meio da detecção de alterações químicas no pH do ambiente ao redor do cateter. Certas alterações sinalizam o ponto crítico quando as bactérias formaram uma película pegajosa no cateter e seus números aumentam ao ponto em que uma infecção começa. Nesse ponto, o cateter se "liga" e liberta NO, o que perturba as películas bacterianas e interrompe a infecção. Em seguida, ele se "desliga", preservando suas reservas de NO.



Video streaming by Ustream

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário