Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia Internacional do Idoso: alimentação e exercícios físicos são essenciais para velhice saudável

Especialistas dá dicas de como organizar a rotina e adiar os efeitos do envelhecimento
 
Nesta quarta-feira (1) é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data em que as atenções se voltam à saúde e ao bem-estar dessa parcela da população. Por isso, a especialista em nutriendocrinologia funcional e gerenciamento do envelhecimento Saudável Alice Amaral explica que alimentação saudável e a prática de atividade física são essenciais para reduzir a intensidade do processo de envelhecimento do organismo.
 
Veja como a seguir!
De acordo com Alice, determinados alimentos aumentam a formação de radicais livres, levando ao envelhecimento precoce e a possíveis doenças.

― Está enganado quem pensa que pode comer qualquer coisa no decorrer da vida e não pagar um preço alto. Diversas doenças que se manifestam na terceira idade, começam na infância.
 
Alice indica que seja feito um planejamento das refeições, junto ao médico, e adoção de algumas medidas para manter a alimentação balanceada e vida saudável nesta fase. 

―  Frituras, produtos industrializados, como doces, biscoitos, bolachas ou de fácil preparo, devem estar fora do cardápio.

Segundo a especialista, a alimentação saudável deve estar sempre aliada à prática de exercícios físicos.
 
Com o passar dos anos, o organismo do ser humano começa a apresentar mudanças, de forma natural. Por isso, a médica explica que o envelhecimento saudável deve ser uma preocupação não apenas de quem é idoso, mas também do adulto jovem.

― Começamos a envelhecer desde o dia em que nascemos. Mais importante do que viver muito, é viver com qualidade. A velhice será o reflexo de como cuidamos de nosso corpo no decorrer dos anos.
 
A nutróloga diz que, em geral, a pessoa idosa tende a perder o apetite por não possuir o mesmo paladar e olfato, o que pode levar a falta de nutrientes adequados para o bom funcionamento corporal. 

― O sistema digestório sofre alterações importantes, como atrofia das papilas gustativas, responsáveis pelo paladar, aumento do tempo de esvaziamento do estômago, redução da função pancreática e do fluxo sanguíneo hepático. Tudo isso pode levar ao aparecimento de doenças como diabetes, gastrite, hipertensão arterial, gota e aumento do colesterol e triglicerídeos. Para melhor digestão dos alimentos, recomendo pequenas refeições e quanto mais a pessoa fracionar o consumo diário, melhores serão os resultados.
 
Para auxiliar na criação de uma alimentação e rotina de exercícios saudáveis, a especialista listou dez passos para ter uma vida saudável na terceira idade.
 
Veja:

― Consuma peixes, de preferência de água salgada, pelo menos duas vezes na semana;

― Corte os alimentos em pedaços pequenos;

― Substitua o leite de vaca por leite de coco, de amêndoas, de linhaça, de arroz integral ou de quinoa;

― Use pães sem glúten e arroz integral; consuma bastantes frutas, legumes e verduras;

― Coma de três em três horas;

― Use açafrão e ervas finas para temperar os alimentos

―Adote a ingestão de água de coco, pelo menos uma parte do dia. Além de ser rica em minerais importantes para bom funcionamento do organismo, como sódio, potássio, cálcio e magnésio, ela substitui parte da ingestão diária de água, diminuindo assim nossa ingestão de flúor;

― Coma muitos alimentos ricos em fibra. Esse consumo contribui para o bom funcionamento do intestino;

― Use o azeite de oliva extra virgem, mas tem que ser em garrafa de vidro (tendo 0,1 de acidez). A acidez está diretamente ligada à qualidade da azeitona, maneira como foi tratada e conservada, quanto mais baixa a acidez, melhor a qualidade. E tem que ser em vidro, por ser isolante térmico, proteger contra umidade, e escuro para impedir a passagem de luz evitando a oxidação.

R7

Hospital realiza mamografias gratuita no parque do Ibirapuera em SP

Divulgação:  Mulheres acima dos 40 anos devem fazer
mamografia anualmente
Mulheres poderão fazer o exame gratuitamente entre os dias 3 e 12 de outubro na capital
 
Em comemoração ao mês do Outubro Rosa, o Hospital do Câncer de Barretos vai realizar exames gratuitos de mamografia entre os dias a sexta-feira (3) e o domingo (12). Diariamente, estarão disponíveis 50 atendimentos para mulheres a partir dos 40 anos. A carreta é adaptada e pode receber cadeirantes.
 
O serviço de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos contabilizou, no ano passado, 81.965 mamografias e 113.168 exames de papanicolaou (prevenção de câncer ao colo de útero), realizados em 199 cidades do País.
 
Além da mamografia, os visitantes do parque também poderão girar na roda gigante iluminada de rosa, desde que dediquem alguns minutos para receber as informações sobre a doença e os exames preventivos. A roda começa a girar na quinta-feira (2).
 
Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, um dos parceiros do projeto, explica que “a roda tem uma grande simbologia, representa os altos e baixos da mulher que enfrenta o câncer de mama, e mostra a necessidade de ela ser apoiada”.

 
— Queremos chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda morrem por causa dessa doença, e o maior acesso aos exames preventivos pode mudar este cenário.
 
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), para o ano de 2014, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 novos casos a cada dia. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.
 
R7

Álcool apresenta diferentes reações entre mulheres e homens

Sexo feminino é afetado com mais intensidade e velocidade pelo álcool
 
Por Dr. Arthur Guerra
 
Nas últimas décadas, observamos cada vez mais a discussão sobre quais os efeitos do álcool em nosso organismo. Mas um fator importante está sendo deixado praticamente em todo o mundo: o álcool age de diferentes formas no sexo feminino e no masculino.

Junto com a independência das mulheres, pode-se observar também um maior consumo de álcool nessa parcela da população. Mediante tal cenário, é imprescindível explanar que as mulheres apresentam características fisiológicas que as tornam mais susceptíveis aos efeitos do álcool do que os homens. 
 
Mesmo levando-se em consideração as diferenças entre os gêneros com relação ao peso corporal, uma mesma quantidade de álcool afeta as mulheres mais rapidamente do que os homens. Isso ocorre porque elas possuem menor quantidade de água no organismo (o que faz com que o álcool fique mais concentrado) e menores níveis das enzimas hepáticas aldeído desidrogenase e álcool desidrogenase, responsáveis pelo metabolismo dessa substância. Sendo assim, elas tornam-se mais expostas às consequências do uso de álcool do que os homens, inclusive maior risco de desenvolver abuso ou dependência alcoólica.                              
 
Durante a gestação
Quando falamos sobre o uso dessa substância pelas mulheres, sempre surge o questionamento sobre os efeitos do álcool durante a gestação. Por atravessar a placenta, ele pode causar efeitos deletérios no feto, incluindo hiperatividade, déficits de atenção, aprendizado e memória. Uma vez que não há estudos científicos que definam um limite "seguro" de consumo de álcool, ou seja, que não afete o bebê, a abstinência é a melhor e única recomendação para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar. Elas não devem, em hipótese alguma, beber.

Ingerir álcool durante a gravidez aumenta risco de ansiedade e depressão


Independentemente do gênero, o álcool está associado a 60 tipos de doenças e lesões, incluindo prejuízos agudos, como acidentes de trânsito, e crônicos - por exemplo, doenças cardíacas, hepáticas e transtornos relacionados ao uso de álcool (abuso ou dependência). Para as mulheres, ainda vale à pena enfatizar algumas consequências do uso nocivo dessa substância: suscetibilidade de sofrer abuso sexual, sexo desprotegido e violência.

Saiba como o álcool afeta o corpo


Ademais, nos últimos 20 anos, também sido explorada a relação entre o consumo de álcool e o risco de desenvolver câncer de mama, motivo de grande preocupação entre as mulheres. Pesquisas científicas indicam que mesmo o consumo de 10 g de álcool por dia (aproximadamente o equivalente a 285 ml de cerveja, 120 ml de vinho, ou 30 ml de destilado) aumenta o risco de câncer de mama, sendo que, quanto maior o consumo de álcool, maior o risco.  

Fique longe dos hábitos que favorecem o parto prematuro

                           
Por fim, considero importante mencionar algumas diferenças entre homens e mulheres acometidos pela dependência alcoólica. Elas ainda sofrem um enorme preconceito e são muito mal compreendidas na sociedade - motivo pelo qual geralmente procuram menos serviços de tratamento do que os homens. Além disso, comorbidades psiquiátricas são mais comuns em mulheres, isso significa que a dependência alcoólica ocorre concomitantemente a outro transtorno mental, como a depressão, síndrome de pânico ou transtornos alimentares. 
 
Considerando os dados expostos, torna-se evidente que atenção especial deve ser direcionada às diferenças entre os gêneros com relação ao uso de álcool (em especial, as mulheres, mais vulneráveis aos efeitos dessa substância) - tanto em programas de prevenção até o atendimento por profissionais ou serviços especializados. 
 
Minha Vida

Transtorno bipolar favorece quadro de dependência química

Entenda como é possível tratar as duas condições sem prejudicar o paciente
 
Por Dr. Lucas Romano
 
O texto a seguir trata de um tema bastante atual já que o transtorno afetivo bipolar e a dependência química são dificuldades que suscitam dúvidas bastante pertinentes. Temos alguns dados bem estabelecidos quanto essas condições e suas relações complexas, por exemplo, os pacientes bipolares apresentam mais tendência à dependência, em vez de apenas o uso nocivo de substâncias.

A presença das situações em comorbidades representa maior taxa de resistência ao tratamento e, além disso, pode ocorrer interação entre os medicamentos utilizados no tratamento do transtorno bipolar e na dependência química. Quanto antes é feito o diagnóstico de transtorno bipolar entre os usuários de álcool e vice-versa, menores são as complicações futuras para ambos os quadros.

Transtorno bipolar


Por outro lado, não se deve esquecer que os pacientes durante as fases de intoxicação e abstinência de álcool e outras substâncias psicoativas podem ter sintomas semelhantes ao quadro bipolar, e por isso um diagnóstico do transtorno bipolar depende de dados coletados com familiares e amigos.

Montanha-russa de emoções: transtorno bipolar tem difícil diagnóstico, mas pode ser tratado

 
O tratamento eficaz passa por conseguir superar diversas barreiras. Entre elas, está responder a pergunta: onde é melhor tratar esses pacientes? Afinal, em um local especializado para dependentes químicos os sintomas afetivos podem impedir a adesão ou inclusão no tratamento, e nos locais de saúde mental para não dependentes pode se exigir um período de abstinência que pode tornar inviável o tratamento nesses serviços.

Especialista esclarece os altos e baixos de uma vida bipolar


Assim, diante desse desafio de pacientes com comorbidade de transtorno bipolar e dependência química, alguns fatores podem fazer a diferença. A família e as outras pessoas envolvidas devem ajudar o paciente se manter no tratamento oferecido e principalmente evitar que o tratamento das duas situações não entrem em conflito.
 
É sabido que as abordagens não-farmacológicas são necessárias para abordar os prejuízos que as situações possam acarretar, assim será estimulado controle da impulsividade e da dificuldade em se expressar nos relacionamentos sociais e interpessoais. Além disso, é fundamental que ocorra um esforço de todos envolvidos para que a psicoeducação seja algo efetivo na detecção dos sintomas iniciais de um novo episódio do transtorno bipolar.

Já a decisão pelo uso de medicações é delicada nos casos em que o ressurgimento dos sintomas afetivos podem estar intimamente relacionados com uma recaída. Assim, a escolha pela farmacoterapia leva em conta diversos fatores, entre eles a presença de sintomas psicóticos, agressividade e risco suicídio elevado.

O engajamento em psicoterapia de grupo, psicoterapia individual, grupos de auto-ajuda e terapia familiar podem ser fundamentais para a estabilização dos quadros conforme as especificidades de cada paciente.
 
Minha Vida

Azeite de oliva pode ajudar a reverter insuficiência cardíaca

Oleato, substância encontrada no óleo, faz o coração doente voltar bombear sangue de forma eficaz, diz novo estudo
 
Illinois - O azeite de oliva pode ajudar a reverter insuficiência cardíaca imediatamente, dizem cientistas da Universidade de Illinois, em Chicago, EUA, que usaram evidências anteriores documentadas sobre os benefícios do azeite para estudar o oleato. A substância, uma gordura encontrada no azeite, pode ajudar o coração doente a bombear o sangue de forma mais eficaz.
 
No estudo publicado pela revista científica “Circulation”, os pesquisadores analisaram como o coração dos ratos reagia ao oleato ou ao palmitato, encontrado em produtos de origem animal e laticínios. Quando o oleato era bombeado por um coração insuficiente, os cientistas observavam uma melhora imediata em como o coração contraía e bombeava o sangue. Já com o palmitato o coração piorava e mais gordura tóxica era produzida.

Idosos que consomem azeite de oliva têm menos chances de ter AVC

 
Atualmente não há maneira de reverter a doença, mas uma combinação de medicamentos e mudança de estilo de vida ajudam a manter a condição do paciente estável. Uma das razões mais comuns pelas quais uma pessoa pode sofrer de insuficiência cardíaca é quando o músculo fica danificado, como depois de um ataque cardíaco, hipertensão ou por abuso de álcool. Respiração curta mesmo durante períodos de repouso, inchaço dos pés, tornozelos, barriga e parte inferior das costas podem ser sintomas de insuficiência cardíaca.

Azeite de oliva reduz pressão arterial

 
— Este estudo prova que o consumo de gordura saudável tem um efeito significativo na saúde cardíaca — disse ao jornal “Telegraph” o pesquisador Douglas Lewandowski, da Universidade de Illinois.

O Globo

Médicos colombianos acham vínculo entre terapia hormonal e lúpus

Lúpus Eritrematoso
Médicos colombianos encontraram um vínculo entre a terapia de reposição hormonal e o desenvolvimento do lúpus eritematoso, uma das doenças autoimunes mais comuns, informaram nesta terça-feira os cientistas, que tiveram seu trabalho publicado na revista americana PLOS One
 
O estudo, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Clínica e pelo Centro de Estudos de Doenças Autoimunes (CREA), da Universidade do Rosário, na Colômbia, demonstrou que "uma mulher que fizer terapia de reposição hormonal tem 1,96 vez mais o risco de desenvolver lúpus do que uma mulher que não o fizer", explicou a cientista Adriana Rojas em um comunicado.
 
O lúpus eritematoso é uma das doenças autoimunes mais comuns, nas quais as defesas do corpo atacam o organismo, e entre suas manifestações estão a inflamação nas articulações, a vermelhidão na face, problemas cognitivos ou de memória, bem como dificuldades cardiopulmonares.

Lúpus eritematoso sistêmico

 
A pesquisa revisou mais de 7.000 estudos feitos em todo o mundo, tanto de mulheres saudáveis quanto de afetadas por lúpus, submetidas a tratamento de reposição hormonal ou que usaram anticoncepcionais hormonais, e deixou evidente a relação entre as duas situações.

Exposição crônica a bactérias estafilococos pode desencadear lúpus

 
No entanto, os autores do estudo destacaram que o fato de uma mulher ser tratada com hormônios não quer dizer que ela vá ter lúpus, pois se requer a confluência de outros fatores genéticos, ambientais e imunológicos para desenvolver a doença.

Hospital brasileiro testa nova droga para tratamento de lúpus

 
"O tema ainda não está resolvido e faz falta realizar mais estudos que consigam responder à pergunta de se os hormônios têm relação com o desenvolvimento do lúpus ou sua exacerbação", disse a pesquisadora Ángela María Ruiz.

5 informações relevantes sobre o lúpus

 
"Este estudo vai servir de base para que mais adiante se possa estudar o tema de forma definitiva", destacou.

AFP / Terra

Especialista aponta caminhada como novo 'superalimento'

Pesquisadores contestam o mito de que atividade intensa é
melhor do que caminhada
Para cientista, o movimento é tão importante quanto os nutrientes que vêm dos chamados superalimentos
 
Especialistas da área fitness afirmam que a mais nova forma de emagrecer custa menos do que sementes de chia ou mirtilos. Eles dizem que o ‘superalimento do fitness’ é a caminhada, que pode ser melhor até do que exercícios com intensidade alta. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
A cientista Katy Bowman explica em seu novo livro, Move Your DNA: Restore Your Health Through Natural Movement (em tradução livre, Mova o Seu DNA: Restaure sua Saúde Através do Movimento Natural), que o corpo necessita de nutrientes de movimento, assim como os nutrientes da dieta.
 
Ela afirma que a caminhada “é um superalimento”. “É o movimento que define o ser humano.”
 
Pesquisadores sugerem que combinar atividade física com inatividade pode ser mais importante para os riscos de doenças crônicas do que a atividade física por si só. “O ativamente sedentário é uma nova categoria de pessoas que estão ativos por uma hora, mas sentados o resto do dia.”

Leia também:

Os benefícios da caminhada para a saúde

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Sete lições da Walking Dance para quebrar a monotonia da caminhada

Caminhe para uma boa digestão

Do melhor horário à distância ideal: 15 dicas para uma boa caminhada

Caminhada nórdica gasta o dobro do exercício convencional

 
Leslie Sansone, criadora do DVD Walk at Home, diz que as pessoas tendem a achar que é preciso gastar horas exaustivas na academia.
 
Ela acrescenta que um pequeno estudo com homens não obesos, publicado no Journal Medicine & Science, sugere que caminhadas de três a cinco minutos feitas ao longo de três horas sentado podem reverter os efeitos nocivos causados às artérias das pernas.  
 
Para quem ainda precisa de coragem para começar, ela recomenda cinco quilômetros por hora a princípio, aumentando o trajeto gradativamente. 
 
Terra

CFF lança hotsite sobre Residência em Farmácia

Nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, durante a sua 423ª Reunião Plenária, realizada em São Paulo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, um hotsite para divulgação de informações sobre programas de Residência Multiprofissional em Saúde com vagas para farmacêuticos
 
“A ideia de colocar o site no ar surgiu da preocupação com a perda de vagas para graduados em Farmácia oferecidas no Brasil”, explica a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, uma das idealizadoras do projeto, executado por Maria Isabel Lopes, da Assessoria de Comunicação do CFF, a custo praticamente zero.
 
“Apoiamos a residência por acreditar no modelo de formação que ela se propõe e pelos princípios que a fundamentam: atuação centrada no usuário, humanização, integralidade, trabalho em equipe e desenvolvimento do SUS”, diz Walter Jorge João.
 
No País existem 938 Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde em funcionamento. Na modalidade Multiprofissional 136 incluem profissionais de Farmácia. Já na Uniprofissional ou Área Profissional da Saúde, o número é de 08 programas exclusivamente em Farmácia e 01 de Análises Clínicas.
 
No ano de 2014, foram oferecidas 428 vagas em PRMS para farmacêuticos, em contrapartida a um número mais de 18,5 mil egressos de cursos de graduação em Farmácia. “É uma participação pequena. Queremos estimular o ingresso dos farmacêuticos”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.
 
Desde que foi promulgada a Lei 11.129/2005, que criou a Residência Multiprofissional em Saúde, o Conselho Federal de Farmácia tem procurado participar ativamente do processo de implementação dos programas de capacitação profissional.
 
“Além de participar das atividades relacionadas à Residência Multiprofissional nos Ministérios da Educação e da Saúde, atuando junto às Câmaras Técnicas assessoras da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, o CFF tem procurado estimular a participação dos farmacêuticos nos programas, por meio de sua divulgação”, comenta a representante dos conselhos profissionais da saúde na Comissão, a também assessora da Presidência do CFF e integrante da Comissão de Ensino Farmacêutico e Pós Graduação do Conselho, Zilamar Costa Fernandes.
 
A Residência Multiprofissional em Saúde estimula o exercício da Farmácia com foco no cuidado com o paciente, alinhando-se à pauta prioritária da agenda da instituição desde a posse da atual diretoria, que apoia o avanço do movimento clínico de farmacêuticos, no Brasil.
 
“Existem evidências muito sólidas de que, desde os anos 70, a participação do farmacêutico no cuidado do paciente, de forma colaborativa com outros profissionais da saúde, melhora a eficiência e os resultados do uso de medicamentos”, destaca o presidente do CFF.
 
Site já está no ar
Um dos destaques do hotsite é uma entrevista com a coordenadora geral de Residências em Saúde da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DDES), do Ministério da Educação, Sônia Regina Pereira (para ler, clique aqui)
 
Além de entrevistas e outras notícias sobre o tema, a expectativa é que o hotsite construído pelo CFF contribua, também, para a divulgação dos editais com oferta de vagas, promova a troca de experiências e viabilize o registro da história dos farmacêuticos em programas de residência.
 
“Acreditamos na capacidade de resposta dos farmacêuticos para o aprimoramento de nosso sistema de saúde”, salienta Walter Jorge João. O hotsite está disponível no endereço www.cff.org.br/residência.
 
CFF

Concurso Prefeitura de São Pedro - RN

A Prefeitura de São Pedro, no estado do Rio Grande do Norte, realizará concurso público para o provimento de 63 vagas destinadas a candidatos de todos os níveis de ensino. O anúncio foi feito por meio do edital nº 001/2014, divulgado recentemente no Diário Oficial dos Municípios.
 
Os cargos disponíveis são para agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de serviços gerais, arquivista, assistente administrativo, assistente social, bioquímico, coveiro, digitador, engenheiro agrônomo, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, médico, merendeiro, motorista, nutricionista, pedreiro, porteiro, professores, psicopedagogo, psicólogo, recepcionista, servente de pedreiro, tratorista, técnico em enfermagem, veterinário e zootecnista.
 
Haverá reserva mínima de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais. As remunerações oferecidas variam de R$ 724,00 a R$ 2.000,00, em jornadas de 30 e 40 horas.
 
As inscrições terão início no dia 13 de outubro de 2014, a partir das 8h, via endereço eletrônico: www.comperve.ufrn.br, e término no dia 10 de novembro de 2014. O custo da inscrição é de R$ 60,00, para cargos de nível fundamental; R$ 80,00, para nível médio; e de R$ 100,00, para nível superior.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 30 de novembro de 2014. O local de realização está previsto para ser divulgado a partir do dia 25 de novembro de 2014. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado uma hora após o término das provas.
 
Todos os atos do concurso serão publicados no Diário Oficial da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e também divulgados no endereço eletrônico: www.comperve.ufrn.br.
 
O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Manaquiri - AM

No estado do Amazonas, a Prefeitura de Manaquiri abriu edital n° 001/2014 de concurso público, objetivando preencher 473 vagas e formar cadastro de reserva em várias funções do serviço municipal, com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade.  Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 2.800,00.

O concurso será executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), através da comissão permanente de concursos (COPEC), e terá 5% das vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Cargos
- Nível fundamental incompleto: auxiliar de serviços gerais, gari, pedreiro, motorista de veículo pesado, motorista de veículo leve, arrais-amador, vigia e merendeira;

- Nível fundamental completo: auxiliar administrativo, recepcionista, agente comunitário de saúde e agente de endemias;

- Nível médio: agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, digitador, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, microscopista, monitor social, secretário de escola, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico de nível médio, técnico em laboratório e técnico em piscicultura;

- Nível superior: engenheiro florestal, farmacêutico-bioquímico, pedagogo, professor, supervisor e nutricionista.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br, entre os dias 10 e 30 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00, para cargos de nível fundamental; R$ 60,00, para nível médio; e R$ 100,00 para ensino superior.

A prefeitura disponibilizará posto de inscrição presencial localizado na Rua Sebastião Gomes S/N (Prédio da UAB) - Centro de Manaquiri/AM, cujo atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta feira, exceto sábado, domingo e feriado. Haverá isenção da taxa de inscrição para candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e for membro de família de baixa renda.
 
Provas e Gabaritos
O concurso consistirá de prova objetiva para todos os cargos e prova de títulos para os cargos que exijam nível superior.  A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015 (domingo), com duração máxima de três horas. O local e horário da realização da prova estarão designados no cartão de confirmação divulgado no site www.concursoscopec.com.br.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados em até 24 horas após a realização das mesmas e o resultado sairá provavelmente no dia 09 de fevereiro de 2015.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Salto Veloso - SC abre vagas em processo seletivo

A Prefeitura de Salto Veloso, cidade localizada a 526 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abre inscrições para realização de processo seletivo nº 002/2014 destinado à seleção de profissionais para exercerem os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.
 
O certame oferece 10 vagas com salários de até R$ 1.014,00 mais vale alimentação. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas até o dia 28 de outubro de 2014, através do site www.iobv.org.br.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, prevista para 9 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site www.iobv.org.br, a partir do dia 5 de novembro de 2014. Já o gabarito preliminar para correção das provas deverá ser publicado no dia seguinte à realização da mesma, também na home page www.iobv.org.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Salto Veloso – SC.

Prefeitura de Guabiruba - SC divulga edital de concurso público

Do dia 15 ao dia 30 de outubro de 2014 serão realizadas as inscrições para concurso público da Prefeitura de Guabiruba, no estado de Santa Catarina. Serão oferecidas 233 vagas para candidatos de todos os níveis de ensino, conforme publicado no edital nº 01/2014.
 
Os cargos disponíveis são para advogado, agente administrativo, arquiteto e urbanista, assistente social, contador, educador físico, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro químico, farmacêutico, fiscal de obras, posturas e meio ambiente, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, médico (clínico geral, cardiologista, obstetra/ginecologista, ortopedista, pediatra e psiquiatra), veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente administrativo, assistente de consultório dentário, assistente de educação social, atendente de farmácia, monitor de informática, recepcionista/telefonista, técnico de enfermagem, técnico em informática, agente de combate a endemias, calceteiro, cuidador escolar, eletricista encanador, mecânico, motorista, operador de máquinas, pedreiro, vigia, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, jardineiro, operador de roçadeira, servente de escolar, orientador pedagógico e professores de várias disciplinas.
 
Os salários vão R$ 950,00 a R$ 10.000,00, em jornadas de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais. Haverá reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico: www.ibam-concursos.org.br. É cobrada taxa de R$ 30, R$ 60,00 e R$ 100,00, de acordo com a escolaridade exigida para o cargo pleiteado.
 
O concurso será composto de prova escrita, avaliação de títulos e de prova prática.
 
De acordo com o edital, a prova escrita está programada para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em período matutino, com duração de três horas. Um cartão de confirmação, contendo informações referentes à prova, está previsto para ser divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2014.
 
A entrega de títulos deverá ser feita entre os dias 15 e 30 de outubro de 2014, pessoalmente ou via postagem na Comissão de Concurso Público da Prefeitura, situada à Rua Brusque, nº 344, Centro, CEP 88360-000.
 
Ainda conforme o edital, a publicação do gabarito será no dia 1 de dezembro de 2014. O resultado final será homologado, afixado no mural da Prefeitura e disponibilizado pelo site da organizadora.
 
As datas estão sujeitas a alterações, desse modo é crucial que o candidato acompanhe as etapas do concurso.
 
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é responsável pela organização do concurso, que será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de União da Vitória - PR

A Prefeitura de União da Vitória, no Paraná, lançou o edital n° 001/2014 de concurso público, com objetivo de prover 124 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 875,61 a R$ 1.497,60, em jornada de 20 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para as seguintes funções: operador de máquina (07), porteiro (02), servente (100), zelador (05), cuidador (08), maestro de banda (01) e professor de música (01).

As inscrições, nos valores de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00, serão realizadas até o dia 23 de outubro de 2014, por meio do site www.uniaodavitoria.pr.gov.br.

A prova escrita será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014, às 14h, em locais e horários a serem divulgados.

O concurso terá validade de dois anos a partir da data da homologação, que será publicado no órgão oficial de imprensa do Município de União da Vitória-PR.

Fundo Municipal de Saúde de Alvorada d' Oeste - RO prorroga inscrição

O Fundo Municipal de Saúde de Alvorada d' Oeste (SEMSAU), no estado de Rondônia, prorrogou as inscrições do processo seletivo que irá contratar cinco profissionais da área de saúde, sendo quatro médicos – nas especialidades de Ortopedia, Pediatria e Clínica Geral – e um farmacêutico.
 
Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de outubro de 2014 (exceto sábado, domingo e feriado), na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Cinco de Setembro, nº 4690, Centro, das 8h às 13h. 
 
O salário ofertado aos médicos é de R$ 6.800,00 e de R$ 1.500,00 para o farmacêutico. Ambos serão acrescido de vantagens previstas na legislação municipal.

O certame consistirá de análise de currículos e avaliação de títulos. Após a realização do processo de avaliação, o resultado final será divulgado no  Diário Oficial dos Municípios - AROM e no site www.alvoradadooeste.ro.gov.br, fixado no átrio municipal e em jornais de ampla circulação em Rondônia.

O certame terá validade de seis meses, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital foi divulgado por meio do Diário Oficial dos Municípios - AROM do dia 02 de setembro de 2014, entre as páginas 02 e 05. Já o edital de prorrogação encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 30 de setembro de 2014.
 
Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (69) 3412 2281; do e-mail: semsaualvorada@brturbo.com.br ou do site www.alvoradadooeste.ro.gov.br.

Concurso Prefeitura de Piranga - MG

A Prefeitura de Piranga, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é ocupar 121 vagas, de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário dos contratados vai de R$ 724,00 a R$ 3.567,66, em jornadas de até 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coveiro, motorista, oficial de serviços, operador de máquina agrícola, servente escolar, vigilante, técnico em enfermagem, farmacêutico, médico, professor, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas de 01 de dezembro de 2014 até o dia 02 de janeiro de 2015, através do site www.publicaconsultores.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 45,00, R$ 60,00, R$ 80,00 R$ 100,00 e R$ 120,00, de acordo o cargo pretendido.
 
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a ser informado.
 
Haverá também prova de títulos para candidatos ao cargo de professor e prova prática para operador de máquina e operador de máquinas agrícolas, em datas a definir.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Pública Consultores e Auditores, terá validade pelo período de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. 

Prefeitura de Nova Serrana - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Serrana, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo nº. 003/2014 para formar cadastro de reserva de profissionais com a finalidade de preencher vagas temporárias.
 
As chances são para cargos de níveis médio e superior, com jornadas de 20, 25, 30 e 40 horas semanais, exceto para a para função de Médico Plantonista que não foi divulgada a carga horária.
 
As vagas são para os empregos de Agente de Limpeza Pública, Pedreiro de Acabamento, Advogado, Assistente Social, Nutricionista, Veterinário, Agente Social de Saúde e demais cargos.

As inscrições serão realizadas nos dias 2, 3 e 6 de outubro de 2014 com o preenchimento da ficha que consta no site www.novaserrana.mg.gov.br e a entrega da mesma e da documentação descrita no edital na Sala A 22 do Centro Administrativo. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de análise curricular. O processo seletivo terá validade até o dia 24 de março de 2015 ou a homologação de concurso público.

Concurso Prefeitura de Ipira - SC

A Prefeitura de Ipira, no estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público nº 001/2014, visando ao provimento de 02 vagas na função de Médico Clínico Geral. Os aprovados deverão atuar em jornadas semanais de 40 horas e, para o desempenho de suas atividades, receberão por mês a importância de R$ 15.052,18, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

As inscrições estarão abertas de 7 a 28 de outubro de 2014, devendo ser efetuadas na sede do Executivo Municipal, que fica na Rua 15 de Agosto, nº 342, em Ipira, Santa Catarina. O atendimento ocorre em dias úteis, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A taxa é de R$ 50,00.

O concurso consistirá de provas objetiva e de títulos, cujo resultado final será válido por 02 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, de acordo com as necessidades da Administração.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 09 de novembro de 2014, às 9 horas, Escola Básica Municipal Hedy Klein Matzenbacher, sito na Rua Nacional, s/n, Centro, na cidade de Ipira/SC. O gabarito sairá na data prevista de 10 de novembro de 2014.

Concurso CELG D (GO)

A CELG DISTRIBUIÇÃO – CELG D, no estado de Goiás, publicou o edital nº 1/2014 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos no quadro de pessoal da CELG D. O concurso a ser executado pela Universidade Federal de Goiás, oferece vagas para os cargos de Analista (Gestão, Saúde e  Técnico) e Assistente (Gestão, Operações e Técnico). Salário pode chegar a R$ 3.630,00.
 
Fica reservado aos candidatos portadores de deficiência, o percentual de 5% da totalidade das vagas ofertadas.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 16 de outubro de 2014, exclusivamente via internet, no site www.cs.ufg.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Cargo de Analista de Gestão e Analista Técnico: R$ 130,00;

Cargo de Analista de Saúde e Assistente Técnico: R$ 100,00;

Cargo de Assistente de Gestão e Assistente de Operações: R$ 70,00.
 
O concurso será composto de provas objetivas, discursivas, prática e capacidade física.
 
As provas para os cargos de nível médio e técnico serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014. Já para os cargos de nível superior serão aplicadas na data provável de 30 de novembro de 2014.
 
Os locais e horários das provas objetivas e discursivas, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato por meio do site www.cs.ufg.br, nos dias 10 e 24 de novembro de 2014.
 
A prova de capacidade física será realizada no período de 5 a 8 de dezembro de 2014, em local e horário que serão divulgados no site www.cs.ufg.br, a partir do dia 1º de dezembro de 2014.
 
A prova prática está prevista para o período entre 17 e 23 de dezembro de 2014. É de inteira responsabilidade do candidato a impressão do comunicado que informa a data e local de realização da prova prática, que será disponibilizado no site www.cs.ufg.br, no dia 15 de dezembro de 2014.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, contado a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Itumbiara - GO

A Prefeitura de Itumbiara, no estado de Goiás, divulgou o edital n° 01/2014 de concurso público onde serão oferecidas 998 vagas para provimento imediato, sendo: 394 vagas para nível fundamental; 290 vagas para nível médio e 314 vagas para nível superior.

Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 8.000,00, sendo que para a função de Professor a remuneração é de R$ 8,74 hora/aula. As atividades possuem jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

Do total de vagas oferecidas neste concurso, 5% serão  reservadas às pessoas com deficiência. As ofertas são para os cargos de Armador, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Topógrafo, Borracheiro, Carpinteiro, Costureira, Cozinheira, Eletricista, Eletricista de Autos, Encanador, Lanterneiro e demais cargos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 17 de outubro a 6 de novembro de 2014 pelo site www.nucleodeselecao.ueg.br.

Valores das taxas de inscrição:
R$ 59,00 para nível fundamental;
R$ 89,00 para nível médio;
R$ 129,00 para nível superior.

Sob organização do Núcleo de Seleção da UEG, todos os inscritos serão submetidos a provas objetivas, previstas para serem aplicadas em 30 de novembro de 2014. Também haverá provas dissertativa, discursiva, prática, de didática e de aptidão física, de acordo com a necessidade de cada cargo.

A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, sendo prorrogável uma vez pelo mesmo período.

SES - SC abre seleção para médicos

A Secretaria de Estado da Saúde, de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 073/2014. O objetivo é ocupar duas vagas de nível superior, no munícipio de Florianópolis, com remunerações de até R$ 7.361,74, mais auxílios.
 
As vagas são para o cargo de médico especialista em infectologia, os contratados terão que cumprir jornadas 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir do dia 1º ao dia 14 de outubro de 2014, através do site www.saude.sc.gov.br, mediante a entrega da documentação comprobatória.
 
Os documentos comprobatórios deverão ser entregues pessoalmente até o dia 14 de outubro de 2014, na Secretaria de Estado da Saúde, sito à Rua Esteves Júnior 160, 3° andar, Centro – Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC.
 
Os candidatos serão avaliados através de somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.

Boa Gestão e Logística evitariam retenção de macas das ambulância em hospitais

Apesar de complexo, o problema tem solução simples, embora necessite de experiência, capacitação e organização por parte dos gestores
 
Por Domingos Fonseca
 
“A saúde do meu doente será a minha primeira preocupação”. A frase é verdadeira e parte dos princípios de Hipócrates, pai da medicina. Mas antes do doente/paciente ser efetivamente avaliado por médicos, os percalços sofridos pela população começam na porta de entrada de hospitais e clínicas médicas, que retêm as macas das ambulâncias para suprir suas deficiências. Ou seja, a falta de macas e de gestão! Esse é um problema amplamente conhecido e que recentemente foi abordado em uma grande reportagem de uma das principais emissoras de TV do país.
 
A falta de maca nos hospitais é real, tendo como consequência a ausência de ambulâncias nas ruas. No outro lado da história está o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): por ter suas macas retidas, ou não faz o atendimento necessário ou, quando o faz, entrega o paciente em óbito, devido à demora do atendimento.
 
O problema é complexo, grave e antigo, mas a solução é mais simples do que se imagina. Na prática, o que falta é experiência, organização, logística e, principalmente, uma efetiva gestão hospitalar.
 
Hoje, uma maca fixa de hospital custa em torno de 10% do valor de uma maca (permanente) de ambulância, mais caras em virtude das especificidades, como tamanho e modelo do veículo de transporte.
 
Entre as falta de socorro, de ambulâncias, de maca e o corpo estendido no chão, o que se tem de imediato são as desculpas previamente justificadas. As mais usuais são a falta de verba e a superlotação. Mas tudo isso poderia ser resolvido se antes, prevendo o desastre, as instituições pensassem na gestão logística. E que isso estivesse a cargo de uma equipe formada por gestores responsáveis, experientes e capacitados, que colocassem a logística como um dos ápices de suas organizações.
 
O valor de uma maca fixa é irrisório, se comparado às perdas e custos elevados que os hospitais têm pela má gestão. Macas, como outros tantos insumos, correspondem pelo segundo maior custo das instituições de saúde, perdendo apenas para a folha de pagamento. Por sua importância na operação e nas finanças, era de se esperar que hospitais e clínicas tivessem um rígido controle de compra, armazenamento, uso e rastreamento de seus insumos. Mas o que analisamos na prática é que, em média, 30% dos estoques são desperdiçados e o índice de obsolescência chega a 20%, o que pode resultar em perdas de até 15% da margem financeira do hospital privados.
 
Para salvar um hospital ‘doente’ é preciso enfrentar a doença, com bom diagnóstico (gestão) e procedimento cirúrgico (logística). Basta extirpar o mal pela raiz, ou seja, o desperdício. E providenciar um bom atendimento desde a porta de entrada: com macas, por favor!
 
Saúde Web

Instituto de pesquisa na Unicamp abre ambulatório de aconselhamento genômico

Wikimedia: Pacientes fazem exame que identifica predisposições genéticas
 a doenças, antecipando medidas de prevenção e tratamento
O Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn, na sigla em inglês), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, está oferecendo aconselhamento genômico a um grupo de pacientes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
 
O novo serviço inclui exames que permitem identificar predisposições genéticas a doenças e antecipar medidas de prevenção e tratamento.
 
Por enquanto, o aconselhamento genômico é oferecido gratuitamente a 100 pacientes que participam de pesquisas da instituição, mas a ideia é abri-lo para a população.
 
A identificação das possíveis doenças futuras ocorre por meio do sequenciamento do exoma, as sequências de DNA que direcionam a produção de proteínas essenciais ao funcionamento correto do organismo. Como grande parte das falhas que levam a doenças genéticas, hereditárias ou não, ocorre no exoma, seu sequenciamento permite analisar o DNA de um paciente para descobrir predisposições a doenças.
 
Diferente dos testes genéticos, focados nas doenças relacionadas a mutação em um único gene, o aconselhamento genômico considera mutações em diferentes partes do genoma.
 
“Por meio desse sequenciamento podemos fazer não só o diagnóstico molecular das doenças monogênicas, mas também de doenças mais complexas, que são causadas por mutações em mais de um gene, o efeito poligênico”, explicou a coordenadora do serviço, a médica geneticista Iscia Lopes Cendes, professora do Departamento de Genética Médica da FCM.
 
De acordo com Fernando Cendes, coordenador do Brainn, o sequenciamento e o rastreio de mutações genéticas podem levar a descobertas precoces de doenças neurológicas, como epilepsia, Parkinson e Alzheimer, um dos objetivos das pesquisas desenvolvidas no CEPID.
 
Mas também é possível revelar a predisposição a diversos tipos de câncer e condições que implicam, por exemplo, em risco cardiovascular, como a arritmia, que pode causar morte súbita, e hipertermia maligna, a suscetibilidade à reação a anestésico e relaxante muscular. São os “achados incidentais”, que não foram o motivo principal da consulta do paciente.
 
“Esses achados podem antecipar intervenções médicas”, disse Cendes. “Mesmo que o foco inicial do sequenciamento seja o entendimento de uma condição específica do paciente, como a epilepsia, o sequenciamento pode levar a informações de genes que indiquem predisposição a outras doenças – e aí está a importância do aconselhamento genômico.”
 
Além das informações do sequenciamento, o paciente conta no ambulatório com suporte profissional para a avaliação das medidas possíveis de serem adotadas após os resultados. Antes do teste, o paciente recebe esclarecimentos que o auxiliam na decisão sobre receber também os resultados dos achados incidentais.
 
“É um processo sigiloso que depende do consentimento do paciente, que pode optar por não tomar conhecimento dos achados incidentais, e segue critérios éticos muito bem definidos sobre quais informações são pesquisadas. A partir daí, começa o aconselhamento sobre as condutas médicas possíveis”, explicou Cendes.
 
O aconselhamento é feito por profissionais treinados pelo CEPID Brainn para orientar os pacientes sobre as descobertas em seu material genético, com informações a respeito dos riscos envolvidos e suporte psicológico adequado.
 
“É outra importante frente de atuação do ambulatório: a capacitação de profissionais preparados para o aconselhamento. Trata-se de uma evolução científica e tecnológica, mas também humana do ponto de vista da abordagem médica e, claro, do serviço à comunidade”, disse o coordenador do Brainn.
 
De acordo com Iscia, o trabalho abre novas possibilidades de formação. "Pretendemos criar a figura do aconselhador genômico, treinar médicos residentes, oferecer mestrado profissionalizante e abrir o leque de atuação dentro da medicina genômica. É ainda inédito no país."
 
Após ser encaminhado ao ambulatório por apresentar alguma condição de origem genética ou de difícil diagnóstico pelos métodos tradicionais e passível de ser detectada pelo sequenciamento do exoma, o paciente passa por um aconselhamento pré-teste, que esclarece sobre as chances de achados incidentais e o envolve no processo de tomada de decisões sobre as informações genéticas que serão investigadas.
 
O sequenciamento do exoma é feito no Laboratório de Genética Molecular e os dados são transferidos para o Laboratório de Biologia Computacional e Genética Estatística, ambos ligados ao Departamento de Genética Médica da FCM.
 
“A partir daí, eles são interpretados pelos profissionais e o processo de aconselhamento tem continuidade com as decisões sobre o que fazer com as informações encontradas”, disse Cendes.
 
Saúde pública
A maioria dos pacientes do ambulatório procura inicialmente diagnóstico de doenças neurológicas, principalmente epilepsia, foco dos estudos do CEPID Brainn. Os novos achados, no entanto, também serão contemplados pelo serviço, que tem o objetivo de ser incorporado na rede pública de saúde.
 
“Além da investigação sobre doenças neurodegenerativas e neurológicas frequentes ou raras, o sequenciamento do exoma pode fornecer alternativas importantes aos métodos atuais de triagem metabólica, como o teste do pezinho, fazendo chegar a uma gama maior da população os benefícios que o avanço científico na área já é capaz de proporcionar”, acredita Cendes.
 
Em geral, o oferecimento dos testes envolvendo o sequenciamento do exoma no Brasil é limitado, concentrando-se na rede privada e, ainda assim, com grandes restrições, já que a maior parte dos exames é feita no exterior.
 
Para Cendes, o trabalho do Brainn contribui ainda para a geração de conhecimentos em genética humana e médica adequados à realidade brasileira.
 
“Temos problemas de saúde inerentes à nossa população do ponto de vista genético e ambiental. Se esses problemas não forem relevantes para os grandes centros de pesquisa internacionais, nunca teremos soluções adequadas. Por isso, é preciso criar alternativas ajustadas à nossa realidade”, disse.
 
A incorporação do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo os pesquisadores do Brainn, também levaria a uma economia nos gastos com a saúde pública em longo prazo.
 
“Os custos com exames diversos, internações e procedimentos, que, muitas vezes, levam a diagnósticos imprecisos e até equivocados, poderiam ser minimizados com a adoção do sequenciamento genômico em casos específicos, revertendo-se em economia para a rede pública e para as famílias dos pacientes”, disse Cendes. 

Agência FAPESP

Oiapoque e Feira de Santana têm suspeita de mais de 800 casos de chikungunya

Em uma semana, o número de casos confirmados de febre chikungunya mais que dobrou no município baiano de Feira de Santana, passando de 14 para 33.  O município já contabiliza 562 suspeitas de febre chikungunya entre seus moradores
 
Para combater o novo vírus, a Secretaria Municipal da Saúde intensificou as ações para impedir a proliferação dos mosquitos transmissores da doença – Aedes aegypti e Aedes albopictus – por meio de visitas domiciliares e ações educativas.
 
As primeiras transmissões registradas no Brasil ocorreram no extremo norte do país, em Oiapoque, no Amapá, na segunda semana deste mês. Até o momento, o município reportou para a Vigilância Epidemiológica do Amapá 158 casos suspeitos da doença, com oito confirmações. No entanto, o secretário de Saúde de Oiapoque, Oscar Morais, diz que já são quase 300 casos suspeitos da doença no município.
 
Apesar do grande número de casos para uma população de cerca de 35 mil pessoas, Morais garante que o sistema está suportando a demanda, já que a maioria dos doentes está sendo tratada em casa.

Entre os suspeitos, estão os casos de dois indígenas da Aldeia Manga, que fica a 15 quilômetros de Oiapoque e tem pouco mais de 900 moradores. Segundo a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará, Nilma Pureza, até o ano passado, não tinha sido constatada a presença dos mosquitos transmissores da doença nas aldeias indígenas, porém, nova análise epidemiológica está sendo feita para avaliar a situação.
 
Oscar Morais informou que há pessoal do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em Oiapoque fazendo a limpeza dos quintais, de casa em casa, para combater o mosquito transmissor da doença. Na última sexta-feira (26), o município decretou situação de emergência por causa da doença.
 
A febre chikungunya é parecida com a dengue e tem os mesmos sintomas: febre, dores nas articulações, mal-estar.
 
As dores nas articulações costumam ser mais intensas na febre chikungunya, porém, no geral, a doença é mais branda que a dengue. Além disso, só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega uma vez.
 
Agência Brasil

Antioxidante presente no vinho pode prevenir acne

Segundo pesquisa, resvetarol inibiria crescimento das bactérias que causam o problema

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que o resveratrol, um antioxidante derivado da uva e encontrado no vinho, inibe o crescimento das bactérias que causam acne. O estudo foi publicado pela revista Dermatology and Therapy.

A equipe também afirma que a combinar resveratrol com um medicamento acne comum pode melhorar a capacidade do remédio.
 
Resveratrol é a mesma substância que faz com que alguns médicos recomendem a ingestão de vinho tinto para melhorar a saúde cardíaca. O anti-oxidante interrompe a formação de radicais livres que provocam danos nos tecidos e células.

— Inicialmente, pensamos que as ações dos dois compostos seriam opostas e que a associação deles cancelassem o efeito do outro. Mas não. Este estudo demonstra que a combinação de um oxidante (presente no remédio) e um antioxidante (contido no vinho) pode combater a atividade de bactérias — disse Emma Taylor, autora do estudo.

A equipe cultivou colônias de bactérias que causam acne e, em seguida, adicionou várias concentrações de resveratrol e peróxido de benzoíla (composto dos medicamentos contra acne) isoladamente e em conjunto. Os pesquisadores monitoraram o crescimento e o combate bacteriano por dez dias.

Eles descobriram que o peróxido de benzoílo foi capaz de matar as bactérias inicialmente a todos os níveis de concentração, mas o efeito foi de curta duração e não durou mais de 24 horas.

O resveratrol não tem uma forte capacidade de combate, mas pode inibir o crescimento de bactérias durante um longo período de tempo. Combinados, os dois compostos foram mais eficazes na redução das bactérias.

Zero Hora

Pimentas podem auxiliar prevenção do Alzheimer

Free Images/Divulgação
Pimenta rosa foi a que obteve melhor desempenho
Alimentos antioxidantes reduzem a incidência da doença ao impedir ou neutralizar os efeitos danosos dos radicais livres
 
Uma pesquisa realizada pela USP, em Piracicaba (SP), indica que as pimentas podem atuar como aliadas no combate à progressão do Alzheimer. Segundo o estudo, os alimentos antioxidantes reduzem a incidência da doença ao impedir ou neutralizar os efeitos danosos dos radicais livres.
 
A cientista Fúvia de Oliveira Biazotto explica que as pimentas têm, em sua composição, fitoquímicos com possível ação inibidora da acetilcolinesterase — o que degrada um neurotransmissor envolvido na retenção de memória e aprendizagem.
 
— Além de terem custo elevado e apresentarem efeitos colaterais, os inibidores de acetilcolinesterase existentes não previnem ou curam a doença. Apenas tratam a perda cognitiva sem atrasar ou modificar a progressão da enfermidade. Em alguns casos, os medicamentos só funcionam por limitado período de tempo e, para alguns pacientes, não oferecem alívio nenhum — afirma a pesquisadora.
 
Segundo ela, os alimentos têm adquirido espaço por conterem em sua composição fitoquímicos valiosos à saúde e ao bem-estar.
 
Tipos de pimentas
A pimenta rosa contém os maiores teores de antioxidante e a melhor atividade anticolinesterásica em relação a todas as pimentas investigadas, segundo a pesquisadora. Entre as pimentas do reino, a pimenta verde apresentou, em geral, os maiores teores de antioxidantes. Quanto à atividade anticolinesterásica, porém, a pimenta preta foi a que mostrou os melhores resultados.

Zero Hora

Crianças que tomam antibiótico antes dos dois anos correm maior risco de obesidade

Segundo pesquisa, medicamento afeta a microflora intestinal
 
As crianças que são tratadas com antibióticos de amplo espectro antes dos dois anos de idade enfrentam um risco maior de desenvolver obesidade infantil, alertou um estudo americano publicado nesta segunda-feira.
 
A pesquisa, publicada no Jornal Pediatrics, da Associação Médica Americana (JAMA), é a mais recente a encontrar um vínculo entre problemas de peso e antibióticos, que podem acabar com as infecções bacterianas, mas também afetam a benéfica microflora intestinal, que coloniza os intestinos.
 
Especialistas do Hospital Infantil da Filadélfia analisaram dados de saúde de quase 65 mil crianças entre 2001 e 2013. As incluídas no estudo foram acompanhadas por cinco anos.
 
Mais de dois terços das crianças estudadas foram expostas a antibióticos antes dos dois anos. O aumento do risco da obesidade variou entre 2% a 20% e foi observado, particularmente, em crianças que tinham sido tratadas com antibióticos quatro ou mais vezes aos dois anos de idade.
 
Estes antibióticos de amplo espectro, usados para combater uma série de bactérias, também estão relacionados com o risco de problemas de peso na infância.
 
"Nenhuma associação foi vista entre obesidade e antibióticos de espectro reduzido" destacou o estudo.
 
Limites no uso do medicamento
O estudo recomendou que diretrizes de tratamento para doenças pediátricas comuns exijam limites no uso de antibióticos e a preferência por medicações de espectro reduzido.
 
Nos últimos anos, as autoridades sanitárias americanas têm exigido aos médicos que reduzam a prescrição de antibióticos e também têm tentado educar os pais de que os vírus comuns não podem ser curados com antibióticos.
 
— Este estudo dá uma outra razão sólida para considerar com mais cuidado as razões para os usos de antibióticos e evitá-los sempre que possível. Embora seja robusto, o estudo não foi capaz de considerar outras variáveis que contribuem para o risco de obesidade, inclusive dieta, prática de exercícios e histórico familiar de obesidade — afirmou Patricia Vuguin, endocrinologista pediátrica do Centro Médico Cohen em New Hyde Park, Nova York.
 
As descobertas garantiram que estudos futuros que poderiam levar em conta outros fatores que influenciam a flora intestinal, inclusive o uso de probióticos e amamentação, disse Molly Regelmann, professor assistente de pediatria da Escola de Medicina Icahn do hospital Monte Sinai, em Nova York.
 
AFP / Zero Hora

EUA confirmam primeiro caso de ebola diagnosticado no país


Reuters: Epidemia está fora de controle na África
Caso foi identificado no Texas; autoridades informaram que o paciente infectado esteve na África recentemente
 
Autoridades de saúde dos Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira (30) que foi diagnosticado no país o primeiro paciente infectado com o vírus ebola. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmou o diagnóstico, sem dar mais detalhes.
 
Autoridades do Hospital Presbiteriano do Texas disseram em um comunicado, na segunda-feira, que um paciente não identificado estava sendo testado para o vírus ebola e tinha sido colocado em "estrito isolamento", devido aos sintomas e o histórico de viagem recente.
 
Hospitais norte-americanos têm tratado vários pacientes que foram diagnosticados com Ebola na África Ocidental, onde ocorre o pior surto já registrado do vírus, que já matou mais de 3.000 pessoas.
 
Segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras, o atual surto é causado pela variedade mais agressiva do ebola, matando entre 50% e 60% das pessoas que infecta. Não se sabe que fatores determinam que alguns pacientes se recuperem e outros sucumbam.
 
O que é o ebola?
Ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer de vômitos, diarreias e – em alguns casos – hemorragia interna e externa.

Science Photo LibraryEsse modelo molecular mostra partes dos vírus do Ebola que os cientistas estudam na tentativa de produzir medicamentos que reduzem a propagação da doença.
 
Humanos contraem a doença por meio do contato com animais - como chimpanzés, morcegos e antílopes - contaminados.

Entre humanos, o vírus pode se espalhar por meio do contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos do doente, ou mesmo por meio do contato com ambientes contaminados. Até funerais de vítimas de ebola podem representar risco, se outras pessoas tiverem contato direto com o corpo do defunto.
 
O período de incubação pode demorar de dois dias a três semanas, e o diagnóstico é difícil. Em humanos, a doença está limitada majoritariamente à África, embora um caso tenha ocorrido nas Filipinas.

Agentes de saúde pública também correm risco caso tratem pacientes sem tomar as precauções adequadas para prevenir a contaminação.
 
As pessoas permanecem contaminadas enquanto seu sangue e suas secreções contiverem o vírus – em alguns casos, até sete semanas depois da recuperação.
 
Reuters / iG