Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entenda como o pessimismo influencia sua saúde

Evitar pensamentos negativos pode aumentar, e muito, a sua qualidade de vida

Vocês já pararam para observar o quanto os pensamentos negativos apenas alimentam seu mau humor, fazendo com que seu dia se torne mais pesado e cheio de pequenos incidentes desagradáveis? Quantas vezes ao acordar pela manhã e bater o dedo na beira da cama já não saiu esbravejando e dizendo que o dia começou ruim?

Isso porque muitas vezes vivemos rodeados de pessoas e ou situações que nos levam a ver somente o lado ruim das situações, e acabamos interiorizando esse comportamento crítico e queixoso em nossa vida.

Outro exemplo é que algumas pessoas já cresceram ouvindo os pais reclamarem de tudo, sempre insatisfeitos com o que têm em casa ou no trabalho e, por mais que isso possa incomodar, nos acostumamos a ver esse mundo ingrato que tanto nos foi descrito. Quando menos esperamos alguém ao nosso lado nos aponta isso. Ao nos dar conta desse comportamento, ficamos a pensar o que fazer para mudar esse jeito de ser mal humorado.

Porque é tão complicado entender que viver é um grande aprendizado e que, nesse contexto, precisamos alongar nosso olhar em busca de outros significados para não carregarmos o peso de uma vida difícil todos os dias? Isso acontece porque nos acostumamos a colocar muita tralha em nossas cabeças e, desta forma, vamos nos alimentando somente de pensamentos ruins que, refletem não somente em nós mesmos, mas no nosso corpo e na nossa relação com as pessoas ao nosso redor.

Pensamentos ruins geram doenças como depressão, ansiedade, mau humor crônico, entre outras doenças do estomago, coração, dores de cabeça, musculares. Isso porque o corpo não suporta tantas situações incompreendidas e mal digeridas, causando um mal estar constante na nossa vida.

É importante aprendermos a diferenciar a real felicidade das pequenas situações que nos fazem felizes no nosso dia a dia. Felicidade é um conjunto consciente de situações que no todo nos trazem contentamento. Uma avaliação objetiva e afetiva que fazemos de nossa própria vida, incluindo as experiências emocionais que nos são agradáveis com baixo nível de humores negativos e alta satisfação em relação à vida.

Esse processo é muito interessante, pois começamos a dar outro sentido à vida, muito maior do que aprendemos sobre ser feliz. Incluímos uma série de novos comportamentos que nos levam a uma satisfação imediata, pois quem não gosta de um bom dia com um belo sorriso no rosto, ou um momento de atenção quando se quer ser ouvido, ou mesmo um breve aperto de mão?

Todas as nossas ações contribuem diretamente para o bem estar próprio e do outro, desencadeando uma cadeia de bem estar constante. A saúde mental está ligada diretamente ao nosso corpo, nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e passa a agir de acordo com eles.

O que a ciência diz
A neurociência vem estudando os efeitos da positividade e identificou o quanto os nossos comportamentos são geradores de mudanças cerebrais importantes, como vemos em alguns casos de pessoas que passaram por situações traumáticas físicas e mentais se recuperaram.

Se você se identificou com o texto, é importante avaliar a forma que tem se relacionado consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Procure manter uma atitude positiva, promovendo o que, segundo a psicologia positiva, é o caminho adequado para mudar comportamentos.

Fonte Minha Vida

Oito bons motivos para você beijar mais

Além de deixar o astral lá em cima, o beijo melhora a circulação e te protege de doenças

Que beijo é uma delícia, todo mundo já sabe, mas e os benefícios que ele traz para a saúde, você conhece? Esse gesto de carinho - quando praticado com amor e cumplicidade - pode desencadear reações no corpo todo, produzindo bem-estar, confiança e unindo ainda mais o casal. "A boca tem o mesmo número de terminações nervosas que a glande do pênis e o clitóris e, por isso, também é um canal de prazer", conta o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Junior, do ambulatório de sexologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Conheça os benefícios dessa demonstração de afeto:
 
Beijo - foto: Getty ImagesMelhora a circulação
A excitação que acontece durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo. A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca, contribui para o aumento da quantidade de sangue oferecida aos tecidos. "Essa intensificação da circulação nutre as células e até ameniza dores no corpo, como a enxaqueca e a dor de cabeça", explica Amaury Mendes.
                    
Beijo na bochecha - foto: Getty Images Previne e ameniza rugas
Um beijo apaixonado e cheio de cumplicidade movimenta 29 músculos da língua e do rosto. O gesto cheio de boas emoções, além de gastar calorias, funciona como uma ginástica facial. "Beijar combate a flacidez e a movimentação aumenta a circulação sanguínea no rosto, nutrindo as células e evitando o envelhecimento precoce e as rugas", explica o sexólogo Amaury.
 
Casal se beijando - foto: Getty ImagesImunização
Você sabia que o beijo promove a troca de cerca de 250 bactérias? Antes de torcer o nariz, saiba que essa permuta protege o corpo de várias doenças. "Os micro-organismos trocados vivem em uma relação amigável com o corpo de forma a aumentar a imunidade, já que não são do tipo que provoca doenças", explica Amaury Mendes. Mas também é verdade que o beijo também pode transmitir alguns micro-organismos maléficos e causar doenças, como a mononucleose infecciosa. Por isso, é bom tomar cuidado antes de sair distribuindo beijos.
 
Beijo apaixonado - foto: Getty ImagesLibera hormônios do prazer
O beijo libera os hormônios dopamina, epinefrina e ocitocina. "Respectivamente, esses hormônios atuam estimulando, gerando sensação de prazer e estabelecendo o vínculo entre o casal", explica o sexólogo Amaury. É um momento de plena intimidade que está ligado a uma série sensações, como calor, frio na barriga, ansiedade, arrepios e excitação.
 
Beijo - foto: Getty ImagesEstimula os sentidos
"O beijo não se resume ao contato entre os lábios - é um disparador para todas as sensações corporais", aponta o psicólogo e pesquisador Diego Henrique Viviane, do Instituto Paulista de Sexualidade. A ação de beijar inclui tato, do toque dos lábios e do encontro corporal; olfato, estimulado ao sentir o cheiro do parceiro; paladar, representado pelo gosto do parceiro; a audição, que permite ouvir a respiração e os ruídos que fazem parte de um bom beijo, e por fim a visão, a observação do outro.
 
Casal se beijando - foto: Getty ImagesPromove bem-estar
A liberação dos neurotransmissores chamados de endorfinas, que acontece durante o beijo, promove uma prazerosa sensação de bem-estar. Quando estão em níveis muito baixos no organismo, causam irritabilidade, sono, tristeza, impulsividade e uma série de dificuldades emocionais. "A produção de endorfinas em nível saudável eleva a sensação de bom humor", explica o psicólogo e pesquisador Diego Henrique Viviane, do Instituto Paulista de Sexualidade. Um bom beijo ajuda a equilibrar esse hormônio e a ter mais disposição para lidar com as questões do dia a dia, melhorando a qualidade de vida.
 
Beijo de casamento - foto: Getty ImagesMelhora a autoestima
"O beijo romântico implica na sensação de ser amado e o beijar por beijar está ligado ao poder de conquista, de sedução, de ser atraente a outras pessoas, ou seja, o beijo está intimamente relacionado à autoestima", explica o psicólogo Diego. É como um ciclo: com mais autoconfiança, você se sente mais a vontade para beijar e expressar emoções e sensações, tanto de maneira verbal quanto não verbal.
 
Casal se beijando - foto: Getty Images Ajuda a expressar as emoções
O beijo está ligado à expressão emocional, mas, por si só, não é suficiente para expressar todo o conteúdo amoroso, emocional e afetivo. Ele é, portanto, um aspecto da demonstração de afeto. "Em conjunto com a capacidade de lidar com as emoções de maneira verbal e direta, o ato beijar pode ser responsável pela qualidade de qualquer relação humana", conta o psicólogo Diego.
 
Fonte Minha Vida

Impostos sobre remédios

Recentemente, reportagem na Forbes chamou atenção para a escandalosa carga tributária brasileira que remetia valores de automóveis para 3 a 4 vezes mais caros do que no exterior. E é realmente assustador. Cabe chamar a atenção, entretanto, para um item essencial que também sofre deste mal: remédios.
 
No Brasil se cobra do contribuinte 11 diferentes tipos de impostos sobre medicamentos: 9 federais, 1 estadual, 1 municipal e mais 2 taxas cobradas a cada 5 anos pela Agência de vigilância Sanitária (ANVISA) para autorização de funcionamento e registro de medicamento. Com isso, a carga tributária sobre os medicamentos é de quase 34% contra 6,3% de média mundial, considerando que em alguns países não se cobram impostos sobre medicamentos e, a propósito, existem muitos países nos quais o tributo sobre remédios sequer existem. Isso é importante porque se os impostos fossem reduzidos, como se fez com os carros, os medicamentos poderiam ficar muito mais baratos e acessíveis.

O retorno social destes tributos é um capítulo a parte. É praticamente consenso, também, que pior do que pagar um tributo salgado, é não identificar a contrapartida social: o governo arrecada, com impostos, o dobro de dinheiro que gasta com compra de medicamentos … e quando compra (e faz isso com aproximadamente 20% dos medicamentos usados pela população) também paga impostos, ou seja, parte do insuficiente orçamento para compra de medicamentos sai direto do Ministério da Saúde e vai para o Ministério e Secretarias Estaduais da Fazenda.

Vejamos o caso de Pernambuco: lá, o governo arrecada R$ 263 milhões com impostos sobre a venda de medicamentos, mas investe apenas R$100 milhões na compra de remédios, ou seja, teoricamente o dinheiro arrecadado é usado para financiar incentivos fiscais para outras áreas. No Paraná a situação já é diferente. Bastou que o Estado reduzisse de 18% para 12% o ICMS recolhido sobre a venda de medicamentos e aumentasse os impostos sobre outros produtos, como cigarros e bebidas, por exemplo, para que o preço de medicamentos caísse por volta de 7%, além de aumentar a arrecadação total de impostos recolhidos. Simples assim.

A pergunta fundamental é sobre o que deve vir na frente: o carro ou os bois (no caso, os remédios)? O que os 70% da população que ganham até 3 salários mínimos precisam, de fato? Precisam da redução do IPI para aumentar a venda dos carros? Ou de medicamentos mais baratos para tratar de sua saúde?

No Brasil as pessoas continuam a arcar diretamente com mais de 50% dos gastos totais com saúde (70% com medicamentos). Isso ocorre no Brasil e em apenas outras 30 nações, a maioria pobres, conforme apontou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
O Brasil é a sexta maior economia do mundo, mas as verbas públicas que destina ao setor de saúde (5,9%) são inferiores até mesmo à média dos países africanos (9,6%) e menos da metade da média mundial (14,3%). Lembramos, ainda, que 50% do que se gasta em saúde vai para 20% da população que tem plano de saúde. Assim, a despeito de impor aos seus contribuintes uma pesada carga tributária, de quase 30% do PIB (digna de nações escandinavas), o Estado brasileiro não faz os investimentos necessários na saúde.

O Brasil tem pelo menos 80 tributos em vigor e mais de 3 mil normas para regê-los. E esta complexidade tem um impacto ainda não mensurado sobre o preço dos medicamentos. Para se ter uma ideia, o Grupo Gerdau tem estruturas idênticas no Brasil e nos EUA – só que lá tem apenas 2 funcionários dedicados a lidar com impostos, enquanto que no Brasil são 250.

Existem hoje, tramitando no Congresso Nacional, nada menos que 24 propostas de redução da carga tributária sobre medicamentos. Destaca-se o projeto de Lei no. 2919/2011 que se aprovado reduzirá a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre a receita bruta da venda de equipamentos e medicamentos usados em hospitais da rede pública. Há, também, a proposta de proibir a cobrança de impostos sobre medicamentos de uso humano, a exemplo de alguns medicamentos veterinários sobre os quais não incidem impostos ou houve expressiva redução.

Para que os medicamentos fiquem mais baratos no Brasil, é necessária vontade política e inversão de prioridades, ou seja, o governo precisa colocar a saúde na frente dos carros. Simples assim.
 
Artigo originalmente publicado no portal da Revista Amanhã

 
Franco Oliveira, co autor deste artigo, é especialista em liderança e gestão estratégica de pessoas. Atualmente é Presidente Executivo da Abradimex (Associação Brasileira de Medicamentos Especiais e Excepcionais).

Fonte SaudeWeb

As oportunidades da Medicina Personalizada

Brasil não perde para a Europa em relação aos diagnósticos genéticos, diz especialista. Tratamentos direcionados representam oportunidades para a indústria farmacêutica, de TI, médicos e, principalmente, pacientes
 
Antes o diagnóstico de praxe, o patológico. Em seguida, o genético, possibilitando a personalização do tratamento. Depois do sequenciamento do primeiro genoma humano há mais de dez anos, a promissora medicina personalizada veio à tona com suas inesgotáveis possibilidades.
 
“Daqui a uns seis anos, vai ser muito fácil mostrar o seu genoma para o médico e, com ele, o médico vai dizer quais doenças você tem propensão e direcionar o tratamento mais adequado”, afirma Mariano Gustavo Zalis, diretor do laboratório Pró Genética, mestre em Biofísica pelo Weizmann Institutte Of Science de Israel e doutor em Biofísica pela UFRJ.
 
Atualmente o genoma ainda não é compreendido perfeitamente, segundo Zalis. Embora a medicina personalizada seja importante para todas as patologias, os oncologistas já saíram na frente em relação ao conhecimento das técnicas genômicas, devido às características das células cancerígenas. Entretanto, todos os profissionais de saúde devem ficar atentos às inovações na área, que está revolucionando, de maneira gradual os tratamentos e a relação entre médico e paciente.
 
“Um tumor é dependente de muitas proteínas dentro da célula. Estas começam a se multiplicar. Mesmo sendo o mesmo tipo de tumor de um paciente para outro, existem diferenças genéticas importantes que alterarão a reação de cada um em relação às terapias ou doses”, explica o especialista.
 
O Brasil não perde para países europeus non que se refere à qualidade dos exames, na opinião de Zalis. ”A gente extrai o DNA de um tumor, ele é processado e colocado em um aparelho da Roche, por exemplo, que faz a análise genética do tumor”, exemplifica como a Pró Genética trabalha.
Para ele, a indústria farmacêutica tem uma grande oportunidade de mercado pela frente e, se souber explorar, deverá ganhar muito dinheiro com a medicina personalizada.
 
A multinacional Life Technologies, especializada em biotecnologia, por exemplo, apresentou ao mercado brasileiro este ano uma tecnologia de sequenciamento do DNA, baseada em um microchip.
Batizado de Ion Proton Sequencer, a máquina consegue sequenciar o genoma completo em um dia e por um preço abaixo de US$ 1 mil.
 
A multinacional possui dois escritórios alocados em São Paulo e opera em todo o Brasil – país que cresce para a organização entre cinco e seis vezes acima da Europa e dos EUA, segundo o CEO para AL, Gianluca Pettiti.
 
Entretanto, dentre os países latino-americanos ainda é um dos mais burocráticos no que diz respeito a importação de equipamentos. “No Chile demora um dia para importar um reagente. No Brasil demora duas semanas”, compartilha o executivo.
 
Em entrevista, em março de 2012, com Andrew Hessel – um dos responsáveis pela cadeira de Bioinformática e Biotecnologia da Singularity University – o cientista afirma que dentro de 20 anos, a biologia sintética será muito parecida com os computadores de hoje. “Teremos sequenciado o DNA de quase todas as criaturas do planeta. Haverá milhões de pessoas, que, hoje, são crianças, que irão programar coisas vivas como parte de seu trabalho diário. Seres vivos modificados serão importantes para, praticamente, qualquer indústria – saúde, alimentação, ambiente, energia, água, espaço, segurança. Além disso, muitas doenças “órfãs” serão curados ou tratáveis. No geral, eu vejo a biologia como a futura indústria de TI”.
 
Leia mais:

Futuro da genética permite a cura e tratamento de doenças raras


Medicina personalizada transformará a saúde

 
Fonte SaudeWeb

Equipamentos médicos recebem desoneração de folha de pagamento

Com o novo sistema, o recolhimento da contribuição patronal paga pelas empresas, equivalente a 20% de suas folhas, é substituído pela incidência de alíquota, de 1% ou 2%, sobre as suas receitas brutas

A desoneração da folha de pagamento para o setor de equipamentos médicos foi anunciada nesta quinta-feira (13), em Brasília. Ao diminuir a carga tributária incidente sobre as empresas, por meio da redução dos custos laborais, a medida objetiva ampliar a competitividade da indústria, estimular a formalização do mercado de trabalho e diminuir as assimetrias na tributação entre o produto nacional e importado.

Com o novo sistema, o recolhimento da contribuição patronal paga pelas empresas, equivalente a 20% de suas folhas, é substituído pela incidência de alíquota, de 1% ou 2%, sobre as suas receitas brutas.

“Recebemos essa notícia com muito entusiasmo, visto que a desoneração da folha de pagamentos para nosso setor é um pleito antigo da Associação”, disse o vice-presidente da Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), Paulo Henrique Fraccaro.

Apesar da medida, Fraccaro acrescentou que a indústria de equipamentos médicos ainda sofre com a falta de isonomia tributária mediante os produtos importados adquiridos por hospitais públicos e filantrópicos. “A isonomia tributária é um pleito que a Abimo vai continuar defendendo”.

A Abimo havia apresentado ao Ministério da Fazenda informações sobre as distorções tributárias que afetam a indústria de equipamentos odonto-médico, hospitalares e laboratoriais e solicitou a extensão dos benefícios tributários da desoneração da folha de pagamentos aos produtores do setor.

A desoneração da folha de pagamentos é uma mudança no sistema tributário das empresas, instituída pela Lei 12.546/11, que altera a base tributária da contribuição previdenciária: da folha para o faturamento.

Após o anúncio dessas medidas, as empresas do setor precisam se adequar à mudança na base de contribuição. A Medida Provisória deve sair ainda essa semana, segundo o governo, e a validade será a partir de janeiro de 2013.

Fonte SaudeWeb

4 novos pilares de vigilância para dispositivos médicos nos EUA

De acordo com especialoista, a medida do FDA evidencia alteração radical e uma sensível melhoria no sistema

O Departamento de Vigilância de Pós-Comercialização de dispositivos médicos do FDA (agência reguladora dos EUA equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e responsável pela regulação de alimentos e medicamentos), atento ao fato de não ser mais referência de agência reguladora de questões sanitárias e preocupado com efeitos derivados de uma postura flexível e condescendente com atrocidades, lançou um novo plano para melhorar o monitoramento de segurança de dispositivos médicos potencialmente perigosos.

De acordo com o relatório intitulado “enrijecendo nosso Sistema Nacional para Vigilância de Pós-Comercialização de Dispositivos Médicos”, quatro alterações deverão ser feitas:
1. criar um sistema único de identificação;
 
2. promover o registro de dispositivos médicos;
 
3. modernizar os relatórios de evento adverso; e (iv) analisar e desenvolver novas formas de gerar e avaliar evidências.

Tais inovações serão os quarto pilares fundamentais do Sistema Nacional de Vigilância de Dispositivos Médicos nos EUA. Pelo prisma do FDA, através desse novo sistema, será possível identificar rapidamente dispositivos de baixo desempenho, caracterizar com precisão e divulgar informações sobre o desempenho real do dispositivo e gerar dados para apoiar o registro de dispositivos.

Na mesma trilha da Anvisa, o FDA realçou a necessidade de todos os players interagirem, na exata medida em que não possui condições de fazer tudo sozinha.

Ressoa nítido que o FDA está anunciando uma alteração radical e uma sensível melhoria no sistema. Ocorre, contudo, ao mesmo tempo em que observaremos uma drástica queda do índice de erros médicos e mortes, posto que informações precisas e atualizadas serão usadas para identificar rapidamente problemas gerados por dado dispositivo, observaremos empresas tendo que se dedicar com mais afinco e voltar sua atenção ao famigerado compliance, eis que do contrário terão que retirar do mercado os dispositivos.

Para o FDA, assim será possível reduzir o grau de incerteza de questões regulatórias. Diante disso, é essencial acompanhar o desfecho desse processo de modernização e fincar a bandeira do compliance, vez que dessa forma os players, que já foram intimados, conseguirão evitar o desgaste com a agência americana e crescer de forma sustentável.

A par de toda essa revolução no sistema, tentando evitar o enfraquecimento da agência, o Centro para Dispositivos e Saúde Radiológica (“CDRH”) do FDA publicou, no último dia 10 de setembro, a atualização ao procedimento operacional padrão (POP), que dispõe sobre o processo a ser usado pelos funcionários da agência para dirimir conflitos de opiniões de funcionários sobre a segurança ou a eficácia de um dispositivo médico.

Importante sublinhar que tais desencontros de opiniões são muitas vezes gerados em virtude dos hiatos e incertezas referentes a definições regulatórias que poderiam ser diminuídas caso as informações fossem atualizadas e precisas.

Observamos que o FDA de forma congruente com sua missão vem envidando esforços a fim de aumentar sua credibilidade e mitigar prejuízos à saúde da coletividade, emergindo latente a necessidade dos players dos segmentos por ela regulados se aliarem aos profissionais que possam amparar suas decisões, posto que, como de costume, as empresas serão pressionadas a oferecer as informações e contribuir para a implementação e avanço do novo Sistema Nacional de Saúde.

* Gil Meizler, consultor em Direito Sanitário do escritório Braga e Balaban Advogados, com foco nos segmentos farmacêutico e de cosmético nos quais atua há 10 anos, especialista em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP), professor convidado de Direito Sanitário da FAAP, especializando pela FGV do curso MBA com ênfase em gestão empresarial e membro da comissão de Direito Sanitário da OAB/SP, da Regulatory affairs professionals society e da Drug information association

Fonte SaudeWeb

Londres: veja como foi a preparação da saúde britânica

Rio de Janeiro traz experiência londrina e apresenta planejamento para receber os grande eventos esportivos que estão por vir

Representantes das cidades-sede da Copa, diretores dos hospitais de emergência de toda a rede pública de saúde do RJ e também dos principais hospitais privados, coordenadores das UPAs e dirigentes de entidades relacionadas à saúde e aos eventos esportivos estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 12 de setembro, no Palácio Guanabara para conhecer um pouco sobre a experiência londrina na organização das emergências dos hospitais públicos durante as últimas Olimpíadas.

O médico responsável pela coordenação das emergências nas Olimpíadas de Londres e idealizador do Protocolo de Manchester de Triagem em Emergências, Kevin Mackway-Jones, esteve à frente da conferência “A organização da saúde em grandes eventos – Experiência das Olimpíadas de Londres”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. A conferência foi mediada pelo médico-comentarista de saúde e coordenador médico local para a Copa do Mundo Rio 2014, Luis Fernando Correia, e transmitida através de videoconferência para a sede do Sírio-Libanês em São Paulo e retransmitida pelo hospital para as cidades-sede da Copa e também pela rede Cievs.

“Essa é a primeira vez que saúde pública e privada se organizam de forma conjunta. Faremos outros encontros até 2014 e é bom contar com a colaboração de profissionais como o Dr. Mackway-Jones, que pôde nos passar um pouco da experiência de como lidar com eventos de grande porte. O Rio já tem a expertise do Reveillon e Carnaval, mas queremos organizar ainda mais a assistência à saúde. Estamos construindo um plano de contingência juntamente com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e com a Secretaria Municipal de Saúde”, detalhou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, que apresentou pela primeira vez a estrutura que a SES está criando para receber os grandes eventos que o Rio de Janeiro vai sediar nos próximos anos.

Legados físicos para a saúde
Está prevista a construção da UPA Maracanã, montada especialmente para os grandes eventos na área do estádio, a fim de reforçar os atendimentos no local; cinco Centros de Trauma com tecnologia de ponta em salas inteligentes e equipes multidisciplinares compostas por ortopedista, cirurgiões geral e vascular, anestesista e neurologista treinadas a partir de um modelo inspirado no utilizado nos EUA; Unidade Móvel de Vigilância para apoio à Unidade de Resposta Rápida que contará com um laboratório móvel capaz de fazer análises em situações de risco como surtos, enchentes e grande eventos; implementação do projeto de Telemedicina, onde câmeras vão registrar cirurgias e exames em tempo real possibilitando que especialistas que não estejam nas unidades ofereçam pareceres e diagnósticos; do Programa
 
Estadual de Imunização, que prevê vacinação especial para os trabalhadores que terão contato com muitos visitantes internacionais; e criação de novas campanhas e estratégias para fidelizar os doadores de sangue, tornando a doação um hábito cultural e ampliando, com isso, os estoques.

Londres
A palestra de Mackway Jones abordou a importância de se estabelecer protocolos padronizados de atendimento, que permitem que todos os profissionais envolvidos realizem procedimentos da mesma forma. Um deles, o Protocolo de Manchester de Triagem em Emergências, do qual ele foi um dos criadores, serviu de diretriz para o atendimento nas emergências londrinas durante os Jogos Olímpicos e já é aplicado nas emergências da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro.

O médico apresentou ainda a forma como a cidade se preparou para a possibilidade de desastres e grandes incidentes durante os Jogos e ressaltou a importância de um plano bem estruturado onde seja possível agir no tempo certo, padronização das ações e, principalmente, coordenadores altamente preparados para coordenar suas equipes de forma eficiente.

Legado em Londres
Mackway-Jones acredita que o grande legado deixado pelas Olimpíadas na capital britânica na área da saúde seja a integração entre os órgãos envolvidos.

“Ainda é cedo para dizer sobre todo o legado que foi deixado, mas acho que a cooperação e a confiança entre as forças foram os principais aprendizados. Agora, a melhoria da organização das nossas emergências está disponível para toda a população”, opinou o médico.

A conferência com o médico britânico foi a primeira de uma série de palestras que a Secretaria de Saúde vai promover, a fim de preparar a rede pública de saúde para receber grandes eventos. A ideia é que um evento desse tipo seja realizado a cada dois meses, até 2014.
O secretário de Saúde do Paraná, René José Moreira dos Santos, esteve no evento e elogiou a iniciativa.

“Muito importante ter essa oportunidade de conhecer e tirar dúvidas com um representante do trabalho de sucesso feito em Londres. Agradeço ao Governo do Rio de Janeiro por essa oportunidade”, destacou o secretário paranaense.

Fonte SaudeWeb

Mortalidade de idosos cai 9% em 10 anos no Estado de SP

Óbitos por doenças do aparelho circulatório perdem espaço para a mortalidade provocada por Mal de Alzheimer e insuficiência renal

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que, em uma década, a mortalidade de paulistas com 60 anos ou mais caiu 9%. Foram 364 mortes para cada 10 mil idosos no Estado em 2010, último dado disponível, contra 400 por 10 mil em 2000.

Neste mesmo período houve também redução da taxa de mortalidade do principal grupo de causas de óbito entre idosos: as doenças do aparelho circulatório. No ano 2000, essas enfermidades eram responsáveis por 40,5% do total de óbitos, contra 35% em 2010.

Em números absolutos, a população paulista acima de 60 anos aumentou 50% na última década. Conforme o Censo realizado pelo IBGE em 1991, o Estado contava com 2,4 milhões de idosos, o que representava 7,7% total da população. Já no Censo de 2010, a população idosa era de 4,7 milhões (11,6% da população total). O número absoluto de óbitos entre os idosos no Estado de São Paulo foi de 133 mil em 2000 e 173 mil em 2010.

Na contramão, durante esses 10 anos, houve o crescimento de dois grupos de causas de óbito em maiores de 60 anos: as doenças do sistema nervoso, entre as quais se destaca o Mal de Alzheimer, e do aparelho geniturinário, grupo esse que traz a insuficiência renal como principal causa.

Em 2000, as doenças do sistema nervoso representaram 1,2% do total de mortes desta faixa etária e do aparelho geniturinário 2,1%. Já em 2010, as mortes provocadas por doenças do sistema nervoso representaram 3% do total e as do aparelho geniturinário representaram 3,6%.

Segundo Marília Louvison, coordenadora da área técnica de saúde da pessoa idosa da Secretaria, a queda da mortalidade de importantes grupos de doenças entre os idosos tem múltiplas causas, que incluem melhores condições sociais e mudanças no estilo de vida, como a prática de mais atividades físicas entre pessoas desta faixa etária, entre outros.

“Esses dados também apontam para a melhoria de acesso aos recursos de saúde obtidos pela população, tanto na preservação quanto no tratamento dessas doenças, desde a criação e o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde”, afirma Marília.

Fonte SaudeWeb

Profissão de atividades radiológicas é regulamentada

O projeto amplia o rol de profissionais autorizados a atuar no emprego de técnicas radiológicas e imagenológicas. O texto inclui, entre esses profissionais, o bacharel em ciências radiológicas e o tecnólogo em radiologia

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3661/12, do Senado, que atualiza a legislação vigente para propor a regulamentação do exercício da profissão de técnico e tecnólogo em radiologia e de bacharel em ciências radiológicas.

Segundo o autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), a Lei 7.394/85 e o Decreto 92.790/86, que atualmente regulam o exercício da profissão de técnico em radiologia, carecem de atualização e clareza. “Nos últimos anos, foram criadas inúmeras atividades com fontes radioativas sem que houvesse a devida regulamentação e fiscalização dos serviços prestados”, diz o senador.

O projeto amplia o rol de profissionais autorizados a atuar no emprego de técnicas radiológicas e imagenológicas. O texto inclui, entre esses profissionais, o bacharel em ciências radiológicas e o tecnólogo em radiologia.

O texto também define condições para o exercício da profissão, áreas de atuação e atribuições dos profissionais, além de criar o Conselho Federal e conselhos regionais de Técnica e Tecnologia Radiológica, em substituição aos atuais conselhos nacional e regionais.
Requisitos

De acordo com a proposta, são condições para o profissional atuar em setores da saúde, da indústria e dos serviços que utilizem técnicas radiológicas:
- ser portador de diploma de ensino superior com grau de bacharel em ciências radiológicas;
 
- ser portador de diploma de ensino superior com grau de tecnólogo em radiologia;
 
- ser portador de certificado de conclusão do ensino médio e possuir formação mínima de técnico em radiologia com habilitação específica;
 
- estar inscrito no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia e encontrar-se no pleno gozo de seus direitos profissionais.

Pelo projeto, o profissional habilitado poderá atuar nas seguintes áreas:
- radiologia convencional;
 
- imagenologia;
 
- radioterapia;
 
- medicina nuclear;
 
- radiologia e irradiação industrial;
 
- radioinspeção de segurança.

O texto define, ainda, penas disciplinares aplicáveis pelos conselhos regionais aos profissionais que exercerem a atividade de maneira irregular ou que transgredirem o Código de Ética Profissional. As punições aplicáveis vão desde a advertência confidencial em aviso reservado até a suspensão do exercício profissional por dez anos, ouvido o conselho nacional.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte SaudeWeb

Homens com pais divorciados correm mais risco de sofrer um AVC

Exposição ao estresse sofrido no divórcio pode implicar nas reações para problemas futuros

Homens com pais divorciados estão mais propensos a sofrer um derrame, afirmam cientistas. Já as mulheres, não correm o risco de sofrer um AVC.

No entanto, os pesquisadores no podem afirmar com tanta certeza, porque os homens têm o triplo de risco de sofrer um derrame, mas a possibilidade disso ocorrer está na regulação do cortisol – hormônio associado ao estresse.

O autor Esme Fuller-Thomson, da Universidade de Toronto, explica que a elevada taxa de taxa de acidente vascular cerebral pode estar associada a um processo conhecido como incorporação biológica, segundo o site Daily Mail.

— É possível que a exposição ao estresse do divórcio dos pais desenvolva implicações biológicas que mudam a maneira como esses rapazes reagem ao estresse para o resto de suas vidas.

Mas como qualquer pesquisa científica, é necessário que os pesquisadores contestem as conclusões com outros estudos antes para poder afirmar determinada teoria.

Fonte R7

Fumantes têm mais insônia do que não-fumantes, afirmam cientistas

Além de menos horas na cama, fumantes apresentam pior qualidade do sono

Pesquisadores alemães entrevistaram quase 1.100 fumantes e 1.200 não-fumantes e descobriram que 17% dos tabagistas dorme menos de seis horas por noite contra 7% dos não-fumantes. Outro dado interessante do estudo é que 28% dos fumantes relataram que a qualidade do sono é ruim, enquanto 19% dos “saudáveis”. Os dados são do Daily Mail.

O pesquisador Stefan Cohrs, de Berlim, na Alemanha, comenta os resultados obtidos.

— Pela primeira vez, um estudo revela alta prevalência de distúrbios do sono em fumantes. Apesar de ainda não podermos afirmar que os efeitos estimulantes da nicotina sejam o único culpado, descobrimos que fumar também pode prejudicar a qualidade do sono.

Ele completa que os fumantes podem ter outros hábitos que afetam o descanso, como ficar acordado até tarde para assistir TV ou fazer pouco exercício.

— De qualquer forma, este é outro bom motivo para abandonar o vício.

Outros estudos associam a falta de sono a problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças do coração. Este trabalho foi publicado na revista Addiction Biology.

Fonte R7

Falta de oxigênio causa morte de recém-nascido em hospital

Médico não tinha formação específica em procedimentos de incubação e não soube colocar tubo de respiração

O bebê Summer Hawcroft, de 49 dias e apenas dois quilos, morreu de lesão cerebral grave após o médico não colocar o tubo de respiração corretamente. O recém-nascido estava internado porque sofria de problemas respiratórios. As informações são do Daily Mail.

Summer nasceu prematuro por cesariana, após 27 semanas de gestação (quase sete meses), e era o sétimo filho do construtor Hawcroft Stephen, de 37 anos, e sua esposa Michaela, de 26.

O caso aconteceu na Inglaterra e está sendo investigado. Entre os vários depoimentos até agora, um perito independente que disse que achou “intrigante” a equipe médica não ser capaz de utilizar um tubo maior que abre mais as vias aéreas.

O patologista Dr. Mudher Al-Adnani disse que o dano cerebral foi “bastante extenso e generalizado” e por isso irrecuperável. Já o médico que representou a família do bebê argumentou que a equipe não tinha formação específica em procedimentos de incubação padrão, por isso faltou oxigênio para o recém-nascido.

O caso ainda está sendo investigado.

Fonte R7

Casal com dois filhos recebe diagnóstico de doença terminal

Em pouco tempo, Paul e Clara Coulston podem deixar órfãos Evelyn, de 4 anos, e Finlay, de 6

Clara Coulston, de 36 anos, é sargento da polícia e foi diagnosticada em 2009 com uma forma agressiva de câncer de esôfago. Mesmo com quimioterapia, o médico deu 30% de chance de sobrevivência. Já seu marido Paul Coulston, de 37 anos, é vice-diretor de uma escola, e foi diagnosticado com Doença do Neurônio Motor, tendo entre três e cinco anos para viver, segundo os médicos.

O casal mora na Inglaterra e tem dois filhos que podem ficar órfãos: Evelyn, de 4 anos, e Finlay, de 6 anos. De acordo com informações do Daily Mail, a doença de Paul ataca os nervos da medula espinhal e do cérebro, paralisando os músculos. Devido aos medicamentos que toma para impedir o avanço do quadro, ele está de volta ao trabalho.

— O apoio da família e dos amigos é o que nos mantêm vivos. No momento em que eu me levanto sempre penso: ‘ainda posso fazer isso hoje’.

Sua esposa Clara segue a mesma conduta de pensamento, mas admite que tem medo de o câncer avançar e diminuir ainda mais seu tempo de vida.

— O câncer foi bastante agressivo e estava avançado, por isso há sempre a chance de que ele retorne ou se esconda em algum lugar desconhecido. Estamos avaliando quem ficará com as crianças se o pior acontecer.

Em uma tentativa de apoiar o casal, pessoas próximas da família estão angariando fundos para proporcionar momentos felizes entre a família.

— Estamos muito gratos por todo o esforço dos familiares e das pessoas que fizeram suas doações.

Fonte R7

Humor: Só tem injetável?

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) realiza concurso público para provimento de 1.330 vagas

Inscrições:
De 27 de agosto a 21 de setembro pelo www.concursosfcc.com.br


Valor:
De R$ 72,20 a R$ 137,70

Cargos e vagas:
Médicos (520) - Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia de Mão, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endoscopia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Mastologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Médico do Trabalho, Médico Regulador, Pediatra Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia e Urologia,
Analista de Gestão e Assistência à Saúde (12) - Arquitetura, Ciências Biológicas, Economia, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Terapia Ocupacional Reabilitação Mental, Bioestatística, Epidemiologia e Farmácia, Técnico de Enfermagem (6), Técnico Operacional da Saúde (624) - Auxiliar Administrativo, Técnico de Contabilidade, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Edificação, Técnico em Farmácia, Técnico em Manutenção de Equipamentos e Instrumentos Médico (Hospitalares), Técnico de Informática, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Segurança no Trabalho

Remuneração:
De R$ 995,97 a R$ 3.567,39

Provas:
Prova objetiva e prova dissertativa; haverá prova de redação e de títulos para Técnico Operacional de Saúde

Haverá provas em Belo Horizonte, Bambuí, Barbacena, Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Sabará, Três Corações e Ubá.





Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí - CISMAS/MG


O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 2 vagas

Inscrições:
De 12 de setembro a 11 de outubro pelo www.jcmconcursos.com.b
r ou na rua Antônio Simão Mauad, nº. 301, bairro Pinheirinho, Itajubá

Valor:
De R$ 50 a R$ 70

Cargos:
Analista de Água e Técnico em Enfermagem.

Remuneração:
De R$ 1.123,25 a R$ 1.276,43

Provas:
Provas objetivas: 11 de novembro





Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste Cisleste/MG

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste), Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 10 vagas

Inscrições:
De 6 de setembro a 11 de outubro pelo www.ecapconsultoria.com.br


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 650,00 a R$ 1.260,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista;

Ensino Médio - Auxiliar Administrativo I, Atendente Administrativo e Técnico em Eletroencefalograma;

Ensino Superior - Auxiliar Administrativo II e Técnico Administrativo;

Provas:
Prova objetiva: 11 de novembro





Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás - CREMEGO

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO) realiza concurso para preenchimento de 27 vagas

Inscrições:
Até 24 de setembro, pelo www.quadrix.org.br.


Valor:
De R$ 45,00 a R$ 60,00

Cargos:
Ensino Médio - Agente Administrativo, Agente Fiscal Gyn, Agente Fiscal Interior, Auxiliar Administrativo Gyn, Auxiliar Administrativo Interior, Assistente de Informática, Motorista e Recepcionista;

Ensino Superior - Advogado, Assessor de Comunicação, Bibliotecário, Contador e Médico Fiscal.

Remuneração:
De R$ 1.165,71 a R$ 8.341,05

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova de títulos para nível superior.
Haverá provas em Goiânia, Ceres, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde





Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) realiza concurso para preenchimento de cinco vagas e formação de cadastro reserva em Florianópolis, Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages.

Inscrições:
Até 5 de outubro pelo www.crfsc.ieses.org


Valor:
De R$ 45,00 a R$ 75,00

Remuneração:
De R$ 910,38 a R$ 3.542,47

Provas:
Provas objetivas: 17 de outubro
Haverá prova de títulos

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Bibliotecário, Contador, Designer Gráfico, Farmacêutico, Fiscal Farmacêutico e Jornalista;

Ensino Médio - Atendente Técnico, Recepcionista, Operador de Computador e Programador;

Ensino Fundamental - Contínuo e Motorista.





Conselho Regional de Farmácia de Goiás - CRF/GO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) realiza concurso para preenchimento de 10 vagas

Inscrições:
De 29 de agosto a 15 de outubro, pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 65,00

Remuneração:
De R$ 750,00 a R$ 4.987,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Motorista e Telefonista, Farmacêutico Fiscal

Provas:
Provas objetivas: 11 de novembro





Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM/SP

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 40 vagas

Inscrições:
De 14 a 28 de setembro pelo www.makiyama.com.br.


Valor:
De R$ 12,55 aR$ 22,65

Remuneração:
De R$ 1.472,62 a R$ 5.082,72

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova prática para Operador de Máquinas Operatrizes, Pedreiro e Soldador.

Cargos:
Ensino Superior - Analista de Projetos e Obras Jr com formação em Engenharia Civil, Analista Econômico Financeiro Jr, Analista de Patrimônio Jr, Analista de Planejamento e Desenvolvimento Operacional Jr com formação em Engenharia Civil e Administração, Analista de Materiais e Médico do Trabalho;

Ensino Técnico - Assistente de Secretaria I;

Ensino Fundamental - Operador de Máquinas Operatrizes, Pedreiro, Pintor Industrial e Soldador.





Companhia Docas do Pará - CDP

A Companhia Docas do Pará (CDP) realiza concurso para provimento de 12 vagas e formação de cadastro de reservas para os municípios de Vila do Conde, Barcarena, Belém e Santarém

Inscrições:
De 13 de setembro a 22 de outubro pelo www.fadesp.org.br


Valor:
R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 1.047,58 a R$ 2.142,12.

Provas:
Provas objetivas: 11 de novembro
Haverá redação e avaliação de títulos

Cargos:
Ensino Médio - Assistente Administrativo I, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho I, Conferente de Capatazia I, Fiel de Armazém I e Técnico de Segurança do Trabalho I;

Ensino Superior - Administrador I, Advogado I, Analista de Sistema I, Arquiteto I, Assistente Social I, Biólogo I, Contador I, Engenheiro I na área Ambiental, Engenheiro I na modalidade Civil, Engenheiro I na modalidade de Eletricidade, Engenheiro I na modalidade Mecânica, Médico I na Área de Medicina do Trabalho e Psicólogo I.





Universidade Estadual de Campinas - Unicamp/SP (II)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza processo seletivo para provimento de vaga para o Hospital de Clínicas.

Inscrições:
Até 24 de setembro pelo www.dgrh.unicamp.br
 ou na Divisão de Recursos Humanos, 3º andar do HC, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo

Valor:
R$ 57,00.

Cargo:
Médico – Reumatologia

Remuneração:
R$ 5.201,35

Provas:
Haverá prova objetiva e prova dissertativa





Concurso Hospital Odilon Behrens – MG 2012 – 108 vagas

Está disponível edital do Concurso público do Hospital Odilon Behrens de Belo Horizonte do Estado de Minas Gerais (HOB MG) com 108 vagas para os níveis médio/técnico e superior.

A remuneração varia de R$ 843,51 a R$ 3.759,95.
 
O candidato poderá trabalhar na sede do HOB ou nas Unidades Externas (Hospital Nossa Senhora Aparecida e Hospital Dia Cirúrgico).
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Magnus em parceria com o Hospital Odilon Behrens de Belo Horizonte HOB.
 
As inscrições devem ser feitas de 30 de outubro a 28 de novembro de 2012 no site www.magnusconcursos.com.br/v2/site/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 90,00.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Magnus informado.




Unilab - CE abre vagas

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ceará, divulgou edital N° 065/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento efetivo de vagas na carreira de magistério superior, Campus da Liberdade em Redenção. O certame oferece 02 vagas para professor adjunto.

As oportunidades são para trabalhar por 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva junto ao campus da Liberdade nos Setores de Parasitologia - Microbiologia e de Patologia - Imunologia, com direito a remuneração de R$ 7.627,02.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 02 de outubro de 2012, na Secretaria da Comissão Coordenadora do Concurso (avenida da Abolição, nº. 3, Centro), apenas em dias úteis, no horário de 9h às 11h e de 14h às 16h30. A taxa é de R$ 190,00.

A Unilab esclarece que os profissionais inscritos serão submetidos à prova escrita, didática e avaliação de títulos e que o concurso será válido por um ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.





Processo seletivo SESAU do Tocantins

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU-TO) lançou o edital de seleção pública N° 40/2012, com a finalidade de preencher 06 vagas de Professor. Os docentes irão atuar na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Doutor Gismar Gomes, em Palmas, ou nos demais municípios do Tocantins, se houver demanda, fazendo jus a uma remuneração de R$ 60,00 h/aula.
 
Para concorrer o candidato deverá ter graduação em Ciências da Saúde ou da Educação e ter experiência comprovada em processos educacionais em saúde.

A inscrição será gratuita e estará aberta até o dia 21 de setembro de 2012, em dias úteis, nos horários das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17h30min horas, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes - Secretaria Geral de Ensino, Quadra 606 Sul, APM- 07, Alameda Portinari, Palmas - TO.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise curricular, de caráter classificatório, e da realização de microaula, de caráter eliminatório.

O resultado final será divulgado na data provável dia 15 de outubro de 2012 no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.





Escola de Saúde Pública do Ceará abre vagas

A Escola de Saúde Pública do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, divulgou através do Diário Oficial do Estado, o edital Nº. 58/2012 para realização de processo seletivo. As oportunidades são para bolsistas de extensão tecnológica, com direito a auxílio mensal de até R$ 2.640,00.
 
Serão concedidas 03 Bolsas de Extensão Tecnológica para profissionais graduados na área da saúde, com titulação mínima de Especialista e experiência na área de Atenção à Saúde. A carga horária será de 40 horas semanais para desenvolver atividades no Centro de Educação Permanente de Atenção à Saúde - CEATS.
 
As inscrições serão realizadas do dia 17 às 15h do dia 18 de setembro, podendo os documentos comprobatórios do Currículo Vitae, serem entregues até às 17h na Central de Serviços da Escola de Saúde Pública do Ceará, localizada na Avenida Antônio Justa, nº3161, Bairro Meireles, nesta Capital, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
 
O processo seletivo constará de análise curricular e entrevista.
 
A análise curricular será realizada na data provável de 20 de setembro de 2012. O resultado da análise curricular será divulgado no dia 21 de setembro de 2012, no site www.esp.ce.gov.br.
 
A entrevista está prevista para ser realizada no dia 26 de setembro de 2012, na ESP-CE. O resultado da entrevista será divulgado provavelmente no dia 27 de setembro de 2012.
 
A bolsa concedida terá sua duração de 01 ano, podendo ser prorrogada, mediante a comprovação de aproveitamento do bolsista, fornecida por parecer técnico da Coordenadoria de Atenção à Saúde e aprovação do Conselho de Coordenação Técnico-Administrativo - CONTEC, conforme as necessidades do projeto.





Universidade Federal de Sergipe abre processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo N° 028/2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O certame é destinado aos cargos de Professor Auxiliar e Professor Assistente. O contrato será de até um ano e a jornada de trabalho será de 20 horas semanais, com remuneração de R$ 1.597,92 e R$ 2.072,77, conforme titulação.
 
Serão ofertadas 06 oportunidades para o campus de São Cristóvão, distribuídas entre os Departamentos de Ciências Florestais, Computação, Fonoaudiologia e Letras Vernáculas.
 
As inscrições serão realizadas no período de 17 a 28 de setembro de 2012, apenas em dias úteis, na secretaria dos respectivos Departamentos, no horário de atendimento ao público.
 
A seleção será composta por duas fases:
-Avaliação do Curriculum Vitae;
-Prova didática;
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.





Concurso Prefeitura de Vespasiano - MG

A Prefeitura de Vespasiano, Estado de Minas Gerais, localizado a 27 km da Capital, lançou através do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, resumo do edital Nº. 001/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de várias vagas de níveis fundamental, médio e superior.
 
As inscrições serão realizadas das 09:00 do dia 26 de novembro às 21:00 do dia 26 de dezembro de 2012 através do site www.seapconcursos.com.br ou na sede da Prefeitura Municipal, situada na Av. Prefeito Sebastião Fernandes, nº 479 - Centro - Vespasiano/MG, exceto sábados, domingos ou feriados, das 12 às 17 horas.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 26 e/ou 27 de janeiro de 2013.
 
Maiores informações a partir do dia 17 de setembro de 2012 no site da organizadora, Seap Consultoria & Concursos Públicos - fone (31) 3261 1194.





Concurso Prefeitura de Jundiaí (SP)

A Prefeitura de Jundiaí, Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 14 vagas para os cargos de Médico e Auxiliar Consultório Dentário. As oportunidades são para candidatos de níveis médio/técnico e superior e os salários são de até R$ 4.367,43, mais vale transporte de R$ 240,00 e vale alimentação de R$ 300,00, para carga horária de 12, 20 e 40 horas.
 
Será assegurada aos portadores de deficiência a reserva de vaga na proporção de 5% das vagas oferecidas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso.
 
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.makiyama.com.br, no período de 15 a 28 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 80,00 para cargo de nível superior (médicos).
 
As provas serão realizadas na cidade de Jundiaí, na data prevista de 25 de novembro de 2012. O gabarito será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2012.
 
A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas, oportunamente, por meio de Edital de Convocação, na Imprensa Oficial do Município e nos sites www.makiyama.com.br e www.jundiai.sp.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura do Município de Jundiaí, uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações






Universidade de Brasília - UNB abre concurso público

A Universidade de Brasília - UNB, publicou através do Diário Oficial da União, edital nº. 428, de 31 de agosto de 2012, de concurso público destinado ao preenchimento de 02 vagas para o cargo de Professor Titular. A remuneração é de até R$ 12.225,25, em regime de 40 horas semanais.
 
Poderão se inscrever os Médicos com Residência Médica em Pediatria ou portadores do Título de Especialista em Pediatria emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria na área de concentração de Pediatria, ou portadores de títulos estrangeiros equivalentes validados no MEC.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/docentesunb, no período compreendido entre 10 horas do dia 17 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 22 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 304,65.
 
No período de 17 de setembro a 09 de novembro de 2012, exceto sábado, domingo e feriado, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, o candidato deverá entregar, na Secretaria da Faculdade de Medicina, localizada no endereço indicado na seção das disposições preliminares, o formulário de solicitação de inscrição, completamente preenchido e assinado.
 
As provas serão realizadas na Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Medicina, Prédio da Faculdade de Medicina/Faculdade de Ciências da Saúde, Asa Norte, Brasília/DF, CEP 70.910-900.
 
O processo seletivo será constituído das etapas a seguir de caráter classificatórias e eliminatórias:

a) Inscrição sujeita a aceitação;
b) Prova de Títulos, com peso 7;
c) Apresentação e Arguição do Memorial, com peso 3.
 
O concurso público será válido por 1 ano, contados a partir da data da publicação do edital de resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.





Processo seletivo da Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital nº. 55/2012 de concurso público com 15 vagas para Professor Titular nos Centros de Artes e Comunicação, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Filosofia e Ciências Humanas.
 
A previsão é de que os contratados sejam submetidos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e ministrem aulas nas áreas de Ciência da Informação; Design e Ergonomia; Processos Comunicacionais; Físico Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química de Materiais e Química Orgânica; Neurologia e Neurocirurgia; Cirurgia Geral; Cirurgia Urológica; Patologia Oral; Fisioterapia; Neonatologia e Puericultura; Saúde Coletiva; Serviço Social, Desigualdade Social e Direitos Sociais; Educação; e Ciência Política (Estado e Governo e Relações Internacionais).
 
A remuneração será de R$ 7.247,17 em regime dedicação exclusiva (DE).
 
A inscrição deverá efetuada até o dia 12 de março de 2013, na Secretaria do Centro Acadêmico ao qual a vaga é destinada, de segunda a sexta-feira. A taxa é de R$ 170,00.
 
O concurso para a classe de Professor Titular constará de três etapas: julgamento de títulos; defesa pública de memorial; e prova escrita, didática ou didática-prática.
 
O certame terá a validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.





Concurso Prefeitura de Piracicaba (SP)

No município de Piracicaba, São Paulo, a Prefeitura divulgou edital de processo seletivo com o objetivo de preencher 22 vagas aos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3.851,44 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Assistente Social, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta, Sociólogo, Técnico de Laboratório, Terapeuta Ocupacional, Frentista e Lubrificador, regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, exceto os cargos de Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Agrimensor, Técnico em Geoprocessamento, Técnico em Edificações e Topógrafo.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 20 de setembro a 04 de outubro de 2012, através do site www.makiyama.com.br. As taxas variam de R$ 15,00, R$ 25,00 a R$ 35,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas no município de Piracicaba/SP provavelmente no dia 11 de novembro de 2012. O gabarito será divulgado na data prevista de 13 de novembro de 2012.

A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas será através de Edital de Convocação a ser disponibilizado após o encerramento do prazo para recurso contra o indeferimento das inscrições.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a juízo da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Edital / Publicações






Prefeitura de Piúma (ES) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piúma, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital Nº. 001 SEMUSA / PMP de processo seletivo para a contratação de servidores em caráter temporário. São oferecidas 13 vagas para de nível médio e superior com salário de até R$ 7.920,80, para carga horária de 24, 30 e 40 horas semanais.
 
Os selecionados contratados irão atuar no Hospital Municipal e em Unidades de Saúde da Família, lembrando que das vagas destinadas para cada especialidade/área de atuação, 5% serão reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Médico, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem.

Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente entre 17 e 21 de setembro de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Orides Fornaciari, s/n, Centro, Piúma-ES, no horário de 8:00 as 12:00. hs.
 
Prova
O processo seletivo constará de análise de currículo, que deverá ser entregue no ato da inscrição.
 
Os candidatos aprovados e convocados serão submetidos à avaliação médica, que será realizada pela equipe de profissionais indicados pela Secretaria Municipal de Administração e Atendimento ao Cidadão.
 
Validade
A validade do processo seletivo será até o dia 31 de dezembro de 2012, considerando seu início a data da publicação do contrato.

Edital / Publicações






Processo seletivo Prefeitura de Juiz de Fora - MG

Foi publicado edital nº 177-SARH de processo seletivo de Médico I – Saúde da Família e Comunidade, para contratação temporária na Prefeitura de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais. Os salários vão até R$ 7.866,46.
 
Para participar da seleção, são exigidos, como requisitos, o curso superior completo de Medicina e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Os classificados poderão optar pela carga horária semanal de 20 ou 40 horas.
 
Inscrições e Seleção
As inscrições, que só poderão ser feitas pela internet (www.pjf.mg.gov.br), vão até as 23h59 do próximo dia 20 de setembro de 2012.
 
Efetuada a inscrição, os candidatos deverão comparecer nos dias 24 ou 25 deste mês, das 8h às 11h ou das 14h às 16h, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Avenida Brasil 2.001, 8º andar, Centro), para entrega de todos os documentos de confirmação das informações prestadas.

A apresentação dos títulos (diploma, registro e outros aperfeiçoamentos) poderá ser efetuada também mediante a entrega de procuração particular e cópia de documento de identidade do procurador. O resultado será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br e afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura de Juiz de Fora, à Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar - Centro - Juiz de Fora - MG.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.