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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Broncodilatadores ajudam a tratar crises de asma

Broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido,
líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado é por inalação
Conheça os diferentes tipos e como utilizar o medicamento
 
O que é?
Um broncodilatador é usado por quase todas as pessoas com asma como uma maneira de abrir as vias aéreas. Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.
 
O aparelho usado para inalação de broncodilatadores é chamado de nebulímetro, ou bombinha de asma, e nada mais é do que um spray ou um inalador dosimetrado, ou seja, quando acionado libera uma pequena dose da substância presente em seu interior.
Os broncodilatadores são separados entre curta e longa duração:
 
Curta duração
Broncodilatadores de ação curta também são chamados de broncodilatadores ?de ação rápida". Esses broncodilatadores aliviam os sintomas agudos de asma ou ataques, muito rapidamente, abrindo as vias aéreas. A ação dos broncodilatadores inalatórios começa dentro de minutos após a inalação e tem a duração de duas a quatro horas. Broncodilatadores de curta duração também são usados antes do exercício para prevenir a asma induzida pelo exercício.
 
O uso excessivo de broncodilatadores de curta duração é um sinal de que a asma não está controlada e precisa de um tratamento melhor. Se você precisar usar seus broncodilatadores de curta ação mais do que duas vezes por semana, converse com um médico sobre como melhorar de forma terapêutica o controle da sua asma.
 
Longa duração
Os broncodilatadores de longa duração são usados para fornecer controle da asma. Ele só deve ser usado em conjunto com esteroides para controle em longo prazo dos sintomas da asma. Os broncodilatadores de ação prolongada são usados duas vezes por dia. Os broncodilatadores beta-agonistas só devem ser utilizados como tratamento adicional para as pessoas que também estão usando esteroides inalados.

Veja na tabela os principais grupos de broncodilatadores (beta-agonistas, xantinas e anticolinérgicos), suas vias de administração e tempo de duração:
 
Tipo de broncodilatador
 Nome genérico
 Via de   administração
 Duração do efeito  broncodilatador
Anticolinérgico de curta duração
 Brometo de ipratrópio
 Inalatória
 4 a 6 horas
Anticolinérgico de longa duração
 Brometo de tiotrópio
 Inalatória
 24 horas
Beta-agonista de curta duração
 Fenoterol, Salbutamol  ou Terbutalina
 Inalatória ou oral
 4 a 6 horas
Beta-agonista de longa duração
 Formoterol ou Salmeterol
 Inalatória
 12 horas
Xantinas de curta duração
 Aminofilina ou Teofilina
 Oral ou venosa
 6 a 8 horas
Xantinas de longa duração
 Bamifilina
 Oral
 12 a 24 horas

Como utilizar
Os broncodilatadores orais são ministrados como qualquer outro medicamento desta via, seguindo as orientações de frequência dadas pelo médico. Já os broncodilatadores por via venosas são ministrados em hospitais, com auxílio de médico ou enfermeiro. Já os broncodilatadores inaláveis são ministrados por meio do nebulímetro, que só funciona adequadamente quando está na posição correta e a pessoa que inala segue os passos de utilização. Qualquer mudança acarreta uma maior deposição do medicamento na boca e garganta e menos nos brônquios, comprometendo a ação do broncodilatador.
 
Veja o passo a passo para utilizar um nebulímetro corretamente:
 
A inalação deve ser feita de pé ou sentado
É importante que a pessoa esteja com a cabeça ereta quando for fazer a inalação, do contrário o medicamento pode não chegar aos brônquios. Ao inalar de pé ou sentado, você garante que a medicação não ficará depositada na boca e garganta, diminuindo sua eficácia. Além disso, na posição vertical nós podemos usar mais facilmente o diafragma, para auxiliar a respiração profunda.
 
Agite a medicação
Os broncodilatadores em forma de spray, conhecidos como as bombinhas de asma, precisam ser agitados antes na inalação. Isso é necessário para deixar a medicação bem diluída nos gases do aerosol, garantindo que o medicamento fique homogêneo e a dose inalada seja uniforme. Agite vigorosamente de cinco a oito vezes antes de fazer a inalação.
 
Posicione a bombinha da maneira correta
O nebulímetro deve estar sempre posicionado em forma de "L", com o bocal virado para baixo. Usá-lo de forma inadequada pode fazer com que as partículas se depositem no céu da boca ou garganta. No caso da asma, é preciso garantir a deposição das partículas do medicamento nos brônquios.
 
Crianças, idosos e pessoas com a coordenação
comprometida podem utilizar um espaçador
Deixe um espaço entre a boca e a medicação
De acordo com o pneumologista Alberto, estudos comprovam que aproximar demais o broncodilatador tende a aumentar o número de partículas que ficam impactadas no céu da boca e garganta antes de chegar aos brônquios.

A maior eficácia é conseguida com uma técnica adequada, que inclui posicionar o nebulímetro a uma pequena distância da boca, de aproximadamente dois dedos. Para quem tem dificuldades de seguir esse passo, é possível utilizar espaçadores, que tem justamente a função de manter essa distância.
 
Respire corretamente
Para que a medicação seja absorvida da forma correta, é importante coordenar sua respiração com a liberação do medicamento. Solte todo o ar dos pulmões logo antes de fazer a inalação, posicione o nebulímetro, acione o spray e puxe o ar ao mesmo tempo, lentamente.

Quando terminar de inspirar o ar, conte mentalmente até dez, segurando a respiração. Isso garante a boa penetração dos medicamentos nos pulmões. Esse processo deve ser feito sem pressa: a respiração muito rápida acarreta um fluxo turbulento, fazendo com que as partículas fiquem nas vias aéreas superiores, enquanto a inspiração lenta e uniforme regulariza o fluxo das partículas, aumentando a proporção depositada nas vias aéreas inferiores.
 
Faça uma inalação por vez
Caso suas crises sejam muito fortes e você precise fazer mais de uma inalação, nunca libere o medicamento mais de uma vez na mesma respiração. De acordo com os especialistas, fazer isso pode prejudicar a absorção do medicamento e até provocar engasgos. Entre uma inalação e outra, espere cerca de um minuto.
 
Repita os processos
Ao fazer uma segunda ou terceira inalação, é importante que você repita todos os processos, desde a agitação do medicamento. Tomando esse cuidado, você evita que a crise volte mais rapidamente. Após a primeira inalação feita da maneira correta, o pulmão já está aberto e pronto para receber a medicação, tornando as próximas absorções mais eficazes.
 
Enxague a boca ou escove os dentes
É importante lavar a boca ou escovar os dentes após fazer a inalação, principalmente aqueles que utilizam medicação com corticoides. Isso evita que a medicação seja absorvida pela mucosa da boca, elevando o risco do paciente sofrer as reações adversas descritas em cada medicamento.
 
Cuidados
Embora existam bombinhas que já incluem um anti-inflamatório, a maioria dos médicos costuma receitar dois remédios ao paciente com asma ou outras doenças respiratórias que precisem de um broncodilatador: o spray dosimetrado (nebulímetro) e um medicamento com corticoides para combater as inflamações nos brônquios.
 
Entretanto, como o primeiro dá a sensação de alívio imediato e o outro parece não fazer qualquer efeito, as pessoas acabam dispensando seu uso. Assim, com o tempo, você passa a ter uma piora no controle da asma, utilizando cada vez mais doses da bombinha para obter um mesmo efeito. Isso pode causar a falsa sensação de que a asma está controlada, podendo acarretar uma crise muito grave e súbita, que necessite de internação.
 
Por isso é importante utilizar os medicamentos receitados além dos broncodilatadores - esses devem ser uma medida de controle, usada apenas para controlar uma crise que surgiu mesmo com o uso correto da medicação.
 
Complicações possíveis
 
Broncodilatadores podem ter efeitos colaterais, tais como:
- Sensação de nervosismo ou instabilidade; Aumento da frequência cardíaca ou palpitações; Dor de estômago; Dificuldade para dormir; Dores musculares ou cãibras.
 
Os broncodilatadores anticolinérgicos são usados principalmente para o tratamento da DPOC e não comumente usado para a asma. A garganta seca é o efeito colateral mais comum. Se a medicação fica nos olhos, pode causar visão turva por um curto período de tempo.

Jamais utilize qualquer medicamento sem a orientação de seu médico.
 
Minha Vida

O que esperar da cirurgia de reconstrução da mama?

Foto: Reprodução
Imagem Ilustrativa
Ela restaura a forma, aparência e tamanho da mama, mas pode deixar cicatrizes
 
Por Dr. Wagner Montenegro
 
Os seios têm uma representação simbólica muito forte para a mulher, pois eles têm relação direta com a feminilidade, autoestima, sexualidade e maternidade, fatores intimamente presentes no universo feminino. Uma mastectomia - cirurgia para a retirada total ou parcial da mama para tratar a paciente com câncer de mama - pode afetar psicológica e emocionalmente a vida de uma mulher, nesse sentido, o procedimento cirúrgico para a reconstrução da mama se torna fundamental.
 
A reconstrução de mama é a cirurgia que irá restaurar a forma, aparência e tamanho da mama e está diretamente relacionada ao tipo de cirurgia de mastectomia que foi realizada. Embora em alguns casos não seja possível fazer a mastectomia e a reconstrução na mesma cirurgia, hoje é usual que se façam simultaneamente. Muitos fatores interferem nessa decisão, como a dimensão do câncer, tipo de tumor, se será necessário quimioterapia ou radioterapia e as condições clínicas da paciente.
 
Como é feita a reconstrução mamária
Em geral, é preciso fazer a reconstrução de mama em mais de um tempo cirúrgico. A maioria dos casos exige uma segunda intervenção e outros, uma terceira, até que se alcance um formato e aparência satisfatórios para a mama. A primeira etapa cirúrgica é de proporções grandes, posteriormente são feitas uma ou duas etapas menores. Apesar de a reconstrução ser uma cirurgia grande, mais agressiva do que as demais cirurgias plásticas nas mamas, a recuperação da paciente é normal, podendo ser comparada à cirurgia de redução de mamas.
 
Tipos de reconstrução mamária que podem ser feitos
Nos casos em que foi preservada grande parte de pele e gordura na mastectomia, o cirurgião plástico poderá utilizar apenas uma prótese de silicone para a reconstrução, atingindo um resultado satisfatório. Já nas mulheres em que foi retirada uma quantidade maior de pele e gordura (mas não toda), ainda há um pouco de cobertura, porém não existe espaço suficiente para a colocação de uma prótese comum, logo o cirurgião implanta uma prótese com expansor. Esse dispositivo funciona como se fosse uma bexiga, é uma prótese vazia que vai sendo preenchida aos poucos e consequentemente vai aumentando o volume da pele, esticando-a. Quando a mama alcança o volume apropriado, o expansor é retirado e dá lugar a uma prótese de silicone definitiva.
 
Nas situações em que foi retirada uma quantidade ainda maior de gordura e pele - incluindo muitas vezes a aréola e o mamilo - a reconstrução tem que ser feita através de um retalho, uma parte da pele de outra região do corpo, que é utilizada para cobrir o local em que há escassez de tecidos. Para este tipo de reconstrução existem várias técnicas, uma delas é feita com a pele do abdômen, onde o cirurgião faz uma plástica de abdômen (abdominoplastia) na paciente, e retira o excesso de pele que ela tenha abaixo do umbigo. Dessa forma a pele e gordura removidas da barriga dão formato e tamanho à mama restaurada. Da mesma forma pode ser usada pele das costas, da região do grande dorsal, que está localizada na linha acima da cintura.
 
É possível associar o uso de retalho abdominal ou de grande dorsal com a prótese de silicone. Quando é feita a plástica de abdômen e a tira da pele do abdômen vai para a mama, há em geral um grande volume de gordura, então é raro usar a prótese, já quando é usado o retalho do dorso, em geral, também é necessária a colocação da prótese.
 
Opções que a paciente tem
Na cirurgia de reconstrução a paciente pode optar por corrigir ou aumentar a mama que não passou pela mastectomia. Por exemplo, existem pacientes que tem uma mama com gigantomastia de um lado, ou seja, uma mama grande e caída e do outro lado realizaram a mastectomia. Nesse caso, na cirurgia pode ser feita a simetrização, que associa a reconstrução de uma mama e a redução com elevação da outra. Nas situações em que a paciente tem histórico familiar de câncer de mama, o mastologista, em conjunto com o cirurgião plástico, pode optar pela retirada da glândula mamária da mama que não tem tumores, com o intuito de uma medida profilática, prevenindo com que ela tenha câncer também nessa mama. O cirurgião plástico faz a cirurgia e a paciente fica com duas próteses de silicone no lugar das glândulas mamárias. 
 
Resultados
O resultado final da cirurgia de reconstrução de mama pode ser muito satisfatório, minimizando o impacto físico e psicológico da paciente, porém, a mama não ficará como era antes. É possível comparar seu resultado com o de uma redução de mamas, em que a mama fica com um bom resultado, entretanto há a presença de cicatrizes. O tamanho da cicatriz depende basicamente da cirurgia que foi feita para retirar o câncer. Se for preciso fazer uso de retalhos de pele na reconstrução, sempre vão ficar cicatrizes na mama. São cirurgias grandes e as cicatrizes podem ficar redondas, quadradas, dependendo da ausência de pele que havia ali.
 
Minha Vida

SP: homens poderão fazer check-up em fim de semana

Getty Images
Governo vai lançar programa para incentivar check-up masculino
Ambulatórios da rede estadual de saúde de São Paulo abrirão também aos sábados e domingos 
 
Os ambulatórios da rede estadual de saúde de São Paulo abrirão também aos sábados e domingos para receber homens a partir dos 50 anos interessados em realizar um check-up. O programa, que deverá ser iniciado após o carnaval, foi anunciado nesta quarta-feira (5) pelo secretário de Estado da Saúde, David Uip.

— Os ambulatórios farão esses atendimentos sem agendamento para não competir com a demanda do dia. A ideia é estimular os filhos a levar seus pais para fazer o check-up.
 
O anúncio foi feito no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, durante lançamento do programa que permitirá que as mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia sem pedido médico em 300 unidades de saúde da rede.

O agendamento deverá ser feito pela paciente no mês de aniversário, a cada dois anos. Em 2014, deverão procurar o serviço as mulheres que nasceram em anos pares. Em 2015, será a vez das pacientes nascidas em anos ímpares. A previsão é que a mulher seja atendida no mesmo mês.
 
Os exames serão feitos sem a necessidade de consulta prévia, a análise dos resultados será feita por uma equipe médica à distância, em 48 horas, e, caso necessário, a mulher será encaminhada para testes complementares ou o tratamento contra o câncer de mama.
 
R7

Amputado tem implantada prótese de mão que restitui o tato

Foto: AFP
O protótipo é o primeiro passo para a elaboração de uma mão biônica completa
 
Um dinamarquês que teve uma mão amputada há nove anos recuperou a sensibilidade graças a uma prótese que restitui o tato, uma inovação que pode mudar a vida de portadores de deficiência, anunciaram em comunicado conjunto um instituto italiano e outro suíço.
 
—Senti sensações que não sentia há nove anos, contou Dennis Aabo Sorensen, de 36 anos, segundo comunicado da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne) e da italiana Scuola Superiore Sant'Anna de Pisa.
 
O protótipo da prótese foi desenvolvido pelo professor Silvestro Micera, que indicou ser esta a "primeira vez que conseguiu restabelecer uma percepção sensorial em tempo real com um membro artificial".
 
Os cientistas equiparam a prótese com captores que reagem à tensão de tendões artificiais. O sistema transforma em corrente elétrica as informações emitidas quando o paciente manipula um objeto.
 
Segundo a EPFL, o protótipo é o primeiro passo para a elaboração de uma mão biônica completa, capaz de restituir não apenas as funções de base, mas também as sensações.
 
No entanto, será preciso esperar vários anos antes de que a técnica esteja pronta para ser usada de forma generalizada.
 
Dennis Aabo Sorensen perdeu a mão esquerda quando um fogo de artifício que manipulava explodiu.
 
Com a prótese habitual, Sorensen não sente os objetos que agarra e, portanto, precisa estar sempre atento para não quebrá-los, indicou o comunicado, destacando que o informe sobre esta pesquisa é publicado na revista Science Translationnal Medicine.
 
AFP / R7

Uma a cada cinco adolescentes francesas já tentou se matar, revela estudo

Foto: Reprodução
Pesquisa foi realizada em junho de 2012 com 1.817 jovens em 171 escolas
 
Quase uma a cada cinco meninas adolescentes da França (20,9%) e 8,8% dos meninos de 15 anos confessaram que já tentaram se suicidar, conforme a conclusão de uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (5) no jornal "Le Monde".
 
O estudo foi publicado também pela revista de formação médica "Le Concours Médical" na edição do mês de janeiro. A pesquisa foi realizada em junho de 2012 com 1.817 jovens, em 171 escolas das regiões de Poitou-Charentes e Alsácia.
 
Os adolescentes responderam um questionário com 88 perguntas, entre elas questões como se tinham tentado se suicidar ao longo dos últimos 12 meses, ou quantas vezes tinham tentado o ato na vida. Nas duas regiões foram registrados resultados parecidos.
 
A publicação do resultado da pesquisa coincide hoje com a realização do Dia Nacional para a Prevenção do Suicídio. Em 1993, conforme relata o jornal, o número de adolescentes que confessaram uma tentativa de suicido era de 9% entre as meninas e de 4% entre os meninos, porcentagens que subiram para 14,6 e 8,8%, respectivamente, em 1999.
 
Segundo o clínico general Philippe Binder, responsável por uma ala para adolescentes no hospital de Rochefort, "o nível alcançado, acima de 20%, e o aumento das tentativas entre as jovens é muito impressionante".
 
Para Xavier Pommereau, coordenador da edição de janeiro da "Le Concours Médical", esses números confirmam, além disso, os dados médicos sobre a alta de admissões de adolescentes por tentativa de suicídio, e a diminuição da idade média, que, em seus 20 anos de experiência, passou dos 17 aos atuais 15 anos.
 
EFE / R7

Rede de farmácias dos EUA suspende venda de cigarros

Foto: Reprodução
Uma das principais redes de farmácias dos Estados Unidos, com 7.600 lojas em todo o país, a CVS anunciou nesta quarta-feira (5) que deixará de vender cigarros, invocando a lógica e a saúde pública. A decisão foi comemorada pelo presidente americano, Barack Obama.
 
"Encerrar a venda de cigarros e outros produtos que contêm tabaco nas farmácias CVS é o que deve ser feito pelos nossos clientes e a nossa empresa com a finalidade de ajudar as pessoas a melhorar sua saúde", declarou Larry Merlo, presidente do grupo.
 
"A venda de tabaco simplesmente não corresponde com a nossa missão, que é melhorar a saúde dos americanos", acrescentou.
 
As farmácias americanas se parecem com pequenos supermercados. Parte delas está reservada à venda de produtos com receita. Os produtos cosméticos, de papelaria e alimentação ocupam uma área maior, e é ali que os cigarros costumam ser vendidos.
 
O presidente Barack Obama saudou calorosamente o anúncio da CVS.
 
"A decisão de hoje ajudará a avançar os esforços da minha administração para reduzir o número de mortes vinculadas ao tabagismo, o câncer e doenças cardíacas, assim como diminuir o custo dos serviços de saúde", disse em comunicado.
 
Hoje 18% da população americana é fumante, contra 42% em 1964. Anualmente, 443 mil pessoas morrem por doenças vinculadas ao tabagismo.

Folhaonline

Com o calor, atendimentos por problemas respiratórios em SP crescem 30%

Foto: Reprodução
As altas temperaturas registradas neste começo de ano e a baixa umidade relativa do ar são responsáveis pelo aumento de cerca de 30% nos atendimentos decorrentes de problemas respiratórios, tanto nas unidades públicas de saúde municipais quanto nas estaduais. O calor, somado ao ar seco, pode provocar ressecamento de mucosas do nariz, da garganta e de pele, além de tosse e infecções respiratórias.

Em mais um dia de forte calor, a cidade de São Paulo começou a tarde com temperatura em elevação, com os termômetros marcando 31 graus Celsius (ºC), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do município. A máxima prevista para o dia é 35ºC. A umidade relativa do ar estava em torno de 29% por volta das 15h, segundo meteorologistas do CGE.

Nesse cenário, os olhos podem ficar irritados, com ardência, vermelhidão, coceira ou conjuntivite alérgica, explica a pneumologista Maria Cristina Machado, responsável pelo setor de doenças respiratórias crônicas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O clima seco causa problemas também para pessoas que sofrem de doenças preexistentes, como asmas, bronquite, rinite, doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida como enfisema pulmonar.

“No caso dos adultos que têm doença pulmonar obstrutiva crônica, quando o tempo esquenta e a umidade fica baixa, o paciente pode entrar em crise. Mesmo as formas mais leves são desconfortáveis. Normalmente, nas unidades de saúde, o que é feito é um raio X de tórax e um exame do nível de oxigênio. Nas crianças também é feito esse procedimento. A medicação varia, muitas vezes se faz inalação, e se prescreve um anti-inflamatório, ou antialérgico.”

Entre as orientações para amenizar esses sintomas estão evitar exercícios moderados e intensos; beber maior quantidade de líquidos, principalmente se for criança ou idoso ou se costuma ficar em locais com ar-condicionado; não ficar em aglomerações; manter arejados os ambientes internos da casa e do trabalho.

Além disso, é recomendado não tomar banho com água muito quente, para evitar o ressecamento da pele, e usar creme hidratante e protetor labial.

“Quem puder deve evitar sair de casa no período mais quente do dia, entre as 10h e as 16h, mas se isso não for possível o ideal é usar roupas leves, sempre ter uma garrafa de água para beber, soro fisiológico para borrifar nas narinas e colírio para os olhos. Em casa, vale colocar uma bacia com água ou toalhas molhadas no local onde a pessoa mais fica, e usar panos úmidos para a limpeza. Para evitar as alergias, o ideal é retirar cortinas e carpetes nesse período”, disse.

Hoje (6) o ar quente e seco ganha força, com predomínio de sol, sem expectativa de chuva. As temperaturas variam entre 23ºC e 35ºC. Durante a tarde, os menores percentuais de umidade oscilam entre 20% e 30%. Na sexta-feira (7), o quadro deve ser parecido, com possibilidade de aumento dos índices de umidade, podendo haver áreas de instabilidade e chuvas localizadas e rápidas. As temperaturas variam entre 22ºC e 34ºC.

De acordo com o meteorologista Franco Villela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta época do ano o esperado é que venham ventos da região amazônica para o Sudeste, mas um sistema de alta pressão está impedindo o deslocamento. “Os ventos que tipicamente sopram para cá não estão ocorrendo e acabam soprando mais para o oeste, para a Bolívia”. O sistema de alta pressão é uma região em que o ar fica mais pesado e forma uma espécie de bloqueio para os ventos.

Agência Brasil

Câmara aprova PEC que permite a médicos militares atuarem no SUS

Foto: Reprodução
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (5) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite aos médicos militares acumularem dois cargos públicos. A matéria foi votada em dois turnos e segue para promulgação, que deverá ocorrer em sessão solene futuramente.

O texto permite aos militares da ativa que tomarem posse de cargos públicos civis não eletivos temporariamente permaneçam agregados aos quadros das Forças Armadas com o tempo de serviço contando para promoção por antiguidade e transferência para a reserva. Aqueles que decidirem assumir os cargos civis permanentemente serão transferidos automaticamente para a reserva.

Com isso, fica permitido a esses médicos atenderem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões de fronteira onde estejam prestando serviço, por exemplo. Eles também ficam liberados para atender em rede particular, o que deve evitar a evasão das Forças Armadas.

A proposta, que já foi aprovada no Senado no ano passado, pretende contribuir para os esforços do governo federal de levar médicos para regiões distantes e isoladas do país. A matéria foi aprovada com 374 votos favoráveis e nenhum contrário.
 
Agência Brasil

Concurso CRF - MG

O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais - CRF/MG, abriu edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 05 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 4.359,53 em carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado com o apoio técnico da empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda - EPP. As chances são para as funções de Motorista, Assistente Administrativo, Recepcionista, Operador de Computador, Designer Gráfico, Programador Web, Técnico em Contabilidade, Advogado, Analista de Sistemas, Contador e Farmacêutico Fiscal.

As inscrições deverão ser realizadas pela internet no site: www.rumocertoservicos.com.br, de 27 de janeiro até 09 de fevererio de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas de múltipla escolha e a redação serão realizadas no Município de Belo Horizonte-MG, na data prevista de 16 de março de 2014, em locais e horários a serem definidos pela empresa organizadora do concurso público. Estarão afixadas na sede do CRF-MG e disponíveis nos sites www.rumocertoservicos.com.br e www.crfmg.org.br, a partir do dia 10 de março de 2014, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas e redação.

O gabarito será divulgado na data provável de 17 de março de 2014. Já o resultado final será publicado, provavelmente, no dia 23 de maio de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Aberto processo seletivo em Senador Alexandre Costa - MA

A Prefeitura de Senador Alexandre Costa, no estado do Maranhão, auxiliada pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU), divulgou edital de processo seletivo nº. 001/2014, visando contratar 06 Agentes Comunitários de Saúde, um deles com necessidades especiais (PNE). Os aprovados contratados receberão salários de R$ 724,00, por carga horária de 40 semanais.
 
As inscrições deverão ser efetuadas pelo site da organizadora (www.fsadu.org.br), das 10h do dia 23 de janeiro às 23h59 do dia 9 de fevereiro de 2014. A taxa é no valor de R$ 35,00.
 
O certame será composto de prova de conhecimentos e avaliação de títulos. As provas serão realizadas em Senador Alexandre Costa-MA, na data prevista de 23 de fevereiro de 2014.

O certame terá validade de dois anos, a contar da homologação, com chance de ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de São João dos Patos – MA publica edital de concurso

A Prefeitura de São João dos Patos, no estado do Maranhão, publicou o edital nº 01/2014 de concurso público, para oferta de 112 vagas de trabalho voltadas para profissionais de nível médio e superior. A jornada de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais, por rendimentos de até R$ 3.500,00.
 
As oportunidades contemplam profissionais que possam trabalhar nas funções de Agente Administrativo, Auxiliar Consultório Dentário, Médico, Motorista Categoria D, Nutricionista, Professor, Técnico em (Enfermagem, Gesso, Raio X e Segurança do Trabalho).
 
As inscrições somente poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutomachadodeassis.com.br, no prazo de 03 de fevereiro a 06 de março de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior), valor que pode ser pago até 07 de março de 2014.
 
Os candidatos com inscrições homologadas serão selecionados através de uma Prova Objetiva, que será realizada na data provável de 16 de março de 2014. Haverá Prova de Títulos para alguns cargos.
O resultado final do certame será informado em 23 de abril de 2014, pelo site de inscrição.
 
O edital completo e outras atualizações podem ser localizados no link:

Concurso Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão - MA 2014

A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, no estado do Maranhão abriu edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 574 oportunidades em funções dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 5.000,00, para carga horária de até 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de enfermeiro, médico, professor, agente administrativo, atendente de odontológico, fiscal de tributos, guarda municipal, técnico em enfermagem, motorista e vigia.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59 do dia 10 de fevereiro de 2014, em um dos endereços da internet www.fsadu.org.br/concursos ou www.sousandrade.org.br/concursos.

Taxas
Nível Superior: R$ 70,00;
Nível Médio: R$ 50,00;
Nível Fundamental: R$ 40,00.

Provas
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 09 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito oficial da prova teórica de múltipla escolha será publicado em até 24 (vinte e quatro) horas a contar do dia subsequente ao de sua realização, no site oficial do Concurso Público.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Passagem Franca - MA tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Passagem Franca, Estado do Maranhão, por meio do Instituto Machado de Assis, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 183 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.400,00.
 
As oportunidades são para os empregos de Coordenador Pedagógico, Vigia, Professor, Auxiliar Administrativo, Psicólogo, Assistente Social, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Consultório, Motorista “D” e demais cargos.

As inscrições serão efetuadas até ás 23h59min do dia 06 de fevereiro de 2014, por meio do www.institutomachadodeassis.com.br, com pagamento até o dia 11 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na data prevista de Passagem Franca, provavelmente, no dia 16 de fevereiro de 2014, no horário de 8h às 12h, em locais e a serem divulgados.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por 01 ano, a critério da Administração Pública Municipal de Passagem Franca.

Concurso Prefeitura de Lagoa do Mato - MA

A Prefeitura de Lagoa do Mato, estado do Maranhão, prorrogou as inscrições do concurso público regido pelo edital 01/2014, com intuito de preencher 102 vagas de trabalho. Os profissionais contratados serão remunerados com valores de até R$ 1.100, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo, A.O.S.D, Vigia, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Motorista, Professor, Digitador e Merendeira.
 
As oportunidades são para níveis fundamental, médio e superior e as inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.fundacaomadrejuliana.org.br, até 10 de fevereiro de 2014, observado o horário de Brasília. As taxas variam R$ 35 a R$ 70. 
 
A seleção será composta de prova objetiva, que será realizada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, das 8h às 12h, no Município de Lagoa do Mato/MA. A documentação da Prova de Títulos deverá ser entregue na Prefeitura Municipal de Lagoa do Mato – MA, Praça 10 de Novembro – S/N – CENTRO, CEP: 65683-000 – Lagoa do Mato – MA. 
 
O concurso público terá validade de 01 ano, sendo permitida a sua prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Chapadinha - MA

A Prefeitura de Chapadinha, no estado do Maranhão, através do Instituto Machado de Assis, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 224 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 2.172,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
 Neste certame será respeitado 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As chances são para os cargos de Agente de Trânsito, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Enfermeiro, Especialista em Educação, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Professor, Motorista Categoria D, Odontólogo e demais cargos.

A inscrição será realizada até o dia 20 de fevereiro de 2014, por meio do site www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Chapadinha, na data prevista de 16 de março de 2014, no horário de 8h  às 12h e de 14h às 18h. O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de março de 2014, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso UEG 2014 Edital, Inscrições, Vagas

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) disponibilizou o edital nº 2/2013 de abertura do seu novo concurso público para preenchimento de vagas destinadas a docentes de ensino superior.
 
São ofertadas 250 vagas em diversas áreas de atuação, distribuídas pelas Unidades Universitárias, sendo 150 destinadas a especialistas, 50 para mestres e outras 50 para doutores, lembrando que também será formado cadastro de reserva.
 
O edital prevê vencimentos de até R$ 5.757,41 para um regime que poderá ser de tempo integral (40 horas) ou parcial (de 10 a 30 horas semanais). 
 
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 15 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, pelo site www.nucleodeselecao.Período para solicitação de condições especiais para fazer as provas ueg.bre têm o valor de R$180 para vagas destinadas a doutores, R$ 160 a mestres e R$ 140 a especialistas. 
 
O concurso está organizado nas etapas de: avaliação dos candidatos com deficiência pela equipe multiprofissional (a quem se destinam 5% das vagas), prevista para 23 de fevereiro de 2014; prova dissertativa (16 de março); prova didática (06 a 30 de maio) e avaliação de títulos e produção científica.
 
Todas as etapas serão realizadas pelo Núcleo de Seleção da UEG e acontecerão nas cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia e/ou Goiânia. O resultado final está previsto para sair no dia 18 de junho de 2014.
 
 
Concurso para Técnico Administrativo 2014
Além da abertura das 250 vagas para oquadro de Professores, a reitoria da UEG antecipou que deverá haver outro edital, que prevê a abertura de 500 vagas para Técnicos Administrativos, programado para os próximos meses.
 
Aguardem mais informações.

Prefeitura de São Gabriel da Palha - ES anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São Gabriel da Palha, no estado do Espírito Santo, divulgou edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 08 vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 8.700,00 por carga horária de 40h semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda. As chances são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem do PSF, Cirurgião Dentista do PSF, Enfermeiro do PSF, Médico do PSF e Servente do PSF.

Os interessados deverão fazer suas inscrições, das 08h do dia 27 de janeiro às 20h do dia 07 de fevereiro de 2014, através do site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários serão divulgados no dia 18 de fevereiro de 2014, na Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

O prazo de validade do certame é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Saboeiro - CE 2014

A Prefeitura de Saboeiro, cidade localizada a 430 km de Fortaleza, no Ceará, abriu inscrições para realização de concurso público nº. 001/2014, destinado a selecionar 71 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por vencimento de até R$ 10.400,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos
Cirurgião Dentista, Médico, Digitador, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista, Operador (Motoniveladora e Retroescavadeira), Tratorista e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições presenciais ou por procuração, serão efetuadas no período de 05 a 21 de fevereiro de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na Biblioteca Pública Municipal, situada à Rua Visconde do Icó, nº 47 - Centro, Saboeiro – CE.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00, 60,00 e 100,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00 e 120,00.
 
Prova
O concurso público será constituído de prova objetiva e de títulos. A data e os locais das provas objetivas serão divulgadas, após o encerramento das inscrições.
 
No máximo em 72 horas após a realização da prova, será divulgado o gabarito preliminar, através do site www.grserv.com.br e na sede da Prefeitura de Saboeiro.
 
Os documentos comprobatórios da prova de títulos deverão ser encaminhados, no período a ser divulgado, após o resultado das provas objetivas, junto ao formulário discriminativo, à Comissão Organizadora do Concurso, em envelope lacrado, para a Secretaria Municipal de Saboeiro, ou, para a Sede da GR Consultoria e Assessoria, na Rua João Cordeiro nº 1545, Aldeota – Fortaleza/Ce.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, de 03 de fevereiro de 214, pág. 15 a 19

Concurso Prefeitura de Meruoca - CE 2014

Foi aberto o edital nº. 001/2014 para realização de concurso público na Prefeitura de Meruoca, Estado do Ceará. São ofertadas 748 vagas, sendo 187 imediatas e 561 para cadastro de reserva, com salários de R$ 724,00 até R$ 15.600,00.
 
Cargos
Advogado, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro Hospital, Enfermeiro - PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico – PSF, Médico Auditor, Médico Clínico Geral (Plantonista), Nutricionista, Psicólogo, Zootecnista, Professor (Educação Básica, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Ciências, Inglês e Português), Psicopedagogo, Agente Administrativo, Fiscal (Obras e Tributos), Secretario Escolar, Técnico (Agrícola, Enfermagem, Saneamento Ambiental, Laboratório e Turismo), Agente de Controle de Endemias, Auxiliar (Saúde Bucal e Serviços Gerais), Eletricista, Operador de Máquina Pesada, Cozinheiro e Motorista - Categoria D.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 27 de janeiro a 26 de fevereiro de 2014, nos sites www.neoexitus.com.br e/ou www.funcepe.org.br.
 
A prova está prevista para 30 de março de 2014.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 22 de janeiro de 2014, pág. 148, e o edital completo estará no site de inscrição.

Prefeitura de Frecheirinha (CE) publica edital de processo seletivo

No estado do Ceará, a Prefeitura de Frecheirinha publicou edital nº 001/2014 para a realização do processo seletivo que visa a contratação por tempo determinado de 32 profissionais de níveis médio/técnico e superior. Os aprovados trabalharão em regime de 20, 30 ou 40 horas semanais, por rendimentos de até R$ 4.500,00.
 
Cargos
Médico (Otorrinolaringologista, Mastologista, Clínico Geral, Psiquiatra, Pediatra, Dermatologista, Ginecologista, Ortopedista, Oftalmologista, Neurologista, Neuro-Pediatra, Cirurgião, Endoscopista, Cardiologista, Cirurgião Cardio-Vascular, Pneumologista e Geriatra), Dentista, Ultrassonografista, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Assistente Social, Farmacêutico, Técnico (Prótese Dental, Segurança do Trabalho e Digitação), Educador Físico, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Radiologista e Contador.

Inscrições
Serão recebidas no período de 10 e 11 de fevereiro de 2014, das 08h às 13h, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Capitão Joaquim Francisco, S/N – Centro – Frecheirinha/CE.

Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Cópia autenticada de Documento de Identidade ou outro documento com foto;
  • Cópia autenticada de CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia autenticada de certificação para comprovação de escolaridade, titulação e declarações para comprovação de experiência profissional para o cargo pretendido;
  • 01 foto 3x4 recente;
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida com indicação do cargo pretendido;
  • Curriculum Vitae.
Provas
O certame será realizado mediante análise de currículos e entrevista.
 
A entrevista será realizada do dia 17 a 19 de fevereiro de 2014, no horário de 08h às 13h, na Secretaria de Saúde, situada na Rua Capitão Joaquim Francisco, s/n, Centro, Frecheirinha/Ce.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia de 24 de fevereiro de 2014 e será afixado na Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Frecheirinha.

Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, de 28 de janeiro de 2014, pág. 3 a 5.

Concurso Empaer - MT 2014

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) abriu vagas em concurso público, norteado pelo edital 001/2014 - SAD/EMPAER/MT, para contratação de profissionais que possam reforçar o seu quadro funcional. Ao todo, serão ofertadas 225 vagas de níveis médio, técnico e superior, 9 delas para candidatos com deficiência, mais formação de cadastro reserva, por salários variam de R$ 2.188,30 a R$ 4.376,58
 
As inscrições poderão ser feitas de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014 somente pelo endereço eletrônico do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), organizador do certame, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 60,00 para nível médio e R$ 90,00 para nível superior.
 
As chances para o nível superior (100 vagas) se distribuem pelas áreas de Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Turismo, Zootecnia, Economia Doméstica, Nutrição, Serviço Social, Engenharia de Alimentos, Direito, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Bacharel em Comunicação Social e Psicologia. Já os candidatos de nível médio/técnico poderão concorrer a um das 125 vagas para Técnico em Agropecuária ou Agrícola, Técnico em Laboratório, Técnico em Química e Assistente Administrativo. Os efetivados trabalharão em jornada de trabalho de 40 horas, pelo regime empregatício regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
 
As provas estão previstas para o dia 06 de abril de 2014, nos municípios de Barra do Garças, Cuiabá, Juina e Sinop, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação. Os locais definitivos de provas serão informados a partir de 26 de março e o resultado do concurso, que terá validade de dois anos, será divulgado em maio de 2014.
 
O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso (04/02/2014). Todas as informações podem também ser consultadas no site da organizadora (www.institutoaocp.org.br).

Prefeitura de Bom Jesus da Penha – MG abre concurso

A Prefeitura de Bom Jesus da Penha, no estado de Minas Gerais, publicou no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, edição de 04 de fevereiro de 2014, o extrato de edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo do certame é contratar mais servidores para atuarem em diversos departamentos da Administração Pública.
 
O extrato apenas adianta que as inscrições estarão abertas de 08 de abril até 07 de maio de 2014, pelo site www.exameconsultores.com.br – portal da Exames Consultores – organizadora do concurso. Caso o candidato prefira, as inscrições também poderão ser feitas, pessoalmente, na sede da prefeitura, localizada à Praça Dom Inácio, nº 200, Centro, Bom Jesus da Penha/MG.
 
O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados.
O edital completo, com outras informações importantes como cargos, salários, jornada de trabalho e cronograma de provas, será publicado futuramente no www.exameconsultores.com.br, assim como na prefeitura.

Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste, no Estado de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Educação - SEME, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2014, com a finalidade de preencher 01 vaga para o cargo de Nutricionista, por salário de até R$ 1.039,00 em regime de 20 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão realizadas de forma gratuita até o dia 07 de fevereiro de 2014, no horário das 07h30 às 13h30, na Prefeitura de Nova Brasilandia D’Oeste, situada à Rua Riachuelo, 3284, Setor 14, no município de Nova  Brasilandia D’Oeste - RO.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá se apresentar com a seguinte documentação:
  • Cópia da Carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;
  • Cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida;
  • Curriculum demonstrado aptidão profissional.
Prova
O processo seletivo constará de análise de curriculum e avaliação de títulos.
 
O resultado da análise de curriculum e avaliação de títulos será fornecido através de edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios e/ou jornal de grande circulação local.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 05 de fevereiro de 2014, pág. 29 a 31.

Concurso Prefeitura de Veranópolis - RS

A Prefeitura Municipal de Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, publicou editais n°s 11 e 12/2014 de concurso público, que objetivam contratar 114 profissionais para ocupar mais de 34 cargos.  O concurso será realizado por meio da Fundação La Salle e as chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 11.250,12.

As vagas são para os cargos de Operário I, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Campo, Eletricista, Secretário de Escola, Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar de Biblioteca, Atendente de Consultório Dentário, Monitor Alunos Especiais, Monitor Alunos Especiais Líbras, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro ESF, Médico ESF - 20 Horas, Médico ESF - 40 Horas, Odontólogo ESF, Advogado, Contador, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Psicopedagogo Clínico e Turismólogo.

As inscrições seguem abertas até o dia 27 de fevereiro de 2014, por meio do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para cargos de nível escolar alfabetizado, R$ 40,00 para cargos do nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 90,00 para cargos de nível superior.

As provas serão aplicadas provavelmente no dia 6 de abril de 2014, em 2 turnos, com locais e horários que serão divulgados após o período de inscrições, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos e www.veranopolis.rs.gov.br e no quadro de publicações da prefeitura municipal de Veranópolis.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 07 de abril de 2014.
 
Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Homologação de Resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Veranópolis.

Concurso Prefeitura e Câmara de Rolim Moura - RO 2014

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia, divulgaram o edital nº. 001/2014–PCMRM/RO de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de 156 vagas, sendo 79 imediatas e 77 para cadastro de reserva, distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 666,91 a R$ 6.474,30, em regime de trabalho de 20, 25 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Portaria, Eletricista Predial, Operador de Escavadeira Hidráulica (PC), Lavadeira, Serviços Gerais, Artífice de Copa, Motorista, Cuidador Educador, Fiscal Ambiental, Monitor (Acompanhar os alunos no ônibus), Agente Administrativo, Recepcionista, Técnico (Processamento de Dados, Laboratório e Informática), Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Psicólogo, Psicopedagogo Educacional, Pedagogo (Orientador, Educação Especial, Interprete de Libras, Educação Infantil e Séries Iniciais), Professor (Letras, Inglês, Matemática e Geografia), Médico (Clínico Geral, Urologista, Ginecologista Obstetra, Cirurgião Geral, Oftalmologista, Pediatra, Ortopedista, Neurologista, Psiquiatra e Anestesista), Advogado e Controlador Interno.
 
Inscrição
As inscrições ficarão abertas até às 23h do dia 04 de março de 2014 (horário oficial de Rondônia), no site www.institutoipro.org.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Prova
O concurso será realizado por meio de prova objetiva, que tem como data prevista para aplicação o dia 23 de março de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 18h, em  locais a serem divulgados no mural (átrio) da Prefeitura de Rolim de Moura e da Câmara Municipal, no site www.institutoipro.org, no Diário Oficial do Município de Rolim de Moura, no AROM e/ou nos jornais de grande circulação.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 25 de março de 2014, no átrio da Prefeitura de Rolim de Moura e da Câmara Municipal, no site www.institutoipro.org e na sede da Fundação IPRO, localizada na Rua Rafael Vaz e Silva, nº. 2220, Bairro São Cristóvão, Porto Velho - RO.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da administração municipal, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Maués (AM) lança edital de processo seletivo

A cidade amazonense de Maués, localizada à 356 km de Manaus, lançou os editais n° 001 e 003/2014 de processo seletivo, para admissão de 597 profissinais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.604,30 por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Professor (Educação Infantil, Anos Iniciais/Finais do Ensino Fundamental/EJA na Zona Rural, Língua Inglesa (Zona Urbana e Rural), Educação Física e Língua Portuguesa na Zona Urbana), Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Administrativo, Vigia, Cozinheira/Merendeiro, Auxiliar de Serviços Municipais, Motorista Fluvial, Operador de Máquinas Pesadas e Técnico em Mecânica/Elétrica de Autos/Máquinas Pesadas.
 
As inscrições serão efetuadas em horário comercial, das 08h às 17h30, até o dia 11 de fevereiro de 2014, no Prédio da Escola Municipal Turma da Mônica, situado à Rua São João, 1513, Ramalho Junior.
 
No ato da inscrição deverá ser entregue envelope com os seguintes documentos:
  • Cópia legível da Carteira de Identidade (frente e verso);
  • Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Cópia legível do Titulo de Eleitor;
  • Cópia legível do Comprovante de votação da última eleição;
  • Cópia legível do Comprovante de quitação militar (para homens);
  • Cópia legível da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos;
  • Duas fotos 3X4 atuais;
  • Cópia da Certidão de Nascimento/ ou Casamento;
  • Cópia legível autenticada do Certificado de Pós-Graduação, Diploma de Graduação, Certificado ou declaração de conclusão de curso superior, expedida por instituição de ensino reconhecida pelos órgãos normativos (credenciadas pelo MEC);
  • Cópia legível do histórico escolar (frente e verso);
  • Curriculum Vitae, com cópia dos documentos comprobatórios legíveis sem rasuras em anexo, que ficará retido para efeito de análise da comissão examinadora do processo seletivo;
  • Cópia legível da declaração de tempo de serviço no magistério, expresso em anos, expedido por órgão competente (considerando até 30 de dezembro de 2013).
O processo seletivo constará apenas de análise de curriculum vitae.
 
A partir das 17h do dia 21 de fevereiro de 2014, será divulgado o resultado final por afixação, em local próprio e de acesso público, no site www.maues.am.gov.br, na sede da Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal e na Secretaria Municipal de Educação.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa.
 
Edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 05 de fevereiro de 2014, pág. 12 a 23.

Prefeitura de Irani - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Irani, no estado de Santa Catarina, através da empresa S & B Auditoria e Consultoria Pública Ltda, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2014, destinado ao provimento de 38 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 2.958,94, por jornadas semanais de 40 horas.

Cargos
- Nível Alfabetizado: Vigia, Agente de Copa e Limpeza, Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista;
- Nível Médio/Técnico: Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização e Tributação, Técnico em Agropecuária, Agente de Creche, Técnico em Informática, Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficina de Música, Facilitador de Oficina de Leitura, Facilitador de Oficina de Dança, e Facilitador de Oficina de Meio Ambiente;

- Nível Superior: Assistente Social, Facilitador de Oficina de Arte, Facilitador de Oficina de Tecnologia da Informática, Facilitador de Oficina de Esportes, Lazer e Dança, Orientador Social e Pedagogo.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 07 a 21 de fevereiro de 2014, através do site www.sbauditoria.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00, conforme o cargo.

Provas
As provas objetivas (escritas) serão realizadas provavelmente no dia 2 de março de 2014, com inicio às 09h e término às 12h, na Escola Básica Municipal Sebastião Rodrigues de Souza, localizada na Av. Izabete Griza, 67, Bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Irani – SC (próxima ao Parque de Exposições).

Gabaritos
O gabarito preliminar será divulgado no dia 3 de março de 2014, após às 10h, no Mural Público da Prefeitura Municipal e divulgado na internet nessa mesma data, nos portais www.sbauditoria.com.br e www.irani.sc.gov.br.

Validade
O certame terá validade de um ano, a contar da homologação, com possibilidade de ser prorrogada pelo mesmo período.

Concursos UFJF - MG

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que está oferecendo 85 vagas em diferentes concursos abertos. São 19 vagas para professores efetivos nos campi sede e avançado, conforme os editais 06/2014 e 07/2014, e outras 66 vagas disponíveis pelos concursos anteriores (editais 02/2014 e 03/2014).
 
Os concursos para as 19 novas vagas contemplam os departamentos de Música, Educação e Ciências Administrativas, em Juiz de Fora; e os de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia e Nutrição, em Governador Valadares. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, e a titulação exigida varia de acordo com a vaga, podendo ser de mestrado ou doutorado. O salário, no caso de professores com doutorado, pode chegar a R$ 8.049,77.
 
Das outras 66 vagas, 20 serão para Juiz de Fora, nas faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia, Medicina, Serviço Social e para os Institutos de Ciências Biológicas e de Ciências Exatas. As 46 oportunidades restantes são para Governador Valadares, nos departamentos de Direito, Economia, Medicina/Fisioterapia, Básico – Área da Saúde e Odontologia. 
 
Os certames recebem inscrições até o dia 13 de fevereiro de 2014. Os interessados devem se dirigir à secretaria da unidade correspondente à vaga pretendida, ou se inscrever pelos Correios, observadas as orientações dos editais. É preciso acessar o site www.ufjf.br/concurso para preencher o formulário de inscrição e imprimir a taxa para pagamento no valor de R$ 150. A forma de seleção é definida pelas bancas examinadoras e podem incluir prova escrita, prática, didática, além de entrevista e avaliação de títulos.
 
Para acessar todos os editais, consulte a página www.ufjf.br/concurso

UENP abre concurso para professor

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) publicou edital do concurso público nº 002/2014-GR, que oferta 33 vagas para professores das mais diversas áreas. As inscrições estarão abertas até 24 de fevereiro de 2014 e os selecionados terão salários que variam de R$ 3.875,04 a R$ 5.876,97, por jornadas semanais de 40 horas.
 
As vagas são para o Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, e os professores irão ensinar nas áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem, Ciências Agrárias, Agronomia e Ciências Tecnológicas.
 
Para participar, os interessados deverão efetuar a inscrição pelo site http://www.uenp.edu.br ou nas respectivas unidades da Universidade: Protocolo Geral da Reitoria - Avenida Getúlio Vargas - Jacarezinho; Campus de Cornélio Procópio - Bloco Administrativo - Unidade de Recursos Humanos, localizado nas margens da PR 160, km 0, Vila Independência; e Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes - Unidade de Recursos Humanos, Rodovia BR 369, km 54, Vila Maria.
 
A seleção dos candidatos será por meio de prova escrita, prova didática e análise de títulos, com caráter classificatório. A prova escrita será aplicada, provavelmente, em 21 de março de 2014, no Campus Cornélio Procópio. Já a prova didática será aplicada nas datas prováveis de de 10 a 11 de abril, também no Campus Cornélio Procópio.
 
Leia o edital na íntegra, acessível pelo site da UENP (http://www.uenp.edu.br).

Pixeon reforça presença no mercado de oftalmologia e apresenta soluções em congresso internacional

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Empresa referência em tecnologia para medicina diagnóstica participa do XIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa
 
Um ano após anunciar a entrada no segmento de oftalmologia, a Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para medicina diagnóstica, confirma presença no XIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, que acontece entre os dias 2 e 5 de abril, o Centro de Convenções Sul-América, Rio de Janeiro (RJ). No evento, que deve reunir mais de 4.000 congressistas e é considerado um mais importantes da oftalmologia no país, a Pixeon apresenta o PACS Aurora, sistema que proporciona o armazenamento e interpretação de imagens geradas por equipamento médicos, inclusive oftalmológicos como OCT, retinógrafo e ultrassom.
 
“O segmento cresceu 30% nos últimos cinco anos e, somado à burocracia exigida pelos convênios, os processos se tornaram cada vez mais lentos, caros e acabam propensos a erros, então buscamos uma solução para isso”, explica Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. O PACS Aurora (Picture Archiving and Communication Systema) traz fácil acesso ao histórico do paciente, armazenamento eletrônico e imagens (evita a deterioração) e ferramentas avançadas de interpretação e laudo digital, que reduzem custos com impressora e papel e distribuição do exame pela internet, favorecendo o fluxo de trabalho e garantindo mais tranquilidade ao paciente.
 
O evento contará com mais de 20 congressistas internacionais e serão ministrados diversos cursos, entre eles Gestão Estratégica de Clínicas e Consultórios, Gestão para Pequenos Consultórios e Gestão Financeira para Serviços e Saúde - custos e resultados. Simultaneamente ao Congresso, vai acontecer o I Fórum da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa para Residentes, o IX Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e o II Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia. As inscrições devem ser feitas online pelo site http://www.cataratarefrativa2014.com.br/
 
Rafaela Blacutt

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CBA lança campanha por mais segurança na saúde

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Gerenciamento de Risco. Este é o tema da terceira campanha desenvolvida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) para hospitais que estão em busca ou mesmo já conquistaram a acreditação da Joint Commission International (JCI).
 
A campanha do CBA busca contribuir para mudar uma significativa realidade: diminuir a taxa de eventos adversos, que é de cerca de 10% nos países desenvolvidos, e aumentar o nível de segurança do paciente preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela JCI. “Estudos internacionais têm demonstrado a elevada ocorrência de eventos que causam importantes danos aos pacientes em instituições de saúde em todo o mundo. O principal aspecto identificado nos estudos é o fato de que muitos dos eventos poderiam ser evitados”, salienta Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação do CBA.
 
Para Cristiane Henriques, gerente de Marketing do CBA, esta terceira campanha vem reforçar o compromisso da instituição com a qualidade na saúde: “Estamos fechando o ano com importantes campanhas que vêm sendo bem aceitas pelos nossos parceiros, o que demonstra que estamos trilhando o caminho correto para a educação continuada e melhoria da qualidade”.
 
De acordo com ela, as peças criadas em conjunto com a SB Comunicação têm formato diferenciados para serem utilizadas em diversos canais de comunicação. “A campanha sobre metas internacionais de segurança do paciente foi em formato banner. Já a de prontuário clínico, em cartaz. A campanha atual é para e-mail marketing”, destaca.
 
Para baixar a arte e fazer parte da campanha Gerenciamento de Risco clique em www.cbacred.org.br/site/noticias/campanha-gerenciamento-de-risco/.
 
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Cartão único do SUS pode virar obrigação para gestor

Medida está no Projeto de Lei 5875/13, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que já foi aprovado pelo Senado
 
A oferta do cartão único de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pode virar uma obrigação para os gestores públicos, prevista em lei. A medida está no Projeto de Lei 5875/13, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que já foi aprovado pelo Senado.
 
Em 2002, uma portaria do Ministério da Saúde (1.560/02) criou o cartão nacional de saúde, que deve conter informações básicas de todos os usuários do SUS, como o grupo sanguíneo e os medicamentos que provocam alergia. “Entretanto, a criação do cartão não é uma determinação legal e, a rigor, nada obriga o gestor do SUS a mantê-lo”, alertou o senador.
 
“O cartão é importante porque não são raros os casos em que a vítima de acidente, de violência ou de outros agravos à saúde, está inconsciente ou em precário estado de consciência, o que impossibilita a obtenção de informações precisas a respeito do seu tipo sanguíneo e da sua condição de alérgico”, acrescentou.
 
De acordo com a proposta, os hospitais do SUS não podem recusar o atendimento ao usuário caso ele esteja sem o seu cartão de identificação.
 
Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania
 
SaudeWeb

Comissão discute relação entre médico e ‘venda’ de OPMEs

Estima-se que 10% dos valores do negócio sejam provenientes de desvios de conduta. Gastos com OPMEs movimentam cerca de R$ 20,5 bilhões ao ano
 
Aconteceu na última quinta-feira (23/01), em Brasília, a reunião da Comissão de Cooperativismo das Entidades Médicas, onde foi tratada a questão do relacionamento entre médicos e a comercialização de órteses e próteses. Os gastos com órteses, próteses e materiais especiais (OPME) movimentam cerca de R$ 20,5 bilhões ao ano e representam importante parcela nas internações hospitalares, despesa que mais cresce na conta dos planos de saúde.
 
O mercado OPME movimenta bilhões no Brasil e, somente o Sistema Único de Saúde efetuou reembolso superior a R$ 943 milhões para os planos de saúde, em 2011. De acordo com o representante da Fenam junto às entidades sindicais de grau superior, Jacó Lampert, o problema está na relação direta entre o médico e a “venda” desse material. Segundo ele, existem acusações de que procedimentos desnecessários podem estar ocorrendo. “É um absurdo imaginar que um profissional médico esteja utilizando órteses e próteses com o único objetivo de ganhar honorários, propinas mesmo, sem que haja necessidade para o paciente” denunciou Jacó.
 
O encontro procurou tratar do envolvimento dos médicos na comercialização das OPME, e contou com representantes da FENAM, CFM, Unimed e da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes. Para o secretário de Relações Trabalhistas da Fenam, Eduardo Santana, para que se qualifique o debate do tema, é importante que outros setores envolvidos possam assumir as respectivas parcelas de responsabilidade. “É preciso que haja ações, não só no sentido de coibir atitudes que possam ser consideradas ilícitas, mas que também criem regulamentações e fiscalizem para que essas regras sejam efetivadas”, informou.
 
Outro ponto tratado na discussão foi a grande variação de preços das OPME no Brasil, mesmo quando são provenientes do mesmo fabricante e com as mesmas especificações técnicas. Lampert informou que existem diferenças nos valores de até cem vezes em um mesmo produto dependendo de onde esse produto é adquirido. “E o pior, envolvendo uma pequena parcela de maus médicos que ajudam a patrocinar essas distorções, encarecendo para as cooperativas e operadoras e, claro, para os pacientes”, finalizou.
 
SaudeWeb

Programa da USP alia dimensão espiritual a tratamento médico

ProSER busca compreender relação entre saúde, espiritualidade e religiosidade por meio de pesquisa, ensino e assistência terapêutica
 
Embora trabalhe diariamente com a questão da saúde humana, o que com frequência é sinônimo de lidar com o sofrimento alheio, a dor e a morte, o exercício da medicina e a formação na área raramente levam em consideração aspectos como religião e espiritualidade no contato com os pacientes. Mas para o psiquiatra Frederico Camelo Leão, independentemente das crenças pessoais do médico, ele deve estar preparado para lidar com a dimensão espiritual. “O paciente demanda isso”, afirma o pesquisador do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
 
No Instituto, Leão coordena o Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER), iniciativa que busca compreender a relação entre esses três fatores a partir de atividades de pesquisa, ensino e assistência terapêutica. Segundo o médico, a complexidade do ser humano e a saúde mental vão muito além das questões neuroquímicas — e é essa premissa que guia o programa.
 
A ideia não é que a espiritualidade e a religiosidade entrem como uma alternativa ao tratamento médico. “É uma forma complementar, dentro da visão de que a busca da saúde é mais do que apenas tomar remédios”, explica. Leão conta que trabalhos científicos na área indicam que práticas como meditação, orações ou a dedicação a uma denominação religiosa podem estar associadas a melhoras na defesa imunológica e na longevidade. Ao frequentar um templo ou igreja, por exemplo, a pessoa, além de trabalhar sua espiritualidade, tem também suporte social, ou seja, frequenta um lugar onde pode compartilhar experiências e obter apoio, o que traz benefícios à saúde, podendo, inclusive, inibir ímpetos suicidas.
 
Mapeamento
Os pacientes em tratamento no IPq são convidados pela equipe do ProSER a responder um questionário. Trata-se da anamnese espiritual, uma forma de mapear o perfil espiritual / religioso, a partir de questões que buscam identificar os valores cultivados pelo paciente — por exemplo, se ele vê relação entre o sofrimento psíquico e a religião seguida, ou a que a pessoa recorre em momentos de dificuldade.
 
Essa anamnese, que em si já apresenta uma função terapêutica, pois estimula a reflexão do paciente sobre essas questões, é seguida de discussão pela equipe que vai, então, sugerir o encaminhamento a alguma das atividades promovidas pelo programa, como meditação, oficina de contos, yoga e psicoterapia transpessoal. No caso da yoga, o programa se estende também aos funcionários do Instituto.
 
O trabalho feito pelo ProSER não envolve práticas religiosas, mas tem a parceria do Comitê de Assistência Religiosa (CARE) do Hospital das Clínicas. O Programa faz a intermediação com esse Comitê quando o paciente deseja receber a visita de um representante religioso, como um rabino ou pastor.
 
Segundo o coordenador do ProSER, é difícil dizer se a melhora do paciente tem relação direta com a abordagem espiritual, especialmente ao se tratar do IPq, cuja assistência multiprofissional é uma das características mais marcantes. No entanto, os depoimentos dos pacientes revelam, em geral, que se sentiram mais humanizados.
 
“Muitas das queixas de pacientes internados vêm do fato de serem tratados apenas como um leito, um diagnóstico. Quando você faz uma abordagem diferente, dando a oportunidade da pessoa falar sobre sua intimidade, suas crenças, a pessoa se sente mais acolhida”, conta Frederico Leão.
 
Ciência e espiritualidade
Embora ainda exista resistência por parte da comunidade científica ao lidar com questões que envolvam religião e espiritualidade, Leão enxerga um grande crescimento na produção científica na área, que encontra espaço nas revistas de impacto. Um exemplo é a Revista de Psiquiatria Clínica, que publicou em 2007 uma edição especial dedicada ao assunto e mantém atualmente uma seção chamada Série Mente-Cérebro, que abrange trabalhos na área. “O programa vem sendo reconhecido, vem crescendo dentro da Universidade. Na psiquiatria, de um modo geral, há um crescimento extraordinário das publicações, não só no Brasil”.
 
Esse avanço se deve, em parte, à decisão da Associação de Psiquiatria Americana que, em 1995, atualizou o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), incluindo problemas espirituais e religiosos como uma nova categoria diagnóstica, ou seja, eles deixavam de ser classificados como transtornos mentais. A mudança deu impulso à criação no IPq do Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (NEPER), embrião do ProSER, e motivou estudiosos também em outros países. “A resistência vem de quem acredita que a questão central da psiquiatria é diagnóstico e medicação. Mas a psiquiatria não se esgota aí”, crê Frederico Leão.
 
Informações sobre triagem e atendimento no IPq podem ser obtidas pelo telefone (11) 2661-8045, diariamente, das 7 às 19 horas (inclusive sábados, domingos e feriados).
 
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