Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mesmo sem causar ganho de peso, comer açúcar faz mal ao coração

Foto: Reprodução
Açúcar tem efeito direto nos fatores de risco para doenças do
 coração e na pressão arterial
Pesquisa aponta que ingestão causa efeitos na pressão arterial e nos lipídios
 
O brigadeiro vai ter que esperar: pesquisadores da Universidade da Nova Zelândia descobriram que consumir açúcar tem efeito direto nos fatores de risco para doenças do coração e na pressão arterial, mesmo quando não há ganho de peso.
 
Os pesquisadores realizaram uma meta-análise de 37 estudos publicados entre os anos de 1965 e 2013 que compararam os efeitos do consumo alto ou baixo de açúcar na pressão arterial e nos lipídios (gordura no sangue ou colesterol), que são importantes fatores de risco cardiovasculares.
 
— Nossa análise confirmou que os açúcares contribuem para o risco cardiovascular, independente do efeito no peso corporal. Embora esses efeitos sejam relativamente modestos, os resultados suportam as recomendações de saúde pública para reduzir o açúcar da dieta como uma das medidas para diminuir a carga global de doenças cardiovasculares — diz uma das autoras do estudo, a professora Lisa Te Morenga.
 
A pesquisadora afirma que pesquisas anteriores apontaram que dietas com muito açúcar não geravam efeitos metabólicos especiais se a quantidade de carboidratos e calorias ingeridas fosse igual a de uma alimentação com pouco açúcar.
 
— No entanto, nosso estudo mostra que o açúcar causa efeitos significativos em lipídios e na pressão arterial. Isso sugere que nosso corpo reage de maneiras diferentes a outros tipos de carboidratos — aponta Lisa.
 
Embora ainda haja a necessidade de mais estudos de longo prazo para entender os efeitos do açúcar sobre vários resultados de saúde, as descobertas da pesquisa reforçam as recomendações das organizações internacionais de saúde de reduzir a quantidade de açúcar ingerida.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário