Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fumantes que planejam no longo prazo são mais propensos a parar

Pesquisadores apontam que fumantes são menos propensos a conseguir se planejar no longo prazo do que não-fumantes. Entretanto é justamente exercitar essa habilidade que pode fazer com que o vício em nicotina seja mais fácil de interromper

O estudo foi feito por Heather Brown e Jean Adams da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e partiu da análise de dados coletados durante 8 anos por outra pesquisa ampla feita na Austrália. No total foram acompanhados mais de 7 mil participantes desde 2001, e os dados foram analisados nos últimos anos, gerando diversas pesquisas científicas, incluindo essa, publicada no periódico Addiction.

Durante esse tempo, entre outras coisas, os participantes foram encorajados a planejar seu futuro. Inicialmente os exercícios de planejamento focavam ampliar o horizonte de tempo dos participantes com objetivos trimestrais, que aos poucos foram sendo aumentados. Quanto maior esse “horizonte de planejamento” maior a probabilidade dos participantes pararem de fumar.

“A diferença entre aqueles que conseguiam se planejar melhor no longo prazo, comparados àqueles que não conseguiam saber como seria sua próxima semana, pesou na hora de interromper o hábito tabagista. Quem tinha objetivos no longo prazo era até 66% mais propenso a parar de fumar”, dizem os autores que lembram ainda que outras condições de saúde, como o diabetes, também já demonstraram benefícios similares do planejamento no longo prazo.

“Fazer as pessoas pensarem sobre como será sua vida em um horizonte de tempo longo pode ser uma estratégia realmente positiva para os fumantes”, finalizam.

Fonte O que eu tenho

Instabilidade no emprego aumenta risco de ansiedade e depressão

Estudo conduzido pela Universidade de Michigan, nos EUA, mostra que trabalhadores que percebem instabilidade ou falta de segurança em seus empregos têm mais chances de desenvolver sintomas de ansiedade e depressão.

Os pesquisadores, liderados por Sarah Burgard, analisaram informações de quase 440 trabalhadores. Esta análise foi parte de um estudo mais amplo, com foco no impacto da recente crise econômica e sua recuperação na vida dos trabalhadores norte-americanos.

Do total, quase 18% disseram sentir que seu trabalho estava em risco – eles acreditavam que era “bastante provável” que iriam perder o emprego ou que seriam demitidos no próximo ano. Esses trabalhadores tinham quase o triplo de chances de avaliar sua saúde de regular a ruim, em comparação aqueles que se sentiam mais seguros no emprego.
 
Mas o que alarmou os pesquisadores sobre os resultados do estudo, publicado no periódico Journal of Occupational and Environmental Medicine, foi que estes trabalhadores que sentiam mais instabilidade no emprego tinham até quatro vezes mais probabilidade de relatar sintomas de ataques de ansiedade, e foram quase sete vezes mais propensos a ter sintomas de depressão.
 
Para Burgard, o estudo fornece algumas das primeiras evidências das consequências da insegurança no trabalho percebida e sua associação com a saúde. A equipe assinala que algo deve ser feito urgentemente, devido ao grande número de pessoas que podem estar sofrendo os efeitos das preocupações do trabalho na saúde física e mental “especialmente com a lenta recuperação econômica a percepção de insegurança no trabalho pode persistir por algum tempo”, concluem.
 
Fonte Minha Vida

Ter poucos amigos é tão prejudicial quanto fumo e obesidade

Que o homem não é uma ilha você já sabe. Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina. Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos EUA, descobriu que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que aqueles que vivem só.

A pesquisa, publicada na revista especializada PLoS Medicine, chegou a esta conclusão ao analisar dados de cerca de 150 estudos que analisavam a influência dos círculos sociais sobre a saúde de alguém . Para os pesquisadores norte-americanos, ter poucos amigos pode ser tão prejudicial à sobrevivência de uma pessoa quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.

Os cientistas acreditam que tomar conta de outras pessoas nos leva a cuidar melhor de nós mesmos. A pesquisadora Julianne Holt-Lunstad, uma das líderes do estudo, afirmou que isso acontece porque quando alguém está conectado a um grupo e se sente responsável por outras pessoas isso acaba fazendo com que a pessoa tome conta dela mesma e assuma menos riscos.

Para os pesquisadores, perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade ou sedentarismo. Através da análise de 300 mil pessoas nos quatro continentes em um período de sete ano, aqueles com redes sociais mais fortes se saíram melhor em resultados de saúde e expectativa de vida. A probabilidade de estas pessoas estarem vivas em qualquer idade era quase 50% maior do que daqueles considerados solitários.

O estudo incluiu pessoas de todas as idades, sem levar em conta o estado de saúde inicial dos pesquisados. De acordo outro pesquisador do estudo, Timothy Smith, os bons relacionamentos fornecem um nível de proteção a todas as idades. O pesquisador, no entanto, alerta que os aparatos modernos e a tecnologia podem levar algumas pessoas a pensar que redes sociais face a face não são mais necessárias. Porém, a interação constante é sempre necessária e precisa ser feita de todas as formas, tanto por meio das redes sociais como por meio de conversas. Smith acrescentou que a interação constante não é apenas um benefício psicológico, mas influencia diretamente na saúde física e mental.

Amizades adolescentes
Para fortalecer a amizade, a convivência é fator-chave. Por isso, laços que se formam na adolescência tendem a ser mais duradouros. Nesta fase, além de transformações profundas, os jovens experimentam situações inéditas, em que o apoio dos amigos é fundamental.

"Quando há coincidência de idade, a partilha não é só a do momento. Também há divisão de sensações, um adolescente sabe exatamente as dificuldades que o outro enfrenta e tem boas chances de ajudar", acredita a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista do Minha Vida, que completa: "A cumplicidade explica a ligação que torna os amigos inseparáveis. A compreensão que existe nesse tipo de relacionamento é profunda e marcada por muitas descobertas e conjunto, diferente do que acontece o ambiente familiar onde as posições estão marcadas desde sempre."

Fonte Minha Vida

Memória em dia: alimentos que estimulam o cérebro

Eles melhoram a concentração e ajudam a aumentar seu rendimento nos estudos

A fisetina é uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro:

- Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo: Sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro, iogurtes.

- Vitamina E: Poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Vitamina C: Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-geminadas, assim como na maioria das frutas.

- Vitaminas do complexo B: Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.

- Bioflavonoides: São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro.

- Colina: Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Acetil-colina: Um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fitosterois: Estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina): Funcionam como um detergente, desengordurando todos os sites por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Ômega-3: Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e as sementes de linhaça e prímula.

- Carboidratos: A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, ficar muito tempo sem comer carboidratos diminui a atividade mental. Carboidratos complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante.

- Cafeína: É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. Café e chá verde.

- Triptofano: Aminoácido que atua no sono e na performance cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes.

Fonte Minha Vida

Descansar o cérebro após aprendizado deixa a memória afiada

Tranquilidade pode ser mais eficaz do que outras técnicas de memorização

Sabemos o quanto exercícios de raciocínio, leitura e a boa alimentação são benéficos para a memória. Porém, dar uma pausa diante das tarefas que executamos pode ser um ótimo artifício para guardarmos de maneira duradoura as informações acumuladas ao longo do dia.

Um estudo recente da Universidade de Nova York (EUA) mostrou que períodos de total descanso, após o aprendizado, são capazes de afiar a memória. Os cientistas vão contra a ideia de que pensar demais em algo que acabou de ser aprendido é mais eficiente do que descansar para se obter um melhor armazenamento das informações.

Enquanto estudos mais antigos concluíram que tirar uma soneca favorece a memória, esta nova pesquisa comprovou que momentos de relaxamento, mesmo quando estamos acordados, também podem ser bastante eficazes. Isso porque, os períodos de descanso são importantes para as informações serem transferidas entre as regiões do cérebro.

O estudo foi feito com 19 voluntários que tiveram que observar imagens de objetos e de pessoas, devendo responder qual relação havia entre as figuras.

Então, os participantes recebiam ordens para relaxar durante alguns minutos, enquanto eram medidas as atividades cerebrais relacionadas à transferência de informações entre o hipocampo (responsável pela memória e organização dos episódios vivenciados) e o neo-córtex (que assume as tarefas cognitivas mais complexas).

Durante os testes, foi observado que as duas regiões se mantêm ativas mesmo durante o descanso.

Mas o que fazer para conseguir que os momentos de relaxamento sejam realmente eficientes? Muitos diriam uma paradinha para o café.

Entretanto, segundo especialistas, este tipo de pausa pode não ser o ideal. A melhor sugestão é parar e não fazer absolutamente nada por alguns minutos, descontraindo e deixando as informações fluírem, sem forçar o raciocínio.

Fonte MInha Vida

Computador ajuda a preservar memória e raciocínio de idosos

Uso frequente do aparelho diminui risco de demências em até 40%

Utilizar o computador pode ajudar os idosos a reduzir a perda de memória e a preservar a capacidade de raciocínio e aprendizado, prevenindo-se de doenças como o Mal de Alzheimer. É o que afirma um estudo publicado este mês no periódico PLoS One, desenvolvido no Centro de Saúde e Envelhecimento da Universidade de Western, na Austrália.

Os pesquisadores recolheram dados de pesquisas que vêm sendo feitas na universidade desde 1996, com dados de 19.000 homens. Para o estudo, os cientistas selecionaram mais de 5.500 participantes com idades entre 65 e 86 anos, que foram acompanhados ao longo de oito anos. Após esse período, as análises mostraram que os homens que utilizavam frequentemente o computador apresentaram um risco até 40% menor de serem diagnosticados com qualquer tipo de demência, se comparados com aqueles que nunca o faziam.

Segundo os autores, trabalhos anteriores já haviam indicado que atividades que estimulam a mente, como leitura e palavras cruzadas, por exemplo, diminuem o risco de demência, mas que essas são as primeiras evidências significativas sobre os reais efeitos do uso prolongado de computadores. No entanto, eles afirmam que esses resultados devem incentivar os homens mais velhos a adotarem o uso do computador no dia a dia, mas mantendo outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos.

Acerte nos hábitos e cultive a boa memória
O neurologista Maurício Hoshino, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, explica que nossa memória tende a diminuir conforme os neurônios vão envelhecendo, por isso o ideal é tomar os devidos cuidados para que esse prejuízo seja o mínimo possível. ?Desde alimentação até exercícios, passando por controle de estresse, seus hábitos têm relação direta com a manutenção da memória e a prevenção de demências", diz. Tire suas dúvidas e fique por dentro do que especialistas recomendam:

Manter a rotina pode prejudicar a memória?
Segundo o neurologista Maurício, manter uma rotina significa fazer as atividades de sempre no automático. "Você não exercita o cérebro mais do que já exercitou antes, porque ele não precisa captar e processar coisas novas", explica. Passar por experiências diferentes não deixa que a função de memorizar fique enferrujada.

Praticar exercícios ajuda a preservar a memória?
O sedentarismo é um dos maiores inimigos da memória. "Quando movimentamos o nosso corpo, o coração pulsa mais rápido e o cérebro é oxigenado - isso é sinônimo de saúde para o corpo todo", explica o psicólogo Walter Tamandaré, do Hospital Adventista de São Paulo. Além disso, exercícios intelectuais como ler, conversar e fazer palavras cruzadas são muito importantes para estimular o cérebro.

O uso de medicamentos pode afetar o cérebro?
Componentes presentes em alguns remédios, principalmente calmantes, podem gradativamente causar lesões permanentes no cérebro. "Pessoas que fazem uso indiscriminado dessas medicações são grandes candidatas à demência mais cedo na velhice e têm maior risco de Alzheimer", alerta Walter Tamandaré.

Quais alimentos ajudam a preservar a memória?
Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, especialista do Minha Vida, há uma infinidade de nutrientes que garantem a saúde do cérebro e, consequentemente, da memória. Anote alguns deles: fisetina (morango, pêssego, uva, kiwi e tomate), ômega 3 (peixe e linhaça), fitoesterois (sementes, grãos e óleos vegetais), vitaminas E, C e do complexo B (frutas em geral, grãos e sementes), triptofano (leite, queijo branco, carnes magras e nozes) e bioflavonoides (uva e folhas verde-escuras).

Fonte MInha Vida

Ômega-3 pode ajudar as crianças no rendimento da leitura

Ácidos graxos são encontrados em frutos do mar e algas

Crianças com dificuldades na leitura podem ter o desempenho impulsionado com a ajuda de suplementos diários de ácidos graxos que são encontrados em frutos do mar e nas algas, de acordo com uma nova pesquisa.

Cientistas da Universidade de Oxford deram 600mg de ômega 3 – 3 comprimidos de ácidos graxos – para 362 crianças de 7 a 9 anos durante 16 semanas, de acordo com o site Daily Mail.

Embora não houvesse um efeito significativo neste estudo global, eles descobriram que aqueles cuja leitura estava com baixo rendimento, tiveram uma melhora em 3 semanas.

O professor Paul Montgomery, de Intervenção Psicossocial no Centro de Intervenção baseada em evidências da Universidade de Oxford explica:

— Estudos anteriores mostraram os benefícios que a suplementação alimentar com o ômega-3 traz para as crianças que estejam que sofre de TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), dislexia, transtorno do desenvolvimento da coordenação. Mas este é o primeiro estudo a mostrar resultados positivos em crianças com dificuldades para ler.

Fonte R7

Idosos invadem as academias do Brasil

30% dos frequentadores têm mais de 60 anos

Um levantamento da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil) mostra que 30% dos frequentadores têm mais de 60 anos de idade - o equivalente a um exército de 1,8 milhão de pessoas.

Há dez anos, essa proporção não chegava a 5%.

No início da década, de acordo com a Acad Brasil, a hidroginástica era a atividade mais procurada por esse público.

Aos poucos, pilates e alongamento passaram a ter seguidores.

Nos últimos cinco anos, porém, a procura pela musculação cresceu de forma desproporcional, por conta da orientação médica.

Esse boom surgiu depois que um estudo do American College of Sports Medicine concluiu que a atividade com sobrecarga pode conter o avanço da osteoporose.

Fonte R7

Saiba como evitar e tratar pele

Você sofre com cravos e espinhas? Todo este sofrimento pode estar com os dias contados!

Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Sonífero faz pai de família acordar de coma de 7 anos

Mulher dele viu uma reportagem no jornal local e resolveu arriscar. Deu certo

Ayanda Nqinana, um sul-africano de Johannesburgo, acordou de um coma de sete anos graças a uma pílula para dormir, chamda Stilnox.

Em 2005, Ayanda estava viajando de carro quando sofreu um acidente, segundo o site News 24. A batida o deixou com várias lesões no cérebro, e os médicos disseram que ele nunca conseguiria se recuperar.

A mulher de Ayanda, chamada Nomfundo, explicou o que aconteceu, de acordo com o Huffington Post:

— Seus olhos não conseguiam seguir nenhuma direção. Se você falava com ele, até se você fosse de um lado para outro, ele não seguia. Ele não podia falar. De jeito nenhum.

Nomfundo viu uma reportagem sobre o Stilnox e seu sucesso em casos do tipo em um jornal local, e insistiu que dessem a droga para o marido.

Menos de uma semana depois, Ayanda acordou. Ele conseguia conversar, reconhecer familiares e até lembrou de conversas passadas.

Ayanda se lembrou até da filha, Ayavuya. Sua mulher contou ao TimesLive.co.za que a filha ficou tão feliz que ficava dizendo: “Mãe! O papai lembra do meu nome!”.

O remédio
Stilnox, também conhecido como Ambien, é um medicamento prescrito para o tratamento de insônia. Ele te faz dormir, basicamente.

Ele contém Zolpidem, que, segundo estudos, aumenta a circulação sanguínea no cérebro, particularmente em áreas que envolvem a compreensão de linguagem.

Os estudos que tentam relacionar a reabilitação de AVC e o Stilnox ainda estão sendo feitos — portanto, nada é conclusivo ainda.

John White, no Centro de Reabilitação Moss, na Filadélfia, Estados Unidos, está liderando um estudo sobre o caso, segundo o tabloide Daily Mail.

Até agora, ele descobriu que menos de 10% das vítimas de AVC respondem à droga.

— Ainda não estamos aptos a aconselhar famílias sobre como usar essa droga clinicamente, porque as pesquisas ainda estão em estágios iniciais.

Fonte R7

Exames: Auto-anticorpos

(Códigos AMB: Anticorpos antiplaquetários, citometria de fluxo 4.03.04.03-5 / Anticorpos irregulares 4.03.04.04-3 / Anticorpos irregulares, pesquisa (meio salino a temperatura ambiente e 37º e teste indireto de coombs) 4.03.04.05-1 / Anticorpos anti-ilhota de langherans 4.03.06.20-8 / Anticorpos anti-influenza A, IgG 4.03.06.21-6 / Anticorpos anti-influenza A, IgM 4.03.06.22-4 / Anticorpos anti-influenza B, IgG 4.03.06.23-2 / Anticorpos anti-influenza B, IgM 4.03.06.24-0 / Anticorpos antiendomisio - IgG, IgM, IgA (cada) 4.03.06.25-9 / Anticorpos naturais - isoaglutininas, pesquisas 4.03.06.26-7 / Anticorpos naturais - isoaglutininas, titulagem 4.03.06.27-5)

Material a ser analisado: sangue extraído da veia do braço

Objetivo do exame: Avaliar e medir o nível dos auto-anticorpos, para ajudar no diagnóstico das doenças auto-imunes, assim como acompanhar o desenvolvimento destas patologias.

Confiabilidade do exame: A presença de auto-anticorpos nem sempre coincide com a existência de doença.

Tempo necessário para obter o material: 5 minutos.

Preparação do paciente: nenhuma preparação é necessária.

Tempo necessário para obter resultados: entre 1 a 7 dias.

Técnica utilizada: A presença de auto-anticorpos, diagnosticados através de técnicas de imunofluorêscencia, ou por métodos de ELISA, mede a quantidade de anticorpos que o organismo do paciente fabrica, contra seus próprios tecidos.

Valores normais: ausência de auto-anticorpos.

Valores aumentados: Além de serem encontrados nos pacientes afetados por problemas auto-imunes, os auto-anticorpos podem estar presentes em pessoas adultas, com mais de 60 anos, e algumas vezes em pacientes mais jovens.

Geralmente este exame demonstra a presença isolada ou conjunta de:

Anticorpos antinucleares (ANA) : Podem estar presentes em doenças auto-imunes, particularmente no lúpus eritematoso sistêmico (LES), na esclerodermia, ou na síndrome de Sjögren, na polimiositis, e também em certos tipos de hepatite crônicas que estejam em atividade.

Anticorpos antiDNA : Podem estar presentes no lúpus, mas normalmente não estão presentes em outras doenças auto-imunes e, geralmente, diminuem seu nível, quando o tratamento do lúpus obtém êxito.

Anticorpos antifosfolipídicos: Podem ser encontrados no lúpus e em outras patologias, como as que estão associadas a alterações dos fatores de coagulação e também em abortos.

Anticorpos antimúsculo liso: Podem estar presentes na hepatite crônica ativa. Os exames deste tipo destingem entre este tipo de hepatite e outras formas de doenças hepáticas.

Anticorpos antimitocondriais: Podem estar presentes na maioria dos casos de cirrose biliar primaria e raramente em outros tipos de doenças crônicas do fígado.

Fator reumatóide freqüentemente encontrado no sangue e líquidos intra-articulares de pacientes com artrite reumatóide.

Alguns medicamentos que podem alterar os resultados:
  • alfametildopa
  • clorpromazina
  • hidantoina
  • hidralazina
  • isoniazida
  • procainamida e quinidina (mesmo depois de ter deixado de tomá-los após vários meses).
 
Estes medicamentos podem produzir resultados falso positivos, aumentando a produção de anticorpos antinucleares (ANAs).

Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Por Boa Saúde

7 sinais que podem ser apresentados por suicidas

Secretaria de Saúde do Distrito Federal lança Programa de Prevenção ao Suicídio. Dados do Samu indicam que o DF registra uma média de 20 casos de tentativa de suicídio por mês, sendo até dois consumados

Identificar pessoas em situação de vulnerabilidade e prevenir mortes por suicídio por meio de uma rede interligada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a meta do Programa de Prevenção ao Suicídio, lançado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por ocasião do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Para incentivar políticas públicas voltadas para a prevenção do suicídio em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde cobrou em documento mais ações relativas à questão.

De acordo com a coordenadora de Prevenção ao Suicídio da Diretoria de Saúde Mental, Beatriz Montenegro, o DF é a primeira unidade federativa a desenvolver uma política pública voltada para a prevenção do suicídio. “Existem as Diretrizes Nacionais de Prevenção ao Suicídio, lançadas pelo Ministério da Saúde em 2006, que preveem que as unidades federadas desenvolvam políticas”, explicou.

Segundo ela, a política proposta pela Secretaria de Saúde precisa estar fundamentada em uma ação intersetorial dos diversos níveis de complexidade do sistema público de saúde. “A gente precisa de uma política que sensibilize, que capacite os profissionais e que articule essa rede de maneira a oferecer para a pessoa que está em situação de vulnerabilidade uma atenção integral e adequada”, completou.

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) indicam que o DF registra uma média de 20 casos de tentativa de suicídio por mês, sendo até dois consumados. Há cerca de um ano, o órgão dispõe também de duas psicólogas que atuam em casos em que a pessoa tenta tirar a própria vida.

“Quando a Central 192 identifica uma tentativa de suicídio, a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem vê a parte clínica e se o paciente precisa ser encaminhado ao hospital. Depois disso, entra a equipe de psicologia. A gente vai ao local e faz uma intervenção com o paciente e com a família, tentando sensibilizar para um tratamento e um acompanhamento na rede”, explicou Elaine Medina, psicóloga do Samu.

Ela alertou que é um mito pensar que quem tenta o suicídio quer chamar a atenção ou que quem quer se matar não avisa ninguém. Segundo a especialista, a ameaça de suicídio deve sempre ser levada a sério. Dados do Samu mostram também que pelo menos dois terços das pessoas que cometem suicídio haviam comunicado a intenção, de alguma maneira, aos amigos e à família.

“Quem tenta o suicídio quer acabar com uma dor psíquica, com um momento difícil pelo qual está passando. E quem tenta uma vez, se não houver um trabalho ou um suporte, vai tentar de novo até conseguir”, concluiu Elaine.

Confira abaixo sinais que podem ser apresentados por pessoas em risco de tirar a própria vida, de acordo com informações do Samu:
- Abandono de amigos e/ou atividades sociais.
 
- Perda de interesse em atividades que antes traziam prazer.
 
- Não conseguir assumir as responsabilidades diárias.
 
- Apresentar estado emocional alterado ou instável (agitação, irritabilidade, descontrole ou agressividade).
 
- Ter um plano de suicídio estruturado.
 
- Adotar comportamentos de risco, como consumo de álcool e outras drogas.
 
- Falar sobre morte ou sobre morrer.

Confira também algumas frases classificadas pelo Samu como de alerta:
- Eu preferia estar morto.
 
- Eu não posso fazer nada.
 
- Eu não aguento mais.
 
- Eu sou um perdedor e um peso para os outros.
 
- Os outros vão ser mais felizes sem mim.

O Samu listou ainda dicas para ajudar pessoas em risco de cometer suicídio:
- Criar proximidade com a pessoa sem se colocar em risco.
 
- Tentar estabelecer uma relação de confiança.
 
- Procurar escutar sem fazer juízo de valor.
 
- Demonstrar interesse em ajudar.
 
- Permitir que a pessoa expresse seus sentimentos.
 
- Tentar perceber se existe um plano de suicídio.
 
- Nunca deixar a pessoa sozinha e procurar envolver outras pessoas (familiares e amigos).
 
- Encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional.
 
- Caso avaliar risco de suicídio, ligar para o 192.

Fonte Agência Brasil/SaudeWeb

HCor e Epimed firma parceria para aprimorar qualidade de UTIs

Cerca de R$ 3,5 milhões serão investidos no projeto até 2014 e, com a liberação de R$ 2,6 milhões do BNDES, o projeto deve expandir suas ações para 40 hospitais públicos brasileiros ainda este ano

A Epimed Solutions, especializada em sistemas de gestão clínica, firmou parceria com o Hospital do Coração para dar suporte ao projeto “QUALITI”, do Ministério da Saúde. A empresa cedeu tecnologia e capacitou médicos e enfermeiros de 17 hospitais públicos ligados ao projeto, que visa melhorar a qualidade assistencial em UTIs da rede pública de saúde localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Cerca de R$ 3,5 milhões serão investidos no projeto até 2014 e, com a liberação de R$ 2,6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto deve expandir suas ações para 40 hospitais públicos brasileiros ainda este ano.

Para que pudesse ter metas claras, o QUALITI foi dividido em quatro fases distintas. Parte das ações do projeto consiste no diagnóstico da realidade assistencial das UTIs e no estabelecimento de uma rede interativa, ligada ao HCor por videoconferência. Inicialmente, os hospitais e respectivas UTIs são visitados para que possa ser feito um estudo sobre estrutura, processos e performance de cada unidade.

Fonte SaudeWeb

“Falta marco regulatório para medicamentos complexos”

Por Verena Souza

Segundo especialista, o padrão de aprovação para esse tipo de droga é o mesmo do genérico. “Ou seja, você está chamando um medicamento extremamente difícil de caracterizar de remédio para dor de cabeça”

O dinamismo da indústria farmacêutica coloca os medicamentos biológicos e complexos na berlinda. Para combater doenças crônicas e agudas, tais medicamentos despontam como tendência, entretanto, o Brasil carece de regulação, principalmente, para os complexos.

Diferente das drogas químicas comuns, que dão origem aos genéricos, e que possuem uma legislação consistente no País, os complexos – composto de diversas moléculas – estão à revelia da regulação, apesar de muitas indústrias estarem investindo em seu desenvolvimento.

Atualmente, para os biológicos – produzidos a partir de células vivas, como bactérias e fungos -, existe um padrão de aprovação. “A partir de um biológico não tem como fazer genérico, apenas biossimilar, mas existem regras. O problema está no complexo não biológico, pois, em tese, o padrão de aprovação é o mesmo do genérico. Ou seja, você está chamando um medicamento extremamente difícil de caracterizar de remédio para dor de cabeça, cujos critérios de liberação são simples”, afirma o diretor da Associação de Propriedade Intelectual de São Paulo, Benny Spiewak.

De acordo com Spiewak, tanto a indústria quanto os médicos aguardam iniciativa da Anvisa para que exista de fato três categorias. “Muitos médicos não prescrevem hoje por falta de segurança”, conta.

Biológicos
A falta de critérios claros não é particularidade do Brasil, não existe uma regulação específica para os complexos em nenhum País, porém, nos EUA, as regras para aprovação aproximam-se das exigidas para os biológicos. EUA, Japão e alguns países da Europa são os mais transparentes em termos de legislação, segunso Spiewak.

Para o diretor de Assuntos Regulatórios Estratégicos da Teva Neuroscience, Michael Nicholas, os parâmetros para a produção de biológicos também necessitam amadurecer de modo geral. Não existe uma padronização, por exemplo de nomenclatura. Os produtos equivalentes dos biológicos são chamados nos EUA e Europa de biossimilares ou follow on biologic. O Brasil os chama de novos biológicos; na índia de biogenéricos – termo inadequado do ponto de vista científico.

Para se ter uma ideia, estima-se que esse mercado movimente mais de US$ 100 bilhões. No Brasil, tais produtos representam 10% do mercado e 70% dos custos.

Fonte SaudeWeb

Médicos e enfermeiros serão aperfeiçoados com curso de atenção a gestantes

O primeiro curso à distância contará com 600 participantes, dos quais 300 médicos e 300 enfermeiros, e será ministrado em seis módulos, com apresentação de casos clínicos, vídeos de educação aplicada

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, inicia nesta quarta-feira (12) um curso à Distância de Atenção à Saúde da Gestante e Puérpera.

Com duração de 12 semanas, o objetivo das aulas é qualificar profissionais médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde no Estado, seguindo as Linhas de Cuidado para a Gestante e Puérpera atendidas no Sistema Único de Saúde paulista.

O primeiro curso contará com 600 participantes, dos quais 300 médicos e 300 enfermeiros, e será ministrado em seis módulos, com apresentação de casos clínicos, vídeos de educação aplicada, materiais complementares e fóruns de discussão para troca de experiências e resolução de dúvidas.

Fonte SaudeWeb

Método detecta alterações em cromossomos de pacientes com câncer

Método é eficiente em casos de leucemia especialmente; com sensibilidade e rapidez drasticamente superior às técnicas de citogenética usadas de forma convencional
 
Um grupo de cientistas do Brasil e dos Estados Unidos desenvolveu um novo método que permite diagnosticar alterações nos cromossomos de pacientes com câncer – em especial leucemias – com sensibilidade e rapidez drasticamente superior às técnicas de citogenética usadas convencionalmente.
 
O estudo, publicado na revista Blood, envolveu pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e do Centro de Terapia Celular (CTC), em Ribeirão Preto. Coordenado por Marco Antônio Zago, o CTC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
 
De acordo com o artigo, a detecção de anomalias nos cromossomos permite prever a potencial resposta à terapia e, por isso, é considerada um dos principais sistemas para orientar o tratamento clínico.
 
“Detectar alterações nos cromossomos com a máxima rapidez e precisão é importante para que possamos diagnosticar o câncer e escolher melhor tratamento para o paciente, disse Rodrigo Calado, um dos autores do artigo, pesquisador do CTC e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).
 
Segundo Calado, o método convencional de citogenética, usado para detectar alterações no cromossomos, demora alguns dias para fornecer o resultado e analisa apenas 20 células do tumor, aproximadamente. Esse número limitado de células aumenta as chances de falsos negativos.
 
“Com o método que desenvolvemos, podemos analisar de 20 mil a 30 mil células do tumor em um ou dois dias. Com isso, podemos encontrar alterações cromossômicas de forma muito mais precisa”, disse.
 
Enquanto na técnica convencional de citogenética os cientistas precisam examinar as células uma a uma no microscópio, o novo método permite que até 30 mil células sejam analisadas rapidamente ao passarem por citômetro de fluxo – um equipamento existente em muitos laboratórios para outras finalidades.
 
“No citômetro de fluxo, a cada segundo centenas de células passam diante de um feixe de laser que identifica os florocromos que são utilizados para analisar os cromossomos. As anomalias são assim rapidamente detectadas”, afirmou.
 
Calado, que voltou ao Brasil em 2011, depois de uma temporada de oito anos nos Estados Unidos como pesquisador dos NIH, já havia utilizado o método nos laboratórios norte-americanos com a finalidade de avaliar os telômeros, que são as extremidades dos cromossomos.
 
“Tínhamos muita dificuldade com as limitações dos métodos de citogenética, porque víamos um número pequeno de células e, especialmente em casos como a mielodisplasia – um tipo de leucemia –os resultados eram muito imprecisos e várias alterações cromossômicas passavam despercebidas. Assim, tivemos a ideia de utilizar o método de avaliação dos telômeros para fazer uma análise de alterações quantitativas do cromossomo como um todo”, explicou.
 
Para conseguir tal adaptação, os cientistas desenvolveram uma nova forma de preparar as células a fim de analisar os cromossomos – o que exige uma operação mais sofisticada que a preparação convencional – e aprimoraram os softwares de análise dos dados.
 
“O resultado foi um método de fácil aplicação, porque utilizamos o citômetro de fluxo, que é um equipamento que já existia e que é encontrado em muitos laboratórios. Com isso, o novométodo pode ser rapidamente utilizado na rotina”, disse.
 
Em sua aplicação original, o citômetro de fluxo é utilizado para analisar os telômeros, que são importantes marcadores de envelhecimento das células – processo que está ligado a uma série de doenças.
 
“O equipamento é utilizado em um método que serve para identificar telômeros muito curtos, o que permite detectar doenças como fibrose pulmonar e anemia plástica. O encurtamento telomérico é o melhor de todos os biomarcadores de envelhecimento”, afirmou Calado.
 
O artigo Interphase Chromosome Flow-FISH, de Neal Young, Rodrigo Calado e outros, pode ser lido por assinantes da Blood.
 
Fonte SaudeWeb

Alcatra: saiba mais sobre esta carne magra e rica em proteínas

Por Michel Golf
 
A alcatra localiza-se no quarto traseiro do boi, entre o lombo e o coxão. Pesa 6 a 9 kg. A Alcatra é uma carne macia por estar na parte alta do animal e é de pouco trabalho muscular, outro ponto que ajuda a carne a ser macia é a gordura marmoriza que fica entre as fibras da carne, quando a carne é preparada está gordura derrete e deixa a carne ainda mais macia. Ela é uma carne muito versátil e pode ser usada para fazer bifes, assar no forno ou grelhar.
 
Ao contrário do filé mignon, que é considerado só um corte macio, a alcatra perde um pouco em maciez, mas ganha em outras qualidades. Ela é considerada um dos cortes mais saborosos e suculentos do boi. Pode-se conseguir, a partir dela, subcortes como maminha, picanha, coração ou miolo de alcatra.
 
Cada subcorte tem características diversas e pode ter diferentes aplicações. A picanha, por exemplo, é macia e indicada para churrascos, assados e cozidos. A maminha, também macia, presta-se ao preparo de grelhados, assados ou bifes.
 
O coração ou miolo de alcatra pode ser usado para pratos como bifes de chapa, estrogonofe e ainda cozidos.

Benefícios
Fornece à dieta boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, fundamentais tanto para o crescimento, como para o reparo e a manutenção do organismo. Saiba mais sobre alimentos ricos em proteínas aqui.

Maleficios
A carne vermelha em si já é famosa pelas altas taxas de colesterol que podem levar ao sangue - por isso devemos maneirar no seu consumo, retirando toda a gordura aparente, porque possui quantidade razoável desse elemento, o ideal é praticarmos uma dieta balanceada, com peixes, aves, e outros tipos de proteínas e não nos limitarmos ao consumo continuo de carne vermelha.

Como escolher
Primeiro escolha um açougue de sua confiança, pois a higiene que o alimento é tratado é essencial para a qualidade da nossa alimentação. A alcatra de possuir uma camada fina de gordura na cor branca ou amarelopálida, quanto mais amarela a gordura maior a idade do animal e assim mais dura será a carne. A carne precisa ter coloração vermelha brilhante - não compre se o açougue usar luz vermelha na vitrine, que pode mascarar a cor da carne. A consistência precisa ser sempre firme e compacta. Quando tocada pelos dedos, a carne deve ceder e logo voltar ao normal.

Como preparar
Não congele a peça inteira, pois não se recomenda congelar pedaços com mais de 3 kg. Divida antes nos subcortes. Embrulhe-os em filme plástico e ponha em recipiente próprio para freezer. A alcatra pode ser guardada no congelador por até duas semanas, na própria embalagem ou embrulhada em papel alumínio. Se a carne for comprada congelada, guarde-a logo no freezer pelo tempo indicado pelo fabricante. Para descongelar, coloque a peça na parte de baixo da geladeira por 12 a 30 horas, dependendo do tamanho. Para fatiar a alcatra em bifes, corte-a em fatias finas com a faca transversal às fibras da carne. Do contrário, os bifes ficarão duros depois de fritos.

Informação Nutricional
 
Cada 100 g de alcatra crua contêm:
  • Calorias - 259
  •  
  • Proteínas - 29,4 g
  •  
  • Gordura - 15,0 g
  •  
  • Colest. - 95,20 g
  •  
  • Vit. A - 7,05 UI
  •  
  • Vit. B2 - 0,247 mg
  •  
  • Vit. B3 - 3,88 mg
  •  
  • Vit. B6 - 0,34 mg
  •  
  • Vit. B12 - 3,12 mcg
  •  
  • Vit. E - 0,32 mg
  •  
  • Cálcio - 5,88 mg
  • Cobre - 0,18 mg
  •  
  • Ferro - 3,29 mg
  •  
  • Magnésio - 0,28 mg
  •  
  • Fósforo - 255 mg
  •  
  • Potássio - 292 mg
  •  
  • Sódio - 50,5 mg
  •  
  • Zinco - 5,57 mg

A humanização hospitalar

Diante de tanta tecnologia, alguns atuantes na área da saúde perderam a responsabilidade de cuidar daqueles que estão examinando, pois medicamentos e aparelhos são essenciais e indispensáveis para que a saúde dos que necessitam de cuidados especiais, seja adquirida novamente, independente dos danos posteriores.
 
Alguns não desejam envolver-se por completo, principalmente, quando não acreditam na possibilidade de que o tratamento possa curar, apenas facilitar no impedimento de uma morte rápida.
Será que podemos aceitar em nossa sociedade, pessoas que se dedicam tanto aos estudos, tornam-se profissionais ditos competentes, apenas pelo fato de conseguirem um diploma?
 
Poderíamos questioná-los se não fosse o fato disto. Anos e anos de especializações, para conseguir manter seus clientes saudáveis, sem se preocupar se os mesmos morrerão torturados pelo fato de saberem seus destinos, onde a única esperança que os mantêm vivos é nada mais, nada menos, que uma tecnologia criada em busca de conforto e facilidades.
 
Mas porque isso não consegue resolver exatamente tudo que um ser humano precisa?! Porque em alguns casos, o uso da ciência é totalmente inútil e para outros com os mesmos problemas é benéfico?
 
Crianças e adultos que sofrem com o câncer, vírus, paralisias, enfim, diversas doenças e patologias que os impedem de viver normalmente como qualquer outro ser humano "privilegiado" que não sofre e nem imagina o que é ser um doente, ou um dependente de ajuda constante para realizar tarefas diárias.
 
Apesar de muitas descobertas eficientes e completamente necessárias, a melhor de todas foi perceber que a saúde de um ser que se sente totalmente isolado de uma sociedade, esta dentro de sua Alma, daquilo que pode ser alimentado com esperança e crença de que não só um tratamento demorado e doloroso poderá trazer de volta o sopro da "vida", mas sim o verdadeiro valor que passará a existir, a partir do momento que todos os atuantes na área da saúde, ensinar que a capacidade vai além da compreensão e explicação da ciência.
 
A Humanização Hospitalar é mais que um medicamento, é a solução para que todos acreditem que tudo é possível quando feito com felicidade e harmonia, quando a presença dos familiares para recuperação é indispensável e quando o mundo gira em uma só direção em busca de igualdade para todos, pois qualquer um de nós poderá vir a ter uma patologia onde muitos dirão não haver cura.
 
A importância de um bom resultado deve estar em todos os profissionais que estudam para o bem da humanidade, não pela fama ou dinheiro que isso possa trazer.
 
Aqueles que buscam em seus pacientes atenciosamente, o que o "mundo" os fez acreditar terem perdido:
 
"Os Milagres exercidos pelas vontades Divinas"

Fonte www.webartigos.com

Humor: Escove os dentes sempre após as refeições

Concurso Prefeitura de Santa Cruz de Minas - MG

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público para o provimento de cargos de nível superior nas áreas de saúde, contabilidade e educação. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas distribuídas entre as funções de Contador, Farmacêutico Bioquímico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral - PSF, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Prof. Educação Basica Séries Finais e Professor de Informática.
 
Além do curso superior, o edital estabelece que os candidatos devam possuir registro da especialidade nos respectivos conselhos de cada classe que assim o exige. A remuneração oferecida oscila entre as cifras de R$ 1.079,27 a R$ 2.798,34, com exceção do cargo de Professor educação básica, que tem o vencimento baseado em hora/aula no valor de R$ 14.64.
 
Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas de 13 de agosto até o dia 13 de setembro de 2012 através do site www.jcmconcursos.com.br. Quem preferir se inscrever de forma presencial poderá deslocar-se ao Posto de Inscrição instalado na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, localizada na Praça da Liberdade, s/nº, centro, das 13h às 16h.

A taxa de inscrição oscila entre R$ 40,00 e R$ 85,00.

Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório formulada com questões de múltipla escolha. As provas deverão ser realizadas, provavelmente, no dia 14 de outubro de 2012. O horário e local da realização das provas será divulgado em data oportuna.
 
Os gabaritos serão divulgados no dia 15 de outubro de 2012 no mural na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas e no site da organizadora: www.jcmconcursos.com.br.
 
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período, uma única vez.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Poços de Caldas - MG

A Prefeitura de Poços de Caldas, Estado de Minas Gerais, através do IMAM, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para preenchimento de 236 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 8.708,00, com carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Higienização;

Nível Médio: Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal , Técnico de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal;

Nível superior: Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.imam.org.br, a partir das 10:00h do dia 05 de novembro até às 23:59h do dia 05 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente á Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura, localizado na Rua Minas Gerais, nº664, 1º andar, sala 102, centro, Poços de Caldas-MG, no horário de 09:00 às 12:00 H e das 13:30 às 17:00 H de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

Provas e Gabaritos
As provas serão aplicadas na cidade de Poços de Caldas provavelmente nos dias 16 e/ou 17 de fevereiro de 2013. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.

O Gabarito Provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.pocosdecaldas.mg.gov.br. e www.imam.org.br.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Edital / Publicações





Concurso Prefeitura de Pitangui - MG

A prefeitura do município de Pitangui, Estado das Minas Gerais, divulgou através do Instituto Verde Horizonte o edital nº 001/2012 de concurso público no intuito de prover cargos efetivos de carreira. Estão sendo disponibilizadas 23 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade, com oferta salarial oscilando entre os valores de R$ 623,00 a R$ 3.374,30.
 
Cargos
Auxiliar de Serviço - Braçal, Auxiliar de Serviço - Vigia, Auxiliar de Serviço - Servente Escolar, Meio-Oficial de Serviço - Calceteiro, Motorista D, Operador de Máquinas, Orientador Escolar, Agente de Serviços Escolares, Médico (clinico geral), Médico Especialista (dermatologista e oftalmologista), Professor II - Inglês, Professor I, Auxiliar de Enfermagem.
 
Das vagas oferecidas neste concurso e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do mesmo, 5% (cinco por cento), serão destinadas aos portadores de deficiência, conforme rege a lei.
 
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas no período que compreenderá os dias 14 de setembro a 19 de outubro de 2012 através do endereço eletrônico www.ivhconcursos.com.br. O candidato que não tiver acesso à internet para realizar sua inscrição, poderá utilizar, nos dias úteis, computadores disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Pitangui, Minas Gerais, localizadaà Praça João Maria de Lacerda, 80, Centro - nos horários de 13:00 às 18:00 horas.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 60,00.
 
Provas
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório que se realizarão na data de 03 de novembro de 2012. As provas ocorrerão no respectivo município de Pitangui, Estado das Minas Gerais, em local e horário a serem divulgados em data oportuna através do site da organizadora www.ivhconcursos.com.br bem como no portal da prefeitura www.pitangui.mg.gov.br/v1/. As provas ocorrerão de acordo o nível de escolaridade e o cargo pretendido pelo candidato. Haverá ainda prova prática para os cargos que exigirem.
 
Gabarito
A divulgação do gabarito preliminar está previsto para o dia 04 de novembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade deste Concurso é de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação no quadro de aviso da Prefeitura Municipal de Pitangui, Minas Gerais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Piedade de Ponte Nova - MG

A Prefeitura de Piedade de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 01/2012 de concurso público para provimento de 53 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será organizado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria LTDA.

Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 3.423,65 em carga horária variada de 22, 40 e 44h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de auxiliar de cantina e limpeza pública, vigia, tratorista I, atendente, educador social - peti, dentista I, médico ginecologista e médico ginecologista.

Inscrições e Taxas
As inscrições presencias serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Piedade de Ponte Nova, Situada à Praça Dr. José Pinto Vieira, 36 - Centro - Piedade de Ponte Nova, no período de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, solicitada no período de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012, (horário oficial de Brasília/DF). As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Piedade de Ponte Nova, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir dos dias 05 de dezembro de 2012, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no município de Piedade de Ponte Nova, provavelmente, no dia 09 de dezembro de 2012. O gabarito será divulgado na data prevista de 10 de dezembro de 2012, às 15:00hrs. O certame terá validade de 02 anos prorrogável por igual período.

Edital / Publicações






Prefeitura de Peçanha (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura da cidade de Peçanha, localizada na região leste de Minas Gerais, a 310 km de Belo Horizonte, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas no seu quadro de funcionários. São oferecidos 126 oportunidades com vencimento que varia entre R$ 622,00 e R$ 1.102,50, lembrando que 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiências.
 
Cargos
Ajudante de Máquinas, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Mestre de Obras, Pedreiro, Professor, Secretário Escolar, Servente Escolar, Técnico em Enfermagem, Supervisor Educacional, entre outros.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas na sede da Prefeitura de Peçanha, situada na Avenida dos Bragas, 95, Centro, CEP-39.700.000, Peçanha/MG ou através do site www.exameconsultores.com.br, solicitada entre 9h do dia 11 de setembro até 23h59 do dia 10 de outubro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 37,00, 41,00, 48,00 e 56,00.
Nível médio: R$ 37,00, 41,00, 48,00, 56,00 e 66,00.
Nível superior: R$ 37,00 e 48,00.
 
Provas
O concurso constará de provas objetiva, de títulos e prática.
 
Os títulos deverão ser entregues na sede da prefeitura de Peçanha, situada na Avenida dos Bragas, 95, Centro, Peçanha/MG, das 12h às 17h, no período de 11 de setembro a 10 de outubro de 2012, exceto sábado, domingo e feriado, dentro de um envelope lacrado ou também encaminhados via postal, endereçados à EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, sediada à Av. do Contorno, nº 3731, 3º andar, Bairro Santa Efigênia, CEP 30110- 017, Belo Horizonte/MG, através dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento - AR.
 
A prova objetiva está prevista para 18 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados até às 14 horas do dia 12 de novembro de 2012.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado na data provável de 20 de novembro de 2012, às 14h. O prazo de validade do presente processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital / Publicações





Prefeitura de Cachoeirinha (RS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, lançou através do Diário Oficial do Estado edital Nº. 38/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se à contratação, em caráter excepcional, de 17 médicos mais cadastro reserva, para atuarem junto as Unidades da Estratégia Saúde da Família, Rede Municipal e Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas. A remuneração é de até R$ 10.504,08, por jornada de trabalho de 20, 24 e 40 horas semanais.
 
Será acrescido ao salário adicional de insalubridade e concedido auxilio alimentação e auxilio transporte com seus respectivos descontos.
 
A inscrição será realizada no setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Cachoeirinha, localizado na Av. Flores da Cunha, 2209, até o dia 14 de setembro de 2012, das 9 às 17 horas.
 
A seleção será constituída de prova de títulos.
 
Os documentos (títulos) deverão ser entregues no ato da inscrição.
 
O resultado com a classificação final será publicado no mural Oficial no hall de entrada da Prefeitura de Cachoeirinha, na data provável de 18 de setembro de 2012, às 14 horas.
 
O processo seletivo será válido pelo prazo de 6 meses, podendo ser renovado até por igual período.




Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP abre vagas

O Hospital Regional "Dr. Osiris Florindo Coelho" de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, lançou os editais de processo seletivo para provimento de 06 vagas.
 
Haverá várias oportunidades para o cargo de Médico na área de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Intensiva, com remuneração de R$ 1.993,02, mais produtividade para jornada de trabalho 20 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 10 de setembro a 11 de outubro de 2012, das 10h às 17h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Prudente de Morais, nº. 257, Vila Corrêa, Ferraz de Vasconcelos-SP.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP, com data prevista para o dia 28 de outubro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.





Concurso Marinha do Brasil

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou edital para realização de concurso público visando a admissão de pessoal para a área da saúde. Serão selecionados 54 profissionais para o quadro de médicos nas áreas de Urologia, Reumatologia, Radioterapia, Radiologia, Psiquiatria, Pneumologia, Pediatria, Patologia Clínica, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Medicina Nuclear, Medicina Intensiva, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Endocrinologia/ Metabologia, Dermatologia, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Cancerologia e Anestesiologia.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de setembro de 2012 através dos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, bem como presencialmente, nas Organizações Militares da Marinha listadas no edital. A taxa de inscrição será de R$ 45,00 e poderá ser paga até o dia 21 de setembro.
 
A data, local e horário da prova objetiva será divulgado possivelmente em 20 de setembro de 2012, nas organizações responsáveis pela divulgação ou na página da DEnsM na internet.
 
Locais de realização das provas:
 
Rio de Janeiro/RJ - Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104-6006;

Vila Velha/ES - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417;

Salvador/BA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 2º Distrito Naval - Avenida das Naus, s/nº - Comércio - Salvador/BA - CEP 40015-270 - Tel.: (71) 3507-3787/3727;

Natal/RN - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Aristides Guilhem, nº 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040-140 - Tel.: (84) 3216-3440;

Olinda/PE - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/nº - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615;

Fortaleza/CE - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716;

Belém/PA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 4º Distrito Naval - Praça Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha - Belém/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022;

São Luís/MA - Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Maranhão - Avenida José Sarney, s/nº - Complexo Jenipapeiro/Camboa - São Luís/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157;

Rio Grande/RS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval - Rua Almirante Cerqueira e Souza, nº 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106;
Porto Alegre/RS - Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, nº 386 - Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42;

Florianópolis/SC - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3028 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP 88095-900 - Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411;

Ladário/MS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval - Rua 14 de Março, s/nº - Centro - Ladário/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232;

Brasília/DF - Serviço de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministérios - Bloco "N" - Térreo - Prédio Anexo ao do Comando da Marinha - Brasília/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190;

São Paulo/SP - Comando do 8º Distrito Naval - Rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080-4797/ 4859;

Manaus/AM - Comando do 9º Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/nº - Centro - Ilha de São Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.
 
A inspeção de saúde será realizada entre os dias 5 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013. Já o teste de aptidão física (TAF) para os candidatos aptos na Inspeção de Saúde será realizado do dia 19 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013.
 
Os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios para a prova de títulos do dia 06 a 08 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações






Concurso Hospital Infantil Darcy Vargas (SP)

Foi publicado edital de concurso público para 4 vagas na classe de Enfermeiro, para o UGA III - Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo. O vencimento inicial da classe será de R$ 1.464,83 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 12 a 14 de setembro de 2012, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame (à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP).
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame sito à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 21 de outubro de 2012 no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.





Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) publicou 02 (dois) editais de concurso público destinado ao preenchimento de 02 vagas para Médico Clínico no Instituto de Ortopedia e Traumatologia e 01 vaga para Médico no Serviço de Urologia Endoscópica da Divisão de Clínica Urológica das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central.
 
A remuneração será de R$ 1.993,02 em jornada de 20 horas semanais, além do auxílio alimentação e vale-transporte.
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que está disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 18 de setembro de 2012 para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º andar, Cerqueira César, São Paulo/SP - CEP 05.403-010), juntamente com a cópia da cédula de identidade ou protocolo de solicitação e original do comprovante de pagamento da taxa de R$ 60,85.
 
A previsão é de que o concurso seja composto de prova escrita que constará de uma dissertação sobre um dos temas sorteados para o profissional da área de Urologia e com quatro questões dissertativas para Médico na área de Ortopedia e Traumatologia, além de prova prática-oral e prova de títulos.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.