Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Poluição do ar em Pequim atinge nível 20 vezes maior do que o recomendado pela OMS

Kim Kyung-Hoon/Reuters - Mulher usa máscara para se proteger
do ar poluído na Praça da Paz Celestial, ponto turístico de Pequim 
Moradores do grande centro urbano têm andado com máscaras nas ruas, e visibilidade está baixa

Pequim- A poluição atingiu níveis extremos esta semana em Pequim, chegando a 20 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O fenômeno, que castiga ainda mais os 21 milhões de habitantes da capital chinesa neste inverno, está sendo chamado de “airpocalypse” (mistura das palavras “ar” e “apocalipse”, em inglês) pelos mais cínicos.
 
Nesta quinta-feira, os níveis de partículas PM2.5, que são as mais prejudiciais para a saúde, subiu para 568 microgramas por metro cúbico, segundo a embaixada dos Estados Unidos. Um índice acima de 300 já é considerado bastante perigoso, sendo que a quantidade recomendada pela OMS é de, no máximo, 25 microgramas por metro cúbico. Por isso, muitas pessoas têm usado máscaras para andar nas ruas.
 
A visibilidade também está baixa desde sábado, com uma névoa pesada encobrindo a cidade, e deve piorar nos próximos dias. Espera-se que ela caia para 500 metros.
 
Por conta da atmosfera extremada, um alerta de poluição amarelo, o terceiro mais alto de um sistema que contra com quatro níveis, está ligado desde sábado, de acordo com o Departamento de Meteorologia de Pequim.
 
Janeiro passado também foi particularmente difícil para os habitantes de Pequim, mas o governo havia prometido trabalhar para melhorar a qualidade do ar. Entre as medidas tomadas estiveram restringir a produção industrial e limitar o número de carros circulando em grandes cidades.
 
Segundo os pesquisadores, as culpadas pelo alto nível de poluição são as emissões provenientes dos veículos e de construções. Já o chefe do Gabinete de Proteção Ambiental da cidade de Dazhou, na província de Sichuan, disse, no início do mês, que a “fumaça” que pairava pela cidade estava sendo causada por “bacon defumado”, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. Rao Bing se referia ao costume típico entre os chineses daquela região de defumar a carne de porco para conservar o alimento.
 
China atinge metas em 2014
Mas o estado de emergência, acredite ou não, surge ao mesmo tempo em que um relatório comemora a melhoria na condição geral da poluição do ar na China. Autoridades do país anunciaram, também nesta quinta-feira, que a média da poluição do ar teve uma queda tímida em 2014.
 
A China conseguiu atingir sua metas do ano passado de controle de poluição da água e do ar, segundo a agência Xinhua.
 
O ministro de Proteção ao Meio Ambiente, Zhou Shengxian, disse, em uma reunião anual do governo, que as autoridades, no ano passado, baniram das estradas e avenidas sete milhões de veículos com alta emissão de gases nocivos. Também eliminaram 50 mil fornos a carvão, instalaram equipamentos de desnitrificação e dessulfurização nas usinas e fábricas de energia e construíram novas estações de tratamento de esgoto, de acordo com a agência.
 
Zhou informou que as metas anuais fixadas pelo governo central foram cumpridas. Em setembro passado, a China também disse que estava no caminho certo para superar suas metas de redução da poluição na água.
 
A falta de fiscalização ambiental durante as décadas de grande crescimento econômico tem causado uma crise grave no meio ambiente da China, onde as cidades vivem envoltas em fumaça e metade da água subterrânea está contaminada.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário