Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Banco de Leite Humano precisa de doação neste fim de ano

O leite materno coletado é destinado a alimentar bebês
 prematuros e/ou de baixo peso internados em UTIs
neonatais durante todo o ano
Os estoques de leite humano estão em baixa no Centro de Referência Nacional e Ibero-americano para Bancos de Leite Humano, localizado no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio
 
A queda do estoque costuma acontecer no período de dezembro a fevereiro, já que, devido às festividades de fim de ano e às férias, muitas doadoras viajam. A gerente do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do IFF, Danielle Silva, ressalta, que a queda no estoque nesse período é nacional. “No Rio, a situação é mais grave porque a maioria dos pontos de coleta estão na capital e quem viaja não tem como doar em outro lugar. Já em São Paulo é diferente, há bancos de leite em várias cidades do interior e as mulheres podem continuar a doação mesmo em viagem”, explicou.
 
As mães que desejarem contribuir devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000 268877 ou procurar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência. A partir desse contato, é feito um cadastro e uma inscrição. A única exigência é que a mãe esteja amamentado seu próprio filho. No caso de ela estar tomando algum medicamento, isso deve ser informado para que seja verificado se é possível fazer a doação. A mulher também recebe orientações e, se necessário, tratamentos para solucionar alguma dificuldade que tenha em relação à amamentação.
 
Uma vez cadastrada como doadora, não há necessidade de ir ao Banco de Leite periodicamente. A coleta pode ser feita na residência, uma vez por semana. O leite, nesse caso, deve ficar armazenado no recipiente fornecido pelo próprio banco: pote de vidro com tampa de plástico. O leite materno coletado é destinado a alimentar bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em UTIs neonatais durante todo o ano.
 
Procedimentos de doação
 
Primeira coleta
Usar o pote fornecido pelo banco de leite e, depois de concluída a coleta, colar uma etiqueta com seu nome e com a data dessa primeira coleta;
 
Colocar o frasco no freezer ou congelador.
 
Coletas posteriores
Esterilizar um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; depois deixar secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano);

Coletar o leite nesse copo; e despejar o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recolocá-lo no freezer ou congelador.
 
Recolhimento
Será realizado por funcionários após contato telefônico.

Fonte: Ascom IFF / Blog da Saúde

Seu filho é tímido? Descubra o que NÃO fazer

Não tem problema ser tímido, desde que sua mãe e seu pai estejam cuidando bem de você
 
Bebês e crianças com timidez possuem maior risco de desenvolver ansiedade mais tarde na vida, em comparação com as crianças mais saidinhas. Um novo estudo, no entanto, sugere que bons pais podem compensar esse risco.
 
Na verdade, a timidez e o medo de novas situações estão relacionados com ansiedade apenas em bebês e crianças sem uma ligação segura com seus cuidadores, de acordo com uma pesquisa publicada na revista americana Child Development (Desenvolvimento Infantil, em tradução livre).
 
Um apego seguro é uma relação calorosa em que as crianças se sintam confiantes para explorar quando sua mãe ou pai estão por perto e também se sintam confortáveis em procurar colo quando estão chateadas.
 
“Para aquelas crianças que mostram inibição através de muitos anos, ter uma relação segura pode ser muito protetor”, explica a pesquisadora Erin Lewis-Morrarty, da Universidade de Maryland, nos EUA.
 
Os pais podem trabalhar para desenvolver essa ligação segura sendo presentes e sensíveis ao sofrimento da criança, diz Lewis-Morrarty.
 
Cerca de 15% a 20% das crianças têm um temperamento que os pesquisadores chamam de “inibição comportamental”. No playground, elas podem ficar atrás de outras crianças. Enquanto bebês, elas reagem negativamente a novos estímulos. Estudos anteriores descobriram ainda que as crianças com inibição comportamental têm maior risco de ter transtornos de ansiedade aos 7 anos.
 
E, no entanto, as crianças mais comportamentalmente inibidas não desenvolvem sempre transtornos de ansiedade – e alguns adolescentes e adultos com ansiedade não foram inibidos quando crianças. Claramente, alguma coisa está acontecendo.
 
“Nós estamos interessados na tentativa de determinar que crianças estão mais em risco”, aponta Lewis-Morrarty.
 
Os resultados apontam para a paternidade. As crianças no estudo, que foram comportamentalmente inibidas durante toda a infância, desde a idade de 14 meses até os 7 anos, e que também tinham relações inseguras com seus pais, eram mais propensas do que outras crianças a desenvolver ansiedade entre as idades de 14 e 17. Em contraste, as crianças que foram comportamentalmente inibidas, mas tinham uma relação segura com seus cuidadores (geralmente as mães, no experimento), não estavam em maior risco de desenvolver ansiedade na vida adulta.
 
Os pesquisadores analisaram 165 jovens com idades entre 14 e 17 que haviam participado de experimentos de temperamento quando crianças. Elas foram observadas nas idades de 1 e 2 anos conforme foram expostas a novos ambientes e interagiram com novos objetos. As crianças também foram momentaneamente separadas de seus pais para que os pesquisadores pudessem determinar o vínculo mãe-filho.
 
Uma criança que tivesse uma relação boa com seus pais, por exemplo, poderia ter ficado chateada quando sua mãe ou pai saíam do quarto. Mas quando eles voltassem, a criança iria em direção a eles e seria consolada.
 
Uma criança com uma relação insegura podia ignorar os pais após a separação, ou procurar eles, mas permanecer irritada e chateada. Em alguns casos, a criança pode até mesmo mostrar medo ou ansiedade mesmo tendo os pais de volta.
 
Resultado de pesquisas anteriores mostram que, em todo o mundo, cerca de 65% das crianças têm uma relação segura com os pais. O presente estudo não olhou para o estilo parental, Lewis-Morrarty diz, mas pesquisas anteriores sugerem que um cuidado afetivo e responsivo promove uma fixação segura.
 
Na adolescência, os participantes do estudo preencheram questionários sobre os seus sintomas de ansiedade. Os pesquisadores descobriram que os jovens tímidos que eram inseguros e resistentes como crianças (ou seja, elas foram para seus pais buscando conforto, mas foram incapazes de se acalmar) eram os que tinham maior risco de desenvolver ansiedade. Meninos tímidos possuem maior risco do que as meninas tímidas, talvez pela timidez ser menos socialmente aceitável para os meninos do que para as meninas, sugere Lewis-Morrarty.
 
O pesquisador acredita que os resultados destacam o papel protetor de uma relação pai e filho forte, e poderiam ser usados para identificar crianças em risco ou para ensinar os pais a desenvolver um vínculo amoroso com seus filhos.
 
Live Science / Hypescience

Receita de vitaminas antirressaca

Fim de ano é sinônimo de férias, descanso e muita diversão

Muitos aproveitam a folga para viajar ou para festejar com os amigos.

Para não estragar esse momento de descontração, é sempre melhor evitar ressaca.

Mas atire a primeira pedra quem nunca exagerou um pouco na bebida e acordou com aquele mal-estar no dia seguinte...

O melhor remédio para ficar longe da ressaca é não abusar de bebidas alcoólicas. No entanto, se você exagerar na dose, há medidas que podem amenizar os sintomas da bebedeira.

A mais importante é se manter hidratado com água, chás, sucos e água de coco.

Como reforço, você pode tomar as nossas vitaminas antirressaca. Elas foram desenvolvidas especialmente para hidratar o corpo e dar uma forcinha para apressar a recuperação do fígado, órgão mais afetado pelo consumo exagerado do álcool.
 
Se você for viajar, prepare um espaço na mala de viagem para levar os ingredientes!
 
Aí vão as receitas:
 
 
VITAMINA ANTIRRESSACA DE ALECRIM E PERA
 
- 1 copo de chá de alecrim
 
- 1 pera picada em pedaços pequenos
 
- 1 copo de suco de acerola ou de água de coco
 
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo.
 
Beba três vezes por dia ou mais, caso os sintomas da ressaca ainda não tenham desaparecido à noite.
 
VITAMINA ANTIRRESACA DE MAMÃO E CANELA
Não somos fãs de laticínios, mas o iogurte tem propriedades que ajudam o estômago a se recuperar da irritação causada pela ressaca e a canela estimula a eliminação das toxinas.
 
Ingredientes
 
- 400 ml de iogurte desnatado
 
- 1 fatia de mamão picado
 
- 4 cubos de gelo
 
- Uma pitada de canela
 
Despeje o iogurte, o mamão e os cubos de gelo no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
 
Tome durante o dia e divida em doses iguais até os sintomas passarem.
 
Adicione a canela somente quando for beber para que o gosto não se perca.
 

Pessoas com pedra nos rins têm mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares

Thinkstock: É importante evitar o excesso de vitamina C
 e optar por uma dieta rica em fibras e frutas
Estudo aponta que cálculos também podem se formar em veias e artérias 
 
Também conhecida como cálculo renal ou pedra nos rins, a litíase renal é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Além de causar muita dor, novos estudos apontam que o problema está diretamente relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 
De acordo um estudo discutido recentemente no Congresso Brasileiro de Nefrologia, a formação de cristais que acontece nos rins também pode ocorrer nas artérias coronarianas e intracranianas e causar calcificações nesses vasos.
 
Outras doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, a síndrome metabólica e a insuficiência renal crônica, que pode levar a perda dos rins, também são fatores de risco para pessoas com cálculo renal.
 
De acordo com Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), o primeiro passo para evitar que todos esses problemas se desenvolvam é ingerir água suficiente ― cerca de dois litros por dia ― para obter uma urina clara.
 
― À noite é mais comum formar o cálculo porque as pessoas seguram mais a urina ingere menos água, aumentando o acúmulo de cristais. Assim, é fundamental beber água também nesse período.
 
De acordo com o nefrologista, também é importante evitar o excesso de vitamina C e optar por uma dieta rica em fibras e frutas, principalmente as cítricas, como laranja e limão.
 
― Se já tiver apresentado o problema uma vez na vida, o melhor é procurar um médico e avaliar as funções metabólicas para ver se é necessário ou não abrir mão de algum medicamento.
 
R7

Ética X Crime: Médicos serão investigados por denunciar aborto

Reprodução / Agência Brasil: Presidente do Cremesp
classificou as denúncias como "assustadoras" e se surpreendeu
com a atitude de colegas da categoria
De acordo com o Cremesp, profissionais teriam violado código de ética
 
Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) vai abrir sindicância para apurar os casos em que médicos denunciaram mulheres por aborto. Na edição deste domingo, o jornal O Estado de S.Paulo revelou que 33 mulheres foram presas no Brasil em 2014 — por ano, em média um milhão de abortos ilegais são realizados no País. Em São Paulo, das 12 detentas pelo menos sete foram presas por causa da quebra de sigilo médico.
 
O presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa, classificou as denúncias como "assustadoras" e se surpreendeu com a atitude de colegas da categoria. Rosa promete que vai averiguar os inquéritos policiais que tiveram a participação de médicos como autores ou testemunhas da denúncia.
 
— Já providenciamos todos os documentos que comprovem a participação de médicos nesses casos apontados na reportagem. A nossa obrigação agora é entendermos o que de errado está acontecendo.
 
Segundo o Código de Ética da Medicina, é vedado ao médico "revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão". O terceiro parágrafo do documento também afirma que, "na investigação de suspeita de crime, o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal".
 
— Todos os profissionais envolvidos serão convocados pelo Cremesp e, em 2015, vamos ouvi-los no conselho para dar explicações sobre a sua atuação. Após os depoimentos, os membros da sindicância vão avaliar qual a punição. "Dentro do conselho, vamos definir caso a caso.
 
A pena para esse tipo de conduta pode variar entre uma advertência pública até a suspensão por 30 dias ou a cassação do direito de exercer a função médica. A previsão é de que a sindicância dure pelo menos três meses.

R7

Polícia do Reino Unido vai usar 'drogrômetro' para punir motoristas

Kit detecta presença de maconha e cocaína a partir de saliva de condutor; ele será usado juntamente com bafômetro
 
Kits que detectam se motoristas usaram substâncias ilegais vão estar disponíveis para as polícias da Inglaterra e do País de Gales dentro de alguns dias, após a aprovação de ministros. De acordo com o Ministério do Interior, a análise de saliva indicará se o condutor usou maconha ou cocaína. Se o teste der positivo, o suspeito deverá ser submetido a um exame de sangue, realizado por médicos.
 
O porta-voz do ministério afirmou que a tecnologia é "inovadora". O chefe da polícia, Mike Penning, aprovou os testes na semana passada. "O governo está determinado a conduzir para fora das estradas a ameaça da combinação do volante com drogas", disse o porta-voz do Ministério do Interior. "Não só os motoristas sob efeito de drogas, mas também outros motoristas e passageiros inocentes correm risco de vida", afirmou.
 
Os policiais serão incentivados a usar a tecnologia "o mais rápido possível", garantiu o porta-voz. Acidentes ao volante causados pelo consumo de drogas provocam uma média de 200 mortes por ano, segundo dados do Ministério dos Transportes.
 
Uma nova lei, que entra em vigor em março de 2015, torna ilegal o uso de entorpecentes químicos, em determinadas quantidades, durante a condução de veículos. Atualmente, a polícia precisa provar que o motorista está incapacitado de dirigir devido ao consumo de drogas. O teste será realizado juntamente ao bafômetro.
 
Estudos sobre a influência da cocaína no trânsito indicam que motoristas ficam prejudicados quando usam a droga em altas doses ou durante períodos de abstinência. O governo diz acreditar que o uso da maconha prejudica a coordenação, percepção visual, monitoramento e atenção de quem está ao volante.
 
G1

Luz artificial de tablets pode estar atrapalhando nosso sono

Pesquisadores sugerem que livro impresso é a melhor opção para aqueles que gostam de ler antes de dormir
 
Rio - Ler em tablets à noite pode perturbar os padrões de sono por causa do tipo de luz que o dispositivo emite, disseram os cientistas. Os pesquisadores descobriram evidências que sugerem que o uso de iPads à noite pode suprimir a liberação do hormônio melatonina, que está envolvido na indução de sono, resultando na mudança do ritmo circadiano normal que controla o relógio biológico do corpo.
 
O estudo com 12 adultos por duas semanas comparou a leitura em um iPad ou em um livro impresso antes de deitar. Os níveis de melatonina de cada voluntário foram monitorados, além de seus padrões de sono e o quão estavam alertas de manhã.
 
Os participantes levaram quase 10 minutos a mais para adormecer e tinham uma quantidade significativamente menor de sono com sonhos, depois de um tablet com emissor de luz do que quando eles leram de um livro impresso, de acordo com o estudo na revista Proceedings, da Academia Nacional da Ciência.
 
“A nossa descoberta mais surpreendente foi que os indivíduos que utilizam o e-reader ficariam mais cansados e levarim mais tempo para ficar em alerta na manhã seguinte. Isto tem consequências reais para o funcionamento durante o dia, e esses efeitos podem ser piores do mundo real, em oposição ao ambiente controlado que usamos”, disse Anne-Marie Chang, da Universidade Estadual Penn.
 
“Os aparelhos eletrônicos emitem luz que é a luz enriquecida de curto comprimento de onda, que tem uma maior concentração de luz azul do que a luz natural. Isso é diferente de luz natural na composição, tendo um impacto maior sobre o sono e os ritmos circadianos”, disse o professor Chang.
 
“Vivemos em uma sociedade com restrição de sono, em geral. É importante estudar os efeitos do uso de dispositivos emissores de luz, especialmente antes de dormir, pois podem ter consequências para a saúde a mais longo prazo do que anteriormente considerado”, disse ela.
 
Os pesquisadores mediram a quantidade de brilho vindo de vários dispositivos, incluindo um iPad, iPhone, Kindle, Kindle Fire e Nook Colour. O e-reader Kindle não emite luz, enquanto o iPad, Kindle Fire e Nook Colour emitem quantidades semelhantes de luz. No entanto, o iPad é o mais brilhante dos dispositivos de medição.
 
Cada participante leu em um iPad antes de dormir por cinco noites seguidas, e fez o mesmo com um livro impresso. Foi determinado aleatoriamente se um participante leria primeiro em um livro impresso ou em um iPad - os resultados mostraram que a ordem não faz diferença. Os participantes puderam escolher o seu próprio material de leitura, desde que ele pudesse ser considerado leitura de “lazer”, não contendo quaisquer imagens ou quebra-cabeças, apenas texto.
 
O Globo

Historia da Penicilina

Wikipédia: Alexander Fleming
"When I woke up just after dawn on September 28, 1928, I certainly didn't plan to revolutionise all medicine by discovering the world's first antibiotic, or bacteria killer," Fleming would later say, "But I suppose that was exactly what I did."

By 1927, Fleming was investigating the properties of staphylococci. He was already well-known from his earlier work, and had developed a reputation as a brilliant researcher, but his laboratory was often untidy. On 3 September 1928, Fleming returned to his laboratory having spent August on holiday with his family. Before leaving, he had stacked all his cultures of staphylococci on a bench in a corner of his laboratory. On returning, Fleming noticed that one culture was contaminated with a fungus, and that the colonies of staphylococci that had immediately surrounded it had been destroyed, whereas other colonies farther away were normal. Fleming showed the contaminated culture to his former assistant Merlin Price, who reminded him, "That's how you discovered lysozyme." Fleming grew the mould in a pure culture and found that it produced a substance that killed a number of disease-causing bacteria.

He identified the mould as being from the Penicillium genus, and, after some months of calling it "mould juice", named the substance it released penicillin on 7 March 1929. He investigated its positive anti-bacterial effect on many organisms, and noticed that it affected bacteria such as staphylococci and many other Gram-positive pathogens that causescarlet fever, pneumonia, meningitis and diphtheria, but not typhoid fever or paratyphoid fever, which are caused by Gram-negative bacteria, for which he was seeking a cure at the time. It also affected Neisseria gonorrhoee, which causes gonorrhoea although this bacterium is Gram-negative.

Fleming published his discovery in 1929, in the British Journal of Experimental Pathology, but little attention was paid to his article. Fleming continued his investigations, but found that cultivating penicillium was quite difficult, and that after having grown the mould, it was even more difficult to isolate the antibiotic agent. Fleming's impression was that because of the problem of producing it in quantity, and because its action appeared to be rather slow, penicillin would not be important in treating infection. Fleming also became convinced that penicillin would not last long enough in the human body (in vivo) to kill bacteria effectively. Many clinical tests were inconclusive, probably because it had been used as a surface antiseptic. In the 1930s, Fleming’s trials occasionally showed more promise, and he continued, until 1940, to try to interest a chemist skilled enough to further refine usable penicillin. Fleming finally abandoned penicillin, and not long after he did, Howard Florey and Ernst Boris Chain at the Radcliffe Infirmary in Oxford took up researching and mass-producing it, with funds from the U.S. and British governments. They started mass production after the bombing of Pearl Harbor. When D-Day arrived, they had made enough penicillin to treat all the wounded Allied forces.

Purification and stabilisation
In Oxford, Ernst Boris Chain and Edward Abraham worked out how to isolate and concentrate penicillin. Abraham was the first to propose the correct structure of penicillin. Shortly after the team published its first results in 1940, Fleming telephoned Howard Florey, Chain's head of department, to say that he would be visiting within the next few days. When Chain heard that he was coming, he remarked "Good God! I thought he was dead."

Norman Heatley suggested transferring the active ingredient of penicillin back into water by changing its acidity. This produced enough of the drug to begin testing on animals. There were many more people involved in the Oxford team, and at one point the entire Dunn School was involved in its production.

After the team had developed a method of purifying penicillin to an effective first stable form in 1940, several clinical trials ensued, and their amazing success inspired the team to develop methods for mass production and mass distribution in 1945. Fleming was modest about his part in the development of penicillin, describing his fame as the "Fleming Myth" and he praised Florey and Chain for transforming the laboratory curiosity into a practical drug.

Fleming was the first to discover the properties of the active substance, giving him the privilege of naming it: penicillin. He also kept, grew and distributed the original mould for twelve years, and continued until 1940 to try to get help from any chemist who had enough skill to make penicillin. But Sir Henry Harris said in 1998:"Without Fleming, no Chain; without Chain, no Florey; without Florey, no Heatley; without Heatley, no penicillin."

Antibiotics
Fleming's accidental discovery and isolation of penicillin in September 1928 marks the start of modern antibiotics. Before that, several scientists had published or pointed out that mould or penicillium sp. were able to inhibit bacterial growth, and even to cure bacterial infections in animal (Ernest Duchesne in 1897 in his thesis "Contribution to the study of vital competition in micro-organisms: antagonism between moulds and microbes", or also Clodomiro Picado Twight whose work at Institut Pasteur in 1923 on the inhibiting action of fungi of the "Penicillin sp" genre in the growth of staphylococci drew little interest from the direction of the Institut at the time). Fleming was the first to push these studies further by isolating the penicillin, and by being motivated enough to promote his discovery at a larger scale. Fleming also discovered very early that bacteria developed antibiotic resistance whenever too little penicillin was used or when it was used for too short a period. Almroth Wright had predicted antibiotic resistance even before it was noticed during experiments.
 
Fleming cautioned about the use of penicillin in his many speeches around the world. He cautioned not to use penicillin unless there was a properly diagnosed reason for it to be used, and that if it were used, never to use too little, or for too short a period, since these are the circumstances under which bacterial resistance to antibiotics develops.
 

Veja dicas para solucionar os cinco problemas de pele que mais incomodam

Melasma que alcançou a derme só pode ser tratado a laser
Métodos combinados com alimentação saudável atuam na boa aparência da pele
 
A pele é um órgão que causa muita preocupação nas pessoas, principalmente aquelas vaidosas, que estão sempre à procura de meios que possam deixar a impressão de “bunda de bebê”. Existem métodos que, combinados com uma alimentação saudável, produzem essa aparência perfeita, sem manchas, espinhas e outros problemas.

“A pele sofre diariamente impactos do tempo, do sol, da poluição, das luzes e dos locais por onde passamos. É preciso, primeiramente, prevenir-se para ter uma pele bonita. Em segundo lugar, tratar os sinais que incomodam, como manchas e espinhas”, pondera o dermatologista Bruno Vargas, sócio-diretor da clínica Inovatto. O especialista dá dicas para resolver os cinco problemas de pele que mais costumam incomodar.

Melasma
» As manchas amarronzadas que aparecem nas bochechas, queixo e testa são adquiridas principalmente pela longa exposição ao sol. O especialista explica que o melasma pode apresentar uma pigmentação na epiderme e até mesmo, na derme. Quando a imperfeição é causada superficialmente, ácidos são utilizados para limpar a pele, mas quando é profunda é necessário um tratamento a laser.

Acne
» É necessário pensar que a presença de acne não está associada à adolescência. De acordo com o dermatologista, deve-se escolher os cosméticos certos para evitar o problema. “Peróxido de benzoila, ácido salicílico, enxofre ou ácido mandélico são ingredientes que funcionam muito bem para alguns, pois matam as bactérias, removem a oleosidade e livram a pele das células mortas”, sugere.

Hiperpigmentação
» A alteração de cor que a pele sofre também é outro tipo de incômodo. “Nesses casos, é fundamental proteger os locais em que há manchas com protetor solar e procurar um médico para diagnosticar do que se trata, pois pode ser tanto algo que apenas incomoda esteticamente quanto uma alteração mais grave e que necessita de tratamento”, alerta Vargas. O protetor solar é o melhor meio para prevenir essas manchinhas.

Envelhecimento da pele
» Naturalmente, com o passar dos anos, a pele perde colágeno e torna-se mais fina, ainda que as mais escuras ou oleosas tendam a sofrer menos as consequências do tempo. “Para controlar esses efeitos, em alguns casos recomendamos retinoides e produtos com derivados menos potentes de vitamina A, dependendo do tipo de pele. Há também cremes indicados para quem ainda está na casa dos 20, mas já quer se prevenir”, pontua Vargas.

Olheiras
» Basta se estressar um pouquinho a mais, e dormir um pouquinho a menos que as famosas olheiras logo aparecem. Mas para a felicidade dos vaidosos, existem cremes que promovem alívio imediato e minimizam essa alteração. É necessária uma hidratação adequada e boas noites de sonho para que elas não apareçam. Porém, podem ser causadas também por reações alérgicas. Quando isso ocorre, é necessária a utilização de substâncias anti-histamínicas.
 
Saúde Plena

Concurso Prefeitura de Itatiba do Sul - RS

No estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Itatiba do Sul publicou os editais nº 001/2014  de concurso público e nº 002/2014 de processo seletivo, para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob a coordenação técnica da Objetiva Concursos LTDA., o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 14 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.174,02, para carga horária de 40 e 44 horas semanais.
 
Às pessoas com deficiência é assegurado o direito de inscrição em vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada emprego.
 
Cargos: Auxiliar de Educação Infantil, Enfermeiro, Operador de Máquinas, Operário, Técnico em Enfermagem e Agente de Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
As inscrições via internet serão realizadas a partir das 9h do dia 22 de dezembro até as 23h59min do dia 11 de janeiro de 2015, pelo site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 90,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso será realizado por meio de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 20 de janeiro de 2015.
 
Validade
O concurso e o processo seletivo serão válidos por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por igual período, a critério do município.

Prefeitura de Itariri - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Itariri, estado de São Paulo, tornou público o edital de processo seletivo nº 03/2014. O objetivo é a contratação imediata de um profissional, além de formar cadastro de reserva para futuras admissões em cargos que exigem dos candidatos o ensino fundamental e superior. A remuneração prevista vai de R$ 781,84 a R$ 2.296,80, e carga horária a ser desempenhada vai de 30 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente de saúde, professores e nutricionista.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de dezembro de 2014, através do site www.fsvconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para cargos de ensino fundamental e R$ 40,00 para cargos de nível superior.
 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva e de títulos, de acordo ao cargo pretendido.
 
A prova objetiva será aplicada em dia, local e horário a serem informados, no edital de convocação.
 
O processo seletivo, que está sob a responsabilidade da empresa FSV Concursos, terá validade pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado, a critério da administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Paraíso do Sul - RS

Com oferta de 26 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Paraíso do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 001/2014 que define normas para a realização do concurso público.
 
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 610,67 e R$ 6.513,94. Do total de vagas, 10% são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle Interno, Contador, Eletricista, Engenheiro Civil, Mecânico, Médico para ESF, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina, Professor, Servente e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até as 23h59min do dia 11 de janeiro de 2015, pelo site www.objetivas.com.br.
 
As taxas de inscrições são de R$ 38,87 (nível fundamental), R$ 68,02 (nível médio) e R$ 97,17 (nível superior).
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador conectados, no horário das 08h às 11h30min, e das 13h às 17h30min, até o dia 09 de janeiro de 2015, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, no Centro de Estudos Erna Lüdtke Rohde, junto à Biblioteca Pública Municipal, situado à Rua Max Retzlaff, nº 379, Bairro Centro, no município de Paraíso do Sul/RS.

ATENÇÃO! Nos dias 24 a 31 de dezembro de 2014, o horário de atendimento será das 08h às 11h30min. E nos dias 26 de dezembro de 2014 e 02 de janeiro de 2015 não haverá expediente no Centro de Estudos Erna Lüdtke Rohde.
 
Prova
O concurso será composto de provas objetivas, práticas e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir do dia 23 de janeiro de 2015.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Paraíso do Sul/RS.

Prefeitura de Guarapari - ES promove processo seletivo

A Prefeitura de Guarapari, no estado do Espírito Santo, tornou público o edital de processo seletivo nº 003/2014, o mesmo visa a contratação de 50 profissionais de ensino médio e superior. O salário previsto vai de R$ 854,29 a R$ 4.315,16, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de atendente de consultório, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico clínico geral, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem.  
 
As inscrições podem ser feitas de 05 a 07 de janeiro de 2015, das 9h às 17h, na sede da SEMSA, situada à Rua Adamastor Antônio da Silva, s/n, Muquiçaba, Guarapari - ES. 
 
Os inscritos serão avaliados através dos títulos apresentados e experiência profissional.

Concurso Prefeitura de Novo Santo Antônio - MT

A Prefeitura de Novo Santo Antônio, no estado do Mato Grosso, publicou o edital nº 001/2014, que normatiza o concurso público, a ser executo pela empresa ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA., no qual oferece 61 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 724 a R$ 14.444,76, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais de trabalho.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas dos cargos previstos neste concurso.
 
Cargos
Engenheiro Civil, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Professor (Geografia, Pedagogia e Pedagogia Infantil), Procurador Jurídico, Agente Administrativo, Serviços Públicos, Agente Ambiental, Alimentador de Sistemas, Atendente Consultório Dentário, Contabilista, Fiscal (Posturas, Vigilância Sanitária e Tributário), Ouvidor, Pregoeiro Oficial, Técnico (Administrativo Educacional, Informática, Administrativo Educacional ‐ ADI e Enfermagem), Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Apoio Administrativo, Educacional – Nutrição Escolar, Apoio/Nutrição, Auxiliar Administrativo, Eletricista de Manutenção, Mecânico Máquinas Pesadas, Motorista, Agente de Serviços Gerais, Operador de ETA, Serviço Braçal e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 5 a 30 de janeiro de 2015, no site www.acpi.com.br.
 
Os candidatos que não dispuserem de internet poderão se dirigir à Avenida 29 de Setembro, s/n – Centro, Novo Santo Antônio ‐ MT, no período acima descrito, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta‐feira, para realizar sua inscrição.
 
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40 e 50;
Nível médi0: R$ 70;
Nível superior: R$ 120.
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas e títulos.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 1 de março de 2015, às 08h, em local a ser indicado em edital complementar.
 
Os títulos deverão ser protocolizados em formulário próprio no site www.acpi.com.br no período de 05 a 30 de janeiro de 2015, devidamente autenticado em cartório.
 
O resultado final do concurso público será homologado pelo prefeito de Novo Santo Antônio, por meio de decreto, observado o prazo legal, e será publicado no jornal de circulação regular no município, no Diário Oficial da AMM e no site do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período.

Ministério da Previdência Social abre processo seletivo

O Ministro de Estado da Previdência Social, publicou o edital de processo seletivo nº. 01/2014, tendo como  objetivo a contratação por tempo determinado de 29 profissionais de níveis superior e médio, para desempenhar atividades no âmbito do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema da Previdência Social – PROPREV – Segunda Fase. Os aptos habilitados receberão salários de até R$ 6.130,00 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Além do salário base, estão previstos os benefícios de Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte e Auxílio Pré-Escola, conforme valores e requisitos estabelecidos na legislação vigente para os servidores do Poder Executivo Federal.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 10% das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do processo seletivo. Já aos candidatos negros, ficam reservadas 20% das vagas.
 
Cargos
Profissional de Nível Médio I/Administrativo, Profissional de Nível Médio II/Administrativo (Tecnologia da Informação), Profissional de Nível Superior III (Financeira, Contratações e Tecnologia da Informação), Profissional de Nível Superior IV (Cálculo Atuaria, Análise de Legislação Previdenciária, Análise de Demonstrativos Contábeis, Análise de Investimentos, Análise de Comprovante de Repasse/Parcelamento e Análise/Tratamento de Dados.
 
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no site www.ebcpconcursos.com.br, até 23h59min do dia 30 de janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília. As taxas de inscrições variam de R$ 55,85 a R$ 62,83.
 
O processo seletivo será constituído de apenas uma etapa, na qual serão realizadas as provas objetiva e discursiva para todas as funções, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.
 
As provas objetivas e discursivas estão previstas para os dias 14 e 15 de março de 2015, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O local de realização das provas será divulgado oportunamente no endereço eletrônico www.ebcpconcursos.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, prorrogável, a critério do Ministério da Previdência Social, por igual período.

Concurso Prefeitura de Gabriel Monteiro - SP

Foram prorrogadas as inscrições de concurso público, da Prefeitura de Gabriel Monteiro, em São Paulo, que visa à contratação de candidatos de todos os níveis de escolaridade. 
 
Sob a organização da empresa CEMI Consultoria Empresarial e Imobiliária LTDA, serão admitidos 20 profissionais às funções de agente administrativo e financeiro, agente comunitário de saúde, auxiliar de odontologia, auxiliar de serviços gerais (feminino e masculino), escriturário, fonoaudiólogo, instrutor de ginástica, lavadeira, médico, merendeira, monitor, motorista, operador de máquinas, pajem, professor de educação física, técnico em enfermagem e zelador de desporto municipal. Os salários variam de R$ 728,16 a R$ 6.752,20, em jornadas de 30 e 40 horas semanais. 
 
Com término no dia 28 de dezembro de 2014, as inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.cemiconsultoriaimob.com.br. O valor da taxa varia de R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 45,00, conforme grau de escolaridade. 
 
O concurso será composto por prova objetiva, análise de títulos, exame médico e prova prática. Estima-se que a prova objetiva será aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, dia também da entrega dos títulos, em local e horário a ser informado através de edital publicado no Diário Oficial do Município, na Prefeitura e no site da organizadora. 
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data da homologação de seus resultados.

Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES abre vagas

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Espírito Santo. A Prefeitura de Rio Novo do Sul divulgou edital Nº. 001/2014 de concurso público oferecendo 98 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 2.202,01.  jornada de trabalho varia de 20 a 44 horas semanais.
 
Cargos: Trabalhador Braçal, Operador de Máquinas, Mecânico, Motorista, Auxiliar de Transporte Escolar, Monitor de Sala de Aula, Atendente de Consultório Dentário, Atendente, Assistente de Cuidador, Monitor de Informática, Fiscal Sanitário, Cuidador Educador, Auxiliar Administrativo, Agente Fiscal Ambiental, Agente Fiscal, Técnico (Edificações e Segurança do Trabalho), Almoxarife, Professor, Engenheiro (Ambiental e Civil), Contador, Assistente Social, Auditor Público Interno, Nutricionista, Médico  e Farmacêutico.
 
Do total de vagas existentes e que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 5% ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência.
 
As inscrições serão realizadas via internet, no site www.idecan.org.br, com início às 14h00min do dia 05 de janeiro e término às 23h59min do dia 29 de janeiro de 2015.
 
Os valores das inscrições são de R$ 30 (nível fundamental), R$ 30, 45 e 50 (nível médio) e R$ 50 e 60 (nível superior).
 
O processo de seleção consistirá na aplicação de provas escritas objetivas, práticas (somente para os cargos de Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas e Trabalhador Braçal) e avaliação de títulos (somente para os cargos de nível superior na área de educação e nível médio com habilitação para modalidade normal superior e/ou magistério).
 
As provas escritas objetivas serão realizadas na cidade de Rio Novo do Sul/ES, com data inicialmente prevista para o dia 01 de março de 2015, das 09h00min às 12h00min, horário oficial de Brasília/DF. Os locais de realização das provas, para os quais deverão se dirigir os candidatos, serão divulgados a partir de 23 de fevereiro de 2015 no site www.idecan.org.br.
 
As provas práticas serão realizadas na cidade de Rio Novo do Sul/ES, em local e data que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site do IDECAN - www.idecan.org.br. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha.
 
Os títulos, acompanhados do Formulário de Envio de Títulos (disponibilizado no site www.idecan.org.br) devidamente preenchido e assinado, deverão ser enviados (original ou cópia autenticada em cartório), impreterivelmente, via SEDEX ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR, para a sede do IDECAN – Caixa Postal 8552, CEP: 70.312-970 Brasília/DF, em período oportunamente divulgado no Edital de convocação para envio de títulos.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Engenheiro Coelho - SP

Com intuito de contratar 72 vagas e formar cadastro reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridades, a Prefeitura de Engenheiro Coelho, em São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 002/2014. A remuneração é de até R$ 6.106,85, por jornada de 12 a 40 horas semanais.
 
Fica reservado um percentual de 5%, para cada cargo, para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial.
 
Cargos
Ajudante Geral, Coveiro, Cozinheira, Gari, Jardineiro, Merendeira, Monitor de Ônibus Escolar, Motorista, Operador de Máquinas, Pajem, Servente de Limpeza, Supervisor de Campo Vig. Sanitária, Tratorista, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente Controle Vetor da Vig. Sanitária, Coletor de Lixo, Eletricista de Automóveis, Inspetor de Alunos, Mecânico de Automóveis, Oficial Administrativo, Agente de Manutenção de Transito, Agente de Fiscalização de Transito, Assistente de Consultório Odontológico, Auxiliar de Diretoria, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Posturas, Fiscal Tributário, Oficial Administrativo, Recepcionista, Secretaria, Secretario de Escola, Técnico (Enfermagem, Segurança do Trabalho, Laboratório de Análises Clínicas, Nutrição e Radiologia), Telefonista, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Contador, Controle Interno, Coordenador de Saúde, Coordenador Pedagógico, Dentista, Diretor de Escola, Educador Ambiental, Educador Infantil, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Programa de Saúde Família, Gastroenterologista, Ginecologista, Oftalmologista, Pediatra, Plantonista e Psiquiatra), Monitor de Informática, Monitor de Educação Básica, Nutricionista, Oficial Administrativo, Professor, Pregoeiro, Psicólogo, Químico e Vice Diretor de Escola.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever até às 23h59min do dia 18 de janeiro de 2015, exclusivamente no site www.institutoindec.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 08 de fevereiro de 2015, nos turnos da manhã a partir das 9h e da tarde às 13h, em locais que serão oportunamente divulgados.
 
Os candidatos que possuírem títulos deverão enviar cópia autenticada, via Sedex durante o período de inscrição, com nome completo, número de inscrição, RG, CPF, função a que concorre e município onde será realizado o processo seletivo para o INDEC, na Rua Bernardino de Campos, nº. 1108. Cj. 02 - Ribeirão Preto – SP, CEP: 14.015-130. 
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Álvares Machado - SP realiza concurso público

A Prefeitura de Álvares Machado, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 003/2014, o mesmo visa a contratação de quatro profissionais, mais cadastro de reserva, em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 774,68 a R$ 8.334,36, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para auxiliar de consultório odontológico, auxiliar de enfermagem, dentista, enfermeiro, escriturário, farmacêutico, fisioterapeuta, fiscal de rendas, médicos, motorista, psicólogo, serviço social, técnico de enfermagem, técnico de farmácia, educador social, agente de controle de endemias, nutricionista e vigia.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2015, através do site www.duxconcursos.com.br.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e prática.
 
A prova escrita provavelmente será aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, o local e horário serão informados através do site www.duxconcursos.com.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa DUX Concursos, terá validade de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Brasilândia - MT

A Prefeitura de Nova Brasilândia, no estado do Mato Grosso, abriu através do Diário Oficial dos Municípios, o edital nº 001/2014 para realização de concurso público destinado ao preenchimento de 9 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários ofertados variam de R$ 784,01 a R$ 6.203,38.

O concurso será realizado por meio da empresa Exata Assessoria, Consultoria e Planejamento. As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Médico, Médico Veterinário, Motorista "D", Odontólogo, Operador de Máquina Agrícola, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá-Carregadeira e Técnico em Enfermagem.

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 23 de dezembro de 2014 e 26 de janeiro de 2015, no endereço eletrônico: www.exataplanejamento.com.br. O valor da inscrição oscila entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

O concurso constará de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, além de prova prática para os cargos de Agente Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Motorista e Operador de Máquinas.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Nova Brasilândia/MT na data prevista de 22 de fevereiro de 2015. O local de realização da prova será divulgado a partir do dia 13 de fevereiro no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da organizadora.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados às 16h do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.

Médico reutiliza seringas de propósito para contaminar camponeses do Camboja com o vírus da Aids

Cerca de cem pessoas foram contaminadas
 
Um médico cambojano sem autorização para exercer a profissão foi indiciado nesta segunda-feira (22/12) por assassinato depois de ter contaminado voluntariamente dezenas de camponeses com o vírus da Aids ao reutilizar seringas.

Segundo as autoridades, a intenção do médico era realmente contaminar os camponeses. Calcula-se que cerca de cem pessoas foram contaminadas.

O primeiro-ministro cambojano Hun Sen exigiu uma investigação meticulosa.

Equipes do ministério da Saúde cambojano, da OMS e da ONUAids foram enviadas ao local dos fatos, a província de Battambanga, para realizar testes.
 
AFP / Saúde Plena

Anti-inflamatório pode ser a nova arma contra o envelhecimento

Os autores do estudo ainda não sabem ao certo por que o
medicamento gerou o efeito benéfico
Cientistas acreditam que a substância pode levar a uma droga que combata os efeitos do tempo sobre o corpo
 
Um dos remédios mais utilizados para combater problemas de saúde comuns, como febres e dores musculares, é também a mais nova esperança para frear o envelhecimento. Pesquisadores americanos conseguiram aumentar consideravelmente o tempo de vida de animais em laboratório com doses de anti-inflamatório.
 
Os autores do estudo ainda não sabem ao certo por que o medicamento gerou o efeito benéfico, mas eles acreditam que, com os resultados alcançados, estão no caminho certo para desenvolverem uma droga rejuvenescedora, que reduza os danos à saúde causados pelo tempo.

Segundo os autores, apesar de a substância, chamada ibuprofeno, ser muito utilizada na medicina, ainda há poucos trabalhos que buscaram verificar seus efeitos sobre o envelhecimento celular. Os especialistas, então, decidiram tratar diferentes seres, como leveduras, vermes e moscas-de-fruta, com doses regulares e diárias do anti-inflamatório.
 
O resultado? As espécies do teste passaram a viver mais tempo que semelhantes não tratados. Além disso, moscas e os vermes pareceram apresentar um melhor estado de saúde do que antes do tratamento.

“Quando tratamos as cobaias, observamos que elas viviam mais. Nas leveduras, por exemplo, notamos que a substância fazia com que as células se dividissem de forma mais lenta. Isso quer dizer que essa droga imita o efeito de muitas mutações genéticas pró-longevidade na levedura. Por conta disso, pensamos que ele também pode fazer a levedura viver mais tempo”, destaca He Chong, pesquisadora do Instituto Buck de Pesquisa sobre o Envelhecimento e uma das autoras do estudo, publicado na revista Plos Genetics.

Ainda buscando respostas para esse resultado, a equipe levanta a hipótese de que o ibuprofeno estimule a produção de um importante aminoácido ligado ao equilíbrio do metabolismo. “Nós suspeitamos que interfira na capacidade de as células produzirem esse nutriente. Todas as células, (incluindo as humanas) precisam do aminoácido triptofano, obtidos de formas diferentes em cada tipo de organismo. Os humanos o obtém em dietas ricas, já as leveduras o importam do ambiente”, destaca He.

Samara Machado, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Católica de Brasília (UCB), explica a importância do triptofano. “Ele é crucial para diversos mecanismos do metabolismo. Nos humanos, ele está ligado, por exemplo, à produção de serotonina, que é importante na execução de tarefas neurológicas.
 
É uma teoria inicial levantada por esses pesquisadores, mas é possível que essas vias metabólicas alteradas pelo triptofano possam ser a razão do sucesso do medicamento”, avalia a especialista, que não participou do estudo.

Cautela
Os autores ressaltam, contudo, que, apesar dos resultados promissores, é muito cedo para afirmar que o ibuprofeno tenha realmente um efeito rejuvenescedor, especialmente em pessoas. “Como o nosso estudo não envolvia seres humanos, não é prudente afirmar qualquer coisa desse tipo. No entanto, um aspecto muito interessante do nosso trabalho é mostrar que existem drogas seguras que merecem ser pesquisadas mais a fundo”, pondera Chong.
 
“Acreditamos que esses medicamentos usuais, utilizados para tratar doenças relacionadas com o envelhecimento podem também ajudar a atrasar o próprio envelhecimento. Nós precisamos de mais pesquisas para examinar e compreender melhor esse benefício, antes que alguém possa dizer se eles podem ser aplicáveis a pessoas”, frisa a autora.

Clovis Chechinel, geriatra do Laboratório Exame de Brasília, o artigo mostra resultados interessantes, mas lembra que pesquisas que buscam formas de retardar o envelhecimento sempre exigem cautela.
 
“Precisamos destacar que esse efeito só foi notado em animais e pode ter resultados diferentes em humanos. Isso deve ser ressaltado para evitar que as pessoas passem a consumir esses medicamentos em excesso”, destaca, lembrando os riscos que uma automedicação poderia trazer.
 
“O uso de anti-inflamatório por idosos, em alguns casos, está ligado a complicações renais, riscos de sangramentos e outras situações adversas. Esse é mais um motivo pelo qual sempre recomendamos usar esse tipo de medicamento com parcimônia”, acrescenta.

Machado, da UCB, acredita que uma das grandes vantagens da pesquisa é apontar novos possíveis usos para remédios populares. “Esse estudo precisa de mais etapas, até para conseguir ajustar a dose do medicamento para que ele não traga efeitos colaterais, por exemplo. No entanto, pesquisas nessa linha têm trazido grandes conquistas.
 
Alguns trabalhos já apontaram a aspirina como um possível redutor de riscos de câncer. Mesmo que o ibuprofeno não seja usado em sua fórmula original, ele pode ter parte de sua composição utilizada para um novo remédio com foco no retardo do envelhecimento”, acredita a especialista.

Expectativa de vida cresce para homens e mulheres
O mais recente estudo Global Burden of Disease (GBD), no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) compila uma série de dados sobre a qualidade de vida e o estado de saúde da população global, aponta um aumento na expectativa de vida em ambos os sexos.
 
O trabalho, publicado na última edição do jornal The Lancet, detectou um acréscimo de 5,8 anos no tempo médio de vida dos homens e 6,6 anos no das mulheres, entre 1990 e 2013.

A tendência acompanha a diminuição da incidência de várias doenças que tiram a vida de milhares de pessoas todos os anos, como diarreia, infecções do trato respiratório inferior e distúrbios neonatais, o que, segundo os cientistas, ajudou a estender a vida das pessoas principalmente nos países de baixa renda.
 
Em lugares como Nepal, Ruanda, Etiópia, Níger, Maldivas, Timor Leste e Irã a expectativa de vida apresentou um aumento de mais de 12 anos para ambos os sexos. Já nas regiões com alta renda, observou-se mais a queda de taxa de mortalidade ligada a diversos tipos de câncer (redução de 15%) e as doenças vasculares (22%).

Financiamento
“O enorme aumento na ação coletiva e financiamento dado às principais doenças infecciosas, como diarreia, sarampo, tuberculose, Aids e malária teve um impacto real”, declarou à imprensa Christopher Murray, professor da Universidade de Washington e um dos autores principais responsáveis pelo estudo.
 
“O progresso que estamos vendo contra uma variedade de doenças e lesões é mesmo notável, mas podemos e devemos fazer ainda melhor”, completou.

No entanto, o relatório constatou aumento nas taxas de mortalidade de algumas enfermidades, como o câncer de fígado causado pelo vírus da hepatite C (até 125% de aumento), transtornos por uso de drogas (63%), doença renal crônica (37%), diabetes (9%) e câncer de pâncreas (7%). O trabalho analisou dados de 240 causas diferentes de óbito em 188 países.

O relatório aponta ainda que, enquanto na maior parte do planeta, a expectativa de vida sobe, em boa parte da África Sub-Saariana essa tendência é inversa. Em 20 dos 48 países da região, as mortes por HIV/Aids têm roubado mais de cinco anos dos índices de expectativa de vida. A guerra é outro fator que rouba muitas vidas. Só na Síria, em 2013, havia uma estimativa de 29.947 mortes devido ao conflito que assola o país.
 
Saúde Plena

Consumo de alimentos preparados e expostos por muitas horas aumenta riscos de intoxicação alimentar

As intoxicações alimentares representam um problema
mundial de saúde pública cada vez mais frequente
O exagero nas festas de fim de ano também contribuem para aumentar os casos de doenças transmitidas pela comida
 
O salpicão chega tarde à mesa, mas na maioria dos lares brasileiros em que ele acompanha o peru de Natal, a tradicional combinação de batata palha, frango, presunto, maionese e legumes foi preparada bem mais cedo. No dia seguinte vira problema para muita gente.
 
A combinação de calor – temperatura favorável ao crescimento de micro-organismos – e o tipo de preparações comuns nas festas de final de ano – alimentos de origem animal, ricos em nutrientes e com maior quantidade de água disponível e bastante manipulados favorecem a contaminação – tornam a temporada oportuna para as doenças transmitidas por alimentos e água (DTA), aquelas em que os alimentos ou a água atuam como veículo para transmissão de organismos prejudiciais à saúde ou de substâncias tóxicas.

Segundo Simone Cardoso Lisboa Pereira, doutora em microbiologia e professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a intoxicação é um tipo de doença transmitida por alimentos que pode ocorrer em função do crescimento de micro-organismos contaminantes no alimento ou pela presença de substâncias tóxicas naturais ou adicionadas.
 
A mais comum é aquela causada pelo crescimento de bactérias no alimento com produção de toxina. Há ainda casos de infecção, também causada por contaminantes microbianos no alimento. “As duas síndromes são comumente conhecidas por toxinfecção alimentar. A diferença é que a intoxicação, geralmente, é mais branda, caracterizada por vômitos e/ou diarreia; e a infecção tem sintomas mais graves, como febre.”

O Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebe mensalmente amostras para investigação de, pelo menos, cinco surtos de toxinfecção alimentar. Do início do ano até o final da primeira quinzena de novembro, foram notificados 60 surtos no estado e, com o fim do ano, o órgão alerta que esse número tende a aumentar expressivamente.
 
Segundo a bióloga Junara Viana de Oliveira, responsável pelo Serviço de Microbiologia de Produtos da Funed, o número de amostras recebidas pela Funed ainda é pequeno se comparado às várias intoxicações ocorridas não só em grande escala, mas também individualmente. “A maioria nem é notificada pelas pessoas contaminadas, que passam mal com algum alimento e não comunicam os órgãos responsáveis”, alerta.

De acordo com Junara, os principais causadores de intoxicação são os alimentos de origem animal, como carnes, produtos de confeitaria, como salgados, sanduíches e massas, geladas comestíveis e produtos lácteos.
 
As festas de confraternização de final de ano, formaturas e outros encontros típicos desta época são sempre regados a muita comida, dos mais variados tipos e que, geralmente, ficam expostas por muitas horas nas mesas, em condições sujeitas à contaminação e proliferação de bactérias.
 
“Geralmente, são preparações mais elaboradas, o que favorece a contaminação por micro-organismos pela manipulação, e que contêm ingredientes com caraterísticas que favorecem o crescimento de micro-organismos”, alerta Simone Cardoso, que tem pesquisas na área de segurança alimentar.

Segundo a especialista, na intoxicação alimentar, as bactérias podem ser provenientes das matérias-primas de má qualidade utilizadas nas preparações. E ainda do manuseio dos produtos, se não houver a higiene pessoal adequada para isso. Já na infecção, a principal causa é a contaminação fecal por meio de pessoas que manuseiam o alimento em más condições higiênico-sanitárias e produtos de origem animal de má qualidade.
 
Saúde Pública
As intoxicações alimentares representam um problema mundial de saúde pública cada vez mais frequente. Para Junara Viana, o acelerado processo de globalização, a produção de alimentos em grande escala e em condições sanitárias inadequadas, as constantes mudanças nos processos de produção dos alimentos, a inexistência ou escassez de políticas de educação sanitária voltadas para os consumidores e produtores são fatores que têm favorecido o aumento na incidência de Doenças de Transmissão Alimentar (DTA).
 
Os sintomas variam de acordo com o micro-organismo ou a toxina encontrada nos alimentos e a quantidade do alimento ingerido. Os mais comuns são vômito, diarreia, dores abdominais, cólicas, febre, olhos inchados, alteração da visão.

Qualidade
Em adultos sadios, a maioria das DTAs dura alguns dias e não deixa sequelas; já para pessoas mais susceptíveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas doentes, as consequências são mais graves, podendo até chegar ao óbito. “É preciso ficar atento à qualidade dos alimentos fornecidos nas festas de fim de ano.
 
Para evitar que doenças transmitidas por alimento ocorram, é preciso tomar medidas preventivas, incluindo as boas práticas de higiene na cadeia produtiva, nos serviços de alimentação, nas unidades que comercializam alimentos e nas residências.
 
Supervisão da higiene pessoal e manuseio dos alimentos; limpeza e desinfecção de utensílios e equipamentos utilizados no preparo; uso de utensílios e equipamentos diferenciados de alimento cru para alimento cozido e manutenção do alimento na temperatura ideal de armazenamento são algumas dicas para preservar a qualidade do alimento.”

E mesmo na hora de servir dá para escapar de um possível episódio. “Prefira alimentos mais saudáveis, como as frutas, legumes cozidos, carnes magras sem recheios. Se optar pelas saladas com molhos, como a maionese e o salpicão, verifique se foi refrigerada e o tempo de exposição fora da refrigeração.
 
O ideal é que seja consumida o mais próximo do preparo. Prefira sempre os alimentos cozidos e que não foram manipulados. Atenção também às sobras de alimentos, que deverão ser refrigeradas adequadamente”, sugere Junara.
 
Saúde Plena

Nada de cosméticos de presente de Natal para as crianças: eles podem conter substâncias perigosas

Foto: Reprodução
Uso de maquiagem pelas crianças aumenta riscos de irritação na pele e alergias
 
 Não são poucas as meninas que desde cedo querem se perfumar, pintar as unhas, usar maquiagem e passar creme hidratante. Pode até ser divertido, mas o hábito aumenta as chances de surgirem problemas precoces na pele. Nem mesmo os produtos infantis devem ser usados sem critério.
 
Especialistas recomendam adiar ao máximo o contato das crianças com cosméticos para diminuir o risco de irritação e alergias.
 
A dermatologista Luciana Baptista Pereira, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defende que os pais devem evitar que as crianças façam uso de cosméticos. Por ser mais fina e sensível, a pele delas tende a reagir às substâncias alergênicas. O mais comum é surgir vermelhidão, inchaço, coceira e descamação, sintomas que caracterizam a dermatite de contato, tipo de alergia que pode ser temporária ou duradoura.
 
“Quanto mais precocemente entrar em contato com substâncias químicas, maior a chance de alergia no futuro. O sistema imunológico é estimulado ao longo do tempo”, informa. As crianças que fazem tatuagem de henna e ficam com a pele irritada provavelmente vão ter problema para pintar o cabelo na fase adulta. Isso porque o adesivo contém parafenilenodiamina, componente usado para mudar a cor, também presente nas tinturas.

De acordo com Luciana, não existe uma idade padrão para liberar as meninas para pintar as unhas, enfeitar o rosto, usar batom, passar perfume ou depilar. A melhor opção é deixar para o mais tarde possível.
 
“Por que estimular isso na infância?”, questiona. “É lógico que as crianças tentam imitar as mães, e não vejo problema em passar esmalte de vez em quando ou usar maquiagem para ir a uma festa à fantasia. Só não pode ser algo que faça parte da vida delas”, pondera.
 
É sempre importante ouvir a opinião de um médico, seja pediatra, herbiatra ou dermatologista. Luciana, por exemplo, sugere que os pais expliquem que ainda não está na hora de usar esses produtos e tentem incluí-los nas brincadeiras, estimulando as filhas a maquiar e passar esmalte nas bonecas.
 
Nem os produtos infantis devem ser usados livremente, destaca o farmacêutico Gabriel da Silva Bastos, professor do curso de estética e cosmética do Centro Universitário UNA. É muito comum ver mães que compram para os bebês xampu, colônia, sabonete, condicionador, óleo, hidratante, talco etc., o que justifica casos de pele irritada precocemente.
 
Aparentemente inofensivos, os sabonetes em barra próprios para crianças costumam ter um pH extremamente elevado. O ideal é que não ultrapasse 7, para ficar mais próximo ao pH da pele. “As mães acabam buscando algo para hidratar a pele do bebê, que fica irritada e ressecada muito em função de produtos próprios para crianças. Por ser infantil, não significa que faz bem para a pele”, destaca.

Geralmente, os cosméticos infantis são produzidos com menos componentes, em especial conservantes, para reduzir o risco de alergias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda exige que eles passem por testes dermatológicos e sejam isentos de substâncias tóxicas. Na hora da compra, os pais devem ter o cuidado de escolher produtos que não sejam tão atrativos, com cor, sabor e cheiro de frutas, chocolate ou outro tipo de alimento.
 
“Tente comprar os que tenham gosto ruim, se não, a criança pode comer e ficar intoxicada. Se falar que não pode ser ingerido, é melhor nem comprar”, orienta o farmacêutico. A Anvisa permite que os cosméticos contenham substâncias com gosto ruim (amargo) para que não sejam levados à boca.

Proteja a pele do seu filho
» Evite sabonetes coloridos e com cheiro, porque eles costumam conter mais substâncias alergênicas. Além disso, não passe o produto por todo o corpo da criança para não retirar a gordura protetora da pele, o que aumenta a chance de alergias. Priorize as partes principais, como axilas e genitália.

» Deixe seu filho brincar na banheira apenas com água pura, para que o sabonete não fique tanto tempo em contato com a pele. Passe o produto na hora de sair do banho e enxágue em seguida com água limpa.

» Nos primeiros meses de vida da criança, substituta sabonete em barra por líquido. Apesar da desvantagem de não limpar profundamente, ele normalmente tem pH mais próximo da pele.

» Os hidratantes também dever ser sem cor e fragrância, para diminuir o risco de irritação. Caso a
criança não tenha a pele ressecada, não é recomendado usar o produto todos os dias.

» Usar perfume em crianças aumenta a probabilidade de reações nas vias respiratórias (rinite alérgica), pulmão (bronquite e asma) e pele (dermatite atópica). As colônias são mais indicadas porque geralmente são feitas à base de água e contêm poucos conservantes.

» Os esmaltes permitidos para crianças são à base de água, que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. As substâncias voláteis presentes nos outros produtos podem ser alergênicos até para adultos.

» Dê preferência aos protetores solares que não saem totalmente, deixando a pele branca. Como são feitos com fotoprotetores físicos, eles não são completamente absorvidos e causam menos toxidade.

» Não passe nenhum produto de adulto nos pequenos. Estudos tentam provar que o parabeno, um dos conservantes usados pela indústria, altera o desenvolvimento da criança, porque interfere no sistema endócrino.
 
Sa´´ude Plena

Provedor da Santa Casa de SP pede licença de 90 dias do cargo

Provedor da Santa Casa de SP pede licença de 90 dias do cargoAfastamento acontece após auditoria feita nas contas da instituição

O gestor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, pediu licença do cargo por 90 dias. De acordo com ele, o afastamento tem o objetivo de promover transparência nas investigações de irregularidades nas contas da instituição.
 
Auditorias independentes contratadas pelo governo de São Paulo mostraram que a dívida da Santa Casa chega a quase R$ 800 milhões e não pouco mais de R$ 400 milhões, como informado pela administração. 
 
O afastamento foi solicitado por funcionários. Um grupo de médicos que lidera um movimento de protesto defendeu que Abdalla renunciasse ao cargo. O grupo chegou a preparar um abaixo assinado com mais de 1,5 mil assinaturas pedindo a sua saída.
 
A Santa Casa, maior instituição filantrópica do Brasil, tem sete mil funcionários e passa por sua pior crise. Na semana passada, exames, consultas e cirurgias agendadas foram suspensos. Apenas casos graves estão sendo atendidos. 
 
Saúde Web

Campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo vai até 31 de dezembro

Campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo vai até 31 de dezembroNo total, 4,7 mil serviços de saúde oferecem as duas vacinas em todo o Estado

Com o intuito de ampliar a imunização das crianças no Estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde prorrogou, até dia 31 de dezembro, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo. Até o momento, foram aplicadas mais de 4,1 milhões de doses de vacinas em todo o Estado.

No total, 4,7 mil serviços de saúde oferecem as duas vacinas em todo o Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É recomendável que os pais e responsáveis verifiquem se haverá expediente e qual o horário de funcionamento dos postos de saúde no último dia do ano em seus municípios.

A vacina contra o sarampo deve ser aplicada em crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. Já a da poliomelite é indicada para bebês com mais de seis meses e menos de 5 anos.
 
Saúde Web