Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Portugal: 75 nascem após miomas tratados

O tratamento de embolização dos miomas uterinos, realizado pela equipa de radiologia do Hospital de St. Louis, em Lisboa, liderada pelo médico Martins Pisco, já permitiu o nascimento de 75 bebés. Foram tratadas 170 mulheres com fibromiomas no útero que queriam ter filhos.

Os resultados obtidos "garantem o maior número de casos com sucesso a nível mundial", diz ao CM Martins Pisco, que depois de amanhã apresenta as conclusões do seu trabalho no encontro mundial de radiologistas, que ontem se iniciou em Lisboa. "A embolização dos miomas uterinos é segura e eficiente, permitindo um alto valor de gravidezes espontâneas [53,8%] e de consequentes nascimentos [84%]", explica Martins Pisco, nas conclusões do estudo a apresentar no Centro de Congressos de Lisboa.

No congresso CIRSE, que reúne até quarta-feira sete mil especialistas em Lisboa, o estudo de Martins Pisco revela que para além dos 75 nascimentos mais 22 mulheres ficaram grávidas. Destas, 11 sofreram abortos espontâneos, duas abortos induzidos, houve um nado-morto e 8 aguardam pelo parto. A técnica de embolização implica a "colocação de cateteres nas artérias uterinas,através das quais são injectadas pequenas partículas de álcool polivenil ou de microesferasde embozene, com as quais seentope os ramos das artérias que irrigam os tumores", explica o radiologista. Ou seja, os tumores deixam de ser "alimentados" de sangue e vão reduzindo gradualmente de dimensão e, em muitos casos, desaparecem.

A equipa de Martins Pisco apresentará hoje, no congresso realizado pela Sociedade Europeia de Radiologia de IntervençãoCardiovascular, os resultados de outro trabalho, obtidos com a embolização da artéria prostática. A técnica permitiu que 303 homens resolvessem a dificuldade de urinar, sem perder a erecção.

Remoção de tumores em análise
Especialistas de 80 paísesestão reunidos em Lisboa para a partilha de experiências na remoção de tumores com recurso à radiologia de intervenção. Esta área abrange a maior parte dos trabalhos que, ao longo de cinco dias, são expostos no Centro de congressos de Lisboa. O desenvolvimento da tecnologia associada à radiologia de intervenção no tratamento dos derrames cerebrais é outro dos pontos em debate. Em paralelo ao congresso são organizados simpósios pela indústria farmacêutica.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário