Foto: Reprodução |
Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, para as novas mães ainda é mais difícil emagrecer por conta do contexto social. Ela explica que a licença-maternidade, que põe a mulher o dia inteiro perto da geladeira, o hábito de comer a sobra de comida que a criança deixa, as festas infantis e a falta de tempo para exercícios são alguns sabotadores da volta à silhueta. E afirma que o ideal para emagrecer com saúde na fase de amamentação, após o parto, é perder até um quilo por semana.
Para Andrea Santa Rosa, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine, nos Estados Unidos, muitas mulheres usam a gravidez ou a amamentação como justificativa para fazer atrocidades alimentares que elas não se permitiriam em outras fases da vida.
Depois do parto o corpo ‘quer’ emagrecer, é natural que volte ao peso anterior, mas você também não pode fazer de tudo para impedi-lo, diz.O obstetra Paulo Martin Nowak, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que a mulher que ganhou entre nove e 12 quilos na gestação deve recuperar o peso anterior em cerca de seis meses. E quem engordou mais pode levar até nove meses para perder os quilos extras,
explica. Mas, para a mulher que manteve o peso adequado na gestação e se alimentou bem pode perder os quilos extras só com o gasto calórico do aleitamento.
O ideal para qualquer mulher, mesmo a que não teve dificuldade para perder os quilos a mais, é praticar exercício físico leve. A atividade física ajuda a superar outros percalços do pós-parto, como a queda abrupta na quantidade de hormônios, que pode levar a mulher a comer mais ou a se sentir “feia”.
Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário