Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Candidíase: sintomas, tratamentos e causas

Aproximadamente 75% das mulheres (ou seja, a maioria) teve ou vai ter no decorrer da vida a menos um episódio de vaginite, causada em 90% dos casos por um fungo chamado Candida Albicans
 
Outro dado que não podemos esquecer é a reincidência, ou seja, um posterior episódio infectivo se verifica em pelo menos 40-50% das mulheres.
 
O fungo Cândida albicans está normalmente presente em pequenas quantidades na flora vaginal junto com outras bactérias.
 
Candidíase
 
Sintomas
Os sintomas mais comuns da candidíase são secreções vaginais de cor branca acompanhada da sensação de coceira muitas vezes intensa seja a nível interno ou na parte exterior vaginal.
 
Causas
Esse “hóspede” em nosso corpo pode passar da forma latente a forma clínica quando encontra as condições favoráveis, entre elas:
 
- presença de açucares 
 
- falta de ar (região genital abafada e sem ventilação) 
 
- pouca defesa imunitária 

- após um tratamento com antibióticos, que irá matar as bactérias benignas deixando espaço para a Cândida albicans se desenvolver
 
Tratamentos
O tratamento para a candidíase se baseia na maioria dos casos no uso de medicamentos locais sob forma de aplicações e/ou banhos.

O cetoconazol, o fluconazol e o itraconazol são os medicamentos mais usados para tratar candidíase.

"A utilização desses medicamentos deve ser sempre receitada pelo seu médico ginecologista"

E nesse ponto é bom fazer uma observação: Receitas caseiras para tratar candidíase e/ou remédios que suas amigas usaram podem não funcionar para você, porque cada corpo responde diferente a um medicamento ou a tratamentos diferentes. Só o médico vai lhe indicar o tratamento mais indicado para tratar a candidíase.

Candidíase como prevenir

- Coma menos doces 

- Acrescente verduras e frutas à alimentação (para aumentar a imunidade do seu corpo, ou seja para o sistema de defesa natural do seu organismo ficar mais forte.) 

- Coma iogurtes e alimentos lácteos que contêm as bactérias "boas" que ajudam a combater a candidíase. 

- Evite calcinhas sintéticas, prefira as de algodão 

- Evite jeans muito apertados 

- Use saia mais vezes, para deixar as partes íntimas respirarem 

- Use sabonetes íntimos diariamente, mas não use grandes quantidades por vez. 

Importante!
Quanto antes a candidíase for tratada, mas sucesso você terá na cura da candidíase, então, não deixe de ir ao ginecologista quando notar alguma secreção vaginal estranha.

Texto de Renata Faria- Farmacêutica / Jornalista do site Saúde com Ciência

Saúde da Mulher

Pílula do dia seguinte em excesso faz mal

A contracepção de emergência foi inventada justamente para ser usadas apenas em situações de emergência, como o nome já diz. Ou seja, quando a 'camisinha estourou' (como dizem). No entanto, muitas mulheres a usam com frequência. Mas lembre-se: Pílula de dia seguinte uso em excesso traz complicações. E por quê?

Porque sua dose hormonal é muito alta. Para se ter uma ideia, 1 única pílula contém a mesma quantidade de hormônio que uma cartela inteira de anticoncepcional.
 
O Ministério da Saúde facilitou acesso à pílula do dia seguinte, distribuindo gratuitamente o medicamento, contudo existem orientações médicas para que a usuária não tenha a saúde comprometida.
 
A pílula do dia seguinte é um medicamento cujo uso tem se popularizado nos últimos anos, mas sua utilização indiscriminada pode trazer complicações severas para a saúde das mulheres. Por conta disso, existem alguns cuidados a serem tomados para o uso do remédio não comprometer a saúde da mulher nem a eficácia da medicação, como explica o Dr. Fernando Moreira de Andrade, ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

"É importante deixar claro que a pílula foi desenvolvida para uso emergencial, e por isso deve ser usada apenas em casos de extrema importância", explica o ginecologista.

Além de não apresentar 100% de eficácia mesmo quando usado com moderação, o medicamento perde ainda mais suas características se ingerido usualmente. O uso frequente aumenta o risco de uma gravidez indesejada. Em alguns casos, o medicamento pode ocasionar vômitos, fadiga, náuseas e sangramentos. Acompanhe algumas dicas sobre o uso do medicamento.

Alertas:
 
Pílula do dia seguinte - Efeitos colaterais
O consumo sem orientação médica pode acarretar algumas modificações no organismo, o mais comum é a alteração no ciclo menstrual e o tempo de ovulação. Em alguns casos, torna-se impossível calcular o período fértil e o dia menstruação, trazendo complicações. Dor de cabeça, diarreia, sensibilidade nas mamas, náuseas e vômitos são outros sintomas comuns.
 
Pílula do dia seguinte - Contra indicação
O medicamento é contraindicado para quem possui problemas de hipertensão vascular, obesidade mórbida e hematológica. A alta quantidade de hormônios pode provocar pequenos coágulos no sangue que obstruem as artérias.
 
Pílula do dia seguinte - Contraceptivo
Em nenhuma hipótese a pílula deve ser considerada um anticoncepcional de rotina, o consumo deve ser feito apenas em casos excepcionais.

Fonte: Dr. Fernando Moreira de Andrade, ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Saúde Mulher

Anvisa suspende comercialização de lotes do cosmético gel antisséptico Premisse

Agência determina ainda que a empresa recolha todo o estoque existente no mercado
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta quinta-feira (15) a distribuição e comercialização em todo o território nacional do cosmético gel antisséptico Premisse, fabricado pela empresa Proline Indústria e Comércio Ltda. A restrição é para os lotes 000564, com validade até março de 2016, e 000585, válido até abril do ano que vem.
 
De acordo com a Anvisa, laudos de análise fiscal, emitidos pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem primária e teor de álcool etílico do produto. A suspensão foi determinada porque a empresa responsável pelo cosmético não apresentou recurso solicitado na perícia de contraprova.
 
Em resolução publicada ontem (15) no Diário Oficial da União a Anvisa determina ainda que a empresa recolha todo o estoque existente no mercado relativo aos lotes do produto descrito.
 
R7

Médicos articulam afastamento de provedor da Santa Casa de São Paulo

Médicos querem provocar saída de Kalil Rocha Abdalla da Santa Casa
Maíra Teixeira/iG - Médicos querem provocar a saída de
 Kalil Rocha Abdalla da Santa Casa
Coleta de assinaturas é primeiro passo para convocar reunião extraordinária que pode determinar novas eleições
 
Um grupo de médicos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo está coletando assinaturas entre os 500 membros da irmandade para tentar afastar em definitivo o provedor da instituição, Kalil Rocha Abdalla.
 
Abdalla licenciou-se do posto por 90 dias no último dia 22 de dezembro sob o pretexto de não prejudicar as investigações de contratos superfaturados e corrupção que estão sendo apuradas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.
 
O MP investiga acusações de má gestão e um endividamento que ultrapassa os R$ 773 milhões, segundo auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. O vice-provedor Rui Altenfelder responde pela entidade até o retorno de Abdalla.
 
Integrante do Movimento Santa Casa Viva, o cirurgião José Gustavo Parreira disse que o grupo está próximo das 100 assinaturas necessárias.
 
"As assinaturas são apenas um primeiro passo. De posse delas, podemos provocar a convocação de uma assembleia extraordinária que vai debater duas pautas: o afastamento do provedor e a convocação de novas eleições dali a 60 dias", explica o cirurgião.
 
Cauteloso, Parreira evita especular sobre o número de adesões que o grupo já possui, reconhece inclusive que recebeu negativas, mas destaca que o Movimento Santa Casa Viva "não tem acusações a quem quer que seja". "As acusações ficam com as autoridades", diz.
 
Ele esclarece que o Movimento Santa Casa viva foi articulado, inicialmente, entre os membros da irmandade e que os médicos da instituição, muitos igualmente ligados à irmandade, assumiram a coleta de assinaturas.
 
O principal argumento do grupo é que está evidente um sentimento de mudança na instituição por conta de um endividamento que exigirá "medidas duras e que certamente terá efeito sobre o corpo de funcionários e os usuários da Santa Casa".
 
A crise da instituição teria ficado evidente com o fechamento da emergência da Santa Casa em julho do ano passado. "O doutor Kalil foi eleito em abril e em maio já tivemos o fechamento da emergência. Faltou transparência. Sabíamos da crise, mas não que ela tinha tamanha gravidade", relata José Gustavo Parreira.

iG

Bactérias no celular podem causar infecção generalizada; veja detalhes

Foto: Reprodução/DayMail
Fotos revelam que o seu telefone pode ter mais de 18 germes nocivos à saúde
 
Bactérias presentes no celular podem provocar diversos problemas à saúde. Um estudo realizado na Universidade de Surrey, no Reino Unido, mostra que os germes encontrados nos aparelhos podem provocar intoxicação alimentar, impetigo (que atinge a pele) e até septicemia (infecção generalizada).
 
As informações são do site Daily Mail.
 
Além das bactérias perigosas, há outras também que são inofensivas. Elas são provenientes da falta de higiene com as mãos.
 
De acordo com a publicação, em vários aparelhos, foram descobertas bactérias causadoras da doença Staphylococcus aureus. Muitas pessoas saudáveis carregam essas bactérias na pele e no narizes, mas não ficam doentes.
 
 
A pesquisa encontrou também a bactéria Bacillus mycoides, normalmente encontrada no chão, o que sugere que  o telefone ou o seu usuário tenham tido contato com o solo.
 
Em média, 18 vezes mais germes que um banheiro masculino.
 
Segundo o estudo, os telefones celulares são um meio de crescimento e reprodução bacteriana.
 
R7

Anvisa proíbe venda de clareadores dentais sem prescrição

Decisão foi apoiada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
 
Nesta quarta-feira (14), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a resolução que dispõe sobre o controle e comercialização dos clareadores dentais. Pelo texto, a partir de agora a venda dos agentes clareadores só poderá ser realizada por cirurgiões-dentistas e as embalagens e campanhas dos produtos deverão seguir os termos da resolução.
 
O presidente do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Claudio Miyake, comemora junto com os conselheiros da autarquia a decisão da Anvisa.
 
— A decisão é mais uma vitória da classe odontológica em prol da população brasileira, pois como temos advertido desde o início desta importante discussão, o uso de clareadores, sem orientação profissional, pode oferecer riscos desconhecidos por grande parte dos seus usuários e não devem, em hipótese alguma, ser comercializados de forma indiscriminada.
 
Os objetivos do Crosp com a proposta de consulta pública junto a Anvisa tiveram como alvo principal evitar o uso inadvertido de agentes clareadores, reduzir os efeitos adversos relacionados ao uso destes produtos pela população e restringir o comércio de propagandas que estimulem o consumo inapropriado.
 
— Sensibilidade dentária, alteração de superfície do esmalte, absorção radicular, alterações pulpares e dano periodontal são apenas alguns dos riscos que este tipo de produto oferece se for utilizado de forma indiscriminada.
 
A resolução aprovada pela Anvisa está totalmente em linha com a proposta defendida pelo Crosp que, desde de 2011, insistia em levar o debate sobre os clareadores à esfera pública nacional. Em agosto de 2011, o órgão denunciou à Anvisa que clareadores dentais estão disponíveis em sites de compras coletivas e empresas de itens odontológicos, sendo que, visando apenas o lucro, esses estabelecimentos muitas vezes ignoram as precauções necessárias quanto a utilização do produto pelos consumidores.
 
A situação afrontava os preceitos éticos da especialidade, a Lei nº 5.081/66, que dispõe sobre o exercício da Odontologia no país e o Código de Defesa do Consumidor. Além de recorrer a Anvisa, o Crosp também enviou ofício a mais de 300 empresas que comercializam, produzem e industrializam produtos odontológicos, com inscrição e registro no órgão, alertando sobre todos os pontos elencados na denúncia e expondo a legislação vigente.
 
Conheça os pontos principais da resolução:
Determina a dispensação de agentes clareadores dentais contendo as substâncias peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, em concentração superiores a 3%, sujeita à prescrição odontológica.
 
Estabelece que na embalagem de agentes clareadores dentais previstos na resolução conste, obrigatoriamente, em tarja vermelha e em destaque, a expressão: “Venda Sob Prescrição Odontológica”.
 
Fica permitida a comercialização dos produtos diretamente a cirurgiões-dentistas e pessoas jurídicas que prestem serviços odontológicos, devendo constar no documento fiscal relativo à transação o número do Conselho Regional de Odontologia da pessoa física ou jurídica adquirente.
 
Os estabelecimentos licenciados poderão dispensar os agentes clareadores dentais que estejam em embalagens, ainda não adequadas a este regulamento, desde que fabricados anteriormente à vigência da resolução.
 
Também fica estabelecida a restrição a propaganda à publicações que se destinem exclusivamente à profissionais de saúde (Lei 6360/76, art. 58, §1o).
 
R7

Poluição do ar em Pequim atinge nível 20 vezes maior do que o recomendado pela OMS

Kim Kyung-Hoon/Reuters - Mulher usa máscara para se proteger
do ar poluído na Praça da Paz Celestial, ponto turístico de Pequim 
Moradores do grande centro urbano têm andado com máscaras nas ruas, e visibilidade está baixa

Pequim- A poluição atingiu níveis extremos esta semana em Pequim, chegando a 20 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O fenômeno, que castiga ainda mais os 21 milhões de habitantes da capital chinesa neste inverno, está sendo chamado de “airpocalypse” (mistura das palavras “ar” e “apocalipse”, em inglês) pelos mais cínicos.
 
Nesta quinta-feira, os níveis de partículas PM2.5, que são as mais prejudiciais para a saúde, subiu para 568 microgramas por metro cúbico, segundo a embaixada dos Estados Unidos. Um índice acima de 300 já é considerado bastante perigoso, sendo que a quantidade recomendada pela OMS é de, no máximo, 25 microgramas por metro cúbico. Por isso, muitas pessoas têm usado máscaras para andar nas ruas.
 
A visibilidade também está baixa desde sábado, com uma névoa pesada encobrindo a cidade, e deve piorar nos próximos dias. Espera-se que ela caia para 500 metros.
 
Por conta da atmosfera extremada, um alerta de poluição amarelo, o terceiro mais alto de um sistema que contra com quatro níveis, está ligado desde sábado, de acordo com o Departamento de Meteorologia de Pequim.
 
Janeiro passado também foi particularmente difícil para os habitantes de Pequim, mas o governo havia prometido trabalhar para melhorar a qualidade do ar. Entre as medidas tomadas estiveram restringir a produção industrial e limitar o número de carros circulando em grandes cidades.
 
Segundo os pesquisadores, as culpadas pelo alto nível de poluição são as emissões provenientes dos veículos e de construções. Já o chefe do Gabinete de Proteção Ambiental da cidade de Dazhou, na província de Sichuan, disse, no início do mês, que a “fumaça” que pairava pela cidade estava sendo causada por “bacon defumado”, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. Rao Bing se referia ao costume típico entre os chineses daquela região de defumar a carne de porco para conservar o alimento.
 
China atinge metas em 2014
Mas o estado de emergência, acredite ou não, surge ao mesmo tempo em que um relatório comemora a melhoria na condição geral da poluição do ar na China. Autoridades do país anunciaram, também nesta quinta-feira, que a média da poluição do ar teve uma queda tímida em 2014.
 
A China conseguiu atingir sua metas do ano passado de controle de poluição da água e do ar, segundo a agência Xinhua.
 
O ministro de Proteção ao Meio Ambiente, Zhou Shengxian, disse, em uma reunião anual do governo, que as autoridades, no ano passado, baniram das estradas e avenidas sete milhões de veículos com alta emissão de gases nocivos. Também eliminaram 50 mil fornos a carvão, instalaram equipamentos de desnitrificação e dessulfurização nas usinas e fábricas de energia e construíram novas estações de tratamento de esgoto, de acordo com a agência.
 
Zhou informou que as metas anuais fixadas pelo governo central foram cumpridas. Em setembro passado, a China também disse que estava no caminho certo para superar suas metas de redução da poluição na água.
 
A falta de fiscalização ambiental durante as décadas de grande crescimento econômico tem causado uma crise grave no meio ambiente da China, onde as cidades vivem envoltas em fumaça e metade da água subterrânea está contaminada.
 
O Globo

Concurso Prefeitura de Baependi - MG

A Prefeitura de Baependi, no estado de Minas Gerais, através do Idecan, publicou edital n° 001/2015 de concurso público, destinado ao provimento de 57 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.777,37.

As ofertas são para os empregos de Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Professor, Supervisor Educacional, Assistente Social e demais cargos.

As inscrições serão realizadas via internet de 14h00min do dia 16 de março às 23h59min do dia 02 de abril de 2015, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

O processo de seleção deste concurso público consistirá na aplicação de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; provas práticas somente para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Oficial Especializado – Bombeiro, Oficial Especializado – Carpinteiro, Oficial Especializado – Eletricista, Oficial Especializado – Pedreiro, Oficial Especializado – Pintor, Operador de Máquinas e Operador de Máquina Pesada de caráter classificatório e eliminatório; e avaliação de títulos somente para os cargos de nível superior na área de educação, de caráter apenas classificatório.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Baependi/MG, com data inicialmente prevista para o dia 10 de maio de 2015 (domingo), com duração de 3 horas para sua realização, em dois turnos. Os locais de realização das provas, para os quais deverão se dirigir os candidatos, serão divulgados a partir de 04 de maio de 2015 no site www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).

A validade deste concurso público é de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Mirandópolis - SP

A Prefeitura de Mirandópolis, no estado de São Paulo, através da empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 01/14. O objetivo é preencher oito vagas em cargos de níveis médio e superior.
 
As chances são para os cargos de analista técnico III, assistente social, médico ESF - rural e urbano, oficial administrativo, procurador jurídico, técnico em farmácia e terapeuta ocupacional. O salário previsto é de R$ 1.316,48 a R$ 12.500,00, e a carga horária a ser desempenhada varia entre 20, 30, 35 e 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de janeiro de 2015, pelo site www.concursospublica.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00 para cargos de nível médio e R$ 100,00 cargos de nível superior.
 
A aplicação das provas, inicialmente prevista para dia 22 de fevereiro de 2015, será unicamente no Município de Mirandópolis, na EMEF Prof. Hélio Faria, localizada à Rua Anchieta, nº 720, em Mirandópolis, em horário oportunamente divulgados em Edital Público de convocação para as provas, não havendo, em hipótese alguma, de falar-se em convocação pessoal.
 
A validade deste concurso será de 02 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, atendendo aos critérios de conveniência e oportunidade da municipalidade.

Prefeitura de Matinhos - PR lança editais de concurso público

A Prefeitura de Matinhos, no Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou quatro editais de concurso público em provimento total de 216 vagas a cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
O edital nº 001/2015 visa à admissão de agente comunitário de saúde, atendente infantil, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais (feminino e masculino), bombeiro hidráulico/encanador, borracheiro, carpinteiro, cozinheiro/merendeira, eletricista de autos, estofador, latoeiro, marceneiro, mecânico manutenção máquina e veículos automotores, mestre de obras, motorista (veículos pesados/carga e ônibus (D) e de veículo leve/passeio e carga), operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, serralheiro e soldador.
 
No edital nº 002/2015 as vagas são para as áreas de fiscal de obras e posturas, técnico de análises clínica/laboratório, técnico (contabilidade, enfermagem, higiene dental/saúde bucal, manutenção serviços de telefonia, radiologia, segurança do trabalho e em vigilância sanitária) e topógrafo.
 
Já o edital nº 003/2015 oferta vagas para assistente social, auditor de tributos municipais, bacharel em saúde coletiva, bibliotecário documentalista, educador infantil, engenheiro (civil e florestal), farmacêutico (análise clínica), médico (várias especialidades), professor (diversas disciplinas), psicólogo e químico.
 
Por fim o edital nº 004/2015 dispõe de vagas para guarda municipal.
 
As inscrições serão realizadas do dia 23 de janeiro ao dia 23 de fevereiro de 2015, via endereço eletrônico: www.nc.ufpr.br, com taxas de R$ 40,00 a R$ 80,00.
 
A todos os participantes será aplicada prova de conhecimentos, prevista para ocorrer no dia 29 de março de 2015. É provável que o gabarito seja disponibilizado no dia da prova.
 
Estima-se que o resultado será divulgado no dia 30 de abril de 2015, via: www.nc.ufpr.br e www.matinhos.pr.gov.br e publicado no Diário Oficial do Município.
 
Os concursos serão válidos por dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Charqueada - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Charqueada, no estado de São Paulo, através da empresa MGA Concursos, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2015, visando preencher uma vaga de nível superior.  
 
A vaga oferecida é para o cargo de Enfermeiro do ESF, a remuneração prevista é de R$ 2.258,00, em jornadas de 40 horas. 
 
As inscrições serão aceitas até o dia 28 de janeiro de 2015, pelo site www.mgaconcursospúblicos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, o local e horário serão divulgados antecipadamente. 
 
A validade do Processo Seletivo será de 02 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Sinop - MT

A Prefeitura de Sinop, no Mato Grosso, publicou o edital complementar nº 003/2015, anunciando a reabertura do edital nº 001/2014, que trata da realização de concurso público destinado ao preenchimento de 213 vagas, sendo 196 imediatas e 17 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 937,84 a R$ 8.178,62, por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
Aos candidatos com necessidades especiais está reservado um percentual mínimo de 5% das vagas.
 
Cargos
Agente de Serviços de Saúde, Auxiliar de Manutenção/Infraestrutura, Auxiliar de Nutrição Escolar, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Médico, Motorista, Professor Educação Básica, Técnico Administrativo Educacional (Administrador Escolar e Auxiliar de Coordenação Pedagógica) e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 16 até as 23h59min do dia 25 de janeiro de 2015, pelo site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 50,00 e 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso será constituído de prova  objetiva e avaliação de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 4 de fevereiro de 2015.
 
Para concorrer à última etapa do concurso público, os candidatos deverão encaminhar os títulos via SEDEX, durante o período das inscrições, para o endereço da Objetiva Concursos LTDA. - Rua Casemiro de Abreu, 347 - Bairro Rio Branco - CEP 90.420.001 - Porto Alegre/RS.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, passando a valer a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Sinop.
 
O edital complementar encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso do dia 15 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Mato Rico - PR

No Paraná, a Prefeitura de Mato Rico publicou o edital nº 001/2015 referente à realização de concurso público para o provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob a coordenação técnica da DATA GAMA Consultores, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 136 vagas de níveis fundamental, médio e superior, ofertando salários de até R$ 5.085,56. Já a carga horária pode ser de 20, 35 e 40 horas por semana, conforme necessidade do cargo.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais ficam reservadas 5% das vagas.
 
CargosControlador Interno, Dentista, Médico Clínico Geral, Enfermeira, Engenheiro Agrônomo, Fonoaudiólogo, Veterinário, Nutricionista, Técnico (Agrícola, Contabilidade, Enfermagem, Esportes, Florestal, Informática e Segurança no Trabalho), Topógrafo, Vigilante Sanitário, Agente Administrativo, Agente Social, Aux. Administrativo, Aux. de Informática, Aux. de Cons. Dentário, Auxiliar de Fiscalização, Auxiliar de Topografia, Recepcionista, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Biblioteca, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Carpinteiro, Conserveiro de Estradas, Eletricista Automotivo, Eletricista Geral, Gari, Guarda Florestal, Jardineiro, Marceneiro, Merendeira, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro, Pintor, Servente Feminino, Servente de Obras (masculino), Viveirista Florestal e Professor.
 
As inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 15 até as 17h do dia 30 de janeiro de 2015, na Prefeitura Municipal ou via internet, pelo site da organizadora DATA GAMA Consultores.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
O concurso será composto de provas objetivas, práticas, esforço físico, títulos e didática.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 22 de fevereiro de 2015, a partir das 14h, em local a ser definido no edital de homologação das inscrições.
 
Os títulos deverão ser entregues no início da prova objetiva ao fiscal responsável pela sala em que o candidato realizará a prova, em envelope A4 lacrado contendo cópia autenticada em cartório dos títulos (frente e verso). Não serão aceitos vias originais dos documentos, pois, os documentos entregues como títulos não serão devolvidos.
 
O gabarito preliminar será afixado no local da prova, trinta minutos após a prova, bem como estará disponível no site da Prefeitura Municipal.
 
As provas práticas e de esforço físico serão realizadas provavelmente no dia 08 de março de 2015, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.
 
O concurso público terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período a critério do Poder Executivo Municipal.
 
O candidato poderá obter informações referentes ao concurso no site www.matorico.pr.gov.br, ou pelos telefones (42) 3622-2812 ou (42) 9954-0185, (42) 3633-1160.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná do dia 15 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Martinópole - CE publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Martinópole, no estado do Ceará, abriu o edital de processo seletivo que pretende preencher 280 vagas de emprego temporário, a fim de atender à necessidade de excepcional interesse público, no âmbito municipal. Há oportunidade para candidatos com formação nos ensinos superior, médio e fundamental. O piso salarial é de R$ 394,00 e o teto chega a R$ 10.000,00, a depender do cargo exercido.
 
As vagas são para as funções de médico clínico geral, odontólogo, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, veterinário, auxiliar de enfermagem, atendente de consultório dentário, inspetor sanitário, agente de saúde, tecnólogo em alimentos, engenheiro civil, assistente social, educador social, orientador de projetos educacionais, professor básico, professor de educação infantil, agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, gari, vigia, motorista, atendente/recepcionista, jardineiro, digitador, bombeiro hidráulico, eletricista, fiscal de tributos, maestro, professor de capoeira e professor de violão.
 
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 30 de janeiro de 2015, na sede da Secretaria Municipal da Educação, localizada à Rua João Porfírio, s/n, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo terá análise do curriculum vitae e entrevista. As entrevistas serão realizadas até o dia 04 de fevereiro de 2015 no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Centro Cultural de Martinópole.

O prazo de validade do certame será de seis meses, a ser contado a partir da publicação deste edital, prorrogável a critério da administração por igual período.

O edital completo está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Ceará, edição de 15 de janeiro, entre as páginas 70 e 72.

Concurso Prefeitura de Cruzeta - RN

 Prefeitura de Cruzeta, no estado do Rio Grande do Norte, lançou o edital n° 001/2015 referente ao novo concurso público, que destina-se ao provimento de 27 vagas em diversos cargos. As chances contemplam candidatos de todos os níveis de formação escolar (desde o fundamental até o superior).
 
O certame será realizado através da empresa FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí. Os salários variam de acordo com o cargo e sua jornada de trabalho, sendo mínimo de R$ 788,00 e máximo de R$ 5.209,31.

Cargos
- Nível superior: Educador Físico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico ESF, Odontólogo, Psicólogo, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor de Ciências e Professor Polivalente;

- Nível médio: Assistente Administrativo, Agente Fiscal de Tributos, Agente de Trânsito, Agente Comunitário de Saúde  e Técnico de Enfermagem;

- Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Diversos, Artífice, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, com início a partir das 8hs do dia 23 de janeiro e término às 23h59 do dia 11 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição será de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os de nível médio e R$ 80,00 para empregos de nível superior.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cruzeta provavelmente no dia 15 de março de 2015, em local que será comunicado através de informativo afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e divulgado no endereço eletrônico www.funvapi.com.br. Haverá ainda prova de títulos para os candidatos às vagas de professor.

Gabaritos
O gabarito preliminar será divulgado no dia 16 de março de 2015, pelo site da organizadora do certame.

Resultados
O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial dos Municípios, respeitando a ordem de classificação dos aprovados, divulgado pela Prefeitura Municipal de Cruzeta e no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até o dia 08 de maio de 2015.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Penha - SC

A Prefeitura de Penha, no interior de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é preencher 137 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 611,37 a R$ 4.066,54, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas disponibilizadas são para motorista, operador de máquinas, coveiro, vigia, servente/merendeira, professores, pedreiro, auxiliar operacional, operador de trator de pneu, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho, fiscal de obras, agente endêmico, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 19 de janeiro até o dia 19 de fevereiro de 2015, através do site www.infinityprovas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 para candidatos aos cargos que exigem o ensino fundamental, R$ 50,00 para os de ensino médio e R$ 75,00 para os de nível superior.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada nos dias 14 e 15 de março de 2015, de acordo com o cargo pretendido. O local e horário do exame serão divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar será publicado no site www.infinityprovas.com.br e afixado no mural da Prefeitura Municipal de Penha, provavelmente no dia 16 de março de 2015. 
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Infinity Assessoria Pedagógica Ltda., terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP

A Prefeitura de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015, visando suprir cinco vagas para profissionais graduados em Medicina, com residência em Ginecologia.
 
O salário base é de R$ 2.905,73, que somado aos auxílios previstos totaliza R$ 5.751,45. A carga horária a ser desempenhada é de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 30 de janeiro de 2015, pelo site www.vunesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 74,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
A validade do concurso público, que está sob a responsabilidade da Fundação Vunesp, será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.             

Prefeitura de Quixaba - PE divulga edital de processo seletivo

Em Quixaba, no estado de Pernambuco, a Prefeitura publicou no Diário Oficial dos Municípios, edição de 15 de janeiro, o edital do processo seletivo que busca preencher 24 vagas temporárias em cargos de níveis médio e superior. Do total de vagas ofertadas, seis serão reservadas às pessoas com deficiência. Os salários oferecidos podem chegar a R$ 10.000,00, a depender do cargo pretendido.

As oportunidades são para Auxiliar de Saúde Bucal, Farmacêutico, Médico, Médico ESF, Nutricionista, Professor de Ciências/Biologia, Professor de Educação Física, Professor de Matemática e Psicólogo.

As inscrições estarão abertas no período de 16 a 23 de janeiro de 2015, das 08h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Administração, Praça Antônio Pereira de Carvalho, nº 20, Centro.

O processo seletivo se dará através de análise curricular. A entrega da documentação deverá ser feita pessoalmente ou por procurador habilitado, na Prefeitura Municipal de Quixaba, no horário normal de expediente.
 
O resultado preliminar da análise curricular sairá no dia 30 de janeiro de 2015. O processo seletivo terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Brejetuba - ES

A Prefeitura de Brejetuba, no estado do Espírito Santo, lançou o edital n° 001/2015 de concurso público, de caráter eliminatório e classificatório, para provimento de 100 vagas existentes. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários dos contratados podem chegar até R$ 3.023,93, a depender da função.
 
O concurso será realizado sob a assessoria técnica da empresa G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística. Ficam reservados 5% das vagas oferecidas para os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As ofertas são para as funções de Trabalhador Braçal, Pedreiro, Eletricista, Operador de Máquinas Leves e Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Artífice de Máquinas Leves e Pesadas (Mecânico), Almoxarife, Atendente, Auxiliar Administrativo, Agente Fiscal Sanitário, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática e demais funções.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, até as 23h59 do dia 08 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Os valores das taxas serão:
- R$ 120,00 para os cargos de Nível Superior/Magistério;
- R$ 80,00 para os cargos de Nível Médio;
- R$ 60,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo;
- R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental Incompleto.
 
O cartão de inscrição é o documento que determina definitivamente  o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que estarão à disposição no endereço eletrônico: www.gualimp.com.br a partir das 16h do dia 23 de fevereiro de 2015.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Brejetuba (ES), com data prevista para o dia 08 de março 2015, com duração de 03 horas para a realização das provas em cada turno. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 09 de março de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo, a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, em conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Concurso Prefeitura de Serrita - PE

A Prefeitura de Serrita, no estado de Pernambuco, através da empresa CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal, publicou o edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 351 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos vão até R$ 8.000,00.

Cargos
Para nível fundamental, as chances são para as funções Agente de Limpeza, Auxiliar de Serviços Gerais, Encarregado de Abastecimento D'agua, Encanador, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista "B", Motorista "D", Operador de Máquinas e Vigia.

Já os de nível médio, podem concorrer às vagas de Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca Escolar, Desenhista, Digitador, Educador Social, Eletricista, Fiscal de Obras, Operador de Informática, Recepcionista, Técnico de Controle Interno, Técnico de Enfermagem , Técnico Agrícola, Técnico Em Farmácia, Técnico Em Edificações, Técnico em Prestações de Contas, Técnico em Radiologia e Auxiliar de Professor.

E por fim, para profissionais de nível superior, as oportunidades são de Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil e Básico I, Professor Intérprete de Libras, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Educação Física, Arquiteto, Assistente Social, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gerenciador de Sistema, Médico Clinico Geral, Médico Plantonista, Nutricionista, Odontólogo PSF, Psicólogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de fevereiro de 2015, de forma presencial, na Central do Concurso, Rua Barbosa Lima, s/n - Prédio da Câmara Municipal - Serrita-PE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou pela internet, através do site www.consulpam.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 99,00.

Provas
O concurso terá provas escrita, prática e avaliação de títulos. As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 22 de março de 2015, sendo que o local e horário serão informados oportunamente.

Gabaritos
Já o gabarito provisório das mesmas sairá no dia 23 de março, pelo site www.consulpam.com.br e o gabarito definitivo no dia 06 de abril de 2015

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato homologatório, podendo ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Dourado - SP

A Prefeitura de Dourado, no estado de São Paulo, através da empresa S. R. Digitalizações e Serviços Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é a contratação de 15 profissionais de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 2.636,00, em jornadas que vão de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de coletor de lixo, coveiro, garagista, inspetor de aluno, pintor, recepcionista, fiscal de postura, lançador, secretário de escola, técnico de informática, médico, cirurgião dentista e enfermeiro.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 19 até o dia 23 de janeiro de 2015, pelo site www.srconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 20,00, cargos de nível médio R$ 35,00 e cargos de nível superior R$ 50,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, na EMEF Senador Carlos José Botelho, situada à Rua José Modesto de Abreu, 269 – Centro, em horário a ser divulgado.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por até igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Campinas - SP abre 300 vagas na área da Saúde

Com a finalidade de contratar 300 médicos, a Prefeitura Municipal de Campinas, no estado de São Paulo, anunciou, através do edital nº 10/2014, a realização de um grande concurso público. A remuneração devida aos aprovados efetivados varia de R$ 2.205,11 até R$ 6.615,42, de acordo com a jornada de trabalho, que pode ser de 12, 20, 24, 30 e 36 horas semanais. Além disso, há prêmio por produtividade, que será de R$ 333,00 até R$ 4.174,95, dependendo da jornada e do local de trabalho.
As vagas são para Clínica Geral (150), Ginecologia e Obstetrícia (50), Medicina de Família e Comunidade (50) e Pediatria (50). É preciso apresentar registro no Conselho Regional de Medicina, ter Residência Médica e/ou Titulação específica.

Os interessados podem realizar inscrição até 16 de janeiro de 2014, exclusivamente pelo site www.campinas.sp.gov.br, acessando Concurso Público - Médicos. O valor da taxa a ser recolhida é de R$ 65,00. Os candidatos terão até o dia 19 de janeiro de 2015 para efetivarem o pagamento da taxa de inscrição.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, que será aplicada possivelmente na data de 01 de fevereiro de 2015, obedecendo os critérios estabelecidos no edital de abertura. A convocação para a prova objetiva está prevista para ocorrer em 26 de janeiro de 2015, através de publicação específica no Diário Oficial de Campinas (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial).

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação, mas este poderá ser prorrogado por uma única vez, se for de interesse do Município.

Surto de sarampo nos EUA alerta para negligência com vacinas

Casos são 10% do total esperado no ano todo por lá. Brasil também tem aumento
 
Rio - Um recente surto de sarampo nos Estados Unidos levanta um alerta sobre a negligência na vacinação desta e de outras doenças. Desde o final de dezembro, já foram registrados pelo menos 26 casos nos estados de Califórnia, Colorado, Utah e Washington, o que representa cerca de 10% do total esperado para todo o ano no país. Autoridades de saúde locais acreditam que tudo começou a partir de uma mulher contaminada e não vacinada que visitou o parque Disneylândia, na Califórnia, no último dia 28.
 
— A melhor forma de prevenir a ocorrência do sarampo e seu dispersamento é por meio da vacinação — recomendou Ron Chapman, diretor do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, órgão que confirmou o início do surto, e pediu que os californianos notassem quaisquer sintomas: febre, nariz escorrendo e olhos vermelhos, no início; em seguida, marcas vermelhas pelo rosto e, depois, pelo corpo.
 
Vacina segura é acessível
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por via aérea. Embora exista uma vacina comumente aplicada em crianças na maioria dos países, o receio de determinados movimentos antivacina e de algumas famílias continua a confrontar evidências científicas e a levá-los a se esquivar deste e de outros imunizantes.
 
Com isso, doenças que tinham sido controladas voltaram a ter novos surtos. Os EUA são um exemplo disto. Segundo o Centro de Controle de Doenças do país (CDC, na sigla em inglês), o ano de 2014 ficou acima da média: foram 664 casos em 27 estados, maior desde o ano 2000, quando a doença foi considerada “eliminada”, ou seja, não havia registros de transmissão interna (autóctone), apenas de importação de casos por viajantes. A média anual de registros no país girava em torno de 200 casos.
 
Não existe uma lei federal que obrigue à vacinação nos EUA, mas todos os 50 estados exigem as principais vacinas — caxumba, sarampo, rubéola, difteria, coqueluche, tétano e poliomielite — para a matrícula em escolas públicas. Há exceções, mas geralmente os pais são responsabilizados no caso de contaminação de outros indivíduos além de seus filhos. Já no Brasil, a vacinação não é obrigatória, mas o país consegue ter uma cobertura que supera os 95% da população. Mesmo assim, não raro surgem grupos nos EUA e aqui que evitam vacinar seus familiares por receio das reações adversas.
 
— Optar pela não vacinação representa um risco não apenas para si próprio, mas para a comunidade e até o país — alerta Isabela Ballalai, infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. — Não há nenhuma base científica que questione a eficácia e a segurança da vacina tríplice viral (aplicada aqui, e que combate, além do sarampo, a caxumba e a rubéola).
 
Isabela cita ainda o exemplo da recente polêmica com a vacina do HPV, em que meninas perderam temporariamente os movimentos do corpo e relacionaram o episódio com a aplicação do imunizante.
 
— Claro que assusta, mas a vigilância em saúde é muito criteriosa com relação às reações adversas e acompanha e notifica os possíveis problemas relacionados. Até agora, não há porque duvidar de sua segurança — defende a infectologista. — O Brasil, felizmente, adere muito bem às campanhas de vacinação em geral.
 
No país, não há transmissão interna do sarampo desde o ano 2000. Mas isso não impede que casos importados desembarquem no país, e o ano passado também foi atípico: segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos passou de 220, em 2013, para 664, em 2014. Nos anos anteriores, os casos importados não passavam de cem. Os principais afetados foram os estados de Pernambuco e Ceará, e segundo a Secretaria de Saúde deste último estado, não havia surtos da doença desde 1997.
 
— Notamos sinais de retorno do sarampo aqui, especialmente de uma cepa que circula na Europa — explicou Isabela.
 
Medo de imunização persiste na Europa
A Europa, a começar pela Inglaterra, é uma das regiões que tiveram um aumento significativo no número de casos. Durante o período de novembro de 2012 a outubro de 2013, a União Europeia registrou 12.096 registros de sarampo, resultando em três óbitos.
 
Alguns grupos do continente rejeitam a vacina do sarampo desde que foi publicado, em 1998, um artigo científico na revista “Lancet”, uma das mais conceituadas do mundo, mostrando a relação entre o imunizante e a ocorrência de autismo em crianças. Logo depois, o trabalho do pesquisador Andrew Wakefield foi desacreditado por cientistas de todo o mundo, mas o medo persistiu, e o resultado foi o aumento de casos nos últimos anos, explica Isabela Ballalai.
 
Esse aumento tem preocupado autoridades, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma campanha para eliminar o sarampo e a rubéola (cujo aumento também foi notado) ainda este ano. Entre os dias 20 e 25 de abril, está prevista mais uma edição da Semana da Imunização Europeia, para reforçar a importância da vacina.
 
A OMS ressalta que o sarampo, apesar de prevenível, é uma das principais causas de mortalidade infantil, levando a 450 mortes por dia no mundo, muitas das quais não só por negligência individual, mas por baixa cobertura vacinal do país, como em alguns da Ásia e África.
 
O Globo

Osso do quadril estreito pode impedir um parto normal?

O diâmetro do quadril e o posicionamento do bebê podem sim impedir sua passagem, mas isso só será percebido na hora do parto

Por Dr. Cláudio Basbaum Ginecologista e Obstetra
 
Do ponto de vista obstétrico, o conhecimento da pelve óssea (PO), também chamada de bacia óssea ou quadril é indispensável, uma vez que é através dela que o feto passa para nascer durante o parto.
 
Está constituída por quatro ossos: os dois ossos ilíacos, o sacro e o cóccix. Estes quatro ossos formam um "anel" chamado de cintura pélvica e que tem dois planos: superior ou grande pelve (também chamada de "falsa pelve") e a inferior ou pequena pelve (também chamada de "pelve verdadeira").
 
Esta possui uma abertura superior ou "estreito superior", abaixo da grande pelve e o "estreito inferior" que se comunica com o exterior. Entre ambos situa-se a porção intermediária: a escava pélvica, esta sim, da maior importância para o mecanismo de passagem do feto durante o trabalho de parto. 
                           
A passagem do bebê vai depender da compatibilidade entre os vários diâmetros ósseos e os diâmetros da apresentação fetal, mais frequentemente, da apresentação cefálica (cabeça fetal). A pelve óssea está complementada por músculos, tendões e ligamentos - chamados de "partes moles" - que lhes dá a conformação tanto interna quanto externa. Sua forma é variada e depende de características constitucionais de cada mulher. 
                           
 
 
São clássicos quatro tipos básicos ou puros: ginecoide, androide, antropóide e platipelóide. Existem importantes diferenças entre a pelve masculina e a pelve feminina, seja na constituição óssea, quanto na forma quanto nas dimensões dos eixos e diâmetros. Certas bacias da mulher apresentam características masculinas ou atípicas, o que pode dificultar ou mesmo inviabilizar um parto normal, pela via natural. 
Além dos "tipos puros" de bacia existem os "mistos" cuja conformação é resultado da associação de características de vários tipos, tanto na forma quanto nas dimensões dos diâmetros, conduzindo a importantes diferenças individuais que influenciam, facilitando ou dificultando a evolução dos mecanismos do parto. Em geral, é no estreito médio da bacia onde ocorrem as "dificuldades" na adaptação ou rotação das partes fetais (cabeça ou bacia do bebê). 
                           
A simples avaliação do quadril de uma gestante por um obstetra experiente pode "sugerir" se a bacia é "boa" para um parto vaginal. Em certas situações específicas e mais raras, como malformações e fraturas, podemos antecipadamente lançar mão de recursos radiológicos para avaliar certas partes da bacia que podem interferir na evolução dos mecanismos do parto. 
                           
O mais importante, sem dúvida, é a avaliação clínica de alguns diâmetros da bacia, feita através do toque genital, o qual permite suspeitar se a cabeça fetal conseguirá transpor certos níveis da bacia (desproporção feto-materna). Muitas vezes a cabeça não insinua em função do tamanho fetal, da posição em que se apresenta ou outras, levando a indicação de uma cesariana. 
                           
Caso a parturiente esteja apresentando uma dinâmica de trabalho de parto não acompanhada da insinuação da cabeça fetal (distócia céfalo-pélvica), temos que estar atentos e abertos para indicar a cesariana. O toque vaginal bem conduzido, avaliando sobretudo o diâmetro ântero-posterior (entre púbis e sacro) e algumas projeções ósseas dentro da bacia é o que diagnostica e define se a tentativa para o parto normal deve ser prosseguida, sem que exponhamos o bebê ao "sofrimento fetal" e a parturiente, a "estafa materna". 
 
Minha Vida

Comerciantes percebem novo comportamento de fumantes em locais fechados

Vários fumantes estão mudando os hábitos por causa da nova Lei Anti-Fumo, publicada em dezembro e que proíbe fumar em locais fechados. Na prática, a nova lei acabou com os fumódromos
 

Dessa forma, alguns comerciantes já conseguem notar um comportamento diferente dos fumantes. É o que explica o gerente de restaurante, Israel da Silva. "No começo eles davam uma de que não sabiam. A gente ia até a mesa, que a gente tem a área aqui fora que tem os toldos, e comunicava eles, eles paravam. Mas agora a gente fez um panfletozinho para eles nem tentarem acender nas mesas que ficam lá fora. A parte de dentro já tem na entrada mesmo, avisando. Aí depois disso não aconteceu mais não. Agora normalizou".
 
É o caso de motorista, Valdir Gonçalves. Ele conta que sempre procura ambiente aberto quando quer fumar. "Procura uma área, um banco livrezinho, você sai numa área livre e fuma. É bom. Vários amigos meu pararam de fumar, da proibição justamente".
 
A servidora pública, Kelly Cristina Teixeira, diz que quando quer fumar sempre vai pra longe das outras pessoas, para não incomodar. "No meu caso eu sempre tentei me afastar das pessoas, porque eu sei que tem gente que não gosta. Eu sempre faço isso, eu saio de perto, sempre faço isso. Qualquer lugar que eu estou eu vou para um lugar separado".
 
A nova Lei Anti-Fumo anunciada em dezembro de 2014 tem como objetivo proteger a saúde da população contra os malefícios da fumaça do tabaco e conscientizar os donos de bares, lojas e restaurantes que, agora é proibido fumar tanto em locais totalmente fechados como em locais parcialmente fechados. É o que explica o técnico da secretaria executiva da CONICQ, vinculado ao Ministério da Saúde, Felipe Lacerda Mendes.
 
"É muito comum às vezes em bares e restaurantes, algumas áreas externas que colocam barracas ou que colocam toldos com mesas para os clientes, e as pessoas costumavam fumar ali. Mas de qualquer maneira esses ambientes não eram ambientes seguros. Então a legislação avançou. Além dos ambientes fechados como restaurantes, shoppings, boates, universidades, museus, locais que normalmente já eram proibido fumar, e partir de agora também é proibido fumar então quando houver, um toldo, um telhadinho, esse tipo de espaço".
 
A fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária do município e o estabelecimento que descumprir a lei poderá receber multa que varia de dois mil reais a um milhão e meio de reais. 
 
Fonte: Karina Chagas/ Agência Saúde

Inscrições abertas para cursos de atualização à distância em Saúde Mental, até dia 19 de janeiro

Estão abertas, até o dia 19 de janeiro, as inscrições para três cursos de atualização à distância em Saúde Mental. As ofertas são fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC)
 
Essa é a terceira edição dos cursos de atualização, que tratam dos temas: Álcool e outras drogas, da coerção à coesão; Saúde Mental na Infância e Adolescência e Crise e Urgência em Saúde Mental. As inscrições deverão ser feitas pelo FormSUS, ao final da página. O candidato poderá se inscrever somente em um dos cursos por edição.
 
Álcool e outras drogas, da coerção à coesão
São três mil vagas, voltadas aos profissionais de saúde nível médio e superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo como foco o trabalho interdisciplinar e intersetorial.
 
O curso possui sete módulos, que tratam dos seguintes temas: Drogas e sociedade; Políticas de Saúde Mental e Direitos Humanos; Atenção Psicossocial e Cuidado; Processo de trabalho nos serviços de atenção a usuários de álcool e outras drogas; Recursos e Estratégias do cuidado e singularidades do cuidado na RAPS.
 
Para mais informações, acesse a ementa do curso aqui.
 
Curso Saúde Mental da Infância e Adolescência
São 500 vagas para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso possui seis módulos, que incluem os temas: Política Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil; As Políticas Públicas para infância e Adolescência: do menor ao sujeito de direitos; Atenção psicossocial na infância e adolescência; Atenção às crianças e adolescentes com autismo e suas famílias no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial; Atenção psicossocial e o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas.
 
Para mais informações, acesse a ementa do curso aqui.
 
Curso Crise e Urgência em Saúde Mental
São mil vagas, voltadas a profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso possui quatro módulos, que tratam dos temas: Fundamentos da atenção à crise e urgência em saúde mental; Organização da atenção psicossocial à crise em rede de cuidado e O cuidado às pessoas em situações de crise e urgência na perspectiva da atenção psicossocial.
 
Para mais informações, veja a ementa do curso aqui.
 
Orientações para inscrições
- Para fins de inscrição, são considerados pontos da RAPS: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS Álcool e Drogas (AD), CAPS AD (Álcool e Drogas) II e CAPS (Álcool e Drogas) AD III; Consultório na Rua; Unidades Básicas de Saúde; NASF; Centros de Convivência e Cultura; SAMU; Sala de Estabilização; UPA 24 horas; Pronto socorro em Hospital Geral; Unidade de Acolhimento; Leitos de psiquiatria e saúde mental em Hospital Geral e Serviços Residenciais Terapêuticos.
 
- Para os cursos Saúde Mental na Infância e Adolescência e Crise e Urgência em Saúde Mental, haverá seleção dos candidatos após a inscrição prévia, na qual os critérios podem ser acessados aqui.
 
A lista com os candidatos selecionados será disponibilizada na página de inscrição do FormSUS e no portal da UNA-SUS/UFSC, a partir do dia 22 de janeiro.
 
- A matricula será posteriormente realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - via internet, sem necessidade de deslocamento do candidato selecionado. A UFSC fará contato com os candidatos selecionados através do e-mail cadastrado. (Lembre-se de usar o seu e-mail pessoal, não use o e-mail de seu local de trabalho ou e-mails institucionais, pois não serão aceitos e sua matrícula poderá não ser efetuada).
 
- O candidato poderá se inscrever somente em um dos cursos por edição.
 
- O TERMO DE COMPROMISSO (acesse aqui) deverá ser impresso, preenchido, assinado e carimbado pelo gestor (coordenador do estabelecimento de saúde, secretário Municipal ou Estadual de Saúde). Depois digitalizado (escaneado) para seu computador e salvo em um arquivo para ser anexado na última parte (item 15) do formulário de inscrição abaixo.
 

MP entra com ação para obrigar Rio a criar política de gestão no SUS

O Ministério Público do Rio de Janeiro ajuizou ação civil pública contra o Estado do Rio, com pedido de condenação por dano moral social
 
A ação tem o objetivo de obrigar o governo a criar uma política de gestão de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Os promotores sugerem a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta para solução dos problemas.
 
Na ação, o Ministério Público sustenta que, durante cerca de dez anos, sucessivos governos cometeram irregularidades na contratação de profissionais para o SUS. Além disso, burlaram regras de concursos públicos e a implantação de um plano de carreiras, cargos e salários.
 
Outro argumento é que "uma política desestruturada e incoerente deixa sequelas que maculam a saúde pública no estado, como baixa produtividade, perda de profissionais para a iniciativa privada, déficit de profissionais e pouca estabilidade organizacional.”
 
Agência Brasil

Onze alimentos que hidratam o corpo no verão

Especialista indica frutas, legumes, verduras e grãos que ajudam a repor líquidos
 
Com o calor do verão, o corpo tende a perder altas quantidades de líquido e ficar desidratado. Uma boa alternativa para manter a saúde nesta época é complementar a ingestão de líquidos com o consumo de alimentos que ajudam a hidratar o organismo.
 
— A ingestão de líquidos não pode ser substituída. No entanto, o consumo de alimentos que possuem água em grande quantidade ajuda a manter os líquidos e sais minerais que perdemos durante a transpiração — afirma Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração de São Paulo.
 
Confira os alimentos que podem ajudar na hidratação:
 
Grãos
Arroz integral: cozido, ele apresenta aproximadamente 70% de água e também possui carboidratos, fibras, manganês, cobre, zinco, potássio, fósforo, além de vitaminas do complexo B, como a piridoxina e a tiamina.
 
Feijão: cozido na versão carioca tem 80% de água, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina — vitamina também do complexo B.
 
Frutas
Banana-prata: possui 71% de água. Em sua composição apresenta carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C, piridoxina e riboflavina (vitamina B2).
 
Abacate: cru, contém 83% de água, além de cobre, zinco, cálcio, magnésio, manganês, lipídeos, carboidratos, fibras, fósforo, potássio, riboflavina e vitamina C.
 
Acerola: crua, possui 90% de água. Em sua composição, também encontramos carotenoides, cuja atuação auxilia o processo de respiração celular, além de sintetizar os pigmentos da retina. A fruta também contém riboflavina, niacina, vitamina C, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, carboidratos, fibras e cálcio.
 
Legumes
Cenoura: crua, possui 90% de água. O legume também é composto de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
 
Abóbora: tem cerca de 86% de água. Cozida, é rica não só em fósforo e fibras, mas também em potássio, o que auxilia os batimentos cardíacos e o bom funcionamento dos músculos.
Abobrinha italiana: apresenta 93% de água, além de fósforo e potássio.
 
Verduras
Espinafre: possui 94% de água. Também é composto de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
 
Agrião: cru, contém cerca de 93,9% de água, além de potássio, vitamina C, fósforo e cálcio que é fundamental para a saúde dos ossos.
 
Couve manteiga: crua tem 90,9% de água e também vitamina C, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, niacina e potássio.

Zero Hora

Deferimento do credenciamento: Programa Farmácia Popular do Brasil

A farmácia que teve o deferimento do credenciamento no Programa Farmácia Popular do Brasil – Aqui Tem Farmácia Popular publicado no Diário Oficial da União até o dia 31/12/2014 precisa fazer a renovação do cadastro no período de 05/01/2015 a 30/04/2015
 
Para tanto, o responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular, acessar o Sistema Farmácia Popular – SIFAP com o Número de Identificação Social – NIS e senha do Cartão do Cidadão cadastrada na agência CAIXA e providenciar a atualização do cadastro no referido portal, tanto da matriz quanto da filial, se for o caso, utilizando na opção “Credenciamento/Renovar Cadastro”.
 
Quem não possuir o número de identificação necessário ou não está conseguindo acessar o SIFAP, deverá dirigir-se até a Agência CAIXA onde se encontra o cadastro da empresa e rever os procedimentos para acesso.
 
Atentar para atualização dos dados do cadastro da farmácia, principalmente quanto à validade da Certidão Negativa de Débito – CND, somente da matriz, do Alvará/Licença Sanitária (SES/SMS) e do Certificado de Regularidade Técnica do farmacêutico responsável, tanto matriz como filiais.
 
Posteriormente, receberá mensagem eletrônica informando sobre a documentação que deverá ser apresentada na Agência CAIXA onde se encontram os documentos apresentados anteriormente, quando do primeiro credenciamento e/ou renovações.
 
Em caso de dúvidas, o contato deverá ser feito pelos seguintes telefones: 3004-1104, opções 9-2 (capitais) e 0800-7260104, opções 9-2 (demais localidades) ou por intermédio da Agência de relacionamento da empresa.
 

Inatividade mata mais do que obesidade, indica pesquisa britânica

Gordinho ativos têm menos chances de morte precoce do que inativos de qualquer peso
Gordinho ativos têm menos chances de morte precoce do
que inativos de qualquer peso
Pesquisadores registraram cerca de 676 mil mortes por inatividade, contra 337 mil por excesso de peso
 
A falta de exercício pode estar matando o dobro de pessoas se comparada à obesidade, sugere um estudo feito por 12 anos, que incluiu mais de 300 mil pessoas na Europa.
 
Pesquisadores da Universidade de Cambridge registraram cerca de 676 mil mortes por ano por inatividade, contra 337 mil por conta de excesso de peso.
 
Eles concluíram que pelo menos 20 minutos diários de caminhada rápida poderiam gerar benefícios substanciais.
 
Especialistas afirmam, ainda, que exercício físico é benéfico para pessoas de qualquer peso.
 
Obesidade e sedentarismo, muitas vezes andam de mãos dadas. No entanto, sabe-se que as pessoas mais magras têm um maior risco de problemas de saúde se forem inativas. E as pessoas obesas que se exercitam têm melhores condições de saúde do que pessoas inativas.
 
O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, tenta trazer à tona os perigos da inatividade e da obesidade.
 
Inatividade mata
Os pesquisadores acompanharam 334.161 europeus por 12 anos. Eles avaliaram os níveis de exercício e a circunferência das cinturas a cada morte.
 
"O maior risco (de morte precoce) está associado aos classificados como inativos, sejam com peso normal, sobrepeso ou obesidade", disse às BBC News Ulf Ekelund, um des pesquisadores envolvidos no estudo.
 
Ekelund afirma que eliminar a inatividade na Europa cortaria as taxas de mortalidade em cerca de 7,5%, ou 676 mil mortes, mas eliminar a obesidade reduziria a mortalidade em apenas 3,6%.
 
"Mas não acho que seja caso de um ou outro. Nós também devemos nos esforçar para reduzir a obesidade, e a atividade física deve ser reconhecida como uma estratégia muito importante de saúde pública", acrescentou Ekelund.
 
Ekelund, que faz pelo menos cinco horas de exercício vigoroso toda semana, afirma que uma caminahada rápida todo dia é suficiente para transformar a saúde.
 
"Vinte minutos de atividade física, o equivalente a uma caminhada rápida, é algo possível de incluir em qualquer trajeto para o trabalho, ou em intervalos de almoço, ou à noite, em vez de assistir TV", sugere.
 
Os males causados por inatividade e obesidade são, em grande parte, os mesmos, como doença cardiovascular. No entanto, a diabetes tipo 2 é mais comum entre os obesos.
 
iG