Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Medida Certa com Ronaldo Nazário evidencia preocupação dos homens com aumento de peso (e da barriga)

Medida Certa com Ronaldo Nazário evidencia preocupação dos homens com aumento de peso (e da barriga) Zé Paulo Cardeal/TV Globo/DivulgaçãoAlém de emagrecer, ele terá que melhorar índices de colesterol, mudar hábitos alimentares e voltar a se exercitar
 
Quem conferiu o quadro Medida Certa do programa Fantástico, da TV Globo, não pode deixar de reparar no tamanho da barriga do ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, que parece estar no auge de sua má forma física. Ostentando 118,4 quilos e 1,83cm, o Fenômeno será o alvo das atenções durante os próximos três meses, quando terá que diminuir sua circunferência abdominal de 107cm para 94cm.
 
Sua missão, porém, não será perder só peso: terá que melhorar seus índices de colesterol, mudar hábitos alimentares e voltar a se exercitar — a parte mais difícil, já que o craque confessa que não se exercita mais e costuma se alimentar de forma errada há bastante tempo.
 
Assim como Nazário, 36 anos, muitos homens em faixa etária similar sofrem com a balança. É o caso de um engenheiro civil de 37 anos, que não quis se identificar.
 
— Nunca tive problemas. Mas agora, noto que com qualquer descuido ganho peso — afirma.
 
O dentista Angelo Menuci Neto, 40 anos, acredita que o efeito sanfona prejudica sua rotina e está disposto a virar o jogo:
 
— Sempre perdi peso rapidamente, e com a mesma facilidade volto a ganhar. Tenho muitos compromissos profissionais e o trabalho é uma desculpa perfeita para abandonar a atividade física e a dieta. Porém, vi que minha saúde vinha piorando e resolvi buscar ajuda, após várias dietas e mensalidades pagas e não frequentadas de academia.
 
Reprogramando o corpo
Para quem se identifica com casos como estes, a nutricionista Lenice Carvalho afirma que é preciso agir e que a missão não é impossível — sobretudo quando se fala em excesso de peso e não em obesidade:
 
— Sempre é hora para começar ou melhorar os cuidados com a saúde.
 
O sexo masculino, mais avesso às palavras "dieta" e "balança", pode ser convencido a uma mudança de hábitos pelo argumento de que, se entrar nos eixos, tem muito menos chances de desenvolver doenças que vão de infarto a AVC até impotência sexual. Além disso, terá como benefício mais disposição e energia.
 
Os exercícios físicos são o outro pilar da fórmula, que de secreta não tem nada.
 
— Nessa faixa etária, é muito comuns os homens apresentarem a gordura acumulada na região abdominal, a visceral, que é altamente perigosa. Para combatê-la, não há segredo: é preciso sair da inércia e procurar ajuda. Uma avaliação física é o primeiro passo para uma mudança — afirma Christian Krause, 34 anos, educador físico.
 
Regras para virar o jogo
1. Procure orientação profissional. As chances de qualquer plano dar certo é muito maior — e mais seguro.
 
2. Vá com calma. Não ache que pode perder 10 quilos num só mês.
 
3. A dobradinha dieta e exercício físico segue sendo a melhor — senão única — forma de emagrecer sem comprometer a saúde. Troque massa gorda por massa magra (músculos). Você vai acelerar seu metabolismo e tonificará seu corpo. Ao simplesmente "fechar a boca", você não oxida as gorduras e deixa os resultados mais lentos. Sem contar que, flacidez, definitivamente, não é sinônimo de boa forma.
 
4. A maneira mais rápida de se corrigir o comportamento é ter consciência dele em tempo real, e não depois do ocorrido. Pegue uma imagem exata de seu ponto de partida: pode ser ruim, mas ignorá-la não a mudará.
 
Oito dicas nutricionais que muita gente não segue
1. Comer seis vezes ao dia, em pequenas porções.
 
2. Permitir uma boa digestão, mastigando bem os alimentos e evitando líquidos às refeições.
 
3. Beber água entre as refeições (cerca de seis copos por dia).
 
4. Evitar alimentos industrializados.
 
5. Ingerir frutas (café da manhã, lanche da manhã e da tarde) e saladas e legumes variados no almoço e jantar (à vontade).
 
6. Evitar gorduras trans e saturadas (alimentos industrializados, carnes gordas, linguiças, sorvetes, frituras, etc).
 
7. Ingerir alimentos com gorduras boas como o azeite de oliva, as castanhas, alguns peixes (salmão, sardinhas), abacate, coco em pequenas porções.
 
8. Variar os alimentos ao longo do dia. Exemplo: se comeu pão pela manhã, evite outro farináceo no mesmo dia. Se já comeu banana no café, leve outra fruta no lanche.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário