Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de abril de 2015

Estudo questiona efeitos colaterais da finasterida, Santo Graal dos carecas

Foto: Charles Dharapak/AP - Em altas doses, finasterida é
indicada para tratar aumento e câncer de próstata
Finasterida combate a calvície interferindo na testosterona. Redução da libido e impotência são possíveis efeitos colaterais
 
Nenhum dos 34 testes clínicos com finasterida, um remédio muito popular para combater a calvície, fornecem dados suficientes sobre os possíveis efeitos colaterais na sexualidade de seus consumidores, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (1º).
 
"Os pacientes e os médicos que o prescrevem supõem que este medicamento não oferece perigos, mas a verdade é que não há informação suficiente para estarem seguros disso", explica Steven Belknap, professor adjunto de dermatologia na Universidade Northwestern em Chicago (Illinois, norte) e principal autor da investigação.
 
O estudo - publicado no "Jornal da Associação Americana de Medicina" (JAMA, na sigla em inglês) - desperta questões sobre a segurança deste medicamento, conhecido como finasterida e comercializado com os nomes de Propecia e Proscar.
 
Aprovada em 1992, a finasterida combate a calvície interferindo na testosterona. O gigante farmacêutico Merck lista entre seus efeitos colaterais a redução da libido, a impotência e problemas na ejaculação, entre outros.
 
Além disso, o estudo de Belknap e de sua equipe mostra que estes efeitos secundários ainda não foram adequadamente estudados.
 
Efeitos na sexualidade
"Nenhum dos 34 testes clínicos publicados fornecem informação adequada sobre a gravidade, frequência ou reversibilidade dos efeitos colaterais na sexualidade", informa o texto.
 
Isto deixa interrogações sobre o verdadeiro risco de sofrer efeitos colaterais sexuais, quanto podem durar, quão graves podem ser e se a função sexual pode voltar à normalidade depois de que seja interrompido o tratamento com a finasterida.
 
A maioria dos estudos existentes baseia suas conclusões sobre a segurança do medicamento após um ano de tratamento, embora cerca de um terço dos homens que o tomam continuam o tratamento por um período maior.
 
Relação risco/benefício
"Se houver essa informação e ela não tiver sido incluída nos artigos publicados? E se estes testes clínicos foram feitos de tal forma que não capturaram estes dados básicos?" - questionou Belknap. "E, sobretudo: É aceitável a relação de risco/benefício da finasterida?".
 
O estudo liderado por Belknap se baseou em uma meta-análise que incluiu os dados de mais de 5.700 homens que tomaram finasterida, um remédio que foi inicialmente desenvolvido para tratar o aumento da próstata.
 
A Merck respondeu que "conduziu testes clínicos bem elaborados e apoia seus resultados, os quais foram enviados à FDA (agência americana que regula os medicamentos) e outras agências regulatórias do mundo".

G1

Para 69% dos chefes, depressão não justifica afastamento

 Foto: iStock
Foto: iStock
Apenas 40% dos empregados disseram que seriam honestos com os chefes se sofressem algum transtorno mental
 
Quase sete em 10 chefes acreditam que estresse, ansiedade e depressão não são “desculpas” válidas para se afastar do emprego, apesar de 25% dos empregados sofrerem com esses problemas em algum momento a cada ano, segundo pesquisa da empresa de seguro de saúde AXA PPP, do Reino Unido.
 
Vale lembrar que a conclusão foi divulgada em meio às notícias de possíveis transtornos mentais do copiloto Andreas Lubitz, que deliberadamente derrubou o avião da Germanwings na semana passada.
 
Os dados são do jornal Daily Mail.
 
O levantamento ouviu as opiniões de mil gestores, executivos e donos de empresas, assim como a de mil empregados. Os resultados revelaram que quase 50% dos trabalhadores acreditam que seus chefes não encaram tais problemas seriamente e 7% estavam preocupados com a reação deles se revelassem o transtorno. Apenas 40% dos empregados disseram que seriam honestos com os superiores se sofressem de ansiedade, estresse ou depressão.
 
Emma Mamo, chefe de bem-estar da instituição de saúde mental considerou os dados “preocupantes”, mas “não surpreendentes”. “Sabemos que ainda há um tabu em falar sobre problemas como estresse, ansiedade e depressão no trabalho. No entanto, nós temos saúde mental, assim como nós temos saúde física, e problemas de saúde mental são predominantes em todos os tipos de papéis.”
 
Terra

Suor atrai mosquito? Tomar vitamina B o afasta? Veja mitos e verdades

Com a chegada do verão parece que os mosquitos começam a atacar. Quase ninguém consegue escapar desses insetos e, consequentemente, das coceiras. O pior é esperar o ano todo para usar um short ou bermuda e revelar dezenas de pontos vermelhos espalhados pela perna
 
Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carolina Marçon, o mosquito gosta muito de umidade, então, a pele suada atrai mais os insetos, assim como o odor exalado.
 
"A atração pelo inseto é determinada, principalmente, por uma predisposição individual genética, pois vai depender do cheiro que o corpo do indivíduo exala e das sustâncias químicas presentes no suor, como o ácido láctico. Essa predisposição varia por uma combinação de fatores, como a composição da pele, das condições metabólicas etc.", diz.
 
No verão, de fato, as picadas são mais frequentes por dois fatores. "No frio, o indivíduo se cobre e, consequentemente, se protege mais com as roupas. E na época do calor, existem mais mosquitos por conta da chuva, que é um fator de proliferação do inseto", diz o alergista e presidente da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), José Carlos Perini.
 
Tratamento
"Há um mito de que a vitamina B 12 ou o complexo B, como, por exemplo, a levedura de cerveja, eliminada pela pele modifica o odor do indivíduo e, com isso, o inseto não se aproxima. Mas, experiências já mostraram que mesmo que você passe a vitamina na pele, ainda assim os insetos picam", afirma o alergista.
 
Se a picada for comum e o indivíduo não for alérgico, Perini indica colocar gelo em cima como forma de tratamento, para aliviar a coceira e não deixar irritar. Cremes e anti-histamínicos, que são os remédios antialérgicos, devem ser prescritos pelo médico, pois variam de acordo com a idade e o peso do paciente, enfatiza o alergista.
 
A vacina também pode ser usada em caso de pessoas alérgicas, que dessensibilizam os efeitos das picadas.
 
No caso dos ambientes, o médico indica o uso de inseticidas à base de água, que não deixam odor, e diz para evitar o uso de repelentes que tem de ligar na tomada, pois estes acabam poluindo o local por um período muito longo.
 
A dermatologista Carolina Marçon alerta para o uso de repelentes em crianças. "A pele da criança é mais fina e as substâncias acabam penetrando mais. Por isso, o uso de repelentes é indicado apenas para crianças acima de dois anos. E, mesmo assim, o produto deve ser próprio para criança, que é menos tóxico", afirma.
 
Veja mitos e verdades sobre picadas de mosquitos:
 
Todos os insetos que voam podem picar o ser humano
MITO: O alergista José Carlos Perini afirma que a maioria dos insetos não ataca os seres humanos. Os insetos que picam, o fazem por duas razões. A primeira é para sugar o sangue, que são os hematófagos, como pulga, mosquito e carrapato. A segunda razão é para injetar veneno, como forma de proteção, como por exemplo, a vespa e o marimbondo. Estes dois tipos de insetos podem causar alergias.
 
Saliva ajuda a combater a inflamação causada pela picada
MITO: "Isso não ajuda em nada. A boca é totalmente contaminada, pois há a presença de bactérias e fungos. Pelo contrário, a saliva aumenta o rico de infecção da área lesionada", afirma Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Todos os insetos que voam podem picar o ser humano
MITO: O alergista José Carlos Perini afirma que a maioria dos insetos não ataca os seres humanos. Os insetos que picam, o fazem por duas razões. A primeira é para sugar o sangue, que são os hematófagos, como pulga, mosquito e carrapato. A segunda razão é para injetar veneno, como forma de proteção, como por exemplo, a vespa e o marimbondo. Estes dois tipos de insetos podem causar alergias.
 
Nosso suor atrai o inseto
VERDADE: "O mosquito gosta muito de umidade, então, a pele suada atrai mais os insetos, assim como o odor exalado. A atração pelo inseto é determinada, principalmente, por uma predisposição individual genética, pois vai depender do cheiro que o corpo do indivíduo exala e das sustâncias químicas presentes no suor, como o ácido láctico. Essa predisposição varia por uma combinação de fatores, como a composição da pele, das condições metabólicas etc.", afirma a dermatologista Carolina Marçon.
 
Comer determinados alimentos ajuda a evitar picadas de mosquito
MITO: Alguns estudos mostram que as pessoas não possuem um odor característico que repele os insetos. Então, comer um alimento não é suficiente para modificar o odor da pele, diz o alergista José Carlos Perini.
 
Alguns tecidos de roupa conseguem afastar insetos e evitar picadas
PARCIALMENTE VERDADE: "O inseto vai para onde tem pele. Onde tem tecido, naturalmente, ele não consegue picar. As roupas funcionam como uma barreira mecânica e não como repelente", afirma o alergista José Carlos Perini.
 
Repelente não é capaz de evitar picada de todos os insetos
VERDADE: O repelente é uma substância química que vai mudar o odor da pele, tornando-a menos atrativa para o inseto, explica a dermatologista Carolina Marçon. Cada substância repele um tipo de inseto, como o ativo DEET, que age contra mosquitos e carrapatos. Segundo o alergista José Carlos Perini, os repelentes conseguem evitar os mosquitos do dia a dia, que são os hematófagos, inclusive o Aedes aegypti, causador da dengue. Mas insetos como abelha, marimbondo e vespa não sofrem o efeito.
 
Alguns tipos sanguíneos atraem mais os mosquitos
MITO: "Não há nenhuma relação do tipo sanguíneo com a atração aos insetos", diz o alergista José Carlos Perini.
 
Tomar vitamina B12 ou composto B faz a pele exalar um cheiro que afasta mosquito
MITO: "Há um mito de que a vitamina B, como por exemplo, a levedura de cerveja, eliminada pela pele modifica o odor do indivíduo e, com isso, o inseto não se aproxima. Mas experiências já mostraram que mesmo que você passe a vitamina na pele, ainda assim os insetos picam", afirma o alergista José Carlos Perini.
 
Entrar no mar ajuda a cicatrizar picadas de inseto
PARCIALMENTE VERDADE: Segundo o alergista José Carlos Perini, a água salgada do mar funciona como soro e pode ajudar na higiene do local, mas não seria o método de tratamento convencional. "Mas a água deve ser limpa", alerta Perini.
 
Mosquito é atraído por certas cores de roupa
MITO: "O que a gente sabe é que a luz amarela, aparentemente, não atrai os insetos, tanto que hoje as cidades são iluminadas assim, como uma forma de repelir os insetos na área urbana. Mas as roupas não têm esta característica", diz o alergista José Carlos Perini.
 
Perfume doce atrai mais insetos
VERDADE: Os perfumes mais adocicados podem atrair abelhas, que os confundem com o odor da flor, afirma o alergista José Carlos Perini.
 
Os mosquitos picam mais à noite
PARCIALMENTE VERDADE: Segundo o alergista José Carlos Perini, a maior parte dos mosquitos pica na virada do dia, tanto no amanhecer quanto no anoitecer. "Esses dois momentos, para o mosquito em particular, é mais crítico. Mas, por exemplo, o Aedes aegypti pica principalmente durante a manhã. Assim como as abelhas e marimbondos, que picam durante o dia. Varia de acordo com o comportamento animal de cada espécie".
 
Desodorante evita picadas
MITO: De acordo com o alergista José Carlos Perini, o desodorante não tem este poder, já que geralmente é apenas uma mistura de perfume com um antisséptico, não tendo nenhuma ação na percepção dos insetos.
 
Calor favorece picadas mais do que frio
VERDADE: "Existem dois fatores nesta afirmação. Primeiramente, no frio, o indivíduo se cobre e, consequentemente, se protege mais. E na época do calor, existem mais mosquitos por conta da chuva, que é um fator de proliferação do inseto", afirma o alergista José Carlos Perini.
 
Citronela é um repelente natural de qualquer mosquito
VERDADE: Segundo a dermatologista Carolina Marçon, o odor das velas de citronela e andiroba repele o mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, mas elas possuem uma área de cobertura pequena, cerca de 10m² apenas. Já a citronela de uso tópico é eficiente como um repelente natural, isto é, não é tóxica. Marçon, no entanto, indica o repelente à base de DEET, que já é empregado há mais de 40 anos, é mais efetivo e tem uma baixa toxidade.
 
Passar álcool ou vinagre na pele ajuda a evitar coceira
MITO: Segundo a dermatologista Carolina Marçon, o álcool e o vinagre são agressivos para a pele. "O indivíduo vai acabar gerando mais irritação e até coceira", diz.
 
UOL

Exercício melhora função sexual em homens

A disfunção sexual é um problema comum em homens de idade madura e que tende a aumentar com o avançar da idade
 
Dentre as disfunções sexuais, a dificuldade de ereção é a mais frequentemente referida. Além da idade, condições como obesidade, hipertensão, fumo, diabete e sedentarismo estão também associadas à dificuldade de ereção peniana.
 
Recentemente, com o desenvolvimento de medicamentos efetivos, a abordagem farmacológica tem se tornado a primeira escolha no combate à dificuldade de ereção. No entanto, o custo elevado e a possibilidade de efeitos colaterais restringem esta escolha.
 
Paralelamente, nos últimos anos, tem crescido o interesse no emprego do exercício físico como tratamento da disfunção erétil e alguns estudos já apontam uma relação positiva entre a atividade física regular e o desempenho sexual em homens.
 
No final de março foi publicado na revista científica Journal of Sexual Medicine, um trabalho com resultados de uma nova pesquisa avaliando a associação entre exercício físico e função sexual em homens.
 
A pesquisa foi conduzida em uma amostra de 295 participantes saudáveis que completaram questionários sobre os níveis de atividade física desenvolvidos por cada um e a capacidade de ereção e orgasmo, a qualidade e frequência de ereções e a função sexual como um todo.
 
Os resultados foram processados estatisticamente e revelaram uma melhor função sexual nos homens que referiam uma maior atividade física regular. Esta atividade física corresponde a 2 horas semanais de exercício intenso, 3 horas e meia de exercício moderado ou 6 horas de exercício leve. Homens que têm uma atividade física menor do que este padrão obtiveram menores escores de função sexual.
 
Para aqueles homens que na idade madura estão experimentando alguma dificuldade na função sexual, aqui está uma alternativa saudável e sem custo para melhorá-la. E, pelos resultados da pesquisa, quanto mais exercício melhor o desempenho sexual!
 

Chocolate melhora o humor e previne doenças cardiovasculares

Cálcio, fósforo, proteínas e antioxidantes são benefícios do alimento
 
Na Páscoa, o chocolate está presente na mesa dos brasileiros. De acordo com o endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica Mauro Scharf, o consumo moderado desta iguaria pode trazer vários benefícios nutricionais, já que o alimento, principalmente nas versões amargas, é fonte de nutrientes como cálcio, fósforo, proteínas e outros minerais necessários ao organismo e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
 
Outro benefício do chocolate é que ele é fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a diminuir o colesterol.
 
A nutricionista do Hospital São Luiz Morumbi, Camila Giacomini, explica que além de ter um sabor agradável, o chocolate estimula a produção da serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e traz a sensação de bem-estar e prazer.
 
— Entre os benefícios do produto, o mais estudado é o efeito protetor de doenças cardiovasculares devido à presença de flavonoides no cacau. Eles melhoram o fluxo sanguíneo, ajudam na prevenção de coágulos, auxiliam no combate aos radicais livres, o que retarda o envelhecimento precoce.
 
A nutricionista relata ainda que há estudos ainda envolvendo melhora da sensibilidade à insulina e controle da pressão arterial.
 
Para o endocrinologista, embora os pequenos também gostem do doce, ele deve ser evitado por crianças com menos de um ano. O abuso do consumo pode causar diarreia e mal estar, levando à necessidade de suspensão imediata do chocolate e hidratação com líquidos.
 
— Sintomas como coriza, urticária, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para alertar sobre o limite da ingestão. Se houver desidratação, deve-se procurar um hospital.

 O médico também alerta que os pais também devem se atentar às possíveis alergias que os filhos possam ter a ingredientes do chocolate. Aqueles que têm intolerância à lactose, por exemplo, podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo. Os diabéticos podem recorrer aos chocolates diet.
 
— O consumo deve ser bem moderado porque ele tem uma quantidade de gordura maior do que o ovo de chocolate tradicional.
 
Scharf afirma que crianças com diabetes tipo 1 devem ter uma atenção redobrada. A terapia de contagem de carboidratos permite a ingestão de açúcar, mas a pessoa tem que ser treinada pelo médico ou de preferência por uma nutricionista especializada no assunto.
 
— O excesso de açúcar do chocolate em diabéticos tipo 1 pode induzir a um quadro conhecido como cetoacidose diabética, com altíssimas taxas de glicemia, desidratação e até eventual necessidade de internação.
 
Entretanto, o especialista também alerta para os excessos e diz que o consumo não deve ultrapassar as 30 gramas diárias.
 
— Embora seja rico em nutrientes, o consumo do chocolate deve ser moderado porque pode provocar ganho de peso e distúrbios gastrointestinais como diarreia, náuseas e vômitos.
 
Porém, as vantagens não são as mesmas para todas as variedades de chocolate. Entenda o benefício de cada tipo de chocolate:
 
- Chocolate branco: não possui cacau, apresenta um teor maior de açúcar e gorduras, logo perde os benefícios presentes no cacau;
 
- Chocolate ao leite: possui cacau na composição, mas em menor quantidade em comparação ao amargo;
 
- Chocolate sem lactose: tem apenas indicação para pacientes com intolerância à lactose, sem nenhum outro benefício associado;
 
- Chocolate diet: é restrito de açúcar, indicado para pacientes diabéticos, no entanto deve-se tomar cuidado, pois para melhorar a palatabilidade algumas marcas adicionam uma quantidade maior de gorduras, o que restringe também seu consumo.
 
- Chocolate amargo: é o mais recomendado, uma vez que possui menos gorduras e açúcares, além de ser uma rica fonte de flavonoides.
 
R7

TSH: exame avalia distúrbios da tireoide

Tireoíde
Dosagem de hormônio no sangue diagnostica doenças como hiper e hipotireoidismo
 
O que é?
O TSH, sigla para hormônio estimulante da tireoide, é um hormônio produzido na hipófise. Sua função é induzir a tireoide a produzir dois hormônios: triidotironina (T3) e tiroxina (T4). O T3 e o T4 ajudam a controlar o metabolismo do corpo.
 
Dessa forma, quando o corpo está produzindo T3 e T4 em baixas quantidades, o cérebro entende que é necessário aumentar a secreção de TSH, para que ele estimule a tireoide a produzir mais hormônios.                                                
 
O exame de sangue para avaliar o TSH é utilizado para verificar se há problemas de tireoide, e pode ser feito juntamente com os testes para medir T3 e T4.
 
Indicações
 
O exame de TSH pode ser feito para avaliar:
  • Sintomas comuns de
  • hipotireoidismo, como cansaço, pele seca, constipação, sensação constante de frio ou períodos menstruais
  • frequentes
  • Sintomas comuns de
  • hipertireoidismo, como
  • perda de peso não-intencional, batimento cardíaco acelerado,
  • nervosismo,
  • diarreia,
  • sensação constante de calor ou períodos menstruais irregulares
  • Possíveis de causas de
  • hipotireoidismo ou hipertireoidismo
  • Se o tratamento para distúrbios da tireoide estão funcionando
  • Alterações congênitas na tireoide de recém-nascidos.

Contraindicações
Não existem contraindicações expressas para um hemograma completo. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.
 
Preparo para o exame
Não há qualquer tipo de cuidado especial para fazer o exame de TSH. Pergunte ao seu médico ou médica quais medicamentos você deve interromper para fazer o teste - não pare qualquer medicação sem conversar antes com o médico ou médica.
 
Como é feito
 
Em um hospital ou laboratório, o exame de TSH é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
  • Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
  • O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
  • A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
  • O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
  • O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
  • Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame
Um exame de TSH leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia coletar o sangue.
 
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Caso a amostra de sangue seja utilizada para outros testes que exigiam jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.
 
Periodicidade do exame
Não há uma periodicidade para se realizar um exame de TSH. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame.
 
Grávida Pode fazer?
Não há contraindicações para a realização do exame de TSH durante a gravidez. Entretanto, é esperado que os valores de TSH estejam abaixo do normal no primeiro trimestre de gestação.
 
Riscos
Os riscos envolvidos na realização do exame de TSH são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.
                                              
Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.
 
Resultados
Os resultados do exame costumam ficar disponíveis em até um dia útil. A interpretação do exame amilase depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.
Resultados normais
Os níveis de TSH são medidos em miliunidades (mU) por litro de sangue (L). Confira os valores de referência para a dosagem de TSH no sangue:

Valores de referência para o exame de TSH
Adultos0,4 a 4,5 mU/L
Crianças0,7 a 6,4 mU/L
Recém-nascidos ( 1-4 dias)1 a 39 mU/L
Os valores listados aqui são apenas um guia, e não necessariamente o indicativo de que há uma doença. Estes intervalos podem variar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico irá avaliar os resultados com base em sua saúde e outros fatores. Isto significa que um valor dentro ou fora do normal pode ter outro significado.
                                               
Resultados anormais

Baixos níveis de TSH podem indicar:
  • Hipotireoidismo, que é comumente causado pela tireoidite de Hashimoto
  • Tumor na hipófise que está impedindo a produção de TSH
  • Que o tratamento para hipo ou hipertireoidismo não está sendo feito corretamente.

Altos níveis de TSH podem indicar:
  • Hipertireoidismo, comumente causado pela
  • doença de Graves
  • Hipófise está produzindo mais TSH que o necessário
  • Que o tratamento para
  • hiper ou hipotireoidismo não está sendo feito corretamente
  • Gravidez no primeiro trimestre.

O que pode afetar o resultado do teste?

Fatores que podem interferir nos resultados do exame de TSH são:
  • Uso de determinados medicamentos. Para mais informações, converse com o médico ou médica
  • Fazer um raio-X ou outros testes que envolvam radiação dias antes do teste
  • Sofrer com estresse grave e crônico.

Referências
LabTestsOnline - site projetado para ajudar pacientes e cuidadores a entender os muitos testes de laboratório que podem ser pedidos pelos médicos. O site é produzido pela AACC, uma organização profissional científica e médica global dedicada a ciência de laboratório clínico e sua aplicação aos cuidados de saúde.
                                              
MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.
                                              
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - entidade sem fins lucrativos que representa os endocrinologistas do Brasil. Organiza campanhas de esclarecimento à população sobre cuidados com a saúde e na prevenção de doenças endócrinas como diabetes, tireoide e obesidade.
 
Minha Vida

Higiene íntima feminina: o que você precisa saber

Especialista alerta para riscos do uso recorrente de desodorantes íntimos e lubrificantes com odor e sabor. Produtos podem desencadear processos alérgicos graves
 
A disseminação do uso de desodorantes íntimos tem levado muitas mulheres ao ginecologista com processos alérgicos graves. “A recomendação é não usar”, afirma a médica responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, Maria Elisa Noriler. A especialista reconhece, entretanto, que muitas mulheres fazem uso do produto para se sentirem mais seguras em uma relação sexual. “Se for esse o caso, o produto deve ser usado na parte externa (virilha) e nunca na mucosa (vulva)”, alerta.

Culturalmente, o cheiro da vagina não é associado a odores agradáveis e isso pode ajudar a entender a busca por soluções artificiais para camuflar o que é natural, o que explicaria também o aumento da procura por lubrificantes internos com odor e sabor e que também podem desencadear alergias. Maria Elisa Noriler lembra, entretanto, que o cheiro natural da mulher tem um papel importante na excitação do parceiro [em caso de relacionamento heterossexual]. “Cada pessoa tem seu cheiro que é responsável por ativar áreas do cérebro relacionadas à excitação e ao orgasmo. Na ânsia de testar as novidades, a extrapolação do uso desses produtos é tão grande que as mulheres sequer se perguntam se o companheiro prefere sentir o cheiro de um perfume no pescoço ou lá embaixo. É preciso cuidado ao mascarar o próprio cheiro que está diretamente relacionado com a sexualidade”, pondera.

A adesão ao desodorante íntimo ou ao lubrificante com odor é apenas um dos exemplos de como a higiene íntima ainda é motivo de dúvida para muitas mulheres: a começar pelo entendimento equivocado da palavra vagina, tantas vezes usada para se referir aos órgãos sexuais femininos como um todo, mas que, na verdade, é apenas um dos órgãos internos do aparelho genital da mulher que inclui também os ovários, as trompas de Falópio e o útero. Os órgãos externos do sistema genital da mulher são o monte de Vênus e a vulva (que engloba, além do clitóris, os grandes e pequenos lábios).

A dificuldade da mulher brasileira em se tocar também pode levar a uma higiene íntima inadequada e, consequentemente, a doenças infecciosas. “A anatomia feminina é mais propícia a contaminações. Por isso, desde pequenas, as mulheres devem ser orientadas a limpar de frente para trás, o que impede que bactérias do ânus passem para a vagina”, explica Maria Elisa Noriler.
 
Segundo a ginecologista, alguns sinais devem ser motivos de atenção para possíveis processos infecciosos da região pélvica: cheiro e coloração da secreção diferentes, dor na relação sexual e prurido. “Uma simples coceirinha pode ser sintoma de clamídia que, em casos mais graves, pode levar à infertilidade. A clamídia, que também é uma DST, é uma das principais causadoras de doenças inflamatórias pélvicas”, salienta.
 
Lembre-se que a secreção inodora, incolor (ou até mesmo branquinha) e sem coceira é fisiológica. “Nas mulheres mais jovens, essa secreção é mais abundante. As mulheres que usam DIU também têm uma lubrificação maior do que as optam pelos anticoncepcionais. Quanto mais próxima do climatério (menopausa) mais escassa é essa secreção”, observa.
 
A candidíase é a infecção mais comum entre as mulheres, mas Maria Elisa Noriler cita também a vaginose pela bactéria gardnerella. “Essa infecção se manifesta por secreção amarelada chegando até ao acinzentado e por odor fétido”, explica a ginecologista. Causada por um protozoário, a Trichomonas vaginalis se caracteriza por coceira intensa e também pode ser decorrente de uma higiene íntima inadequada.

Mas atenção: o exagero na limpeza também não é visto com bons olhos e lavar a região várias vezes ao dia não é recomendado inclusive no período menstrual. “A ducha vaginal não é recomendada porque pode alterar o ph da vagina que é levemente ácido justamente para evitar o crescimento de microorganismo. A secreção fisiológica tem que ficar na vagina para manter o equilíbrio da flora vaginal”, diz Maria Elisa Noriler.
 
Não importa o tipo de absorvente que a mulher use, seja ele externo ou interno, a recomendação é trocar de quatro em quatro horas. A especialista chama atenção para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e afirma que têm aumentado os casos de contaminação por HIV em pacientes jovens, na faixa etária entre 18 e 24 anos. O uso do preservativo é imprescindível. Sobre calcinhas, deixe para usar as de Lycra eventualmente e durma sem a peça para ventilar a vulva.

Higiene íntima: O que é mito e o que é verdade
 
1- Usar lenço umedecido para se limpar é melhor do que papel higiênico.
Mito, desde que a região seja bem limpa com o papel higiênico. O uso contínuo dos lenços pode causar irritações ou reações de hipersensibilidade.

2- Se limpar de "frente para trás" é melhor para evitar infecção de urina.
Verdade, evita a passagem de fezes para a saída do canal da urina, o que pode desencadear infecções.

3- A limpeza no banho é suficiente lavando apenas a parte externa da vagina.
Verdade, não há necessidade de duchas vaginais, pois ela pode alterar a flora vaginal e também a própria vagina se encarrega de fazer a limpeza interna naturalmente.

4- Ter corrimento é normal.
Verdade, desde que seja incolor e sem cheiro. Caso contrário pode ser sinal de infecção.

5- Utilizar protetor de calcinha diariamente pode desencadear infecções.

Verdade, pois o abafamento propicia crescimento de fundos e bactérias anaeróbias.

6- O uso de sabonetes específicos regula o PH da região.
Mito, é indicado o uso de sabonetes íntimos apenas para as pacientes que têm alergias a outros sabonetes. Para o dia a dia apenas água e sabonete comum já é o suficiente.

7- É aconselhável a retirada de todos os pelos pubianos.
Mito, pois a função do pelo é proteger a região. Muitas pacientes desenvolvem processos pruriginosos com a retirada total dos pelos.

8- É recomendado lavar a região mais de uma vez ao dia quando está menstruada.
Mito, a maioria das mulheres tem o hábito de trocar o absorvente com certa frequência, logo não dá tempo para causar odores. É aconselhável ficar no máximo quatro horas com o absorvente, seja interno ou externo.

9- O uso de calças e/ou meia-calças muito apertadas comprime a região, abafando e favorecendo a proliferação de fungos e bactérias.
Verdade, dê preferência a roupas mais confortáveis e mais soltas. A região íntima precisa de ventilação.

10- É indicado o uso de calcinhas de renda ou lycra, pois facilitam a ventilação da região.
Mito, esse tipo de material abafa a região. O indicado é o uso de calcinhas de algodão para melhorar a ventilação e é aconselhável também dormir sem calcinha.

11- Lavar a calcinha durante o banho e deixar secando lá prolifera bactérias.

Verdade, o problema está em deixar a calcinha secando no banheiro, pois é um local úmido e não indicado para secar roupas devido à proliferação de fungos.

12- É preciso passar a calcinha.
Mito, se a calcinha estiver bem seca não tem crescimento de bactérias.
 
Saúde Plena

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (III)

Em São Paulo, através da empresa Cetro Concursos Públicos, o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu tornou público o Edital Nº 01/2015 de processo seletivo, com a intenção de contratar 47 profissionais de nível médio.

Cargo(s)

As oportunidades oferecidas neste concurso público são para as seguintes funções:

• Agente Técnico de Saúde: Citotécnico, Técnico de Aparelhos Eletrônicos Médico Hospitalares, Técnico de Farmácia e Técnico de Aparelho de Precisão;
• Técnico de Laboratório: Análises Clinicas;
• Técnico de Enfermagem.

Salário Ofertado: Os vencimentos podem chegar a até R$ 1.028,74.

Inscrições
As inscrições estarão abertas e serão aceitas até 22/04/2015, via internet, no endereço eletrônico www.cetroconcursos.org.br. O valor referente a taxa de inscrição será de R$ 50,00.

Provas
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 17/05/2015.

Validade do Concurso Público
A validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da publicação do ato homologatório, prazo este que poderá ser prorrogado por período igual.

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (II)

Por intermédio do Edital Nº 02/2015, o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em São Paulo, no intuito de ocupar 12 vagas para Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional) e Enfermeiro.

Os vencimentos mensais serão de até R$ 1.464,83, mais Prêmio de Incentivo de até R$ 1.000,00.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 22 do mês de abril, pela internet, no site www.cetroconcursos.
org.br, com recolhimento de taxa no valor de R$ 60,00.

Provas:
A realização das provas será na data estimada de 17/05/2015, em Botucatu.

Validade do Concurso Público
O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da homologação da classificação final, sendo prorrogável pelo mesmo período.

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu

Por intermédio da empresa Cetro Concurso Público, o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em São Paulo, abriu o edital de processo seletivo Nº 03/2015 destinado a contratação de 25 médicos. Serão reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiência.

As oportunidades oferecidas são para as seguintes áreas:

• Ginecologia e Obstetrícia, para atuar no Serviço de Obstetrícia;
• Unidade de Terapia Intensiva Adulto;
• Pronto Socorro Adulto;
• Clinica Médica, Infectologia;
• Neurocirurgia;
• Cirurgia Pediátrica;
• Pediatria, para atuar no Pronto Socorro Pediátrico.

- O salário previsto é de R$ 2.650,00, mais Premio de Produtividade Médica de até R$ 3.350,00.

Inscrições
A inscrição será realizada por meio do endereço eletrônico www.cet
roconcursos.org.br, até o dia 22/04/2015. O valor para pagamento da taxa de inscrição será de R$ R$ 60,00.

Provas
As provas serão aplicadas na data provável de 17/05/2015, no municipio de Botucatu.

Validade do Concurso Público
O prazo de validade do concurso público se encerrará após 02 anos, a contar da data de homologação do resultado, prorrogável por mais 02 anos.

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba

No estado do Paraná, a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba divulgou o edital de seleção pública Nº 01/2015, objetivando o preenchimento de 150 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Serão destinadas 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiência.

Os aprovados neste certame irão trabalhar no Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Município de Curitiba (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro Médico Comunitário Bairro Novo (CMCBN), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Centro de Atenção Psico-Social (CAPS), ou em outras Unidades que vierem a ser instituídas no decorrer da vigência do certame.

Cargo(s):

O certame oferece vagas para os cargos de:

• Assistente administrativo
• Auxiliar de manutenção
• Técnico de enfermagem
• Técnico em contabilidade
• Técnico em radiologia
• Técnico em segurança do trabalho
• Analista
• Assistente social
• Cirurgião dentista

Salário Ofertado
O salário proposto será de até R$ 11.664,00.

Inscrições
As inscrições estarão abertas através do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br/concurso, até o dia 22/04/2015. O valor da inscrição é de R$ 40,00 e R$ 60,00.

Provas
Este compreenderá prova objetiva, com previsão de ser aplicada no dia 17/05/2015.

Validade do Concurso Público
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado final devidamente publicado, sendo prorrogável por período semelhante.

Concurso EBSERH Hospital de Clínicas da UFPR

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o apoio do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, divulgou o resumo dos editais de abertura de concursos públicos para preenchimento de vagas existentes no Complexo Hospital de Clínicas (CHC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). O CHC abrange o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
 
Serão ocupadas 1.775 vagas distribuídas pelos Editais nº 02/2015 (543 vagas na Área Médica, em diversas especialidades), nº 03/2015 (1.005 vagas em diversos cargos da Área Assistencial) e nº 04/2015 (227 vagas em cargos da Área Administrativa). Confira a relação de cargos nos anexos dos editais.
 
As inscrições para os três editais ocorrem até o dia 06 de maio de 2015, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, onde o candidato deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição.
 
No Posto de Inscrição Presencial as inscrições ocorrerão dentro do mesmo período, na Get On - Lan House, Rua Visconde de Nacar, 1388 - Centro - CEP: 80410-201.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 130,00.
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 07 de junho de 2015, e será realizada na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.
 
De acordo com a EBSERH, este é o maior concurso já realizado para o Hospital de Clínicas, que permitirá a reativação de unidades e de leitos e a ampliação dos serviços de saúde oferecidos, exclusivamente via SUS, à população.
 
Os Editais Normativos e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.ibfc.org.br e http://www.ebserh.gov.br

Prefeitura de Guaraciaba - SC abre concurso público

A Prefeitura de Guaraciaba, em Santa Catarina, divulgou edital de concurso público n° 003/2015, com a intenção de ocupar uma vaga, mais cadastro de reserva, para as funções de Auxiliar de Consultório Odontológico, Enfermeiro e Dentista (níveis médio e superior) com salários variados de R$ 835,39 a R$ 3.674,86 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrições
O concurso será executado pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina - AMEOSC; e as inscrições somente serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br até às 23h59min do dia 06 de abril de 2015.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet será disponibilizado equipamento com acesso à Internet na biblioteca pública municipal, localizada junto ao Centro de Múltiplo Uso Armando Domingos Montagna ao lado da Prefeitura de Guaraciaba - SC, durante o período das inscrições, em horário de expediente, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
 
Taxas
- R$ 180,00 Ensino Superior;
- R$ 100,00 Ensino Médio.
 
Provas
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 16 de maio de 2015, às 09h, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, sito na rua Reinoldo Ritter, no Município de Guaraciaba/SC. Em caso de alteração de local da prova este será publicado e divulgado no Mural Público Prefeitura Municipal de Guaraciaba - SC, e nos endereços eletrônicos: www.ameosc.org.br e www.guaraciaba.sc.gov.br.
 
Gabaritos
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 17 horas do primeiro dia útil após a realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.guaraciaba.sc.gov.br.
 
Validade
O concurso é válido pelo prazo de 02 anos contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

Concurso Prefeitura de Faxinal dos Guedes - SC

A Prefeitura de Faxinal dos Guedes, no Estado de Santa Catarina, através da empresa NW Classifica, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher oito vagas em cargos de ensino superior e alfabetizado. A remuneração pode chegar até R$ 13.090,77, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Fonoaudiólogo, Médico - ESF, Professor de Matemática, Agente de Serviços Específicos, Agente de Serviços Gerais, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora e Operador de Retroescavadeira.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 06 até 27 de abril de 2015, através do site www.nwclassifica.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 120,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos de acordo com o cargo.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 17 de maio de 2015, na Escola Municipal Santa Terezinha, localizada na Rua Presidente Dutra, 683, centro, Faxinal dos Guedes/SC, iniciando às 9h e terminando às 12h.
 
O gabarito preliminar de cada uma das provas objetivas estará disponível na internet, a partir das 16h30 do dia seguinte ao da aplicação das provas, exclusivamente no portal www.nwclassifica.com.br.
 
O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, contandos da publicação de sua homologação final, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período.

Prefeitura de Faxinal dos Guedes - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Faxinal dos Guedes, no Estado de Santa Catarina, tornou público o edital nº 001/2015 de processo seletivo, com a intenção de preencher duas vagas de ensino fundamental.
 
A chance é para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, a remuneração prevista é de R$ 1.014,00, em jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 06 até 27 de abril de 2015, através do site www.nwclassifica.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 17 de maio de 2015, na Escola Municipal Santa Terezinha, localizada na Rua Presidente Dutra, 683, centro, Faxinal dos Guedes/SC, iniciando às 9h e terminando às 12h.
 
O gabarito preliminar de cada uma das provas objetivas estará disponível na internet, a partir das 16h30 do dia seguinte ao da aplicação das provas, exclusivamente no portal www.nwclassifica.com.br.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 02 anos, contandso da publicação de sua homologação final, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Pau dos Ferros - RN

Foi divulgado edital n° 001/2015 de concurso público destinado ao provimento dos cargos na Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Há 211 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.500,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Coveiro, Lombador (Carregador de Carnes), Merendeira, Operador de Máquinas Pesadas, Tratorista, Vigia, Assistente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Técnico em Farmácia, Auxiliar de Consultório Odontológico, Técnico de Laboratório de Análise Clínica, Auxiliar de Secretaria da Procuradoria, Fiscal de Obras, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Serviços Urbanos, Agente Municipal de Trânsito, Motorista Categoria AB, Motorista Categoria D, Monitor de Recreação, Técnico em Enfermagem ‐ PSF, Técnico em Enfermagem ‐ CAPS, Técnico em Informática, Arquivista, Arquiteto, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Economista e demais cargos.
 
As inscrições ficam abertas por meio da internet a partir das 10h do dia 06 de abril até às 23h:59min do dia 26 de abril de 2015 (horário local), no site www.cpcon.uepb.edu.br. O Boleto Bancário poderá ser quitado até o dia 27 de abril de 2015.
 
O valor da taxa de inscrição correspondente à opção do cargo será de:
- Cargos de Nível Fundamental: R$ 50,00;
- Cargos de Nível Médio: R$ 70,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 90,00.
 
A aplicação da prova escrita objetiva está prevista para o dia 31 de maio de 2015, na cidade de Pau dos Ferros– Estado do Rio Grande do Norte e será realizada no período da manhã e no período da tarde (a depender da vaga dispiutada).
 
A disponibilização do local, sala e carteira onde o candidato realizará a Prova Escrita Objetiva, no endereço eletrônico www.cpcon.uepb.edu.br, a partir de 18 de maio de 2015. O gabarito preliminar sairá na data prevista de 31 de maio de 2015, após o encerramento da prova escrita.
 
O gabarito oficial será divulgado no dia 12 de junho de 2015 pela CPCON no endereço eletrônico (http://cpcon.uepb.edu.br).
 
A validade do concurso que é de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura do Município de Pau dos Ferros, respeitando a legislação eleitoral vigente, e para os demais considerados aprovados gerará expectativa de direto.

Concurso Prefeitura de São Borja - RS

A Prefeitura de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul, através da Fundatec, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, com objetivo de contratar 158 profissionais de ensino fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração pode chegar até R$ 4.817,49, em carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Administrador, Advogado, Assistente Social, Auditor Fiscal, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Tesoureiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Administrativo Auxiliar, Agente de Biblioteca, Agente Operacional de Saúde, Atendente de Consultório Dentário, Atendente Recreacionista, Fiscal de Trânsito, Secretário de Escola, Cozinheiro, Eletricista, Instalador Hidráulico, Mecânico Eletricista, Motorista, Pedreiro, Servente e Serviços Gerais.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 28 de abril de 2015, através do site www.fundatec.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, cargos de ensino médio e técnico R$ 60,00 e cargos de ensino superior R$ 100,00.
 
As provas teórico-objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 24 de maio de 2015, sendo que o local e horário serão previamente divulgados no site www.fundatec.org.br.
 
Os gabaritos preliminares provavelmente serão divulgados no dia seguinte ao de aplicação da prova.
Para os cargos de Eletricista, Motorista e Mecânico Eletricista haverá Prova Prática para os 10 primeiros aprovados, considerando a nota total obtida na Prova Teórico-Objetiva.
 
O Concurso Público tem o prazo de validade de 02 anos, contados da publicação da homologação do resultado final, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Cruzília - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cruzília, no estado de Minas Gerais, através da empresa Tendência Assessoria e Consultoria, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2014. O objetivo é a contratação de 66 profissionais de níveis médio/técnico e superior. O salário previsto vai de R$ 788,00 a R$ 4.599,32, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de consultório dentário, técnico em enfermagem, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, cirurgião dentista, nutricionista e agente comunitário de saúde.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 8 de abril de 2015, na sede da Prefeitura de Cruzília, situada à Rua Coronel Cornélio Maciel, nº 135 – Centro, das 8h às 11h e das 12h30 às 16h30, ou pelo site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 39,00 até R$ 200,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de abril de 2015, em local e horário a serem divulgados na sede da Prefeitura de Cruzília e no site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado a partir das 15h do dia seguinte ao de aplicação da prova objetiva, na sede da Prefeitura de Cruzília e no site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração Municipal.
 
O extrato do edital de prorrogação encontra-se disponível no Diário Oficial de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas - Caderno 2, do dia 1 de abril de 2015.

Concurso Prefeitura de Presidente Lucena - RS

A Prefeitura de Presidente Lucena, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de concurso público n°01/2015 destinado ao provimento de cargos e à formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.423,33 em carga horária de 10 a 44 horas semanais.
 
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da UNA Gestão e Assessoria.
 
As chances são para os empregos de assistente social, agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, enfermeiro (a), motorista, médico clínico geral 20 horas, médico pediatra, médico ginecologista/obstetra, operador de máquina, professor de educação infantil, professor anos iniciais do ensino fundamental e professor anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de língua português/alemão.
 
As inscrições serão realizadas somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até o dia 15 de abril de 2015. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.
 
As provas escritas e práticas serão aplicadas na data prevista de 09 de maio de 2015, em locais e horários a serem divulgados no dia 28 de abril de 2015. Caso haja necessidade o Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização das provas escrita e prática e será publicado por Edital.
 
O gabarito preliminar será publicado na data prevista de 11 de maio, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.
 
Todas as publicações serão feitas por afixação no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br, após às 15h, e na imprensa local, quando necessário.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Águas de Chapecó - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, tornou público o edital nº 001/2015 de processo seletivo, visando preencher nove vagas imediatas, além de cadastro de reserva. O salário pode chegar até R$ 3.844,16, em carga horária que vai de 10 a 40 horas semanais.
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, nos cargos Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Dentista - PSB, Monitor com Habilidades em Música (Violão e/ou Flauta), Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Educador Físico, Médico Veterinário e Professor de Hidroginástica.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 15 de abril de 2015, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 90,00.
 
A prova escrita objetiva será realizada na data prevista do dia 01 de maio de 2015 das 09h00min às 12h00min na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, sito à Rua Pedro Guilherme Simon, n.º 70, Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC).
 
O Gabarito Preliminar da prova escrita objetiva estará disponível no Mural Oficial e site do Município de Águas de Chapecó (SC), www.aguasdechapeco.sc.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, provavelmente no dia 04 de maio de 2015.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Caçador - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Caçador, no estado de Santa Catarina, através do Fundo Municipal de Saúde - FMS, abriu edital n° 001/2015 de processo seletivo para preencher 33 vagas de trabalho e formar cadastro de reserva em cargo de agente comunitário de saúde (nível fundamental), por salário de R$ 1.014,00. A jornada de trabalhoé de 40 horas semanais.
 
O certame será realizado através do Alto Vale Concursos. serão reservados aos portadores de deficiência 10% do número de vagas oferecidas para cada cargo.
 
As inscrições serão realizadas pela internet através do site www.altovaleconcursos.com.br no período de 06 a 29 de abril de 2015. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, gerada após a efetivação da inscrição.
 
A realização das provas objetivas acontecerá provavelmente no dia 17 de maio de 2015, às 09h00min, nas dependências da Escola de Educação Básica Henrique Julio Berger, com endereço a Rua Marcos Gonçalves Cordeiro, Bairro Berger, no site www.altovaleconcursos.com.br.
 
O gabarito das provas será publicado no dia 17 de maio de 2015, em local e horário informados no site www.altovaleconcursos.com.br.
 
O teste de Aptidão Física será realizado no Estádio Municipal, no dia 31 de maio de 2015, e terão início às 09h.
 
A validade do processo seletivo será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Centro de Estudos e Pesquisas 28 - RJ abre processo seletivo

O Centro de Estudos e Pesquisas 28 (Organização Social em Saúde) divulgou o edital de processo público nº. 08/2015, destinado a selecionar servidores e formar cadastro reserva nas funções de assistente administrativo e técnico de enfermagem, a serem lotados nos Projetos de Saúde (Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Projeto Cegonha) na cidade do Rio de Janeiro. O processo seletivo a ser executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC, oferece 57 vagas para cargos de nível médio, com salários de até R$ 1.364,75 em regime de 30 e 40 horas semanais de trabalho.
 
Inscrição
A inscrição, no valor de R$ 40,00, será efetuada exclusivamente via internet, no site www.ibfc.org.br, até às 23h59min do dia 7 de maio de 2015, observado o horário de Brasília.
 
Provas
O processo seletivo será contituído de prova objetiva, prevista para 24 de maio de 2015, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 18 de maio de 2015, no site www.ibfc.org.br.

O gabarito da provas objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, em até 24 horas após a aplicação da mesma.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data do resultado final, podendo esse prazo ser prorrogado uma vez, a critério do CEP 28.

UERJ promove concurso público

Com cinco vagas ao cargo de professor assistente, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançou edital de concurso público. Dessas vagas uma será destinada a contratação de profissional afrodescendente ou índio. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais e a remuneração de R$ 2.070,50.
 
A vaga é para profissionais com mestrado atuarem junto ao Centro Biomédico, da Faculdade de Ciências Médicas, no Departamento de Pediatria.
 
As inscrições são recebidas na Secretaria do Departamento de Pediatria da UERJ, no Segundo Andar do Hospital Universitário Pedro Ernesto, situado à Rua Boulevard 28 de Setembro nº 77, Vila Isabel, das 9h00 às 14h00, em dias úteis, até o dia 8 de maio de 2015. É cobrada taxa de R$ 207,05.
 
O concurso é composto por prova escrita, programada para ocorrer no dia 8 de junho de 2015, prova prática, estimada para acontecer no dia seguinte à escrita e avaliação de títulos, com entrega de documentos agendada para o dia 10 de junho de 2015.
 
A divulgação do resultado provavelmente será no dia 26 de junho de 2015, no auditório Rolando Monteiro, situado à Avenida Professor Manuel de Abreu, 444, 2º andar, vila Isabel, as 13h.
 
A validade do concurso público é de dois anos, a partir da data de publicação do resultado final das provas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou edital de concurso público nº 044/2015 destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente desta Universidade para os Campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
 
Serão oferecidas 73 vagas para professores (nível superior) por remuneração total variada de R$ 2.360,35 a R$ 9.012,50, de acordo com a jornada, que pode ser de 20 horas ou em regime de dedicação exclusiva.
 
A inscrição será efetuada unicamente pela internet, no site www.segesp.ufsc.br/concursos, até às 20h do dia 22 de abril de 2015. As taxas variam de R$ 48,00 a R$ 201,00, devendo ser paga até o dia 22 de abril de 2015 usando o Boleto Bancário impresso.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet para viabilizar sua inscrição, serãon disponibilizados computador e impressora, no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, localizado no andar térreo do Prédio da Reitoria, Campus Universitário – Florianópolis/SC, no horário das 14h às 17h30min de segunda a sexta-feira, até o dia 22 de abril de 2015.
 
O concurso será realizado por meio de prova escrita eliminatória e classificatória, bem como apresentação oral, análise e arguição do memorial, apresentação de conferência e exame de títulos, todas classificatórias.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do Chefe de Departamento de Ensino ou Diretor do Campus ao qual se vincula o concurso.

Concurso Prefeitura de Montividiu - GO

Com oferta de 115 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Montividiu, no Estado do Goiás, lançou edital nº. 01/2014 para realização de concurso público.
 
A carga horária é de 30 e 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 2.500,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Merendeira, auxiliar de serviços gerais, motorista de veículos leves, motorista de ambulância, auxiliar administrativo, fiscal de posturas/edificações, fiscal de tributos, técnico em enfermagem, professor, assistente social, enfermeiro, odontólogo, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, farmacêutico e nutricionista.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no site www.ebcpconcursos.com.br no período entre 8h do dia 15 de abril e 23h59min do dia 11 de maio de 2015.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão comparecer ao posto de atendimento presencial, mantido pela organizadora EBCP Concursos, durante o período inscrições, na Prefeitura Municipal de Montividiu, localizada na Av. Heide Outa, Qd 13, Lt 01, Setor Vera Cruz, Montividiu/GO.
 
Prova
O concurso constará de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de junho de 2015. O horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação, através do site www.ebcpconcursos.com.br.
 
Os títulos deveram ser encaminhados, até cinco dias uteis, contados do primeiro dia útil subsequente a publicação do edital de convocação, os títulos que possuam, em cópia autenticada em cartório, via sedex para EBCP Concursos – Rua Corypheu de Azevedo Marques, 65, Vl. Santo Antônio, Maringá – PR – CEP: 87.030-250.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma única vez, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ipiguá - SP

A Prefeitura de Ipiguá, no estado de São Paulo, lançou edital n° 02/2015 de concurso público n° 01/2015, destinado ao provimento de 37 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 2.307,62, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Atendente; Encanador; Faxineira; Guarda Noturno; Lixeiro; Merendeira; Motorista; Operador de Máquina Pesada; Recepcionista; Serviços Gerais Feminino; Serviços Gerais Masculino; Tratorista e Zelador de Cemitério;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Dentista; Inspetor de Aluno; Monitor; Secretário de Escola; Técnicos em Enfermagem e Farmácia e Visitador Sanitário;

- Nível Superior/ Normal Superior: Assistente Social; Dentista Nível 1; Enfermeira Padrão, Fisioterapeuta; Professor Fundamental e Infantil e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas até o dia 10 de abril de 2015 exclusivamente pela internet, através do site: www.cpipigua2015.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00.

Provas
As provas, na forma das normas que as regem, serão realizadas em dia e local a ser divulgado oportunamente por Edital publicado por afixação em local de costume da Prefeitura Municipal, na Imprensa escrita de circulação no Município, no site www.ipigua.sp.gov.br, no prazo de até 10 dias úteis do encerramento das inscrições.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais e a classificação dos candidatos serão publicados no prazo de trinta dias, após a realização das provas.

Validade
A validade do concurso será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Serafina Corrêa - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 75/2015 de processo seletivo. O objetivo é selecionar até quatro profissionais de ensino superior.
 
As chances são para o cargo de Médico Clínico Geral, o salário varia de R$ 4.915,09 a R$ 9.830,18, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 02 até o dia 10 de abril de 2015, na Prefeitura, situada à Av. 25 de Julho, nº 202, Centro Administrativo Municipal, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
 
A seleção dos candidatos será feita através de análise de currículos.
 
A validade do processo seletivo será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Mutum - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Mutum, no Estado de Minas Gerais, tornou público o edital nº 01/2015 de processo seletivo, com a intenção de preencher 79 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 788,00 a R$ 2.164,80, em carga horária de até 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração, Auxiliar Técnico de Saúde Bucal, Cirurgião - Dentista, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Servente Contínuo (lavanderia e límpeza da unidade), Enfermeiro, Técnico de Raio - X, Fiscal Sanitário de nível superior, Fiscal Sanitário de nível médio, Técnico em epidemiologia, Farmacêutico e Cuidador.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 8 até o dia 10 de abril de 2015, na Secretaria de Administração, das 13h às 17h.
 
A seleção dos inscrito será feita através da experiência profissional e pelos títulos entregues no ato da inscrição.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual periodo.