Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Médicos alertam para vício em bronzeamento

 
Isso pode desenvolver melanoma, tipo agressivo de câncer de pele que pode levar à morte

Aos 13 anos, a americana Cynthia Bailey não perdia uma oportunidade de se bronzear. Pelo menos uma vez por semana, assim que o inverno terminava, vestia um biquíni e ia para o sol, mesmo que o clima no norte da Califórnia, onde morava, ainda estivesse um tanto frio.

Com olhos e cabelos claros, Cynthia passava grande parte do ano com a pele vermelha e descascando. Ela tinha cerca de 15 anos quando um pequeno nódulo em sua perna chamou a atenção de um médico.

A mancha marrom-avermelhada foi logo identificada como um melanoma, tipo agressivo de câncer de pele que pode levar à morte caso não seja tratado a tempo. O médico chegou a recomendar a amputação de parte de sua perna para evitar que a doença se espalhasse.

–– Eu estava provavelmente viciada em bronzeamento, lembra Cynthia, que hoje é dermatologista e dirige uma clínica na cidade de Sebastopol, na Califórnia.

Novos exames, no entanto, mostraram que a mancha era inofensiva e afastaram o diagnóstico de câncer. Apesar do susto, Cynthia voltou a tomar sol, em sessões cada vez mais intensas. Ela conta que só conseguiu deixar de se bronzear em excesso após se deparar com diversos pacientes com câncer de pele na Faculdade de Medicina.

Assim como Cynthia, homens e mulheres de várias idades se expõem em excesso e sem proteção a raios de sol e câmaras de bronzeamento artificial, embora estes hábitos sejam, segundo especialistas, os principais causadores do câncer de pele, doença que atinge anualmente cerca de 2 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.

Para alguns médicos, há algo além da simples vaidade por trás desse hábito. Segundo pesquisas, o bronzeamento pode viciar, assim como substâncias como álcool, tabaco e outras drogas.

O vício em bronzeamento é chamado muitas vezes de tanorexia, termo usado cada vez com mais frequência pela imprensa quando o assunto é bronzeamento excessivo - como no caso da americana acusada de ter causado uma queimadura na filha de cinco anos depois de levar a criança para fazer bronzeamento artificial.

Vício
–– O vício em bronzeamento é provavelmente muito parecido com o vício em drogas e outras substâncias, disse o dermatologista Steven R. Feldman, professor do Wake Forest University Baptist Medical Center, em entrevista à BBC Brasil.

Segundo ele, os sinais de que uma pessoa pode estar ficando viciada em bronzeamento são similares aos que ocorrem com outras substâncias, como a necessidade de 'doses maiores', perda de controle, sintomas de abstinência e a utilização de muito tempo e recursos para a manutenção do vício.

A semelhança entre o vício em bronzeamento e o vício em drogas também foi apontada em outras pesquisas.

Utilizando um questionário padrão para detectar dependências, a dermatologista Robin Hornung, da The Everett Clinic, no Estado americano de Washington, observou comportamentos similares em pessoas viciadas em bronzeamento e dependentes de álcool, tabaco e outras drogas.

–– Em nosso estudo e em outros nós também observamos que estes comportamentos dependentes muitas vezes 'caminham juntos' em indivíduos, no que descrevemos como tipo de personalidade dependente, disse Hornung à BBC Brasil.

Para Hornung, campanhas de saúde pública deveriam alertar para o fato de que bronzeamento, além de aumentar os risco de câncer de pele, também pode viciar.

–– Abordagens de saúde pública são sempre uma boa ideia contra epidemias, como a de câncer de pele. Talvez seja interessante que sejam iniciadas campanhas que discutam não apenas os perigos do excesso da radiação UV, mas também o potencial de dependência.

Assim como acontece com o cigarro, os dermatologistas consultados pela BBC Brasil concordam que não existem níveis saudáveis de bronzeamento, já que os riscos de se desenvolver doenças como o câncer são aumentados pela exposição aos raios UV.

–– Bronzeamento é induzido por danos no DNA da pele, então não é possível dizer que seja saudável. É possível ser saudável e ativo e obter a vitamina D do sol, mas não é preciso ficar bronzeado para conseguir estes benefícios, diz Hornung.

Endorfinas
Modismos e o conceito de que a pele queimada pode ser mais atraente ou saudável explicam em grande parte por que milhões de homens e mulheres lotam praias e parques no verão e clínicas de bronzeamento artificial durante todo o ano.

Mas dermatologistas sempre ficaram intrigados com pessoas que continuavam a se bronzear com frequência mesmo se deparando com a possibilidade de terem uma doença grave como câncer ou após ficarem com aparência da pele comprometida pelo excesso de raios de sol.

As primeiras pistas para explicar os motivos desse hábito surgiram em meados da década de 1990, quando pesquisas apontaram que a exposição a raios ultravioleta presentes na luz do sol não apenas faz com que a pele produza melanina (o pigmento que causa o bronzeamento), mas também estimula a produção de endorfina, substância associada à sensação de bem-estar e relaxamento.

–– [Esta pesquisa] explica por que as pessoas vão à praia, e não para cavernas em suas férias. É a primeira explicação do porquê pessoas que se bronzeiam com frequência continuam a danificar sua pele, mesmo sabendo que isto faz com que ela fique com aparência velha e enrugada, escreveu Feldman em seu livro Compartments, ainda sem tradução para o português.

Síndrome de abstinência
Para testar a hipótese de que algumas pessoas se bronzeiam não pela aparência, mas pelo modo como a luz ultravioleta faz com que se sintam, Feldman e sua equipe realizaram dois estudos.

No primeiro, pessoas que se bronzeavam frequentemente foram convidadas a fazer testes-cegos em duas cabines de bronzeamento aparentemente iguais, mas que tinham uma pequena diferença: uma era uma mesa convencional, enquanto a outra tinha um filtro invisível que impedia que os raios ultravioleta (UV) atingissem o paciente.

Mesmo sem saber que uma das mesas não emitia raios UV, em quase todas as ocasiões os pacientes preferiam a cabine de bronzeamento convencional, que, segundo Feldman, dava a eles uma maior 'sensação de relaxamento'.

Em outro estudo, alguns pacientes que se bronzeavam de maneira frequente apresentaram sintomas parecidos com os sofridos por viciados em drogas em síndrome de abstinência ao serem tratados com naltrexona, substância que bloqueia a endorfina e é usada em tratamentos contra narcóticos.

Em uma pesquisa posterior, feita com um grupo maior de pacientes, pessoas que não se bronzeavam com frequência não apresentaram os mesmos sintomas similares a crises de abstinência ao receberem a substância.

Fonte R7 

Veja os benefícios da fruta da época: a goiaba

 
Além de reforçar o sistema imunológico, ela ajuda na dieta

Estamos na temporada da goiaba. Além de pouco calórica (54 calorias a vermelha e 52 calorias a branca), a fruta de sabor marcante colabora com o emagrecimento. Isso por conter muitas fibras o que ajuda a proporcionar a sensação de saciedade.

 Para ajudar a manter a saúde do nosso organismo a goiaba também é uma excelente opção, pois reforça o sistema imunológico e ajuda a combater o HPV que causa o câncer de colo de útero. Na cor branca, a fruta possui alta concentração de vitamina C, que combate os resfriados e os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

A vitamina C melhora a absorção de ferro, ajuda na produção de colágeno, aumenta a imunidade de doenças bacterianas e virais. Na cor vermelha, a fruta também afasta o câncer, devido ao alto poder da substância licopeno. E diminui o risco de doenças cardiovasculares. 

Você pode ingerir a fruta também em saladas, mousses e sucos. O suco da goiaba é um excelente remédio para dor de dente, gengiva inchada e úlceras da boca. Por Yasmin Barcellos

Fonte R7

Natação para bebês

 
Nessa fase, eles ficam mais expostos aos riscos de infecções

Até então a natação para bebês sempre foi aconselhada. Mas o ministério da Saúde da Bélgica publicou um alerta de que crianças com menos de um ano ficariam mais expostos aos micro-organismos, devido a sua imaturidade pulmonar, o que aumentaria o risco de infecções.

Entre essas infecções estão às dermatites, principalmente em bebês que já têm a pele sensível; e as otites. Os especialistas belgas fizeram ainda uma série de recomendações, entre elas, evitar que os bebês engulam água, dar-lhes banho com sabão antes e depois da aula (o que vale também para os pais que entram na piscina com os filhos) e não levá-los à natação caso estejam com diarreia.

No Brasil, não há ainda trabalhos atestando os benefícios ou malefícios da natação para crianças de poucos meses de vida. Mas os pediatras também recomendam alguns cuidados como a escolha de uma piscina mais salinizada e que os pais exijam atestados médicos dos professores e de outras crianças que participem das aulas, como também de seus pais. Em caso de doença, a aula deve ser suspensa.

Fonte R7

Óleo de peixe não ajuda a prevenir demência, dizem pesquisadores

Porém, resultado do estudo não é conclusivo, explica pesquisador

Consumir óleo de peixe e outros suplementos ricos em omega-3 para evitar a demência pode ser uma perda de tempo, de acordo com pesquisadores.

Esses suplementos não oferecem mais proteção do que analgésicos, de acordo com conclusões da equipe que integra o Cochrane Reviews, um coletivo de profissionais da área médica de diferentes países que analisa temas diversos sobre cuidados de saúde.

O coletivo analisou três estudos sobre o tema, que envolveram 3.500 pessoas. A análise foi publicada na revista especializada National Academy of Sciences.

Mas especialistas afirmam ser necessário realizar mais pesquisas para se alcançar resultados mais conclusivos.

A pesquisa recém-divulgada rastreou a saúde de pessoas que consumiam óleos de peixe ao longo de três anos e meio, por isso ainda não está claro se os efeitos de óleos podem ser benéficos quando consumidos por um período mais extenso.

Sem benefícios
Alan Dangour, nutricionista da Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical, afirmou que ''a partir dos estudos, parece que o consumo de omega-3 não oferece qualquer benefícios a pessoas mais velhas''.

–– Portanto, as evidências, até o momento, são muito decepcionantes. Mas ainda há uma questão em aberto. Se realizarmos uma pesquisa mais longa, o que ela iria mostrar? O consumo de peixes faz parte de uma dieta saudável e nós ainda seguimos apoiando a recomendação de comer duas porções por semana, inclusive uma de peixes oleosos, afirmou Dangour.

Peixes oleosos como cavala, salmão e sardinhas, também são ricos em omega-3, e o consumo deste é recomendado por especialistas, em particular pelos benefício na redução de risco de doenças cardíacas.

Fonte R7

Mudanças bruscas de temperatura estão relacionadas a 30% dos infartos registrados no Brasil

 
Médico explica por que a incidência de doenças cardíacas aumenta no inverno

Oscilações de temperatura e tempo seco são responsáveis por praticamente 90% dos problemas respiratórios que acometem a população durante a transição do outono para o inverno. Mas esse quadro climático também pode desencadear outras doenças, entre elas, as cardíacas.

De acordo com o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital e Maternidade São Luiz, aproximadamente 30% dos infartos que ocorrem no Brasil são decorrentes das mudanças bruscas de temperatura. 

— Não só o coração sofre essas reações, como também o pulmão. Há registros de casos de AVC por conta dessas alterações na densidade sanguínea — diz o médico.

Dados da Associação Americana do Coração mostram que o inverno aumenta em até 25% a incidência de doenças cardiovasculares. Silveira explica que as infecções e viroses da estação mais fria do ano afetam diretamente a circulação sanguínea. As infecções respiratórias comprometem todo o organismo e causam um processo de inflamação nas artérias. Isso exige um esforço ainda maior do coração, resultando em um desiquilíbrio do músculo cardíaco. Quem já tem problemas cardíacos, acaba ficando mais exposto a infartos.

Quando o frio entra em contato com a pele, o corpo produz espasmos arteriais para manter sua temperatura natural. Essas contrações causam aumento da pressão arterial e predispõem a formação de coágulos no sangue. Os espasmos fecham as artérias fazendo com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue por todo o corpo. Isso pode resultar em uma arritmia levando a uma angina cardíaca ou a um infarto agudo.

O cardiologista pondera a necessidade de fazer uma avaliação cardiovascular pouco antes do inverno. Ainda de acordo com o médico, os tabagistas, idosos e hipertensos são os mais propensos a desenvolver problemas cardíacos nesta época do ano.

— Nesses casos, as chances de sobrevida após um infarto caem pela metade. Por isso, exigimos tanto que os cuidados sejam tomados, principalmente com a alimentação, o consumo de caldos leves e sopas, que são ótimos agentes contra as ações do inverno — recomenda.

Fonte Zero Hora

Mostra de Inovação e Tecnologia em Saúde faz parte da programação da Rio+20

 
Começa nesta quarta-feira o evento que irá discutir, além do desenvolvimento sustentável, ações em saúde pública

Nesta quarta-feira começa a Rio+20, Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Lá, os participante poderão conferir a Mostra de Inovação Tecnológica em Saúde, que apresenta as principais ações para a prevenção, promoção e assistência à saúde pública no Brasil. 
Promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com entidades ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), o evento é aberto aos participantes e próximo à Praça Mauá.

—Por meio de vídeos, painéis, maquetes e atividades interativas, mostraremos como tem sido possível universalizar a saúde e construir, de forma inovadora e sustentável, um sistema que atende gratuitamente toda a nossa população — explica Guilherme Franco Netto, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O diretor lembra que o desenvolvimento sustentável impacta diretamente na prevenção e promoção da saúde. —Uma estrutura de produção e de consumo adequado garante a qualidade da água, do ar, do solo para produção de alimentos, por exemplo".

Durante a mostra, serão exibidos os processos de produção de vacinas, de utilização de medicamentos fitoterápicos e de idealização do Programa Academia da Saúde, iniciativa do Governo Federal para promover hábitos saudáveis e estimular a promoção da saúde na população. Também serão apresentadas as redes de Atenção Básica e de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

Saúde na Rio+20
A Agenda 21, um dos instrumentos do desenvolvimento sustentável criado a partir da Conferência das Nações Unidas, Rio 92, estabeleceu um capítulo específico de proteção e a promoção da saúde humana. Dentre os compromissos firmados na Agenda 21 e alcançados pelo SUS está a cobertura universal do Programa Nacional de Imunização (PNI), possibilitando o controle e eliminação das principais doenças imunopreviníveis, tais como a pólio e o sarampo.

A expansão massiva da cobertura da atenção primária à saúde, que saltou de uma cobertura de 3% em 1992 para aproximadamente 63% em 2012 e a oferta universal de medicamentos considerados essenciais também foram algumas das conquistas, desde a criação do SUS. "Não há dúvidas que ao SUS deve ser creditada uma parcela significativa de contribuição à melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Por isso, a Conferência Rio+20 deve ser encarada como mais uma oportunidade para ampliar a agenda de compromissos também do setor saúde", avalia Franco Netto. 

Serviço
O quê: Mostra de Inovação Tecnológica em Saúde
Onde: Pier Mauá, Praça Mauá — Rio de Janeiro/RJ
Quando: 13 a 22 de junho

 Fonte Zero Hora

Hospital da Criança Santo Antônio comemora 10 anos da nova sede e projeta investimentos em pesquisa

 
Unidade do Complexo Hospitalar Santa Casa se tornou referência em procedimentos de alta complexidade em pediatria

Obra de uma campanha que mobilizou o Estado para angariar recursos para sua construção, a nova sede do Hospital da Criança Santo Antônio comemora 10 anos e uma posição de referência nacional em procedimentos de alta complexidade na área pediátrica, entre cirurgias, transplantes e tratamento oncológico.

Foram 8,8 mil cirurgias cardíacas, de coluna, neurológicas e torácicas, mais de 300 transplantes e quase 1 milhão de atendimentos de emergência. Apesar de serem expressivos, não são os números o principal motivo de comemoração, e sim a qualidade da assistência médica oferecida pelo Hospital Santo Antônio, recentemente reconhecida internacionalmente com a obteção do selo de qualidade da Joint Commission International (JCI).

— Nosso maior desafio para os próximos anos é manter os padrões desta certificação — diz o diretor médico do Hospital da Criança Santo Antônio, José Felicetti.

A avaliação leva em conta mais de 1,3 mil itens, todos voltados à assistência médica, desde a identificação do paciente ao entrar no hospital até receber alta. Somente 17 hospitais brasileiros têm este selo — o único pediátrico é o Santo Antônio. A certificação é revalidada a cada três anos, com progressão dos níveis de exigência.

— É importante destacar que toda essa tecnologia de ponta está disponível para toda a comunidade, pois 70% dos nossos atendimentos são feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) — enfatiza o diretor-geral e administrativo da Santa Casa, Carlos Alberto Fuhrmeister.

Ensino e pesquisa
Enquanto a enfermeira Swetlana Cvirkün, gerente técnico-administrativa do hospital, conduz um grupo de jornalistas pelos corredores da unidade de internação pediátrica, alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) recebem orientações de seus professores in loco. A cena ilustra a área que o diretor Felicetti considera prioritária em investimentos para os próximos anos: ensino e pesquisa.

— Temos condições de realizar, com vantagem, pesquisas que possam oferecer referência no tratamento de câncer infantil, malformações congênitas e outras questões da medicina pediátrica, inclusive com foco na prevenção de problemas futuros desde a infância. Essa é a tendência, porque a criança tem apelo para o futuro — projeta Felicetti.

A nova sede em números 
Em funcionamento desde 1953, o Hospital da Criança Santo Antônio vive uma nova fase do atendimento pediátrico desde 2002, quando inaugurou a nova sede. Antes, a unidade pediátrica atendia doenças sazonais, como infecções respiratórias, desnutrição, sarampo e doenças gastrointestinais. Hoje, esse tipo de atendimento é reduzido, seja pela efetividade da vacinação, seja pela assistência das unidades básicas de saúde. Isso permite que o hospital se dedique ao diagnóstico e ao tratamento de patologias mais complexas, como anomalias congênitas, câncer e doenças neurológicas.

Confira alguns números da nova unidade:
— 858.673 consultas
— 980.671 emergências
— 671.905 exames
— 91.567 internações
— 70.179 procedimentos cirúrgicos
— 2.851 cirurgias cardíacas
— 379 cirurgias de coluna
— 2.007 cirurgias neurológicas
— 3.615 cirurgias torácicas
— 304 transplantes renais
— 51 transplantes de medula óssea
— 9 transplantes hepáticos
— 11 transplantes cardíacos

Fonte Zero Hora

Rio Grande do Sul tem primeira morte por gripe A em 2012

 
Segundo Secretaria da Saúde, mulher de 34 anos era de São Miguel das Missões

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quarta-feira a primeira morte por gripe A (H1N1) em 2012. Trata-se de uma mulher de 34 anos de São Miguel das Missões. Com esse, o Rio Grande do Sul contabiliza sete casos de gripe A esse ano.

Para o enfrentamento à doença, já foram vacinadas no Estado 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários, o que corresponde a 78,12% de cobertura. A campanha termina nesta quarta-feira, mas as doses seguem disponíveis nos postos de acordo com os estoques dos municípios. A rede de saúde também conta com medicamento antiviral para o tratamento dos casos suspeitos.

Até o momento, segundo a Secretaria da Saúde, o panorama da doença é similar ao ano passado. No mesmo período de 2011, já havia 8 casos registrados da doença e 3 óbitos, e, ao todo, foram confirmados 103 casos, sendo 14 óbitos.

O Estado também apresenta até agora um número menor de casos em relação aos outros estados da Região Sul. Santa Catarina apresenta 262 casos confirmados de gripe A, com 18 óbitos pela doença e outros 3 por Influenza Sazonal. No Paraná já foram confirmados 62 casos, com dois óbitos.

Além da vacinação para os grupos mais vulneráveis às complicações pelo vírus, o Estado também mantém disponível em todos os municípios o antiviral Oseltamivir (Tamiflu) para pessoas gripadas em nível ambulatorial e hospitalar, de acordo com orientação médica.

Fonte Zero Hora

O que é ruim para o coração também é ruim para o cérebro

Não é novidade que ingerir alimentos ricos em gorduras “ruins” – como a gordura trans e as saturadas – não é bom para a saúde do coração. Uma pesquisa recente aponta, agora, que o mesmo pode valer para a saúde do cérebro.

De acordo com os pesquisadores do Centro de Pesquisas Médicas e Saúde da Mulher de Bringham, a ingestão das chamadas gorduras saturadas, em especial, estão associadas a uma piora no declínico cognitivo no longo prazo, e consequetemente, aumentam o risco de demência senil. Da mesma forma, as gorduras “boas” como as monoinsaturadas – encontrada no azeite e nas nozes, por exemplo – ajudam a manter a saúde neuronal.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Annals of Neurology, e partiram de análises dos dados colhidos em mais de seis mil mulheres com média de 65 anos. Todas elas eram avaliadas para variações na cognição durante o tempo da pesquisa (foram quatro anos coletando as informações).

“Quando observamos um declínio cognitivo nessas mulheres, a quantidade era menos importante do que a qualidade da gordura ingerida”, explica Olivia Okereke, uma das autoras do estudo que explica que mulheres cuja alimentação diária inclui as gorduras “ruins”, têm os piores resultados nos testes cognitivos com o passar do tempo.

“Nossa pesquisa tem uma grande importância para a saúde pública. A simples substituição de um padrão alimentar no tocante ao consumo de gorduras pode modificar ou prevenir o declínio cognitivo, como problemas de memória, por exemplo”, diz a pesquisadora.

Estratégias para proteger a saúde cerebral de idosos, lembra Okereke, são importantes, especialmente se protegerem contra problemas mais sérios, como a demência senil que pode contribuir para o avanço do Alzheimer.

Fonte O que eu tenho

Esconder preferências pessoais diminui satisfação no trabalho

 
Pesquisa mostra não falar sobre sua verdadeira identidade social no ambiente de trabalho – idade, religião, orientação sexual, etc.- diminui a satisfação geral com o emprego e afeta a produtividade. 

 Realizado por pesquisadores das Universidades de Rice, Houston e George Mason, nos EUA, o estudo envolveu mais de 200 voluntários que responderam a um questionário online por onde os autores puderam avaliar o comportamento destas pessoas, satisfação com o emprego, intenção de pedir demissão e percepção de discriminação. 

 “Diversos estudos sugerem que trabalhadores que percebem discriminação ou estão com medo de serem discriminados são mais prováveis de se enquadrarem nesta categoria de sentirem necessidade de suprimir ou ocultar a sua identidade”, diz Michelle Hebl, uma das autores do estudo. 

Os resultados, divulgados no periódico Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, mostraram que esconder estas informações pode resultar em exposição a comportamentos discriminatórios de colegas de trabalho. Pelo contrário, a pesquisa constata que a expressão de uma verdadeira identidade em um ambiente de trabalho pode ter impacto positivo nas relações interpessoais. 

“Quando os indivíduos abraçam sua identidade social no local de trabalho, os colegas podem ser mais sensíveis ao seu comportamento e tratamento como ele”, diz Juan Madera, que também participou da pesquisa. “E muitas vezes, o que é bom para o trabalhador é bom para o ambiente de trabalho. Os funcionários que se sentem aceitos e têm melhores experiências com colegas de trabalho, criam um ambiente de trabalho positivo que resultar em maior produtividade.” 

“Acho que este estudo demonstra que depende de todos para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo”, conclui Hebl. 

Fonte O que eu tenho

Velhice saudável: segredo está nos exercícios e nas frutas e verduras consumidas

 
Mulheres na faixa dos 70 anos que se exercitam e consomem grandes quantidades de frutas e vegetais têm uma maior expectativa de vida. 

Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade do Michigan, nos EUA, e publicado no periódico American Geriatrics Society. Os pesquisadores, que acompanharam mais de 700 mulheres com idades entre 70 e 79 anos que participavam de um estudo amplo, também apontam menores problemas de mobilidade entre esses indivíduos com hábitos saudáveis. As participantes foram observadas por quase 5 anos.

“Muitos estudos mediram o impacto da rotina de atividades físicas e alimentação saudável em populações idosas, e já apontavam para uma melhor saúde e expectativa de vida. Mas a nossa pesquisa associou os dois hábitos, ou seja, observamos a diferença dessas mulheres idosas que tinham bons hábitos para a saúde e grande atenção à alimentação diária”, diz Emily Nicklett, uma das autoras.

Os pesquisadores afirmam que mulheres que consomem muitas frutas, diariamente, além de porções generosas de vegetais em todas as refeições diminuem em até 8 vezes o risco de morte em comparação às idosas sedentárias e que se alimentam mal.

As idosas participavam de entrevistas e preenchiam questionários sobre sua alimentação. Para avaliar se as participantes mantinham suas dietas ricas em frutas e vegetais, os pesquisadores faziam testes de sangue, avaliando os níveis de caratenóides no organismo.

Os caratenóides são os pigmentos que dão cores às frutas e vegetais – como o beta-caroteno, encontrado nas cenouras – e que, quando consumidas em grandes quantidades, podem ser medidas no organismo. Essas substâncias se transformam em diversos tipos de antioxidantes e outras substâncias benéficas para a saúde.

Além disso elas também participavam de rotinas de exercícios físicos diários, de várias intensidades.

As participantes que eram mais ativas fisicamente, tinham o risco de morte diminuidos em até 71%. E quanto maior o nível de caratenóides – e portanto, ingestão de frutas e verduras – menor o risco de morte também: 46% menor em comparação com aquelas que se alimentavam mal. A combinação dos dois números aumentava consideravelmente a taxa de sobrevida dessas idosas.

“Assim como a interrupção do hábito tabagista impacta a melhora na saúde das pessoas, uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável aumenta a saúde e a longevidade. As pessoas e o governo deviam investir seriamente nesses hábitos saudáveis”, finaliza Nicklett. Fonte 

O que eu tenho

Descubra as substâncias do cigarro que são nocivas à saúde

 

Entenda os danos que cada componente do cigarro causa no seu organismo 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso de aditivos como chocolate, menta, canela e frutas em cigarros e derivados de tabaco vendidos no país. As marcas de cigarro com sabor representam 22% das que estão à venda no país. Em vendas, os mentolados respondem por 3% do total.

Para a diretoria da Anvisa, os aditivos aproximam os jovens do vício, fidelizam o consumo, mascaram o gosto ruim, diminuem a tosse, facilitam a tragada e ajudam a produzir dependência. O documento da agência prevê 12 meses para alteração de rótulos e do processo produtivo dos cigarros e outros seis meses para a retirada dos itens do mercado. Cigarrilhas, fumo para narguilés ou qualquer outro tipo de tabaco que use aditivos artificiais também terão a fórmula modificada. Para esses casos, o prazo de ajuste será mais longo, de 18 meses mais seis.

O tabaco é mundialmente conhecido por seus malefícios. Mas, afinal, será que nós temos consciência de todos os malefícios que o cigarro pode causar a nossa saúde? E é por isso que conversamos com especialistas e descobrimos quais os efeitos devastadores que cada uma das principais substâncias do cigarro pode causar no organismo.

Tudo que tem no cigarro faz mal?
Sim, sem qualquer exceção. De acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, não existe nenhum componente no cigarro que não seja nocivo a nossa saúde. "Alguns componentes nós sequer conhecemos".

O médico afirma que já foram identificadas mais de 5 mil substâncias na fumaça do tabaco, dentre elas gases e partículas cancerígenas, agrotóxicos usados durante o plantio da folha de tabaco e que são mantidos no processo de ressecamento para a fabricação do cigarro, dentre outros. Antes de mais nada é preciso entender que não existe limite seguro de consumo do tabaco. "Diferente do álcool, ele não pode ser consumido com moderação", afirma Alberto.  

A vilã mais popular
Quando se fala sobre cigarro e seus efeitos nocivos, logo pensamos na nicotina. Embora esteja longe de ser a única vilã presente no tabaco, ela é a principal agente causadora do vício.

Os especialistas afirmam que a nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. "Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína", conta Alberto. 

O vício começa justamente quando a nicotina se liga aos receptores do nosso sistema nervoso, desencadeando a liberação de diversas substâncias, como dopamina, que dão a sensação de prazer, melhoram da memória, deixam a pessoa mai alerta, tiram o apetite, entre outros. Esses sintomas são os que a pneumologista Maria Vera Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, chama de reforço positivo.

Porém, quando o nível de nicotina no sangue cai, isso mais ou menos umas duas horas depois do primeiro cigarro, a pessoa sente falta desse reforço positivo e tem uma crise de abstinência. Os sintomas relacionados à abstinência, ou reforço negativo, são irritação, nervosismo, dor de estômago, insônia e aumento do apetite.

"A dependência se dá pela alternação do reforço positivo com o negativo", diz a pneumologista. Quando o fumante sofre uma crise de abstinência, procura fumar outro cigarro para sentir novamente o reforço positivo. E assim se inicia o ciclo vicioso.

As doenças relacionadas à nicotina são: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça. 

Os perigos do alcatrão
Alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões, deixando-o com uma coloração castanha escura. Segundo a pneumologista Maria Vera Castellano, ele está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.

Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas, entre elas:

Benzeno: ele está presente na composição de detergentes e da gasolina, além de ser utilizado como pesticida. "Ao ser inalado, ele é absorvido pelos pulmões, onde provoca danos irreversíveis", diz Alberto. As doenças relacionadas à inalação do benzeno são enfisema pulmonar, asma (até nas crianças e adultos que são vítimas do fumo passivo) e câncer no fígado. "A exposição ao benzeno durante mais de 20 anos pode inclusive provocar leucemia", completa Alberto. 

Polônio: é um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. A radiação produzida por esse isótopo, em situações normais, é bloqueada pelas camadas da nossa pele. Porém, quando inalada via fumaça, ela se deposita nas vias aéreas, emitindo radiação às células a sua volta, contaminando-as e causando tumores pulmonares.

Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. "Sua inalação provoca alterações no estômago e aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer", diz o especialista. 

Metais Tóxicos
No cigarro também é possível encontrar uma série de metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo e se depositam principalmente no fígado e rins. "O corpo leva de 10 a 30 anos para conseguir eliminar essas substâncias", diz Alberto. Ele ainda afirma que pessoas com mais de 20 anos de vício podem não conseguir reverter todas as agressões, podendo causar complicações em algum desses órgãos. Dentre os metais pesados presentes no cigarro, os principais são esses:

Arsênio: ele é usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro. Uma vez dentro do corpo, ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes, onde fica armazenado.

Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. "Quando em grandes quantidades, pode incapacitar ou dificultar a ventilação dos pulmões, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão", diz Maria Vera. 

Gases que matam
A fumaça que o fumante libera na atmosfera ao tragar o cigarro também é um veneno, não só para ele como para as pessoas que estão a sua volta e podem inalá-la. Os principais componentes da fumaça do cigarro e os riscos relacionados a eles são:

Monóxido de carbono: poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco. Os especialistas explicam que o monóxido de carbono, quando inalado, compete com o oxigênio na ligação com a hemoglobina. Ou seja: ele toma o lugar do oxigênio na ligação com nossas células sanguíneas, dificultando o transporte de oxigênio por todo nosso corpo, causando assim dificuldade de respirar. Ao se ligar às nossas hemácias ele também deixa o sangue mais grosso, fazendo com que nosso corpo tenha que produzir mais hemácias para suprir a quantidade parasitada pelo monóxido de carbono.  

Por deixar nosso sangue mais denso, o monóxido de carbono pode facilitar a formação de plaquetas, que virarão trombos, que poderão obstruir as artérias e dar margem a doenças cardíacas e derrame cerebral. "Inclusive pessoas que não fumam, mas que já apresentam algum problema cardiovascular, podem sofrer de dificuldade respiratória, asma e até ataque cardíaco ao inalar a fumaça do cigarro", conta Alberto.

"Se você tem muito monóxido de carbono no corpo pode ter tontura, diminuição do nível de consciência e desmaios", diz Maria Vera.  

Cetonas: mais conhecido como removedor de esmaltes em forma de acetona, as cetonas são um produto entorpecente e inflamável.

A inalação das cetonas em pequenas quantidades irrita a garganta e causa tonturas e dores de cabeça. Porém, se inalada em grandes quantidades pode causar uma intoxicação grave e levar a pessoa à morte.

Terebentina: é uma substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. Muito conhecida como diluente e removedor de tintas a óleo. Ao ser inalada provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso, dependendo da quantidade. 

Cigarros mentolados são mais ou menos vilões?
Os cigarros ditos mentolados são aqueles que possuem sabor, como menta e cravo. Muito popular entre adolescentes por ter um gosto mais doce do que os cigarros normais, os mentolados costumam ser o primeiro cigarro e porta para o vício de diversos jovens.

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, nos Estados Unidos, sugere que os cigarros mentolados fazem com que a pessoa tenha mais dificuldade para largar o vício. E isso se dá justamente por seu gosto refrescante, que mascara o amargo da nicotina e alcatrão.

A pesquisa revela ainda que as pessoas que fumam cigarros mentolados tendem a fumar menos cigarros por dia, porém, tragam mais profundamente, ficando assim expostas às mesmas quantidades de substâncias nocivas.  
Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número de marcas de cigarros com sabor já representa 22% dos tipos à venda.Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer aponta que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem os tais cigarros com sabor.

O presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia afirma que os aditivos presentes no cigarro mentolado não amenizam o efeito nocivo do tabaco, porém ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos. "Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial. Por isso é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias", afirma. 

Fonte MInha Vida



Cigarros de plástico sem nicotina ajudam fumantes a abandonarem vício

 
Hábito viciante de acender o cigarro seria responsável pelo sucesso do tratamento

De acordo com pesquisa feita por cientistas da Università di Catania, na Itália, e publicada no European Respiratory Journal, usar cigarros de plástico sem nicotina aumentam as chances de fumantes abandonarem a dependência.

Foram analisadas 120 pessoas, que já estavam envolvidas em programas que ajudam a parar de fumar. Elas foram divididas em dois grupos: um recebeu cigarros de plástico como tratamento, enquanto o outro continuou a seguir o programa habitual.

Os pesquisadores também pediram que os participantes respondessem um questionário para determinar a dependência física e comportamental de cigarro. Depois de 24 semanas, foi perguntado aos voluntários se eles foram bem sucedidos em parar de fumar. 
No grupo que usou os cigarros de plástico, 66,7% daqueles que foram identificados como sendo extremamente dependentes no padrão comportamental pararam de fumar, enquanto, no outro grupo, a taxa foi de 19,2%.

Foi observado que, em geral, as pessoas que continuam a fumar devido ao hábito viciante e ao processo ritualístico de acender o cigarro tiveram uma taxa de sucesso muito maior ao usar o cigarro "falso". Isso levou os pesquisadores a concluírem que o padrão comportamental do fumante influencia fortemente o vício, o que pode ser explorado para ajudar essas pessoas a largarem o cigarro.

Esse foi o primeiro estudo que testa a eficiência de cigarros de plástico sem nicotina para quem quer parar de fumar.

Pare de fumar: seu corpo agradece

Quer parar de fumar, mas precisa de um incentivo? Então veja como seu corpo agradece quando você não acende o cigarro:

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
-Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 2 dias, o olfato e o paladar melhoram;
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
- Após 1 ano, o risco de morte de infarto do miocárdio já se reduz pela metade;
- Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. 

Fonte R7

Frutas e vegetais podem ajudar a largar o tabagismo, diz estudo

 
Alimentos reduzem a necessidade de acender o primeiro cigarro do dia

Pessoas que querem parar de fumar têm uma probabilidade maior de ser bem sucedidas se aumentarem a ingestão de frutas e vegetais, aponta um estudo publicado no periódico Nicotine and Tobacco Research. Os pesquisadores, da University at Buffalo, nos Estados Unidos, também descobriram que uma dieta equilibrada ajuda a pessoa que fuma a permanecer mais tempo longe do cigarro.

A descoberta foi feita após entrevistas telefônicas com mais de mil fumantes. Todos os participantes tinham, pelo menos, 25 anos. Eles receberam uma segunda ligação 14 meses após o primeiro contato e para fornecerem informações sobre o número de cigarros que haviam fumado e sobre a sua dieta.

Os resultados mostraram que fumantes que comiam mais frutas e legumes apresentaram uma probabilidade três vezes maior de ter ficado sem cigarro nos últimos 30 dias do que aqueles que não consumiam esses alimentos. A premissa se mostrou verdadeira mesmo após levar em conta a idade, o sexo, a etnia e a educação dos tabagistas. Além disso, uma dieta balanceada foi associada a uma demora maior de ter necessidade de acender o primeiro cigarro do dia.

Uma das explicações para essa relação pode ser o fato de frutas e vegetais piorarem o sabor do cigarro. Para os estudiosos, essas conclusões são duplamente benéficas, uma vez que ajudam a abandonar o tabagismo ao mesmo tempo em que incentivam a adoção de uma dieta saudável.

 

Cinco dicas implacáveis para você parar de fumar

A nicotina não cria apenas dependência química no fumante, mas também dependência psicológica, já que se torna uma válvula de escape para a ansiedade. "Segurar o cigarro entre os dedos, levá-lo à boca e até combiná-lo com uma xícara de café se tornam parte do dia a dia e abandonar esses trejeitos pode ser bem difícil", afirma a psicóloga Maria Teresa Cruz Lourenço, coordenadora do grupo de apoio ao tabagista do Hospital do Câncer. Ela e outros especialistas sugerem sete truques para enganar a vontade de fumar na fase em que ainda é difícil abandonar as tragadas.

1. Evite locais com muitos fumantes
"Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil", afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. "Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes", diz.

2. Quebre a rotina
Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos.

3. Concentre-se em outra atividade
"Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos", afirma Laura. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa.

4. Busque apoio da família e de amigos
Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. "Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar", afirma Laura.

5. Não desenvolva outro vício
De acordo com a psicóloga Maria Teresa, o cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. "A ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos". O apoio de uma nutricionista pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.

Fonte R7

SP ganha centro de atendimento a mulheres de 16 a 24 anos

 
Ginecologista e exames de papanicolaou, sangue e ultrassom estarão disponíveis

A cidade de São Paulo terá a partir desta terça-feira (12), um ambulatório de "Atenção Integral à Mulher Adolescente e Jovem Trabalhadora", que funcionará no hospital estadual Pérola Byington e contará com a equipe do programa de Saúde do Adolescente.

O intuito é dar atendimento ambulatorial e de exames ginecológicos a adolescentes e jovens entre 16 e 24 anos que trabalhem, preferencialmente, na região central de São Paulo.

Localizado no segundo andar do hospital, o novo ambulatório possui estrutura com sala de espera, sala de atendimento individual, sala de exames e sala de coleta de materiais, e contará com dois médicos ginecologistas e um radiologista. Os atendimentos serão realizados todas as terças-feiras, das 15h às 19h, sempre com agendamento prévio feito por telefone.

Assim como consultas ginecológicas, as jovens trabalhadoras também poderão fazer, no mesmo local, exames como papanicolaou, de sangue e ultrassom, e os resultados sairão em até uma semana.

Cerca de 1,2 mil jovens por ano deverão ser atendidas no local. Além de exames médicos, elas receberão orientações relacionadas à saúde da mulher como conhecimento do próprio corpo, diagnóstico precoce de problemas ginecológicos, anticoncepção, sexo seguro e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Campos Novos - SC

A Prefeitura Municipal de Campos Novos, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 14 vagas

Inscrições:
Até 15 de junho, na Amplasc, Rua São João Batista, nº. 347, Campos Novos

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00

Cargos:
Ensino Fundamental - (4 vagas) Agente Comunitário de Saúde;
Ensino Médio - (1) Auxiliar de Odontologia Comunitário e (1) Técnico em Enfermagem do SAMU;
Ensino Superior - (1) Enfermeiro Comunitário, (6) Médico Comunitário e (1) Odontólogo Comunitário;

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 13.122,00

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho

Prefeitura Municipal de Calçado – PE

A Prefeitura Municipal de Calçado – PE realiza concurso para provimento de 124 vagas

Inscrições:
De 16 de abril a 16 de junho, pelo www.concursopublicocalcado2012.com.br

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 e R$ 8.000,00.

Provas:
Prova escrita: 16 de setembro
Haverá prova de títulos apenas para nível superior e Professor.

Cargos
Fundamental - Eletricista, Auxiliar de Sala de Parto, Copeira Hospitalar, Guarda Municipal, Motorista I, Motorista II, Lavadeira Hospitalar, Cozinheiro Hospitalar, Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Serviço Educacional;
Médio - Assistente Administrativo Educacional, Recepcionista Hospitalar, Técnico de Enfermagem PSF, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Agente de Controle Interno, Professor de Educação Básica - 1ª à 4ª série.
Superior - Secretário Escolar, Professor do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas disciplinas de educação física, matemática, história, geografia, ciências, língua portuguesa e língua inglesa, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro Hospitalar, Enfermeiro ESF, Fonoaudiólogo Escolar, Fisioterapeuta, Odontólogo ESF, Nutricionista Escolar, Nutricionista, Médico Veterinário, Médico Generalista ESF, Médico Plantonista e Médico Ambulatorista.

Prefeitura Municipal de Cabrobó - PE

A Prefeitura Municipal de Cabrobó, Pernambuco, realiza concurso para provimento de 484 vagas

Inscrições:
De 11 de junho a 11 de agosto pelo www.asconprev.com.br

Valor:
De R$ 48,00 a R$ 88,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.000,00

Provas:
Prova objetiva: 21 de outubro
Haverá prova de títulos para Magistério e prova prática para Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Mecânico, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira, Pedreiro e Soldador.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais (Cozinha e Limpeza), Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Mecânico, Motorista, Operador de Patrol, Operador de Máquinas Pesadas Retroescavadeira, Pedreiro, Porteiro, Recepcionista, Soldador e Vigia;
Ensino Médio - Agente de Saúde Bucal, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Veterinária, Educador Social, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia;
Ensino Superior - Assistente Social, Auditor Fiscal, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro PSF, Enfermeiro Hospitalar, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico PSF, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental I, Professor Ensino Fundamental II de Ciências, Geografia, História, Libras, Matemática e Português, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional;

Prefeitura Municipal de Bodocó - PE

A Prefeitura Municipal de Bodocó, Pernambuco, realiza seleção para preenchimento de oito vagas

Inscrições:
De 5 a 14 de junho, na Avenida Floriano Peixoto, nº 78, centro, Bodocó

Cargos:
Agentes Comunitários de Saúde.

Remuneração;
R$ 763,00

Provas
Prova objetiva: 17 de junho

Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra - SP

A Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra, São Paulo, realiza concurso para provimento de 174 vagas.

Inscrições:
Até 26 de junho, pelo www.idealsol.com.br

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 75,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.416,34

Provas:
Haverá prova objetiva; prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e prova de títulos para Arquiteto, Contador, Engenheiro, Fisioterapeuta e Técnico de Esportes.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Serviços, Borracheiro, Coveiro, Encanador, Pedreiro, Carpinteiro, Costureira, Mecânico II, Motorista e Operador de Máquinas;
Ensino Médio - Agente de Saúde, Agente de Trânsito, Assistente Administrativo I, Assistente Administrativo II, Eletricista Predial, Fiscal de Obras, Fiscal de Postura, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Técnico em Contabilidade, Técnico em Gesso, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Raio X, Técnico em Segurança do Trabalho e Topógrafo;
Ensino Superior - Arquiteto, Contador, Engenheiro, Fisioterapeuta e Técnico em Esportes.

Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis - RO

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis, Rondônia, realiza concurso para provimento de 11 vagas

Inscrições:
Até 14 de junho, pelo www.institutoexatus.com.

Valor:
R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 1.518,00 a R$ 6.100,00

Cargos:
Médico Clínico Pediatra, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral PSF, Fisioterapeuta, Professor de Ciências Físicas e Biológicas.

Provas:
Provas objetivas: 24 de junho
Haverá análise de títulos.

Prefeitura Municipal de Aimorés - MG

A Prefeitura Municipal de Aimorés, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 1º a 20 de junho, na Avenida Raul Soares, nº. 292, Centro ou pelo www.emapmg.com.br

Valor:
R$ 35,00 a R$ 60,00.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Pedagogo (4), Professor PII (6), Professor PIII - Ciências (1), Professor PIII - Educação Física (1), Professor PIII - Geografia (1), Professor PIII - História (1), Professor PIII - Língua Inglesa (1), Professor PIII - Língua Portuguesa (2), Professor PIII - Matemática (2), Supervisor Pedagógico (10), Tecnólogo em Segurança do Trabalho (1);
Nível Médio: Técnico em Segurança do Trabalho (1);
Nível Fundamental: Agente Administrativo (3), Agente de Endemias (3);
Nível Fundamental Incompleto: Ajudante de Serviços (10).

Provas:
Provas Objetivas: 24 de junho
Haverá Provas de Títulos.

Hospital Nestor Goulart Reis – SP

O Hospital Nestor Goulart Reis – SP realiza concurso para provimento de vaga para Médico.

Inscrições:
De 1º a 30 de junho, na Rua Pedro Frigeri, nº. 10, Santa Terezinha

Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Médico - Clínica Médica

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Provas objetivas: 22 de julho

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realiza concurso para o preenchimento de uma 1 para Médico no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Inscrições:
Até 18 de junho, pelo www.hcnet.usp.br. A documentação deve ser enviada para a Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, nº. 225, 1º. Andar

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Haverá prova escrita, prova prática-oral e análise de títulos.

Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar - Famesp

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) realiza concurso para preenchimento de uma vaga para a Maternidade Santa Isabel

Inscrições:
De 12 a 21 de junho, pelo www.famesp.fmb.unesp.br

Valor
R$ 35,00.

Cargo:
Encanador

Remuneração:
R$ 912,00

Provas:
Prova objetiva: 30 de junho

SES - PE abre 179 vagas de estágio

A Secretaria Estadual de Saúde, Estado de Pernambuco, através do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, publicou o edital N° 01/2012 que abre processo seletivo para estágio curricular não obrigatório, destinado a alunos do 7° ao 10º período do curso de medicina. A seleção contará com 179 vagas na área de emergência e na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgão de Pernambuco (CIHDOTT) e os estudantes receberão bolsa mensal de R$ 333,24, mais auxílio transporte.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 24 de junho de 2012, no site www.ibfc.org.br.
A aplicação da prova objetiva está prevista para 01 de julho de 2012, podendo ser alterada por critério do IBFC e anuência da Secretaria Estadual de Saúde - PE. Os locais e o horário de realização da prova objetiva serão publicados na internet no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na data provável de 27 de junho de 2012.
O gabarito das provas objetivas será divulgado em até 24 horas após a aplicação da mesma.

Edital / Publicações

Prefeitura de Jaciara (MT) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital Nº. 02/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Jaciara, Estado de Mato Grosso. A seleção visa preencher 02 vagas mais cadastro reserva de nível médio para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 545,00 e carga horária de 40 horas semanais.
Inscrição
Os candidatos deverão se inscrever até o dia 15 de junho de 2012, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min, nas Unidades de Saúde da Família referente à área especifica, sendo: PSF 01 - situado à Rua Jaciporã, s/n - Bairro Santo Antônio; PSF 04 - localizado na Rua Guaranis, s/n - São Sebastião e no PSF 07 - situado na Avenida Pajé s/nº - Bairro Santa Rita.
Prova
O processo seletivo será constituído de Prova objetiva, curso introdutório, avaliação médica e avaliação psicológica.
A prova objetiva será realizada no município de Jaciara, provavelmente, às 08h00min do dia 24 de junho de 2012 e terá duração máxima de 02h30min e mínima de 01h00min, em local a ser divulgado, através de edital complementar.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Saúde, no site www.jaciara.mt.gov.br e no Paço Municipal.
O candidato aprovado na prova objetiva deverá participar do Curso Introdutório de formação inicial e continuada, que regulamenta as atividades de Agente Comunitário de Saúde.
A avaliação médica é parte integrante do processo seletivo, sendo eliminado o candidato considerado inapto nesta fase.
A avaliação psicológica será aplicada ao candidato quando da sua convocação, em local, data e horário de realização a serem divulgados por meio de edital, publicado no Órgão Oficial do Município, e afixado em mural na Prefeitura de Jaciara.
Validade
O prazo de validade do presente processo seletivo é de 12 meses, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogados por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Israelândia (GO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Israelândia, Estado de Goiás, localizado a 189 km de Goiânia, lançou extrato do edital Nº. 001/2012 de processo seletivo para contratação por prazo determinado. São oferecidas 53 vagas em todos os níveis de escolaridade.
Cargos: Professor, Técnico/Instrutor em Informática, Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Serviços Gerais.
As inscrições serão efetuadas até o dia 14 de junho de 2012, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, na Prefeitura de Israelândia, situada à rua Rico Claro, nº. 186, Centro, Israelândia/GO.
O processo seletivo será constituído de avaliação curricular e/ou prova escrita.
Maiores informações na Prefeitura de Israelândia ou através do tel.: (64) 3678-1305.

SESAU de Roraima lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) divulgou edital N° 003/2012 de processo seletivo visando à contratação de 10 profissionais para a função de Artesão, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Redutor de Danos e Terapeuta Ocupacional para atuarem no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS, em caráter temporário de excepcional interesse público.
As vagas disponíveis são duas para artesãos, farmacêuticos, enfermeiros e redutores de danos, como também uma vaga de educador físico e terapeuta ocupacional. Pessoas com deficiência terão direito a candidata-se a qualquer uma das vagas.

A jornada de trabalho será de 40 e 20 horas semanais. A remuneração varia entre os cargos. Os artesãos receberão R$ 913,01, educador físico R$ 1.365,15, enfermeiro R$ 3.015,94; farmacêutico R$ 2.731,63; redutor de danos R$ 913,01; e terapeuta ocupacional R$ 1.365,15.
As inscrições serão realizadas nos dias 14 e 15 de junho de 2012 no horário das 08h00min as 17h00min, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde - Rua Madri, 180, Bairro Aeroporto - Boa Vista - RR.
O processo seletivo constará de análise curricular de caráter classificatório, cuja coordenação e supervisão ficarão sob a responsabilidade de Comissão Avaliadora composta por servidores da Secretaria de Estado da Saúde designados através de Portaria.
A listagem com o resultado preliminar e final será afixada nos murais da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), à Rua Madri, 180 - Aeroporto - CEP: 69.310-043 - Boa Vista - RR, no sítio www.saude.rr.gov.br, no Portal do Servidor, bem como do Diário Oficial do Estado de Roraima no dia 22 de junho de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo está realizando concurso para prover cargos de Oficial Administrativo destinados a atuar no Hospital Auxiliar de Suzano. São 02 vagas disponíveis e a escolaridade mínima exigida é o Nível Médio. O vencimento para esta função, segundo o edital, é de R$ 759,70 com jornada de 40 horas semanais.
As inscrições deverão ser efetuadas através do preenchimento do formulário de inscrição e enviá-lo até o dia 26 de junho de 2012 ao Serviço de Recrutamento Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP, situado à Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º. Andar, Cerqueira César, São Paulo/SP. O interessado deverá enviar também uma cópia do RG e original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,57.
As provas escritas com questões objetivas de múltipla escolha terão 50 questões sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e informática. Estas provas serão aplicadas em dia e horário ainda não divulgados.

Prefeitura de Porto Velho abre concurso público

A prefeitura de Porto Velho vai realizar concurso público para contratação de médicos (clínicos gerais e anestesiologistas) em regime emergencial pelo período de dois anos. De acordo com o edital do certame divulgado nesta segunda-feira (11), as inscrições serão realizadas no período de 12 a 15 de junho de 2012. Somando o vencimento básico com as vantagens pessoais, o salário do profissional contratado para trabalhar 40 horas semanais poderá chegar a R$ 12 mil.
Conforme a chefe da divisão de pessoal da secretaria municipal de Saúde (Semusa), Aldenora Viana de Oliveira, devido à carência de profissionais em Rondônia, o edital também está sendo divulgado em São Paulo, Recife, Manaus e Cuiabá. As provas serão realizadas no próximo dia 17 de junho, na escola municipal de ensino fundamental, Maria Isaura, à Rua Jardim, n° 3418 bairro Costa e Silva, das 8h às 11h. A divulgação do gabarito ocorrerá no dia 19 e a homologação do resultado final em 22 de junho.
O edital n° 34/2012 da secretaria municipal de Administração (Semad) informa que o Município oferece dez (10) vagas para anestesiologistas, com carga horária de 20 horas semanais. Para clinico geral, foram abertas 30 vagas com a mesma carga horária, sendo que destas, três são destinadas aos portadores de necessidades especiais (PNE). Aos clínicos que irão trabalhar 40 horas semanais, a prefeitura oferece 43 vagas, sendo quatro para PNE.
Quanto à remuneração, Aldenora informa que o salário básico para quem trabalhar 20 horas semanais será de R$ 3.606,27. Aos demais, o vencimento será de R$ 6.426,12. "Se o clínico tiver alguma especialidade ganhará mais 20% de gratificação sobre o salário. Se precisar receber insalubridade, terá mais 20%", explicou. Além disso, os profissionais receberão gratificações por produtividade, sendo R$ 717,80 para quem trabalha 20 horas semanais e R$ 1.513,20 aos que trabalharem 40 horas.
O objetivo da contratação é preencher o quadro de profissionais que irão atuar nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS) a serem inauguradas em breve, Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPs Infantil), unidades de saúde da família e policlínicas. As inscrições poderão ser feitas pelo site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br) ou diretamente na Semusa, na Avenida Calama, n° 4008, bairro Embratel, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Conforme o edital, não haverá cobrança de taxa.
Maiores informações pelos fones (69) 3901-3089 ou 3901-3656.
Por Augusto José

Edital / Publicações

Concurso SAMU - SC 2012 oferece mais de 400 vagas

A SAMU - Serviço de Atendimento Móvel, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, publicou edital n° 01/2012 de processo seletivo para preenchimento de 439 vagas de diversos cargos, a serem contratados sob o Regime Jurídico CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e, portanto, não cumprirá direito a estabilidade. Serão lotados nas Centrais de Regulação ou Unidades de Suporte Avançados conforme cronograma de implantação aprovado pelo Gestor local.
A remunaração varia entre R$ 1.080,00 e R$ 3.600,00, com carga horária de 12 a 40 horas semanais.
Além do salário mensal, será oferecido vale alimentação, vale refeição e benefícios previstos em Lei/Convenção Coletiva de cada cargo. O empregado será avaliado no período de 90 dias, conforme artigo único 445 da CLT.
Inscrições
As inscrições serão aceitas, via internet, no site www.spdmpais.org.br, até o dia 02 de Julho de 2012.
A taxa de inscrição é de R$ 35,00 para nível médio e de R$ 60,00 para nível superior.
Provas
A aplicação da prova objetiva está prevista para 15 de Julho de 2012, podendo ser alterada por critério da SPDM/PAIS.
O candidato deverá consultar o cartão de convocação para a prova objetiva a partir do dia 09 de Julho de 2012, através do site www.spdmpais.org.br, para obter as informações de data, local e horário das provas.
O Gabarito da Prova Objetiva e o Caderno de Questões serão divulgados no endereço eletrônico www.spdmpais.org.br, em até 24 horas após a aplicação da mesma.
A avaliação de títulos de caráter apenas classificatório para todos os cargos. O formulário de "Avaliação de Títulos" devidamente assinado e os "Documentos" informados no edital, deverão ser encaminhados via Correio pelo serviço de SEDEX para Avenida Doutor José Maciel, nº 560, Jardim Maria Rosa, CEP 06763-270, no Município de Taboão da Serra, Estado de São Paulo, indicando como referência no envelope TÍTULOS - SPDM/PAIS, com data de postagem até o dia 12 de julho de 2012.
Validade
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da SPDM/PAIS, ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Descobridor da vacina da rubéola defende imunização para combater aids

 
Para Stanley Plotkin, vacina está entre os três principais objetivos das pesquisas medicinais

O cientista Stanley Plotkin, descobridor da vacina contra a rubéola, ressaltou nesta terça-feira, 12, que, de acordo com as primeiras provas experimentais realizadas, é possível desenvolver vacinas "eficazes" contra a Aids (HIV), a malária e a tuberculose. 

Estas três vacinas são os três "principais objetivos" de pesquisas futuras, assinalou Plotkin durante uma entrevista no encontro científico Forovax VI, que foi iniciado na segunda e será encerrado nesta terça em Pamplona, no norte da Espanha.

Além de Plotkin, o Fórum reuniu outros especialistas de prestígio internacional, como o catedrático espanhol Ángel Gil de Miguel e Javier Moreno, especialista em direito sanitário.

Apesar de não ter apresentado nenhum tipo de resultado, Gil de Miguel também defendeu a eficácia da vacina. Ele também argumentou em favor do combate ao vírus do papiloma humano, relacionado ao desenvolvimento do câncer do colo do útero. Segundo o cientista, há dados que comprovam o sucesso da imunização contra doenças sexualmente transmissíveis (DST). "Mas, em relação ao câncer, devemos demorar um pouco mais para vê-las", concluiu.

Atualmente, os pesquisadores desenvolvem uma nova vacina que teria efeito sobre nove tipos de soropositivos, cinco a mais que as vacinas atuais. Com base nesta nova pesquisa, a porcentagem de proteção poderá aumentar a 90%, contra 70% da atual. Apesar dos avanços, o processo de desenvolvimento dessa nova vacina ainda "vai demorar para ser concluído".

Fonte Estadão
 

OMS diz que emissões de motores diesel são cancerígenas

 
Cientistas dispõem de evidências suficientes para assegurar que a exposição a esse tipo de emissão está \"associada a um aumento do risco de câncer de pulmão

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (ARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou nesta terça-feira, 12, as emissões dos motores diesel como cancerígenas para os seres humanos.

Os cientistas dispõem de evidências suficientes para assegurar que a exposição a esse tipo de emissão está "associada a um aumento do risco de câncer de pulmão", indicou a IARC em comunicado após uma reunião de especialistas internacionais realizada em Lyon, na França.

Além disso, os pesquisadores disseram que existem "provas limitadas" de que as emissões desse tipo de motor também podem aumentar o risco de câncer de bexiga.

O presidente do grupo de trabalho da IARC, Christopher Portier, declarou que a decisão dos especialistas foi "unânime" e que "as emissões dos canos de descarga dos motores diesel causam câncer de pulmão nos humanos".

"Em função dos impactos para a saúde humana das partículas dos motores diesel, a exposição a esta mistura de produtos químicos deveria ser reduzida no mundo inteiro", alertou Portier, que indicou que o anúncio da OMS representa um "sinal forte para a saúde pública".

Os cientistas utilizaram amostras de pessoas que trabalham expostas a altos índices de emissões, mas lembraram que estudos semelhantes apontaram que os resultados obtidos com estes grupos costumam ser aplicados para o resto da população.

"Portanto, as ações para reduzir a exposição devem englobar tanto os trabalhadores como a população geral", precisou no comunicado Kurt Straif, um dos cientistas reunidos em Lyon.

O perigo da exposição às emissões não está apenas nos escapamentos dos carros, mas também em outros tipos de motores, como navios e trens a diesel, acrescentou a nota da IARC.

A diminuição das emissões deve ser feita de maneira mundial, incluindo as "populações mais vulneráveis dos países em desenvolvimento, onde seriam precisos muitos anos para que novas tecnologias e medidas de proteção sejam adotadas", acrescentou a agência.  

Fonte Estadão

Início do conteúdo Testes rápidos reduzem casos de sífilis congênita

Pesquisa motivou adoção de exames durante pré-natal no SUS

Testes rápidos para sífilis são eficazes na diminuição dos casos de sífilis congênita, especialmente nas regiões mais pobres do planeta. É o que mostra um estudo realizado em seis diferentes países, entre eles o Brasil.

No País, a pesquisa já deu frutos. Restrita às comunidades indígenas do Amazonas e de Roraima, ela inspirou uma decisão de âmbito nacional: a incorporação dos testes rápidos de sífilis e HIV ao pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS), no fim do ano passado.

Todos os anos, a sífilis na gravidez é responsável por 500 mil abortos espontâneos e partos de natimortos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que dois milhões de gestantes convivem com a doença. Metade transmite sífilis aos filhos. Além do risco de morte, nos bebês infectados, também é maior a prevalência de prematuridade, baixo peso ao nascer e outros problemas congênitos.

"É revoltante. A sífilis é muito fácil de tratar com antibiótico: bastaria diagnosticar", afirma a ginecologista Adele Benzaken, que coordenou o estudo no Brasil. À época, ela trabalhava na Fundação Alfredo da Matta, em Manaus. Adele explica que não bastava mostrar que os testes funcionam quando são aplicados pelos pesquisadores. Era preciso provar que, nas precárias condições que marcam a atuação dos agentes de saúde nos confins da Amazônia, os testes seriam capazes de salvar vidas.

"A Fundação Bill e Melinda Gates (que financiou o estudo) não queria uma pesquisa teórica. Queria resultados que virassem políticas públicas", afirma Adele, que hoje trabalha no escritório do Programa das Nações Unidas para DST/aids (Unaids), em Brasília. Outros cinco países participaram da pesquisa - China, Peru, Zâmbia, Uganda e Tanzânia -, que foi coordenada por pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Inglaterra. O Brasil recebeu US$ 1,5 milhão do financiamento de US$ 9,2 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates. O artigo com os resultados mereceu publicação na revista PLoS Medicine.

Na primeira fase da pesquisa, de 2002 a 2008, Adele ajudou a validar os testes rápidos disponíveis no mercado brasileiro. As pessoas que procuravam o serviço de saúde faziam o exame rápido e o convencional. Desta forma, os cientistas comparavam os resultados e puderam concluir que o método rápido, do ponto de vista técnico, oferecia resultados semelhantes ao do método convencional.

Nos anos seguintes, o grupo tentou provar a eficácia dos testes em um cenário real, em que os exames são aplicados por agentes de saúde. Escolheram as comunidades indígenas do Amazonas e de Roraima para realizar o estudo. Em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde,  treinaram os profissionais que atuam nas aldeias para realizar os testes rápidos de sífilis. Decidiram realizar testes de HIV também.

Ao todo, 45.971 índigenas com mais de 10 anos foram testados. Cerca de 1,6% tinha sífilis, incluindo 64 mulheres grávidas. O porcentual é semelhante ao observado na população brasileira. Entre os ianomâmis, a doença estava quase ausente. Mas, em aldeias do Alto Solimões e do Vale do Javari, a situação era péssima, com prevalências de 2,2% e 5%, respectivamente. "Há uma diferença grande entre as regiões", explica Adele. "Como são comunidades fechadas, enquanto a doença não chega, não há práticamente casos registrados. Mas, depois, ela se espalha com facilidade."

Para Adele, a "enorme brecha" que costuma existir entre pesquisas e ações concretas foi superada porque, desde o início, o estudo incluía uma cooperação com o poder público. Ela conta que o projeto criou um método próprio para controlar a qualidade do trabalho dos agentes de saúde: eles recebiam ampolas com amostras para testar. (Os cientistas sabiam de antemão qual deveria ser o resultado para cada amostra.) Se um agente de saúde errasse o diagnóstico, os pesquisadores analisavam a causa do erro. As hipóteses incluíam a má iluminação do local de trabalho ou a necessidade de mais treinamento. A estratégia também inspirou outros programas governamentais. 

Fonte Estadão