Quem fizer buscas na internet por remédios ou produtos de saúde e beleza
irregulares no país pode passar a se deparar com mensagens de alerta sobre
riscos potenciais daquele produto.
É o que propõe a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que está
em negociação com sites populares de vendas e buscas na rede. Segundo Jaime
Oliveira, um dos diretores da agência, os primeiros acordos podem ser assinados
ainda neste ano.
A ideia é atuar em duas frentes. A primeira é traduzir os alertas oficiais da
Anvisa sobre produtos irregulares ou banidos (caso dos remédios para emagrecer e
daqueles usados para aborto) em mensagens rápidas e em destaque para os usuários
que fizerem buscas na rede.
A agência parte do pressuposto de que informações sobre produtos milagrosos
ou irregulares circulam pela internet com rapidez bem maior que os dados que a
Anvisa produz e tenta difundir.
O formato para as mensagens não está definido. Poderia ser em janelas de
pop-up ou avisos em barras laterais dos sites (usados frequentemente em
anúncios).
"Às vezes a pessoa não sabe que aquele produto não está aprovado. Assim,
compartilhamos a responsabilidade por garantir a saúde."
Paralelamente, a agência pretende assinar acordos com os sites para acelerar
a retirada do ar de vendas de produtos proibidos ou anúncios irregulares na
internet. Isso seria feito também por ferramentas de busca ativa desse conteúdo
irregular.
Formiguinha
A Anvisa define como "trabalho de formiguinha" o que hoje é feito em relação
às denúncias de conteúdo irregular --a burocracia envolve até publicação no
"Diário Oficial da União". "Quando temos uma ação contra um site, sai publicação
no diário, aí vão atrás do site. Mas é ineficaz. É muito desproporcional o
quanto gastamos de energia e o que temos de resultado", avalia Oliveira.
A agência diz que as informações sobre sanções às páginas irregulares estão
dispersas e não tem uma estimativa dessas medidas.
Segundo a área técnica da agência, chegam a 8.000 as denúncias, a cada ano,
de produtos e anúncios irregulares ou empresas clandestinas --número considerado
pequeno perto da realidade.
Os campeões de reclamações são produtos hospitalares (queixas feitas pelos
serviços médicos) e os produtos milagrosos para a beleza (queixas de usuários).
Folhaonline
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