Estudo de universidade americana contou com participação de 38 mulheres
Embora faça parte do senso comum a ideia que a atividade física abre o apetite, um estudo da Brigham Young University, dos Estados Unidos, mostrou exatamente o contrário: 45 minutos de exercícios moderados a fortes na verdade diminuem a vontade de comer.
Divulgada na semana passada, a pesquisa teve a participação de 35 mulheres: 18 com peso normal e 17 clinicamente obesas. Elas tiveram sinais cerebrais auferidos em dois dias distintos.
No primeiro dia, cada participante caminhou em ritmo forte numa pista de atletismo por 45 minutos. Uma hora após o exercício ser concluído, elas passaram por exame de eletroencefalografia, que usa eletrodos fixados na cabeça para medir a atividade cerebral.
Durante o exame lhe foram mostradas 120 imagens de pratos com comida e 120 imagens de flores (as flores servem como uma espécie de controle). O mesmo experimento foi conduzido uma semana mais tarde, mas sem a caminhada.
Os resultados mostraram que no dia da caminhada houve menos atividade cerebral relacionada às imagens de comida. Já a massa corporal das participantes não teve influência.
De acordo com um dos pesquisadores, o professor Michael Larson, são necessários mais estudos em razão da complexidade do tema:
— Há inúmeros fatores que influenciam o ato de comer e exercícios físicos são apenas um deles.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário