Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Osteoporose: remédios inviabilizam cirurgias de implantes

Antes de considerar fazer uma cirurgia de implante,
o dentista deve questionar se o paciente está fazendo uso
de medicamento para osteoporose
Alguns medicamentos podem causar problemas de cicatrização após a cirurgia de implante dentário, além de aftas e desgaste do esmalte
 
Mais comum em mulheres acima dos 45 anos, a osteoporose se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea (por questões hormonais), o que aumenta o risco de fraturas. E, dependendo do grau da doença, essa redução pode afetar diversas partes do corpo, inclusive os ossos maxilares. A questão é que alguns remédios utilizados para combater a osteoporose podem causar problemas à saúde bucal. 
 
Para começar, segundo Maria Luiza Frigerio, coordenadora do Projeto Envelhecer Sorrindo do Departamento de Prótese da FOUSP, é preciso ter muito cuidado ao associar a osteoporose à saúde bucal. “A osteoporose sozinha não seria capaz de causar grandes estragos na boca, ou seja, até que a boca seja atingida por essa doença, muitas outras regiões do corpo já terão entrado em colapso”, diz a especialista. 
 
Alerta
No entanto, a especialista concorda que existem alguns tipos de medicamentos próprios para tratar a osteoporose que podem causar danos na boca. O Alendronato de Sódio, ou qualquer outro medicamento da família dos bifosfonatos, muito recomendados para mulheres na menopausa que sofrem com esta doença, podem prejudicar a saúde bucal, pois deixa os tecidos fibrosos do interior dos ossos com pouca ou nenhuma irrigação sanguínea. 
 
Essa irrigação é fundamental para que as células possam chegar à superfície do osso ligando-o ao material do implante e para que haja uma boa cicatrização óssea. Por isso, o uso desse medicamento associado a uma cirurgia de implante pode aumentar o risco de necrose óssea. 
 
Envelhecimento e o tratamento multidisciplinar
Segundo Maria Luiza o processo de envelhecimento é altamente complexo e por isso, nenhum problema de saúde do idoso deve ser tratado de forma individual, nem mesmo a osteoporose, uma doença tão específica. “Nada deveria ser feito em relação a pessoa idosa sem que se levasse em consideração a síndrome metabólica (diabetes, hipertensão e etc). Além disso, os transtornos de comportamento e os processos depressivos também devem ser cuidadosamente observados”, diz a especialista. 
 
Por isso, dentistas, geriatras, ortopedistas, psicólogos entre outros profissionais devem, sempre que possível, trabalhar em conjunto para melhorar o atendimento dessas pessoas que estão entrando na “melhor idade”.  E claro, os cuidados com a saúde bucal nessa fase devem ser redobrados, tornando a higienização mais rigorosa e as visitas ao dentista ainda mais frequentes.  
 
“O uso do fio dental passa a ter uma importância ainda maior nessa fase da vida, no entanto, a presbiopia (comprometimento visual) associada a problemas nas articulações (artroses) podem tornar esse habito um desafio a mais.”, diz Maria Luiza. 
 
Terra

Parto em casa pode ser a 'melhor opção'

Thinkstock: Diretriz deverá fazer com que milhares de
crianças nasçam fora de hospitais na Grã-Bretanha
Milhares de bebês poderão nascer fora de hospitais, de acordo com órgão britânico de saúde
 
O parto domiciliar e aqueles feitos em centros médicos assistidos por enfermeiras obstetras são melhores para mães e, muitas vezes, mais seguros para os bebês, disse um órgão do governo britânico, em um anúncio que poderá fazer com que centenas de milhares de crianças nasçam fora de hospitais.
 
Cerca de 700 mil bebês nascem a cada ano na Inglaterra e no País de Gales, nove em cada 10 em unidades obstetras chefiadas por médicos em hospitais.
 
O Instituto Nacional para Saúde e Excelência em Atendimento, órgão consultivo do sistema de saúde público britânico, disse que 45% das mulheres estão em risco muito baixo de complicações e poderiam dar à luz em outros locais.
 
O órgão disse ser importante oferecer mais opções às mulheres, como parto domiciliar ou em centros com enfermeiras obstetras na própria comunidade ou perto de um hospital.
 
Independente do local, a entidade afirmou que deve haver uma parteira para cada mulher em trabalho de parto.
 
Menos complicações
Para as 'mães de primeira viagem', o número de partos sem intervenções médicas foi maior naqueles realizados em casa e em centros de parteiras do que em hospitais.
 
Mas há um risco maior de problemas médicos graves para o bebê, incluindo morte natimortos, para partos domiciliares.
 
Em mulheres que já tiveram pelo menos um filho, a taxa de intervenções médicas também foi maior em partos realizados fora de hospitais.
 
Não está totalmente claro por que há altas taxas de intervenções médicas durante partos em hospitais, mas acredita-se ser uma combinação de mulheres que se sentem mais confortáveis em um ambiente familiar e com parteiras conhecidas.
 
Há também a preocupação de alguns médicos que podem estar muito interessados em usar intervenções clínicas.
 
"Os trabalhos liderados por parteiras têm melhores resultados para as mães do que as unidades obstétricas e salas de parto tradicionais", disse Susan Bewley, professora de obstetrícia complexa da Universidade King's College, de Londres, e parte da equipe que desenvolveu as novas diretrizes do órgão de saúde britânico.
 
"(Esses tipos de partos) podem ser particularmente adequados para todas as mulheres porque as taxas de intervenção são mais baixas".
 
A ênfase, segundo ela, é na escolha de cada mãe diante de diferentes necessidades. As orientações aplicam-se apenas a mulheres com baixo risco de complicações.
 
Fatores que aumentam o risco incluem a mulher estar acima de 35 anos, pressão alta, doenças cardíacas ou anemia.
 
Cathy Warwick, da Universidade Real de Enfermaria Obstétrica, disse que "a evidência mostra que se mulheres não têm nenhuma complicação na gravidez, elas terão melhores resultados se puderem fazer estas opções".
 
Ela disse, no entanto, ser necessário mudanças no sistema de saúde público britânico e mais unidades com enfermeiras obstetras.

BBC Brasil / R7

Uso da rede privada de saúde aumentou 4% e atinge 71,9 mi de beneficiários

Foto: Efe/jda
Foto: Efe/jda
Expectativa é de que o setor de Saúde Suplementar encerre o ano de 2014 com alta de 3,5% no número de beneficiários
 
Segundo levantamento divulgado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a partir de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre setembro de 2013 e o mesmo mês de 2014, houve uma expansão do número de beneficiários de planos médicos na casa dos 2,8%, o que totalizou 50,6 milhões de vidas, que não estão usando o sistema público.
 
Ao mesmo tempo, os planos exclusivamente odontológicos seguiram a tendência de crescimento com aumento de 7,0%,e atingiram 21,3 milhões de beneficiários em todo o país.
 
“Embora o ano tenha sido de baixo crescimento econômico, o mercado de Saúde Suplementar, influenciado pela estabilidade dos níveis de emprego e pelo aumento do rendimento real habitual, mantém a trajetória de crescimento no curto prazo”, afirmou Marcio Coriolano, presidente da FenaSaúde.
 
De acordo com ele, a expectativa é de que o setor de Saúde Suplementar encerre o ano de 2014 com alta de 3,5% no número de beneficiários.
 
Região de destaque, o Centro-Oeste brasileiro apresentou maior crescimento no número de beneficiários de planos de assistência médica no período, registrando 8,2% de alta, com total de 2,8 milhões de beneficiários.
 
Já o crescimento de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos foi mais intenso na região Norte, com aumento de 16%, abrangendo um milhão vidas.
 
Os dados levam em consideração o acumulado de doze meses encerrados em setembro deste ano
 
EFE Saúde

Chá de Tayuya – Benefícios e propriedades

Chá de tayuya - Benefícios e propriedades
Reprodução:  Cayaponia tayuya
A Tayuya, de nome científico Cayaponia tayuya, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida por diversos nomes, tais como: abóbora d’anta, ana-pinta, abobrinha-do-mato, azougue-dos-pobres, caiapó, capitão-do-mato, melão-de-são-caetano e outros
 
Os constituintes químicos desta planta são o amido e alcaloides (cucurbitacina) e ela é utilizada na medicina popular de países da América do Sul como analgésico, atuando no alívio de dores. Dois estudos realizados nos anos de 1990 e 1991 comprovaram cientificamente os poderes medicinais da Tayuya.
 
Segundo o estudo de 1990, os flavonoides encontrados na planta possuem uma potente ação sequestrante de radicais livres, promovendo o efeito antioxidante. O estudo realizado em 1991 validou, cientificamente, as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da Tayuya.
 
Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso do chá desta planta:
 
As propriedades medicinais e os benefícios da Tayuya
A raiz verde da Tayuya contém propriedade drástica; já a raiz seca possui propriedades antianêmico, antidiarreico, anti-hidrópica, antinevrálgica, antirreumática, antissifilítica, depurativa, desintoxicante, febrífugo, calmante das dores, fortificante, purgativa, emanagoga, emética, desobstruente do fígado e do baço.
 
Devido às suas propriedades medicinais, o chá de Tayuya traz benefícios e é indicado para tratar os seguintes casos: reumatismo, artritismo, úlceras, nervo ciático, dermatoses, diarreia, dilatação do estômago, sífilis, dispepsias, erisipelas, escrofulose, hidropisia e leucorreia. No uso externo, a planta pode ser usada no tratamento de casos de manchas no rosto, acne, feridas e furúnculos.
 
Como utilizar a Tayuya?
As partes utilizadas desta planta são as suas folhas e a sua raiz fresca ou seca. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela Tayuya, pode-se preparar uma decocção da raiz ou uma infusão de suas folhas. Para uso externo, a maceração também é utilizada e é feita da seguinte maneira: basta triturar o material e deixá-lo em água fria, formando uma papa. A papa é colocada sobre a região afetada, diretamente entre dois panos quentes, mornos ou frios. A decocção é feita utilizando-se 10 gramas da raiz da planta em 1 litro de água.
 
Chá de Tayuya
Para preparar o chá de Tayuya, acrescente duas colheres de sopa da planta em um litro de água. A partir do momento de início da ebulição, deixe cozinhar por mais 3 a 4 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por 10 minutos. Depois é só coar. A indicação de consumo é de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia.
 
Precauções
Não ultrapasse a dose recomendada, pois a cucurbitacina (um dos constituintes químicos da Tayuya) é tóxica em doses elevadas. Lembre-se de consultar um especialista antes de começar qualquer tratamento, inclusive com remédios naturais!
 

Sexo anal: especialistas tiram dúvidas sobre a prática sexual

Esclareça questões sobre hemorroidas, DSTs, sangramento e dor durante o sexo
 
Sexo anal causa hemorroidas? Sexo anal engravida? Qual o risco de contrair o vírus HIV? Essas e outras questões estão entre as maiores dúvidas de quem já pratica ou pensa em praticar a relação anal. Além dessas, também entram os cuidados com a higiene, há também o risco de doenças, a maneira adequada de fazê-lo e os mitos que rondam essa prática. Pensando nisso, conversamos com especialistas e tiramos as principais dúvidas sobre o sexo anal para que possa ser praticado com saúde.
 
Confira:                             
 
O sexo anal vai sempre doer?
Não deveria. Se ocorrer dor em todas as relações, é sinal de que algo está errado. A especialista afirma que tomar certos cuidados evita a dor, como o uso de lubrificantes e estar com o corpo relaxado, sem tensões. "O casal deve estar em sintonia e confortável com a situação, garantindo o prazer do ato para as duas partes", afirma a ginecologista Sueli Raposo, do Laboratório Exame, em Brasília. "No caso das mulheres, a relação anal tende a ser mais dolorosa porque a região não tem a mesma elasticidade da vagina".   
 
É necessário usar lubrificante?
Sim, pois a região anal não tem lubrificação própria. "O ideal é usar lubrificantes específicos para a prática, preferindo os mais neutros", aconselha a ginecologista Sueli. "Evite uso de produtos com anestésicos que prometem tirar a dor, pois anestesiando o local o risco de traumas é maior, já que a sensação de incômodo será diminuída no momento da prática." Os lubrificantes a base de água são os mais recomendados, pois não aumentam o risco de reações alérgicas.                             
 
É normal ocorrer sangramento durante a relação anal?
"Pode ocorrer sangramento quando houver algum trauma que ocasione fissuras ou microfissuras", afirma Sueli Raposo. Se ocorrerem sangramentos em todas as relações ou na maioria das relações, é importante procurar um especialista. Para evitar esse transtorno, é fundamental o uso de lubrificantes próprios para esse tipo de relação.                             
 
O risco de contrair o vírus HIV é maior?
Sim. O sexo anal é considerado como um dos modos mais frequentes de se contrair o vírus HIV, causador da Aids. "O líquido seminal de uma pessoa soropositivo carrega grande quantidade de carga viral (HIV), e durante o ato podem ocorrer microfissuras na região do ânus e reto, facilitando a contaminação", diz o urologista Augusto Cunha Campos Gonçalves, diretor-presidente do Hospital Belo Horizonte. Além disso, na relação anal é possível contrair qualquer tipo de DST, como HPV, gonorreia, clamídia, herpes e hepatite C. "Por isso, mesmo na relação anal o mais importante é usar camisinha", completa a ginecologista Sueli.    
 
O sexo anal provoca hemorroidas?
A relação anal violenta ou sem lubrificação adequada pode causar lesões na região anorretal, mas não provoca hemorroida. "No entanto, se o sexo anal for praticado por pessoas que já tem hemorroidas, esse quadro poderá se agravar", afirma o ginecologista José Carlos Riechelmann, presidente do Comitê Multidisciplinar de Sexualidade Humana da Associação Paulista de Medicina. Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando a pessoa está sentada. Entre as principais causas de hemorroidas estão o esforço excessivo durante a evacuação, constipação, permanecer sentado por longos períodos e infecções anais.                             
 
O orgasmo com sexo anal é igual ao com sexo vaginal?
Isso vai depender de uma série de fatores. "Em geral, a pessoa que está penetrando vai sentir mais prazer, pois o canal anal é mais estreito", explica a ginecologista Sueli. "Mas tudo vai depender da lubrificação da região anal, das preliminares, do grau de excitação da pessoa que está sendo penetrada, da sintonia do casal para aprimorar a prática sexual, tudo isso pode fazer a mulher sentir tanto prazer quanto uma relação vaginal".  
 
A higiene é necessária antes e depois do sexo anal?
Sim, os cuidados com a higiene e o uso de camisinha evitam que as bactérias normais no intestino entrem em contato com a uretra, provocando infecções uretrais ou urinárias. Os riscos de uma relação sem higiene adequada envolvem desde contaminações bacterianas até a transmissão de doenças, como as hepatites A e B, já que a transmissão é facilitada por conta das microfissuras que podem ocorrer no ânus durante o ato. "É importante lembrar que nunca se deve ter uma relação anal e em seguida a vaginal, não sem antes trocar o preservativo e limpar bem a região para evitar contaminação", alerta a ginecologista Sueli. Entre os cuidados com a higiene estão evacuar antes da relação, evitando que as fezes surjam durante a prática; higienizar bem o local com água e sabonete antes e após o sexo anal; a pessoa que penetrou deve urinar após a transa, para limpar a uretra, e lavar o pênis.                             
 
A mulher corre o risco de engravidar?
Não. A penetração no sexo anal vai abranger parte do canal anal e do reto (a porção final do intestino), que são duas regiões que fazem ligação com o intestino grosso (cólon) no corpo humano. No caso do sexo vaginal, a penetração ocorre pela vagina que é o canal diretamente ligado aos órgãos reprodutores femininos, como útero, trompas de falópio e ovários - local onde o pênis deposita os espermatozoides na relação sexual. "A chance de gravidez é nula no sexo anal, pois o intestino não tem nenhuma comunicação com os órgãos reprodutores femininos, que é onde ocorre a fecundação do óvulo e espermatozoide", diz a ginecologista Sueli.                             
 
O sexo anal possui alguma contraindicação?
Pessoas que possuem hemorroidas em estágio de inflamação ou estão com fissuras na região anal devem evitar esse tipo de relação. "Além disso, ambos os parceiros devem estar à vontade com a situação, diminuindo a chance de problemas", afirma Sueli Raposo.                             
 
A relação anal pode fazer mal se for feita com frequência?
"Não, desde que a higiene e os outros cuidados, como a lubrificação, estejam sendo feitos de forma adequada", explica o urologista José Carlos Riechelmann.                             
 
Quais sinais indicam que a região anorretal está com problemas?
Se a pessoa estiver sofrendo com dores e sangramentos persistentes por mais de dois dias é importante procurar um médico, pois pode haver uma fissura mais grave. Os sintomas podem acontecer após a evacuação ou então de forma mais constante - em todos os casos, é necessário procurar ajuda de um especialista. 
 
Minha Vida

Pacientes de câncer estão vivendo mais tempo

Pessoas que têm câncer de mama ou de próstata no Brasil estão vivendo mais tempo
 
A informação está em um estudo publicado pela revista de saúde inglesa, The Lancet. Este estudo aponta que no Brasil, entre 2000 e 2005, a chamada taxa de sobrevivência para câncer de mama aumentou de 78% para 87% e no caso de câncer de próstata, o aumento foi ainda maior, chegando a 96% de sobrevivência. Ou seja, as pessoas estão vivendo mais tempo, embora não fique, curadas.
 
No caso do câncer de mama, o tempo de vida aumentou porque houve redução no número de mortes que acontecem depois das cirurgias. No caso do câncer de próstata, as pessoas estão vivendo mais tempo porque aumentou a quantidade de exames que fazem o diagnóstico da doença. A assessora técnica da Secretaria de Atenção à Saúde, Maria Inêz Gadelha, acredita que a pesquisa mostra que as politicas públicas de saúde no Brasil estão no caminho certo.
 
"Quando uma revista da credibilidade do Lancet, da abrangência que ela tem e em um estudo tão amplo comparativo entre países chega a dizer que o Brasil está pareado com países mais desenvolvidos, realmente dá animo ver que as nossas politicas públicas estão tendo um resultado favorável".
 
A assessora técnica da secretaria de atenção à saúde, Maria Inêz Gadelha, aproveita para lembrar que os hábitos de vida saudáveis são a melhor forma de prevenção ao câncer de mama e de próstata. "Das primeiras iniciativas é o auto cuidado, é a promoção da saúde. É comer adequadamente, é não fumar, não ser sedentário, fazer algum tipo de atividade física, porque esses tumores, principalmente os de mama e os de próstata, são muito ligados a obesidade, a produção interna de hormônios sexuais. Os hormônios do sexo feminino que são os estrogênios e o do homem que é a testosterona".
 
A auxiliar administrativa de 35 anos, Lucineide dos Santos, descobriu em 2009 que tinha câncer de mama. Lucineide fez todo o tratamento pelo Sc. Ela conta que foi importante identificar o tumor logo no começo da doença. "Eu fui fazer o autoexame, percebi um nódulo na mama, fiz cirurgia na rede pública, tirei toda a mama, fui chamada para fazer a reconstrução. Eu fiquei em estado de choque quando eu descobri, passado esse estado de choque eu fui a luta, fui fazer meu tratamento que eu tinha que realmente fazer. É muito importante a prevenção. O quanto antes melhor descobrir. Estou mais tranquila, graças a Deus".
 
Em três anos, o investimento do Ministério da Saúde no diagnóstico e tratamento do câncer cresceu cerca de 40%, o que representa mais de dois milhões de reais em 2013. Atualmente o SUS oferece tratamento da doença em mais de 280 unidades hospitalares em todo o país. 
 
Blog da Saúde

Ministério da Saúde anuncia regras para ambientes em que será permitido fumar

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia nesta quinta-feira (4), as regras para os ambientes em que será permitido fumar e a regulamentação de medidas de proteção aos trabalhadores expostos ao fumo durante o exercício de sua profissão.
 
Na ocasião, haverá o lançamento da Campanha Ambientes Livres do Tabaco, que pretende conscientizar a população, sindicatos e proprietários de estabelecimentos comerciais sobre a entrada em vigor da Lei Antifumo em todo o território nacional.
 
O evento será transmitido pela Web Rádio.
 
Anúncio da regras para ambientes em que será permitido fumar e lançamento da Campanha Ambientes Livres do Tabaco
 
Data: 4 de dezembro (quinta-feira)
 
Horário: 11 horas
 
Local: Auditório Emílio Ribas, Térreo da Sede do Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios, Bloco G.
 
Agência Saúde

PET-CT é incluído na tabela do SUS

PET-CT é incluído na tabela do SUSIncorporação da tecnologia na rede pública foi publicada em abril, mas ainda estava ausente da tabela de remuneração
 
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União inclui na tabela de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT). A portaria entra em vigor a partir da publicação.

A incorporação da tecnologia na rede pública foi publicada no mesmo Diário Oficial em abril, sendo que o prazo estabelecido para início do oferecimento venceu em outubro. Apesar disso, por falta de inclusão na tabela do SUS, o procedimento não estava sendo prescrito pelos médicos.

Desenvolvido pela medicina nuclear, o exame, popularmente conhecido por PET Scan, é uma técnica de diagnóstico por imagens que usa marcadores radioativos para detectar processos bioquímicos nos tecidos do corpo humano. Ainda segundo a pasta, a PET-CT fornece imagens da função e do metabolismo corporais e, dessa forma, é capaz de demonstrar alterações bioquímicas mesmo onde antes não existia uma anormalidade estrutural evidente.
 
Saúde Web

Prefeitura de São José da Lapa - MG promove processo seletivo

Foi divulgado o edital de processo seletivo 005/2014 da Prefeitura de São José da Lapa, no estado de Minas Gerais, voltado ao provimento de 06 vagas de Auxiliar de Enfermagem (nível técnico/médio).

Do total de vagas, duas são para atender ao Programa Saúde da Família (PSF), com carga de 40h semanais; e as outras 04 são para Plantonistas, com escala de 12x36 (horas de trabalho versus horas de descanso). Todos receberão salários de R$ 715,31 mensais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 5 de dezembro de 2014, das 12h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde (Praça Pedro Firmino, nº 176, Centro), com entrega dos documentos solicitados em edital.

Haverá prova escrita eliminatória e classificatória na data provável de 7 de dezembro de 2014, às 8h, na Escola Municipal "Maria de Lourdes Pereira dos Santos" (rua Antônio Ferreira Saturnino, nº 550, Centro).

O processo seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Prefeitura de São Vicente - RN

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de São Vicente divulgou o edital n° 001/2014 referente à realização do concurso público que resultará na contratação imediata de 44 profissionais, além da formação de cadastro de reserva. Podem concorrer às vagas candidatos de todos os níveis de formação. O concurso será executado por meio da empresa CPcon e os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 1.555,54.
 
As ofertas são para os empregos de auxiliar de serviços gerais, gari, merendeira, vigilante, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de contabilidade, fiscal de obras, fiscal em vigilância sanitária, inspetor de alunos, motorista "D", orientador social, técnico agrícola, técnico de enfermagem, assistente social, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, procurador jurídico, professor nível I, professor de ciências, professor de matemática, professor de educação física, professor de inglês e supervisor pedagógico.

As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 08 de dezembro até o término do dia 29 de dezembro de 2014 e poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da Universidade Estadual da Paraíba: cpcon.uepb.edu.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00, e deve ser paga até o dia 30 de dezembro de 2014.

O concurso terá prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; mais etapa de prova prática para cargos de operador de máquinas pesadas e motorista.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 08 de fevereiro de 2015, em local e horário que serão disponibilizados no dia 03 de fevereiro de 2015. A divulgação do gabarito preliminar sairá na data prevista de 08 de fevereiro de 2015.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura do Município de São Vicente.

Concurso Prefeitura e Câmara de Florânia - RN

A Prefeitura e a Câmara de Florânia, no estado do Rio Grande do Norte, lançaram o edital conjunto de concurso público (nº 001/2014), com a intenção de preencher vagas no executivo e no legislativo municipal. Juntos, os dois órgãos oferecem 32 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para ambos. Podem participar do certame candidatos de todos os níveis de escolaridade e concorrerão a salários que vão de R$ 724,00 a R$ 2.100,00.
 
Cargos
Para candidatos de nível fundamental, as chances são para cargos de auxiliar de serviços gerais (2), gari (CR), merendeira (2), motorista (5), operador de máquinas pesadas (3), pedreiro (1) e vigia (3);

Os candidatos de nível médio podem disputar os postos de agente administrativo (1), agente comunitário de saúde (CR), agente de endemias (CR), auxiliar de consultório dentário (1), fiscal de obras e tributos (1), orientador social (CR) e técnico de enfermagem (CR);

Já para os inscritos em cargos de nível superior, há vagas de advogado (1), assistente social (CR), contador da câmara municipal (1), enfermeiro (CR), farmacêutico (1), fisioterapeuta (CR), fonoaudiólogo (1), gestor ambiental (1), médico ESF (3), nutricionista (1), odontólogo (CR), psicólogo (1), professor de educação física (1), professor de ciências (1) e professor de matemática (1).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas pela internet, no endereço eletrônico www.cpcon.uepb.edu.br, a partir das 10h do dia 08 de dezembro até as 23h59min de 29 de dezembro de 2014. A taxa varia entre RS 40,00 e R$ 80,00.
 
Provas e Gabaritos
O concurso terá prova escrita objetiva para todos os inscritos, além de prova prática para os candidatos aos cargos de operador de máquinas pesadas e motorista.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2015, nos locais a serem informados pela organizadora, a partir do dia 03 de fevereiro. O gabarito provisório com as respostas da prova sairá ainda no dia 08 de fevereiro de 2015.
 
O concurso será executado por meio da empresa CPcon e a validade é de dois anos.

Prefeitura de Belo Horizonte - MG abre mais de 330 vagas

A Prefeitura de Belo Horizonte, capital mineira, lançou o edital de processo seletivo  nº 04/2014, que se destina ao provimento de 335 vagas, sendo 301 para ampla concorrência e 34 para candidatos com deficiência, na função de agente de combate a endemias I.
 
Sob a execução da Fundação Guimarães Rosa - FGR, a seleção pública oferece remuneração no valor de R$ 1.020,58, correspondente ao desempenho de 40 horas semanais. Para participar, o candidato só precisa ter o nível fundamental completo.
 
As inscrições devem ser efetuadas de 2 de fevereiro a 13 de março de 2015, pelo site da organizadora, www.fgr.org.br, com o recolhimento da taxa no valor de R$ 27,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, teste de capacidade física e a curso introdutório de formação inicial.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG, na data provável de 26 de abril de 2015, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito oficial da prova objetiva de múltipla escolha será publicado no DOM, no endereço eletrônico www.pbh.gov.br/dom e disponibilizados no endereço eletrônico www.fgr..br, na data provável de 28 de abril de 2015.
 
O prazo de validade desta seleção pública será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogada uma vez por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo do Município de Belo Horizonte.

Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG realiza processo seletivo

Ofertando salários que variam entre R$ 919,98 a R$ 5.521,45, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, no estado de Minas Gerais, disponibilizou 178 vagas de emprego, cujo o preenchimento se dará por seleção pública a ser realizada pelo IDECAN. A informação consta no edital n° 001/2014 de processo seletivo.
 
As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma: Cirurgião Dentista (4), Enfermeiro (4), Farmacêutico (3), Fisioterapeuta (2), Fonoaudiólogo (CR), Nutricionista (1), Psicólogo (1), Terapeuta Ocupacional (CR), Pedagogo (1), Psicopedagogo (1), Professor PI (12), Professor de Artes (1), Professor de Ciências e Biologia (3), Professor de Educação Física (2), Professor de Filosofia (1), Professor de Geografia (2), Professor de História (3), Professor de Inglês (1), Professor de Libras (1), Professor de Língua Portuguesa (5), Professor de Matemática (6), Assistente Social (3),  Assistente de Educação Básica (20), Fiscal de Vigilância Sanitária (2), Técnico em Enfermagem (8), Técnico em Patologia (2), Técnico em Saúde Bucal (3), Atendente (5), Auxiliar de Saúde Bucal (1), Secretário Escolar (3), Agente Comunitário de Saúde (26), Agente de Endemias (6), Monitor (20), Cozinheiro (12), Motorista (7), Operador de Máquinas (3) e Operador de Máquinas Agrícolas (3).
Além das vagas para ampla concorrência, haverá uma reserva de 13 vagas para candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições serão realizadas pela internet até as 23h59min do dia 04 de dezembro de 2014, no site www.idecan.org.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 50,00.

O processo seletivo constará de provas escritas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; além de prova prática somente para os cargos de Cozinheiro, Motorista II, Operador de Máquinas e Operador de Máquinas Agrícolas, também de caráter classificatório e eliminatório; e avaliação de títulos e experiência profissional para todos os cargos, sendo esta apenas de caráter classificatório.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, na data prevista de 28 de dezembro de 2014. O local de realização da prova será divulgado a partir de 22 de dezembro de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site do Idecan, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas.

A validade deste processo seletivo é de um ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cuiabá - MT abre mais de 2 mil vagas na Saúde

A Prefeitura de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, prorrogou as inscrições do concurso público, regido pelo edital n° 001/2014, que visa o preenchimento de 760 vagas imediatas e 1.520 vagas para formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde. O valor bruto da remuneração varia de R$ 952,89 a R$ 6.380,66.

Será reservado o percentual mínimo de 10% das vagas para candidatos com deficiência física, conforme disposto no artigo 16, parágrafo 9, da Lei Complementar n° 23 de 23 de junho de 2003, bem como o percentual mínimo de 20% previsto na Lei Municipal n° 5.842, de 30 de julho de 2014, que dispõe sobre a reserva de vagas para negros e índios.
 
Cargos
As vagas imediatas serão distribuídas da seguinte forma: 386 para candidatos de nível superior e 374 para os de nível médio.
 
Nível Superior - Estão sendo oferecidas 85 vagas para médicos de diversas especialidades, sendo 65 ampla concorrência, oito para deficientes e 12 para negros e índios, além de 170 vagas para cadastro reserva. As especialidades médicas são: broncoscopista, cardiovascular, cirurgião geral, clínico geral, médico do trabalho, endocrinologista, especialista em auditoria, gastroenterologista, geriatra, ginecologista e obstetra, homeopata, imunoalergista, infectologista, intensivista, intensivista pediatra, mastologista, nefrogista, neurologista, oftalmologista, oncologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, reumatologista e urologista.

São 186 vagas de contratação imediata para especialistas em Saúde na ampla concorrência, e 429 para formação de cadastro de reserva. Os especialista em Saúde são: administrador hospitalar, biólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, químico, terapeuta ocupacional e médico veterinário; além de seis vagas imediatas para contador e pedagogo e outras 12 para cadastro de reserva.

Também para nível superior estão sendo oferecidas 109 vagas imediatas para o cargo de Enfermeiro, divididas entre ampla concorrência (76), candidatos com deficiência (11) e índios e negros (22), além de 218 para formação de cadastro de reserva.

Nível Médio - Para o nível médio são 374 vagas divididas entre Agente de Saúde (74) e Técnico de Enfermagem (300). No caso de agente de saúde, as especialidades oferecidas são patologia clínica, radiologia, técnico em laboratório e higiene dental.
 
Inscrições Concurso Prefeitura de Cuiabá
As inscrições deverão ser feitas por meio do endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradecuiaba até as 23h59 do dia 11 de dezembro 2014. O valor varia de acordo com o cargo pretendido, sendo nível superior R$ 85,00 e nível médio R$ 66,00.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no Município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, provavelmente, no dia 25 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados. O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradecuiaba.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados uma única vez pelo mesmo período a critério da Administração da Prefeitura do Município de Cuiabá.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial de Contas (www.tce.mt.gov.br/diario) do dia 29 de outubro de 2014. Os interessados também poderão acessar o edital pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada para a realização do concurso.

Prefeitura de Alto Taquari - MT lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Alto Taquari, no estado do Mato Grosso, divulgou, através do Diário Oficial dos Municípios, o edital nº 007/2014 de processo seletivo, buscando preencher 27 vagas e formar cadastro de reserva em empregos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 733,01 e R$ 4.914,36, por jornada de trabalho de até 40 horas semanais.
 
O processo seletivo conta com vagas para os cargos de Agente de Serviço Público (10), Assistente Social (1), Cirurgião Dentista (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Guarda de Patrimônio (2), Mãe Social (3), Merendeira (CR), Motorista (2), Nutricionista (CR), Operador de Máquinas (2) e Técnico Administrativo (4).
 
As inscrições serão realizadas nos períodos de 08 a 12 de dezembro de 2014 e de 05 a 09 de janeiro de 2015, sem despesa alguma. Para realizar sua inscrição, o candidato deverá comparecer à sede da Prefeitura Municipal de Alto Taquari, das 7h30 às 11h30, munido de original e cópia dos seguintes documentos:
 
- Célula de Identidade (RG)

- Cadastro de Pessoa Física (CPF)

- Comprovante de Endereço.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, em locais que serão oportunamente divulgados. O gabarito sairá no dia seguinte. Também haverá outras etapas avaliativas, conforme o cargo pretendido.
 
O edital foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso da edição de 03 de dezembro, entre as páginas 11 e 19.

Prefeitura de Jaguariaíva - PR abre 95 vagas em processo seletivo

No Paraná, a Prefeitura de Jaguariaíva lançou o edital nº 002/2014 de concurso público para provimento de 95 vagas imediatas mais cadastro de reserva. Candidatos de todos os níveis de escolaridade podem concorrer aos cargos compatíveis com o seu grau de formação e área de atuação.
 
As oportunidades são para agente de saúde, auxiliar de biblioteca, auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de farmácia, cozinheira/merendeira, monitor, motorista categoria "B", produção de rádio, oficial de manutenção, telefonista, agente administrativo, analista de suporte, documentador escolar, educador infantil, eletricista, fiscal de tributos, fiscal de obras, locutor, operador de transmissão de meios de comunicação, soldador, sonoplasta, eletricista predial, fiscal de meio ambiente, instrutor de informática, instrumentador cirúrgico, projetista, técnico (contabilidade, eletrônica, enfermagem, informática e radiologia), topógrafo, advogado, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, dentista, enfermeiro, engenheiro (agrônomo, civil e florestal), farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (anestesista, cirurgião geral, generalista, ginecologista/obstetra e pediatra), veterinário, museólogo, nutricionista, professor (artes plásticas, ensino fundamental e música), programador, psicólogo e terapeuta ocupacional.
 
As remunerações variam de R$ 724,00 a R$ 10.001,43, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 12 de janeiro de 2015, através do site: www.concursopublico.uniuv.edu.br, com taxas de R$ 30,00 a R$ 80,00.
 
O concurso será composto por provas objetiva e prática, além da análise de títulos. A prova objetiva está programada para o dia 01 de fevereiro de 2015, em local e horário a ser informado posteriormente. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte ao da prova.
 
Os documentos referentes aos títulos deverão ser entregues entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2015, na Prefeitura, situada na Praça Izabel Branco, nº 142, Cidade Alta, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30. A prova prática está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015. O resultado final é aguardado para o dia 26 de março de 2015.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Juara - MT abre vagas em processo seletivo

Visando o preenchimento de 7 vagas em diversos cargos, a Prefeitura de Juara, no Mato Grosso, lançou o edital 003/2014 de processo seletivo. A seleção visa a contratação temporária e estabelecer instruções especiais destinadas à realização deste processo, para as funções de Técnico em Enfermagem, Especialista da Saúde – Bioquímico, Agente Operacional (Motorista de Utilitário) Zona rural e Agentes de Desenvolvimento Infantil. 
 
Os aprovados receberão salários de até R$ 2.987,40, por jornada de 40 horas semanais de trabalho.
 
Interessados, deverão se inscrever no período entre 8 e 16 de dezembro de 2014, no www.juara.mt.gov.br/. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, na E.E Oscar Soares, no horário das 8h às 11h. O gabarito será divulgado a partir do dia 22 de dezembro de 2014.
 
O referido resultado será afixado divulgados no site www.juara.mt.gov.br, mural da Prefeitura  de Juara no CAT e Secretaria Municipal de Saúde.
 
Maiores informações na Prefeitura  de Juara no CAT e Secretaria Municipal de Saúde.
 
Edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Ma to Grosso, edição de 03 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté - MG

A Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté, no estado de Minas Gerais, abriu novo edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 79 vagas em vários cargos na administração. As oportunidades são para cargos de todos os níveis de escolaridade e tem salários variados entre R$ 724,00 e R$ 10.800,00.
 
Cargos
Para cargos de nível fundamental há chances para Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Mão de Obras Pesadas, Coveiro, Eletricista, Gari, Monitor de Transporte Escolar, Motorista para Veículos em Geral, Operador de Máquinas, Patroleiro, Pedreiro, Servente Escolar, Servente de Pedreiro e Vigia;
 
Nos cargos de nível médio, as oportunidades são para Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Odontologia, Fiscal Sanitário, Inspetor de Alunos, Monitor de Creche, Monitor de Informática, Monitor de Programas Assistenciais, Motorista de Ambulância, Professor de Educação Infantil, Secretária Escolar, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia;
 
Já para profissionais de nível superior, as ofertas são para Assistente Social, Enfermeiro, Especialista em Educação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor de Geografia, Professor de Língua Inglesa, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Séries Iniciais e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br das 09h de 13 de fevereiro às 21h do dia 13 de março de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 100,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
O concurso público terá aplicação de provas objetivas para todos, mais prova de títulos para nível superior e prova prática para cargos de Operador de Máquinas, Patroleiro e Eletricista.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de abril de 2015, em locais que serão publicados no dia 01 de abril, quando da homologação das inscrições. No dia 13 de abril de 2015, serão divulgados os gabaritos provisórios das provas objetivas.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data de homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública. das 09h de 13 de fevereiro às 21h do dia 13 de março de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 100,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
O concurso público terá aplicação de provas objetivas para todos, mais prova de títulos para nível superior e prova prática para cargos de Operador de Máquinas, Patroleiro e Eletricista.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de abril de 2015, em locais que serão publicados no dia 01 de abril, quando da homologação das inscrições. No dia 13 de abril de 2015, serão divulgados os gabaritos provisórios das provas objetivas.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data de homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Sertaneja - PR

Por meio da Fundação Municipal Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), a Prefeitura de Sertaneja, no estado do Paraná, lançou o edital nº 001/2014 de concurso público, cujo intuito é o provimento de 56 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
As chances são para agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de saúde, carpinteiro, motorista, operário braçal, pedreiro, vigia patrimonial, agente administrativo, atendente administrativo, atendente de consultório dentário, eletricista, fiscal de tributos, mecânico, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em recursos humanos, assistente social, bibliotecário, dentista, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (clínico geral, ginecologista e pediatra), nutricionista, pedagogo, professor (artes e de educação física) e psicólogo.
 
As remunerações variam de R$ 724,00 a R$ 5.410,85, em jornadas de 20 a 44 horas semanais. Haverá reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais e de 10% para candidatos afrodescendentes.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de dezembro de 2014, através do endereço eletrônico: concursopublico.uniuv.edu.br. As taxas custam de R$ 60,00 a R$ 100,00.
 
O concurso será composto por provas objetiva e prova prática e análise de títulos. Estima-se que a prova objetiva será aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, com duração de três horas e início às 14h.
 
 O gabarito provavelmente será disponibilizado a partir das 17h do dia seguinte a realização da prova.
 
A documentação referente aos títulos deverá ser entregue entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2015, no serviço de protocolo da Prefeitura, localizado na Avenida Nossa Senhora do Rocio, nº 233, das 7h30 às 11h30 ou das 13h às 15h.  A prova prática está prevista para ocorrer no dia 8 de fevereiro de 2015.
O resultado final é aguardado para o dia 27 de fevereiro de 2015, mediante anúncio nos sites da organizadora e da Prefeitura: www.sertaneja.pr.gov.br e também no órgão oficial de imprensa do Município.
 
O concurso será válido por dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Fartura - SP abre concurso público

A Prefeitura Municipal de Fartura, estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou edital de concurso público n° 02/2014, para provimento dos cargos públicos efetivos de agente comunitário de saúde e médico de saúde da família. Há 12 vagas disponíveis para profissionais de níveis fundamental e superior. A proposta salarial é de R$ 992,72 e R$ 5.800,00, respectivamente.
 
Sobre o valor base do salário de médico será acrescido 50% referente ao Adicional de Fundo Especial. A carga horária é de 40 horas semanais para todas as funções.
 
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser efetuadas até o dia 19 de dezembro de 2014, através da organizadora: www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 50,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Os candidatos que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Rua Samuel de Oliveira, nº 77, na cidade de Fartura-SP.
 
As provas foram adiadas e serão realizadas na cidade de Fartura-SP, na E.M.E.F. João Batista de Oliveira, localizado à Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, nº 150, na data de 11 de janeiro de 2015 (domingo), no horário com início às 9h00.
 
O concurso terá validade por dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 96 da Lei Orgânica do Município.

Prefeitura de Vitória - ES abre vagas na área da saúde

A Prefeitura de Vitória, no estado do Espírito Santo, tornou público o edital de processo seletivo nº 021/2014. O objetivo é a contratação de sete profissionais de ensino superior. O salário previsto para os contratados é de R$ 3.925,90, mais incentivo ao desempenho variável de até R$ 12.595,97.
 
As vagas oferecidas são para os cargos de médicos (acupunturista, alergista e imunologista pediátrico, cardiologista pediátrico, dermatologista, endocrinologista pediátrico, ortopedista, otorrinolaringologista), em carga horária de 20 horas semanais e 100 horas mensais.
 
Os interessados podem efetuar suas inscrições até o dia 09 de dezembro de 2014, através do site http://www.vitoria.es.gov.br/processos-seletivos/.
 
Os candidatos serão submetidos a avaliação de títulos.
 
A validade do processo seletivo será de 18 meses, podendo ser prorrogado, a critério do Município.

Prefeitura de São Luís - MA publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Luís, no estado do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), abriu edital de processo seletivo nº 02/2014, destinado à contratação temporária de 102 profissionais, bem como à formação de cadastro reserva (CR). As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

Do total de vagas, 5% serão reservados para pessoas com de deficiência. As ofertas são para Orientador Social (85 + 100 CR); Cuidador Social (16 + 60 CR); e Técnico Operacional 02 (1 + 40 CR). Os aprovados deverão atuar em jornadas semanais de 30h ou 40 horas, com remunerações que vão de R$ 850,00 a R$ 1.100,00.

As inscrições, gratuitas, serão recebidas até 12 de dezembro de 2014, das 8h às 18h, na Coordenação de Recursos Humanos da SEMCAS, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 657, no 2º andar, São Francisco, São Luís/ MA.

Os inscritos serão avaliados por meio de Análise Curricular, de Títulos e Entrevista Individual. O processo seletivo será válido por 01 (um) ano.

Concurso Prefeitura de Pato Branco (Pr)

Sob a organização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT), a Prefeitura de Pato Branco, no Estado do Paraná, abriu o edital nº 038/2014 de concurso público para provimento de 23 vagas a cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
As oportunidades são para assistente administrativo, assiste social, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços braçais, educador físico, educador social, gari de caminhão, mãe social, médico (ginecologista, pediatra, radiologista, psiquiatra, plantonista e generalista), merendeira, odontólogo, servente de limpeza, técnico de saúde bucal e vigia.
 
As remunerações variam de R$ 848,49 a R$ 12.602,16, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser efeituadas até o dia 8 de dezembro de 2014, via endereço eletrônico: www.fadct.org.br, com taxas de R$ 50,00 a R$ 100,00.
 
O concurso será composto por prova objetiva, prova prática e análise de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em dois turnos, manhã a partir das 9h00 e a tarde, com início as 14h30, em local a ser informado brevemente.
 
O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia seguinte a realização da prova.
 
Os títulos deverão ser entregues no dia 22 de fevereiro de 2015, mesma data prevista para a aplicação da prova prática. O resultado é aguardado para o dia 2 de março de 2015.
 
O concurso será válido por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Belo Horizonte - MG promove processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo  nº 05/2014, que objetiva preencher 246 vagas na função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Do total de vagas, 25 colocações são destinadas às pessoas com necessidades especiais (PNE).

Os aprovados deverão atuar em jornadas semanais de 40 horas, com remuneração inicial de R$ 795,44. A Seleção Pública será realizada pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB.

As inscrições serão realizadas no período de 03 de fevereiro a 19 de março de 2015, por meio do site da organizadora, www.funcab.org, mediante o preenchimento do requerimento eletrônico de inscrição e pagamento da taxa de R$ 20,00.

Os inscritos serão submetidos à realização de Prova Objetiva e também, ao Curso Introdutório de Formação Inicial, de caráter eliminatório. As provas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG, na data provável de 10 de maio de 2015.

O prazo de validade desta seleção pública é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo do Município de Belo Horizonte.

Concurso Prefeitura de Guaraciaba do Norte - CE

A Prefeitura de Guaraciaba do Norte, no estado do Ceará, divulgou edital n° 001/2014 de concurso público com a finalidade de preencher 149 vagas em diversos cargos. O concurso será coordenado pela empresa Consulpam e as vagas envolvem todos os níveis de escolaridade, por salários variados entre R$ 724,00 e R$ 8.500,00.

Cargos
Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira/Copeira, Motorista "D", Motorista "B", Vigia, Operador de Máquina Retroescavadeira, Operador de Máquina Motoniveladora, Operador de Máquina Pá Carregadeira Mecânica e Atendente de Farmácia.

Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Agrícola, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X, Técnico em Enfermagem, Secretário Escolar e Agente de Trânsito.

Nível superior: Professor de Educação Básica I - 1º ao 5º ano, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Português, Professor de Biologia, Professor de Inglês, Professor de Religião, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Economista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cirurgião, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.

Inscrições
Estão prorrogadas as inscrições até 16 de dezembro de 2014 no site www.consulpam.com.br. Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central de Concurso, situada a Av. Ministro Furtado S/N - Centro - Guaraciaba do Norte – Ceará no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.

Taxas
- O valor da taxa de inscrição para os cargos de Ensino Fundamental Completo é de R$ 50,00;
- O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Médio é de R$ 80,00;
- O valor da taxa de inscrição para os cargos de Professor é de R$ 100,00;
- O valor da taxa de inscrição para todos os cargos de nível superior é de R$ 150,00.

Provas e Gabaritos
A avaliação dos candidatos terá prova objetiva para todos os candidatos, além de prova prática para Motorista, teste de aptidão física para Agente Municipal de Trânsito e avaliação de títulos para cargos de nível superior.

As provas objetivas foram adiadas e serão realizadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados, e o gabarito será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal e no site www.consulpam.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Prefeitura de Limeira - SP divulga edital de processo seletivo

Em São Paulo, a Prefeitura de Limeira vai promover um processo seletivo para contratar 60 agentes comunitários de saúde, que atuarão em diversos bairros e comunidades do município. Das vagas disponibilizadas, sete serão destinadas para pessoas com deficiência.
 
Conforme consta no edital nº 03/2014, lançado pelo Instituto Mais – organizador do certame, a remuneração oferecida é de R$ 1.109,87, em cumprimento a jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 9 de dezembro de 2014, apenas em dias úteis, das 9h às 12h ou das 13h às 16h, na sede da Prefeitura de Limeira, situada à Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, nº 179, Centro. A taxa de inacrição é de R$ 22,50.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados.
 
O resultado, assim como todas as etapas do seletivo, será afixado no Paço Municipal da Prefeitura e divulgado na Internet nos endereços eletrônicos: www.institutomais.org.br e www.limeira.sp.gov.br.
 
A lista de classificação final/homologação será publicada no Jornal Oficial do Município.
 
O processo seletivo será válido por dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura, ser prorrogado uma vez por igual período.

Corpo de Bombeiros - SP abre mais de 300 vagas para Guarda-Vidas

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo, divulgou edital de processo seletivo nº GBMar-002/600/2014, que oferece 301 vagas de nível fundamental para o cargo de Guarda-Vidas por Tempo Determinado - GVTD.

A remuneração devida aos convocados é de R$ 968,00, considerando o desempenho de 40 horas semanais. Além do salário, há benefícios como auxílio alimentação e transporte.

Os candidatos devem possuir idade igual ou superior a 18 anos, ter concluído o ensino fundamental ou equivalente, boa saúde, aptidão física (a serem comprovadas), não registrar antecedentes criminais, dentre outros requisitos.

Os aprovados atuarão nos municípios de Ilha Comprida, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, São Sebastião, Itanhaém, Ilha Bela, Mongaguá, Caraguatatuba, Praia Grande, Ubatuba, São Vicente e Santos, e nas represas Billings - São Bernardo do Campo e Guarapiranga - São Paulo.

As inscrições seguem abertas até o dia 21 de dezembro de 2014, pelo site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br, ou de forma presencial em uma das unidades citadas anteriormente.

Os inscritos serão submetidos a Análise da Documentação entregue, Provas Físicas e Investigação Social, sendo que os selecionados ainda passarão por treinamento.

As provas de habilidades técnicas serão realizadas provavelmente no dia 22 de dezembro de 2014, a partir das 10 horas. Os candidatos deverão comparecer nos endereços indicados no ato da inscrição.

A confirmação da data e o horário e as informações sobre local para a realização das provas serão divulgadas no endereço eletrônico www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br e nos locais de inscrição.
 
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br e nos locais de inscrição.

A validade do processo seletivo será de 06 meses, a contar da publicação de seu resultado final.

Concurso Prefeitura de União do Sul - MT

A Prefeitura de União do Sul, no Mato Grosso, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, visando preencher vagas em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 7.800,00, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
São oferecidas 85 vagas imediatas mais cadastro de reservas nos cargos de auditor em saúde pública, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, contador, técnico de enfermagem, secretario escolar, merendeira, zeladora, gari, motorista, operador de maquinas, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 04 até o dia 18 de dezembro de 2014, através dos sites http://www.consultoriaatos.com/concursos e http://www.uniaodosul.mt.gov.br/.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 100,00 nível superior.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Atos Consultoria Pública e Empresarial Eireli., terá validade pelo prazo de 02 anos, contados a partir da sua homologação.

Prefeitura de Não-Me-Toque - RS lança edital de processo seletivo

Foi prorrogado o prazo de inscrição do processo seletivo para profissionais de todos os níveis de escolaridade, da Prefeitura de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.
 
Por meio do edital nº 077/2014 são ofertadas vagas para cadastro de reserva nas áreas de auxiliar de cuidador, cirurgião dentista, cuidador residente, enfermeiro especialista, farmacêutico, técnico em saúde bucal e professor de artes e inglês (anos finais), com remunerações de R$ 753,12 a R$ 2.869,20 e jornadas de 10 a 40 horas semanais e de 24 horas consecutivas.
 
Os interessados terão até as 17h00, do dia 11 de dezembro de 2014, para efetuarem inscrições no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura, situado na Avenida Alto Jacuí nº 840.
 
A seleção será realizada através de análise curricular. A classificação final será publicada no site da www.naometoquers.com.br, provavelmente no dia 29 de dezembro de 2014.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Jardinópolis - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Jardinópolis, município localizado no estado de Santa Catarina, torna pública a abertura do edital n.º 001/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 7 cargos de nível superior. A remuneração é de até R$ 3.238,45.
 
Será aplicada a reserva mínima de 5% das vagas para deficientes físicos.
 
Cargos
Odontólogo, Assistente Social e Prof. de Pré Escola ou Creche.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 10 de dezembro de 2014, exclusivamente via internet, no site www.construirconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (Assistente Social e Prof. de Pré Escola ou Creche) e R$ 100,00 (Odontólogo).
 
Seleção
A prova objetiva será realizada na data provável de 21 de dezembro de 2014, das 8h00min às 11h00min, na Escola Nucleada Municipal Castro Alves, localizada na Rua das Palmeiras, cidade de Jardinópolis - SC.
 
Os gabaritos preliminares das provas objetivas estarão disponíveis no Mural Oficial da Prefeitura Municipal de Jardinópolis (SC), em seu site oficial www.jardinopolis.sc.gov.br bem como no site www.construirconcursos.com.br, a partir do dia 22 de dezembro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contado da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Anhumas - SP

Sob a organização da empresa CMM Assessoria e Consultoria em Gestão Pública, a Prefeitura de Anhumas, em São Paulo, divulgou o edital nº 002/2014 de concurso público para formação de cadastro de reserva e admissão de cinco profissionais de níveis fundamental e superior de ensino. 
 
Estão em abertas vagas para trabalhador braçal, cozinheira, motorista, psicopedagoga e médico. A remuneração varia de R$ 803,76 a R$ 7.837,09, por jornadas de 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até o dia 15 de dezembro de 2014, para efetuarem inscrições, via endereço eletrônico: www.cmmconcursos.com.br. A taxa custa de R$ 30,00 a R$ 60,00. 
 
Será aplicada a todos prova objetiva, programada para o dia 4 de janeiro de 2015, às 9h00, em local a ser informado até três dias antes da prova.
 
Ao cargo de motorista também será aplicado prova prática, prevista para ocorrer logo após a prova objetiva. Estima-se que o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a realização das provas.
 
O resultado provavelmente será publicado no dia 12 de janeiro de 2015 e a homologação ocorrerá no dia 16 de janeiro de 2015.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Anhumas - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Anhumas, em São Paulo, divulgou por meio da empresa CMM Assessoria e Consultoria em Gestão Pública, o edital nº 002/2014, de processo seletivo destinado ao provimento de duas vagas, mais cadastro de reserva para cargos de todos os níveis escolares.
 
As chances são para auxiliar de serviços gerais, trabalhador braçal, auxiliar de farmácia, monitor de transporte escolar, fonoaudiólogo e médico, para cumprirem jornadas de 40 horas semanais em troca de remunerações que variam de R$ 729,24 a R$ 7.837,09.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2014, via endereço eletrônico: www.cmmconcursos.com.br e mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00, R$ 45,00 ou R$ 60,00, de acordo com o grau de escolaridade.
 
Está programada a aplicação de prova objetiva para o dia 4 de janeiro de 2015, às 14h00, em local a ser informado por edital que será afixado na Prefeitura, divulgado em jornal de circulação municipal e no site da organizadora, com antecedência mínima de três dias antes da prova.
 
Provavelmente o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a realização da prova. O resultado é aguardado para o dia 12 de janeiro de 2015 e a homologação para o dia 16 de janeiro de 2015.
 
O seletivo será válido por um ano, contado a partir da homologação, podendo haver prorrogação por período semelhante, a critério da Administração.

Pijamas e camisas alertarão para ataques cardíacos e chamarão emergência

Tecidos inteligentes são "capazes de captar a informação biomédica das pessoas que os usam e transmiti-la" através de redes sem fio a centros de socorro ou de análise
 
Muito em breve, um pijama ou uma simples camiseta poderão, graças a sensores integrados em suas fibras têxteis, alertar para ataques cardiovasculares e se comunicar com serviços de emergência em tempo real. Segundo uma pesquisa publicada esta quarta-feira pela Universidade Laval, em Quebec, Canadá, estes têxteis inteligentes são "capazes de captar a informação biomédica das pessoas que os usam e transmiti-la" através de redes sem fio a centros de socorro ou de análise.
 
A roupa inteligente terá, em poucos anos, várias aplicações possíveis. Mas a maior parte será destinada a fins médicos e de geolocalização. Por exemplo, as crianças sequestradas ou perdidas poderão ser localizadas rapidamente através dos sensores de suas roupas, explicou, à AFP, Jeff Viens, diretor de transferência tecnológica da cátedra de inovação e fotônica do Canadá (CERCP).
— Um aplicativo possível será a detecção de um problema cardíaco, que permitirá alertar à emergência quando uma pessoa sofrer um infarto durante o sono — afirmou.
 
O tecido poderia capturar outras informações, como níveis de glicose, atividade cerebral ou movimentos e coordenadas espaciais. A equipe de pesquisas, chefiada pelo professor Younes Messaddeq, elaborou esta "fibra têxtil superpondo várias camadas de cobre, polímeros, cristal e prata".
 
A fibra, que cumpre as funções de sensor e de antena ao mesmo tempo, "é forte e maleável e pode ser costurada e feita de lã ou algodão", indicou a Universidade de Laval. Ainda falta unir alguns cabos soltos antes que a roupa inteligente esteja disponível comercialmente. Por exemplo, ainda é necessário desenvolver a conexão dos tecidos às redes sem fio ou resolver o tema da alimentação elétrica, explicou Younes Messaddeq.
 
Outro detalhe importante com o qual os pesquisadores se preocupam é "se certificar de que o tecido seja lavável e resista aos detergentes".

AFP / Zero Hora

Trabalhos difíceis ajudam memória, diz pesquisa

Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores é que um ambiente mais estimulante ajuda a construir uma "reserva cognitiva"
 
Pessoas com empregos que exigem maior esforço mental podem ter melhor memória na velhice, sugere pesquisa feita pela Heriot-Watt University, no Reino Unido, e publicada na revista Neurology.
 
O estudo foi feito com mais de mil escoceses a partir dos 70 anos. Entre as conclusões, está a descoberta de que aqueles a exercer trabalhos complexos tiveram melhor pontuação em testes de memória.
 
Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores é que um ambiente mais estimulante ajuda a construir uma "reserva cognitiva" que ajuda a proteger o cérebro do envelhecimento. A equipe planeja realizar outros estudos para verificar como estilo de vida e trabalho interagem para afetar a memória.
 
Os participantes fizeram testes para avaliar a memória, a velocidade de processamento e a capacidade de raciocínio geral. Eles também tiveram de preencher um questionário sobre a vida profissional.
 
A análise mostrou que quem tinha trabalhos que exigiam habilidades complexas em lidar com dados ou pessoas teve melhores pontuações nos testes de memória e raciocínio do que aqueles que tinham profissões com menos atividade mental, como operários e encadernadores.
 
— É importante notar que este estudo aponta para uma pequena e sutil associação entre a ocupação e a cognição na velhice em vez de oferecer a prova de que a ocupação das pessoas tem uma influência direta — explica o pesquisador Alan Gow.
 
Zero Hora

Conselho Federal de Farmácia divulga tabela de correção dos valores de anuidades e taxas para o exercício 2015

Em 2015 a anuidade para os farmacêuticos será de R$ 428,39. Os recém-formados continuam recebendo o benefícios de 50% de desconto na primeira anuidade. Para as empresas o valor de anuidade será de R$ 594,99 até R$ 4.759,96 dependendo do capital social
 
Resolução Nº 606, de 27 de novembro de 2014

Ementa: Dispõe sobre a correção dos valores das anuidades devidas aos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.

 O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 6º, alínea “g”, da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960; e CONSIDERANDO os termos da Lei Federal nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, que dispõe sobre as contribuições anuais devidas por pessoas físicas ou jurídicas, bem como as multas e os preços de serviços relacionados com as atribuições legais dos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas; CONSIDERANDO os termos da Lei Federal nº 12.514, de 28 de outubro de 2011, que dispõe sobre as contribuições devidas aos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas, as quais devem ser estabelecidas com base nos valores definidos no referido diploma legal;

CONSIDERANDO os termos do artigo 6º, § 1º, da Lei Federal nº 12.514, de 28 de outubro de 2011, de que os valores das anuidades serão reajustados de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou pelo índice oficial que venha a substituí-lo, RESOLVE:

Art. 1º – Divulgar os valores de suas anuidades conforme a tabela abaixo, para aplicabilidade e cobrança das pessoas físicas e jurídicas consoante ao disposto no artigo 22 da Lei Federal nº3.820/60:

anuidade
 
Art. 2º – O pagamento da anuidade será efetuado ao Conselho Regional de Farmácia da respectiva jurisdição, até o dia 31 de março de cada exercício, com desconto de 10% (dez por cento) se efetivado até 31 de janeiro, de 5% (cinco por cento) se efetivado até 28 de fevereiro, ressalvado o ano bissexto (29 de fevereiro), ou em, no mínimo, 5 (cinco) parcelas sem desconto, vencendo-se a primeira em 31 de janeiro.

Art. 3º – Se o pagamento da anuidade for efetuado após o vencimento, será acrescida multa de 20% (vinte por cento) e juros de mora de 12% (doze por cento) ao ano, nos termos do artigo 22 da Lei nº 3.820/60.

Art. 4º – Caso haja inadimplência quanto ao pagamento das anuidades previstas nesta resolução, será aplicado o disposto no artigo 35 da Lei nº 3.820/60, observados os artigos 7º e 8º da Lei Federal nº 12.514/11.

Art. 5º – Os Conselhos Regionais de Farmácia deverão obedecer aos valores das anuidades definidas nesta resolução.

Art. 6º – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução/CFF nº 587, de 28 de novembro de 2013, publicada no DOU em 02/12/2013, Seção 1, página 78.
 
Resolução Nº 607, de 27 de novembro de  2014

Ementa: Dispõe sobre os valores dos custos de serviços e emissão de documentos devidos aos Conselhos Regionais de Farmácia.

 O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 6º, alínea “g”, da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960; e CONSIDERANDO os termos da Lei Federal nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, que dispõe sobre os preços de serviços relacionados com as atribuições legais dos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas, RESOLVE:

Art. 1º – Divulgar os valores dos custos de serviços e emissão de documentos conforme a tabela abaixo:

taxas
 
Art. 2º – Os Conselhos Regionais de Farmácia deverão obedecer aos valores definidos
nesta resolução.

Art. 3º – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução/CFF nº 587, de 28 de novembro de 2013, publicada no DOU em 02/12/2013, Seção 1, página 78.
 
Leia as Resoluções 606 e 607
 
CFF