Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

EUA recomendam uso preventivo de antirretrovirais contra Aids

Foto: Reprodução
A iniciativa pode provocar um forte aumento da demanda de
Truvada, o único antirretroviral preventivo autorizado nos EUA
 
Nova medida pode provocar forte aumento da demanda de medicamento. Cerca de 500 mil americanos poderão ser beneficiados por este tratamento
 
As autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendam a utilização de antirretrovirais contra a Aids em todos os grupos em situação de risco, especialmente os homossexuais, com o objetivo de reduzir o número de novas infecções pelo vírus HIV.
 
Esta nova iniciativa do Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC), publicada na Internet esta semana, pode provocar um forte aumento da demanda de Truvada, o único antirretroviral preventivo autorizado nos Estados Unidos.
 
Segundo o CDC, cerca de 500 mil americanos poderão ser beneficiados por este tratamento, contra os atuais 10 mil. Os seguros médicos financiam o medicamento.
 
De acordo com as autoridades de saúde dos EUA, o índice de infecção por HIV se mantem estável há 20 anos, com 50 mil novos casos a cada ano. O CDC reforça a recomendação de uso de preservativo, que tem recuado entre os homens homossexuais.
 
A maior organização americana de combate à Aids, a IDS Healthcare Foundation, criticou a iniciativa por considerar que "provocará uma redução do uso de preservativos" e "aumentará a incidência de outras doenças venéreas, como a sífilis, que está voltando com força".
 
G1

Chá da casca de Tangerina

Chá da casca de tangerina
Foto: Reprodução
A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, nativa da Ásia, das regiões da Índia, China e países vizinhos que possuem clima subtropical e tropical úmido

A tangerina é popularmente conhecida pelo seu efeito digestivo, laxativo, diurético e por aumentar a eficiência física. E o chá da casca de tangerina, você conhece? A casca da tangerina possui muitas propriedades benéficas à saúde,
 
As propriedades e os benefícios da casca da tangerina
 
- A casca da tangerina é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, e é utilizada para fazer doces e geleias, além de chá.
 
- Um dos grandes benefícios da casca da tangerina é abaixar o colesterol. Além disso, a casca da fruta contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças, dentre elas, o câncer.
 
- Na medicina tradicional chinesa, a casca de tangerina é utilizada para auxiliar no processo de digestão, acalmando o estômago, além de equilibrar a taxa de açúcar no sangue, desintoxicar o fígado e aliviar o estresse.
 
- Ainda segundo a medicina tradicional da China, o chá de tangerina ajuda a manter a temperatura do corpo, e acompanhado por gengibre e alfazema, é um ótimo aliado para as épocas em que gripes e constipações são males comuns.
 
- Por auxiliar na digestão e pelas suas propriedades diuréticas, algumas pessoas acreditam que os nutrientes da casca possam auxiliar na perda de peso.
 
Como consumir a casca de tangerina?
O consumo da casca da fruta é feito através do preparo de um chá.
 
Confira a receita a seguir:
 
Receita do chá de casca de tangerina
 
Primeiramente, é necessário desidratar as cascas. Para isso, basta colocar as cascas em uma forma e deixar ao sol por alguns dias. Após isso, guarde as cascas lacradas dentro da geladeira. As cascas na geladeira podem ser conservadas até dois ou três meses.
 
Para preparar o chá, adicione as cascas em água fervente e deixe em infusão durante 3 minutos. Após esse período, é só coar e tomar o chá, sem adoçar.
 
Não use açúcar, mel e nem adoçante.
 
Se preferir a bebida gelada, pode colocar o chá dentro na geladeira e consumi-lo posteriormente como um refresco.
 
remédio-caseiro.com

Médicos conseguem curar câncer de sangue com vírus modificado do sarampo

Pesquisadores de Minnesota, nos Estados Unidos, conseguiram acabar com o câncer de sangue de uma mulher injetando-lhe uma dose cavalar de uma cepa geneticamente modificada do vírus do sarampo, informou a Clínica Mayo em um estudo ao qual a Agência Efe teve acesso nesta quinta-feira
 
Durante um teste clínico no ano passado, pesquisadores da clínica descobriram que uma cepa geneticamente modificada do vírus do sarampo do tipo MV-NIS acabava com as células de mieloma múltiplo, um tipo incurável de câncer de sangue que afeta os plasmócitos na medula óssea.
 
Uma das duas pacientes do estudo foi Stacy Erholtz, de 49 anos e que há uma década padecia de mieloma múltiplo. Seu câncer remeteu completamente por causa do tratamento com o vírus MV-NIS modificado, e, após seis meses, não reapareceu.
 
"Acho que é simplesmente incrível. Quem teria pensado nisso?", disse Erholtz em um vídeo enviado à Efe junto com o estudo médico, publicado esta semana na revista "Mayo Clinic Proceedings". "Aparentemente, me injetaram o suficiente para vacinar 100 milhões de pessoas, o que é alarmante. Felizmente, não me inteirei disso até após receber o tratamento", acrescentou a paciente.
 
Segundo o hematólogo Stephen Russell, principal autor do estudo, os pesquisadores trabalharam durante uma década para pôr em prática "um conceito muito simples", o que "os vírus entram naturalmente no corpo e destroem os tecidos".
 
Em termos simples, o vírus fez com que as células cancerígenas se juntassem e se desintegrassem, segundo explicou Angela Dispenzieri, outra das autoras do estudo e especialista em mieloma múltiplo. Além disso, "há indicações que (o vírus geneticamente modificado) pode estimular o sistema imunológico para que reconheça melhor as células cancerígenas e ajude a lutar contra elas de forma mais eficaz", comentou Dispenzieri.
 
O estudo inscreve-se dentro da pesquisa com viroterapia oncolítica, que consiste no uso de vírus modificados geneticamente para que infectem as células tumorais, mas respeitem os tecidos normais. Os pesquisadores fabricaram para o estudo uma cepa de vírus altamente concentrada e que ao mesmo tempo não provoca efeitos graves nos tecidos saudáveis, segundo a Clínica Mayo.
 
O segundo paciente do estudo não respondeu tão bem ao tratamento, mas, em seu caso, os pesquisadores puderam comprovar através de imagens de alta tecnologia que os vírus administrados por via intravenosa se dirigiam especificamente às áreas com crescimento de tumores, indicou o estudo.
 
Os pesquisadores preparam agora uma segunda fase do teste clínico com mais dose do vírus, e querem testar se sua eficácia aumenta ao combiná-lo com a radioterapia, com a ideia de obter nos próximos anos o sinal verde da Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA) para expandir o uso do tratamento. "Este é o primeiro estudo que estabelece a viabilidade da viroterapia oncolítica sistêmica para um câncer disseminado", ressaltou Russell.

Efe / R7

Pé torto pode ser causa de dor nas costas

Getty Images
Pisada errada pode causar dor nas costas
Ortopedista alerta que pisada errada provoca dores na coluna, joelhos, pernas e lombar
 
Bom dia! Muitos podem não saber, mas pisar de forma errada desencadeia vários problemas na postura e nas articulações. O costume é capaz de provocar dores na coluna vertebral, nos joelhos, nas pernas e na região lombar. Além disso, os mesmos sintomas são sentidos por quem tem má formação dos pés. O alerta é do ortopedista Agnaldo de Oliveira Júnior, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
 
— As más formações de que mais ouvimos falar são as provenientes de deformidades congênitas ou adquiridas, que mudam a anatomia normal do pé e alteram o seu apoio no solo.
 
No caso de crianças, com idade inferior a dois anos, é comum apresentar algum grau de pé plano flácido, decorrente da flacidez dos ligamentos.
 
— No entanto, 90% dos casos são corrigidos com o crescimento.
 
Outros fatores, como fraturas, diabetes e artrite reumatoide também promovem deformidade nos pés, que são os principais meios de sustentação e equilíbrio do corpo.
 
Para diagnosticar alterações na postura devido a má formação dos pés, os recursos mais utilizados são avaliações postural e funcional e teste da pisada (exame de baropodometria). O ideal é detectar o problema cedo para não comprometer o alinhamento postural e estrutural do corpo. Segundo o ortopedista, há diversos procedimentos para acertar a pisada. 
 
O ortopedista recomenda o uso de palmilhas e sapatos ortopédicos, que proporcionam mais conforto na caminhada para quem tem problemas mais leves. Em casos mais graves, especialmente decorrentes de problemas adquiridos de fraturas, há recursos cirúrgicos para correção.
 
R7

ONG lança campanha contra hepatite C e fará testes gratuitos em SP

Pedro Ventura/Agência Brasília
A cerimônia contará com médicos especializados em hepatites
Evento de lançamento da campanha acontece na segunda-feira (19)
 
A ONG C Tem que Saber C Tem que Curar lançará na segunda-feira (19) às 10h30, no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), no centro de São Paulo (SP), a campanha: Hepatite C Tem Cura. Seja um Campeão. Vença esse jogo. O objetivo é alertar e conscientizar turistas e brasileiros sobre os riscos da hepatite C e identificá-la precocemente.
 
Durante o evento desta segunda-feira, os funcionários do TJ-SP poderão realizar gratuitamente o teste de hepatite C. O resultado sai na hora e os casos positivos serão encaminhados de imediato para exames complementares e tratamento gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na ocasião, haverá também o início da distribuição de cartilhas instrutivas nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.
 
A cerimônia contará com médicos especializados em hepatites, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, e entidades sociais ligadas ao tema. A madrinha do projeto, a atriz e modelo Karina Bacchi, também estará presente no evento.
 
A Hepatite C é uma doença silenciosa que atinge 170 milhões de pessoas no mundo e três milhões no Brasil. Quanto antes ela for descoberta, maior é a chance de cura, de acordo com especialistas.
 
Serviço:
Data: 19 de maio
Endereço: avenida Ipiranga, 165, Centro
Horário: 10h30

R7

Empresa venderá verduras produzidas em fábrica

Thinkstock
Alimentos sem pesticidas ou outras substâncias químicas
Conglomerado vai produzir alimentos sem pesticidas ou outras substâncias químicas
 
O conglomerado industrial japonês Toshiba, conhecido por seus aparelhos eletrônicos e reatores nucleares, anunciou nesta quinta-feira (15) uma nova atividade: a venda de verduras produzidas em uma fábrica.
 
"Vamos dar uma nova dimensão à nossa divisão de atenção sanitária", anunciou a Toshiba em um comunicado.
 
O conglomerado vai produzir verduras sem pesticidas ou outras substâncias químicas em uma fábrica totalmente asséptica, mas gerida por dispositivos eletrônicos.
 
Especializada, entre outras coisas, em equipamento médico, e administrando um hospital próprio em Tóquio, a Toshiba diz querer contribuir para a saúde das pessoas. Segundo a empresa, este objetivo passa pelo consumo de comida saudável, que pode ser produzida na fábrica sob certas condições tecnológicas.
 
Por isso, a Toshiba está trabalhando em uma fábrica abandonada na periferia de Tóquio para dotá-la de "sistemas especiais de iluminação fluorescente, otimizados para o crescimento das plantas, um ar condicionado que mantém sempre a mesma temperatura e um nível de umidade constante, um dispositivo de vigilância do estado físico das plantas e equipamentos esterilizados para a embalagem dos produtos".
 
A delicada gestão desta fábrica será efetuada com meios similares aos empregados nas fábricas de semicondutores, outra especialidade do eclético conglomerado japonês.
 
"Ao minimizar o contato dos produtos com as partículas, é possível prolongar sua conservação em bom estado", destacou a Toshiba.
 
Em uma superfície industrial de cerca de 2.000 metros quadrados, o grupo produzirá o equivalente a 3 milhões de saladas ao ano e fornecerá alface, espinafre e outras verduras a supermercados e restaurantes.
 
A Toshiba prevê cultivar, em função da demanda, produtos com características particulares, por exemplo com forte conteúdo de vitamina C.
 
O grupo não é o primeiro japonês especializado em eletrônica a se interessar nas "fábricas de verduras".
 
A Panasonic e a Fujitsu têm "explorações agrícolas" deste tipo, criadas há pouco no município de Fukushima (nordeste), onde parte da população prefere as verduras produzidas em espaços fechados às cultivadas no campo, por medo de estar contaminadas pela radioatividade da usina destruída no terremoto de março de 2011.
 
R7 

Mulheres encontram dificuldades para emagrecer no pós-parto

mulher 300x180 Mulheres encontram dificuldades para emagrecer no pós parto
Foto: Reprodução
A mulher após dar à luz, seja ao primeiro filho ou não, encontra dificuldades para emagrecer e retornar ao peso antes da gravidez

Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, para as novas mães ainda é mais difícil emagrecer por conta do contexto social. Ela explica que a licença-maternidade, que põe a mulher o dia inteiro perto da geladeira, o hábito de comer a sobra de comida que a criança deixa, as festas infantis e a falta de tempo para exercícios são alguns sabotadores da volta à silhueta. E afirma que o ideal para emagrecer com saúde na fase de amamentação, após o parto, é perder até um quilo por semana.
 
Para Andrea Santa Rosa, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine, nos Estados Unidos, muitas mulheres usam a gravidez ou a amamentação como justificativa para fazer atrocidades alimentares que elas não se permitiriam em outras fases da vida.
 
Depois do parto o corpo ‘quer’ emagrecer, é natural que volte ao peso anterior, mas você também não pode fazer de tudo para impedi-lo, diz.O obstetra Paulo Martin Nowak, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que a mulher que ganhou entre nove e 12 quilos na gestação deve recuperar o peso anterior em cerca de seis meses. E quem engordou mais pode levar até nove meses para perder os quilos extras,

 explica. Mas, para a mulher que manteve o peso adequado na gestação e se alimentou bem pode perder os quilos extras só com o gasto calórico do aleitamento.
 
O ideal para qualquer mulher, mesmo a que não teve dificuldade para perder os quilos a mais, é praticar exercício físico leve. A atividade física ajuda a superar outros percalços do pós-parto, como a queda abrupta na quantidade de hormônios, que pode levar a mulher a comer mais ou a se sentir “feia”.
 
Corposaun

Babuíno recebe coração de porco; humanos serão os próximos


Células retiradas da orelha de porcos foram transformadas em células-tronco
IdMed
Esqueça a expressão “espírito de porco”. A tendência agora é que nós, seres humanos, tenhamos corações suínos
 
Cientistas do Programa de Pesquisa de Cirurgia Cardiotorácica do Instituto do Coração, Pulmão e Sangue nos Estados Unidos relataram que um babuíno ainda está vivo depois de receber um coração transplantado de um porco. O babuíno tem vivido com o coração instalado em seu abdômen há mais de um ano.
 
Sua longevidade é um marco. Anteriormente, quando os pesquisadores tentaram transplantar corações de porcos em primatas, os corpos dos animais rejeitavam os transplantes dentro de seis meses. Em última análise, os pesquisadores querem fazer corações de suínos para transplante em humanos. Os porcos poderiam fornecer uma maior oferta do órgão do que doadores humanos, fechando a trágica lacuna entre a oferta e a demanda.
 
Nos EUA, cerca de 3 mil pessoas estão na lista de espera para um transplante de coração, mas apenas cerca de 2 mil corações se tornam disponíveis a cada ano, de acordo com a instituição que conduziu o estudo. Aqueles que estão esperando podem usar dispositivos mecânicos, mas estes não são perfeitos.
 
De acordo com relatórios da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, no país, até março de 2014, havia 262 pacientes ativos em lista de espera por um novo coração. No primeiro trimestre deste ano, foram realizados 70 transplantes de coração no Brasil. Desde 2004, foram documentadas outras 6.693 operações do gênero.
 
Resposta imunológica
Corações de suínos são promissores porque se aproximam o suficiente da anatomia dos corações humanos. Os médicos também já usaram válvulas cardíacas retiradas de porcos e vacas em cirurgias humanas. Parece, no entanto, que os corações de suínos são um pouco estranhos para os órgãos dos primatas os aceitarem facilmente.
 
Em estudos anteriores, os corações provocaram uma resposta imune massiva nos primatas para os quais foram transplantados. Essas respostas podem ser mortais e elas têm sido um grande obstáculo para o desenvolvimento dos transplantes de coração de porco. Ainda temos muito anos pela frente antes que corações de suínos estejam prontos para pacientes humanos – isso se um dia chegarmos a esse ponto.
 
Para fazer corações que os babuínos – e, no futuro, seres humanos – não rejeitassem, a equipe do Instituto do Coração, Pulmão e Sangue trabalhou com porcos especialmente projetados para terem alguns genes humanos e não terem alguns genes de porco. Os pesquisadores também deram aos seus babuínos medicamentos para suprimir seu sistema imunológico. (Pacientes humanos tomam medicamentos imunossupressores quando passam por transplantes de órgãos, de modo que a prática não é incomum.)
 
O que teria feito os transplantes funcionarem foi este equilíbrio entre engenharia genética e drogas supressoras do sistema imunológico. Os estudiosos relatam que quando tentaram usar outros regimes de medicamentos, seus babuínos morreram em menos de um ano. Os babuínos que receberam corações de porcos não geneticamente modificados rejeitaram os corações dentro de apenas um dia.
 
Agora que a equipe mostrou que corações de suínos são capazes de ficar dentro de primatas de forma segura, o próximo passo será realmente substituir os corações dos babuínos por corações de porcos. O babuíno deste estudo tem um coração de porco em seu corpo ao lado de seu próprio coração, que está fazendo todo o trabalho.
 
Tal estudo ainda não foi publicado em uma revista renomada ainda, mas seus autores o apresentaram no final de abril na reunião anual da Associação Norte-Americana de Cirurgia Torácica.
 
Hypescience

Comer nunca mais: uma dieta balanceada e barata em um copo

Foto: Reprodução
A alimentação sempre foi, e sempre será, motivo para debates infinitos
 
Isso porque a função número zero de qualquer alimento é fornecer a energia que o nosso corpo necessita para funcionar adequadamente. Mas, a relação que uma grande e significativa parcela da humanidade tem com ela é um tanto confusa – o que pode acabar distorcendo seu papel. Alguns comem de mais e levam a obesidade ao extremo. Enquanto outros parecem querer viver de luz.
 
E para o empresário Rob Rhinehart, o homem que vive sem comida, essas são algumas das provas sólidas de que os alimentos que temos a nossa disposição hoje não funcionam. Seja por serem caros demais e exigirem um tempo de preparo que muitas vezes apenas não existe, ou por conta de casos de obesidade e anorexia. Sem contar a parcela da população que não tem acesso algum a qualquer tipo de alimento.
 
Na tentativa de resolver esse problema, Rhinehart desenvolveu em 2012 um novo produto que ele mesmo considera “uma forma eficiente de alimentar a humanidade, pela primeira vez na história”.
Trata-se do “shake” chamado Soylent.
 
O Soylente é perfeito para pessoas que, infelizmente, estão ocupadas demais para perder tempo se preocupando com o cardápio do dia, e também já estão cansadas de gastar dinheiro com fast food e outros alimentos prontos que não fazem nada bem ao nosso organismo. Feito a partir de uma mistura de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, o shake de Rhinehart tem como objetivo ser uma forma mais pura de nutrição do que a própria comida.
 
Por que “Soylent”?
O nome do produto remete ao filme de ficção científica de 1973 cujo título é “Soylent Green”. Ele veio para o Brasil como “No Mundo de 2020”.
 
O longa de ficção científica, dirigido por Richard Fleischer, mostra um futuro superpovoado e poluído, onde os recursos naturais se esgotaram e a alimentação da população é fornecida pelas indústrias Soylent, consistindo de umas bolachas misteriosas. No desenrolar da trama, descobrimos que essas bolachas são na verdade feitas de carne humana.
 
Foto: Reprodução
E funciona mesmo?
Rhinehart fez o teste. Ao longo do último um ano e meio, 90% de suas refeições são Soylent.
 
Por mais que ele se sinta muito bem com esse novo estilo de vida, ele alega que seu objetivo não é substituir todas as refeições, e sim evitar refeições mal feitas que eram comuns em seu dia a dia – e ainda são na rotina de muitos de nós.
 
No futuro, segundo entrevista ao jornal americano The New Yorker, ele acredita que “vamos ver uma separação entre as nossas refeições burocráticas para o funcionamento do corpo, e as refeições para a nossa experiência e socialização” – o que faz muito sentido.
 
E é justamente esse aspecto do produto que tem sido o grande responsável pelo seu sucesso.
 
Quando Rhinehart terminou de postar sua campanha de arrecadação coletiva de fundos para levantar o capital necessário para produzir Soylent em grande escala, ele esperava receber algo em torno de 100 mil dólares dentro de um mês. Em alucinantes duas horas já tinha alcançado essa meta, com milhares de pessoas comprando Soylent pela bagatela de 65 dólares (mais de R$ 130).
 
Este mês, as primeiras 30.000 unidades de Soylent feitas para serem comercializadas já foram enviadas para clientes em todos os Estados Unidos, e a empresa já conta com mais de 10.000 dólares de novos pedidos todos os dias.
 
Agora a má notícia: o produto ainda não está disponível para o Brasil.
 
Do ponto de vista médico
Os médicos entrevistados a respeito deste novo alimento parecem otimistas com relação ao que ele representa, mas também tendem a concordar que é no mínimo presunçoso acreditar que precisamos só dele para sobreviver.
 
Apesar de o Soylent parecer um tanto eficiente, não quer dizer que elimine a alimentação por prazer e “socialização”, como o próprio Rhinehart ressaltou. O que o shake oferece é um opção para não se contaminar com porcarias nos momentos em que você não pode se dedicar a procurar um alimento saudável – sem contar os incríveis benefícios que pode trazer ao meio ambiente e as possibilidades que representa para acabar com a fome no mundo.
 
O criador da mistura crê que o pó (que deve simplesmente ser adicionado à água para ficar pronto para consumo) é mais barato, mais saudável e mais conveniente do que comer três vezes ao dia. Aliás, não só ele. Alguns meios de comunicação já chegaram até a dizer que o Soylent marcará o “fim da comida”. Será?
 
Hypescience

Processo Seletivo FHEMIG - Edital e Inscrição

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital nº. 01/2014 de processo seletivo voltado para o  cadastramento de currículos profissionais de níveis médio/técnico e superior, que possam preencher 1834 vagas, além de formar quadro de reserva para futuras contratações. As inscrições podem ser feitas de 12 a 18 de maio de 2014.
 
Cargos
Analista de Gestão e Assistência à Saúde (Gestor em Hotelaria Hospitalar, Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Terapeuta Ocupacional – Reabilitação Física), Profissional de Enfermagem (Enfermeiro Cancerologista, Enfermeiro Intensivista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem), Técnico Operacional de Saúde (Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Patologia Clínica). A remuneração poderá ir de R$ 1.510,03 a R$ 4.873,65, mas outros valores poderão ser somados, conforme o cargo.
 
Como participar
A inscrição do candidato será efetuada por meio do preenchimento de ficha cadastral e CURRÍCULO no sitio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br (clicar no link “processo seletivo FHEMIG - Regulamento nº 01/2014, em “Quero me Cadastrar” caso o candidato não tenha cadastro anterior na página, ou clicar em “Já Sou Cadastrado”). 
 
Findo o prazo de cadastramento dos currículos, a listagem dos selecionados para a entrega dos documentos que comprovem as informações curriculares, será disponibilizada no mesmo endereço eletrônico no dia 19 de maio de 2014, a partir das 17h de acordo com o horário oficial de Brasília.
 
Seleção
O processo seletivo simplificado será composto de duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório: Análise Curricular e Entrevistas.
 
Veja o edital completo no site da FHEMIG.

Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba - 13 Região

O edital com 33 vagas do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba foi divulgado  depois de ser publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho. As vagas são para quem tem Ensino Superior Completo ou Ensino Médio Completo, com salários que chegam a R$ 8.178,06.

As inscrições começam no dia 8 de maio e serão realizadas exclusivamente pela internet, com taxas de R$ 95 para todos os cargos de analista judiciário e R$ 85 para o cargo de técnico judiciário.

As 18 vagas de analista judiciário são para as seguintes especialidades: arquivologia, contabilidade, enfermagem, engenharia de segurança do trabalho, estatística, fisioterapia, medicina, medicina do trabalho, odontologia, psicologia e tecnologia da informação. Já as 15 vagas para técnico judiciário são com especialidade em tecnologia da informação.

A prova discursiva será aplicada junto com as provas objetivas no dia 3 de agosto para todos os candidatos inscritos e somente serão avaliadas as dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas. Serão avaliados os seguintes itens: conteúdo, estrutura e expressão.

Concurso Serviço Florestal Brasileiro

O Serviço Florestal Brasileiro divulgou edital de concurso público e processo seletivo para um total de 49 vagas em cargos de nível superior. Os salários vão de R$ 6.130 a R$ 8.300.

No concurso são 24 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior. O salário é de R$ 6.478,30. Do total das vagas, 1 é reservada para pessoas com deficiência.

As oportunidades são para Curitiba, Natal, Porto Velho e Santarém (PA).

Os cargos de nível superior são para analista ambiental – especialista em meio ambientes nas áreas administrativa e de ciências florestais.

Os candidatos podem se inscrever no período de 9 de abril e 16 de maio pelo site www.quadrix.org.br. A taxa é de R$ 75.

A prova objetiva será aplicada no dia 8 de junho, nas cidades de Curitiba, Natal, Porto Velho e Santarém (PA).

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

No processo seletivo são 25 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior. Os salários vão de R$ 6.130 a R$ 8.300. Do total das vagas, 2 são reservadas para pessoas com deficiência.

Os cargos de nível superior são para técnico de nível superior nas áreas de articulação institucional/gestão administrativa, cooperação internacional/acompanhamento de acordos internacionais, economia/economia florestal, engenharia florestal/maneio florestal, geografia/sensoriamento remoto, articulação institucional/gestão orçamentária, informática/analista de redes, informática/analista de sistemas e articulação institucional/engenharia civil.

Todas as oportunidades são para Brasília.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.quadrix.org.br no período de 9 de abril a 16 de maio. A taxa é de R$ 75.

A prova objetiva será aplicada no dia 8 de junho, em Brasília.

O processo seletivo terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Heliodora (MG)

A Prefeitura de Heliodora (MG) divulgou edital para o concurso público para preenchimento de vagas no quadro de servidores. São 82 vagas para todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 724 a R$ 2.571,26.

Os cargos disponíveis para o nível superior são para enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista e médico clínico geral na área da saúde, e para professor de educação básica e supervisor pedagógico na área de educação, estes também estão disponíveis para o nível médio com habilitação para modalidade normal e/ou magistério.

Para os cargos de nível médio/técnico, as vagas são para técnico em farmácia, técnico em higiene dental e técnico de laboratório. No nível médio, os postos disponíveis são para agente administrativo I e II, auxiliar de biblioteca, auxiliar de secretaria, monitor de creche e monitor de informática.

Ainda estão disponíveis os cargos de auxiliar de saúde, auxiliar de serviço escolar, fiscal municipal, oficial especializado I, operador de máquina I e recepcionista para o nível fundamental completo, e motorista I , operário I e auxiliar de serviços externos e internos para fundamental incompleto.

As inscrições podem ser realizadas no período de 24 de junho a 24 de julho pelo site www.idecan.org.br ou de forma presencial na central de atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Prefeitura de Heliodora na Praça Santa Isabel, 68, centro. Os valores variam de R$30 a R$60.

A data da prova escrita está prevista para o dia 24 de agosto e terá duração de três horas. O concurso terá validade de dois anos podendo ser prorrogado por uma vez pelo mesmo período.

Prefeitura de Brasília de Minas (MG)

Em Brasília de Minas (MG), a Prefeitura está com inscrições abertas para concurso público com 44 vagas, sendo uma reservada à pessoas com necessidades especiais, para níveis fundamental, médio e superior.

Os interessados podem se inscrever pela internet no período de 28 de abril de 2014 a 29 de maio de 2014. As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 06 de julho das 9h ao meio-dia, no município.

Não será enviado Cartão de Inscrição para o endereço do candidato. Os candidatos deverão, a partir do dia 30 de junho, informar-se pela internet no site, em que local irão fazer as Provas. Informações também poderão ser obtidas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na Comissão de Técnica de Concursos (Cotec) pelos telefones (38) 3229-8080 ou 3229-8092, de segunda a sexta-feira, exceto eventuais recessos e feriados, no horário das 8 às 18 horas.

As taxas são de R$ 50, R$ 60, R$ 70, R$ 90 e R$ 130. A remuneração disponibilizada varia de R$ 724 a R$ 2.500 em regime de 20h, 24h e 40h semanais, dependendo do cargo desempenhado.

 As vagas são para motorista, auxiliar administrativo, técnico agrícola, desenhista cadista, técnico em informática, técnico em segurança do trabalho, fiscal municipal, advogado, analista de sistema, assistente social, engenheiro civil, psicólogo, psicopedagogo, supervisor pedagógico e professor nas áreas de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de ciências, de educação física, de educação religiosa, geografia, história, língua estrangeira/ inglês, língua portuguesa e literatura.

O concurso conta com provas objetiva para todos os níveis e também prova de títulos para os cargos de nível superior. A lista destes candidatos será divulgada no dia 21 de julho e estes deverão postar a documentação nos Correios, por meio do serviço de A.R. ou Sedex (com custos por conta do candidato), de 22 de julho a 1º de agosto, para o endereço da Unimontes, no setor da Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros/MG.

O candidato poderá também entregar a documentação pessoalmente mediante recibo, no prazo estabelecido, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no Posto de Atendimento, em Brasília de Minas, das 8h às 12h, ou na Unimontes/Cotec, das 8h às 18h. Do lado de fora do envelope deve constar o nome completo do candidato, o cargo escolhido e a indicação: Prova de Títulos/Concurso Prefeitura de Brasília de Minas/2014.

Prefeitura de Barbalha - CE

A Prefeitura de Barbalha, município da Região do Cariri, está com inscrições abertas para concurso público de nível fundamental, médio e superior. São ofertadas 273 vagas distribuídas para os cargos de auxiliar de serviços gerais, educador físico, engenheiro civil, dentista, motorista, nutricionista, porteiro, professor, médico, operador de máquinas e técnico em enfermagem, entre outras áreas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio de 2014, exclusivamente no site da Universidade Patativa do Assaré. As remunerações variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00.

A taxa de registro custa R$ 40,00 para candidatos de nível fundamental, R$ 60,00 para concorrentes de nível médio e R$ 100,00 para nível superior. A prova objetiva será aplicada no dia 1º de junho, de acordo com o edital do concurso.

Departamento de Perícias Médicas de São Paulo (DPME/SP)

O Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME/SP) abriu concurso público com 40 vagas para nível superior, na área médica. A banca organizadora do concurso é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Uma vaga é destinada à candidato com deficiência.

As oportunidades estão distribuídas entre cardiologia (3 vagas), clínica médica (4 vagas), dermatologia (1vagas), ginecologia e obstetrícia (3 vagas), medicina legal e perícia médica (3 vagas), medicina do trabalho (9 vagas), neurologia (3 vagas), ortopedia (3 vagas), otorrinolaringologia (3 vagas), pneumologia (1 vagas), psiquiatria (4 vagas) e urologia (3 vagas). A remuneração é de R$ 4.550 para 20h de trabalho por semana.

É preciso ter graduação em medicina, registro no Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM/SP) e certificado de conclusão de residência médica na área pretendida ou título de especialista emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

A data provável da prova é 27 de julho. Serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa, legislação e conhecimentos específicos da área pretendida.

Os interessados poderão se inscrever de 5 de maio até 22 de junho, no site www.ibfc.org.br. A taxa custa R$ 113,75.

O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação, podendo ser prorrogado por igual período

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)

O edital referente ao concurso público do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) foi lançado, nesta sexta-feira (9), de acordo com o Governo do Estado. Ao todo, devem ser oferecidas 125 vagas nos níveis médio, técnico e superior, em Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé. Os salários variam de R$ 1.848,25 a R$ 3.760,60.

As inscrições para o concurso do Cetam serão realizadas de 19 de maio a 13 de junho, exclusivamente pela internet, e os valores das inscrições são de R$ 40 para cargos de nível médio e de R$ 80 para cargos de nível superior. A prova será realizada no dia 3 de agosto. As vagas para o cargo de nível superior são destinadas aos profissionais de 21 diferentes áreas de formação.

Em Manaus, serão 52 vagas para o cargo de nível superior e 52 vagas para cargos de nível médio, totalizando 104 vagas (incluindo as vagas para pessoas com deficiência). Para o município de Itacoatiara serão destinadas três vagas para o cargo de nível superior e cinco vagas para cargos de nível médio. Em Tabatinga, será destinada uma vaga para o nível superior e quatro vagas para os cargos de nível médio. No município de Tefé, serão destinadas oito vagas, sendo três para nível superior e cinco para o cargo de nível médio.

O edital do concurso deve ser publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE) e estar disponível ainda nesta sexta no endereço da realizadora da prova e no site do Cetam.

Concursos em andamento
Além do concurso do Cetam, devem ser realizados ainda para preenchimento de vagas no Governo do Estado os concursos da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

As inscrições para o concurso da Prodam abriram no dia 17 de abril, com oferta de 120 vagas cargos de níveis fundamental, médio e superior. As renumerações variam de R$ 1.091,78 (nível fundamental) até R$ 5.756,06, (nível superior/Analista de TI). As inscrições vão até 1º de junho de 2014. O edital completo pode ser acessado no site da Fundação Professor Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva (Funcab). As taxas de inscrição são de R$ 40 (nível fundamental), R$ 55 (nível médio) e de R$ 65 (superior), e o pagamento poderá ser feito até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições.

Também está em andamento o concurso da Susam para o preenchimento de 11.646 vagas no órgão. As provas serão realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e estão marcadas para o dia 24 de agosto de 2014. Do total de vagas ofertadas, 3.094 são para cargos de nível superior, 5.247 para cargos de nível médio e 3.305 para cargos de nível fundamental e fundamental incompleto. Os salários variam de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45. O concurso destinará 10% do total de vagas a Pessoas com Deficiência.

Concurso Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr)

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) abriu concurso público destinado ao provimento de 203 vagas para diversos cargos de níveis médio, técnico e superior. As vagas são tanto para a capital como para o interior, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão abertas no dia 13 de maio e serão encerradas no dia 2 de junho. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 90. A data prevista para aplicação das provas do concurso é dia 22 de junho, no horário das 8h10 às 12h10. As provas serão aplicadas tanto em Boa Vista como no município de Rorainópolis.

Serão exigidos conhecimentos de português, atualidades, informática, legislação geral e conhecimentos específicos, de acordo com o cargo escolhido. A avaliação do certame será de conhecimentos através da aplicação prova objetiva e também de provas de títulos.

Os cargos de nível superior serão para contador, fiscal agropecuário, com formação em engenharia agrônoma ou agronomia, além de fiscal com formação em medicina veterinária. Para o nível médio, assistente administrativo e assistente de laboratório e para o nível técnico, as vagas são para técnico agropecuária/agrícola, para quem tem formação em técnico agrícola ou agropecuária.

Concurso Prefeitura de Tupã – SP

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, no estado de São Paulo, necessita fazer novas contratações para diversos departamentos da administração pública. Com essa finalidade, foi divulgado o edital nº 001/2014 de Concurso Público para anunciar a abertura de 108 vagas de trabalho voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
O salário pode variar de R$ 711,68 até R$ 5.350,00 por jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 21 de maio de 2014, pelo site http://www.milconsultoria.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 13,99 até R$ 30,90, sendo de acordo com o nível de escolaridade do candidato.
 
As vagas disponíveis são para os cargos de  Auxiliar de Atividades Operacionais Masculino - Coleta de Lixo, Auxiliar de Atividades Operacionais Feminino – Gari, Inspetor de Alunos, Auxiliar de Atividades Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Atividades Administrativas, Secretário de Escola, Diretor de Escola, Professor de Educação Artística, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Médico Infectologista.
 
Os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, que será aplicada provavelmente em 08 de junho de 2014, em local e horário a serem informados no http://www.milconsultoria.com.br, a partir de 30 de maio de 2014. Haverá Análise de Títulos para cargos de nível superior e Prova Prática para algumas funções.
 
Por dois anos esse certame será válido, tendo possibilidades de prorrogação.  

Prefeitura de Itajubá – MG abre vagas em Concurso

A Prefeitura de Itajubá, no estado de Minas Gerais, publicou mais um edital, dessa vez, o de Concurso Público regido pelo edital nº 001/2014. O objetivo é preencher as 80 vagas de trabalho para contratações imediatas, com formação de cadastro reserva, além de reserva para candidatos com deficiência.   
 
As oportunidades contemplam candidatos de nível fundamental, médio e superior, por salários entre R$ 734,83 a R$ 2.886,56 em jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para Agente de Manutenção e Reparo, Cozinheiro,  Agente Administrativo, Instrutor de Artes,  Técnico de Enfermagem,  Analista de Sistemas,  Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil e Farmacêutico.
 
Interessados terão a oportunidade de se inscrever pelo período de 16 de julho até 14 de agosto de 2014, pelo site da organizadora do certame no www.imam.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 33 a R$ 100, valor que varia de acordo com a escolaridade do candidato.
 
O concurso será composto por Prova de Múltipla Escolha e Avaliação Psicológica. A Prova será aplicada em Itajubá, Minas Gerais, nas datas prováveis de 27 e/ou 28 de setembro de 2014, em local e horário a serem comunicados no www.imam.org.br em tempo oportuno.
 
Edital completo pode ser encontrado, na íntegra, no www.imam.org.br.  

Prefeitura de Itaporã - MS abre concurso

A Prefeitura de Itaporã, no estado do Mato Grosso do Sul, lançou o edital nº 001/2014 de Concurso Público, com a finalidade de preencher 166 vagas de trabalho a serem ocupadas por candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os contratados serão remunerados entre o salário mínimo vigente de R$ 724 a até R$ 1.273,04 em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Vagas
As chances são para candidatos qualificados a trabalhar nas seguintes funções: Auxiliar de Serviços Diversos, Gari, Mecânico, Motorista I, Motorista II, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Trabalhador Braçal, Tratorista, Vigia,  Agente Administrativo,  Auxiliar de Enfermagem,  Agente Comunitário de Saúde,  Agente de Controle de Endemias, Assistente de Administração,  Atendente de Consultório Dentário,  Monitor,  Monitor de Informática, Técnico em Enfermagem,  Técnico em Radiologia, Biomédico,  Contador,  Enfermeiro, Engenheiro Civil,  Médico,  Médico Veterinário,  Odontólogo,  Psicólogo, Professores nas mais diversas disciplinas.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através de dois sites: o www.msconcursos.com.br, que é da organizadora do certame, e o www.itapora.ms.gov.br, que é o sítio eletrônico da Prefeitura de Itaporã, até o dia 28 de maio de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 80 de acordo com o grau de escolaridade do candidato.
 
Concurso
Todos os inscritos serão submetidos à Prova Objetiva, a ser aplicada em 22 de junho de 2014, em local e horário a ser informados, oportunamente, nos sítios www.msconcursos.com.br e www.itapora.ms.gov.br. Ainda serão aplicadas Prova de Redação, Prova Prática, Análise de Títulos e Esforço Físico para alguns cargos.
Validade
O Concurso terá validade por dois anos e pode passar por prorrogação.

Prefeitura de Maringá - PR realiza concurso público

A Prefeitura de Maringá, no Paraná, abriu edital n° 022/2014 de concurso público, destinado a contratação de 18 profissionais para a área da Saúde. Os candidatos aprovados irão atuar em jornadas de 20h, 30h ou 40 horas semanais, com remuneração que varia entre R$ 942,96 e R$ 5.289,01.
O concurso público será executado pela Fundação de Apoio à FAFIPA.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até 05 de junho de 2014, pelo site www.fundacaofafipa.org.br, da organizadora do concurso, ou de forma presencial na Agência do Trabalhador de Maringá, situada na Rua Joubert de Carvalho, nº 675, Centro. As taxas variam de R$ 28,25 a R$ 158,65.

Cargos
- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde;

- Nível Médio: Atendente de Consultório Dentário - PSF;

- Nível Superior: Odontólogo - PSF; Psicólogo - NASF; Terapeuta Ocupacional - NASF.

Provas
A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de junho de 2014, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

Validade
O certame terá validade de um ano, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

IFCE abre concurso público

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), divulgou através do Diário Oficial da União o extrato do edital n. 05/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 261 vagas em funções técnico administrativos em educação para atuação em diversas áreas. Há oportunidades para candidatos de ensino fundamental, médio e superior e reserva de 34 vagas para candidatos portadores de deficiência.

Cargos
-Nível fundamental: Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar em Administração.

- Nível médio e técnico: Assistente em Administração, Técnico de Tecnologia da informação, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Secretariado e Técnico em Laboratório nas áreas de Informática e Química.

- Nível superior: Administrador, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo na área de Gestão Financeira.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas pela internet, no site da instituição, no www.ifce.edu.br no período de 26 de maio a 05 de junho de 2014. A taxa de inscrição será de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 70,00 dependendo do nível escolar exigido para o cargo.
 
Provas
As provas serão aplicadas em dia, local e horário a serem oportunamente divulgados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Concurso Prefeitura de Missal - PR

A Prefeitura de Missal, no estado do Paraná, através do Instituto Saber, abriu editais de concursos públicos n° 01/2014, para o provimento de 57 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 814,11 a R$ 8.515,30 para jornadas semanais de 20h, 30h ou 40h semanais.

As vagas são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico de Máquinas Pesadas, Operador de Máquina, Pedreiro, Desenhista, Professor, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista em Tecnologia da Informação, Educador Infantil, Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Professor de Educação Física, Técnico Esportivo e Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Técnico em Enfermagem, Dentista e Médico.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 9 de junho de 2014, no site www.saber.srv.br. As taxas podem ser de R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 70,00 para médio/ técnico e de R$ 100,00 para superior.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita objetiva e, para os cargos de Desenhista, Operador de Máquina e Mecânico de Máquinas Pesadas também haverá prova prática, bem como para Professores será aplicada prova de títulos.
 
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente em 22 de junho de 2014, em local e horários a serem divulgados

no Edital de Homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de junho de 2014, às 21 horas.

A validade do concurso com 40 vagas é de dois anos. Já para o concurso público para emprego público é de 1 ano.

CENTEC - CE abre seleção pública

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), no Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc/CE) está recebendo inscrições até 25 de maio de 2014 para o processo de seleção pública de Professores e Assistentes (níveis superior e médio/técnico), que atuarão no Programa Ensino Médio Integrado (EMI).
 
O objetivo da seleção é formar cadastro para a contratação futura de 654 profissionais com experiência e atuação docente prévia para trabalho nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) de Fortaleza e de 20 cidades no interior do Estado. Dentre as áreas com oferta de vagas, estão: Administração, Secretariado, Geografia, Engenharias Civil, Mecânica, de Alimentos, Elétrica, de Pesca, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Biotecnologia, Contabilidade, Economia, Arquitetura, Enfermagem, Turismo ou Hotelaria, Ciências da Computação, Letras/Libras, Fisioterapia, Educação Física e outras.
 
A remuneração para o Professor graduado, considerando jornada de 100 horas mensais, será de R$ 1.628,00, enquanto que para Professores assistentes, com nível técnico, ou graduandos, no último ano de curso, tomando como base a mesma jornada, será de R$ 1.085,00.
 
Os interessados devem se inscrever dentro do prazo informado de forma eletrônica, no site do Instituto CENTEC (http://drh.centec.org.br), mediante o pagamento de taxa no valor de 75 reais. 
 
A primeira etapa da seleção será a realização da Prova Objetiva sobre Conhecimentos Gerais em Língua Portuguesa, Educação Profissional e Conhecimentos Específicos da área de atuação do professor. A segunda etapa será a Avaliação do Curriculum Vitae; a terceira será a Avaliação Psicológica e a quarta etapa será a Prova Prática (didática). A Prova Objetiva está prevista para 08 de junho de 2014, com divulgação dos gabaritos no dia 10 do mesmo mês.
 
O edital do certame é o de número 003/2014, já disponível na página http://drh.centec.org.br/index.php/selecoes

Sobre as EEEPs
De acordo com informações prestadas pelo CENTEC, as Escolas Estaduais de Educação Profissional possuem a missão de integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica e uma vivência de cidadania e de protagonismo juvenil. A Seduc/CE estima que até o final de 2014 serão 140 unidades no Ceará. No momento, são 51 cursos técnicos em 77 municípios cearenses na Capital e no Interior.

SES – SC abre vagas para Médicos

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Santa Catarina (SES/SC) publicou o edital nº 025 e 026/2014 de Processo Seletivo para comunicar a aberturas das inscrições para contratação de Médicos nas especialidades Emergência e Clínica Médica. O salário é de R$ 7.361,74 em jornadas de trabalho de 20 horas semanais.
 
Os interessados devem ter, além de graduação em Medicina, especialização nas respectivas áreas que o edital exige, mais registro no Conselho Regional de Medicina.
 
As inscrições podem ser feitas até 28 de maio de 2014, no site www.saude.sc.gov.br. A documentação comprovatória deve ser entregue também até 28 de maio de 2014, na Secretaria Estadual de Saúde, localizada à Rua Esteves Júnior 160, 3° andar, Centro – Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC.
 
Os candidatos serão selecionados por Avaliação de Curriculum.
 
Mais informações no www.saude.sc.gov.br, onde se encontram os editais.  

Concurso Prefeitura de Patos – PB

A Prefeitura de Patos, Estado da Paraíba, através da empresa Pró-Muncípio, lançou edital nº 001/2014 de concurso público para o provimento de 469 vagas de trabalho em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Os salários vão até R$ 4.771,86 para carga horária que variam de 20 a 40h semanais.
 
As vagas são para os empregos de auxiliar de serviços, auxiliar de serviços pesados, vigilante, guarda municipal, motorista classe I, técnico administrativo, agente fiscal de urbanismo e obras, agente fiscal de urbanismo e obras, auxiliar de serviços, vigilante noturno, professor, médicos nas mais diversas especialidade e demais funções.

As inscrições serão realizadas no período de 19 de maio a 20 de junho de 2014, através da internet, por meio do  www.promunicipio.com. As taxas variam de R$ 70,00 a R$ 110,00 de acordo com a função escolhida.
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 27 de julho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O prazo de validade do concurso é 1 (um) ano.

Prefeitura de Piraju - SP publica edital de concurso público

A Prefeitura de Piraju, no estado de São Paulo, lançou edital de  concurso público nº. 01/2014, com a finalidade de preencher 06 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR), para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Servente Merendeira e Contador. Os salários variam de R$ 839,43 a R$ 2.056,90, por jornadas de 40 horas por semana.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site da organizadora, que é www.exitusconcursos.com.br, até às 17h de 19 de maio de 2014. Há uma taxa de R$ 25,00 para nível fundamental e R$ 32,00 para superior.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão usar o computador que será disponibilizado, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h00, na sede do Acessa São Paulo, na Rua Washington Osório de Oliveira, 660 - somente nos dias úteis.

As provas escritas serão aplicadas na cidade da Estância Turística de Piraju, provavelmente em 08 de junho de 2014, em local e horário a serem comunicados após o encerramento das inscrições através de afixação do Edital de Convocação no átrio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju, nos endereços eletrônicos www.exitusconcursos.com.br e www.estanciadepiraju.com.br/concursos/ e extrato do edital a ser divulgado pela imprensa com 03 dias, no mínimo, de antecedência.

O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 09 de junho de 2014.

O certame valerá por dois anos, a contar de sua homologação, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Nova Araçá – RS

A Prefeitura de Nova Araçá, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de Concurso Público nº 001/2014, visando fazer 05 contratações imediatas e formar cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os rendimentos mensais vão de R$ 941,25 até R$ 10.507,75, em jornadas de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Atendente de Consultório Dentário, Engenheiro Civil, Médico Clínico Geral, Médico Generalista, Monitor de Educação Infantil, Professor Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Servente.
 
O período de inscrição será até 04 de junho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30 para todos os cargos.
 
Todos os inscritos serão submetidos à Prova Objetiva, que será aplicada provavelmente em 05 de julho de 2014. Alguns cargos ainda passarão por Prova de Títulos e Prova Prática. Horário e local de cada avaliação serão  comunicados futuramente pelo www.objetivas.com.br.
 
O prazo de validade do certame é de dois anos e pode haver prorrogação.

Dieta para ganhar peso: evite calorias vazias e invista em gorduras boas

É preciso cuidado ao consumir suplementos para engordar - Foto: Getty Images
Getty Images
É preciso tomar cuidado ao ingerir os suplementos
como os shakes hipercalóricos
Fazer musculação e incluir cereais na alimentação ajudam no aumento de peso saudável
 
Enquanto algumas pessoas têm dificuldade para emagrecer outras encontram problemas na hora de engordar. As causas para essa dificuldade podem ser tanto físicas quanto psicológicas.

Algumas medidas podem ajudar no ganho de peso. Conversamos com especialistas e listamos as principais razões para não ganhar peso e o que pode ser feito a fim de engordar de maneira saudável.  
 
Confira:
 
Por que continuo emagrecendo? - Motivos físicos
Há diversos motivos físicos que explicam por que algumas pessoas são muito magras e tem dificuldade em engordar. "Um deles é a genética, quando o paciente conta com a queima calórica muito intensa", destaca o nutrólogo Roberto Navarro.

Doenças também podem ser a causa dessa dificuldade de ganhar peso, é o caso do hipertireoidismo, problema no qual a glândula da tireoide produz hormônio em excesso. "Em situações assim, o indivíduo come mais e mesmo assim emagrece", constata Navarro. Diversos tipos de câncer podem levar a esta dificuldade, especialmente aqueles que atingem o tubo digestivo.

A falta de oferta calórica, ou seja, comer pouco, leva ao emagrecimento. O excesso de atividades físicas é outro fator que pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em engordar, já que ela gasta mais do que come. 

Fumar cigarros e consumir algumas drogas, especialmente as que deixam a pessoa mais alerta, como a cocaína, também pode dificultar o ganho de peso. 
 
Por que continuo emagrecendo - Motivos psicológicos
Algumas doenças psiquiátricas podem ser a causa da dificuldade para engordar. "Porém, as questões psiquiátricas só podem ser pensadas depois de excluídas as questões físicas", alerta o psiquiatra e nutrólogo Hewdy Lobo da Vida Mental Serviços Médicos.

Alguns quadros de adoecimento mental mais graves estão associados a dificuldade ou a recusa em comer. "É o caso clássico da anorexia nervosa em que os portadores recusam a alimentação apesar de sentirem fome, porque de forma doentia percebem o próprio corpo exageradamente aumentado", diz Lobo.

Outra condição que pode levar a dificuldade em engordar é a depressão. "Um dos sintomas é a redução do apetite parcial ou quase completa a ponto de não se comerem por terem perdido a vontade da alimentação da mesma maneira que perderam interesse pela vida, relacionamento, etc", conta Lobo.

A esquizofrenia também pode causar problemas no ganho de peso, pois o indivíduo pode ter um tipo de delírio em que tem certeza que os alimentos ou a água estão contaminados e dessa forma se recusa a comer, é o chamado delírio de envenenamento.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ser um obstáculo para engordar, pois o paciente gasta um tempo exagerado apenas para organizar o alimento de uma maneira que entenda estar adequada. 
 
Qual a alimentação ideal para engordar?
Estar magro não é um passe livre para comer o que bem entender. "A pessoa pode ganhar peso, mas se desnutrir", alerta Navarro. Afinal, as pessoas magras também podem ter problemas de saúde. "Não adianta consumir mais alimentos indiscriminadamente: as pessoas magras também podem ter altos níveis de colesterol. Tenha uma dieta que forneça nutrientes apropriados para promover o ganho de peso saudável", orienta a nutricionista Karina Gallerani. 

Assim, evite os alimentos ricos em açúcar refinado, carboidratos simples, que em excesso podem favorecer a resistência à insulina que por sua vez pode se tornar diabetes tipo 2. As gorduras trans, presente em alguns alimentos industrializados e frituras, e a gordura saturada, encontrada principalmente em alimentos de origem animal como a carne vermelha, também devem ser evitadas, pois favorecem o aumento do colesterol, entre outras complicações.

Alguns alimentos termogênicos também podem ter o consumo restringido, como a cafeína, presente no café e no chá verde, a pimenta e o chá de hibisco. Estes alimentos aceleram o gasto calórico e favorecem o emagrecimento.  
 
O que comer
Invista em alimentos calóricos, mas nutritivos. É o caso do azeite extravirgem que é rico em gorduras boas, as monoinsaturadas, e assim ajuda a regular o colesterol, protege o coração e o cérebro, previne o diabetes, entre outros benefícios.

Invista em oleaginosas, como as castanhas e nozes, e em peixes, pois eles são fontes de boas gorduras. O abacate também é bom por ser rico em gorduras monoinsaturadas e bem calórico.

Procure adicionar granola, entre outros cereais, farinhas enriquecidas e até o açúcar mascavo em alguns alimentos. "Outra dica é incluir gema de ovo cozida amassada no feijão, purê, sopa, entre outros", orienta Navarro.

Opte pelas carnes magras. "O consumo de proteínas, carnes magras e leguminosas também é importante, porém é preciso certificar-se que não está havendo uma ingestão excessiva que possa sobrecarregar os rins e o fígado", diz Gallerani. Mastigar bem os alimentos contribui para que o organismo absorva melhor os nutrientes.  

Equilibre o consumo de carboidratos simples, como o pão branco, arroz comum, entre outros, e complexos, como arroz e pão integrais. "Isto porque as fibras presentes nos integrais proporcionam saciedade", explica a nutricionista Cátia Medeiros. Porém, elas também melhoram o trânsito intestinal, entre outros benefícios e não devem ser excluídas do cardápio.
 
O quanto comer
Assim como para emagrecer é preciso diminuir o consumo de calorias, para engordar é preciso aumentar a ingestão calórica. É importante buscar a ajuda de um médico nutrólogo ou de uma nutricionista a fim de saber o quanto a mais de calorias deve ser consumido para o ganho de peso saudável. "Isto vai depender do peso atual, altura e nível de atividade física. Calculamos o quanto a pessoa precisa comer para manter o peso e a partir disso estimamos o quanto precisa ingerir a mais para engordar ou a menos, caso queira emagrecer", explica Navarro.

Lembre-se de evitar as calorias vazias, como os refrigerantes, fast-foods, alimentos industrializados e doces que são pobres em vitaminas e sais minerais.

Apenas as quantidades mudam, as proporções de cada macronutriente continuam as mesmas. Portanto, continua sendo orientado ter a refeição composta por: 50 a 55% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 25 a 30% de gorduras, sendo 7% gorduras saturadas, 10% gorduras poli-insaturadas e 13% monoinsaturadas.  
 
Suplementos
É preciso tomar cuidado ao ingerir os suplementos como os shakes hipercalóricos. Eles só podem ser ingeridos após a orientação de uma nutricionista. A melhor maneira de ganhar peso é por meio de mudanças na alimentação, porém em certas situações os suplementos podem ser recomendados. ?Para evitar que algumas pessoas que precisam ingerir muitas calorias desenvolvam o hábito de comer grandes volumes de comida, o suplemento pode ser uma opção, pois oferecerá maior densidade energética, mas menos volume?, explica Medeiros. 
 
Dicas para abrir o apetite
Uma boa estratégia para abrir o apetite é começar pelos alimentos líquidos: vitaminas batidas com leite ou sucos podem ser combinados com diferentes frutas e acrescidos de iogurte. Lembre-se de comer a cada duas ou três horas. A apresentação das refeições é muito importante para abrir o apetite: pratos atraentes, saborosos e variados aguçam o paladar. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos. Um medicamento também pode ser receitado pelo médico para aumentar o apetite. 
 
Exercícios certos para ganhar peso
Os exercícios são grandes aliados de quem quer ganhar peso. A musculação com a orientação de um educador físico é a melhor opção, pois irá proporcionar o ganho de massa muscular.

Evite atividades aeróbicas, como a caminhada, corrida, dança, entre outros, por um longo período de tempo."Toda a atividade de longa duração, mesmo que seja leve, faz com que o corpo utilize a reserva de gordura", diz Navarro.

As atividades físicas corretas ainda podem ajudar de outra maneira. "Elas contribuem porque abrem o apetite de quem não tem fome", constata Gallerani. 
 
É preciso ganhar músculos ou gorduras?
O mais recomendado é que a pessoa ganhe peso por meio de massa muscular. Porém, em alguns casos pode ser necessário acumular também mais gordura. "Existe um risco de ter menos de 10% de gordura no corpo, pois ela cumpre funções fisiológicas, estoca vitaminas lipossolúveis, como as A e K, e produz hormônios", afirma Navarro.

Por outro lado, algumas pessoas podem ser magras e mesmo assim apresentaram altas taxas de gordura. "Há pessoas muito magras que têm alto percentual de tecido gorduroso, em função do sedentarismo, hábitos alimentares incorretos e longos intervalos de tempo sem se alimentar", explica Gallerani.

Saiba que as mulheres têm mais tendência a engordar por conterem maior quantidade de gordura entre as fibras musculares que os homens. Por outro lado, os homens tem mais tendência a ganhar massa muscular. "Eles contam com concentrações hormonais superiores às das mulheres e isso faz com que o ganho muscular seja proporcional a esta concentração", conta Gallerani. 
 
Como manter o peso
Após alcançar o peso ideal é preciso tomar cuidado para não perdê-lo ou engordar demais. Por isso, com a ajuda do nutrólogo ou nutricionista é preciso fazer outro cálculo de quantas calorias devem ser ingeridas.

Mantenha a disciplina com os novos hábitos da dieta. "Nunca pule horários das refeições e siga as porções conforme o plano alimentar", orienta Gallerani.

Pode ser uma boa estratégia adotar o seguinte planejamento: faça supermercado toda a semana, com uma lista para evitar a compra de alimentos desnecessários. Crie um cardápio para os próximos sete dias e faça compras pensando nele. Mantenha um horário fixo para fazer exercício e um diário dos padrões de alimentação e atividade física. Escreva não somente o que come, mas onde, quando e o que sentiu no momento. Assim dá para analisar o que gerou a fome e o que satisfez o seu apetite. Isso vai ajudar a pessoa a perceber se está passando muito tempo sem comer, se não está sentindo fome ou se alguma situação fez ela perder a vontade de comer.
 
Minha Vida

TPM é classificada em diferentes tipos; conheça sintomas e tratamentos

mulher triste - Foto: Getty Images
Getty Images
TPM D: o foco são sintomas depressivos
Ansiedade, depressão e desejo por doces podem ser controlados
 
Inchaço, dor abdominal, mau humor, dor de cabeça... Esses são apenas alguns dos sintomas que podem acometer as mulheres antes ou durante a menstruação. A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual, e atinge cerca de 70% das mulheres brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde.

Durante aproximadamente 28 dias, o corpo da mulher sofre diversas alterações que preparam o útero para receber um bebê. Nos primeiros 14 dias ocorre o período de ovulação, e junto com ele a elevação dos níveis de estrógeno. Esse hormônio é um dos responsáveis por controlar o nosso bem-estar. Nos 14 dias seguintes, a parede do útero começa a engrossar, como se estivesse preparando uma "cama" para o possível bebê. Nessa fase ocorre uma queda nos níveis de estrógeno e elevação nas taxas de progesterona.

"Essa alteração, quando muito brusca, já pode causar uma série de sintomas, como ansiedade, alterações do humor, dores nos seios e outros tantos conhecidos das mulheres", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Passados esses 14 dias, o endométrio - parede que recobre o útero - começa a descamar e ser eliminado na forma de menstruação, gerando com ela uma outra queda hormonal, dessa vez na progesterona e no estrógeno. Por isso em algumas mulheres os sintomas podem ser ainda mais intensos durante a menstruação.

Mas você sabia que nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas durante a TPM? São tantas sensações que a medicina separou a tensão pré-menstrual em cinco tipos diferentes, que podem acontecer separadamente ou ao mesmo tempo nas mulheres. E para cada tipo existe um tratamento mais eficaz.
 
Conheça todos eles:

TPM A: foco é a ansiedade
A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. A queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar o estresse, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse.

Os principais sintomas são:

- Ansiedade

- Tensão

- Dificuldade para dormir

- Irritabilidade

- Alterações de humor

 "Em alguns casos a mulher também pode se sentir mais desatenta e atrapalhada, derrubando coisas, batendo em objetos", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Segundo a ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini, coordenadora do Ambulatório de Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a melhor maneira de amenizar esses sintomas é praticando exercícios físicos, além de manter uma dieta adequada. "A atividade física ajuda a liberar endorfinas, hormônios que dão sensação de prazer", afirma. Para casos mais graves, existem alguns medicamentos, como os ansiolíticos, que podem ser usados para amenizar os sintomas. Mas só um médico, que pode ser o ginecologista, o endocrinologista ou um psiquiatra, poderá passar o melhor tratamento para o paciente.
 
TPM C: o foco é a compulsão alimentar
A TPM tipo C está relacionando principalmente a compulsão alimentar. Ela recebe a classificação C porque vem do inglês craving, que significa desejo. Se durante a menstruação ou antes dela você prefere os restaurantes mais gordurosos ou ataca o chocolate que está no armário, esse é o seu tipo de TPM.

Os sintomas que se encaixam na TPM C são:

- Compulsão por doces ou salgados

- Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes

- Dores de cabeça

Essa TPM está relacionada com os mecanismos de recompensa que temos no cérebro. Quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas no seu cérebro são ativadas, dando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior.

Para amenizar esse tipo de sintoma, primeiramente deve-se tentar fazer escolhas alimentares mais saudáveis ou então praticar atividade física - que também pode ajudar a amenizar a dor de cabeça.

Manter uma dieta equilibrada e rica em ômega 3, presente nos peixes e frutos do mar, pode ajudar a controlar essa compulsão. "O uso de ansiolíticos e alguns medicamentos para compulsão em casos específicos também pode ser receitado", diz a endocrinologista Andressa. De acordo com a especialista, algumas mulheres relataram que suplementos como ômega 3 e óleo de prímula ajudam na redução dos sintomas de desejo.

"A enxaqueca e dor de cabeça pode ser prevenida com o uso de medicamentos, como o topiramato", diz Andressa. "Mas só um médico poderá receitá-lo", acrescenta. Além disso, o uso de anticoncepcional de baixa dose também pode ser utilizado, ou mesmo analgésicos comuns focados para o alívio da dor.
 
TPM D: o foco são sintomas depressivos
A tensão pré-menstrual do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos.

Os principais sintomas dessa TPM são:

- Raiva sem razão

- Sentimentos perturbadores

- Pouca concentração

- Lapsos de memória

- Baixa autoestima

- Sentimentos violentos

"Essas sensações são causadas geralmente pela redução de serotonina e à resposta exagerada que corpo pode dar diante às oscilações hormonais normais do período", afirma a endocrinologista Andressa. A ginecologista Carolina recomenda o uso de antidepressivos se os sintomas forem graves, mas que no geral podem ser controlados com uma dieta equilibrada, prática de atividade física e cessação de vícios, como álcool e tabaco.
 
TPM H: o foco é inchaço
A TPM tipo H tem esse nome porque está relacionada à palavra "hidratação".

Pessoas que tem a TPM do tipo H sentem:

- Retenção de líquidos (inchaço)

- Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)

- Inchaço abdominal

- Sensibilidade e inchaço em mamas

- Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés

"Em alguns casos o uso de diuréticos pode ser necessário", explica a endocrinologista Andressa. No entanto, as especialistas afirmam que o principal é reduzir o consumo de alimentos que promovem a retenção de líquidos, como sal e cafeína. Isso ajuda a reduzir o inchaço e sensibilidade.
 
TPM O: outros sintomas
Existem outros sintomas menos comuns que também podem estar relacionados à TPM, entre eles estão:

- Alteração nos hábitos intestinais

- Aumento da frequência urinar

- Fogachos ou sudorese fria

- Dores generalizadas, incluindo cólicas

- Náuseas

- Acne

- Reações alérgicas

- Infecções do trato respiratório.

"A liberação de agentes inflamatórios relacionados com o fluxo menstrual podem interferir no fluxo intestinal e causar dores, como cólicas", declara a endocrinologista Andressa. O uso de anti-inflamatórios nos dias que precedem o fluxo menstrual e nos primeiros dias pode ajudar a regularizar.

Devido à retenção hídrica o organismo pode tentar se autorregular, levando ao aumento na frequência do urinar na sequência. "Reduzir o consumo de sódio é a principal medida", declara a ginecologista Carolina. Já os fogachos e sudorese fria, se forem realmente incômodos, podem ser tratados com o uso dos anticoncepcionais de baixa dosagem. "Isso evita as oscilações hormonais maiores e com isso previne as queixas relacionadas aos fogachos", explica Andressa.

A acne terá tratamento local para redução da oleosidade e uso de anticoncepcional com ação antiandrogênica, ou seja, bloquear a ação hormonal masculina sobre a pele. "A náuseas e infecções do trato respiratório tem um tratamento preventivo mais global, com prática exercícios, redução de sal, cafeína, álcool, açúcar e cigarro."
 
Quando a TPM é uma doença
Algumas mulheres sofrem com sintomas tão fortes durante a TPM que podem ser incapacitantes, nesse caso é classificada como uma doença chamada de desordem disfórica pré-menstrual. "Em alguns casos pode ser que ela nem consiga levantar da cama, de tanta dor", diz a ginecologista Carolina. Nesse caso, o tratamento médico deve ser feito de perto, com medicamentos para controle dos sintomas específicos. Não existe, portanto, um único remédio para toda mulher que sofre com TPM, mas sim tratamentos tópicos, conforme o que ela está sentindo.
 
Anticoncepcionais x TPM
Mulheres que tem sintomas leves podem se beneficiar do uso de anticoncepcionais para eliminar a TPM. "Isso porque os medicamentos mantem os níveis de estrógeno sempre elevados, evitando a queda brusca que ocorre antes da menstruação e causa dos sintomas", afirma Andressa Heimbecher.
 
Os anticoncepcionais sem pausa são os que mais beneficiam nesse quesito. No entanto, é preciso ficar atenta: anticoncepcionais com altas taxas de hormônio podem ter efeito contrário, pois quando a mulher faz a pausa os níveis de estrógeno sofrem uma queda brusca, podendo causar e agravar a TPM. "O melhor a fazer é conversar com seu ginecologista", diz a ginecologista Carolina.
 
Minha Vida