Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de maio de 2014

Cuidado: frio aumenta risco de infarto e AVC

Thinkstock
Fatores externos também colaboram com este aumento da incidência
 de infarto no inverno
Especialista explica que fatores externos também colaboram
 
Você sabia que o frio aumenta o risco de complicações cardiovasculares? A incidência de infartos, por exemplo, aumenta em 30% e AVCs (acidente vascular cerebral) em 20%. Segundo estudos, quando se sente frio o organismo libera substâncias que contraem as artérias para reter mais calor e ajudar o resto do corpo a enfrentar as baixas temperaturas. Em contrapartida, esse mesmo mecanismo aumenta a espessura dos vasos sanguíneos. Isso dificulta a circulação e aumenta consideravelmente o esforço que o coração precisa fazer para bombear sangue.
 
De acordo com o coordenador do núcleo de cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Roberto Cury, fatores externos também colaboram com este aumento da incidência de infarto no inverno. Um deles é diminuição na atividade física durante este período do ano. Vale lembrar também que o consumo de gorduras saturadas e comidas calóricas é maior, descompensando os níveis de colesterol.
 
— É normal as pessoas reduzirem a prática de exercícios e o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o infarto. A orientação é que mantenham atividade física regular e uma dieta saudável, evitando alimentos gordurosos.
 
As baixas temperaturas prejudicam principalmente idosos, de acordo com o coordenador do núcleo de neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Renato Anghinah.
 
— Pessoas nessa faixa etária podem ter mais complicações porque estão mais susceptíveis ao aumento da pressão arterial e transtornos de coagulação sanguínea, além de mais propensão às infecções típicas do frio, que podem ser fatores desencadeantes de eventos cardiovasculares.
 
Sinais do infarto
Alguns ataques cardíacos são tão súbitos e intensos que os sintomas são muitas vezes facilmente reconhecidos pela dor intensa, o desmaio, o aperto no coração. Outros são fulminantes, não deixando muitas vezes chances de atitude. Porém, alguns se instalam lentamente, com dor leve ou apenas desconforto que podem ir piorando gradativamente. Frequentemente, essas pessoas demoram a perceber o que está acontecendo. Em alguns casos, há sintomas que podem ser confundidos com de outras doenças. E quanto maior o fator de risco (idade, doenças associadas, sedentarismo, tabagismo), maior a necessidade de excluir, mesmo em sintomas leves, o ataque cardíaco.
 
Veja a seguir os sinais:
 
— Dor no peito: a maioria dos casos apresenta dor no peito que dura alguns minutos ou vai e vem. Pode ser como uma pressão desconfortável, dor, aperto ou opressão;
 
— Dor, desconforto ou dormência em outros locais: braços, costas, pescoço, mandíbula ou estômago
— Falta de ar: mesmo sem dor no peito;
 
— Outros sinais: sudorese fria, náuseas, vômitos e visão turva
 
Sinais de AVC 
Em alguns casos, alguns destes sintomas acontecem por um curto período de tempo e desaparecem. Isto pode estar relacionado a um ataque isquêmico transitório. Esses ataques são muito importantes, pois sinalizam um risco grande de AVC e devem ser considerados também emergência médica.
 
Veja abaixo:
 
— Dormência súbita ou fraqueza da face, braço ou perna, especialmente de um dos lados do corpo;

— Confusão súbita, fala ou compreensão difíceis

— Perda súbita de visão em um ou ambos os olhos;Dificuldade súbita de andar, tonturas, perda de equilíbrio e coordenação;

— Dor de cabeça súbita e intensa, sem causa aparente
 
R7

Produtos químicos podem provocar câncer de mama, diz estudo

Reprodução
Estudo elaborou uma lista de 17 substâncias cancerígenas prioritárias
De acordo com pesquisadores, resultado é considerado importante para a prevenção da doença
 
Cientistas americanos identificaram as substâncias químicas mais cancerígenas presentes no ambiente cotidiano que as mulheres devem evitar para diminuir o risco de câncer de mama, uma pista que consideram importante para a prevenção da doença.
 
O estudo, publicado nesta segunda-feira (12) na revista Environmental Health Perspectives, também confirma que os produtos químicos que provocam tumores cancerígenos nas glândulas mamárias dos ratos também estão vinculados ao câncer de mama nos humanos.
 
O estudo elaborou uma lista de 17 substâncias cancerígenas prioritárias porque provocam tumores mamários nos animais, às quais muitas mulheres estão expostas.
 
São produtos cancerígenos presentes na gasolina, no diesel e em outras substâncias que emanam dos veículos, assim como ignífugos, solventes, corrosivos de pinturas e derivados de desinfetantes usados no tratamento de água potável, entre outros.
 
O médico Ruthann Ruden, diretor de pesquisa no instituto Silent Spring de Newton (Massachusetts, nordeste), coautor da pesquisa, disse que "esta pesquisa fornece elementos para prevenir o câncer de mama identificando produtos químicos prioritários aos quais as mulheres estão expostas com mais frequência e mostra também como controlar esta exposição".
 
— Estas informações guiarão os esforços para diminuir o contato com estas substâncias ligadas ao câncer de mama e ajudarão os pesquisadores a estudar como as mulheres são afetadas.
 
As pesquisas realizadas até agora sobre o câncer de mama não levavam em conta a exposição de mulheres a uma grande quantidade de produtos químicos, sobretudo pela falta de informação sobre os produtos que deveriam ser analisados.
 
Segundo estes pesquisadores, os grupos de consulta de especialistas da Casa Branca, o Instituto Americano de Medicina e o Comitê de coordenação para a pesquisa ambiental e o câncer de mama ressaltaram que as substâncias químicas presentes no ambiente cotidiano eram uma pista promissora para a prevenção de tumores malignos mamários.
 
Julia Brody, diretora-geral do Silent Spring Institute e coautora do estudo, afirmou que "todas as mulheres nos Estados Unidos estão expostas a substâncias químicas que podem aumentar o risco de câncer de mama, mas lamentavelmente este vínculo é amplamente ignorado.
 
— Reduzir a exposição aos produtos químicos tóxicos pode salvar a vida de muitas mulheres. Quando se fala ao povo do câncer de mama, não se pensa no risco que as substâncias químicas representam.
 
Finalmente, lamenta a pesquisadora, "os fundos direcionados à pesquisa sobre o vínculo entre o câncer de mama e os produtos químicos no ambiente só representam uma parte ínfima do total".
 
"É imprescindível que as indústrias e os governos atuem para reduzir a exposição às substâncias mais perigosas", insistiu Kristi Marsh, autora de uma obra sobre o tema chamada "Little Changes".
 
Marsh foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos e ela, que não tinha antecedentes familiares, o atribui a uma exposição a químicos cancerígenos.
 
Para Dale Sandler, principal epidemiologista do NIEHS (Instituto Nacional americano de Ciências de Saúde ambiental), "esta pesquisa examina de maneira extensa e profunda os dados toxicológicos e os biomarcadores vinculados ao câncer de mama".
 
Também é uma "importante fonte de informação" para estudar o vínculo entre o ambiente e o câncer, diz.
 
Os Institutos Nacionais da Saúde (NIH) irão incorporar recomendações do estudo ao mesmo tempo em que se preparam para testar amostras mamárias de 50 mil mulheres no âmbito de uma investigação sobre irmãs para determinar as causas do câncer de mama.
 
O câncer de mama é a segunda causa de mortalidade por câncer entre as mulheres nos Estados Unidos, com 40.000 falecimentos estimados em 2014 e 232.670 novos casos diagnosticados, segundo o Instituto Nacional do Câncer, que estima que 2,89 milhões de mulheres sofrem atualmente deste tipo de câncer.
 
Estadão

Emocionante: bebê de 500 gr agarra mão da própria mãe em batalha pela vida

Reprodução Daily Mail
Emily Cressey nasceu na Escócia após 16 semanas de gestação
 
Após nascer com apenas 16 semanas de gestação e pouco mais de 500 gramas, a pequena Emily Cressey luta pela vida. Na foto acima, ela agarra aos mãos de sua mãe, de acordo com o Daily Mail desta segunda-feira (12).
 
Conhecida como o "pequeno milagre ', Emily foi alimentada pela primeira vez por sua mãe Claire Cressey com uma espécie de garrafa.

— Foi o momento mais bonito vê-la se alimentar. Quando você luta para ver seu bebê vivo, não é possível ignorar esses momentos.
 
Uma equipe médica de Edimburgo foi enviada a casa de Claire para garantir a sobrevivência de Emily.
 
Para isso, os médicos usaram ventilador mecânico para garantir a oxigenação do corpo da menina.
 
Após os cuidados especiais, a menina pulou de 500 gramas para 1,5 kg em poucas semanas.
 
A mãe disse que, apesar de pequena, a menina “é forte e determinada”.

— O tempo tem sido um curandeiro incrível.
 
R7

Mulheres obtêm na Justiça tratamento para virar mãe

Getty Images
Polêmica começou em maio de 2009, quando foi promulgada
a Lei 11.935, que incluiu todos os procedimentos de planejamento
 familiar nas obrigações das operadora
Lei 9.656, que regula os planos, exclui dos procedimentos obrigatórios a inseminação artificial
 
Cinco anos após a aprovação da lei que obriga os planos de saúde a cobrir todos os tratamentos de concepção e contracepção, mulheres que têm o sonho de ser mãe ainda não conseguem que operadoras paguem por técnicas de reprodução assistida. Isso porque um item da Lei 9.656, de 1998, que regula os planos, exclui dos procedimentos obrigatórios a inseminação artificial, uma das técnicas existentes.

A Justiça, porém, vem dando ganho de causa para mulheres que entram com ação solicitando que o plano de saúde cubra o tratamento. Agora, sociedades médicas se uniram em um movimento para pressionar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para tornar a regra mais clara. A categoria não descarta entrar com ação na Justiça contra a agência para que ela edite uma norma obrigando os planos a cobrirem o tratamento.

A polêmica começou em maio de 2009, quando foi promulgada a Lei 11.935, que incluiu todos os procedimentos de planejamento familiar nas obrigações das operadoras, entre eles as técnicas contra a infertilidade. Como a Lei 9.656, de 1998, excluía a inseminação artificial dos procedimentos que os planos deveriam cobrir, a ANS editou uma norma em 2010 para definir o que, de fato, os planos.

Newton Busso, presidente da comissão nacional especializada em reprodução humana da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), uma das entidades participantes do movimento Tratamento de Infertilidade para Todos, afirma que "na hora de regulamentar a lei, a ANS simplesmente excluiu o tratamento de uma doença, que é a infertilidade".
 
— Foi uma decisão arbitrária, que beneficia somente os planos e prejudica quem não tem condições de pagar por esse tratamento.
 
Também fazem parte do projeto o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo), a AMB (Associação Médica Brasileira) e a Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva, entre outras entidades.

Embora não haja consenso, mulheres que entram na Justiça pedindo que o plano cubra o tratamento vêm tendo pareceres favoráveis.
 
Renata Vilhena Silva, advogada especializada em direito da saúde, diz que "se, por um lado, a Lei 9.656 não obriga o plano a pagar o tratamento de infertilidade, por outro, ela diz que as operadoras devem cobrir todas as doenças listadas no Código Internacional de Doenças, e é por isso que a Justiça dá ganho de causa para a paciente que precisa do tratamento de infertilidade".
 
R7

Chá de rosa branca e suas várias indicações

Foto: Reprodução
Chá de Rosa Branca
Rosas vermelhas, amarelas, azuis, brancas… A rosa apresenta uma grande variedade e é uma das flores mais conhecidas no mundo, sendo cultivada desde a Antiguidade
 
A primeira rosa data de aproximadamente 5.000 anos atrás, e cresceu nos jardins asiáticos. As rosas tornaram-se um símbolo de delicadeza e romantismo, e possuem um perfume que é utilizado como essência na produção de diversos produtos cosméticos, desde sabonetes a cremes hidratantes, além de serem muito empregadas em clínicas estéticas, spas e no tratamento com aromaterapia, com a preparação de banhos de pétalas de rosas para relaxamento e tratamento de pele.
 
A rosa branca, de nome científico Rosa Alba L., pertence à família Rosaceae e é um tipo de rosa, também conhecida como rosa arbustiva ou rosa de corte. Devido às suas propriedades benéficas à saúde, ela é muito utilizada como planta medicinal calmante. A rosa branca precisa de solo rico em nutrientes, com umidade constante e pode ser encontrada em floriculturas, mercados ou lojas de produtos naturais.
 
Propriedades da rosa branca
  • Ação adstringente;
  • Calmante;
  • Laxativa;
  • Antibacteriana;
  • Digestiva;
  • Anti-inflamatória;
  • Depurativa para furúnculos.
Indicações de uso
A rosa branca é utilizada no tratamento de inflamações nos olhos (trata a conjuntivite em compressas), para desinfetar ferimentos, tratar prisões de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta e bronquite, além de ser usada, também, para fazer limpeza de pele. É indicada para inflamações do útero e rins, e também pode ser usada em banhos.
 
Modos de utilizar o chá de rosa branca
As pétalas ou as sementes da rosa branca são utilizadas para finalidades terapêuticas.
 
Conheça a seguir três receitas de chás com a rosa branca:
 
Chá para limpeza de pele
Adicione as pétalas e as sementes em água fervente, deixe esfriar e lave a pele.
 
Chá calmante
Adicione 10 gramas de pétalas e sementes de rosa branca em 500 ml de água fervente, junto com uma colher de sopa de mel, e beba três vezes ao dia.
 
Chá para irritação dos olhos (alergia ou conjuntivite)
Coloque dois copos de água para ferver com dez pétalas bem lavadas, por 10 minutos. Quando amornar, lave os olhos ou faça compressas com algodão embebido nesse chá. Use a cada duas horas.

*Não são conhecidos efeitos colaterais e nem contraindicações para o uso da rosa branca.
 
remédio-caseiro.com

É possível engravidar depois de fazer laqueadura?

Thinkstock
Reversão pode funcionar melhor em mulheres mais jovens
Especialista explica que chance é de 50%, mas é necessário analisar série de fatores
 
Bom dia! Você já fez laqueadura e está na dúvida se ainda poderá engravidar? De acordo com o ginecologista Joji Ueno, responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês, a laqueadura tem 50% de ser revertida.
 
— Há situações em que o procedimento é realizado com cuidados microcirúrgicos aumentando um pouco mais a chance de reversão que, neste caso, atinge uma porcentagem de 80%.
 
O especialista comenta que para revertê-la, uma série de fatores precisam ser analisados, como: faixa etária da paciente, comprimento e vitalidade dos segmentos de trompas a ser unido, procedimento utilizado na realização da laqueadura tubária, quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia e até a habilidade do microcirurgião.
 
— É importante destacar que a laqueadura não interrompe a ovulação. No entanto, as tubas uterinas ficam rompidas impossibilitando que a fecundação ocorra.
 
De acordo com o especialista, a reversão pode funcionar melhor em mulheres mais jovens, com menos de 35 anos, e que não apresentem algum fator de infertilidade. Para pacientes com idade superior a essa faixa etária, a fertilização in vitro (FIV) pode ser uma alternativa mais eficiente e segura.
 
— Quando as trompas são reconstituídas, elas não recuperam toda a sua função, podendo ocasionar problemas durante a gravidez. Uma delas é a ocorrência de uma gestação ectópica (na própria trompa). Afinal, este tipo de gestação costuma ser interrompida entre seis e 12 semanas. 
 
Por isso, antes de optar pela laqueadura, vale apostar em outros métodos contraceptivos como DIU, pílulas anticoncepcionais orais ou injetáveis.
 
— A laqueadura é um processo de esterilização definitiva que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a fecundação. É uma cirurgia simples, as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas com o intuito de bloquear a passagem do espermatozoide.
 
Por isso, o médico reafirma que a laqueadura costuma ser mais indicada para pacientes que apresentam problemas de saúde, como hipertensão, diabetes ou histórico de eclampsia.
 
R7

Doenças de pele, como acne e vitiligo, podem ter origem emocional

Reprodução
Doenças de pele, como acne e vitiligo, podem ter origem emocional
Conheça que doenças são essas e qual a relação delas com os sentimentos do paciente
 
Por Dra. Denise Steiner
 
Levantamentos feitos por vários Centros Dermatológicos dos Estados Unidos mostraram estatísticas variáveis indicando que de 40% a 70% das pessoas que procuravam os serviços de dermatologia teriam também associado algum tipo de distúrbio psicológico e problemas de ordem emocional. Esses pacientes reclamam de coceiras aparentemente sem causa, lesões na pele, insensibilidade cutânea entre outros. Sintomas que podem estar muito além dos problemas de pele, podendo ser sinal de sérios distúrbios psíquicos. 
 
Podemos citar como exemplo a dermatite factícia ou artefata, que pode ser os primeiro sintoma de uma depressão severa ou ainda indicar que o paciente está sob alto nível de estresse ou ansiedade. Confira, a seguir, algumas doenças que se relacionam com problemas psicológicos, quando a emoção está à flor da pele: 
 
Vitiligo e psoríase
Doenças como vitiligo e psoríase ainda não tem suas causas totalmente esclarecidas, mas o estado emocional sempre interfere muito no tratamento. Por se tratarem de doenças de pele visíveis, o paciente na maioria das vezes se isola, fica depressivo, envergonhado e quando acontece o contrário, os médicos observam que em períodos de tranquilidade e felicidade da pessoa, acabam não aparecendo novas manchas e a doença permanece controlada, situação inversa aos períodos conturbados, onde as manchas aumentam de forma assustadora. 
 
Embora a ciência ainda não tenha encontrado respostas para muitos problemas, sabemos que alterações emocionais desequilibram o organismo e, portanto, a tristeza, angústia e raiva sempre irão prejudicar um possível tratamento. 
 
Estresse
O estresse físico ou emocional tem repercussões em inúmeras dermatoses e estas, indiscutivelmente também são geradoras de estresse. Para o dermatologista é fundamental ter presente esta relação que ocorre em grande número de doenças de pele, e sempre procurar avaliar a integração entre sentimentos, conflitos e estresse em cada paciente que o procura. 
 
Podemos citar algumas doenças que tem relação com o estresse. O prurido na pele, irritação na pele, que é sintoma de diversas dermatoses, sem dúvida sofre grande influência do estresse. Há dermatoses que não possuem como características o prurido, mas em situações de estresse, este passa a fazer parte do quadro. Em outras doenças em que o prurido é uma característica percebe-se ampla variação da sua intensidade em função de fatores emocionais, podendo ser este desde discreto até incontrolável ou desesperador. É importante lembrar que o prurido geralmente ocorre em função de uma dermatose ou doença sistêmica, porém seu aparecimento, manutenção ou agravamento sofrem nítida repercussão emocional. Além disso, quando não se descobre a causa desencadeante do prurido, pode- se classificá-lo como psicogênico. 
 
Levando-se em conta o importante componente estético representado pelos cabelos, é possível imaginar o estresse emocional que a perda dos mesmos é capaz de gerar. Neste caso, vários tipos de alopecias pode ser causadas pelas emoções. 
 
Acne
No caso da acne, é importante ressaltar o estresse ocasionado pela doença em si. Tendo em conta que a acne acomete principalmente adolescentes, que já vivem um período de estresse representado pelas alterações fisiológicas da puberdade, conviver com as lesões acaba sendo traumatizante. Muitos sentem-se constrangidos pela aparência do quadro e vivem conflitos emocionais que repercutem por longo tempo ou até por toda a vida. Mesmo quando a acne não está ativa, as cicatrizes que em muitos permanecem, são queixa frequente no consultório dermatológico e motivo de preocupação para muitos adultos que tiveram acne na adolescência. 
 
A acne vulgar, dermatose extremamente comum na adolescência, representada por quadros de intensidade variável, que vão desde comedões e pápulas até pústulas, cistos e trajetos fistulosos (acne comedoniana) sofre também influência de estresse. As maiorias dos pacientes com acne referem agravamento do quadro com estresse. É importante lembrar ainda dentro da acne, os casos de acne escoriada, em que há manipulação das lesões pelo paciente promovendo a formação de escoriações crostas e cicatrizes, é fundamentalmente um quadro neurótico ou psicótico, sofrendo influência de estresse emocional, sendo necessário em certos casos o uso de antidepressivos. 
 
Dermatite atópica
A dermatite atópica ocorre normalmente associada à asma, rinite alérgica ou urticária. Manifesta- se por surtos de eczema pruriginoso em locais característicos. É uma doença crônica com períodos de crise e acalmaria. Há relação com estresse e este pode inclusive desencadear uma crise e piorar o prurido. Na dermatite atópica, o próprio eczema e o prurido são também fatores que geram estresse. Em alguns casos torna- se necessária psicoterapia comportamental para controle do hábito de coçar. 
 
Disidrose
A disidrose ou eczema disidrótico é um quadro com lesões nas palmas e plantas das mãos e pés, que tende a voltar com frequência, que pode ser causado por infecções por fungos e bactérias, ingestão de certos medicamentos, contato com substâncias irritantes, e pode também estar associado a fatores emocionais. Na disidrose, sabe-se que fatores estresseantes podem desencadear a dermatose por si só, sem que nenhuma das outras causas citadas estejam presentes. 
 
Líquem
Líquem simples, crônico ou neurodermite se caracterizam por uma placa liquenificada extremamente pruriginosa e de evolução crônica. Neles, ocorrem uma resposta cutânea a um estímulo inicial (picada de inseto, fator irritante químico ou físico), sendo, entretanto o fator emocional o mais importante, observando-se sempre como base ansiedade ou compulsão. Forma-se então uma reação em cadeia, onde o prurido leva à liquenificação, que aumenta o prurido e assim por diante. 
 
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma afecção crônica, recorrente que ocorre em regiões cutâneas ricas em glândulas sebáceas e em alguns casos em áreas intertriginosas. As lesões são descamativas e atingem no adulto o couro cabeludo e a face, podendo também afetar áreas centrais do tórax, região pubiana. A participação de fatores emocionais nos retornos e agravamento do quadro é bem estabelecido. Estresse emocional pode também desencadear ou agravar o prurido, principalmente no couro cabeludo. 
 
Rosácea
A rosácea é uma afecção crônica da face caracterizada por eritema, edema, telangiectasias e pápulas, que podem ou não ser acompanhadas de pústulas e nódulos. Ocorre uma resposta vascular alterada e vários fatores têm sido implicados na gênese da rosácea. Sabe-se o estresse piora o quadro que normalmente já é desagradável para os seus portadores, a rosácea também é fonte de estresse sendo responsável por constrangimento nos seus portadores. 
 
Hiperidrose
A hiperidrose cortical ou emocional é uma forma de hiperidrose generalizada, mais evidente em certas áreas como axilas, região palmo plantar e região perínio-inguinal. Este quadro também é agravado ou desencadeado por fatores ou estados emocionais. As glândulas sudoríparas são normais e não ocorre alteração da colinesterase. O estresse é considerado como parte fundamental, sendo inclusive indicado, em muitos casos, psicoterapia de apoio.
 
Distúrbios psicológicos
Existe um tipo de compulsão obsessiva que é quando a pessoa fere a si mesma e depois alega ter problemas na pele. Como exemplo disso, temos pacientes que ficam se machucando, se cutucando, o que aumenta a tendência a terem ?bolinhas? na pele, no braço e pelos encravados. Existem casos se crianças pequenas que engolem cabelos, pessoas que roem a unha, arrancam a sobrancelha, entre outros. Temos também o chamado jargão dermatológicos de "ilusão de parasitose". Nesse caso a pessoa acha que tem um bichinho caminhando na pele e relata isso ao dermatologista, o que é um quadro considerado grave e o especialista deve encaminhar o paciente para um psiquiatra. 
 
Para o dermatologista é nítida a diferença da lesão que a própria pessoa se provocou, porque nesses casos ficam cicatrizes profundas, verdadeiras depressões, principalmente se for nas pernas. O tratamento dermatológico é mais difícil, complicado, e em alguns casos nem existe, porque a cicatriz é um processo definitivo da pele, é a maneira como ela se recompôs. 
 
Dependendo do estado do paciente o dermatologista o encaminha ao psiquiatra que, algumas vezes, indica além do tratamento à base de medicamentos, uma terapia. Portanto, em se tratando de distúrbio obsessivo compulsivo o medicamento via oral, no caso o antidepressivo, é muito importante e eficaz, porque vai agir na raiz do problema, que é de fundo psíquico. 
 
Minha Vida

Você sabe praticar sexo oral seguro?

Reprodução
Você sabe praticar sexo oral seguro?
Descubra os cuidados necessários para se prevenir de DSTs e outras doenças
 
O sexo oral é uma prática que envolve muitos tabus. E dúvidas. Precisa fazer com camisinha? O sêmen transmite doenças? Existe alguma preparação ideal? E a lista não para por aí já que a prática é bastante popular.
 
Para alguns é um dos primeiros passos da vida sexual, até mesmo antes do sexo com penetração. Para outros, ele é sinônimo de preliminares. E para muitos deve ser realizado apenas depois que o casal já adquiriu bastante intimidade. Seja como for, ele pode ser um momento bastante prazeroso para o casal.

Tão importante quanto se sentir bem fazendo ou recebendo sexo oral, entretanto, é saber como praticar o ato com segurança para a saúde. Mas, afinal, o que isso quer dizer, já que ele não envolve contato entre os genitais?
 
Confira:
 
1. É possível contrair alguma DST fazendo sexo oral?
Sim
               
Nota: De acordo com a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), todas as DSTs podem ser contraídas ao fazer sexo oral. Por isso, o uso da camisinha é fundamental para se prevenir do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, HPV e a gonorreia.
 
2. É possível contrair alguma DST recebendo sexo oral?
Sim
               
Nota: O contato da mucosa da boca com a mucosa genital acontece tanto ao fazer quanto ao receber o sexo oral. Por isso, neste caso também há o risco de transmitir e contrair DSTs. As doenças sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas caso existam feridas bucais e na região genital.
 
3. Recomenda-se alguma preparação especial para o sexo oral?
Uma boa higiene bucal e da região genital
               
Nota: "A única recomendação para quem pratica o sexo oral, além do uso da camisinha, é uma boa higiene bucal e da região genital", aponta a ginecologista Bárbara. Para isso, basta tomar banho diariamente e escovar os dentes após cada refeição. Quanto à depilação, a especialista alerta que não se deve eliminar todos os pelos da região genital. "Eles são protetores e previnem infecções", explica. Por isso, depile apenas o que fica aparente com o uso da roupa íntima e apare o restante, se sentir necessidade.
 
4. Para prevenir DSTs ao fazer sexo oral, o ideal é:
Usar a camisinha desde o início da interação
               
Nota: "A camisinha deve ser usada desde o início do ato sexual", recomenda o infectologista Unaí Tupinambás, da Sociedade Brasileira de Infectologia. Isso porque as DSTs também podem ser transmitidas pelo contato com a mucosa e a pele e não somente pelo sêmen ou secreção vaginal.
 
5. É perigoso engolir o sêmen de um parceiro sem DSTs? 
Não
 
Nota: "Não há qualquer problema em engolir o sêmen, desde que o casal não tenha qualquer DST", afirma o infectologista Unaí.
 
6. O uso da camisinha previne 100% contra todas as DSTs?
Não
                   
Nota: Enquanto o preservativo masculino envolve todo o pênis, a camisinha feminina não envolve toda a vulva. "Assim, nas regiões não protegidas pelo preservativo, o contato direto com a mucosa ou com lesões é capaz de transmitir DSTs", explica a ginecologista Bárbara. Entretanto, se a camisinha for usada corretamente, o risco de transmissão é muito baixo.
 
7. Quem deseja intercalar a penetração com sexo oral deve:
Trocar a camisinha sempre que passar de um para o outro
               
Nota: Segundo a ginecologista Bárbara, o preservativo deve ser usado durante toda a interação sexual e trocado sempre que os parceiros mudarem do sexo oral para a penetração e vice-versa. "Cada região do nosso corpo tem uma flora específica de micro-organismos protetores que podem ser agressivos quando em contato com outras partes do corpo, podendo gerar infecções", aponta.
 
8. Sexo oral favorece infecções urinárias?
Menos do que o sexo vaginal
               
Nota: No caso das mulheres, como a uretra feminina é curta, qualquer interação na área genital pode favorecer a ascensão de bactérias até a bexiga, causando infecção urinária. "Entretanto, como no sexo oral não há tanto atrito quanto na penetração, o risco é menor", diz a ginecologista Bárbara. Mesmo assim, recomenda-se urinar após o ato ou, se possível, tomar um banho.
 
9. Sexo oral no ânus é perigoso?
Não, desde que seja feita uma boa higiene do local
 
Nota: "O sexo oral no ânus pode ser feito sem problemas, desde que a área genital tenha sido higienizada", alerta a ginecologista Bárbara. Segundo ela, doenças orais fecais podem ser transmitidas durante o ato, causando problemas, como a diarreia. Para evitar o problema, use lenços umedecidos ou tome uma ducha após defecar.
 
Minha Vida

Vacina contra HPV: proteja-se contra a DST que atinge mulheres e homens

O HPV provoca verrugas genitais e é uma das principais causas do câncer de colo do útero

Drible os problemas causados pela transpiração nas axilas

Reprodução
Manchas nas roupas e mau cheiro podem ser contornados com medidas simples
 
Mau cheiro é apenas a ponta do iceberg quando o assunto é transpiração.
 
É preciso usar um bom desodorante e fazer a higienização das axilas para afastar o mau cheiro e regular o suor, mas não é só isso.
 
Manchas na roupa e axilas ou mesmo o surgimento de micoses podem ser decorrentes do suor.
 
Pensando nisso, conversamos com especialistas e explicamos como contornar os principais problemas decorrentes da transpiração.
 
Confira:
 
Mau cheiro
O mau cheiro causado nas axilas ou pés ocorre devido a decomposição do suor pelas bactérias. "Ele também pode acontecer nos pés, que é o caso do chulé", diz a dermatologista Ranaia Papsukawa, do Hospital Santa Luzia, em Brasília. Segundo a dermatologista, o desodorante ajuda a corrigir o problema, além de usar roupas de tecido de algodão e sapatos de couro ou tecido. Mas também não podemos nos esquecer da higiene - para quem sofre com o odor, vale investir em um sabonete antisséptico, que mata as bactérias causadoras do mau cheiro. Outra saída é fazer uma higienização no meio do dia: retire o desodorante da manhã com água e sabão, lave e seque muito bem a região para então reaplicar o produto.

Para saber se você é da turma que precisa reaplicar o desodorante, fique atento a quantidade de suor e odores. "Cada caso é um caso e quem determina isso são os micro-organismos de cada pessoa: tem gente que nem precisa de desodorante, enquanto outros têm que reaplicar a cada quatro horas", diferencia a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Normalmente os antitranspirantes duram mais do que o desodorantes, portanto fique atento ao seu.
 
Desodorante "vencido"
Você passa o desodorante e até reaplica no meio do dia, mas o cheiro e o suor ainda sim persistem? Pode ser um sinal para trocar o produto. "As bactérias do nosso corpo podem ficar resistentes ao desodorante, que depois de um tempo não consegue mais eliminá-las", explica a dermatologista Valeria. O ideal é mudar quando você perceber que o cheiro voltou, trocando por um produto que tenha uma fórmula diferente.
 
Manchas na roupa
Quem nunca suou e ficou com áreas mais escuras no tecido, denunciando a molhadeira? Nem sempre culpa do suor excessivo, as marcas molhadas nas roupas podem ser resultado da má escolha dos tecidos. Além de usar um bom desodorante que regule a quantidade de suor, dê muito mais atenção à escolha das peças: refira peças de algodão, feitas de fibras naturais. "Os tecidos sintéticos, como o elastano e a elanca, não deixam a pele respirar, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação", afirma a dermatologista Ranaia. Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não apertem as axilas. Evite também tecidos grossos ou pesados, pois eles impedem a transpiração eficaz. Não repita roupas usadas de maneira nenhuma e evite usar roupas de outras pessoas.
 
Manchas nas axilas
"Em geral, as manchas são causadas por agressões nas axilas devido ao atrito da pele com o tecido da roupa, depilação, alterações hormonais e desodorantes que contêm álcool em suas fórmulas", afirma a dermatologista Ranaia. Todos esses fatores, somados à quantidade de suor, podem causar as manchas. Esfoliação e hidratação também são medidas que impedem as manchas escuras na região. Para quem já sofre com o problema, são boas opções para solucioná-lo os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, e peelings superficiais. O tipo de tratamento, o número de sessões e os resultados vão depender do grau de hiperpigmentação da pele.
 
Esqueceu o desodorante?
Você termina de tomar banho e, quando vai aplicar o desodorante, descobre que o produto acabou. Para não ficar sem proteção, muitas pessoas recorrem a alternativas que nem sempre são eficazes, como pomadas e até mesmo talco. "Esse produtos podem obstruir os poros, causando inflamações, além de nem sempre cumprirem o papel de prevenir o mau cheiro ou a transpiração", explica a dermatologista Valéria. "Nesses casos, o leite de magnésia pode ser muito eficaz em eliminar o odor - mas deve ser usado apenas em último caso", completa a dermatologista Ranaia.
 
Previna micoses
"O aumento de umidade pode favorecer o aparecimento de micoses em áreas de dobras, como é o caso das axilas e pés", afirma a dermatologista Ranaia. Elas são resultado da proliferação desenfreada de bactérias, que podem infectar a pele para além do mau cheiro. Nesses casos, a higiene frequente é o melhor remédio - lave bem as áreas com maior concentração de suor, use o sabonete antisséptico de preferência e não se esqueça de secar bem, para retirar a umidade.
 
Transpiro demais. E agora?
A transpiração é um processo natural do organismo, que tem o objetivo de regular a temperatura corporal. A intensidade do suor varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, entre eles sexo, dieta alimentar, estado de hidratação corporal, idade e número de glândulas sudoríparas em atividade. Além disso, obesidade, distúrbios psiquiátricos, hipertireoidismo, menopausa e situações estressantes, como entrevistas e testes, interferem no volume de sudorese. "Para esses casos, tente uma mudança de hábitos ou controle das doenças citadas, a fim de reduzir o volume de suor", afirma a dermatologista Ranaia.

Já o excesso de transpiração sem causa aparente, chamado hiperidrose, é uma doença constrangedora que pede tratamento médico. Em alguns casos, o suor é excessivo nos momentos de ansiedade e estresse, mesmo quando a temperatura é bem baixa. Na hiperidrose, a sudorese se concentra mais nas mãos, axilas e pés, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo. Para controlar o suor, é possível fazer uma cirurgia ou experimentar aplicações regulares de toxina botulínica nas áreas afetadas.
 
Minha Vida

Aplicativos: Endomondo Sports Tracker

4 de 8O único treinador pessoal que irá precisar cabe no seu bolso
 
Se correr, pedalar, caminhar, fizer kayak, ou algo completamente diferente, vamos mante-lo motivado, e mais importante – fazer com que se divirta.

Registar trajetos, guardar estatísticas e partilhar os seus treinos – tudo a partir de uma simples app.
 
Junte-se a mais de 23 milhões de utilizadores e comece a libertar endorfinas.
 
REGISTE AS SUAS ACTIVIDADES
●Registe praticamente todos os desportos baseados em distância, incluindo duração, velocidade, calorias, e mais
●Tenha feedback áudio a cada km/milha
●Insira manualmente desportos de interior

ANALISE A PERFORMANCE
●Mantenha um registo completes dos exercícios
●Veja o volume de treino diário
●Analise a performance com tempos parciais para cada exercício

DESAFIE-SE A SI PRÓPRIO
●Fixe um objectivo e deixe o nosso treinador áudio ajuda-lo a atingi-lo

SOCIALIZE
●Receba (e envie) incentivos de amigos em tempo real
●Veja o registo de atividades para comentar o progresso dos amigos
●Compita contra o melhor desempenho de um amigo
●Partilhe resultados e exercícios no Facebook

Toda a sua informação é enviada diretamente para o seu perfil em www.endomondo.com. Aqui, pode analisar a sua informação, estudar as estatísticas, verificar progressos, e interagir e competir com pessoas de todo o mundo.

Levante-se, mexa-se e liberte as suas endorfinas!

NOTA: Não se esqueça que manter o seu GPS activo pode consumir rapidamente a sua bateria por isso lembre-se de o desligar após o seu exercício.
 
Gratuito            
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
 
instalar                
 
Distribuidor
Endomondo
 
Tamanho do download
4 MB            
 
Última atualização
10/04/2014            
 
Versão
9.0.0.2
 
Funciona com
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
  • identidade do telefone
  • identidade do proprietário
  • serviços de localização
  • mapas
  • biblioteca de música
  • biblioteca de fotos
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • serviço de notificação de push
  • sensor direcional e de movimento
  • controle por voz
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
  • bibliotecas de fotos, músicas e vídeos
 
Idiomas suportados (9)
dansk Deutsch English español italiano polski Português Español (España, alfabetización internacional) français
 

Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet/RJ)

O Centro Federal de Educação Tecnológica "Celso Suckow da Fonseca" do Rio de Janeiro (Cefet - RJ) divulgou edital de concurso público para 203 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.547,23 a R$ 3.318,70.

As oportunidades são para os campi Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença.

Os cargos de nível superior são para administrador, analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, arquivista, assistente social, auditor, bibliotecário - documentalista, contador, economista, enfermeiro, engenheiro eletricista, jornalista, médico clínico - área clínica, nutricionista, odontólogo, pedagogo, psicólogo, relações públicas, revisor de texto, técnico em assuntos educacionais e tecnólogo/ web.

 As vagas de nível médio são para assistente em administração, desenhista projetista, técnico nas especialidades de contabilidade, edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, química e tecnologia da informação, e técnico de laboratório nas especialidades de eletrônica, eletrotécnica, informática, mecânica e química.

Os postos de nível fundamental são para assistente de alunos e auxiliar de administração.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cesgranrio.org.br no período de 31 de março a 28 de maio. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental, R$ 38 para nível médio e R$ 65 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 1º de junho.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Ibiassucê - BA

A Prefeitura de Ibiassucê, no estado da Bahia, por meio da empresa Planejar, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 105 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os empregos de assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, pedagogo, professor, agente administrativo e demais funções.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de maio de 2014, através do site www.planejarconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas na cidade de Ibiassucê, na data prevista de 22 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos serão divulgados na data provável de 25 de junho de 2014.

Prefeitura de São José dos Campos abre vagas para nível fundamental

A Prefeitura de São José dos Campos, no estado de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo n° 01/2014, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes - Noroeste Concursos.

O certame oferece 10 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ensino fundamental). O salário é de R$ 831,00, em carga horária de 40 horas semanais.

Ao salário do Agente Comunitário de Saúde podem ser acrescidas as verbas de Adicional de Insalubridade no valor de R$ 144,80 e Adicional de Condição Especial de Trabalho no valor de R$ 83,10, perfazendo o montante de R$1.058,90, ticket refeição no valor de R$ 374,00 e Vale Transporte, se houver necessidade de locomoção.

As inscrições, no valor de R$ 30,00, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até 30 de maio de 2014.

A prova objetiva terá sua data confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.sjc.sp.gov.br/ e no site www.noroesteconcursos.com.br no dia 05 de junho de 2014.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, prorrogável por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Angatuba - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Angatuba, no estado de São Paulo, através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras Ltda, lançou edital de processo seletivo n° 01/2014, com a finalidade de ocupar 44 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 724,00 mensais e R$ 12,47 h/a, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de agente Comunitário de Saúde, Monitor de Transporte Escolar, P.E.B. II - Ciências, P.E.B. II - Língua Portuguesa, P.E.B. II - Educação Física e P.E.B. II - Matemática.

As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, no site www.directacarreiras.com.br, até o dia 28 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 25,00 e R$ 35,00 de acordo com a função escolhida.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 29 de junho de 2014, no município de Angatuba/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

O Gabarito Oficial deverá ser divulgado a partir das 14:00hs do dia seguinte a realização da prova, bem como o resultado preliminar das provas e o caderno de provas que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.

O certame terá validade de 12 meses, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado até igual período conforme necessidade da municipalidade.

Concurso Polícia Civil - BA oferece vagas para Perito

A Polícia Civil do Estado da Bahia abriu novo concurso público, regido pelo edital SAEB/01/2014, com oferta de 130 vagas nos cargos de Perito Criminalístico (40), Perito Médico-legal (60), Perito Odonto-legal (10) e Perito Técnico (20), integrantes do quadro de pessoal da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SAEB). A organização do certame está sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a SAEB, tendo o concurso validade de um ano, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições estão abertas no período entre 07 de maio e 05 de junho de 2014, por meio do site www.concursosfcc.com.br. A taxa de participação tem o valor de R$ 120,00 ou R$ 150,00, a depender do cargo pretendido. 
 
Para disputar as vagas Perito Criminalístico e Perito Técnico, é preciso ter nível superior em qualquer área. Candidatos que possuam diploma de Medicina ou Odontologia, por sua vez, podem concorrer aos cargos de Perito Médico-legal ou Perito Odonto-legal. 
 
Os novos profissionais que ocuparem os cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico-legal e Perito Odonto-legal ingressarão no quadro da Polícia Civil em jornada de 30 horas semanais, com direito a remuneração inicial composta pelo vencimento básico (R$ 3.202,47) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (R$ 941,84), totalizando R$ 4.144,31. Caso seja alterada a jornada para 40 horas semanais, os servidores terão ter acréscimos na remuneração, e esta poderá atingir o valor de R$ 9.173,31.
 
Já os que assumirem as vagas de Perito Técnico terão remuneração inicial constituída pelo vencimento básico (R$ 845,46) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (R$ 837,47), totalizando o mínimo inicial de R$ 1.682,93, valor que poderá aumentar, caso a jornada também se amplie, hipótese em pode atingir o valor de R$ 3.047,14.
 
O Regime Jurídico dos cargos deste concurso é o estatutário, conforme legislação estadual, o que garante estabilidade empregatícia.
 
O concurso terá as etapas de: Provas Objetivas, Prova Discursiva,  Teste de Aptidão Física, Exame Biomédico, Exame Psicotécnico, Prova de Títulos e Investigação Social.  A aplicação das Provas Objetivas e da Prova Discursiva, para todos os cargos, está prevista para o dia 20 de julho de 2014, nas cidades de Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista.
 
Edital completo e outras atualizações: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba213/index.html

Prefeitura de Machadinho - RS abre concurso com vagas de até R$ 10 mil

A Prefeitura de Machadinho, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 25 vagas de trabalho, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 931,71 a R$ 10.069,31, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agrônomo, Agente de Biblioteca, Agente Comunitário de Saúde, Agrônomo, Atendente de Caixa Acolhedora, Atendente de Creche, Auxiliar de Saúde Bucal e demais cargos.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 26 de maio de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de R$ 60,00 para todas as funções.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 22 de junho de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 09 de junho de 2014.

O concurso terá validade de dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do município de Machadinho.

Concurso Prefeitura de Campos Gerais – MG

A Prefeitura de Campos Gerais, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de Concurso Público nº 01/2014 para ocupação de 110 vagas de trabalho em cargos que exigem níveis fundamental, médio e superior. A remuneração vai de R$ 724 até R$ 10.164, 49, por jornadas de trabalho de 9 a 44 horas semanais.
 
Os cargos oferecidos são Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviço Escolar, Cirurgião-Dentista PSF, Educadora, Enfermeiro, Enfermeiro especialista em Saúde Mental, Farmacêutico, Fiscal de Vigilância Epidemiológica, Médicos: Cardiologista, Clínico Geral, Pediatra, Psiquiatra, Supervisor - Sistema PSF, Motorista de Veículo Pesado, Nutricionista, Oficial de Administração em Contabilidade Pública, Oficial de Serviços, Operados de Máquinas, Professor de Educação Básica, Psicólogo e Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições estarão disponíveis no http://www.exameconsultores.com.br, site da organizadora do certame, no período de 15 de julho a 14 de agosto. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 100.
 
Os candidatos serão avaliados por Prova Objetiva e Prática, ambas a serem aplicadas na data provável de 21 de setembro de 2014. Local e horário de cada Prova serão comunicados no http://www.exameconsultores.com.br, com antecedência.
 
A validade do concurso será de dois anos, com chances de prorrogação por mais dois anos.

Prefeitura de Nova Lacerda - MT promove concurso público

A Prefeitura de Nova Lacerda, no estado do Mato Grosso, lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso, o novo edital de processo seletivo público para preencher 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Os salários variam de acordo com o cargo desejado, abrangendo as faixas entre R$ 726,54 e R$ 1.774,03 mensais.

As chances são para cargos de Professor de Pedagogia, Assistente Social, Psicólogo, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Mecânico, Operador de Motoniveladora, Operador de Trator de Pneu, Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Braçais, Eletricista de Energia Elétrica e Professor do Magistério.

As inscrições estarão abertas entre os dias 13 e 23 de maio de 2014 e devem ser realizadas presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Nova Lacerda - MT, das 7h às 11h e das 13h às 17h (exceto ao sábado, domingo e feriados). Endereço: Rua 16 de julho nº 815 Centro - Nova Lacerda.

As provas objetiva (para todos os cargos) e a prova prática (somente para os cargos Motorista Nível II, Operador de Motoniveladora e Operador de Trator de Pneu ) serão realizadas no dia 08 de junho de 2014, em locais a serem confirmados oportunamente.

Prefeitura de Arataca - BA promove concurso e processo seletivo

Visando preencher 128 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Arataca, no estado da Bahia, lançou dois editais de concurso público e processo seletivo, ambos pelo nº 01/2014.
 
O edital de concurso público oferece 06 vagas para Agente Comunitário de Saúde e salário de R$ 950,00, por  jornada de 40 horas semanais.
 
Já o edital de processo seletivo dispõe de 122 vagas para os cargos de Aux. Serviços Gerais, Facilitador de Dança, Facilitador de Esporte, Facilitador de Oficina de Arte, Facilitador de Capoeira, Orientador Social (Peti), Assistente Social, Agente Administrativo, Médico (PSF), Médico (Centro de Saúde), Medico Pediatra, Medico Psiquiatra (NASF), Psicólogo (NASF), Assistente Social (NASF), Enfermeiro (PSF), Técnica Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, entre outros cargos. A remuneração oferecida, para essas funções, varia entre R$ 724,00 a R$ 9.200,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições ficarão abertas até 21 de maio de 2014, e poderão ser realizadas através do site www.solucaogov.com.br.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 20,00 para quem tem apenas o ensino fundamental completo ou incompleto, R$ 25,00 para quem tem o ensino médio e R$ 60,00 para aqueles que já concluíram o ensino superior.

A prova Objetiva, para todos os cargos, está prevista para ser aplicada no dia 1º de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Arataca e no endereço eletrônico www.solucaogov.com.br.

O gabarito será divulgado, provavelmente, no dia 02 de junho de 2014.

O prazo de validade deste Concurso Público é de 02 anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Curralinhos – PI abre seletivo

Com o objetivo de prover 50 vagas de trabalho voltadas para cargos de nível fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Curralinhos, no estado do Piauí, torna público o edital de Processo Seletivo nº 001/2014. O salário dos contratados pode chegar a R$ 1.086,00 por jornada de 20 ou 40 horas semanais. A seleção também disponibilizará vagas para cadastro de reserva.
 
As inscrições estarão abertas até 30 de maio de 2014, no site da organizadora, no endereço eletrônico www.institutolegatus.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 40 a R$ 60. No mesmo site, é possível acessar o edital completo.
 
O certame avaliará os candidatos por meio de Prova Objetiva, com data de aplicação prevista para 22 de junho de2014, no município de Curralinhos, Piauí, em local e horário a serem informados em tempo hábil no www.institutolegatus.com.br.
 
A validade do Processo Seletivo é de um ano.

Prefeitura de Poços de Caldas - MG abre concurso público

A Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, através da empresa IMAM, lançou edital de concurso público nº 001/2014, para provimento de 74 postos profissionais, considerando a reserva de vagas para pessoas com necessidades especiais (PNE). A remuneração varia de R$ 22,72 por hora a R$ 9.895,25, de acordo com a jornada desempenhada, que poderá ser de 20h, 30h ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Públicos, Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Marceneiro, Operador de Veículos Pesados II, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal da ESF, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem da ESF, Técnico de Laboratório de Análises Clínicas, Bibliotecário, Contador, Médicos: Auditor/ Revisor, do Trabalho, Cardiologista, Clínico Geral, da ESF, Endocrinologista, Geriatra, Hematologista, Neurologista, Ortopedista, Plantonista, Psiquiatra, Radiologista/ Ultrassonografista e Médico Urologista.
 
As inscrições devem ser efetuadas de 16 de julho a 14 de agosto de 2014, no site www.imam.org.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 29,00 a R$ 130,00, de acordo com a vaga pretendida.
 
Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva e Prática, de acordo com o método de avaliação escolhido por cada oportunidade.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Poços de Caldas provavelmente nos dias 20 e/ou 21 de setembro de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição. O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.pocosdecaldas.mg.gov.br. e www.imam.org.br.

A data, o horário e local para a realização da Prova Prática serão divulgados em data oportuna pela Comissão de Concurso, através de listas que estarão afixadas no Prédio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG e publicadas no jornal que publica os atos oficiais do Município. Também poderão ser feitas consultas através da internet no endereço eletrônico do www.imam.org.br (clicar Concursos em Andamento/Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG – Edital 001/2014/Informações do Concurso).

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

IASES - ES abre processo seletivo

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo regido pelo edital nº 002/2014, que objetiva o provimento de 208 vagas, que podem ser ocupadas por candidatos de nível médio e superior.
 
A remuneração vai de R$ 2.173,60 a R$ 4.232,00, por jornada de 40 horas semanais ou escala 12x36 ou de 24x72.
 
Inscrições estarão abertas de 13 a 21 de maio de 2014, pelo site  www.iases.es.gov.br.
 
O certame destina-se à contratação de Analista de Suporte Socioeducativo, Nutricionista Socioeducativo, Assistente Social Socioeducativo, Pedagogo Socioeducativo, Psicólogo Socioeducativo, Terapeuta Ocupacional Socioeducativo, Técnico Socioeducativo e Agente Socioeducativo.

A seleção se dará por Análise de Curriculum, Entrevista e Investigação Social.

Prefeitura de Cáceres - MT abre inscrições por salário até R$ 3.481,18

A Prefeitura de Cáceres, no estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) lançou edital n° 004/2014 de processo seletivo para contratação de pessoal em diversos cargos, por tempo determinado. Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 3.481,18, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

São 59 vagas abertas, além da formação de cadastro reserva, na área de Assistência Social, com chances para pessoal de níveis fundamental, médio e superior, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

As oportunidades são para os cargos de Psicólogo, Assistente Social, Advogado, Gerente de Serviços Sociais - Casa da Criança, Pedagogo, Pedagogo, Educador/Cuidador - Casa da Criança, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Educador/Cuidador - Casa da Criança.
 
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 25 de maio e 1º de junho de 2014, através do endereço eletrônico www.caceres.mt.gov.br.

O certame terá provas objetivas, para todos os candidatos, mais prova de títulos para funções de nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 13 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 03 de junho. O resultado das provas sai no dia 16 de junho.

O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Fundação Saúde - RJ abre novo concurso

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro abriu o concurso público regido por edital publicado no Diário Oficial do Estado - RJ (12/05/2014), que prevê o preenchimento de 286 postos de nível médio e superior, mais cadastro de reserva, com salários de R$ 1.210,93 a R$ 6.077,43. O certame está sob os cuidados da organizadora Fundação Bio-Rio, vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Os candidatos convocados para a contratação pela Fundação Saúde serão contratados sob o Regime Jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não possuindo direito à estabilidade. O edital prevê reserva de vagas para deficientes, negros e índios. Veja a listagem dos empregos ao final desta notícia.
 
Inscrições
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 50 para os empregos de nível médio e R$ 85, para os de nível superior. Será preciso garantir a participação pela internet (http://concursos.biorio.org.br) de 13 a 25 de maio de 2014.
 
Também serão aceitas inscrições no posto de atendimento localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 791 (UFRJ). Os candidatos deverão acompanhar todas as etapas do concurso pelo site da organizadora ou no endereço eletrônico da Fundação Saúde www.fundacaosaude.rj.gov.br.
 
Provas
As provas objetivas do concurso Fundação Saúde RJ estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de junho de 2014 nas cidades de Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Rio de Janeiro. A avaliação de títulos, que terá caráter classificatório, será aplicada apenas para candidatos de nível superior e a última etapa será Exame Médico Pré-Admissional, para todos os empregos.
 
A homologação final do concurso está prevista para sair no dia 04 de julho de 2014.
 
Empregos por nível
 
Nível Superior: Assistente Social - Assistência Social / Geral; Biólogo/ Biomédico/ Farmacêutico - Análises Clínicas/Geral; Biólogo/ Biomédico/ Farmacêutico Hemoterapia / Histocompatibilidade; Biólogo/ Biomédico/ Farmacêutico Hemoterapia / Imuno-hematologia; Biólogo/ Biomédico/ Farmacêutico Análises Clínicas / Citogenética; Biólogo/ Biomédico/ Farmacêutico Análises Clínicas / Biologia Molecular; Educador Físico Educação Física / Reabilitação Cardíaca; Enfermeiro - Enfermagem / CCIH; Enfermeiro - Enfermagem Geral; Enfermeiro - Hematologia; Enfermeiro - Perfusão; Farmacêutico - Farmácia; Fisioterapeuta - Fisioterapia / Geral e Ventilatória; Fonoaudiólogo - Fonoaudiologia; Médico - Anatomia Patológica; Médico - Anestesiologia; Médico - Anestesiologia/Dor; Médico - Cardiologia; Médico - Cirurgia Cardíaca/Pediatria; Médico - Cirurgia Torácica; Médico - Dermatologia; Médico - Endocrinologia / Pediatria; Médico - Endocrinologia; Médico - Gastroenterologia / Endoscopia; Médico - Geriatria; Médico - Ginecologia; Médico - Hematologia Pediátrica; Médico - Hematologia TMO; Médico - Medicina Nuclear; Médico - Nefrologia; Médico - Nutrologia; Médico - Oftalmologia; Médico - Pneumologia; Médico - Pneumologia/Broncoscopia; Médico Psiquiatria; Médico - Radiologia; Médico - Urologia; Nutricionista - Nutrição; Psicólogo - Psicologia; Terapeuta Ocupacional - Terapia Ocupacional.
 
Nível Médio: Técnico de Enfermagem - Enfermagem; Técnico de Farmácia - Farmácia; Técnico de Laboratório - Análises Clínicas; Técnico de Laboratório - Hemoterapia; Técnico em Radiologia - Imagenologia; Técnico em Saúde Bucal - Odontologia e Técnico em Segurança do trabalho.

Prefeitura de Fartura - SP abre concurso público

A Prefeitura de Fartura, no estado de São Paulo, através da empresa Cemat, publicou edital de concurso público n° 01/2014, com o fito de preencher 48 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.145,80, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Arquiteto, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro de Estratégia da Saúde da Família, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Médico de Saúde da Família, Médico Ginecologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Veterinário, Psicólogo e demais cargos.

As inscrições deverão ser efetuadas até 23 de maio de 2014, através da internet no sítio eletrônico da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 45,00 de acordo com a função escolhida.

Aquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Rua Samuel de Oliveira, nº 77, na cidade de Fartura-SP.

As provas serão aplicadas na cidade de Fartura-SP, na E.M.E.F. João Batista de Oliveira, localizado à Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, nº 150, na data prevista de 08 de junho de 2014 (domingo), em horários a serem divulgados.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 96 da Lei Orgânica do Município.

Concurso Prefeitura de Padre Carvalho - MG (II)

A Prefeitura de Padre Carvalho, em Minas Gerais, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 92 vagas, subdivididas em cargos que contemplam todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 2.278,50, em jornadas de 24, 30, 36 ou 44 horas semanais.
 
As oportunidades são para os postos de Auxiliar Serviços Gerais – Faxineiro, Auxiliar Serviços Gerais – Gari, Auxiliar Serviços Gerais – Vigilante, Oficial de Serviço Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas I, Agente de Saneamento, Fiscal de Vigilância Sanitária, Agente de Assistência Social I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Professor de Educação Física I, Professor de Literatura I, Professor PA I e Psicólogo I.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.publicaconsultores.com.br, no período entre 08 de julho a 08 de agosto de 2014, ou presencial na Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, Praça do Mercado, S/Nº - Centro – Padre Carvalho – CEP: 39.573-000, das 08h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 60,00, de acordo com o cargo desejado.
 
Provas
Os inscritos passarão por Prova Objetiva, de múltipla escolha, de caráter eliminatório, e Prova Prática, de caráter eliminatório.
 
A Prova Objetiva será aplicada provavelmente no dia 31 de agosto de 2014, a partir de 08h00min, para os candidatos inscritos nos cargos de escolaridade: Elementar, Fundamental Completo, Fundamental Incompleto, Médio e Superior. Já a Prova Prática será realizada na mesma data acima citada, e será aplicada após a realização da prova objetiva, em local a ser designado pela Comissão de Coordenação e Supervisão do Concurso e divulgado, oportunamente, por Edital.
 
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de 48 horas, em local a ser comunicado durante a sua realização.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Padre Carvalho - MG abre processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Padre Carvalho, publicou edital nº 01/2014 de processo seletivo, para preenchimento de 12 vagas nas funções de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração vai de R$ 724,00 a até R$ 1.300,00, para carga horária de 40 horas semanais de trabalho.
 
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Facilitador do CRAS, Orientador do CRAS e Coordenador do CRAS. 
 
As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site www.publicaconsultores.com.br, entre os dias 02 e 13 de junho de 2014, ou presencial na Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, Praça do Mercado, S/Nº - Centro – Padre Carvalho – CEP: 39.573-000, das 08h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min.
 
O candidato poderá pagar a taxa de inscrição conforme seu nível escolar, sendo R$ 40,00 nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 60,00 nível superior.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 19 de julho de 2014, em local a ser designado pela Comissão, de acordo com número de inscrições e disponibilidade de salas/escolas e oportunamente comunicado aos candidatos, através de Edital.
 
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de 48 horas, em local a ser comunicado durante a sua realização.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.