Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de julho de 2014

Insatisfação constante com o corpo pode ser sinal de doenças psiquiátricas

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Eduardo Enomoto/R7 - Cuidar do corpo é importante, mas sem exageros
Especialistas reforçam que genética e hábitos saudáveis são responsáveis pelo "corpo perfeito"

Cuidar do corpo, se preocupar com os quilinhos extras ou ser adepto do exercício físico para deixar a silhueta definida e com curvas não traz nenhum prejuízo à saúde, “desde que estes cuidados pessoais façam parte de uma rotina de vida saudável e sem exageros”. O alerta é do psicólogo Niraldo de Oliveira Santos, da Divisão de Psicologia do HC (Hospital das Clínicas).

— O cuidado com o corpo proporciona bem-estar e eleva a autoestima. No entanto, o exagero pode prejudicar o cotidiano, comprometer a saúde mental e desencadear algumas doenças.

Segundo o especialista, o primeiro sinal de alerta é quando há o descontentamento constante com a imagem e a busca pelo corpo perfeito (e da moda) passa a ser prioridade e ocupar a maior parte do tempo da pessoa.

— Gastar boa parte do dia observando o corpo em superfícies refletoras, não necessariamente apenas espelhos, transformar a vida em contagem de calorias, usar somente roupas apertadas ou largas, como moletons, e beliscar a pele para checar se tem gordura são alguns sinais que demonstram preocupação extrema com a imagem.

A insatisfação com o corpo pode levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares, de acordo com o psicólogo. Entre os mais comuns, estão compulsão alimentar, bulimia, anorexia e vigorexia (viciados em academia e anabolizantes).

— Os problemas não são específicos do universo feminino. Muitos homens também podem apresentar os transtornos, que costumam começar na infância ou adolescência e se estende para a vida adulta.

Segundo ele, a bulimia e anorexia são mais identificadas em mulheres jovens, “embora nos últimos anos tenha se observado uma tendência em crianças e homens”. Já a vigorexia é mais comum em homens e a compulsão alimentar acomete ambos os sexos.

O psicólogo acrescenta que estes transtornos dificilmente aparecem sozinhos, geralmente vêm acompanhados de outras doenças, sendo a depressão a mais frequente.

— No caso de anorexia e bulimia, destaca-se também o alcoolismo e o uso de drogas, assim como a vigorexia está associada aos anabolizantes.

O especialista do HC alerta que a anorexia é o transtorno psiquiátrico que mais mata no Brasil e o índice de mortalidade é maior do que todas as doenças psiquiátricas. A boa notícia é que todos os transtornos têm tratamento, que vai desde psicoterapia e uso de medicação até internação, nos casos mais graves.

Corpo artificial
Para alcançar o objetivo de um corpo sarado e cheio de curvas, homens e mulheres recorrem não só aos exercícios físicos como também as cirurgias plásticas e ao uso de suplementos e anabolizantes. Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), há limites para o corpo “crescer”.

— O corpo cresce até certo limite porque existe um fator genético que deixa o músculo ir até aquele ponto. Depois disso, não adianta anabolizante nem suplemento.

O excesso de malhação pode causar um estado de over training — ruptura de fibras musculares que pode temporariamente sobrecarregar os rins, explica a médica. Além disso, o exagero impede a recuperação do músculo e, consequentemente, o resultado almejado.

— Sem falar que pode causar cansaço excessivo e fadiga crônica.

O educador físico André Roberto Grigoletto, acrescenta que "ao longo do tempo alguns exercícios podem provocar problemas nas articulações e nos músculos".

— A pessoa pode viciar no exercício, cada vez mais aumentar o peso e fazer mais musculação sem dar o tempo necessário para o músculo descansar e crescer. Para ter o resultado mais rápido, muitas vezes a pessoa começa a utilizar anabolizantes.

Quando apenas o treino de musculação não é suficiente, muitas pessoas lançam mão da suplementação de proteína, que “em excesso pode sobrecarregar os rins, aumentando o risco de cálculos renais”. No caso dos anabolizantes, as consequências para a saúde são ainda mais drásticas, adverte Andressa.

— Além de câncer de fígado em ambos os sexos, as mulheres ainda podem apresentar acne, queda de cabelo, crescimento de pelos pelo corpo e diminuição da ovulação. Já os homens podem desenvolver atrofia nos testículos, infertilidade e ginecomastia (aparecimento das mamas).

Outra consequência é que com a interrupção do consumo de anabolizante o músculo para de se desenvolver e acaba “murchando”. Por isso, para evitar todos estes problemas, os especialistas ouvidos pelo R7 concordam que recorrer aos hábitos saudáveis é fundamental  para atingir a meta do corpo perfeito. O psicólogo do HC reforça que “investir na dieta da moda ou definir um padrão que não é compatível com a sua constituição física são saídas equivocadas”.

R7

Camisinha que combate HIV, herpes e HPV será lançada nos próximos meses

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Thinkstock -Camisinha é a melhor proteção contra as DSTs
Preservativo desenvolvido na Austrália tem propriedades antibacterianas e antivirais

As autoridades da Austrália aprovaram um preservativo desenvolvido no país que incorpora uma substância que desativa quase em sua totalidade o HIV e outros vírus sexualmente transmissíveis.

A empresa de biotecnologia Starpharma desenvolveu um composto antiviral chamado VivaGel, que segundo os testes de laboratório, é capaz de desativar até em 99,9% o HIV, o herpes e outros vírus sexualmente transmissíveis, segundo a emissora local "ABC".

A substância antiviral foi incorporada nos lubrificantes de preservativos produzidos pela Ansell, que já receberam um certificado de conformidade da Administração de Bens Terapêuticos. A diretora-executiva da Starpharma, Jackie Fairley, disse que o sinal verde do organismo regulador australiano é um passo prévio a sua comercialização, que deve ser concretizada em poucos meses.

Ao explicar seu novo produto, Jackie  destacou que o VivaGel, que tem propriedades antibacterianas e antivirais, desativa o HIV ao reduzir o número de partículas virais.

— Há uma maior probabilidade de contrair a infecção se você está exposto a uma maior quantidade de partículas virais. 

No entanto, Jackie insistiu que, apesar de os preservativos serem a melhor proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis, estes não são 100% efetivos.

EFE / R7

Tratamento de HIV/Aids no Brasil salva mais que média global

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Mortes em decorrência do HIV no Brasil caíram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013
Mortes em decorrência do HIV no Brasil caíram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013, mais do que a queda de 1,5% registrada globalmente

Desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2000, as mortes por HIV/Aids e tuberculose no Brasil caíram a taxas maiores do que a média global, indica um estudo divulgado nesta terça-feira (22).

Além disso, o número de anos de vida salvos graças ao acesso a tratamento e prevenção ficou acima do registrado em países em desenvolvimento, segundo a pesquisa.

De acordo com o relatório, publicado na revista científica "The Lancet" e divulgado na Conferência Internacional sobre Aids, que ocorre em Melbourne, na Austrália, as mortes em decorrrência do HIV no Brasil caíram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013, maior do que os 1,5% registrados globalmente.

Nos casos de mortes por tuberculose, a taxa anual de queda foi de 4,5% desde 2000, acima da média global de 3,7%.

No cálculo dos anos de vida salvos graças ao acesso a terapia antirretroviral, programas para prevenir a transmissão do HIV de mãe para filho e a promoção do uso de camisinhas, o Brasil atinge um índice de 0,37, em uma escala que vai de 0,07, para países em pior situação, até 0,49, em países muito ricos.

"O desempenho do Brasil está acima do registrado em outros países em desenvolvimento, que foi de 0,28 a 0,35", disse à BBC Brasil um dos coautores do estudo, Paulo Lotufo, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da USP.

De acordo com o estudo, entre 1990 e 2003, mais de 230 mil anos de vida foram salvos no Brasil graças ao acesso à prevenção e tratamento. De 2004 a 2008, foram mais de 450 mil anos. E de 2009 a 2013, quase 682 mil anos.

Em todo o mundo, foram 20 milhões de anos de vida salvos desde 1990, mas o autor principal do estudo, Christopher Murray, alerta que a qualidade dos programas de tratamento e prevenção do HIV/Aids ainda tem grandes variações de acordo com a região do planeta e diz que ainda há muito a ser feito para avançar no combate à doença.

Objetivos do Milênio
O estudo foi conduzido por um grupo internacional de cientistas e coordenado pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, nos EUA. Com a análise do Global Burden of Disease 2013 (Carga Global de Doenças) é possível verificar a incidência e mortalidade por HIV, tuberculose e malária em 188 países de 1990 a 2013.

Segundo os pesquisadores, o ritmo do declínio global no número de mortes e infecções das três doenças passou a ser mais forte a partir de 2000, com a adoção dos Objetivos do Milênio por governos ao redor do mundo. O objetivo número 6 é combater a propagação dessas doenças e garantir acesso universal ao tratamento. O prazo para o cumprimento dos objetivos vai até 2015.

"A única coisa que acho que o Brasil não irá cumprir é em relação a mortalidade materna", diz Lotufo. "(Dos outros Objetivos do Milênio) O Brasil está alcançando tudo. O que significa que está cumprindo com a obrigação. Nada mais que isso."

No Brasil, as mortes em decorrência do HIV caíram de um pico de mais de 17 mil em 1996 para pouco mais de 10 mil em 2013, sendo 7.912 mortes de homens e 2.305 de mulheres.

Globalmente, no pico da epidemia, em 2005, o HIV causou 1,7 milhão de mortes. A incidência global de HIV atingiu seu ponto mais alto em 1997, com 2,8 milhões de novas infecções. Desde então, vem declinando. Em 2013, foram 1,3 milhão de mortes e 1,8 milhão de novas infecções em todo o mundo.

"O que chamou mais a atenção no Brasil, que já começou com os dados da Unaids divulgados na semana passada, foi que a incidência da doença está estável", afirma Lotufo.

"A mortalidade caiu bem, mas estamos temos uma situação de estabilidade em relação a novos casos."

Tuberculose e malária
Os cientistas concluíram que o sucesso no combate ao HIV também teve impacto positivo sobre a luta contra a tuberculose. 

Depois de aumentar globalmente a uma taxa anual de 0,4% entre 1990 e 2000, a incidência global da doença começou a cair a uma taxa de 1,3% até 2013.

A maior rapidez e eficácia no tratamento tem reduzido a duração de infecções por tuberculose globalmente. No entanto, os pesquisadores alertam que o envelhecimento da população levará a um número maior de casos e mortes.

No Brasil, 4.184 homens e 1.604 mulheres morreram vítimas da doença no ano passado.

No caso da malária, de 2000 a 2013 o Brasil reduziu a taxa de mortalidade em uma média de 9,2% ao ano, com 71 mortes em 2013.

Em termos globais, a epidemia de malária teve seu pico no início dos anos 2000, com 232 milhões de casos em 2003 e 1,2 milhão de mortes em 2004. Em 2013, foram 164,9 milhões de casos e 854.566 mortes por malária no mundo.

Segundo outro co-autor do relatório, Alan Lopez, da Universidade de Melbourne, além de documentar o impressionante progresso no combate às três doenças, o estudo representa um alerta de que ainda há muito o que fazer. "HIV, tuberculose e malária ainda causam cada uma cerca de 1 milhão de mortes por ano no mundo", salienta.

G1

Acupuntura pode reduzir gravidade e frequência das ondas de calor da menopausa

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comEstudo diz que prática diminuiu os calores por até três meses, independente da técnica

Para as mulheres que atravessam a menopausa, as ondas de calor podem ser um dos sintomas mais desconfortáveis. Mas estudiosos da The North American Menopause Society sugerem que a acupuntura pode ajudar a reduzir a gravidade e frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa. Os resultados foram publicados dia 07 de julho na revista Menopause.

Ondas de calor, conhecida também como fogachos, são definidas como uma súbita sensação de calor sobre a totalidade ou parte do corpo. Elas também podem causar vermelhidão no rosto e no pescoço, manchas vermelhas nos braços, costas e peito, e transpiração intensa ou calafrios. Muitos problemas de saúde podem causar ondas de calor, mas eles são mais comuns entre as mulheres passando pela menopausa.

A equipe de pesquisa analisou 104 estudos que avaliaram a eficácia da acupuntura, incluindo 12 desses estudos em suas pesquisas, envolvendo 869 mulheres com idades entre os 40 e 60 anos que estavam passando pela menopausa naturalmente.

O estudo descobriu que as mulheres na menopausa que foram submetidas à acupuntura tiveram uma redução na gravidade e frequência das ondas de calor nos três meses seguintes. Além disso, o tratamento parece ter um efeito benéfico independentemente do número de doses, sessões ou a duração do tratamento recebido.

O tratamento mais eficaz para as ondas de calor da menopausa é a terapia hormonal - o uso de medicamentos que contém estrogênio ou progesterona. No entanto, esse tratamento pode aumentar o risco de outras condições de saúde, incluindo AVC, doenças cardíacas e câncer.

As mulheres incluídas no estudo foram submetidas a várias formas de acupuntura, incluindo acupuntura tradicional, eletroacupuntura, acupuntura à laser, acupuntura auricular e acupuntura medicinal tradicional chinesa.

O grupo não é capaz de explicar porque acupuntura parece ajudar a aliviar as ondas de calor em mulheres na menopausa. A hipótese é que a prática pode reduzir a concentração de beta-endorfina - um neuropeptídeo encontrado nas células do sistema nervoso central e periférico - no hipotálamo do cérebro. Os cientistas dizem que os níveis mais baixos de beta-endorfina podem ativar a liberação de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), que regula a temperatura corporal.

Aposte no cardápio que espanta os sintomas da menopausa

Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas, são característicos do período. O que caracteriza o período é a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. "Esses desconfortos podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis para a mulher nos campos emocional e físico. Mas uma dieta equilibrada e suplementos alimentares aliviam os sintomas", afirma a nutricionista Daniela Jobst.

Confira a seguir os alimentos que não podem ficar de fora do cardápio durante a menopausa. A nutricionista Daniela Cyrulin dá uma dica pontual para diminuir o calorão. "Tome uma xícara de chá feito com o galho de frutas vermelhas, como de amoras", recomenda.  

Soja apaga o fogaréu
Os efeitos da soja no organismo das mulheres que enfrentam a menopausa, por exemplo, são bem conhecidos. Isso porque ela é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas do fim da fertilidade por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais.

Em outras palavras, as isoflavonas atuam como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos aparecerem.

"O consumo das isoflavonas presentes na soja diminui a intensidade e a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia, sintomas típicos da menopausa", afirma a nutricionista Tarsia Tormena, da Unifesp.  

Cálcio contra a osteoporose
Muitas mulheres sofrem de osteopenia, que significa a diminuição da densidade mineral dos ossos, e devem se prevenir contra a osteoporose. "Pra isso, devem-se ingerir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e derivados, nabo, brócolis, folhas de mostarda e sardinha", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo.

A especialista também alerta para o cuidado na hora de consumir alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio na mesma refeição, como os ricos em cafeína (café, chá preto e mate) ou os ricos em ferro (carne, frango, feijão). "Se comer carne no almoço, por exemplo, prepare um purê de batata sem leite", sugere. 

Magnésio contra a irritação
Alimentos ricos em magnésio também são essenciais. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra mostrou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e peixes, como atum e salmão, são ricos nesse mineral. 

Sardinha e aveia reduz a fadiga
Estes alimentos são ricos numa substância chamada coenzima Q10, um antioxidante que está envolvido com o processo de produção energética no nosso organismo. "A coenzima Q10 diminui seus níveis com a idade, e a suplementação desta, aumenta a energia, reduz fadiga, além de melhorar sistema imunológico e a textura da pele", explica a nutricionista Daniela Jobst. 

Para diminuir o inchaço, diminua o sódio
Para reduzir as quantidades de sódio da alimentação, não basta somente diminuir o sal na comida, mas também diminuir a ingestão de produtos enlatados, conservas e industrializados. "Faça seu próprio molho de tomate em casa e se escolher for consumir conservas, como atum, azeitonas ou palmito, enxague-os em água antes de comer", recomenda a nutricionista Daniela Cyrullin. 

Chá branco combate o acúmulo de gordura
O chá branco, mais rico em catequinas que o chá verde, tem um efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas (lavacolesterol). Suas substâncias antioxidantes também aumentam o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral.

Minha Vida

Ooforectomia: cirurgia para retirada dos ovários

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Ooforectomia é a cirurgia para retirada parcial ou total dos ovários
Procedimento é mais indicado para mulheres após os 40 anos que passaram pela menopausa 

Dá-se o nome de ooforectomia ao ato operatório que consiste na retirada de um ou de ambos os ovários (uni ou bilateral).

Os ovários ou gônadas são um par de órgãos em forma de amêndoa, do tamanho de uma noz média. Situam-se um de cada lado do útero, logo abaixo das trompas (tubas). Além de conterem os óvulos - que se desenvolvem dentro dos folículos -, os ovários produzem alguns hormônios, sendo os principais estrogênio e progesterona, cujas ações são fundamentais para a feminilidade, reprodução, viço de pele e mucosas, manutenção da densidade mineral óssea e outros.

Indicações
Os ovários são órgãos "tumorigênicos", ou seja, podem desenvolver tumores com maior frequência que outros órgãos. Isso acontece porque praticamente em todos os ciclos cresce uma espécie de cisto, cheio de liquido e muito rico em estrogênio, onde se desenvolve o óvulo. O óvulo é liberado quando o folículo se rompe, em um processo chamado ovulação. Por vezes a ruptura não ocorre e o folículo pode crescer muito - suas dimensões podem alcançar muitos centímetros, algumas vezes, alcançando grandes dimensões. A esses chamamos de tumores císticos foliculares.

Os tumores císticos foliculares em geral são cistos benignos, mas caso não regridam em um ou dois ciclos menstruais, devem ser bem investigados através da associação de métodos diagnósticos, tais como, ultrassonografia (US) e ressonância magnética da pelve (RM) para que se obtenha um diagnóstico preciso.

Às vezes, após a ovulação, fica um pequeno vaso sangrando dentro do ovário formando o chamado cisto de corpo lúteo, o qual também desaparece depois de uma ou duas menstruações.  Ambos são chamados de cistos funcionais e praticamente não requerem cirurgia.  Devemos estar atentos para a possibilidade de que os aumentos do ovário causados pelos cistos podem predispor a torções de seu pedículo, interrompendo sua vascularização com consequente necrose ovariana, causadora de dores intensas e completa perda do órgão.

Formações que não regridam e que revelem algumas características "preocupantes" em sua superfície, no seu conteúdo ou na vascularização, muitas vezes acompanhados de dor, devem ser muito bem avaliados através do exame pélvico, sobretudo do toque ginecológico e recursos de imagem, US com doppler ou RM com contraste e que nortearão da necessidade de uma cirurgia, seja para a retirada do tumor ou de um ou mesmo dos dois ovários, nos casos compatíveis com suspeita de malignidade.

Outros tipos de tumores podem recomendar a ooforectomia parcial ou ooforoplastia. Nesta, é realizada apenas a remoção do tumor (benigno) como nos casos de endometriose, cisto de corpo lúteo hemorrágico ou nos teratomas benignos (cistos dermoides).

Em certos casos de câncer de mama, a retirada dos ovários pode ser indicada com o objetivo de eliminar a fonte de produção dos hormônios, cujos efeitos poderão  agravar  a evolução do tumor mamário. 

Contraindicações
A ooforectomia, sobretudo a retirada dos dois ovários, não deve ser realizada de maneira indiscriminada. A falta dos hormônios ovarianos repercute dramaticamente no organismo da mulher, principalmente aquelas que estão em plena capacidade reprodutiva. Isso acontece porque a ooforectomia cria bruscamente a parada definitiva da menstruação (menopausa) com todas as suas repercussões sintomáticas, como ondas de calor, palpitações e insônia, além do impacto metabólico, aumentando o risco de osteoporose, atrofia genital, cistites de repetição e outros.

Dessa forma, mulheres jovens ou que ainda não menstruaram só tem indicação para retirada dos ovários em situações dramáticas de doença maligna.

O fundamental é que os cuidados sejam sempre preventivos. Rodas as mulheres, desde a adolescência e principalmente se já tem vida sexual ativa, devem se submeter a exames de seu aparelho reprodutor, incluindo as mamas, pelo menos uma vez por ano. O ideal é fazer visitas periódicas a cada seis meses, sobretudo para aquelas de grupo de risco para doenças sexualmente transmissíveis, as que fazem uso de contraceptivos hormonais ou que tem histórico familiar ou pessoal de doença ginecológica mais severa.

Mulheres que completaram 40 anos e já passaram pela menopausa também tem recomendação especial para acompanhamento ginecológico, uma vez que o câncer de ovário acomete com maior frequência mulheres entre 55 e 75 anos. 

Exames necessários para realizar a cirurgia
Além dos exames laboratoriais de rotina, exigíveis para a maioria das cirurgias, são indispensáveis a ultrassonografia e ressonância magnética com contraste. Esses exames permitem ao médico pré-diagnosticar com grande precisão o tipo de tumor, seja ele cístico ou sólido. Alguns dos chamados "marcadores tumorais", como o CA-125, podem estar elevados, mas sua especificidade é reduzida. 

Cuidados antes do procedimento

- Jejum de 8 horas, inclusive líquidos

- Dieta leve/liquida na véspera da cirurgia

- Uso de laxante no pré-operatório

- Pedir orientação ao clínico sobre os medicamentos que devem ou não ser suspensos temporariamente

- Conversar com a equipe médica sobre instruções gerais, dieta, cuidados e medicação específicos
para o pós-operatório. 

Tipos de Anestesia
A anestesia de eleição é a geral. Por vezes é associado o bloqueio com raquianestesia, que dá uma excelente analgesia pós-operatória de até 24 horas. 

Qual médico realiza a cirurgia
Em sua maioria, as ooforectomias são realizadas pelos ginecologistas. Cirurgiões gerais estão habilitados a fazer.  Em ambos os casos os profissionais precisam ter título de especialista na área. Em certos casos de malignidade pode ser solicitada a presença de um cirurgião com formação em oncologia. 

Como é realizada
A abordagem cirúrgica poderá ser feita por laparotomia, através da ampla abertura da parede do abdome, ou pelo acesso mini-invasivo da videolaparoscopia, técnica endoscópica moderna que realiza a retirada do tumor ou do órgão através de pequenos orifícios - de 5 à 10 milímetros - e que permite recolher o tumor ou órgão ressecado dentro de uma espécie de saco ou bolsa. Em caso de tumores muito grandes ou suspeitos de malignidade, a abordagem deverá ser preferencialmente pela laparotomia.

As pacientes durante o ato cirúrgico ficam deitadas de costas (decúbito dorsal horizonta) muitas vezes associada à posição semi-ginecológica, que é adotada para as cirurgias laparoscópicas. Nestas, a mesa deverá ser inclinada em até 40 graus na direção da cabeça.

A paciente será operada em sala cirúrgica, com todos os recursos de suporte cirúrgico e anestésico, necessários para qualquer imprevisto. As intervenções por laparoscopia requerem aparelhos e instrumental específico, além de fontes de luz e monitores de TV, preferencialmente, de alta resolução. 

Laparotomia
Na laparotomia, a incisão poderá ser feita através de um corte horizontal ou levemente arqueado, logo acima do púbis, com cerca de 10-12 cm. Em situações de grande suspeição de malignidade poderá ser feito um "corte" vertical extenso, que começa acima do umbigo e vai até o púbis (laparotomia mediana).

Após feito o corte, os ovários ou tumores são retirados. É feita uma inspeção meticulosa do local operado revisando o resultado obtido e atentando para evitar qualquer ponto sangrante. Por fim, a equipe médica fecha a parede abdominal por planos.  Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias. 

Videolaparoscopia
Na maioria das vezes a ooforectomia pode ser feita por via endoscópica (videolaparoscopia). Após distender a cavidade abdominal com gás carbônico, é feita uma punção de 1 cm no contorno da cicatriz umbilical, por onde é introduzida um cabo que projeta uma  luz "fria" de grande intensidade (até 400 watts) proveniente de uma fonte especial, acoplado a uma mini câmera que transfere as imagens internas para monitores de TV de alta definição. São feitas outras três pequenas punçoes de aproximadamente 5 mm (muito estéticas) na altura da região de uso de um biquíni, que praticamente não deixam cicatrizes visíveis, por onde é introduzido todo o delicado e preciso instrumental cirúrgico.  As imagens são visualizadas com intensa luminosidade e podem ser ampliadas em até 20 vezes, propiciando detalhes mais nítidos que vistos a olho nu.

Após os ovários ou tumores serem retirados, é feita uma inspeção meticulosa do local operado revisando o resultado obtido e atentando para evitar qualquer ponto sangrante. Por fim, é retirado o gás previamente infundido e a paciente recebe um a dois pontos em cada uma das punçoes. 

Tempo de duração do procedimento
O tempo da ooforectomia dependerá do grau de complexidade da doença existente. Nos casos benignos, o ato tem a duração de uma hora, podendo se prolongar diante de tumores malignos, endometriose severa ou em casos de complicações durante o ato operatório ou dificuldades técnicas. 

Tempo de internação 
De um modo geral a internação é de 24 horas. Nas videolaparoscopia, é normal a pessoa receber alta hospitalar no mesmo dia. 

Cuidados após a cirurgia
Em geral a ooforectomia é uma cirurgia tecnicamente simples e pouco agressiva, propiciando uma convalescença muito confortável, principalmente quando a intervenção for realizada por videolaparoscopia. Em geral, as pacientes podem retomar suas atividades cotidianas entre duas a três semanas.

Cuidados habituais de pós-operatório devem ser tomados, tais como:
- Caminhar precocemente

- Dieta leve nos três primeiros dias

- Repouso relativo, compatível com a extensão do ato cirúrgico

- Repouso sexual adequado

- Tomar os medicamentos prescritos

- Marcar a visita pós-operatória para reavaliação e retirada dos pontos.


Em tese, nunca se deve fazer a retirada dos ovários sem que haja indicação absoluta, em função do drástico comprometimento ao organismo da mulher que pode sobrevir com esta intervenção. Não obstante, mesmo nestes casos, a medicina moderna, através dos recursos da terapia de reposição hormonal (TRH) é capaz de compensar com eficiência a falta dos hormônios que provinham dos ovários. É um processo semelhante ao que ocorre paulatinamente quando a mulher entra no climatério e na menopausa. 

Possíveis complicações/ riscos
Mesmo quando realizada com boa técnica, todo ato cirúrgico está passível de alguns riscos. As possibilidades são tanto maiores quanto mais complexa e invasiva seja a intervenção. Alguns parâmetros devem ser observados para evitar ou minimizar estes riscos, tais como diagnóstico preciso, equipe treinada, equipe anestésica competente, enfermagem eficiente, instrumental cirúrgico de qualidade e boas condições hospitalares. 

Tratamentos pós-cirúrgicos
Salvo nos casos de endometriose ou de doenças malignas, por exemplo, a ooforectomia não requer maiores cuidados para otimizar os resultados. É preciso, entretanto, estar atento para eventual e muitas vezes, obrigatória, suplementação hormonal no pós-operatório em função da brusca queda hormonal que sobrevém a retirada dos ovários, em particular, quando a cirurgia é realizada em mulheres mais jovens. 

Custos da Cirurgia
A ooforectomia pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento também recebe a cobertura de alguns planos de saúde e pode ser feito na rede particular. 

Referências
Cláudio Basbaum, ginecologista e obstetra, membro do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz em São Paulo.

Minha Vida

Albinismo

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Reprodução - Albinismo
O que é Albinismo? 

Sinônimos: Albinismo oculocutâneo; Albinismo ocular; Síndrome de Hermansky-Pudlak

Albinismo é um defeito na produção de melanina que resulta em pouca ou nenhuma cor (pigmento) na pele, cabelos e olhos.

Causas
O albinismo ocorre quando um de vários defeitos genéticos torna o corpo incapaz de produzir ou distribuir melanina, uma substância natural que dá cor ao cabelo, pele e íris do olho. 

Os defeitos podem ser passados em família.  

Existem dois tipos de albinismo:

- O albinismo tipo 1 é causado por defeitos que afetam a produção do pigmento melanina.

- O albinismo tipo 2 ocorre devido a um defeito no gene "p". Pessoas com esse tipo têm uma coloração leve ao nascer.

A forma mais grave de albinismo é chamada albinismo oculocutâneo. Pessoas com esse tipo de albinismo têm cabelos, pele e íris brancos ou de cor rosada, além de problemas de visão.

Outro tipo de albinismo, chamado albinismo ocular tipo 1 (OA1), afeta somente os olhos. Geralmente, a cor da pele e dos olhos da pessoa é normal. No entanto, uma exame ocular mostrará que não há coloração na parte de trás do olho (retina).

A síndrome de Hermansky-Pudlack (HPS) é uma forma de albinismo causada por um único gene. Pode ocorrer juntamente com um distúrbio relacionado a sangramento, bem como doenças pulmonares e intestinais.

Outras doenças complexas podem levar à perda de coloração em apenas uma determinada área (albinismo localizado). Estas condições incluem:

- Síndrome de ChediakHigashi (falta de coloração por toda pele, mas não total)

- Esclerose tuberosa (pequenas áreas sem coloração na pele)

- Síndrome de Waardenburg (falta de coloração em uma mecha de cabelo que cresce na testa ou em uma ou ambas as íris.

Exames
Exames genéticos oferecem uma maneira mais precisa de diagnóstico do albinismo. Esses exames são úteis se você tiver um histórico familiar de albinismo. Também é útil para determinados grupos de pessoas que já têm a doença.

Seu médico também pode diagnosticar a condição com base na aparência da sua pele, cabelos e olhos. Um oftalmologista deve realizar um eletrorretinograma , que pode revelar problemas de visão relacionados ao albinismo. Um exame de potenciais evocados pode ser muito útil quando o diagnóstico for indeterminado. 

Mais sobre Albinismo
Consulte seu médico se tiver albinismo ou apresentar sintomas como sensibilidade à luz que cause desconforto. Você também deve consultar o médico se forem observadas alterações na pele que podem ser um sinal inicial de câncer de pele. 

Sintomas de Albinismo 

A pessoa com albinismo apresentará um dos seguintes sintomas: 

- Ausência de cor nos cabelos, pele ou íris do olho

- Pele e cabelos mais claros que o normal

- Cor da pele irregular, faltante  

Muitas formas de albinismo estão associadas aos seguintes sintomas:

- Estrabismo (estrabismo)

- Sensibilidade à luz (fotofobia)

- Movimento rápido dos olhos (nistagmo)

- Problemas de visão ou cegueira funcional  

Tratamento de Albinismo
A meta de tratamento é aliviar os sintomas. O tratamento depende da gravidade do distúrbio:  

O tratamento envolve proteger a pele e os olhos do sol:

- Reduzir o risco de queimaduras solares evitando o sol, usando protetor solar e cobrindose com roupas quando exposto ao sol.

- O protetor solar deve ter um fator de proteção solar (FPS) alto.

- Óculos escuros (com proteção UV) podem aliviar a sensibilidade à luz

Óculos são frequentemente prescritos para corrigir problemas de visão e a posição do olho. Por vezes, recomenda-se cirurgia do músculo do olho para corrigir movimentos anormais dos olhos (nistagmo).

Expectativas
O albinismo geralmente não afeta o período de vida da pessoa. No entanto, a síndrome Hermansky-Pudlak pode encurtar a expectativa de vida devido à doença pulmonar ou problemas de sangramento.

Pessoas com albinismo podem ficar limitadas em suas atividades, pois não toleram a exposição ao sol.

Complicações possíveis

- Visão reduzida, cegueira

- Câncer de pele 

Prevenção
Como o albinismo é herdado, é importante que haja aconselhamento genético. Pessoas com histórico familiar de albinismo ou hipopigmentação devem considerar o aconselhamento genético. 

Fontes e referências:

- Summer GS. Albinism: classification, clinical characteristics, and recent findings. Optom Vis Sci. 2009;86:659-662.

Minha Vida

Diretor da ONU pede fim da 'hipocrisia' na luta contra a Aids

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comPesquisadores e ativistas mortos na queda do avião da Malaysia Airlines recebem homenagem na abertura da Conferência Internacional sobre a Aids 

Melbourne, Austrália – O diretor do Programa de HIV/Aids da Organização das Nações Unidas (UNAids), Michel Sidibé, fez neste domingo um duro discurso na abertura do 20ª Conferência Internacional sobre Aids, que acontece em Melbourne, na Austrália. Sob aplausos, Sidibé pediu aos governos o fim da “hipocrisia” e a universalização de tratamentos e da educação de saúde reprodutiva.

- Eu peço pelo fim da Aids até 2030 – disse Sibilé, clamando aos líderes mundiais para “acabar com a hipocrisia e promover os direitos e a saúde sexual e reprodutiva”.

Em vídeo para a ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou que a “luta contra a Aids cai ajudar a acabar com a pobreza extrema, resolver questões e avançar no processo de universalização dos serviços de saúde”.

Os pesquisadores e ativistas mortos na queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia também foram lembrados. Ban Ki-moon prestou os “mais altos tributos” às vítimas. Entre elas estavam Glenn Thomas, funcionário da Organização Mundial de Saúde, e Joep Lange, ex-diretor da Sociedade Internacional de Aids.

- No início da epidemia, grupos afetivos e a sociedade civil se recusaram a aceitar a derrota – disse Ban Ki-moon. - Agora, vamos juntar as forças no compromisso daqueles que não estão mais conosco e continuar o trabalho deles para conquistar o mundo sem Aids até 2030.

Paralelamente à conferência, a UNAids organiza a primeiro encontro “Cidades para a Transformação Social”, com lideranças municipais unindo forças para alcançar o objetivo de livrar o planeta da doença. Sibilé destacou o papel das estruturas locais no atendimento aos pacientes e na implementação de políticas preventivas.

- Eles possuem os recursos e a arquitetura para entregar serviços sociais e de saúde essenciais – apontou Sidibé. - Nós não vamos acabar com a epidemia da Aids sem a ajuda do poder das cidades.

O Globo

Concurso Prefeitura de Tabatinga - AM reabre inscrições

Atendendo a uma orientação do Ministério Público, a Prefeitura de Tabatinga, no estado do Amazonas, retificou o edital nº 001/2013 de concurso público e, após as alterações, reabriu as inscrições do mesmo. O certame estava suspenso devido a uma intervenção do Tribunal de Contas do Estado, que gerou o processo TCE nº 310/2014, mas já encontra-se devidamente regularizado e será executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, através da Comissão Permanente de Concursos - COPEC, e acompanhado por uma comissão instituída pelo Poder Municipal de Tabatinga.

Ao todo, são 530 vagas, das quais 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. Candidatos de todos os níveis de escolaridade podem pleitear os cargos, cujos salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.732,50 e carga horárias de 20 a 40 horas semanais.

Os profissionais de nível fundamental poderão assumir as funções de auxiliar de serviços gerais, coletor de lixo, coveiro, eletricista, gari, pedreiro, vigia, agente comunitário social, auxiliar administrativo, merendeira, motorista e operador de máquinas pesadas;

Para candidatos de nível médio e técnico, as vagas são para agente de trânsito e transporte, agente de zoonoses, agente fiscalização fundiária, assistente administrativo, fiscal de feira e mercado, fiscal de limpeza, fiscal de obras/posturas, guarda municipal, mecânico, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e técnico em segurança do trabalho;

Já em cargos de nível superior, as oportunidades são para agente arrecadação, assistente social, enfermeiro, engenheiro agrônomo, nutricionista, orientador educacional e professor.

Caso o candidato já inscrito no concurso desista de participar diante das alterações realizadas neste edital, deverá solicitar, via internet, através do site www.concursoscopec.com.br, no período de 24 a 27 de julho de 2014, a devolução do valor pago correspondente a inscrição e informar de qual forma deseja ser restituído.

As novas inscrições só serão admitidas se realizadas no período entre a (zero) hora do dia 06 de agosto 2014 até as 23h59min do dia 17 de agosto de 2014 (horário oficial de Manaus), exclusivamente pelo site www.concursoscopec.com.br.

A taxa de inscrição é de:
Ensino Fundamental: R$ 30,00;
Ensino Médio: R$ 40,00;
Ensino Superior: R$ 70,00.

O cartão de confirmação estará disponível no período de 06 a 11 de setembro de 2014, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br, que deverá ser impresso, obrigatoriamente, pelo candidato para fins de comprovação da inscrição e apresentação nos locais de realização das provas.

O certame será composto de prova objetiva, redação, títulos e teste de aptidão física.

As provas objetivas e a redação serão aplicadas na data provável de 28 de setembro de 2014 (domingo), em locais e horários que serão divulgados no cartão de confirmação, através do site www.concursoscopec.com.br. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados, no máximo, até 24 horas após a realização das mesmas.

A documentação relativa à prova de títulos deverá ser entregue nos dias 30 e 31 de outubro de 2014, das 8h às 12 h e das 14h as 17h (horário oficial de Tabatinga), no Centro de Treinamento Profissional do Alto Solimões – CTPSOL - CETAM situada na Av. Pernambuco s/n Vila Militar, município de Tabatinga/AM e/ou no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, setor da Comissão Permanente de Concursos/COPEC, das 8h às 12 h e das 14h às 17h localizado na Av. Djalma Batista 440/A – N. S. das Graças – CEP 69050-010.

O teste de aptidão física será realizado provavelmente no dia 31 de outubro de 2014, em local e horário determinados em edital específico.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Prefeitura de Maraã - AM abre mais de 1.150 vagas

Com oferta de 1.159 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Maraã, no estado do Amazonas, lançou edital normativo para realização de processo seletivo n° 02/2014. A carga horária dos futuros contratados será de 20, 30 ou 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 6.500,00. Do total de vagas, 5% serão reservados para os portadores de deficiência.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 31 de julho de 2014, das 8h às 17h, de segunda a sexta feira, nas secretarias de Educação, Administração ou de Assistência Social do município, ou ainda no Centro de Referência da Família/CRAS, na Avenida Castelo Branco n. 110, Centro, Maraã. Os candidatos que não residem em Maraã podem se inscrever na representação do Município em Manaus, situada na Rua B, nº 688, Conjunto Parque Dez de Novembro/Shangrilá - Manaus/AM.

Cargos
Nível superior: enfermeiro, dentista, bioquímico farmacêutico, professor II (lotados na sede e na zona rural), pedagogo, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e médico;

Nível médio: motorista fluvial, técnico em enfermagem, motorista "B", mecânico de máquina pesada, agente administrativo, digitador, guarda endemias, microscopista, recepcionista, técnico contábil, técnico em produção pesqueira, técnico em patologia clínica, técnico em radiologia, técnico em saneamento ambiental, fiscal florestal, guarda florestal, auxiliar de vigilância epidemiológica e fiscal de vigilância sanitária;

Nível fundamental: auxiliar de serviços gerais (lotados na sede e na zona rural), gari, merendeira, vigia, agente comunitário de saúde, office boy, agente de segurança, monitor de creche, técnico em saúde bucal, auxiliar de patologia clínica, auxiliar de radiologia e costureira.

Da Seleção
O certame será realizado em 02 (duas) etapas:

1ª Fase: análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório;

2ª Fase: entrevista pessoal, de caráter classificatório.

O resultado final será ratificado pelo Chefe do Poder Executivo e publicado no Diário Oficial dos Municípios, meios de comunicação do Município e Jornal de circulação do Estado, do qual posteriormente os aprovados serão convocados para apresentação de documentos para a contratação durante prazo de vigência deste processo seletivo.

Validade
O certame será válido pelo prazo de seis meses, a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial dos Municípios, podendo ser prorrogado a critério da Administração até a efetiva realização do concurso público.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 09 de julho, páginas 31 e 35.

Concurso Prefeitura de Careiro da Várzea - AM prorroga inscrição

A Prefeitura de Careiro da Várzea,  no estado de Amazonas, promove concurso público por meio do edital nº 001/2014. O certame visa preencher 286 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. 

Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Artífice, Carpinteiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro de Máquina, Motorista de Saúde Fluvial, Motorista Habilitação "B", Merendeiro, Operador de Máquinas, Pintor, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Fiscal de Abastecimento/Produção, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Turismo, Professor 1° ao 5° ano - Índio, Secretário de Escola, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Farmacêutico Bioquímico, Professor Educação Infantil, Professor 1° ao 5° ano - Ensino Fundamental, Professor - Língua Portuguesa, Professor - Matemática, Professor - História, Professor - Espanhol, Professor - Geografia, Pedagogo, Nutricionista e Médico Veterinário.

A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 3.799,00.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até 25 de agosto de 2014, por meio do site www.iaspec.com.br e/ou de forma presencial na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Av. José Ribamar Barbosa, n. 04, Centro, Careiro da Várzea/AM, entre os dias 11 de julho e 26 de agosto de 2014, das 08:00h às 14:00h (horário local).

Prova
O concurso será composto de prova objetiva e títulos.

A prova objetiva também está com nova data de aplicação, prevista para 28 de setembro de 2014 (domingo), sendo das 08:00h às 12:00h para os cargos de nível fundamental completo e nível superior; e de 14:30h às 18:30h para os cargos de nível médio, ambos horário local.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

O edital 003/2014 contendo a prorrogação das inscrições, encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 11 de julho de 2014, pág. 9.

Concurso Prefeitura de Júlio Mesquita - SP

A Prefeitura Municipal de Júlio Mesquita, no estado de São Paulo, lançou o edital de concurso público regido pelo nº 002/2014, que oferece 03 vagas para candidatos de nível médio/técnico e superior, com salários que vão de R$ 1.033,80 a R$ 1.307,67. As oportunidades são para profissionais das seguintes áreas: técnico em farmácia, médico veterinário e dentista, sendo a carga horária deste último de 20 horas por semana e dos demais jornada semanal de 30 horas.

Executado pelo Instituto Indec, o concurso aceitará inscrições realizadas entre os dias 21 de julho de 2014 e 03 de agosto de 2014, através do site da organizadora: www.institutoindec.com.br. O valor das taxas são de R$ 50,00 ou R$ 70,00. 

A aplicação das provas está prevista para às 13h do dia 17 de agosto de 2014, na cidade de Júlio Mesquita , em local a ser oportunamente informado. 

O gabarito da prova será divulgado provavelmente no dia 20 de agosto de 2014. 

O concurso público terá validade por dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de São Francisco - SP

A Prefeitura de São Francisco, no interior de São Paulo, por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI,vai realizar o concurso público regido pelo edital n° 001/2014, com o objetivo de preencher 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.590,07. O regime de trabalho depende da função, podendo ser de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para assistente social, atendente odontológico, trabalhador braçal, contador, escriturário, fisioterapeuta, guarda, motorista, nutricionista, pedreiro, professor , recepcionista, servente, visitador domiciliar e visitador sanitário.

A inscrição será realizada exclusivamente através de formulário disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até as 22h do dia 04 de agosto de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00, a depender da função escolhida.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 31 de agosto de 2014, das 09h às 12h, na E.E.Oscar Antônio da Costa, situada na Av. Oscar Antônio da Costa, 377 - Centro - São Francisco/SP. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 01 de setembro de 2014.

A validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São Francisco.

Concurso Prefeitura de Eldorado - MS reabre inscrições

Divulgado edital de reabertura do concurso público n° 001/2014, da Prefeitura de Eldorado, no estado do Mato Grosso do Sul. O certame tem a finalidade de preencher 15 vagas em cargos que exigem níveis fundamental, médio ou superior. Os vencimentos variam entre R$ 720,20 e R$ 3.282,82.

As oportunidades são para os cargos de Advogado, Assistente Social, Contabilista, Psicólogo, Assistente de Administração, Técnico em Licitação, Coveiro, Servente Escolar e Trabalhador Braçal. Serão reservadas 5% das vagas aos portadores de deficiência.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através da internet, pelo endereço eletrônico www.fadct.org.br, das 09 horas do dia 28 de julho até 04 de agosto de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 100,00. O edital completo e outras atualizações podem ser acessados no mesmo endereço eletrônico informado.

O concurso terá prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos, além de prova prática para os cargos de Contabilista e Técnico em Licitação e prova de títulos para nível superior.

As retificações com relação à prova objetiva e prova prática estarão disponíveis a partir do dia 25 de julho de 2014.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Teixeirópolis - RO abre vagas em seletivo

Para atender as necessidades da administração da Prefeitura de Teixeirópolis, no Estado de Rondônia, o governo municipal lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios (21 de julho de 2014) o edital nº 01/2014. O processo seletivo servirá para contratação temporária de 8 profissionais de níveis fundamental e superior, com remuneração de até R$ 1.815,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos: Pedagogo, Professor (Letras/Inglês e Português), Enfermeiro e Mecânico.

As inscrições serão recebidas exclusivamente no Protocolo, junto à sede da Prefeitura de Teixeirópolis, situada à Rua Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro, no período compreendido entre os dias 31 de julho e 1° de agosto de 2014, das 8h às 13h.

Documentação necessária para inscrição:
Formulário de Inscrição devidamente preenchido;
Apresentar cópia legível (frente e verso);
Apresentar cópia legível do CPF ou do Protocolo do mesmo;
Prova de quitação das obrigações militares e eleitorais;
Apresentar comprovante de escolaridade e formação;
Anexar à ficha de inscrição o Currículo.

O certame será realizado por meio de prova de títulos, que deverão ser entregues em envelopes devidamente identificados, os títulos para análise deverão ser entregues junto ao seguinte endereço: Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro – Teixeirópolis/RO.

O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Mariápolis - SP

A Prefeitura de Mariápolis, no estado de São Paulo, com o auxílio da empresa CEMAT, lançou edital de concurso público n° 02/2014, com a intenção de ocupar vagas para cadastro de reserva, nos cargos de agente comunitário de saúde, médico e monitor de transporte escolar (níveis médio e superior). Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 8.000,00 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 31 de julho de 2014, através da internet no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas são de R$ 45,00 para cargos de nível médio e de R$ 50,00 para profissionais de nível superior.

Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet), poderão utilizar o ACESSA São Paulo, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, localizado à Rua São Sebastião, nº 603, na cidade de Mariápolis-SP.

As provas serão aplicadas na cidade de Mariápolis-SP, na data provável de 10 de agosto de 2014 (domingo), na E.M.E.F. “Nelson Magnani”, localizada à Av. Prefeito Joaquim da Costa e Silva, n° 710, no horário com início às 9h.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Costa Marques - RO

A Prefeitura de Costa Marques, no Estado de Rondônia, lançou o edital de processo seletivo nº 001/2014. O certame propõe 05 vagas para candidatos de nível superior, com salários que vão de R$ 2.319,84 a R$ 4.706,51.

As oportunidades são para os cargos de Bioquímico e Médico por jornadas de trabalho de 40 horas por semana. 

As inscrições podem ser feitas no período de 04 a 20 de agosto de 2014, das 07h as 13h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Municipal de Administração, localizada no prédio da Sede da Prefeitura sito a Av. Chianca, nº 1381- Centro. Costa Marques/RO, não será cobrado taxa de inscrição.

Os candidatos serão avaliados por prova de análise de títulos, prevista para os dias 21 e 22 de agosto de 2014. 

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 25 de agosto de 2014, a partir das 12h, no Mural da Prefeitura e da Câmara Municipal e no Diário Oficial dos Municípios/AROM. 

O certame é válido pelo período de 01 ano, contado a partir da data de Homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração não ultrapassando o prazo de 02 anos.

O edital completo se encontra no Diário Oficial dos Municípios/AROM do dia 21 de julho, entre as páginas 13 e 16.

Concurso Prefeitura de Araguaiana - MT

A Prefeitura do município de Araguaiana, no estado do Mato Grosso, reabriu o concurso regido pelo edital nº 001/2014 que dispõe de diversos cargos, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo (Câmara Municipal). Ao todo, são 42 vagas, sendo 38 para a Prefeitura e 04 para a Câmara. Os salários oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 8.000,00.

Na Prefeitura, as chances se distribuem entre os seguintes cargos de nível superior: assistente social, bioquímico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, motorista categoria D, nutricionista, médico, odontólogo, psicólogo e analista de Recursos Humanos. 
Já os candidatos cujo grau de escolaridade seja o ensino médio podem concorrer a uma das vagas de auxiliar de enfermagem, assistente de compras, fiscal de vigilância sanitária, operador de ETA, auxiliar administrativo, entre outras. Para candidatos de nível fundamental há sete vagas de agente comunitário de saúde, para atuação em regiões distintas da cidade.

As oportunidades na Câmara são para para contador, procurador jurídico (nível superior), auxiliar administrativo-financeiro e auxiliar de serviços gerais (ensino médio e ensino fundamental, respectivamente).

Com o novo prazo, as inscrições podem ser feitas no período de 21 de julho a 08 de agosto de 2014, através do site da ACPI, oranizadora do certame (www.acpi.com.br). Candidatos que não tenham acesso particular à internet podem utilizar, durante o período de inscrição acima definido, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, os terminais disponibilizados na sede da Prefeitura de Araguaiana (Av. Presidente Vargas, 643). O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00, R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender do cargo pleiteado.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 31 de agosto de 2014, às 8h, em local a ser indicado em edital complementar. O gabarito preliminar com os resultados das provas está previsto para ser divulgado a partir das 20h do mesmo dia da aplicação das provas.

Haverá prova prática para alguns cargos, a ser realizada provavelmente no dia 28 de setembro de 2014, em locais a serem definidos em edital complementar.

Este concurso público é válido pelo prazo de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período, por expressa determinação do Prefeito Municipal de Araguaiana.

IDM - AC divulgou editais de processo seletivo

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM), no estado do Acre, divulgou os editais nº 18, 19, 20, 21, 22 e 23/2014, todos de processo seletivo, com o intuito de preencher 1.138 vagas  remanescentes para contratação temporária de Mediadores de Aprendizagem (Mensalista e Horista - Zona Urbana) e Módulo Específico (Zona Urbana e Rural), para atuação nos Cursos Técnicos (Área de Saúde e Gastronomia/Hospitalidade) no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Das vagas, 10% serão destinadas aos portadores de deficiência.

Salários
Os Mediadores de Aprendizagem Mensalistas (Zona Urbana) que atuarão nos cursos Pronatec perceberão, a título de remuneração, o valor de R$ 3.000,00 por 40 horas semanais e R$ 2.250,00 por 30 horas semanais, não ultrapassando os limites estipulados em lei e nas normas internas do Instituto Dom Moacyr.

Os Mediadores de Aprendizagem Horistas (Zona Urbana) que atuarão nos cursos Pronatec perceberão, a título de remuneração, o valor de R$ 25,00 por hora aula, em conformidade com a carga horária prevista em termo de compromisso, não ultrapassando os limites estipulados em lei e nas normas internas do Instituto Dom Moacyr.

Inscrição
A entrega dos envelopes com a documentação, contendo ficha de inscrição devidamente preenchida, ocorrerá do dia 21 a 24 de julho de 2014, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos seguintes locais:

Cruzeiro do Sul - Centro de Educação Profissional CEFLORA, situado à Rua Paraná, nº 865, Bairro 25 de agosto;

Feijó - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, localizado na Avenida Marechal Deodoro nº 1140 - Centro;

Mâncio Lima - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, situado na Av. Joaquim Generoso de Oliveira, nº 202, Centro;

Plácido de Castro - Centro de Educação Profissional João de Deus Rodovia Ac 40, km 3,5;

Rio Branco - Unidade Central, situada na Avenida Nações Unidas, nº 1068, Bairro Bosque (altos da Loja Gazin);

Rodrigues Alves - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, localizado à Rua Tarauacá, nº 257 - Centro;

Tarauacá - Núcleo de Educação Profissional (Antigo Centro de Juventude Municipal) situado à Rua do Ipepaconha, s/n, Bairro Ipepaconha;

Assis Brasil - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Av. Raimundo Chaar, nº 324 – Centro;

Brasiléia - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Av. Benjamin Constant, nº 64 – Centro;

Epitaciolândia - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Avenida Santos Dumont, 1180 – Centro;

Manoel Urbano - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Rua Francisco Freitas, s/n, Bairro São José;

Plácido de Castro - Centro de Educação Profissional João de Deus - Rodovia Ac 40, km 3,5;

Porto Acre - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Rua das Falcatruas, nº 11 - Vila do Incra, Projeto Humaitá;

Sena Madureira - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Avenida Avelino Chaves, nº 690 - Centro;

Senador Guiomard - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Av. Castelo Branco nº 649 - Centro;

Xapuri - Núcleo de Educação Profissional - Rua Luiz Ramos de Albuquerque, n° 331. Pólo Industrial – Bairro Constantino Melo;

Bujari - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Rua Geraldo Mesquita, nº 0148 - Centro;

Capixaba - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Rua João Tecinari, s/n - Centro;

Santa Rosa dos Purus - Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - Rua Francisco Gomes Queiroz, s/n, Bairro Cidade Nova.

A inscrição será gratuita.

Prova
Os inscritos serão selecionados por Análise Curricular (caráter eliminatório e classificatório), prevista entre os dias 25 e 31 de julho de 2014.

Validade
O processo seletivo será válido por 01 ano a partir da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, conforme necessidade da instituição.

Todos os editais  estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, edição de 21 de julho de 2014, pág. 38 a 118.

Concurso Prefeitura de Quevedos - RS

A Prefeitura de Quevedos, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Finanças, lançou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 08 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 4.549,76 por carga horária de 22 a 44 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Agente Administrativo, Agente Comunitário, Agente Municipal de Controle Interno, Assistente Social, Diretor de Pessoal, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instalador Hidráulico, Médico Veterinário, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operário Especializado, Professor – N1 – Educação Especial, Professor – N1 – Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Serviços Diversos e Vigilante.

O certame será realizado por meio da empresa Objetiva Concursos Ltda e as inscrições via internet poderão ser realizadas até 04 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 40 para nível fundamental; R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 31 de agosto de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 15 de agosto de 2014.

O concurso terá validade por dois, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz do Sul - RS

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Comunicação Social, publicou edital de concurso público n°001/2014, destinado ao preenchimento de 293 vagas para cargos de níveis fundamental, técnico e superior. Os salários vão até R$ 9.744,00 em carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado, sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário de Saúde da Família, Cirurgião-Dentista de Saúde da Família, Enfermeiro de Saúde da Família, Médico de Saúde da Família e Técnico em Enfermagem de Saúde da Família.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 17 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 21 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 02 de setembro de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, contadosa partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município.

Prefeitura de Porto Alegre - RS abre concurso para médicos

A Prefeitura de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 73/2014. O certame propõe 05 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, para candidatos de nível superior, com remunerações que vão de R$ 2.310,90 a R$ 4.621,80, mais gratificação, por jornadas de trabalho que variam entre 20, 30 ou 40 horas por semana. 

Com oportunidades para Médico especialista – Cirurgia Vascular, especialista – Neurocirurgia, especialista – Neurologia, especialista – Otorrinolaringologia e especialista – Pediatria.   

As inscrições serão aceitas até o dia 05 de agosto de 2014 e podem ser efetuadas através do site www.portoalegre.rs.gov.br, mediante ao pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 112,00. 

A prova está prevista para ser aplicada no dia 14 de setembro de 2014, na cidade de Porto Alegre – RS, no turno da tarde, em data, horários e locais a serem oportunamente divulgados, no site www.portoalegre.rs.gov.br/concursos.

O gabarito preliminar das provas provavelmente será divulgado no dia 17 de setembro de 2014. 

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez. 

Concurso Prefeitura de Barrinha - SP

A Prefeitura de Barrinha, no estado de São Paulo, através da empresa organizadora Apta Assessoria e Consultoria Ltda, realizará o concurso público regido pelo edital nº 01/2014, que será composto por provas objetivas, práticas e teste físico. O objetivo é contratar 44 profissionais de todos os níveis de escolaridade para assumirem imediatamente os postos vagos, além da formação de cadastro reserva para chamada futura.

Conforme estabelece a Legislação, ficará reservado 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência. Os vencimentos vão de R$ 767,39 até R$ 2.199,34, de acordo com o grau de conhecimento.

As vagas são para auxiliar de serviços gerais, coveiro, eletricista, encanador, gari, lixeiro, mecânico, motorista, operador de maquinas, pedreiro, tratorista, vigia, auxiliar de enfermagem, recepcionista, técnico administrativo, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, técnico de segurança do trabalho, assistente social, biomédico, dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico do trabalho e psicólogo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00, para nível fundamental; de R$ 35,00, para nível médio e nível técnico; e de R$ 50,00, para nível superior.

Para se inscrever o candidato deverá acessar o endereço eletrônico: www.aptarp.com.br e preencher o requerimento até 10 de agosto de 2014.

Os candidatos que não tiverem acesso a internet deverão se dirigir ao “Acessa São Paulo”, situado na Avenida Doutor Gumercindo Veludo, nº 572, no Centro, das 8 h às 11h30m.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 31 de agosto de 2014 e o local e horário de realização serão divulgados no dia 23 de agosto de 2014, pelo site: www.aptarp.com.br, através de aviso da ser afixado no mural da Prefeitura de Barrinha, situada à Praça Antônio Prado, nº 70, Centro, e por publicação na Imprensa Oficial do Município.

Não havendo contratempo, o gabarito será exposto no dia 3 de setembro de 2014, por meio de afixação na Prefeitura e de publicação no site da Aptarp. Também caso não tenha nenhum imprevisto, a prova prática será aplicada no dia 21 de setembro de 2014.

A homologação e o resultado final do certame serão conhecidos no dia 4 de outubro de 2014, através do site da organizadora e também na Imprensa Oficial do Município.  

O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de Barrinha.

Concurso Prefeitura de Ouro Preto - MG

A Prefeitura de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo n° 006/2014, com a finalidade de ocupar 61 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 12.300,00, por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades contemplam cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Combate a Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Farmácia, Enfermeiro, Médico Endocrinologista, Médico Ginecologista, Médico do Trabalho, Médico Neurologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Dermatologista, Farmacêutico, Monitor de Oficina Terapêutica I, Médico, Odontólogo, Técnico em Prótese Dentária, Médico Plantonista Clínico, Médico Plantonista Pediatra, Psicólogo, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Enfermagem.

O período das inscrições será de 22 a 25 de julho de 2014, no site www.ouropreto.mg.gov.br.

As provas serão aplicadas provavelmente no dia 02 de agosto de 2014, com início às 9h00min e término às 11h00min. No dia 28 de Julho, a partir das 15h00min, a Gerência de Recursos Humanos tornará pública, através da fixação em mural da respectiva Gerência e no site oficial da Prefeitura (www.ouropreto.mg.gov.br), a relação nominal dos candidatos, os locais e as respectivas salas de prova.

O gabarito da prova será divulgado na Secretaria Municipal de Saúde, na Gerência de Recursos Humanos e através do site www.ouropreto.mg.gov.br, com data provável de 05 de agosto de 2014, com o resultado final a partir do dia 14 de agosto de 2014.
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para o cargo/lotação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Concurso Prefeitura de Natal - RN

Publicado o edital n° 001/2014 de concurso público da Prefeitura de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. O concurso a ser executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferece 596 vagas, sendo 331 para Agente Comunitário de Saúde e 265 de Agente de Combate às Endemias. A remuneração pode chegar a R$ 1.027,21, podendo ser acrescido de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Os interessados deverão efetivar sua inscrição a partir das 8h00min do dia 04 de agosto até 1º de setembro de 2014, através do site www.comperve.ufrn.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

O certame será constituído de prova objetiva e teste de capacitação física.

A prova objetiva está prevista para 21 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados no site www.comperve.ufrn.br, a partir do dia 16 de setembro de 2014.

A listagem dos candidatos convocados, o dia, o local e o horário do Teste de Capacitação Física serão divulgados no sítio da Comperve, no dia da publicação do resultado das provas objetivas (divulgação do Gabarito Oficial Definitivo).

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

O edital está publicado no Diário Oficial do Município, de 21 de julho de 2014, a partir da página 08.

Concurso Hemorrede - MS

Foi divulgado edital n°01/2014 de concurso público da Hemorrede, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul. No total, são disponibilizadas 56 vagas de níveis médio e superior. Os profissionais vão atuar em jornadas de 20h ou 40h semanais, com remunerações de R$ 930,44 a R$ 2.167,16, acrescidas de abono e adicional de função.

Em nível médio, as oportunidades são para assistente de serviços de saúde, técnico de enfermagem e técnico de laboratório. Já para nível superior, os cargos disponíveis são de assistente social, biólogo, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, médico (clínico médico e hematologista). No caso de candidatos graduados, ainda é exigido registro no conselho de fiscalização profissional da classe.

As inscrições serão realizadas no período de 22 de julho a 8 de agosto de 2014, pelo site www.concurso.ms.gov.br. As taxas são de R$ 95,65 (nível médio) e R$ 153,04 (nível superior).

A seleção conta com prova objetiva e avaliação de títulos. O concurso público de provas e títulos - SAD/SES/HEMORREDE/2014 será realizado em Campo Grande/MS.

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração de 4 (quatro) horas e será realizada em Campo Grande/MS em data, horário e endereço a serem divulgados através de edital específico no Diário Oficial do Estado - DOE, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br e disponibilizado, via Internet, no site www.concurso.ms.gov.br.

A lotação dos aprovados será nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

A validade do certame é de dois anos, a contar da publicação do edital de homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.