Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Peptídeo que altera elasticidade do colágeno pode ser chave para aparência jovem

Genes encontrados em animais marinhos têm potencial para criar novas maneiras de manter a pele humana jovem e saudável
 
Cientistas da Queen Mary, Universidade de Londres, no Reino Unido, descobriram que pepinos e ouriços do mar são capazes de mudar a elasticidade do colágeno dentro dos próprios corpos. A pesquisa pode ser a chave para manter uma aparência jovem durante o período de envelhecimento.
 
Os pesquisadores investigaram criaturas marinhas conhecidas como equinodermos. Eles descobriram os genes de "moléculas mensageiras" conhecidas como peptídeos, que são liberadas pelas células e dizem a outras células no organismo o que fazer.
 
"Provavelmente, a descoberta mais emocionante de nossa pesquisa foi encontrar genes de codificação de peptídeos que causam endurecimento rápido ou amolecimento de colágeno na parede do corpo de ouriços do mar", afirma o líder do projeto, Maurice Elphick.
 
Segundo os pesquisadores, apesar de ouriços do mar e pepinos do mar não serem tão parecidos com os seres humanos, estamos estreitamente relacionado a eles. "À medida que envelhecemos, as mudanças no colágeno causam rugas na nossa pele, por isso, a capacidade dos animais marinhos de tornar o colágeno rígido ou mole pode levar a novas formas de manter a pele jovem e saudável", explica Elphick.
 
Os cientistas analisaram as sequências de DNA de milhares de genes no ouriço do mar e no pepino do mar e, especificamente, procuraram genes que codificam moléculas de peptídeo mensageiro.
 
"A pesquisa tem potencial para proporcionar avanços médicos que podem levar à melhoria da qualidade de vida das pessoas conforme elas envelhecem", conclui Elphick.
 
Fonte isaude.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário