Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

Saiba como prevenir as dores nas costas após o parto

Saiba como prevenir as dores nas costas após o parto Sergey Novikov/Deposit Photos
Foto: Sergey Novikov / Deposit Photos
Postura ao amamentar influencia na ocorrência de dores nas costas
Flacidez da região abdominal e fragilidade da coluna são algumas causas do problema
 
A chegada do bebê é um momento cercado de mimos, mas também de muito trabalho para as mães, que muitas vezes acabam sofrendo de dores nas costas.
 
De acordo com o fisioterapeuta especialista em coluna vertebral Helder Montenegro, a flacidez na região do abdômen é uma das causas dessas dores. Segundo ele, a flacidez na barriga causa uma sobrecarga na porção inferior da coluna, provocando um desgaste nas articulações intervertebrais, o que aumenta o risco do surgimento de lesão do disco intervertebral.
 
— Quando os músculos perdem a sua rigidez eles se retraem e ficam menores, causando as dores na região lombar — descreve.
 
Em alguns casos, a dor também pode ser consequência da fragilidade da coluna ao longo dos nove meses gestacionais.
 
— A elevação de dois hormônios (a relaxina e o estrogênio) durante a gravidez provocam uma frouxidão nas articulações e ligamentos da coluna e da bacia, provocando dores que podem se estender até pouco depois do parto. Período no qual os hormônios voltam a se acentuar — explica o fisioterapeuta.
 
Medidas simples podem ajudar a amenizar as dores nas costas. Veja as indicações do fisioterapeuta:
 
1) Ao amamentar, sente-se em um local confortável e que confira a devida estabilidade para a coluna. Mantenha os pés apoiados no chão e apoie os braços em uma almofada de amamentação
 
2) Na troca de fralda ou no banho, evite permanecer longos períodos inclinada para frente, pois pode trazer dores lombares. O ideal é manter a coluna alinhada
 
3) Trinta dias após o parto ou depois de liberação médica procure iniciar a prática de atividades com foco na parte aeróbica para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e a região lombar. Outra dica é optar pela hidroginástica ou natação
 
4) Evite girar o corpo para retirar ou colocar o bebê no berço e não curve os seus ombros para ir até o bebê
 
5) Quando colocar o bebê em um assento do carro, evite fazer uma inclinação do lado de fora do automóvel. A recomendação é sentar ao lado da cadeirinha com a criança no colo e somente depois assentá-la.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário