Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de abril de 2015

12 dicas para evitar o inchaço nas pernas

Sempre que possível, ao sentar, levante as pernas e estique os pés para favorecer a circulação do sangue. Foto: ReproduçãoCausas do problema são variadas e devem ser investigadas por um médico, mas é possível amenizá-lo com atitudes simples
 
Inchaço nas pernas precisa ser levado a sério. A condição causa um grande incômodo, chegando a doer, e impossibilita muitas pessoas de levar uma vida normal. Não é possível apontar única causa para o problema sem uma investigação médica mais profunda. E ela é extremamente necessária.
 
“Inchaço não é sinal apenas de problema circulatório. Pode ter causas renais ou mesmo cardiológicas. Algumas medicações podem causá-lo, problemas hormonais e até mesmo a alta temperatura também. Se a pessoa sofre com isso, o primeiro passo é procurar um cirurgião vascular”, explica Ary Elwing, angiologista especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.Ele ressalta ainda que uma das preocupações médicas é afastar um diagnóstico de trombose, condição que inspira cuidados específicos.
 
Apesar de ser inviável determinar uma causa sem avaliação, é possível afirmar, segundo Ary, que a mais comum delas é uma dificuldade de retorno do sangue para o organismo. Ele é transportado para os membros inferiores e depois mandado de volta para o pulmão para ser oxigenado novamente. Esse retorno, às vezes, é dificultoso. E, com isso, o inchaço aparece.
 
Alguns fatores contribuem para a condição, entre eles a pré-disposição genética. “Além da genética, também podemos apontar influências do ambiente, como trabalhar ou permanecer em pé durante muito tempo”, comenta Nilton Salles, reumatologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
 
“Alimentação rica em sódio pode causar uma retenção hídrica mais acentuada e forçar a circulação. Também é possível citar o excesso de peso e a gravidez como fatores que favorecem o inchaço nas pernas”, completa Ary Elwing.
 
Muito comum entre as mulheres, o problema não é exclusividade delas. “Geralmente, as mulheres são mais afetadas, mas homem também pode ter esse problema de inchaço nos membros inferiores. Eles podem ter varizes e trombose, por exemplo, mas a incidência é menor”, explica o médico.
 
Veja abaixo 12 dicas para evitar o inchaço nas pernas:
 
- Não fique de pernas cruzadas por muito tempo.
 
- Faça caminhadas para ter um bom condicionamento da musculatura.
 
- Evite ficar em pé durante muito tempo. Se estiver usando salto alto, o descanso é mais importante ainda.
 
- Evite usar roupas ou sapatos apertados.
 
- Use a meia elástica de acordo com a orientação médica. Precisa ter disciplina e seguir rigorosamente as indicações. Foto
 
- Sempre que possível, ao sentar, levante as pernas e estique os pés para favorecer a circulação do sangue.
 
- Tente elevar os pés para dormir, sendo que o ideal é levantar o pé da cama.
 
- Dormir na posição lateral e colocar um travesseiro entre as pernas ajuda na circulação do sangue.
 
- Grávidas devem evitar o uso de salto alto durante a gestação.
 
- Evite permanecer por muito tempo na mesma posição. Procure mexer os membros inferiores em pequenos intervalos.
 
- Beba bastante água para acelerar o funcionamento dos rins. A ressalva aqui fica para pacientes renais, que precisam consultar um médico para determinar a quantidade ideal.
 
- Evite alimentos industrializados ricos em sódio, como o Miojo.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário