Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Genética torna mulheres mais vulneráveis à obsessão pela magreza

Estudo sugere que mudanças na autopercepção causadas pela idealização da magreza podem levar a transtornos alimentares
 
A genética pode tornar algumas mulheres mais vulneráveis à pressão de ser magra, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que o ideal de magreza não existe apenas por influência cultural e que um distúrbio psicológico pode provocar transtornos alimentares, como anorexia.
 
A equipe, liderada por Jessica Suisman, se concentrou sobre o potencial impacto psicológico de mulheres que compram o ideal de magreza. Segundo eles, mudanças na autopercepção e no comportamento causadas por esta idealização podem levar à insatisfação com o corpo, uma preocupação com o peso e outros sintomas de transtornos alimentares.
 
"Somos todos bombardeados diariamente com mensagens que exaltam os benefícios de ser magro, mas curiosamente apenas algumas mulheres desenvolvem esta idealização pela magreza. Isto sugere que fatores genéticos podem tornar algumas mulheres mais suscetíveis a esta pressão do que as outras", afirma Suisman.
 
Para explorar o papel de fatores genéticos sobre o desejo pela magreza, os cientistas testaram 300 pares de gêmeas, com idade entre 12 e 22 anos.
 
Foram estudadas gêmeas idênticas (nascidas a partir de um mesmo par de óvulo e espermatozoide, e com 100% dos genes compartilhados) e gêmeas fraternas (nascidas a partir de óvulos e espermatozoides distintos, portanto, sem compartilhamento total de genes).
 
A equipe avaliou o quanto as participantes queriam se parecer com as pessoas magras que viam em filmes, na televisão ou em revistas.
 
Os resultados mostraram que gêmeas idênticas pensavam mais sobre ser magra do que as gêmeas fraternas, o que sugere a influência de alguma função genética importante nesta tomada de decisão.
 
A análise mostrou ainda que a herdabilidade de idealização pela magreza é de 43%, o que significa que quase a metade das mulheres difere em sua idealização pela magreza, o que pode ser explicado por diferenças na composição genética.
 
Segundo Suisman, o estudo conclui que os grandes fatores de risco culturais que os cientistas acreditavam ser mais influente no desenvolvimento do ideal de magreza não são tão importantes como o risco genético e fatores de risco ambientais que são específicos e exclusivos para cada pessoa.
 
Fonte isaude.net

Peptídeo que altera elasticidade do colágeno pode ser chave para aparência jovem

Genes encontrados em animais marinhos têm potencial para criar novas maneiras de manter a pele humana jovem e saudável
 
Cientistas da Queen Mary, Universidade de Londres, no Reino Unido, descobriram que pepinos e ouriços do mar são capazes de mudar a elasticidade do colágeno dentro dos próprios corpos. A pesquisa pode ser a chave para manter uma aparência jovem durante o período de envelhecimento.
 
Os pesquisadores investigaram criaturas marinhas conhecidas como equinodermos. Eles descobriram os genes de "moléculas mensageiras" conhecidas como peptídeos, que são liberadas pelas células e dizem a outras células no organismo o que fazer.
 
"Provavelmente, a descoberta mais emocionante de nossa pesquisa foi encontrar genes de codificação de peptídeos que causam endurecimento rápido ou amolecimento de colágeno na parede do corpo de ouriços do mar", afirma o líder do projeto, Maurice Elphick.
 
Segundo os pesquisadores, apesar de ouriços do mar e pepinos do mar não serem tão parecidos com os seres humanos, estamos estreitamente relacionado a eles. "À medida que envelhecemos, as mudanças no colágeno causam rugas na nossa pele, por isso, a capacidade dos animais marinhos de tornar o colágeno rígido ou mole pode levar a novas formas de manter a pele jovem e saudável", explica Elphick.
 
Os cientistas analisaram as sequências de DNA de milhares de genes no ouriço do mar e no pepino do mar e, especificamente, procuraram genes que codificam moléculas de peptídeo mensageiro.
 
"A pesquisa tem potencial para proporcionar avanços médicos que podem levar à melhoria da qualidade de vida das pessoas conforme elas envelhecem", conclui Elphick.
 
Fonte isaude.net 

Fundação Gates anuncia busca por projetos inovadores em saúde no Brasil

Chamada feita em parceria com 17 fundações estaduais de amparo à pesquisa recebe propostas até 7 de novembro
 
A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou a seleção de projetos inovadores na área de saúde. O financiamentos das propostas pode variar de US$ 150 mil a US$ 200 mil. A chamada foi feita em parceria com 17 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Esta chamada receberá propostas até 7 de novembro de 2012.
 
A inciativa faz parte do programa Grand Challanges Explorations (GCE), cujo objetivo é o financiamento de propostas capazes de solucionar grandes desafios na área de saúde, agricultura e desenvolvimento. O GCE está aberto a pesquisadores de diferentes áreas, de estudantes a PhDs.
 
Lançado em 2008, o GCE já financiou mais de 700 pesquisadores de 45 países. Diversos brasileiros já se inscreveram, mas apenas três foram contemplados. " O Brasil tem uma grande capacidade inovadora, com um número expressivo de artigos científicos publicados" , afirma o diretor adjunto de Descoberta e Pesquisa Translacional da Fundação Bill & Melinda Gates, Steve Buchsbaum.
 
A inscrição pode ser feita online. Não há necessidade de enviar dados preliminares ou comprovação de sucesso. O projeto precisa apenas ser novo. Os selecionados serão conhecidos no início de 2013 e receberão 100 mil dólares da Fundação Bill & Melinda Gates para sua execução, mais um complemento de 50 a 100 mil dólares das FAPs parceiras.
 
O GCE realiza duas chamadas públicas por ano e contempla, aproximadamente, 80 projetos a cada rodada. As propostas devem se enquadrar nos tópicos definidos: Novas Abordagens para a Investigação de Compostos Antimalária; Projetos de Cooperação Funcionam. Conte Isso para Todo Mundo; Novas Abordagens em Sistemas Modelo, Diagnósticos e Medicamentos para Doenças Tropicais Negligenciadas Específicas; e Inovações que Facilitem o Trabalho de Mulheres em Pequenas Lavouras.
 
Fonte isaude.net

Bronzeamento artificial aumenta risco de tipos comuns de câncer de pele

Novas evidências associam a prática ao câncer do tipo não melanoma e sugerem que risco é maior quando uso começa antes dos 25 anos
 
Aparelhos de bronzeamento artificial aumentam o risco de câncer de pele do tipo não melanoma, principalmente quando as pessoas começam a usá-lo antes dos 25 anos de idade. É o que revela estudo de pesquisadores da University of California, nos EUA.
 
Apesar do bronzeamento artificial já ter sido ligado à forma mais letal de câncer de pele, o melanoma, o novo estudo afirma que a prática também desencadeia outras formas prejudiciais da doença.
 
Os resultados estimam que a técnica é responsável por mais de 170 mil novos casos por ano de câncer de pele não melanoma, nos Estados Unidos, e muitos mais em todo o mundo.
 
"Os números são impressionantes, milhares de tipos de câncer a cada ano são atribuídos ao bronzeamento artificial. Isso cria uma enorme oportunidade para a prevenção do câncer'', afirma a autora sênior do estudo Eleni Linos.
 
O estudo consistiu em uma revisão de artigos médicos publicados desde 1985, envolvendo cerca de 80 mil pessoas em seis países e com dados que remontam até o ano de 1977.
 
A popularidade do bronzeamento artificial nos EUA começou em 1970, e agora milhões de pessoas anualmente frequentam salões de bronzeamento. O Instituto Nacional do Câncer e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças apontam que em 2010, 5,6% do público americano tinha usado bronzeamento artificial no ano anterior, com taxas mais elevadas entre mulheres, brancos e adultos jovens.
 
Atualmente, existem cerca de 19 mil clínicas de bronzeamento de acordo com levantamento da organização comercial da indústria.
 
Agora, o estudo revela que em busca de tons dourados, muitas pessoas podem se submeter a um maior risco de todos os tipos de câncer de pele.
 
A Organização Mundial de Saúde classifica aparelhos de bronzeamento ultravioleta como cancerígeno "classe 1".
 
A pesquisa recente contribui para a crescente evidência sobre os males do bronzeamento artificial, mostrando elevado risco das formas mais comuns de câncer de pele.
 
"Vários estudos anteriores sugeriram uma ligação entre câncer de pele não melanoma e bronzeamento artificial. Nosso objetivo era sintetizar os dados disponíveis para ser capaz de chegar a uma conclusão firme sobre esta importante questão'', afirma a coautora Mary-Margaret Chren.
 
Os pesquisadores estudaram tanto a exposição nos primeiros anos de vida quanto o uso regular de câmaras de bronzeamento.
 
Aqueles que se expuseram ao bronzeamento artificial tiveram um risco 67% maior de desenvolver carcinoma de células escamosas e um risco 29% maior de desenvolver carcinoma de células basais, em comparação com pessoas que nunca fizeram bronzeamento artificial.
 
Os resultados revelam ainda que o risco de doença é maior entre jovens que frequentam clinicas de bronzeamento antes dos 25 anos de idade.
 
"Espero que nosso estudo apoie as campanhas políticas de saúde pública e limite o uso desses equipamentos cancerígenos nos Estados Unidos", conclui Linos.
 
Fonte isaude.net

Ferramenta Web rastreia transmissão de doenças por linhas aéreas em todo mundo

O sistema ajuda a definir o papéis de aeroportos e companhias aéreas na transmissão de doenças em longas distâncias
 
O Transportation Research Board, órgão do Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, encomendou à Universidade da Flórida em Gainesville a criação de uma ferramenta baseada na Web para ajudar a definir melhor os papéis que aeroportos e companhias aéreas desempenham na transmissão de doenças através de grandes distâncias.
 
De acordo com o estudo, com centenas de milhões de passageiros em rota de áreas de alto risco, as autoridades de saúde não têm conseguido identificar a origem e causa de surtos internacionais.
 
Para tentar minimizar esta "ineficiência" dos sistemas internacionais de saúde, os pesquisadores usaram dados de tráfego dos aviões (vôos regulares em toda a rede global e a capacidade de cada aeronave), mapas de risco de doenças e dados sobre o clima, para chegar aos índices de risco de transmissão de doenças por linhas aéreas (VBD-AIR).
 
O primeiro passo ao usar a ferramenta VBD-AIR é a entrada do nome do aeroporto a ser investigado, o mês em questão e a doença a ser rastreada (opções atuais são todas transmitidas por mosquitos e incluem dengue, malária, febre amarela e chikungunya).
 
A ferramenta também permite que os pesquisadores especifiquem se estão investigando vôos diretos ou one-stop em aeroportos localizados em áreas endêmicas. O resultado é uma rede de linhas que representam os vôos entre o aeroporto de destino e aeroportos em áreas propensas à disceminação de doenças. Estes pontos de origem são codificados por cores para indicar o índice de risco.
 
"Se um passageiro chega a um aeroporto necessitando de assistência médica ou acaba atendido em hospital próximo, os funcionários da companhia aérea precisam ser capazes de avaliar a situação rapidamente," diz Andrew Tatem, professor da University of Florida's Emerging Pathogens Institute and the school's Department of Geography.
 
"O banco de dados VBD-AIR pode ajudar a priorizar os passageiros que devam ser rastreados com mais cuidado ao chegarem aos aeroportos, com base em seu risco de exposição e propagação da doença. Os resultados também funcionam como uma forma de prevenção, alertando os passageiros a evitarem certas áreas," completa Tatem.
 
As próximas atualizações da ferramenta serão capazes de mensurar outros fatores como medidas de controle do mosquito em um determinado ponto de partida ou, mesmo, se os passageiros estão tomando medicação como drogas antimaláricas no aeroporto que está sendo pesquisado.
 
Outra expansão prevista é com relação ao aumento da variedade de doenças a serem rastreadas, com inclusão da leishmaniose, febre do vale do Rift e doença de Chagas.

 
Fonte isaude.net

Reconstrução mamária preocupa quase 90% das mulheres com câncer

Segundo pesquisa americana, apenas três em cada 10 pacientes recebem orientações do médico sobre opções de cirurgia plástica
 
Pesquisa recente da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos mostra que 89% das mulheres querem ver os resultados da reconstrução mamária antes de tratar o câncer de mama.
 
Apesar dessa preocupação, poucas pacientes são orientadas pelos seus médicos sobre as alternativas de reconstrução mamária. Apenas três em cada 10 mulheres recebem essas informações. " Como existem muitas formas de reconstruir a mama, é preciso discuti-las com a paciente para que a decisão seja tomada em conjunto, considerando todos os prós e contras" , recomenda o médico Felipe Coutinho, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional São Paulo).
 
A pesquisa americana mostra que apenas 23% das mulheres sabem quais são as principais opções para reconstruir a mama. As próteses de silicone podem ser utilizadas diretamente quando existe uma boa quantidade de tecido entre a prótese e a pele e quando o complexo areolopapilar (aréola e mamilo) é preservado na cirurgia. Contudo, se a retirada da pele for grande durante a extração do câncer, o implante da prótese pode não ser viável.
 
Em alguns casos, ainda é possível expandir o que sobrou da pele para depois colocar uma prótese convencional. Essa expansão é feita com uma prótese especial, chamada de expansora, que permite ao médico preenche-la gradualmente com soro para expandir a pele da região. " Esse procedimento tem a vantagem de não requerer cirurgia em outra região do corpo, pois não precisa de área doadora" , destaca Coutinho.

Reconstrução
Caso isso seja inviável, é preciso usar tecido de outras partes do corpo para reconstruir a mama. Pele, gordura e músculos podem ser retirados do abdome e das costas da paciente, especialmente se ela tiver reservas de gordura nessas regiões.
 
Segundo o médico, o resultado não é perfeito. As mamas podem nunca recuperar a sensibilidade que tinham antes da cirurgia, assim como a região doadora dos tecidos. Região, aliás, que terá para sempre uma cicatriz, assim como também haverá marcas nos seios. Na maioria dos casos, o tumor está presente em apenas uma das mamas, implicando em cirurgia em apenas uma mama. Contudo, os cirurgiões plásticos recomendam considerar submeter as duas mamas a cirurgias para manter a simetria entre elas.
 
O procedimento, entretanto, não é o mesmo. A mama saudável pode passar por processo de redução ou de aumento para resgatar a simetria. É importante lembrar que a cirurgia plástica não é uma ciência exata, o resultado pode não ser exatamente o esperado e, às vezes, pode ser preciso fazer mais de uma cirurgia.
 
" O ideal é reconstruir a mama com cirurgia plástica no mesmo momento da mastectomia. É o que chamamos de reconstrução imediata da mama. Assim, a paciente é poupada de acordar da cirurgia sem uma parte tão especial de seu corpo" , afirma Coutinho. Contudo, nem sempre isso é possível e a reconstrução mamária fica para um segundo tempo, alguns meses ou até mesmo anos após a mastectomia.
 
Ainda de acordo com o médico, é importante destacar que na maioria das vezes a cirurgia de reconstrução das mamas já pode acontecer no mesmo dia da cirurgia da retirada do câncer, e que quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o resultado do tratamento.

 
Fonte isaude.net

Perda de memória no Alzheimer está associada a problemas na percepção de objetos

Estudo sugere que parte do cérebro conhecida por influenciar apenas na memória também desempenha papel na diferenciação de objetos
 
Cientistas da Georgia Tech University, nos EUA, descobriram que a perda de memória em pessoas com Alzheimer em estágio inicial pode ocorrer devido, em parte, a dificuldades na percepção dos objetos.
 
Os resultados fornecem novas evidências de que uma parte do cérebro, conhecida por ter influência apenas na memória, o lobo temporal medial, também desempenha um papel na diferenciação de objetos.
 
Comprometimento cognitivo leve (MCI) é uma doença comumente classificada como precursora da doença de Alzheimer. Os investigadores testaram pacientes com MCI para sua capacidade de determinar se duas imagens colocadas lado a lado eram diferentes ou idênticas.
 
Nos ensaios com alta interferência, muitas fotos da mesma imagem foram mostradas. As fotos variaram apenas um pouco quando não formavam uma combinação perfeita, seja por forma, cor ou padrão de preenchimento. Como esperado, os pacientes com MCI lutaram para identificar os pares idênticos.
 
Nos ensaios de baixa interferência, esses objetos idênticos foram intercalados com ensaios em que as imagens eram mais extremas e muito diferentes. Por exemplo, uma imagem de uma borboleta foi mostrada ao lado de uma foto de um micro-ondas. Intercalando os muitos objetos semelhantes com fotos de objetos muito diferentes reduziu a quantidade de interferência.
 
"Minimizar o grau de interferência da percepção melhorou a diferenciação dos objetos pelos pacientes, reduzindo o número de recursos visuais semelhantes", afirma a pesquisadora Rachel Newsome.
 
Os resultados sugerem que, sob certas circunstâncias, reduzir a "poluição visual" poderia ajudar pacientes com MCI nas tarefas diárias. Por exemplo, os botões de um telefone tendem a ser do mesmo tamanho e cor. Apenas os números são diferentes - uma diferença visual muito pequena para alguém que luta com a percepção do objeto. Uma solução poderia ser usar um telefone com vários botões de tamanhos e cores diferentes.
 
Segundo uma das autoras do estudo, Audrey Duarte, as pessoas costumam associar MCI e demência exclusivamente com perda de memória. Agora o estudo mostrou que a memória e a percepção dos objetos ao redor parecem estar interligadas na mesma área do cérebro humano.
 
"Não só a memória parece ser estreitamente ligada à percepção, mas também é provável que uma afete a outra. Os pacientes de Alzheimer podem ter problemas para reconhecer o rosto de uma pessoa amada, não só porque eles não se lembram, mas também porque eles não são capazes de perceber corretamente a sua combinação de características distintas", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

Novo antibiótico cura infecções desarmando bactérias resistentes

Medicamento trabalha ao contrário dos antibióticos tradicionais e não mata bactéria que infecta pacientes hospitalizados
 
Um novo tipo de antibiótico pode tratar infecções resistentes a medicamentos desarmando a bactéria causadora da doença, ao invés de matá-las, de acordo com pesquisadores do UCLA Medical Center, nos EUA.
 
A nova classe trabalha de forma diferente de outros tratamentos para impedir que a bactéria Acinetobacter baumannii cause doenças.
 
Novas drogas são extremamente necessárias para o tratamento de infecções pela Acinetobacter baumannii, patógeno que atinge frequentemente pacientes de hospitais e pessoas imuno-comprometidas com feridas abertas, respirando por tubos ou cateteres.
 
A bactéria pode causar infecções potencialmente letais da corrente sanguínea. As estirpes de A. baumannii têm adquirido resistência a uma grande variedade de antibióticos, e outras são resistentes a todos os antibióticos aprovados atualmente, tornando-as não tratáveis.
 
O líder da pesquisa Brad Spellberg e seus colegas descobriram que em ratos de laboratório foi possível eliminar os efeitos potencialmente letais da bactéria, bloqueando um de seus produtos tóxicos, em vez de matá-la.
 
"Nós descobrimos que as estirpes que causaram as infecções letais rapidamente eliminavam lipopolissacarídeo, ou endotoxina, enquanto cresciam. Quanto mais lipopolissacarídeo liberado, mais virulenta era a cepa. Assim, identificamos um novo alvo para o combate a bactéria resistente, o lipopolissacarídeo" , observa Spellberg.
 
Os resultados mostraram que bloqueando a síntese da endotoxina com uma pequena molécula chamada LpxC-1 impediu que os camundongos infectados ficassem doentes. Ao contrário dos antibióticos tradicionais, LpxC-1 não mata as bactérias, apenas desliga a produção da endotoxina e impede o organismo de desencadear a resposta inflamatória imune, que pode causar morte em pacientes gravemente doentes.
 
A equipe acredita que essa é uma direção que poucos pesquisadores levam em conta ao explorar novas maneiras de tratar as infecções, mas que pode fazer a diferença na busca de um medicamento mais eficaz.

 
Fonte isaude.net

O que é Colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.).
 
 Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
 
Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:

- LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento

- HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
 
Tipos
Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, ele precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.
 
A associação dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).
                               
Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.                               
 
Fatores de risco
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.
 
A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.
                               
A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.
                              
As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando quiser preparar um pão mais saboroso, prefira margarina light ou diet à manteiga.
 
Fonte Minha Vida

Desbanque os mitos sobre o leite de alpiste para emagrecer

Especialista avalia a semente que virou febre na dieta e para controlar doenças
 
Originário do mediterrâneo, o alpiste é uma semente usada para alimentar pássaros. Mas, recentemente caiu nas graças daqueles que seguem as dietas da moda. E a receita é simples: basta misturar a semente na água para que ela amoleça e consumir o "leite de alpiste" ou "suco de alpiste" pela manhã, em jejum, para aproveitar os benefícios.
 
Está certo que o alpiste é uma ótima fonte de nutrientes para os passarinhos, mas pouco se pode dizer sobre os seus benefícios para os seres humanos. Conversamos com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, que desvendou todos os mitos sobre a dieta do alpiste:
 
Afinal, ele ajuda a emagrecer?
Segundo o nutricionista Israel, o leite de alpiste não ajuda no emagrecimento. "Pessoas que emagreceram bebendo o suco de alpiste provavelmente perderam esses quilos adotando outros hábitos saudáveis", diz. Outra possibilidade é o fato de alguns estarem substituindo uma refeição pelo leite de alpiste, diminuindo o consumo de calorias e emagrecendo. "No entanto, é provável que essa pessoa ganhe novamente os quilos perdidos assim que interromper o consumo do leite e voltar aos hábitos normais de alimentação", completa.
 
É uma bomba de proteínas?
A propaganda do boca a boca diz que um copo de leite de alpiste possui tantas proteínas quanto dois ou três quilos de carne vermelha. "Na verdade, três quilos de carne possui uma quantidade de proteínas equivalente a quatro litros do suco de alpiste", diz o nutricionista Israel Adolfo. O especialista afirma que, apesar de a semente ser composta por 18% desse nutriente, é um tipo de proteína que não possui valor para o corpo humano, não sendo portanto aproveitada pelo nosso organismo. "Outro exemplo de alimento rico em proteínas é alfafa, alimento muito comum para deixar os bovinos mais fortes, porém suas proteínas de nada valem para o corpo humano", afirma Israel. "As proteínas presentes no alpiste com certeza funcionam muito bem para os passarinhos, mas pouco valem para nós", diz.
 
A semente é rica em nutrientes?
A turma a favor do alpiste prega que a semente é rica em vitamina E e vitaminas do complexo B, possuindo um alto poder antioxidante e melhorando o funcionamento do organismo, fornecendo mais energia. Segundo o nutricionista Israel, esse ponto também não pode ser comprovado. "Ele com certeza possui vitaminas e minerais, como qualquer outro alimento, mas não há publicações científicas que comprovem quais vitaminas são e seus efeitos", diz. O especialista completa dizendo que pelo fato de o alpiste possuir gorduras em 3% de composição, é provável que ele tenha também a vitamina E, mas que não é possível dizer se são quantidades significativas para o nosso corpo.
 
O alpiste combate doenças?
Outro benefício propagado do leite de alpiste seria a quantidade de enzimas presentes nas sementes que ajudariam no controle de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e aterosclerose. "As enzimas existem em qualquer tipo de alimento e são digeridas no estômago normalmente, não existindo a possibilidade de elas irem para circulação e acionarem qualquer mecanismo contra essas doenças", diz Israel Adolfo.
 
Segundo o especialista, existem estudos preliminares que encontraram uma relação entre o consumo de alpiste e o a manutenção da pressão arterial, mas são necessárias mais pesquisas para comprovar esse efeito e não é seguro consumir o leite de alpiste com base nisso. "Há inclusive alguns artigos afirmando que alguns componentes do alpiste podem ser cancerígenos, provocar dermatites e piorar crises de asma."
 
Tem efeito diurético?
Outro ponto é o poder diurético do suco de alpiste, favorecendo a perda de líquido e eliminando o inchaço, daí a sensação de emagrecimento também. "Existe a possibilidade de o alpiste ser diurético, justamente porque esse poderia ser um mecanismo que ajudaria a manter a pressão arterial, benefício já relacionado ao consumo da semente", diz o nutricionista Israel. Contudo, nada é certo e não existe qualquer registro na literatura científica sobre o assunto.
 
Tem poder anti-inflamatório?
O que se divulgada é que o alpiste tem poder anti-inflamatório, melhorando a circulação e o funcionamento do organismo. Porém, mais uma vez, não existe nenhum estudo científico confirmado essa qualidade no alpiste. "Ele contém gorduras em sua composição, que podem oferecer uma ação anti-inflamatória, mas como não é possível dizer qual o tipo de gordura presente no alimento, pouco se pode afirmar sobre seus efeitos", diz Israel.
 
Fonte Minha Vida

Emagrecimento requer mudança de comportamento

Esqueça as tentativas ilusórias e comece a cuidar de você
 
Nada é mais interessante do que uma nova notícia para emagrecer, e não faltam opções para alcançar esse fim e acabar com o terrível efeito sanfona que amedronta tantas pessoas com sobrepeso e obesidade no mundo. Nesse contexto da obesidade, vemos uma gama enorme de especialistas no assunto buscando alternativas eficazes para controlar a pandemia da obesidade, e muitos são os estudos sendo realizados.
 
Uma notícia recente sobre esse assunto é a liberação da medicação com o nome de Qnexa, um medicamento antiobesidade, liberado pelo FDA - agência americana de controle de alimentos e remédios- e fabricado pelo laboratório Vivus, ele teve a recomendação negada em julho de 2010 e recebeu nova chance no início deste ano, quando especialistas de um comitê interno consideraram seus benefícios maiores que os riscos para pessoas com doenças associadas ao aumento de peso.
 
Como toda medicação nova no mercado, essa traz uma luz e a chance de realizar o sonho de milhares de pessoas que buscam a saúde. Mas é importante o alerta de que nem sempre as opções que surgem no mercado se mostram eficaz para todas as pessoas, sendo importante a mudança de hábitos de vida, seja em busca do corpo magro, como em relação à saúde de forma global.
 
Nesse processo muitas situações estão correlacionadas, e sabemos o quanto fatores como comer em excesso e sem qualidade acabam sendo o que mais leva as pessoas a ganharem peso. As ofertas de comidas rápidas e práticas estão nos supermercados, nas lojas de fast-food, facilitando a vida de todos. Esses mesmos alimentos que não são adequados em termos de qualidade ganham espaço na vida da população, até porque o sabor atiça mais o desejo de consumi-las.
 
Quando nos alimentamos de forma errada e junto a esse aspecto ficamos ociosos, a obesidade ganha espaço, pois ingerimos muito mais do que gastamos em termos de energia, acumulando no corpo essas terríveis gorduras que nos deformam e nos levam ao desespero, baixa autoestima, depressão, busca de dietas milagrosas, chás, jejuns, de forma não orientada e inadequada, fortalecendo ainda mais o ciclo da obesidade.
 
Levanto a questão do porque entramos em ciclo vicioso de comer e nos acomodar, e uns dos fatores que mais prevalecem nas grandes cidades é o estresse do trânsito, do trabalho, não sobrando motivação suficiente para investir na segunda jornada, que é trabalhar o corpo. Muitos são os relatos de pessoas que, ao saírem do serviço, só querem ir para suas casa descansar, ou mesmo com outras atividades a serem cumpridas em seu lar, acabam sendo desestimuladas a abrir um outro espaço em suas agendas para cuidar de si mesmas.
 
Desta forma fica evidente que, apesar de surgirem novas alternativas para a perda ou controle do peso, precisamos nos conscientizar de que cuidar de nossas emoções, do corpo e da alimentação é um processo que deve ser realizado diariamente, independentemente do peso em si, pois estar magro não significa necessariamente estar saudável. Trabalhar na busca da prevenção da obesidade é mais produtivo do que ficar em busca de meios de remediá-la.
 
Cuidar do que é nosso maior patrimônio, que é nossa saúde, deve ser prioridade em nosso dia a dia, para, desta forma, mantermos o bom humor, a felicidade, o bem-estar.
 
Fonte Minha Vida

Maioria dos transtornos psíquicos tem raízes na infância

Falta de atenção dos pais atrasa diagnóstico da doença, dificultando tratamento
 
Sabe aquela pontinha do iceberg - como o vértice de um triângulo - que desponta na superfície e que é a única parte do todo que conseguimos ver? Pois é. Quando a situação chega a este ponto é sinal de que já existe uma grande massa obscura sob aquela inocente pontinha. E é dessa mesma maneira que os problemas emocionais evoluem.

Geralmente os sintomas se iniciam e evoluem disfarçadamente na infância, com alterações leves e sutis, evoluindo de modo imperceptível dentro e fora do contexto familiar. E sem olhos que enxerguem e sem conhecimento sobre saúde mental, as crianças vão crescendo com problemas de toda ordem: somatizando (adoecendo), usando drogas, não aprendendo, agredindo, se isolando socialmente etc.
 
Na adolescência, a situação tende a piorar, levando a repetências, a evasão escolar, à depressão, ao uso de substâncias psicoativas, a acidentes, a problemas com a lei e até ao suicídio. O bullying também contribui para o quadro. Piadas, críticas, rótulos, espancamentos, ameaças e toda sorte de constrangimentos podem acontecer, piorando a situação da vítima. Para muitos, a falta de autoestima, a ausência de autoconfiança e a vontade de morrer estão sempre presentes.

Ao chegar à vida adulta, seja pelo peso das limitações impostas, pelos sintomas ou pela vergonha, pela culpa ou pelos conflitos, o indivíduo vai se curvando sob uma espiral decrescente de vida. Os problemas, já crônicos, se misturam ao jeito de ser da pessoa fazendo com que muitos se desqualifiquem e se achem burros, preguiçosos e azarados.

Sabe-se que a maioria dos transtornos psíquicos do adulto é simplesmente a continuação de problemas oriundos da infância, que evoluem de forma leve com sinais e sintomas "pequenos ou menores", como costumamos dizer. Infelizmente, a sociedade não compreende bem esses transtornos e o preconceito contra os afetados ainda são muito fortes.
 
Não raro, o paciente é tratado parcialmente, ou seja, só do sintoma relatado, quando, de fato, aquele sintoma pode estar fazendo parte de um constructo maior, como acontece com os transtornos comórbidos. Em outras palavras, só a ponta do iceberg seria tratada. Sintomas de depressão, ansiedade, problemas com álcool e drogas, entre outros, podem ser apenas parte de um livro de alguns capítulos.

É essencial que o paciente seja olhado, ouvido e tratado em sua totalidade e não só pela sua queixa. Só assim o paciente resgatará a sua funcionalidade e produtividade anterior. Caso contrário, os prejuízos podem ser devastadores. Assim, a divulgação dos transtornos mentais é um ponto crucial para a produção de saúde mental e qualidade de vida na sociedade.

A expressão psiquiatria é coisa de maluco ainda é uma crença que vigora nos dias de hoje, lamentavelmente. E muitas famílias se trancam no silêncio da vergonha e do medo enquanto outras enfrentam a tradicional internação psiquiátrica, havendo ainda aqueles que permanecem longos períodos em abordagens isoladas e sem os resultados esperados. É o que eu chamo de psiq-fobia ou fobia de doença mental.

Hoje, em pleno século 21, apesar dos grandes avanços da neurociência, ainda predomina uma grande lacuna de desconhecimento, dificultando uma atuação mais eficaz na área da saúde mental.
 
Fonte Minha Vida

Mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool

Entenda por que o organismo feminino demora mais para metabolizar a bebida
 
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um estudo intitulado "Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2011 - VIGITEL", que contou com a participação de mais de 50 mil brasileiros de todas capitais do País, por meio de entrevistas telefônicas.
 
De acordo com o VIGITEL, 17% dos brasileiros consumiram bebidas alcoólicas no padrão BPE, correspondendo a 6,2% dos homens entrevistados e 9,1% das mulheres.
 
As mulheres, em especial, são mais sensíveis aos efeitos do álcool devido a diversos fatores como, por exemplo, os menores níveis das enzimas metabolizadoras do álcool e menor quantidade de água no organismo - o que o torna mais concentrado*. Estudos anteriores apontam uma tendência para aumento no consumo por este grupo ao longo do tempo - dado este, que pode ser constatado em uma pesquisa que publicamos recentemente no volume 67, da revista científica Clinics (3ª edição).
 
Entre os principais achados, verificamos que mulheres com melhores condições econômicas e maiores graus de instrução apresentaram maior uso desta substância, sendo o oposto entre os homens: os que mais consumiram foram aqueles com graus inferiores de escolaridade e piores condições econômicas. Além disso, constatamos o aumento dos problemas relacionados ao consumo (danos não intencionais, como acidentes de trânsito, prejuízos em atividades sociais, entre outros), na medida em que as mulheres passaram a consumir em padrões mais pesados (como o BPE) - tipicamente não diferindo dos homens em relação às consequências nocivas do álcool.
 
Acredito que as transformações do papel da mulher nas últimas décadas possam explicar a tendência de se igualarem aos homens em relação a comportamentos vistos anteriormente como "masculinos", como o consumo em padrões mais pesados.
 
Outros fatores que podem influenciar neste aumento são:
  • estresse da dupla jornada de trabalho,
  •  
  • conquista de melhores condições socioeconômicas,
  •  
  • maior convivência com homens bebedores,
  •  
  • maior aceitação social do uso, entre outros.
 
Em suma, o uso pesado do álcool tem implicações relevantes em termos de saúde pública, pois está associado a riscos para saúde e a consequências sociais não só ao bebedor quanto àqueles que estão próximos a ele. Por isso, como médico e pesquisador da área, creio que políticas de prevenção futuras devam contemplar os padrões mais pesados de consumo de bebidas alcoólicas, independente do gênero, visando reduzir os prejuízos causados por esse tipo de comportamento.
 
* Uma dose-padrão de bebida alcoólica (350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de destilado) contém, aproximadamente, 14 g de álcool puro.
 
Fonte Minha Vida

Fundo estadual em SP prevê verba para idoso frequentar academia

 
O processo de envelhecimento da população tem motivado o surgimento de políticas públicas e de iniciativas independentes voltadas para o idoso.
 
Na segunda-feira (1), foi sancionada em São Paulo a lei que cria o Fundo Estadual do Idoso. De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, a ideia da criação do fundo surgiu a partir da constatação de que no Estado de São Paulo existem mais pessoas acima de 60 anos do que crianças de até 4 anos. “
 
Enquanto a década de 1980 foi marcada por políticas públicas voltadas para a criança, agora, com o envelhecimento da população, a atenção se voltou para os idosos”, diz.
 
Garcia explica que a lei permite que se use o mecanismo de isenção fiscal para contribuir com o fundo, que vai ser usado para a construção de “centros-dia”, estruturas em que o idoso pode passar o dia praticando atividades culturais e de lazer.
 
Além disso, parte do recurso financiará um programa em que academias privadas receberão subsídio para atender idosos de baixa renda.
 
Fonte R7

Cidades do mundo participam da campanha contra o câncer de mama

Londres, Nova York e Tóquio têm iluminação rosa em seus principais edifícios e monumentos históricos
 
Algumas das principais cidades do mundo estão participando da campanha do câncer de mama, iluminando seus principais edifícios e monumentos históricos com luz rosa.
 
Em Londres, o Palácio de Buckingham, a Coluna de Nelson, a Torre 42, o HMS Belfast, o Somerset House, o Edifício Blue Fin e a Heron Tower foram banhados com o brilho rosado para aderir à campanha, também conhecida como Outubro Rosa.
 
O evento tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, os seus efeitos e as formas de prevenção.
 
As cidades de Nova York e Tóquio também participam da campanha com os seus edifícios (Empire State Building e a Torre de Tóquio), segundo o site Daily Mail.
 
A baronesa Delyth Morgan, executiva-chefe da campanha do câncer de mama no Reino Unido disse:
 
— A cada ano, 12 mil mulheres ainda morrem de câncer de mama no Reino Unido. É importante no mês de outubro incentivar os amigos e familiares a serem mais conscientes sobre os sinais e sintomas da doença, pois assim, vamos nos aproximar cada vez mais da cura.
 
O bar Vertigo da Torre 42 foi palco para a festa de lançamento da campanha neste mês, onde os clientes apreciam as vistas panorâmicas dos locais cores de rosa.
 
Fonte R7

Banco de tecidos do HC dobra capacidade para transplante de pele

Brasil realizou 19.266 transplantes de tecidos no primeiro semestre deste ano
 
O Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, é um dos maiores responsáveis pelo suprimento para transplantes de pele em todo o País. Necessitam do procedimento vítimas de queimaduras, feridas e lesões, provocadas tanto por traumas quanto tumores e doenças congênitas.
 
De acordo com a Agência USP de Notícias, o banco recebeu investimentos de R$ 940 mil, o que permitiu duplicar sua capacidade de atendimento.
 
"“Hoje em dia temos dois bancos apenas que suprem todo o País em relação à pele. O que é um número muito pequeno”", informou o cirurgião André Paggiaro que, além de responsável pelo banco, é médico assistente do Departamento de Cirurgia Plástica do HC.
 
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, no primeiro semestre de 2009, foram realizados no País 14.741 transplantes de tecidos. No mesmo período deste ano, o número subiu para 19.266.
 
Fonte R7

Série de alergias impede que garoto britânico frequente escola

Devon Carrow-Sperduti, 7 anos, interage com colegas e professores por meio de um robô
 
Doente demais para ir à escola, Devon Carrow-Sperduti, de 7 anos, interage com professores e amigos por meio de um robô.
 
Seu rosto aparece via webcam no robô VGO, que está ligado ao seu computador de casa, segundo o tabloide The Sun.
 
Isso acontece porque Devon sofre de uma série de alergias tão graves que se ele se misturar com outras crianças corre risco de morrer. O menino passa a maior parte do tempo em isolamento e come apenas maçã, milho e batata.
 
Devon, que mora em Buffalo, nos Estados Unidos, usa o seu computador para controlar o VGO, permitindo, assim, que ele veja o professor, a lousa com as anotações e o resto da classe.
 
Além disso, o robô o ajuda a interagir nos corredores da escola e também no playground durante o intervalo. Sua mãe, Rene, não vê prejuízos no desenvolvimento de Devon:
 
— Ele faz exatamente a mesma coisa que qualquer outra criança. A única diferença é que Devon não está na sala de aula.
 
Fonte R7

Cirurgia bariátrica pode ser a solução para o diabetes tipo 2

Doença atinge 12 milhões de brasileiros e é a causa mais comum de cegueira, amputação e doença renal
 
Os médicos não costumam usar a palavra cura, mas pesquisas nacionais e internacionais mostram que a cirurgia bariátrica, também conhecida como redução de estômago, elimina a necessidade de medicação para o controle do diabetes em mais de 80% dos casos. Com o “desaparecimento” da doença, o paciente tem menos chances de apresentar problemas cardiovasculares e outras comorbidades associadas, como hipertensão e apneia do sono.
 
O endocrinologista Dr. João Eduardo Salles, diretor da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), lembra que o diabetes — que atinge 12 milhões da população brasileira — é a causa mais comum de cegueira, amputação de membros inferiores e doença renal, por isso precisa ser tratado de forma efetiva.
 
— A cirurgia surge como mais uma alternativa terapêutica e pode ser indicada quando o tratamento convencional não surte efeito.
 
Atualmente, o diabetes tipo 2 — que representa 90% de todos os casos da doença no País — é tratado com alimentação balanceada, prática regular de atividade física e administração de medicamentos orais ou insulina.
 
— O problema é que mudar hábito é uma tarefa muito difícil e, como a doença não causa dor, consequentemente, não incomoda, o paciente costuma negligenciar o tratamento. E isso causa prejuízos graves tanto para a saúde como para o bolso.
 
Sobrepeso ou obesidade leve
No Brasil, a cirurgia bariátrica é aprovada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 35 kg/m² com doenças associadas ou acima de 40 kg/m² sem a presença de outras patologias. Mas, o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Ricardo Cohen, presidente da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), discorda desta norma.
 
— O IMC tem que ser mais um parâmetro de indicação para a cirurgia, mas não o único. O critério mais importante deve ser a avaliação clínica.
 
O médico coordenou a maior pesquisa de longo prazo já realizada no mundo sobre os efeitos da bariátrica em diabéticos com IMC entre 30 e 35 kg/m²e constatou que dos 66 pacientes submetidos à operação 88% se livrou do diabetes. No restante, houve redução gradativa da dosagens dos medicamentos.
 
— O estudo também confirmou que tratar o diabetes é prevenir morte por doenças cardiovasculares.

A pesquisa brasileira foi publicada em julho deste ano na revista Diabetes Care, renomada publicação da Associação Americana de Diabetes (ADA).
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Piedade de Ponte Nova - MG

A Prefeitura de Piedade de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 01/2012 de concurso público para provimento de 53 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será organizado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria LTDA.

Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 3.423,65 em carga horária variada de 22, 40 e 44h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de auxiliar de cantina e limpeza pública, vigia, tratorista I, atendente, educador social - peti, dentista I, médico ginecologista e médico ginecologista.

Inscrições e Taxas
As inscrições presencias serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Piedade de Ponte Nova, Situada à Praça Dr. José Pinto Vieira, 36 - Centro - Piedade de Ponte Nova, no período de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, solicitada no período de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012, (horário oficial de Brasília/DF). As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Piedade de Ponte Nova, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir dos dias 05 de dezembro de 2012, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no município de Piedade de Ponte Nova, provavelmente, no dia 09 de dezembro de 2012. O gabarito será divulgado na data prevista de 10 de dezembro de 2012, às 15:00hrs. O certame terá validade de 02 anos prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mendes Pimentel - MG

Com a finalidade de preencher 30 vagas de níveis médio e superior, a Prefeitura de Mendes Pimentel, cidade localizada a 309 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abriu concurso público. A seleção oferece salário que varia entre R$ 1.037,00 a R$ 7.500,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Assistente de Serviços de Saúde, Cirurgião-Dentista, Coordenador de Vigilância Sanitária, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico entre outros.
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, pela página www.trconcursos.com.br, a partir das 08:00 horas do dia 09 de outubro até às 17:00 horas do dia 09 de novembro de 2012.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 150,00.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem definidos no edital de convocação a ser publicado oportunamente. Os resultados das provas serão afixadas no quadro de avisos da Prefeitura de Mendes Pimentel – MG, no Diário Oficial do Município, no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg e no site de inscrição a partir do dia 12 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Manga (MG)

No município de Manga, Estado de Minas Gerais, localizado a 709 km de Belo Horizonte, a Prefeitura lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidos 59 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 622,00 e R$ 2.500,00, lembrando que 5% das vagas se direcionam a pessoas portadoras de deficiências. Confira o edital.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Limpeza, Operador de Máquina Pesada, Vigia, Eletricista, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria Escolar, Atendente de Farmácia, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal Sanitário, Monitor Escolar, Professor, Desenhista Técnico, Técnico em Contabilidade, Administrador de Empresas, Assistente Social, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Pedagogo e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas no período entre 8 horas de 17 de setembro de 2012 e 18 horas de 16 de outubro de 2012, no site www.cotec.unimontes.br.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 120,00.
 
A prova de múltipla escolha será aplicada em Manga-MG, na data provável de 18 de novembro de 2012, das 9h às 12h, em local a ser divulgado na internet, no site www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 12 de novembro de 2012.
 
O gabarito oficial será divulgado no site www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura Municipal de Manga, em até 12 horas após o encerramento da prova.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Juiz de Fora 2012

A prefeitura de Juiz de Fora, Estado das Minas Gerais, lançou edital de concurso público para provimento de 50 cargos na área de saúde. As vagas destinam-se a Médicos para atuação no programa Saúde da Família e Comunidade, percebendo uma remuneração inicial de até R$ 7.866,46.
 
Inscrições:
Os interessados poderão se inscrever diretamente via internet através do endereço eletrônico: www.pjf.mg.gov.br de 27 de setembro até o dia 29 de outubro de 2012. A taxa de inscrição custa R$ 90,00.
 
Provas:
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva com questões de múltipla escolha que será aplicada na data provável de 02 de dezembro de 2012. O local e horário de prestação das provas estará sendo informado através do Comprovante Definitivo de Inscrição, emitido pelo próprio candidato, via internet.
 
Gabarito:
O gabarito oficial das provas escritas será divulgado em até 48 horas após a realização das provas. Para consultá-lo os candidatos poderão acessar o site www.pjf.mg.gov.br ou deslocar-se até a prefeitura do respectivo município e averiguar no mural de avisos. A prefeitura está situada no seguinte endereço: Avenida Brasil, nº 2001 - 8º andar - Centro - Juiz de Fora/MG.
 
SAIBA MAIS SOBRE JUIZ DE FORA:
O município de Juiz de Fora está situado na Zona da Mata no interior das Minas Gerais, possui população estimada em 517. 872 habitantes pelo IBGE. Conhecida como "Manchester Mineira", a cidade possui sua economia voltada para o agronegócio, mas conta ainda com grande atividade industrial nos setores de alimentos, bebidas, têxteis, metalurgia, mobiliário, entre outros.
 
Um dos principais polos de saúde desta região é o Hospital Monte Sinai que está instalado no município de Juiz de Fora. O Instituto Estadual de Educação é outro grande órgão que atrai estudantes do país inteiro.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itamogi - MG

A Prefeitura Municipal de Itamogi, Estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 99 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 7.195,22 por carga horária de 20 a 40h semanais. A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Limpeza, Guarda Noturno, Mecânico Auxiliar I, Pedreiro I-A, Servente (Auxiliar de Serviços Gerais), Agente Comunitário de Saúde, Agente para o Campo de Endemias, Inspetor de Alunos, Motorista I, Operador de Máquinas Pesadas, Agente Administrativo I-A, Auxiliar de Enfermagem do PSF, Auxiliar de Enfermagem I-A, Professor de Informática, Secretário Escolar, entre outros.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas no período de 10 de setembro a 07 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Itamogi, sita a Rua Afonso Pena, nº 117 - Centro - Itamogi/MG, respeitando-se para fins de recolhimento da taxa, o horário bancário.
 
As inscrições serão feitas também via internet, no site www.consesp.com.br no período de 08 de setembro a 07 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Prefeitura de Itamarandiba - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Itamarandiba, Estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, divulgou edital N° 01/2012 de processo seletivo para contratação temporária e formação de cadastro reserva para as funções de agente comunitário de saúde, técnico de nível superior/enfermeiro, técnico de nível superior/médico e técnico de nível superior/odontólogo. Os salários variam de R$ 683,36 a R$ 11.235,00 por carga horária de 40h semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora (www.exameconsultores.com.br), no período de 15 a 19 de outubro de 2012 ou, presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, situada à Rua Tabelião Andrade, nº 205, Centro, até o dia 19 de outubro de 2012, no horário de 8h às 12h e 14h ás 17h. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 80,00 a R$ 150,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Itamarandiba provavelmente no dia 04 de novembro de 2012, às 8h. A relação de candidatos inscritos, o local de realização das Provas e a confirmação de data e horários serão divulgados até 14h do dia 31 de outubro de 2012.
 
O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 06 de novembro de 2012, às 14h.
 
Validade
O prazo de validade do certame é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itabira - MG

A Prefeitura mineira de Itabira, cidade também conhecida por ser a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, lançou edital n° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 129 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.622,06 por carga horária de 30h semanais. O concurso público será executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP.

Cargos
As vagas são para os cargos de auxiliar de enfermagem do trabalho, agente municipal de transito, técnico de segurança do trabalho, assistente social, pedagogo, psicologo organizacional, psicologo e professor.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 20 de setembro a 19 de outubro de 2012, através do site www.gestaodeconcursos.com.br. Os valores a serem pagos como taxa de inscrição são os seguintes:

- Para os cargos de Nível Fundamental Completo: R$ 35,00;
- Para os cargos de Nível Médio Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Nível Médio Técnico Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Nível Superior Completo: R$ 70,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas na própria cidade de Itabira provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no 2º dia subsequente ao da aplicação da prova.

O prazo de validade do certame será de 02 anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Divisa Alegre - MG

A Prefeitura de Divisa Alegre, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, destinado ao provimento efetivo de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 4.366,75 em carga horária variada entre 20, 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Assistente Social, Assistente Técnico, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Médico Plantonista, Motorista, Nutricionista, Operário, Pedreiro, Pintor, Professor Educação Básica II, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, no Salão da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre Endereço: Rua Alfredo Luiz Bahia, nº 4, Centro, Divisa Alegre - MG, ou pela internet no site : www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados no dia 26 de novembro de 2012, através do site www.agoraconsultoria.srv.br. O gabarito será divulgado no dia 02 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Prefeitura de Curvelo (MG) abre processo seletivo II

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios Mineiros edital Nº. 1/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Curvelo. A seleção será realizada sob coordenação técnico-administrativa da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes – Cotec – da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
 
São ofertadas 160 vagas de nível fundamental, sendo 142 vagas de ampla concorrência e 18 reservadas para portadores de deficiência. O vencimento pode chegar a R$ 650,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Além da escolaridade, é preciso ter curso Básico de Informática e residir na área de abrangência da comunidade.
 
As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site - www.cotec.unimontes.br, no período compreendido entre 9h do dia 24 de setembro e às 18h do dia 11 de outubro de 2012, horário de Brasília-DF.
 
O candidato portador de deficiência deverá enviar o Laudo Médico à Unimontes/Cotec, até o dia 11 de outubro de 2012, em envelope no qual deverá estar escrito: RV Processo Seletivo/2012 – Curvelo. O envio deverá ser feito pelos Correios, por meio do serviço de Sedex ou A.R. (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG.
 
A prova de múltipla escolha será realizada na data provável de 28 de outubro de 2012, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado divulgado até o dia 23 de outubro de 2012, no site - www.cotec.unimontes.br. O gabarito oficial será divulgado em até 24 horas após o encerramento da prova e o resultado final será divulgado até o dia 9 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade deste processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso da Prefeitura de Curvelo - MG

Com a finalidade de preencher 95 vagas, a Prefeitura de Curvelo, cidade meneira localizada a 170 km de Belo Horizonte, publicou através do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 01/2012 de concurso público. As oportunidades oferecidas contemplam profissionais de níveis médio/técnico e superior.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 750,00 a R$ 10.000,00, dependendo da função ocupada. Os cargos disponíveis são Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Cirurgião-dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Ginecologista/Obstetra, Médico, Nutricionista e Psicólogo.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão efetivadas somente pela internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, no período entre 8 horas de 5 de novembro às 18 horas de 5 de dezembro de 2012.
 
O atendimento aos candidatos, durante o período de inscrição, será feito em Curvelo e em Montes Claros, a saber:

Em Curvelo: No Posto de Atendimento – Av. D. Pedro II, n.º 180 (2.º pavimento do Banco do Brasil, em frente à sala do Procon), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12 horas e das 13 às 17 horas;

Em Montes Claros: Na recepção da Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas.
 
Taxa de inscrição: Nível médio/técnico: R$ 50,00 e 60,00; Nível superior: R$ 90,00, 110,00, 130,00 e 160,00.
 
O concurso será constituído de prova de múltipla escolha e de títulos. A prova de múltipla escolha será aplicada em Curvelo-MG, na data provável de 13 de janeiro de 2013, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado na internet a partir do dia 7 de janeiro de 2013. O gabarito será divulgado até 12 horas após o encerramento das provas.
 
A documentação (títulos) deverá ser postada nos Correios, por meio do serviço de A.R. ou Sedex, do dia 4 a 15 de fevereiro de 2013, para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG, podendo também ser entregue mediante recibo, no prazo estabelecido, de segunda a sextafeira, exceto feriados, no Posto de Atendimento, em Curvelo-MG, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia, Montes Claros-MG), das 8 às 18 horas.
 
O resultado da prova de títulos está previsto para 01 de março de 2013 e o prazo de validade do concurso público será de 2 anos, a serem contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações