Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Passo a passo: como perceber se seu filho tem problemas de visão

 
Pais precisam ficar atentos aos sinais de que o filho está com algum problema de visão

Uma em cada 20 crianças em idade pré-escolar sofre de algum problema de visão. Já durante o Ensino Fundamental, essa proporção sobe de 5% para 25%. Muitas vezes, a criança vai mal na escola não por falta de atenção ou dedicação aos estudos, mas por causa de problemas visuais não detectados. Algumas não enxergam direito o que está escrito na lousa e outras podem ter dificuldade de ler livros, cadernos e apostilas que estão sobre a mesa.

Por casos como esses, pais e até mesmo professores devem estar atentos às crianças e estimulá-las a usar óculos ou tampões sem preconceito, quando necessário. Trata-se de uma medida que pode impedir o comprometimento do rendimento escolar.

— Tive uma paciente de seis anos que enfrentava sérias dificuldades de alfabetização porque tinha 12 graus de miopia em um olho que, até então, não havia sido diagnosticada — diz Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Como as dificuldades visuais podem gerar impactos bastante negativos na vida dos pequenos, vale a pena prestar atenção em algumas pistas que alertam para a hora de marcar uma consulta com o oftalmologista. Entre os sinais mais comuns estão desinteresse pela leitura, cansaço, dor de cabeça ou sentar-se muito próximo à TV, por exemplo.

Na faixa etária entre os oito e 12 anos, estrabismo e ambliopia são alguns dos problemas mais comuns, explica a oftalmopediatra Carla Leite. Segundo ela, a ambliopia ocorre quando um olho não enxerga bem, a criança tenta compensar forçando o outro olho. Assim, muitos pais não percebem a disfunção. Para tratar, usa-se um tampão, para forçar o desenvolvimento do olho "preguiçoso". A médica alerta que a única forma de prevenir é levar a criança ao oftalmologista a cada seis meses.

Mãe de Isabela, de oito anos, a secretária administrativa Luciana Bettoni percebeu, há cerca de dois anos, a dificuldade que a filha apresentava na hora de jogar games no celular e ver desenhos na TV, espremendo os olhos e aproximando a tela do celular do rosto enquanto jogava. Além disso, quando ia a lojas, a pequena colidia com as araras de roupa.

A mãe não pensou duas vezes: foi ao médico, fez o exame de visão e descobriu que a filha tinha miopia e astigmatismo e passaria a usar óculos. Com tantos transtornos causados pelo problema de visão, virar uma "quatro olhos" tornou Isabela mais confiante e não foi um motivo de estresse.

— No início, a criança estranha um pouco. Mas logo se adapta, por uma questão de necessidade, e acaba gostando, porque ajuda muito no deslocamento — explica a mãe.

Fique alerta
Como perceber que seu filho tem problemas de visão:

1. Reclamar de dor de cabeça
Se a criança reclama com frequência de dor de cabeça quando está em aula ou durante a lição de casa, é preciso investigar. Ela pode estar fazendo um esforço extra para enxergar bem.

2. Sentar muito próximo à TV
Quando algumas crianças insistem em sentar bem próximas à TV, mesmo que a tela seja grande, ela pode estar sofrendo de miopia. O mesmo é válido para livros.

3. Apertar os olhos para ler
Quando a criança aperta um dos olhos para enxergar, pode estar querendo melhorar o foco usando o olho bom para ver bem.

4. Andar de cabeça baixa
Há casos em que a criança estrábica ou com desequilíbrio no músculo ocular acaba tendo dupla visão ao focar um objeto ou olhar para baixo. Para se sentir mais segura, passa a andar sempre com a cabeça baixa, na tentativa de prevenir quedas.

5. Lacrimejar excessivamente
Algumas crianças não fecham os olhos totalmente enquanto dormem. Essa condição leva a um ressecamento noturno e, para compensar, os olhos passam o dia lacrimejando espontaneamente — o que atrapalha muito a visão.

6. Coçar os olhos
Esse é um sinal clássico de fadiga ocular. Tanto pode ter origem em problemas de visão como pode estar relacionado à conjuntivite.

7. Dificuldade com a leitura
Quando a criança não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo ou estrabismo.

8. Acompanhar a leitura com o dedo
Se a criança não conseguir ler sem recorrer ao dedo indicador, pode não ser apenas uma mania, mas um caso de ambliopia — síndrome do olhinho preguiçoso — em que as letras e palavras parecem muito próximas.

9. Demonstrar sensibilidade à luz
Esse é outro sinal fácil de reconhecer. Quando a criança demonstra incômodo exagerado em ambiente muito iluminado ou ainda sob luz solar, pode sinalizar um tipo de estrabismo.

10. Tapar um olho com a mão
Há crianças que automaticamente tapam um dos olhos com a mão para enxergar melhor com o "olho bom". Pode indicar problema de ambliopia ou estrabismo.

Fonte: Renato Neves, cirurgião-oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro Seus Olhos

Cuidados
Ensine seu filho a cuidar das lentes dos óculos:

:: Retirar a armação com as duas mãos

:: Lavar com água fria e detergente

:: Não usar água quente nem álcool

:: Secar com lenço de papel macio

:: Sempre guardar na caixinha


Confira o modelo de óculos que mais combina com o seu filho:



Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário