Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Conheça os prós e contras da dieta alcalina

Ela promete eliminar toxinas, mas não leva em conta o número de calorias
 
Emagrecer e deixar o corpo livre de toxinas são as promessas que vêm conquistando a turma adepta da dieta do pH.
 
A ideia por trás do método é ajustar a alimentação para deixar o pH do sangue mais alcalino - a mudança seria suficiente para favorecer a eliminação de toxinas.
 
Na prática, isso quer dizer mais destaque para cereais integrais, frutas e verduras na hora de montar o prato, enquanto carne vermelha e leite integral ficam de lado.
 
"Existem algumas propostas positivas na dieta do pH, mas nenhum estudo científico foi feito para provar que ela pode levar ao emagrecimento", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Sociedade Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
 
Conheça os detalhes de mais esta opção e decida se vale a pena investir:

Contagem calórica - foto: Getty ImagesVisa a reeducação alimentar: Essa dieta coloca no cardápio alimentos saudáveis, como frutas verduras e legumes, e retira as carnes gordurosas, farinha branca e industrializados que, em excesso, fazem mal à saúde. Por isso, se bem balanceada, pode funcionar como uma reeducação alimentar.

Não conta calorias: "Qualquer dieta para emagrecer deve se preocupar com o número de calorias ingeridas", afirma Roberto Navarro. Se você gasta mais calorias do que consome durante o dia, acaba emagrecendo, por isso a medida é tão importante. "Não há comprovação nenhuma de que a eliminação de toxinas provoque a perda de peso, como promete essa dieta", afirma o especialista. Além disso, homens e mulheres em diferentes faixas etárias têm necessidades calóricas diferentes, ignorar esse valor pode trazer prejuízos à saúde.

Gordura localizada - foto: Getty ImagesDiminui a retenção de líquidos: O nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, conta que qualquer alimento gera um resíduo tóxico, naturalmente diluído em água pelo organismo. Portanto, quanto mais toxinas ingeridas, maior a retenção de líquidos. Por manter o pH do sangue mais alcalino, essa dieta promove a eliminação de toxinas. "Por isso que dizem que essa dieta elimina até oito quilos em um mês, mas a maior parte desta perda corresponde à agua", afirma. 

Não elimina gorduras: O nutricionista explica que a eliminação de toxinas não promove o emagrecimento, como prometido. "Não há, necessariamente, redução do percentual de gordura corporal, apenas redução da retenção de líquidos".  
 
Carne vermelha - foto: Getty Images Coloca alimentos integrais na dieta: Como dito antes, uma vantagem desse tipo de dieta é estimular o consumo de alimentos integrais, o que contribui para a qualidade nutricional da alimentação e também para melhorar a digestão. Além disso, o aumento no consumo de alimentos integrais diminui o índice glicêmico, reduzindo a liberação de insulina corporal e favorecendo a saciedade.

Desencoraja o consumo de carnes e laticínios: se consumidos em excesso, os laticínios integrais e as carnes vermelhas aumentam o colesterol, favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares. "Mas, na dose certa, eles te dão, respectivamente, as quantidades adequadas de cálcio, garantindo ossos fortes, e de proteínas, essenciais para o crescimento muscular", afirma Roberto Navarro. 
 
Cansaço após exercício - foto: Getty Images Incentiva a prática de atividade física: a dieta alcalina estimula a prática de exercício físico, essencial para aumentar o gasto calórico diário e acelerar o emagrecimento.

Podem faltar nutrientes para o exercício: por outro lado, ela não te garante os nutrientes necessários para quem faz exercícios físicos. Roberto Navarro explica que, se você corta a carne da dieta, pode ficar sem proteínas para gerar músculos. Uma opção nesses casos é optar pela proteína vegetal, como a lentilha. O especialista reforça que esse risco é maior para adolescentes em fase de desenvolvimento e, portanto, precisando de quantidades maiores da substância.
 
Restrição alimentar - foto: Getty Images Contempla todos os grupos alimentares: diferente de outras dietas restritivas, a alcalina abrange todos os grupos nutricionais, mesmo priorizando aqueles que deixam o sangue mais alcalino. "Isso garante que a alimentação seja o mais próxima possível de uma alimentação balanceada", afirma Roberto Navarro.

Não leva em consideração as necessidades alimentares individuais: assim como os outros regimes alimentares que viram moda, a dieta alcalina acaba sendo feita sem qualquer acompanhamento médico ou nutricional. "Qualquer dieta, por mais equilibrada que seja, pode ser perigosa se não são levadas em consideração as necessidades individuais", diz Roberto Navarro."Para pessoas com anemia - que muitas vezes nem sabem que têm a doença - por exemplo, não é recomendada a restrição de carne vermelha".
 
Comendo maçã - foto: Getty Images Incentiva a redução do consumo de alimentos industrializados: vilões do século 21, os alimentos industrializados estão fora da dieta alcalina. Além de serem ricos em sódio, substância que acidifica o sangue e, comprovadamente promove perda de massa óssea e cálculo renal, eles são muito calóricos.

A dieta é monótona, o que diminui a adesão: com tanta restrição, fica difícil manter a dieta longe da monotonia. Roberto Navarro explica que as dietas com pouca variedade de alimentos acabam sendo abandonadas sem que você consiga experimentar resultados. Uma ideia para manter a dieta interessante é adicionar ervas e temperos aromáticos, como a salsa, coentro, alecrim e o manjericão.
 
Gordura localizada - foto: Getty Images Previne cálculo renal e perda de massa óssea: "para retirar a acidez do sangue e reestabelecer o pH, o corpo retira cálcio dos ossos sob a forma de bicarbonato de cálcio, componente que devolve a neutralidade ao sangue", afirma Roberto Navarro. O excesso de bicarbonato de cálcio circulante acaba indo para os rins, podendo provocar a formação de pedras. Por isso, uma dieta que prioriza a manutenção do pH do sangue protege os ossos e os rins.

Não emagrece obrigatoriamente: o especialista explica que a alimentação para emagrecer precisa ter a contagem calórica como base. "Se você consumir os alimentos que alcalinizam o sangue em excesso, vai acabar engordando", afirma Roberto Navarro.
 
Minha Vida

Obesidade: três passos cruciais para combater a doença

Obesidade: três passos cruciais para combater a doença
 
Em maio de 2013 foram publicadas as diretrizes da Sociedade Australiana de Endocrinologia sobre obesidade em adultos e crianças. Isso é um assunto muito relevante, já que a população de lá é composta 60% de adultos acima do peso. Em um texto anterior discutimos sobre a abordagem inicial de um medico a um paciente com sobrepeso ou obesidade.
 
O diagnóstico pode ser feito facilmente em casa, com uma balança bem regulada e uma fita métrica. O primeiro passo pode ser dado com um planejamento cuidadoso e reconhecimento do terreno. Não se iluda, é uma batalha épica pela sua vida o que esta sendo planejado. Nos só não vemos a bala chegando.
 
Depois do planejamento vem a execução. A diretriz baseia o tratamento em três pilares: redução da entrada de energia (calorias), aumento do gasto por meio de atividade física e reorganização de comportamento. Os dois primeiros são fáceis de entender. Mas como?
 
Cortando calorias
Redução da entrada de calorias deve ser feita de uma forma sustentável. A redução - e não a eliminação - dos alimentos nocivos deve ser encorajada. O ideal é criar um déficit de cerca de 2500kjoules ou 600 calorias diárias. Tabelas de uso energético e calorias em alimentos podem ser encontradas facilmente na internet. Mas atenção: dietas agressivas não vão se manter, e o mais provável é que a pessoa tenha surtos de fome e exagere nos alimentos.
 
Em pacientes selecionados (IMC maior que 30 ou maior que 27 em pessoas com doenças associadas à obesidade) ou que não tenham conseguido reduzir de peso com outras tentativas podem se beneficiar de dieta extremamente hipocalórica. Idealmente isso deve ser feito com o apoio de um nutricionista. Estas dietas se baseiam em supressão de refeições em momentos estratégicos, substituição de carboidratos por proteínas ou salada, hidratação oral abundante e aumento de fibras, o que aumenta saciedade.
 
Praticando exercícios
A atividade física também não pode ser insustentável. O ideal é a prescrição de 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de exercícios físicos intensos por semana, distribuídos ao longo da semana. Devem ser respeitados os limites de cada paciente, como pacientes com dores articulares que se beneficiam mais de atividades na água ou sem impacto. Veja alguns conselhos para começar os exercícios:
  • Pacientes extremamente descondicionados podem precisar de reabilitação, acompanhada ou não
  • Podemos trocar elevadores por escadas, tentar caminhadas curtas e brincadeiras recreativas
  • Ingressar em grupos de pessoas que já fazem treinamento físico ou com quem tem algum laço afetivo, como brincar com filhos e netos, pode servir de encorajamento
  • Evite atividades que não condizem com o orçamento mensal - se ele esta curto, não vamos nos inscrever em uma academia cara, podemos optar por uma caminhada ao ar livre ou futebol recreativo com os amigos
  • Evitar períodos sentado ou deitado. Quando estiver no telefone, caminhe. Se possível, fique mais tempo de pé
  • Tenha objetivos realistas e alcançáveis. Não tente se inscrever no Ironman Triathlon baseado em um mês de caminhada. Não precisa ter pressa pra recomeçar.
Reorganização de comportamento
Terceiro passo é aceitar as mudanças e se prevenir de recorrências. Primeiro, não desanime, é normal algum ganho de peso na troca de gordura por massa muscular decorrente da atividade física. Evite situações em que o abuso de comida é provável. Evite álcool. Segure o chope com os amigos por um tempo, ate você aceitar a ideia de que não deve comer um prato de torresmo.
 
Tente identificar os gatilhos emocionais que levam ao abuso de comida. E quando possível, evite-os, ou entenda o efeito que eles têm sobre você. Isso vai permitir identificar o que é fome e o que é substituição de outra necessidade. Identifique e documente seu progresso. Ninguém trabalha de graça. Você precisa se ater a algo que você esta ganhando, ou perdendo. Seja peso, seja cintura, seja IMC.
 
Intervenções mais agressivas podem ser necessárias, como uso de medicações orais e cirurgia bariátrica. Evitem medicações passadas por amigos, como termogênicos, reguladores de apetite e em especial hormônios. Hormônios desregram o seu ciclo endógeno, fisiológico. Sempre tem rebote.
 
Termogênicos, que mereceriam um capítulo especial, causam arritmias, AVC, e frequentemente são contaminados com hormônios e diuréticos. Reguladores de apetite já entraram e saíram do mercado mais rápido que a mídia leiga pode acompanhar. Alguns causaram problemas em válvulas cardíacas, obrigando o paciente a operar o coração. Por isso, caso decida por alguma intervenção mais agressiva, procure seu médico, que provavelmente recomendara uma abordagem multiprofissional.
 
 
Minha Vida

Kettlebell emagrece e fortalece músculos em apenas 20 minutos de treino

Kettlebell fortalece em 20 minutosConheça as vantagens do exercício que trabalha o corpo de forma completa
 
Já imaginou emagrecer e tonificar o corpo todo de uma vez só e gastando, ao todo, uma hora por semana?
 
Não é milagre, é kettlebell, um acessório criado na Rússia para treinamento físico no século 18.
 
O nome difícil refere-se a uma bola oca de ferro com aproximadamente 20 cm de diâmetro médio e que conta com uma alça por onde é segurada. Seu peso pode variar de 4 a 48 quilos.
 
Desde 2009, ela vem ganhando espaço nas academias do mundo todo e agora virou item indispensável do treinamento funcional no Brasil.
 
Segundo Steve Cotter, fundador da International Kettlebell & Fitness Federation (IKKF), os exercícios com kettlebell podem ser praticados por todos: desde aqueles que são iniciantes até atletas que desejam melhorar o rendimento.
 
 Mas claro, cada um na intensidade mais indicada.
 
A seguir nos listamos todos os benefícios do exercício com kettlebell. Confira e veja tudo o que você pode alcançar com essa novidade:

Exercícios com kettlebell - foto: Erik AlmeidaNão toma muito tempo
O ketllebell é um ótimo exercício para quem está sem tempo.
 
"O trabalho pode gerar um bom ganho de condicionamento físico até mesmo se for feito por somente 20 minutos em três dias diferentes da semana", explica Steve Cotter.
 
Isso se deve principalmente ao seu dinamismo: os movimentos são rápidos e contínuos e à sua intensidade, que é bastante forte tanto do ponto de vista aeróbico, quanto do fortalecimento muscular.
 
Até os mais bem treinados sentem o cansaço de uma aula. Quem tiver mais tempo pode aproveitar e seguir o treino por mais tempo e com maior frequência, certamente verá resultados mais rápidos.
 
Além disso, o kettlebell é extremamente versátil. Você pode dedicar uma aula inteira a ele, inserir em outras aulas - como a ginástica localizada, exercendo uma função de halter -, realizar um treino funcional com a sua ajuda ou substituir a musculação por ele.

E lembre-se: é imprescindível que o exercício seja antecedido de aquecimento. Depois do treino, alongamentos com o objetivo de, além de esticar o corpo, desaquecer, são uma boa opção.
 
Exercícios com kettlebell - foto: Erik AlmeidaAjuda a emagrecer
"Cada meia hora de exercícios com kettlebell gasta 300 calorias", conta a educadora física Mônica Torres.
 
Isso porque os exercícios são muito dinâmicos: durante o treino, o praticante tem poucos momentos de descanso, o exercício é realizado praticamente de forma contínua durante meia hora.
 
O sobe e desce de braços e pernas (e com a resistência da bola!) garante um trabalho cardiorrespiratório intenso, de fazer suar até quem já está acostumado com treinos pesados.

Por ser um trabalho tanto de fortalecimento quanto de emagrecimento, o kettlebell pode muito bem substituir aquelas uma hora e meia que você passa entre a esteira e a sala de musculação.
 
Exercícios com kettlebell - foto: Erik AlmeidaO corpo todo fica forte
Alguns exercícios do kettlebell recrutam os músculos dos glúteos.
 
"Ficar com o bumbum maior, mais durinho e com um formato mais arredondado é um resultado esperado para as mulheres que usam o kettlebell", explica e educadora física Mônica Marques, diretora técnica da Academia Companhia Athletica.
 
Há também exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e lombar - garantindo maior estabilidade para a coluna - ou os braços. Mas para realizar cada um desses exercícios específicos o corpo todo entra em movimento.
 
Enquanto o braço eleva o kettlebell o praticante passa da posição agachada para em pé, por exemplo. E mais: para manter a postura firme que este exercício pede todos os músculos se mantêm contraídos. Os resultados aparecem em forma de um fortalecimento por completo.
 
Exercício com kettlebell - foto: Getty ImagesÉ bom para quem quer começar
Segundo Steve Cotten, o kettlebell é uma excelente estratégia para quem quer vencer o sedentarismo.
 
"Você pode usar um kettlebell em qualquer lugar: pode praticar em casa, levar para a academia e até para o escritório", explica. Mas antes de começar a praticar, procure um educador físico apto a te orientar a usar o acessório e opte pelo peso mais leve, aumentando gradualmente de acordo com o ganho de força e condicionamento físico.
 
Caso você já tenha uma lesão de ossos, músculos ou articulações o recomendado é consultar um médico antes de começar o exercício.

Os kettlebells custam, em média, entre 30 e 200 reais, variando de acordo com o peso, que vai de 4 a 48 quilos (os mais leves são mais baratos)*. Opte por kettlebells emborrachados, que diminuem o atrito com as mãos.

*Valores consultados em setembro de 2013, sujeitos à alteração.
 
Exercícios com kettlebell - foto: Erik AlmeidaE bom para atletas
O kettlebell é um exercício democrático: pode ser feito por iniciantes e atletas. Isso porque sua evolução é progressiva - os kettlebells apresentam grande variação de peso.
 
Os atletas de esportes de contato, como o futebol, por exemplo, usam o treino para gerar potência muscular, ou seja, força nos momentos mais decisivos: na hora de chutar o gol ou lançar o disco, por exemplo. Nesse caso são usadas cargas mais altas e número de repetições menor.
 
"Outros esportes, que envolvem movimentos curvilíneos, como o golfe, se beneficiam muito deste treino", explica Mônica Marques.
 
Com o kettlebell é possível fazer o mesmo movimento curvo, em função de seu formato de bola com alça.
 
Exercícios com kettlebell - foto: Erik AlmeidaÉ divertido
As aulas com kettlebell são uma novidade.
 
Só isso já torna a modalidade interessante.
 
Mas tem mais: diferentemente de uma sessão de musculação ou de uma hora na esteira, o exercício exige concentração o tempo inteiro.
 
"Ao contrário dos exercícios com uma bicicleta ergométrica, por exemplo, o kettlebell não direciona seus movimentos nem faz esforço por você", explica Steve Cotter.
 
Além disso, os movimentos realizados são rápidos, ágeis e alternados com frequência. Nada fica na mesmice.
 
Exercícios com kettlebell - foto: Erik AlmeidaMais flexibilidade e coordenação
Diferentemente dos exercícios de alongamento tradicionais, que são feitos com uma pausa de alguns segundos, o kettlebell promove ganho da flexibilidade durante o exercício.
 
Esse benefício é conquistado através do constante alongamento e encurtamento dos músculos (ao esticar e dobrar o braço, por exemplo) durante os exercícios com kettlebell.
 
Esses movimentos são muito amplos e rápidos, levando o músculo de uma situação em que ele está completamente contraído à outra em que ele está totalmente alongado em menos de um segundo.
 
Além disso, é preciso muito trabalho de coordenação para manipular a bola com alças, direcionando pesos para os lugares corretos.
 
Minha Vida

Remédios antigos: Trofodermin creme ginecológico

Marinho defende uso do FGTS para doença grave

Douglas Gomes
Márcio Marinho (PRB-BA) em discurso na Câmara dos Deputados
Atualmente a lei prevê uso do benefício apenas em caso de enfermidade letal
 
O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) é autor de um projeto de lei que defende o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pessoas com doença grave. No momento, esse benefício é concedido apenas em caso de doença letal — ou seja, que conduz à morte.

De acordo com o Projeto de Lei 5996/2013, que altera a lei 8036/90, o funcionário ou seus dependentes passam a ter o poder de sacar o FGTS em caso da ocorrência de qualquer doença grave que os incapacite para o trabalho.
 
Segundo Marinho, o funcionário pode contrair vários tipos de doenças não letais, mas que podem evoluir e acarretar em morte se não devidamente tratadas. Para o deputado, o poder de evitar os avanços de enfermidades graves, hoje, perpassa o Legislativo.

— A saúde não é uma questão supérflua, mas um direito que a Constituição garante a todo cidadão.

No momento, o projeto está na Comissão de Seguridade Social e Família aguardando parecer do relato

R7

Especialistas avaliam que a adoção não resolve problema das crianças vítimas do crack

Lúcio Távora/ Agência Estado
Adoção ajuda, mas está longe de acabar com o problema
É importante estimular o vínculo da mãe com o bebê e evitar sentimento de abandono
 
A solidariedade tem proporcionado um futuro melhor à crianças filhas de adolescentes viciadas em crack. No entanto, está longe de representar uma solução para o problema. O técnico de rede, Djalma da Silveira Gusmão e sua família, por exemplo, adotaram quatro crianças de uma só vez.

Eles participavam de um trabalho comunitário na favela onde morava a mãe das crianças, usuária de crack. A decisão foi há dois anos, depois que a filha mais nova, com apenas 17 dias de vida, foi deixada em casa sozinha após ser jogada no chão.

Djalma conta como a história da adoção começou.

— Ligaram no meio da madrugada para nossa casa dizendo que a bebezinha tinha sido jogada no chão. Fomos até o local, a Esterzinha [nome da criança] estava com uma fratura na cabeça e a levamos para uma Unidade de Pronto-Atendimento. E foi aí que começou nossa história com elas.

 Quatro meses depois do início do processo de adoção, a esposa de Djalma morreu, mas ele não desistiu da adoção e teve a ajuda da filha de 18 anos na criação das gêmeas, Isabelle e Isadora, hoje com 6 anos, Ester, de 2 anos, e Pietro, de 3 anos.

— Elas quase não têm lembrança da mãe biológica, pois eram muito novas e graças a Deus, não têm nenhuma sequela e são todas saudáveis [...] Fica mais complicado quando as crianças já são maiores.

A história de adoção dos quatro filhos de Djalma é uma exceção no universo de crianças filhas de dependentes de crack, segundo a conselheira tutelar Liliane Lo Bianco.   — Na vida real, as crianças ficam pela rua, a gente não consegue tirar. Hoje temos um grande número de crianças que são filhas do crack. São meninas viciadas que se prostituem para a compra da droga. O crack amortece, despersonaliza esse sujeito [...] Eles criam afeto pelo crack, que dá o que eles não têm no núcleo familiar, que é prazer, liberdade.

Para a diretora do Nepad (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas) da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ivone Ponczek, é importante criar medidas para estimular o vínculo da mãe com o bebê e evitar a perpetuação de um ciclo de abandono.

— A adoção é uma alternativa, mas antes da adoção temos que tentar criar vínculo com a família, por mais precária que ela seja. Se a mãe não puder, pode ser uma tia, uma avó, alguém que exerça essa função materna.  
 
R7

Como tratar a conjuntivite

Popularmente  conhecido como conjuntivite , é uma inflamação da conjuntiva , uma membrana transparente que cobre a camada mais externa do olho e a superfície interna das pálpebras.
 
Conjuntivite muito dificilmente causa danos visuais em longo prazo, mas, no entanto, uma condição que necessita ser diagnosticada e tratada precocemente como conjuntivite é altamente contagiosa e qualquer inflamação prolongada dos olhos deve ser tratada com precaução para prevenir as complicações e dano do tecido.
 
Os variados sintomas são diagnosticados com um exame oftalmológico. O seu médico ou oftalmologista  irá analisar o seu olho e perguntar-lhe sobre todos os seus sintomas, a fim de excluir outras doenças oculares inflamatórias e doenças que podem imitar os sintomas de conjuntivite.
 
A infecção geralmente começa com um olho, mas pode se espalhar rapidamente para outro olho nos casos de conjuntivite viral ou bacteriana.
 
A conjuntivite é mais comumente causada por alergias, mas também pode ser causadas por certos vírus, bactérias.
 
O tratamento da conjuntivite depende dos sintomas e o que causou a condição. Embora alguns casos de conjuntivite desaparecer sem tratamento, ou estão devidamente curada com métodos de cuidados a domicílio, outros tendem a ser mais graves e podem requerer diagnósticos e tratamento mais específico. Em todos os casos, a técnica suave como uma compressa quente aplicada no olho vai ajudar a reduzir o desconforto.
 
Os tratamentos para a conjuntivite são:
 
1. Conjuntivite causada por infecções virais e bacterianas é geralmente tratada com antibióticos pomadas tópicas ou sódio contendo colírio para prevenir as infecções bacterianas secundárias. Nos casos em que a conjuntivite está relacionada com herpes simples, gonorreia ou clamídia, precauções especiais devem ser tomadas, e seu médico pode até mesmo encaminhá-lo para um oftalmologista.
 
2. Em se tratando da conjuntivite alérgica, o seu médico pode prescrever anti-histamínicos orais, no entanto, estes podem secar os olhos causando complicações posteriores. É importante investigar todos os possíveis efeitos colaterais de qualquer medicamento o seu médico pode recomendar e tomar uma decisão informada sobre o tratamento que irá melhor atender você!
 
3. Colírio salino pode ser usado para amenizar a dor de conjuntivite assim como um pano quente n a pálpebra. No caso de conjuntivite alérgica é importante para encontrar e remover ou afastar-se da fonte da alergia, e você deve tentar não tocar ou esfregar os olhos.
 
4. Uma compressa fria vai aliviar a coceira e proporcionar algum alívio. Também é uma boa ideia usar um colírio (usando água purificada) regularmente durante todo o dia para acelerar a recuperação. No entanto, certifique-se de que está bem esterilizado antes da mão e se ambos os olhos estão infectados, uma lavadora de olho separado deve ser usado para cada olho, ou ele deve ser esterilizado entre cada uso.
 
Porem antes de qualquer procedimento e medicamento procure orientação medica, pois se alto medicar pode trazer danos a sua saúde.
 
Como Fazer

Brasil divulga resultados da maior pesquisa sobre crack já realizada no mundo

Usuários regulares de crack somam 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Usuários regulares de crack somam 370 mil pessoas nas 26
capitais brasileiras e no Distrito Federal
De acordo com estudo desenvolvido pela Fiocruz, 370 mil brasileiros são usuários da droga somente nas capitais do país
 
Os usuários regulares de crack e/ou de formas similares de cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi) somam 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Considerada uma população oculta e de difícil acesso, ela representa 35% do total de consumidores de drogas ilícitas, com exceção da maconha.

As informações estão no maior estudo já realizado sobre o uso da droga no mundo, divulgado, nesta quinta (19), pelos ministérios da Justiça e da Saúde. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) à Fiocruz. A metodologia usada na pesquisa é inédita no Brasil, pois foi a única até o momento capaz de estimar de forma mais precisa essa populações de difícil acesso.

Para o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, o número de usuários regulares desse tipo de droga é "expressivo", embora corresponda a 0,8% da população das capitais (45 milhões). "Não é pouco, em absoluto, termos 370 mil pessoas com uso regular de crack. O número é expressivo e mostra que devemos ter total preocupação com o tema". O secretário classificou de surpreendente o fato de, em números absolutos, o Nordeste concentrar a maior parte dos usuários, contrariando o senso comum, segundo o qual o consumo é maior no Sudeste. Como a prática ocorre em locais públicos e durante o dia, ela costuma ser mais visível, devido à formação das chamadas cracolândias.

De acordo com o estudo, no Nordeste há aproximadamente 150 mil usuários de crack, cerca de 40% do total de pessoas que fazem uso regular da droga em todas as capitais do país. "Esse é um achado que surpreende: a presença de um forte consumo no Nordeste e também, proporcionalmente, no Sul [onde há 37 mil usuários de crack]. No Nordeste, acreditamos que seja em razão do próprio IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] mais baixo, quando equiparado nacionalmente", disse. "Já em relação ao Sul, verificamos um componente histórico, uma vez que tradicionalmente há na região um maior uso de drogas injetáveis, cujo índice no país é muito baixo, mas sempre com maior predominância por lá", acrescentou.

A proporção do consumo do crack em relação ao uso total de drogas ilícitas (com exceção da maconha) também apresenta variações entre as regiões. Enquanto nas capitais do Norte, o crack e/ou similares representam 20% do conjunto de substâncias ilícitas consumidas, no Sul e no Centro-Oeste o produto corresponde a 52% e 47%, respectivamente. O levantamento mostra ainda que, entre os 370 mil usuários de crack e/ou similares, 14% são menores de idade. Isso indica que aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes usam regularmente essa substância nas capitais do país. A maior parte deles (56%) também estão concentrados nas capitais do Nordeste, onde foram identificados 28 mil menores nesta situação.

Locais de cosumo

Em relação aos locais de consumo da droga, o estudo identificou que oito em cada dez usuários usam crack em espaços públicos, de interação e circulação de pessoas. A diretora de Projetos Estratégicos da Senad, Cejana Passos, ressaltou que, em razão dessa característica, não adianta fazer uma pesquisa com metodologias tradicionais, por exemplo, com perguntas diretas ao entrevistado se ele usa ou não a droga, com o objetivo de estimar o número de usuários. Segundo ela, o método adotado, que investiga as redes sociais do entrevistado, com questionamento sobre as pessoas que ele conhece que usam a substância, foi possível chegar a um número mais preciso. "Essas pessoas podem não estar na residência. Por isso, era preciso investigar o todo e cruzar as redes sociais", disse. "Pela primeira vez, a secretaria considera ter um dado muito confiável em relação ao número de usuários de crack nas capitais", acrescentou.

Para fazer o estudo, foram ouvidas, em casa, entre março e dezembro de 2012, 25 mil pessoas, que responderam a questões sobre as características das pessoas que integram suas redes de relacionamento. Entre as perguntas, havia algumas focadas especificamente no uso do crack e outras que serviram como controle de confiabilidade dos dados, cujas respostas podiam ser comparadas aos cadastros de órgãos públicos, por exemplo, número de conhecidos que são beneficiários do Bolsa Família. Além desse estudo. as pastas divulgaram hoje a pesquisa Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil, que traz informações sobre as características epidemiológicas dessa parcela da população.
 
Isaude.net

Butantan inicia testes de vacina contra dengue em humanos

Nos EUA, vacina foi testada em animais e humanos, com resultados positivos
Foto: Camila Carvalho/Instituto Butantan
Nos EUA, vacina foi testada em animais e humanos, com
resultados positivos
Já testada com sucesso nos EUA, a vacina demonstrou eficácia contra os quatro vírus da dengue conhecidos
 
Pesquisadores do Instituto Butantan em conjunto com National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos conseguiram autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos Estados Unidos para iniciar testes com nova vacina contra dengue no País. A vacina já foi testada em animais e em seres humanos nos EUA com resultados positivos.
 
Os vírus foram identificados e modificados nos Estados Unidos e encaminhados para o Instituto Butantan, onde foi realizada a cultura e a produção da vacina brasileira. A vacina que foi testada nos voluntários americanos foi produzida nos Estados Unidos e, lá, demonstrou ser imunogênica (as pessoas produziram anticorpos contra os quatro tipos de vírus). Agora, os pesquisadores irão testar a vacina produzida no Brasil em brasileiros. "Os EUA não são um país endêmico de dengue. Por isso é importante testar a vacina no Brasil, em uma população exposta ao risco de contrair dengue", afirma Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan.
 
Os testes realizados no Brasil correspondem à fase II do estudo, que está dividida em duas partes. Em um primeiro momento, 50 voluntários que nunca tiveram dengue serão vacinados. "Esse perfil é mais parecido com o perfil dos voluntários dos EUA, então vamos ter uma boa comparação", explica Precioso. Esses primeiros voluntários serão recrutados pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). São adultos, de ambos os sexos e saudáveis.
 
A segunda parte do estudo vai aplicar a vacina em outros 250 voluntários, recrutados pelo Instituto Central e pelo Instituto da Criança, ambos do HC da FMUSP, e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Esses voluntários também serão adultos, mas podem ou não ter tido dengue antes. O objetivo da fase II dos estudos, segundo Alexander, é demonstrar o perfil de segurança da vacina, ou seja, identificar possíveis efeitos adversos tanto no local de aplicação como os efeitos sistêmicos, e verificar se ela é capaz de levar à produção do anticorpo.
 
Após o teste nos 300 voluntários, terá início a fase III do estudo. Nessa fase, será recrutada uma quantidade muito maior de voluntários, representando outras regiões do Brasil e diferentes faixas etárias. Depois dessa terceira etapa, os resultados estatísticos poderão dizer se a vacina realmente funciona. Se a vacina for eficaz e segura, ela poderá, finalmente, ser registrada pela Anvisa. "A intenção do Instituto Butantan é disponibilizá-la para o Ministério da Saúde para que ela entre no calendário nacional de vacinação", espera Precioso. A expectativa é que a vacina esteja disponível para a população em 2018.

Quatro vírus
Para Precioso uma das principais dificuldades encontradas na produção da vacina é a existência de quatro tipos de vírus que causam dengue - cada um com características próprias. "A vacina precisa proteger as pessoas contra os quatro vírus ao mesmo tempo", explica o médico.
 
Existem diferentes abordagens para a obtenção de uma vacina: uso de proteínas recombinantes, inativação ou atenuação do vírus, entre outras. Na vacina testada pelo Instituto Butantan, os quatro vírus foram atenuados, ou seja, sofreram modificações específicas em seu genoma que os tornaram menos ativos. Assim, o organismo de quem tomar a vacina vai identificar os vírus enfraquecidos e passar a produzir anticorpos contra eles, sem, entretanto, desenvolver a doença. "O critério de escolha [para essa abordagem] do Instituto levou em conta a parceria de pesquisa que existe entre o Butantan e o NIH, e o fato de acreditarmos que o uso dos vírus atenuados teriam o potencial de causar a imunidade desejada", relata o pesquisador.
 
Isaude.net

Concurso Hospital de Clínicas da UFTM

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH publicou os editais 02, 03 e 04/2013 de concurso público para o preenchimento de 705 vagas em cargos de níveis superior e médio do quadro Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC - UFTM). Os aprovados que forem contratados perceberão remuneração inicial de até R$ 6.588,00.
 
Entre as vagas, 74 são de nível superior em 42 especialidades médicas, 528 vagas de níveis médio e superior na área assistencial e 103 vagas para a área administrativa, além de formação de cadastro de reserva.
 
As vagas são para Médicos em diversas especialidades, Advogado, Analista Administrativo, Engenheiro em várias especialidades, Pedagogo, Psicólogo, Assistente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Biológo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Tecnólogo em Radioterapia, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Laboratório de Patologia Clínica, Técnico em Óptica, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal. 
 
O prazo para as inscrições é das 8h do dia 17 de setembro ao dia 20 de outubro de 2013, de acordo com o horário de Brasília (DF) e devem ser feitas, exclusivamente, no endereço eletrônico do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) -  www.iades.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 50. 
 
A data prevista para aplicação das provas para médicos, enfermeiros, técnicos de informática e técnicos em segurança do trabalho é o dia 1º de dezembro de 2013. Para os demais cargos, a prova será aplicada provavelmente no dia 08 de dezembro deste ano. Os locais, datas e horários de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do Iades, na data provável de 18 de novembro de 2013. A seleção também constará de prova de títulos. 
 
O resultado final do concurso público será publicado na íntegra no endereço eletrônico http://www.iades.com.br e no Diário Oficial da União.
 
Ebserh
Como uma empresa pública, a Ebserh é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais e a assinatura do contrato de parceria garante que todos os serviços de saúde prestados à população sejam feitos integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde. 

Concurso Fundação Ezequiel Dias - FUNED 2013

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) abriu concurso público, regido pelo Edital SEPLAG/FUNED 01/2013 e organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), para o provimento de cargos das carreiras de Técnico de Saúde e Tecnologia e Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia. A oferta total é de 159 vagas, voltadas para profissionais de diversas áreas de formação, conforme se segue:
 
Para ocupar uma das vagas de Técnico de Saúde e Tecnologia (níveis I ou II, grau A), os candidatos devem possuir formação de nível médio/técnico nas áreas Administrativa, Auxiliar de Produção/Almoxarife/Codificador/ Embalador/Operador de Maquina, Manipulador/Fracionador, Automação, Biotecnologia, Contabilidade, Edificação, Eletrotécnica/ Eletrônica, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Patologia Clínica, Química ou Segurança do Trabalho.
Para concorrer às vagas de Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia, os interessados devem comprovar formação em nível superior, em uma das seguintes áreas: Administração, Ciências Biológicas/Ciências da Saúde, Educação Física, Engenharia (Mecânica, Elétrica ou Eletrônica, de Alimentos, ou Civil), Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Financeira, Gestão (Ambiental, de Pessoas, da Qualidade, ou de Suprimentos), Inovação/Proteção ao Conhecimento, Medicina Veterinária, Planejamento de Produção, Química, Saúde do Trabalhador, Tecnologia da Informação, Vigilância Sanitária, Medicina, Bioquímica, Botânica/Ecologia/Biologia Vegetal/Entomologia, Farmacologia/Bioquímica ou Imunologia/Genética. Confira todos os detalhes destas formações no quadro de vagas do edital.
 
A carga horária de trabalho será de 40 horas semanais, dependendo da ocupação,  e os rendimentos iniciais podem variar de R$ 1.155,22 a R$ 5.549,47.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão realizadas pelo site do IBFC (www.ibfc.org.br), no período de 26 de agosto a 24 de setembro de 2013. As taxas podem ser de R$ 40, R$ 45, R$ 62 ou R$ 70, dependendo do cargo pretendido.
 
A Prova Objetiva (1ª etapa), de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada a todos os cargos no dia provável 27 de outubro de 2013, com duração de 4 horas, e será realizada na cidade de Belo Horizonte. Locais e horários serão divulgados a partir de 21 de outubro de 2013.
 
A Avaliação de Títulos (2ª etapa) será de caráter apenas classificatório e somente serão convocados os candidatos habilitados na prova objetiva.
 
O edital completo e demais informações atualizadas podem ser encontrados no site do IBFC.

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES abre 540 vagas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, publicou edital de processo seletivo N° 001/2013 - SEMUS, destinado ao provimento de 540 vagas para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) com salário de R$ 750,00, por carga horária de 40 horas semanais.
 
O certame será executado por meio da empresa Ágora Consultoria. Às pessoas portadoras de deficiência serão reservados 5% das vagas para cada cargo/especialidade.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 8h do dia 23 de setembro às 20h do dia 06 de outubro de 2013, no endereço eletrônico www.agoraconsultoria.srv.br. A taxa é de R$ 30,00 para os dois cargos.
 
Os candidatos interessados poderão efetuar sua inscrição no Posto de Atendimento, situado na Praça Jerônimo Monteiro, 32 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim, no período das inscrições, das 08 às 16 horas, exceto sábado, domingo ou feriado.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 03 de novembro de 2013. Os locais e horários das Provas Objetivas serão divulgados no site da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim no www.cachoeiro.es.gov.br e também no www.agoraconsultoria.srv.br.
 
O resultado final será divulgado na data prevista de 20 de dezembro de 2013, no site Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim www.cachoeiro.es.gov.br e no site www.agoraconsultoria.srv.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Alvorada d'Oeste - RO realiza processo seletivo

A Prefeitura de Alvorada d'Oeste, no estado de Rondônia, publicou o edital de processo seletivo nº 002/2013 - FMS para o provimento de 05 postos de trabalho no cargo de Especialista em Saúde (Médico Clínico Geral, Médico Ortopedista e Médico Pediatra). Os aprovados cumprirão jornada semanal de 40 horas e farão jus a subsídios de R$ 3 mil. 
 
As inscrições serão realizadas de 23 de setembro a 03 de outubro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU, localizada na Av. Cinco de Setembro, nº 4690, Centro, Alvorada do Oeste/RO.
A seleção constará de análise de títulos.
 
Após a realização do processo de avaliação, a divulgação do resultado está prevista para dia 10 de outubro de 2013, no Mural da Prefeitura, no site da Associação Rondoniense de Municípios -AROM, na página da internet oficial do Município www.alvoradadooeste.ro.gov.br e em Jornal de grande circulação no Município de Alvorada do Oeste.

Prefeitura de Nova Olinda do Norte - AM anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Nova Olinda do Norte, no estado do Amazonas, publicou edital de processo seletivo nº 002/2013, para futura contratação temporária no quadro de professores e servidores municipais (agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, vigia, pedagogo, nutricionista e assistente social), com atuação área de educação na zona urbana e rural do Município. O certame oferece 598 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os candidatos aprovados nesta seletiva, farão jus à remuneração que varia de R$ 678,00 a R$ 3.810,00. A carga horária completa é de 20 horas semanais para Professor e 40 horas semanais para os demais cargos.

Os candidatos poderão inscrever-se gratuitamente na sede da Secretaria Municipal de Educação do Município de Nova Olinda do Norte situada na sede municipal na Rua Triunfo, s/nº - Centro canto com o Beco da Base, no período de 8h do dia 23 de setembro até às 17h do dia 27 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Nova Olinda do Norte.
 
Os candidatos selecionados serão avaliados através de Análise de Currículum Vitae e Provas Objetivas, de acordo com a função escolhida.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 07 de outubro de 2013, no horário de 8h às 12h nas dependências das Escolas Municipais e/ou Estaduais localizadas na sede do Município. O cartão de confirmação da inscrição fornecerá ao candidato a sala e o local onde ele realizará a prova objetiva.

Os cartões de confirmação da inscrição serão entregues nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2013 na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O certame terá validade de 6 meses, podendo ser renovado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cafeara - PR

A Prefeitura de Cafeara, no Estado do Paraná, lançou edital de concurso público N° 001/2013, com a intenção de ocupar 16 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 8.720,47 por carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de agente operacional de máquinas e veículos: motorista, operador de máquinas rodoviárias, agente de manutenção de prédios públicos: pedreiro, agente de serviços operacionais: serviços gerais de limpeza e conservação, agente de serviços da saúde: agente comunitário saúde, agente de combate à dengue, agente técnico administrativo: assistente administrativo, agente administrativo: atendente administrativo, auxiliar de dentista, agente de serviços técnicos: técnico enfermagem, agente universitário: assistente social, agente de serviços universitários: contador, agente universitário: enfermeiro, agente universitário: engenheiro civil, agente universitário: médico clínico geral, agente universitário: médico clínico geral, agente universitário: nutricionista, professor, agente universitário: psicólogo e educador infantil.

As inscrições serão efetuadas até às 23h59min do dia 09 de outubro de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Cafeara, noParaná, na data provável de 10 de novembro de 2013, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso e no Cartão de Informação do Candidato.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Cafeara, Estado do Paraná.

Prefeitura de Leopoldina - MG abre vagas para médicos

O município de Leopoldina, no Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou os extratos dos editais nº. 019 e 020/2013 de chamamento público. A seleção visa a contratação de 02 Médicos para atender ao Programa Estratégia de Saúde da Família - Núcleo do bairro Quinta Residência e Núcleo do bairro Nova Leopoldina.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 28 de setembro de 2013.
 
Maiores informações pelo telefone (32) 3449-2400.
 
Os extratos dos editais estão publicados no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 20 de setembro de 2013, pág. 30.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre seleção

O município de Divinópolis, em Minas Gerais, lançou os editais nº. 055, 057 e 058/2013 para a realização de processo seletivo de prova de títulos. A seleção oferece 09 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior, para compor banco de reserva pelo período de 12 meses. A remuneração pode chegar a R$ 1.406,66 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo e 70% (Enfermeiro), 50% (Técnico em Enfermagem) e 42% (Psicólogo) de gratificação de função.
A jornada de trabalho será de 20 e 30 horas semanais.
 
Cargos
Enfermeiro (2), Técnico em Enfermagem (6) e Psicólogo (1).
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 23 a 27 de setembro de 2013, das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua Minas Gerais, nº. 900, Centro, na cidade de Divinópolis/MG, no setor de Recursos Humanos.
 
Deverá ser entregue no ato da inscrição o currículo padronizado.
 
A relação de classificados estará disponível a partir do dia 03 de outubro de 2013, na sede da Secretaria Municipal de SAÚDE e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.
 
Os editais nº 055 e 057 estão disponíveis no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 18 de setembro de 2013, pág. 10 a 15. Já o edital 058 encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 20 de setembro de 2013, pág. 15 a 17.

Concurso Prefeitura de Itarantim - BA

A Prefeitura de Itarantim, no estado da Bahia, abriu editais N° 01/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 202 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será executado por meio da empresa Alpha Prestação de Serviços e Empreendimentos Ltda.

Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 3.500,00 para trabalhar em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
- Afabetizado: Agente de Portaria (4), Auxiliar de Serviços Gerais (15), Carpinteiro (1), Coveiro (1), Jardineiro (2), Merendeira - Sede (3), Merendeira - Distrito (2), Zeladora (5), Pedreiro (3), Porteiro (4), Vigilante - Distrito (1) e Porteiro - Distrito (1);
 
- Ensino Fundamental: Agente de Comunitário de Saúde (10), Agente de Endemia (09), Auxiliar Administrativo (4), Auxiliar de Biblioteca (2), Motorista (2), Operador de Máquina e Equipamentos (1), Vigilante (6), Guarda Municipal (3) e Encanador (2);
 
- Ensino Médio/Técnico: Agente Administrativo (4), Agente de Desenvolvimento Urbano e Rural (1), Auxiliar de Classe (20), Auxiliar de Classe Distrito (2), Auxiliar de Creche (10), Monitor centro Digital da Cidadania - CDC (5), Técnico de Higiene Bucal (1), Fiscal de Tributos (2), Agente de Controle Interno (1), Fiscal Ambiental (2), Recepcionista (3), Secretário Escolar (4), Técnico de Projetos Especiais da Educação (1), Técnico em Sistema Educacional (2), Técnico de Enfermagem (8), Técnico de em Radiologia (1), Auxiliar em Raio X (1), Técnico de Informática (1), Auxiliar de Farmácia (1) e Orientador Social (4);
 
- Ensino Superior: Procurador Jurídico (2), Gestor Municipal de Convênios (1), Assistente Social (3), Encarregado de Contratos (1), Enfermeiro (4), Fisioterapeuta (2), Químico Ambiental (1), Professor de Nível Fundamental I (12), Professor de Nível Fundamental - Distrito (2), Professor de Nível Fundamental - Zona Rural (2), Professor de Matemática - Ensino Fundamental (1), Professor de História - Ensino Fundamental (1), Professor de Educação Física - Ensino Fundamental (2), Professor de Inglês - Ensino Fundamental (2), Psicóloga (3), Analista de Sistema (1), Farmacêutico (1), Odontólogo (2), Nutricionista (2), Engenheiro Civil (1) e Engenheiro Agrimensor (1).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas na Praça João Alves Feitosa, n 272, Centro – Itarantim- BA, Sede da Prefeitura Municipal, no período de 23 de setembro a 04 de outubro de 2013, das 08h às 12h e das 14h às 17h30. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 10 de novembro de 2013, às 8h, com duração de 03 horas corridas, em locais que serão previamente determinados e comunicados aos inscritos, mediante publicação de aviso no Diário Oficial do Município de Itarantim, até o dia 31 de Outubro de 2013, e mediante afixação do mesmo aviso no mural de publicações do Paço Municipal e divulgação Site www.alphaconcursos.com.br.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos contados da data de homologação do concurso, podendo, inclusive, haver prorrogação por mais dois anos, a critério do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Pirassununga - SP

A Prefeitura de Pirassununga, no estado de São Paulo, por meio da empresa SHDias, abriu extratos dos editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de várias vagas para profissionais de todos os níveis de ensino.

Cargos
Cargos do Edital de Concurso Público N° 001/2013: Agente de Saneamento, Almoxarife, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar de Manutenção de Estradas, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Pavimentação, Auxiliar de Serviços de Trânsito, Biólogo, Biomédico, Borracheiro, Condutor Socorrista para Veículos de Urgência e Emergência, Cozinheiro, Encarregado de Setor - Transportes Internos, Enfermeiro, Enfermeiro Auditor, Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro Emergencista, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Engenheiro Ambiental, Fonoaudiólogo, Jardineiro, Médico (Angiologia), Médico (Cardiologia), Médico (Cirurgia de Cabeça e Pescoço), Médico (Cirurgia Geral), Médico (Cirurgia Plástica), Médico (Cirurgia Vascular), Médico (Clínica Geral), Médico (Coloproctologia), Médico (Dermatologia), Médico (Endocrinologia), Médico (Gastroenterologia), Médico (Geriatria), Médico (Ginecologia e Obstetrícia), Médico (Hematologia), Médico (Imaginologia - Radiologia e Diagnóstico por Imagem), Médico (Infectologia), Médico (Mastologia), Médico (Nefrologia), Médico (Neurologia), Médico (Oftalmologia), Médico (Oncologia), Médico (Ortopedia e Traumatologia), Médico (Otorrinolaringologia), Médico (Pediatria), Médico (Pneumologia), Médico (Psiquiatria), Médico (Reumatologia), Médico (Urologia), Médico Auditor, Médico do Trabalho, Médico Emergencista, Monitor de Educação Básica, Operador de Máquina, Professor, Professor de Educação Básica II - Artes, Professor de Educação Básica II - Espanhol, Professor de Educação Básica II - Inglês, Professor de Educação Física, Professor Substituto, Psicólogo, Psicopedagogo, Recepcionista, Recepcionista Emergencista, Salva Vidas, Servente de Pedreiro, Técnico de Enfermagem Emergencista, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Gesso, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional, Varredor e Vigia.

Cargos do Edital de Concurso Público N° 002/2013: Guarda Municipal (Masculino) e Guarda Municipal (Feminino).

Cargo do Edital de Processo Seletivo N° 001/2013: Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições
As inscrições serão realizadas na modalidade internet, diretamente pelo candidato no site www.shdias.com.br, das 08:00h de 24 de setembro até às 24:00h de 14 de outubro de 2013.

Todas as publicações e informações sobre as condições do certame, serão disponibilizadas oficialmente no site www.pirassununga.sp.gov.br, afixadas no Paço Municipal da Prefeitura de Pirassununga - R. Galício Del Nero, 51 – Centro – Pirassununga/SP, e em caráter informativo, disponibilizadas no site www.shdias.com.br, a partir da data de abertura das inscrições, portanto é de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de todas as publicações

Prefeitura de Alto Paraíso - RO realiza processo seletivo

No estado de Rondônia, a Prefeitura do município de Alto Paraíso divulgou edital nº 004/2013 para realização de processo seletivo, com o objetivo de contratar 02 Médico Clínico Geral - Plantonista por salário pode chegar a R$ 1.500,00 em jornada de trabalho de 24 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro de 2013, no site www.altoparaiso.ro.gov.br.
 
Caso o candidato não tenha acesso a internet procurar o Departamento de Recursos Humanos, para efetuar a inscrição também de 20 e 23 de setembro de 2013, no horário das 07h30 às 13h30.
 
No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Cédula da Identidade - RG;
  • Curriculum Vitae;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Certificado de conclusão de cursos relacionados com a área específica que estiver concorrendo;
  • Registro profissional expedido por órgão competente, quando assim exigido;
  • Comprovante de Tempo de Serviço, podendo ser: Certidão de Tempo de Serviço, Registro de Contrato de Trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, Contrato de Trabalho ou documento equivalente, na área da saúde.
 
Todos os documentos serão recebidos no ato da inscrição, ou em caso de inscrições online, as cópias deverão ser enviadas via correio para o endereço: Rua Marechal Rondon, nº 3031, Centro de Alto Paraíso – RO (observar o prazo de entrega), aos cuidados do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, ou pelo e-mail pmap_ro@yahoo.com.br a serem recebidas até o dia 23 de setembro.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
O resultado final será divulgado provavelmente no dia 27 de setembro de 2013, no mural da Prefeitura, nos sites www.arom.org.br e/ou www.altoparaiso.ro.gov.br e em jornal de grande circulação.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses a partir da publicação da Homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura de Alto Paraíso.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 20 de setembro de 2013, pág. 3 a 5.

Prefeitura de Mutuípe - BA realiza processo seletivo

A Prefeitura de Mutuípe, no estado da Bahia, publicou edital N° 041/2013 de processo seletivo nº. 007/2013, com o objetivo de preencher 10 vagas de trabalho, sendo 05 para Técnicos de Enfermagem e 05 para Condutores Nível IV para aturarem no SAMU. Estes cargos exigem o curso técnico e o ensino fundamental completo, respectivamente. Em ambos os casos, o vencimento será de R$ 700,00, por jornada semanal de 40 horas.

As inscrições devem ser efetuadas na Prefeitura Municipal de Mutuípe, situada na Praça Otávio Mangabeira, s/nº, das 8h às 12h, entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro de 2013, mediante a apresentação dos documentos citados no edital. A taxa será três latas de leite em pó e três pacotes de fraldas descartáveis infantis.

Os candidatos passarão por análise de currículo, entrevista e teste de aptidão física. Os condutores também farão prova prática.
 
As entrevistas serão realizadas nos dia 14 a 18 de outubro de 2013. Os resultados serão divulgados na data prevista de 30 de outubro de 2013.
 
O certame terá validade de até dois anos a contar da data de publicação e homologação do resultado final, admitida prorrogação por igual período antes dele terminado.

Prefeitura de Natal - RN prorroga inscrições de processo seletivo

A Prefeitura de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, liberou os editais n° 001 e 005/2013 de processo seletivo para contratação de 368 profissionais de níveis médio e superior, que atendam à Rede de Atenção à Saúde do Município. A remuneração pode chegar a R$ 4 mil, em jornada semanal de 20  a 40 horas semanais. 
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Técnico em Radiologia, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Ortopedista, Pediatra e Psiquiatra), Nutricionista, Técnico em Laboratório e Técnico em Enfermagem. 
 
A inscrição prorrogada deve ser feita no site da Prefeitura Municipal de Natal no www.natal.rn.gov.br,  até 22 de setembro de 2013, devendo o candidato seguir as instruções contidas no edital.
 
O processo seletivo será constituído de Avaliação Curricular, referentes aos últimos cinco anos de atuação e o resultado final será anunciado em 08 de outubro de 2013. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial do Município de Natal, na edição de 12 de setembro de 2013 e no site da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Juara - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Juara, no estado de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo N° 005/2013. O certame disponibiliza 22 vagas, sendo um cadastro de reserva, para os cargos de Agente de Combate às Endemias (7) e Agente Comunitário de Saúde (15).
 
As vagas serão para profissionais com formação em nível médio que disponham de 40h semanais para dedicar-se às atividades das funções e suas atribuições. Os salários serão de R$ 770,45 para Agente de Combate às Endemias e de R$ 950,00 para Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde de Juara, no período do dias 23 de Setembro ao dia 04 de Outubro de 2013 exceto aos sábados, domingos e feriados, nos horários de 8h às 10h e das 13h às 16h. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
As provas serão elaboradas e corrigidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e os resultados de cada etapa serão divulgados na Secretaria Municipal de Saúde e no átrio da Prefeitura de Juara.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 13 de outubro 2013 com início 8h, na Escola Luiza Nunes Bezerra. A divulgação do resultado final dar-se-á no dia 30 de Outubro de 2013, sendo a relação dos aprovados divulgados na Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura Municipal de Juara e imprensa oficial.
 
O certame terá validade por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Fernando – RN

No Rio Grande do Norte, o município de São Fernando, através Secretaria Municipal de Assistência Social, publicou edital de processo seletivo nº 001/2012 para oferta de 11 vagas em cargos de níveis médio e superior, para atuarem nas áreas de artes, idiomas, atividades lúdicas e educativas e reforço escolar com carga horária de 20 horas semanais e remuneração entre R$ 400,00 e R$ 1.200,00.
 
Cargos: Educador Social, Fisioterapeuta Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Equipe ACESSUAS TRABALHO e Fonoaudiólogo.
 
As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente, no período de 23 a 27 de setembro de 2013, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Capitão João Florêncio, nº 45, Centro, São Fernando/RN.
 
O processo seletivo será composto de duas etapas, sendo: Análise curricular e Entrevista.
 
O resultado da análise dos currículos será divulgado provavelmente no dia 02 de outubro de 2013 até às 18 horas no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e através do site www.saofernando.rn.gov.br.
 
A entrevista será realizada na data provável de 03 de outubro de 2013. O agendamento do horário e local da entrevista, serão previamente marcado por e-mail e/ou por telefone no dia 02 de outubro de 2013.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 07 de outubro de 2013, na Secretaria Municipal de Administração e através do site www.saofernando.rn.gov.br.
 
O processo seletivo terá prazo de validade de 12 meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 20 de setembro de 2013, pág. 56 a 58.

Concurso TCE - ES 2013

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE/ES) abriu edital N° 01/2013 de concurso público para o cargo de Analista Administrativo. O concurso proverá 21 vagas, das quais uma é reservada para candidatos com deficiência. A remuneração de todas as oportunidades é R$ 3.954,08, por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
O concurso público será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
 
As vagas estão divididas em sete áreas: Administração/Economia, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Informática. Para concorrer, os candidatos devem possuir diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior na área desejada.

Para confirmar a participação, os interessados podem se inscrever entre os dias 27 de setembro e 17 de outubro de 2013, exclusivamente pelo site www.cespe.unb.br/concursos/tce_es_13_analista. O valor da taxa é R$ 105,00.

A seleção será composta de provas objetivas, previstas para o dia 1º de dezembro, e avaliação de títulos, para todos os cargos. As fases e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas na cidade de Vitória (ES).
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/tce_es_13_analista, a partir das 19 horas da data provável de 3 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso CAU/BR 2013

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lançou edital n° 01/2013 de concurso público para preenchimento de 2.570 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva em empregos de nível superior e médio do CAU/BR, CAU estaduais e do DF.
 
Haverá 2.570 vagas no total, sendo 190 de preenchimento imediato e 2.380 para cadastro reserva, por salários  entre R$ 678,00 e R$ 7.286,61 e jornada de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.
 
De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas entre as cidades de Brasília - DF, Rio Branco - AC, Manaus - AM, Macapá - AP, Fortaleza - CE, Vitória - ES, Goiânia - GO, São Luís - MA, Campo Grande - MS, Corumbá - MS, Coxim - MS, Dourados - MS, Três Lagoas - MS, Cuiabá - MT, Belém - PA, João Pessoa - PB, Recife - PE, Teresina - PI, Natal - RN, Porto Velho - RO, Boa Vista - RR, Aracaju - SE e Palmas - TO.

Cargos
- Nível Superior: Advogado, Contador, Secretário Executivo, Analista de Comunicação, Analista de Planejamento e Gestão da Estratégia, Analista de Documentação e Protocolo, Analista de Processos, Analista de Eventos e Passagens, Analista de Gestão de Pessoas, Analista de Compras, Contratos, Convênios e Licitações, Analista de Controladoria, Analista de Orçamento, Analista de Relações Legislativas, Analista de Geotecnologia, Analista de Sistemas, Analista de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Analista de Ouvidoria, Analista de Relações Institucionais, Analista Técnico de Órgãos Colegiados - Ênfase em Planejamento e Administração, Analista Técnico de Órgãos Colegiados - Ênfase em Prática Profissional, Analista Técnico de Órgãos Colegiados - Ênfase em Ensino, Formação e Relações Internacionais, Analista de Fiscalização, Assessor Jurídico, Gerente Administrativo e Financeiro, Secretário Geral, Analista de Informática, Agente de Fiscalização, Analista Agente de Fiscalização, Analista Arquiteto, Analista Financeiro-Contábil, Analista de Finanças, Analista de TI, Analista Técnico, Analista de Planejamento e Finanças, Analista de Gestão de Pessoas, Patrimônio, Compras e Serviços, Ouvidor, Coordenador Administrativo, Analista Jurídico e Agente de Fiscalização Arquiteto e Urbanista;

- Nível Médio: Assistente Administrativo, Assistente de Informática, Assistente de Orçamento e Finanças, Assistente Técnico Contábil, Assistente Técnico Administrativo, Tesoureiro, Assistente de Atendimento, Assistente de Registro e Atendimento, Assistente de TI, Secretário, Assistente Técnico, Assistente de Contabilidade, Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática, Assistente Financeiro e Auxiliar de Serviços Gerais.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 27 de setembro até às 22h de 27 de outubro de 2013, pelo endereço eletrônico http://www.iades.com.br.

Taxas
A taxa de inscrição é de R$ 54,00 para os empregos de nível superior e de R$ 42,00 para os empregos de nível médio.

Provas
O concurso público consistirá de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, que serão aplicadas para todos os empregos, com exceção do emprego de Auxiliar de Serviços Gerais que será avaliado apenas pela prova objetiva.

O tempo estipulado para a realização das provas objetiva e discursiva é de 4 horas e elas serão aplicadas na data provável de 24 de novembro de 2013, no turno vespertino.
 
Todas as notícias e informações complementares sobre o concurso de que trata este edital serão publicadas nos endereços eletrônicos www.caubr.gov.br e www.iades.com.br.