Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Banco de Leite Humano precisa de doação neste fim de ano

O leite materno coletado é destinado a alimentar bebês
 prematuros e/ou de baixo peso internados em UTIs
neonatais durante todo o ano
Os estoques de leite humano estão em baixa no Centro de Referência Nacional e Ibero-americano para Bancos de Leite Humano, localizado no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio
 
A queda do estoque costuma acontecer no período de dezembro a fevereiro, já que, devido às festividades de fim de ano e às férias, muitas doadoras viajam. A gerente do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do IFF, Danielle Silva, ressalta, que a queda no estoque nesse período é nacional. “No Rio, a situação é mais grave porque a maioria dos pontos de coleta estão na capital e quem viaja não tem como doar em outro lugar. Já em São Paulo é diferente, há bancos de leite em várias cidades do interior e as mulheres podem continuar a doação mesmo em viagem”, explicou.
 
As mães que desejarem contribuir devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000 268877 ou procurar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência. A partir desse contato, é feito um cadastro e uma inscrição. A única exigência é que a mãe esteja amamentado seu próprio filho. No caso de ela estar tomando algum medicamento, isso deve ser informado para que seja verificado se é possível fazer a doação. A mulher também recebe orientações e, se necessário, tratamentos para solucionar alguma dificuldade que tenha em relação à amamentação.
 
Uma vez cadastrada como doadora, não há necessidade de ir ao Banco de Leite periodicamente. A coleta pode ser feita na residência, uma vez por semana. O leite, nesse caso, deve ficar armazenado no recipiente fornecido pelo próprio banco: pote de vidro com tampa de plástico. O leite materno coletado é destinado a alimentar bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em UTIs neonatais durante todo o ano.
 
Procedimentos de doação
 
Primeira coleta
Usar o pote fornecido pelo banco de leite e, depois de concluída a coleta, colar uma etiqueta com seu nome e com a data dessa primeira coleta;
 
Colocar o frasco no freezer ou congelador.
 
Coletas posteriores
Esterilizar um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; depois deixar secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano);

Coletar o leite nesse copo; e despejar o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recolocá-lo no freezer ou congelador.
 
Recolhimento
Será realizado por funcionários após contato telefônico.

Fonte: Ascom IFF / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário