Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância

Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância
Estímulos, elogios, críticas e dúvidas devem permear o universo infantil
 
Educar e formar uma criança são tarefas desafiadoras. Pais de primeira viagem ou casais que já passaram pela experiência de ter o primeiro filho são diariamente testados. Não basta cuidar do básico, como alimentar, trocar fraldas, ensinar os primeiros passos e palavras. É necessário mais. Entre o manancial de cuidados há os que exigem mais resiliência, como fazer com que o filho conquiste autoestima.
 
Aparentemente a missão nem é tão cabulosa. Mas fazer com que criança seja confiante para assumir riscos e desenvolva segurança para acreditar na própria capacidade, sabendo aceitar o fracasso, exige muito dos pais. "É no decorrer dos anos que as crianças aprendem as habilidades requisitadas pela nossa sociedade", explica a psicóloga Renata Ayub.
 
De acordo com a profissional, se uma criança não é estimulada a desenvolver habilidades como estas, elas podem crescer com uma visão distorcida de suas capacidades. "No futuro, provavelmente, ela terá muita dificuldade para aceitar as frustrações, além de acreditar que não é boa o suficiente", explica.

Contrução da autoestima infantil
Uma criança precisa de elogios para desenvolver a autoestima. No entanto, muitos pais pecam ao restringir a somente este detalhe. "Dedicação para entender o filho ainda é a melhor forma de fazer com que ele cresça de forma saudável", diz Renata. Segundo a profissional, ouvir a criança e procurar entender suas necessidades é recomendável. Porém, o alerta sobre a linha tênue entre compreensão e falta de limites não tarda a aparecer. Os pais precisam (e devem) impor limites aos filhos. 
 
A forma mais adequada de executar a tarefa é evitar as críticas em excesso e prezar pela explicação lógica. "Críticas severas podem deixar sequelas e traumas profundos, afinal, as primeiras noções de autoestima das crianças são os olhares que os pais têm sob elas", alerta a terapeuta.

O excesso de cuidados pode ser devastador na vida adulta. Crianças devem aprender desde cedo a lidar com frustrações. Caso pulem esta etapa, as chances de perpetuar a fragilidade diante de dificuldades é enorme. "É extremamente difícil para um pai ver o filho em uma situação de desconforto. Ao mesmo tempo, é igualmente arriscado poupá-los das dificuldades", pondera a profissional. "A reação dos pais diante de determinadas situações vão refletir na forma como ela agirá na vida adulta. Se a criança é superprotegida, jamais acumulará vivências e terá pouco repertório para saber se posicionar".
 
Evite os traumas
Deixar os filhos cometerem erros pode ser saudável. Antecipar uma escolha da criança limita suas opções e ela certamente não saberá lidar com frustrações, pois sempre teve respaldo dos pais nas situações em que ela deveria agir e pensar por si mesma. Estimular a coragem, evitar comparações com outras crianças e elogiar é sempre recomendado. Assim como manter um diálogo aberto, dar atenção aos seus dilemas (por mais corriqueiros que eles pareçam) também favorecem o desenvolvimento da autoestima infantil. 
 
Fonte Minha Vida

Como responder as perguntas embaraçosas das crianças

Separamos alguns temas que sempre causam polêmica e dificuldades na hora da explicação
 
Por que o céu é azul? Por que a minhoca não tem pernas? Por que aquelas mulheres andam cobertas? Chega uma idade em que as crianças viram uma verdadeira metralhadora de perguntas e haja coleta a prova de balas para esses pais. Mas na verdade, encher-se de defesas não é a melhor solução, de acordo com os especialistas.

"Caso os pais não saibam a resposta, é importante que eles se engajem com os filhos e vão atrás", acredita Julia Milani, pedagoga da Assessoria Educacional Terceiro Passo. Ainda mais hoje, em tempos de internet, não há porque apenas lançar mão das respostas "porque sim" e "porque não".
Isso, aliás, pode acabar bloqueando a criança e impedindo que ela faça perguntas, algo muito importante para elas.
 
A idade crítica das perguntas é dos 3 aos 6 anos, mas na verdade as questões nunca abandonam a vida dos pais. "Podemos dizer que por volta dos 3 ou 4 anos, as perguntas ganham complexidade, pois a criança passa a procurar entender melhor quem ela é e quem são os outros.
 
Aos 5 chegamos à fase dos grandes porquês", explica o psicólogo Adriano Gosuen e consultor do Ético Sistema de Ensino.
 
O problema é que algumas têm uma abordagem mais difícil, não só em conhecimento, mas devido ao tipo de conceito que ela envolve.
 
Veja a melhor forma de responder perguntas relacionadas aos temas mais abordados pelas crianças no auge da curiosidade delas:
 
Para onde o bichinho vai quando morre? - Foto: Getty ImageMorte
Explicar para a criança onde está aquele ente querido que antes estava sempre presente é muito difícil. No geral, cabe aos pais dar uma explicação geral, dentro do contexto de crenças que eles têm. "Eu sugiro que quanto menos florear, melhor. Às vezes fantasiamos muito e a criança perde a dimensão do real", esclarece a pedagoga Julia Milani. E algumas respostas podem ter consequência, como dizer que essa pessoa, ou mesmo animal de estimação, viajou para longe e não voltará. "O adulto entende a metáfora da viagem, mas a criança encara como algo concreto", ensina a especialista. 
 
Por que existem várias religiões? - Foto: Getty ImagesReligião
A criança normalmente é criada dentro de um universo com uma religião, e ao conhecer pessoas de outras, pode ter um estranhamento e perguntar. Essa hora é delicada, pois a resposta pode definir como a criança vai encarar outras crenças. Uma forma boa de explicar é sugerida por Adriano Gosuen: "Pode-se dizer para a criança que sua família acredita em uma coisa e que a família da outra criança acredita em outra coisa - ou que não acredita em nada -, mas que, mesmo assim, elas merecem ser tratadas com respeito e dignidade".

Em alguns casos, o que é ensinado na escola pode se confrontar com o que é dito dentro das crenças da família. Para a pedagoga Julia, nessa hora é importante que os pais diferenciem os fatos da interpretação. "A ciência é mais voltada aos fatos, e a religião é mais subjetiva, demonstra como cada uma olha para aqueles fatos, então é importante separar isso", acredita a especialista.
 
De onde vem os bebês? - Foto: Getty ImagesSexo
Perguntas que remetem ao sexo também são delicadas para os pais, que não sabem ao certo até onde podem explicar. Como a questão da sexualidade, se algumas crianças crescem vendo isso de forma natural, outras podem estranhar a situação, por terem sido criadas com o modelo "homem namora mulher". Nesses casos, tudo depende dos valores dos pais para explicar, mas é preciso ressaltar que a educação tolerante é a melhor opção.

Agora, quando elas querem saber de onde vêm os bebês, a regra do floreio também vale! Colocar cegonhas, pés de repolho, ou mesmo o lixo entre outras metáforas na história só causa embaraço e mais dúvidas ainda. "Existem livros que falam do sistema reprodutor masculino e feminino, abordam de uma forma concreta, mas também ilustrativa", acredita Julia. Mas tentar descobrir porque a criança perguntou ajuda o pai a dar a resposta correta. Se ela ouviu alguém falando isso, pode-se simplesmente associar a palavra a um sinônimo, como por exemplo, explicar que se um adolescente quer "transar" com várias, isso pode ser significar que ele pode "namorar". 
 
Por que meninos e meninas são diferentes? - Foto: Getty imagesO próprio corpo
Dúvidas sobre o próprio corpo também são comuns e podem acometer as crianças. Nesse caso, há uma mistura também das perguntas sobre sexo, e os pais devem abordar o tema com delicadeza, mas de forma real. Explicar que os meninos são diferentes das meninas e o porquê disso acaba sendo um jeito de explicar também como nascem as crianças e de onde vem o sexo. 
 
Por que papai e mamãe sempre brigam? - Foto: Getty ImagesDivórcio
Hoje, talvez esse tipo de questão não causa tanta polêmica, já que á mais comum ver crianças até no maternal com pais divorciados. Mas ainda assim, pode deixar alguns pais em um saia justa. O normal é que a criança tenha dúvidas sobre como será a vida dela dali em diante e de que forma os pais não estarem mais juntos interfere na vida dela. "É importante explicar que os pais não vão mais morar juntos, mas que eles continuarão a ser pai e mãe da criança e que continuarão a amá-la da mesma forma", ensina o psicólogo Gosuen.

Caso a criança faça novas perguntas, como pedir a explicação de porque isso mudou, o especialista sugere respostas como: "nós dois queremos morar separados agora? ou ?a gente brigava bastante, então vamos morar separados para brigar menos". Essas opções explicam a verdade de uma forma que o pequeno entenda bem. 
 
Por que chove? - Foto: Getty ImagesFenômenos da natureza
Mas as perguntas mais difíceis no âmbito de conhecimento dos pais são as de fenômenos da natureza. Nessas horas, não precisa ter vergonha de dizer ao filho que você nem sempre sabe. "Inventar histórias pode ser ruim, pois isso faz parte do desenvolvimento pedagógico da criança. E ir atrás e pesquisar com a criança pode tornar a dúvida um assunto entre pai e filho", ressalta Julia. Mas é claro que não adianta também explicar tudo com termos técnicos, passar para a linguagem da criança ajuda. "Os pais devem conversar à medida do entendimento e maturidade das crianças, usando para isso o conhecimento que têm e dentro daquilo que acreditam", ressalta o psicólogo Gosuen. 
 
Por que sim? Por que não? - Foto: Getty ImagesPreciso mesmo responder tudo?
Muitas vezes nem todo o momento é adequado para começar uma explanação sobre as questões da criança. "Se ela pergunta porque ela tem que comer durante um jantar formal, você pode dizer que ela tem que comer e pronto, mas depois retomar o assunto com ela e explicar", ensina a pedagoga Julia. Para a especialista é preciso que os pais tenham voz ativa também e saiba mostrar a criança que nem sempre fazemos o que queremos. Além disso, o pai também pode pensar melhor e mudar alguma explicação que deu a criança, caso descubra que estava errada ou que ela não foi o suficiente para sanar a dúvida, desde que ele não crie muitas versões diversas.

O psicólogo Gosuen aconselha que o adulto questione a criança, quando ouvir uma pergunta, por que ela deseja saber aquilo, tentando investigar o que a levou à pergunta. "Além de dar mais tempo para o adulto pensar e elaborar uma resposta, a explicação da criança vai dar uma pista sobre qual é sua real dúvida, facilitando a elaboração da resposta do adulto", descreve o especialista. 
 
Fonte Minha Vida

Lipoaspiração remove gordura localizada

Cirurgia modela o corpo, mas não é tratamento para a obesidade
 
O que é a lipoaspiração?
A cirurgia de lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal.
 
Como é feita a lipoaspiração?
Primeiramente é infiltrada a solução de Klein - composta por soro fisiológico e adrenalina - para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram - através de um sistema de vácuo - a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.
 
Quem é o profissional apto a realizar a lipoaspiração?
O mais indicado é que a lipoaspiração seja realizada com um cirurgião plástico, profissional treinado a fazer este procedimento.
 
Indicação para a lipoaspiração
"Os candidatos a esta cirurgia plástica são pacientes com gordura localizada e que dificilmente responde com exercícios, dietas ou exercícios", explica o cirurgião plástico Erick Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade, tampouco para emagrecimento. Seu objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.

o cirurgião plástico Fernando de Almeida Prado lembra que a lipoaspiração não é um procedimento simples. ?Ultimamente vemos uma banalização da lipoaspiração, no entanto, ela é uma cirurgia como outra qualquer, que envolve riscos e cuidados específicos?, explica.
 
Partes do corpo que podem ser submetidas à lipoaspiração
A lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada. Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) são regiões comumente submetidas a esta cirurgia.
 
Tempo da cirurgia
"O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e área ser aspirada, mas, em média, o procedimento leva de 3 a 4 horas", explica o cirurgião plástico Erick de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 
Locais abordados na cirurgia de lipoaspiração
É possível fazer a lipoaspiração em várias partes do corpo durante a mesma cirurgia, no entanto, o cirurgião plástico Fernando Almeida Prado alerta para a importância de que o tempo da cirurgia não seja muito longo. "Também é necessário avaliar a presença de doenças associadas e idade da paciente, a fim de definir o tempo limite de cirurgia".

Caso sua opção seja tratar regiões diferentes em cirurgias distintas, não há necessidade de tempo mínimo de intervalo entre uma lipoaspiração e outra.
 
Pré-operatório da lipoaspiração
O paciente deve realizar jejum nas oito horas anteriores à cirurgia.                                                                                                   
 
Exames necessários antes da lipoaspiração
Os exames de sangue e cardiológico e a radiografia de tórax são fundamentais antes da lipoaspiração. O cirurgião também pode pedir ultrassom da região a ser operada e doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas para verificar se há trombos na corrente sanguínea.  
 
Cirurgias estéticas associadas à lipoaspiração
Outras cirurgias estéticas, como a mamoplastia de aumento, feita com próteses mamárias de silicone, e até mesmo cirurgias faciais podem ser feitas no mesmo momento operatório que a lipoaspiração. "No entanto, a recomendação atual é para que o tempo de cirurgia não seja muito longo, o que pode expor mais a saúde do paciente", explica o cirurgião plástico Fernando Almeida Prado. 
 
Os melhores resultados da lipoaspiração
Segundo o cirurgião plástico Fernando Almeida Prado, a região dorsal, logo acima das nádegas, é a área com resultados mais satisfatórios em relação à lipoaspiração. "Nesse caso é possível retirar a gordura dos flancos e enxerta-la nos glúteos".
 
Contraindicações
Pessoas que possuem muitas doenças - como hipertensão, diabetes e obesidade - tem o risco cirúrgico aumentado. Por isso, devem conversar com seu médico sobre a real necessidade de uma cirurgia estética.
 
Tempo de internação
Uma lipoaspiração grande pede o mínimo de 24 horas de internação, mas se a cirurgia for menor é possível ir embora até no mesmo dia.
 
Recuperação após a lipoaspiração
A recuperação desta cirurgia é rápida, já que existem poucos ou nenhum ponto de costura cirúrgico. Uma semana depois já é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico e cerca de um mês depois a rotina volta totalmente ao normal. Podem ser necessários medicação analgésica, que deve ser prescrita pelo médico, e antibióticos, para prevenir infecções.

O uso de cinta modeladora é indispensável após a lipoaspiração. "Ela comprime as regiões lipoaspiradas, ajudando na modelação da área, e ajuda a diminuir o inchaço comum após a cirurgia", explica o Cirurgião Plástico Fernando. Essa vestimenta deve ser usada o dia todo e retirada apenas para o banho.

O retorno à atividade física pode ser feito de 20 a 30 dias após a cirurgia, mas de maneira leve, e com evolução progressiva até que se retorne ao nível de exercício anterior.
 
Percepção dos resultados
Até o primeiro mês o paciente estará muito inchado, assim, o peso permanecerá igual. Mas com o passar do tempo o edema diminui. Seis meses é o tempo necessário para que seja visto o resultado final.

Dificilmente o local onde foi feita a lipoaspiração voltará a ter depósito de gordura. Isso acontece porque o número de células de gordura só aumenta até a adolescência. Na vida adulta elas apenas têm se tamanho expandido. Assim, a área lipoaspirada terá menos células de gordura, por isso não engordará com antes.
 
Riscos da lipoaspiração
Na cirurgia de lipoaspiração há as complicações comuns a qualquer cirurgia, como sangramento, infecção, trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e óbito. Os riscos específicos são: depressão da região, alterações na pele - como flacidez e rugosidade -, alteração de coloração e até necrose da pele, além, claro, da insatisfação com os resultados. 
 
Cheque antes da consulta
  • O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível fazer essa checagem no site da instituição
  • O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outras instituições não avaliam a formação e experiência do profissional desta área
  • A cirurgia deve ser feita em hospital que tenha creditação para realizar cirurgias de médio porte. Entre em contato com o hospital para checar
  • Converse com alguém que já fez a cirurgia com o mesmo médico e informe-se sobre o procedimento e os resultados
Fontes
  • Cirurgião Plástico Fernando de Almeida Prado, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - regional de São Paulo (CRM: 70.729).
  • Cirurgião plástico Erick Leonardo Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (CRM: 11 6682).
Por Minha Vida

Mau hálito pode indicar problemas como refluxo, doenças hepáticas e diabetes

homem verificando a glicemia - Foto: Getty Images
Pacientes com um controle ruim do diabetes podem sofrer
uma proliferação bacteriana na cavidade oral, em resultado
 do descontrole glicêmico
Entenda os diferentes tipos de odor e quando é preciso ficar atendo ao sintoma
 
É sabido que o mau hálito, também conhecido como halitose, acontece principalmente pela falta de higiene bucal.
 
No Brasil, aproximadamente 30% da população sofre com este problema, segundo a Associação Brasileira de Halitose.
 
Mas se a higiene bucal está sendo feita corretamente e o mau cheiro persiste, pode ser um alerta para outras condições, como uma inflamação, ou denunciam o agravamento de uma doença já instalada, como o câncer e a cirrose.
 
Fique atento ao seu hálito e descubra se ele está indicando algum problema: 
 
mulher com dores na boca - Foto: Getty ImagesGengivite e outras inflamações na via oral
 Essas são as causas mais frequentes de halitose, e surgem como principal consequência da falta de higiene bucal. "A gengivite e outras inflamações na boca causam um acúmulo de bactérias no local, que atuam na área inflamada e em restos alimentares contidos na boca, provocando a liberação de gases com cheiro desagradável", diz o gastroenterologista Décio Chinzon, do Laboratório Pasteur, em Brasília. O hálito provocado pelas inflamações da via oral exala um cheiro de enxofre, em decorrência dos resíduos deixados pelas bactérias. 
 
homoem com dor de estômago - Foto: Getty ImagesDoenças do aparelho digestivo
Embora essa não seja a principal causa de mau hálito, doenças como gastrite por Helicobacter pylori e refluxo gastroesofágico também geram o mau hálito. "Pode existir retardo no esvaziamento dos alimentos do estômago, que sofrem uma fermentação por ação de bactérias, liberando odores desagradáveis", explica o gastroenterologista Décio. Além disso, os gases liberados pelo refluxo podem deixar na boca o odor do alimento que foi ingerido, no caso daqueles mais marcantes, como alho e cebola. 
 
homem com o nariz irritado - Foto: Getty ImagesDoenças no trato respiratório superior
O gastroenterologista Guilherme Andrade, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, explica que entre 5 e 8% das causas de mau hálito se concentram em doenças do trato respiratório superior, como sinusite, rinite alérgica, amidalite e laringite. "O catarro gerado por essas doenças, juntamente com a ação das bactérias causadoras da inflamação, são responsáveis pelo mau hálito", diz. O cheiro gerado por esses problemas no geral é o de muco, por conta da concentração de catarro. 
 
homem tossindo - Foto: Getty ImagesDoenças no trato respiratório inferior
Enfermidades no trato respiratório inferior são aquelas que afetam a traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares - um exemplo é a bronquite. "Essas doenças podem causar um acúmulo de secreções no pulmão, servindo de alimento para as bactérias, que produzirão gases mal cheirosos", afirma o gastroenterologista Guilherme. O mau hálito causado pelas doenças tanto do trato respiratório inferior, quanto superior, pode ser agravado se você for tabagista, pois fumar só contribui para o acúmulo de secreção nesses órgãos, além do odor característico que o cigarro deixa na boca.  
 
homem verificando a glicemia - Foto: Getty ImagesDiabetes
O endocrinologista Felipe Henning Gaia, do SalomãoZoppi Diagnósticos, em São Paulo, explica que o diabetes por si só não causa mau hálito. No entanto, ele pode contribuir para alteração no odor bucal em duas circunstâncias. "Em pacientes com diabetes tipo 1 que parem de usar insulina, pode ocorrer o fenômeno de cetose (quando o pâncreas converte gorduras e ácidos graxos e corpos cetônicos), e o paciente pode apresentar o hálito cetônico, que se assemelha ao cheiro de maçã", afirma o especialista. Além disso, pacientes com um controle ruim do diabetes podem sofrer uma proliferação bacteriana na cavidade oral, em resultado do descontrole glicêmico. Nesse caso, o odor é parecido ao causado pelas inflamações da via oral.  
 
mulher bêbada - Foto: Getty ImagesDoenças hepáticas
A insuficiência hepática e outros problemas que afetam o fígado, como a cirrose, podem causar diferentes tipos de mau hálito. No fígado acontece a síntese das substâncias absorvidas pelo nosso organismo, e seu mau funcionamento compromete esse processo, ocorrendo a liberação dessas substâncias pelas vias aéreas, quando elas na verdade deveriam ser excretadas. O odor do chamado hálito hepático é de terra molhada, que pode piorar e se tornar insuportável, conforme a gravidade da doença. "Esses cheiros característicos chamam a atenção do médico, e devem deixar o paciente já diagnosticado em alerta para as complicações", diz o gastroenterologista Décio.  
 
mulher com dores nos rins - Foto: Getty ImagesDoenças renais
"O mau funcionamento dos rins causado pela insuficiência pode levar a um acúmulo de ureia no organismo, que entra pelas vias aéreas e deixa um odor característico de amônia", alerta o gastroenterologista Guilherme. A doença renal crônica, quando em estado grave, pode causar hálito com cheiro de urina - por isso, qualquer alteração desse tipo deve chamar a atenção dos pacientes ou alertar pessoas para o diagnóstico. 
 
homem no médico - Foto: Getty ImagesCâncer no estômago
O câncer de estômago em estado avançado inicia um processo de "putrefação" do tecido canceroso, gerando o odor que passa pelas vias aéreas e causa um hálito fétido, do tecido necrosado que chega até a boca - é o chamado hálito necrótico. "Esse e outros cânceres do sistema digestivo causam esse odor porque crescem de uma tal maneira que as células em volta começam a morrer, como se o câncer estivesse apodrecendo a região", alerta o gastroenterologista Guilherme. "Esse hálito pode ser dividido em cinco graus, sendo o grau um hálito brando, e o cinco um odor insuportável."
 
médica segurando um estetoscópio - Foto: Getty ImagesInsuficiência cardíaca
Para funcionar corretamente, o coração usa a glicose para obter energia e bombear o sangue para o corpo. Nos casos de insuficiência cardíaca, nos quais o coração está deficiente, ele passa a quebrar ácidos graxos em vez da glicose, liberando os corpos cetônicos. Um estudo realizado no Instituto do Coração (Incor), pela Faculdade de Medicina e pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, identificou que o nível de acetona exalado pelos pacientes cardíacos pode ser até 10 vezes maior do que nas pessoas saudáveis, dependendo da gravidade da doença. 
 
Fonte Minha Vida

Pesquisa aponta que 28% dos adolescentes entre 13 e 15 anos já tiveram relação sexual

Nos colégios, 69,7% também disseram que foram orientados sobre
 como obter preservativos gratuitamente na rede de saúde
De acordo com estudo do IBGE, meninos iniciam mais cedo que meninas
 
A pesquisa PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), divulgada nesta quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que 28,7% dos estudantes na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade já tiveram relação sexual. Foram entrevistados 110 mil alunos do Ensino Fundamental.
 
De acordo com o estudo, feito em 2012, do total de meninos que responderam ao questionário, 40,1% já passaram pela experiência, sendo que entre as meninas 18,2% disseram que sim. Em relação ao uso do preservativo, 75,3% contaram ter usado a camisinha na última vez.
 
Ainda segundo o levantamento, meninos entre 13 e 15 anos de idade iniciam a vida sexual mais cedo que as meninas na mesma faixa etária. Na maioria das vezes, tanto eles quanto elas não abrem mão do preservativo.

 Na avaliação da pesquisa, ações de educação sexual na escola e campanhas educativas do governo, além do envolvimento da família na educação dos adolescentes, são apontadas como os principais fatores de proteção contra o comportamento sexual de risco. Elas ajudam na orientação sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e na prevenção de uma gravidez indesejada.
 
A pesquisa do IBGE mostrou ainda que em 2012 cerca de 90% dos alunos afirmaram ter recebido informações sobre DST nas escolas, tanto na rede pública quanto na privada. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, o número que respondeu sim a esse item é maior. Nos colégios, 69,7% também disseram que foram orientados sobre como obter preservativos gratuitamente na rede de saúde.

Os dados sobre iniciação sexual coletados pelo IBGE com base em entrevistadas a estudantes de todo o País são semelhantes aos encontrados em pesquisas com jovens da OMS (Organização Mundial da Saúde) em outras regiões do mundo.
 
Fonte R7

Médico é inocentado por 'ereção de oito meses' de paciente com prótese

Motorista de caminhão acusou especialista de negligência após cirurgia mal sucedida
 
Um tribunal do estado americano de Delaware inocentou nesta quarta-feira (19) um médico acusado de negligência em uma cirurgia realizada em dezembro de 2009, quando implantou uma prótese peniana no caminhoneiro Daniel Metzgar, de 44 anos, resultando numa ereção de oito meses.
 
Metzgar diz que o médico só realizou uma consulta de acompanhamento pós-cirúrgico dois meses depois do procedimento, o que agravou ainda mais a situação.
 
Em abril de 2010, quatro meses depois de implantar a prótese,o paciente decidiu procurar um hospital para realizar exames por sentir inchaço e desconforto na região genital.
 
O implante acabou sendo removido em agosto de 2010 quando um tubo do dispositivo atravessou seu saco escrotal e saiu para fora da pele. Um outro médico implantou nele então uma outra prótese.
 
Complicações
Metzgar diz optado pelo implante após anos de luta contra a impotência causada pelo diabetes.
O implante contava com três peças: cilindros infláveis dentro do corpo do pênis, um depósito de líquidos debaixo da parede abdominal e uma bomba dentro do saco escrotal.
 
Durante o julgamento, os jurados ouviram o testemunho de Metzgar sobre seu trauma e como teve que lidar com piadas da família e dos amigos, além de olhares, insultos e ameaças de desconhecidos.
 
—Eu nem podia sair para dançar. Não é algo que você queira mostrar para seus amigos, em festas.
 
O advogado do paciente disse durante o julgamento que Desperito não verificou os prontuários feitos depois da cirurgia que mostraram que seu pênis estava inchado logo após a cirurgia.
 
Mas o advogado do médico disse que os prontuáros foram feitos por funcionários do hospital que não eram familiarizadas com implantes penianos, e que Desperito e outros médicos que trabalham com ele, que conheciam esse tipo de implante, tinham certeza de que o pênis não ficou ereto depois da cirurgia.
 
Além disso, em defesa do médico, o advogado disse que é estranho que uma pessoa que tem seu saco escrotal inchado 'como uma bola de futebol', como descreveu o próprio Metzgar, não tenha procurado a clínica por dois meses.
 
Fonte BBC Brasil/R7

Jovem anoréxica que recusou tratamento morre na Argentina

Adolescente de 19 anos morreu na cidade Rosário del Tala
 
Uma jovem de 19 anos que sofria de anorexia nervosa morreu na Argentina após se recusar, assim como sua mãe e sua avó, o tratamento médico necessário para sua doença por motivos religiosos, informaram nesta quarta-feira (19) veículos locais.
 
Antonella Mirabelli morreu no sábado (15) na cidade de Rosário del Tala, na província argentina de Entre Ríos, apesar de seu pai, Cristián Mirabelli, divorciado de sua mãe, ter recorrido à Justiça várias vezes para que fosse internada involuntariamente.
 
A mãe e a avó de Antonella, com quem ela vivia, decidiram não receber atendimento médico, já que consideravam a ajuda de Deus suficiente, opinião que a jovem compartilhava com elas. Vendo-a cada vez mais doente, o pai solicitou em 2012 a intervenção da Justiça, mas o processo ficou paralisado já que a menina era maior de idade e estava em plenas faculdades mentais.
 
Após a morte de Antonella, seu pai iniciou os trâmites para que se investiguem as causas da morte e quer garantir que o incidente não se repita se qualquer uma de suas outras seis filhas adoecerem.
 
Fonte R7

Padilha diz que vai 'analisar' texto do ato médico, aprovado no Senado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira que o governo vai "analisar com muito detalhe" o texto do projeto de lei do Ato Médico, aprovado nesta terça-feira, 19, no Senado.
 
Ele argumentou que a proposta sofreu uma série de mudanças ao longo da tramitação. "É importante valorizar a profissão médica, é importante garantir a proteção para pacientes, mas é muito importante manter o conceito de equipes multiprofissionais", completou.

O texto, aprovado depois de 11 anos de tramitação, reserva aos médicos a atribuição para diagnóstico e prescrição de terapias, regra que pode trazer uma série de problemas para o atendimento na rede pública de saúde, sobretudo nos casos das doenças negligenciadas.
 
Um dos alicerces da assistência é o atendimento por equipes. "Todos nós, inclusive nós médicos aprendemos sobre a importância de uma equipe", completou o ministro. O texto agora terá de ser submetido à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Se a regra for aprovada sem mudanças, alguns protocolos de assistência à saúde, que atualmente contam com participação importante de enfermeiras, por exemplo, terão de ser alterados. "Eu defendo que todos os protocolos observem e sejam submetidos às regras previstas em lei. Ou seja, se a Lei do Ato Médico estabelece que diagnósticos e prescrições são prerrogativas do médico cabe ao Estado assegurar as condições", disse o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D'Ávila.

O texto que passou pelo Senado indica como atividades exclusivas dos médicos cirurgias, aplicação de anestesia geral, emissão de laudos em exames de endoscopia e imagem, exames para diagnóstico de doenças ou para avaliar a evolução de tumores. Os exames citopatológicos, a coleta de material para análises clínicas, poderão ser feitos por outros profissionais além dos médicos.

D'Avila afirmou que anestesia local pode ser feita por outras classes profissionais. O parto também não é exclusividade do médico. Enfermeiros podem realizá-lo, desde que não haja complicações. "Não vamos criar conflito. Nem promover uma caça às bruxas", afirmou ele, quando questionado sobre a eventual sanção, sem vetos, do projeto pela presidente. De acordo com ele, depois da sanção, o CFM quer chamar integrantes de outras classes profissionais para discutir eventuais dúvidas e fazer acordos. "Mas o texto deixa claro: cada um no seu quadrado."

Questionado sobre a acupuntura, D'Avila afirmou que profissionais de outras classes terão de atuar de acordo com as suas atribuições. "Isso não está na lei. Qualquer análise agora tem de ser feita de acordo com as decisões da Justiça". Segundo ele, por enquanto, está certo apenas que psicólogos não podem realizar o tratamento, pois já há manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto. Quanto à tatuagem, ele afirmou: "É claro que está permitido para qualquer um. Nunca pensamos nisso."
 
Fonte Estadão

Concurso Prefeitura de Cícero Dantas (BA)

A Prefeitura de Cícero Dantas, no estado da Bahia, por meio da empresa Seprod, publicou edital n° 01/2013 de concurso público para o provimento de 260 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3 mil em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar serviços gerais, guarda municipal, motorista (classes B, C, D), agente de combate as endemias, auxiliar administrativo, assistente administrativo, técnico agrícola, auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem, técnico em higiene bucal, professor I, odontólogo, enfermeiro PSF, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico plantonista, médico cirurgião, assistente social, psicólogo, supervisor pedagógico, psicopedagogo, coordenador pedagógico, professor (português, matemática, biologia, inglês, história, geografia e  educação física).

Inscrições
Somente será admitida a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.seprod.com.br, solicitada no período de 18 a 30 de junho de 2013, podendo ser realizadas até às 23:59hs do último dia previsto para o término das inscrições, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Taxas
Ensino Superior Completo - R$ 85,00;
Ensino Médio Completo/Curso Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 35,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 28 de julho de 2013, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD (www.seprod.com.br) até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas.

O local, a data e o horário da prova prática serão divulgados no Edital de convocação para realização da prova prática em até 48hs após a publicação do resultado parcial.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Concurso Eletrobras Amazonas Energia 2013

A Eletrobras Amazonas Energia S/A, empresa controlada das Centrais Elétricas Brasileiras S/A - Eletrobras, publicou extrato do edital nº. 1, de 4 de junho de 2013, tornando pública a abertura de inscriões ao concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio e superior.
 
Cargo/Formação
Para concorrer a uma vaga no cargo de Profissional de Nível Superior, é preciso ter formação nas áreas de Administração, Arquivologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação - Ênfase em Banco de Dados, Ciências da Computação - Ênfase em Infraestrutura de Redes e Suporte, Ciências da Computação-Ênfase em Governança, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Telecomunicações.
 
Para os cargos de Profissional de Nível Médio Operacional, a formação técnica exigida poderá ser nas áreas de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Telecomunicações. Para os cargos de Profissional de Nível Médio Suporte a formação é de Ensino Médio, Eletricista e Técnico em Informática.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, solicitada entre 09 horas do dia 10 de junho às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de julho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a organização disponibilizará posto de atendimento com acesso à internet, localizado à Rua Havaí, 19 - Nova Esperança - Manaus - AM - CEP 69307-340 - telefone (92) 3086-2618, com início às 10h do dia 10 de junho até às 17h do dia 09 de julho de 2013, somente nos dias úteis.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva, avaliação física, avaliação médica admissional e checagem de pré-requisitos/comprovação de documentos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 18 de agosto de 2013 e as avaliações físicas estão programadas para acontecer nos dias 14 e/ou 15 de setembro de 2013.
 
O candidato poderá obter informações e orientações sobre o concurso no endereço eletrônico de inscrição ou pela Central de Atendimento da FBR, das 9h às 18h, pelo telefone (21) 3525-2480 e pelo telefone (92) 3086-2618.
 
Validade
O prazo de validade deste concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado ou não por igual período, a critério da administração.
 
Para consultar o edital completo e outras atualizações, acesse o site http://concursos.biorio.org.br/AMAZONAS2013/concurso.asp

Prefeitura de Narandiba (SP) abre Processo Seletivo

No município de Narandiba, no estado de São Paulo, a Prefeitura publicou o edital nº 001/2013 de processo seletivo, informando aos interessados que estão abertas as inscrições para o preenchimento de duas vagas e formação de cadastro reserva de nível superior, nos cargos de Cirurgião Dentista, Farmacêutico e Médico. A remuneração pode chegar a R$ 6.040,71 e aos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições até às 23h59min do dia 27 de junho de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa é de R$ 80,00 para todos os cargos.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 14 de julho de 2013, devendo o horário e o local serem divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições. O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 15 de julho de 2013, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Narandiba, pelo site de inscrição e através de publicação no Jornal O Imparcial.

O resultado da prova objetiva será divulgado até o dia 25 de julho de 2013 e a validade do certame será de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Macapá - AP abre processo seletivo

A Prefeitura de Macapá, no estado do Amapá, promove processo seletivo, por meio dos editais nº 01 e 02/2013 – SEMSA/PMM, com o objetivo de contratar por tempo determinado profissionais que atendam às necessidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A oferta total é de 760 vagas distribuídas entre cargos de ensino fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 23 mil.

O edital 01/2013 oferece 523 vagas para os cargos de: Médico, Veterinário, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Pedagogo, Biólogo, Técnico em Nutrição, Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração, Operador de Caixa, Programador de Microcomputador, Atendente de Farmácia, Motorista, Auxiliar de Almoxarifado, Técnico Agrícola, Arte Educador, Agente de Transporte Marítimo/Fluvial, Laboratorista/Microscopista e Técnico em Radiologia.

Já o edital 02/2013 prevê a oferta 237 vagas para Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Assistente Social, Odontólogo, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Técnico em Saúde Bucal, Educador Físico, Técnico em Enfermagem e Agente Social.

As inscrições serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2013, na Associação dos Servidores Municipais, localizada na Jovino Dinoá, Araxá, nº 4429, das 8h às 18h, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição e da entrega da documentação listada nos respectivos editais. Tanto o edital quanto a Ficha de Inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da Prefeitura de Macapá (www.macapa.ap.gov.br). Não há cobrança de taxa.
 
A seleção constará de análise curricular (1ª fase) e entrevista (2ª fase). A relação dos candidatos classificados para a entrevista será disponibilizada no dia 04 de julho de 2013, por meio de publicação no Diário Oficial do Município e no endereço eletrônico da Prefeitura de Macapá. Já nos dias 10, 11, 12, 15 e 16 de julho de 2013, no horário de 8h às 18h, os candidatos deverão comparecer ao local informado no site da Prefeitura para participação nesta fase.
 
O resultado final do processo seletivo tem previsão de divulgação a partir do dia 31 de julho de 2013, nos mesmos veículos de comunicação. O contrato terá a validade de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Prefeitura de São José de Ribamar - MA abre processo seletivo

A Prefeitura de São José de Ribamar, estado do Maranhão, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, com a intenção de ocupar 37 vagas aos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias (nível médio). O salário é de R$ 678,00 em carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições das 10h do dia 25 de junho às 23h59min do dia 14 de julho de 2013, pela internet, nos sites da organizadora Fundação Sousândrade - FSADU (www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos). A taxa é de R$ 35,00.

A Prova de Conhecimentos terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 18 de agosto de 2013. O horário e locais de realização serão divulgados no período de confirmação de inscrição, nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar-MA, da FSADU e no site oficial do Processo Seletivo. O gabarito será publicado na data provável de 19 de agosto de 2013.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contado a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Bom Jardim da Serra (SC) lança processo seletivo

A Prefeitura de Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo n° 04/2013, destinado ao provimento de 37 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 11.228,70, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

O certame será realizado por meio da empresa Click Soluções e são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais 5% das vagas.

Cargos
- Nível Superior: Assistente Social (CR), Médico Clínico Geral (1), Médico Clínico Geral Plantonista (2), Médico Ginecologista (1), Médico Pediatra (1), - Nutricionista (1), Veterinário (1);
- Nível Médio: Técnico em Enfermagem (4);
- Nível Fundamental: Mecânico (1);
- Nível Alfabetizado: Motorista (3), Motorista Caminhão (3), Motorista Transporte Escolar (1), Operador de Máquina II (2), Operador de Máquina III (2), Serviços Gerais - Feminino (6), Serviços Gerais - Masculino (4), Tratorista (4).

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 21 de junho a 4 de julho de 2013, somente via internet, pelo sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br. Não será cobrado taxa de inscrição.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 14 de julho de 2013, com duração máxima de 3 horas e duração mínima de 1 hora, em local a ser divulgado no edital de homologação dos inscritos, das 9h às 12h. Também haverá prova de títulos para os cargos de Assistente Social, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral, Plantonista, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista e Veterinário.
 
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 15 de julho de 2013. No dia 22 de julho de 2013, a Comissão Coordenadora do Processo Seletivo publicará o gabarito definitivo.

Validade
Este certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

Concurso Prefeitura de Marianópolis do Tocantins - TO

A Prefeitura de Marianópolis do Tocantins, estado do Tocantins, divulgou edital de concurso público n° 001/2013 com o fito de ocupar 111 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9 mil em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Enfermeiro (a) Padrão, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo(a), Professor de Educação Física, Professor Nível III, Agente de Assistente Social, Agente de Biblioteca, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo e outros postos.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas via internet, através do site www.municipioassessoria.com.br, no período de 19 a 28 de junho de 2013.

Taxas
- Nível Fundamental incompleto - R$ 35,00;
- Nível Fundamental completo - R$ 45,00;
- Nível Médio – R$ 65,00;
- Nível Superior – R$ 85,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 04 de agosto de 2013, em local e horário a ser amplamente divulgado após o encerramento das inscrições.
 
Todas as convocações, avisos, gabaritos, resposta de recursos e resultados serão publicados no placar da Prefeitura Municipal e através do site www.municipioassessoria.com.br pela Comissão do Concurso, desobrigada de fazer comunicações individuais aos candidatos.

O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, havendo interesse público.

Prefeitura de Pitanga - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de Pitanga, estado do Paraná, lançou edital n° 01/2013 de processo seletivo para a contratação de profissionais de nível médio e superior que atuem nos serviços de proteção social básica e especial, desenvolvidas no âmbito dos Centros Sociais CRAS e CREAS e do Programa Projovem Adolescente.

Haverá 09 vagas, distribuídas entre os cargos de orientador social, psicólogo, assistente social e advogado. Os vencimentos vão até R$ 2.480,00 por carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 24 a 28 de junho de 2013, através do site www.pitanga.pr.gov.br
 
O processo seletivo simplificado consistirá na Análise de Currículos e Títulos.

O certame terá validade de um ano, prorrogável por igual período a contar da data da publicação da homologação do resultado final, a ser publicada através de Edital no Órgão Oficial do Município e no site www.pitanga.pr.gov.br.

FIMES (GO) realiza processo seletivo

A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES, no estado de Goiás, publicou edital N° 002/2013 de processo seletivo para contratação temporária de 42 professores substitutos. As vagas são para lecionar nos cursos de Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Psicologia. 

As inscrições serão realizadas até o dia 25 de junho de 2013, das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h no sábado, na recepção da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior - FIMES, no Prédio Administrativo, localizada à Rua 22, s/n, Setor Aeroporto, Mineiros, Estado de Goiás, CEP 75830-000, Fone (64) 3672-5100.

O comprovante de pagamento da taxa de inscrição terá o valor de R$ 50,00.

O concurso será realizado somente com a Prova de Títulos. Para a Prova de Títulos, o Currículo Lattes devidamente comprovado dos candidatos, será encaminhado à Comissão Organizadora do Processo Seletivo, num total máximo de 100 pontos.

O resultado final estará disponível no dia 05 de julho de 2013, nos murais da FIMES e no site www.fimes.edu.br.

O processo seletivo tem validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano.

Concurso Prefeitura de Augusto Pestana - RS

A Prefeitura de Augusto Pestana, estado do Rio Grande do Sul, lançou os extratos dos editais de concurso público e de processo seletivo, ambos com numeração 01/2013. As oportunidades são para Agente Comunitário de Saúde, Professor de Ciências Biológicas, Professor de Matemática e Cirurgião Dentista.
 
As inscrições serão realizadas somente via internet, no site www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos, no período de 20 de junho a 1º de julho de 2013. De acordo com os extratos dos editais, os boletos bancários emitidos no último dia do período de inscrições poderão ser pagos até o primeiro dia útil subsequente ao término das inscrições.
 
Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, o certame constará apenas de prova escrita, já para os demais cargos, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita e análise de títulos.
 
A prova escrita está prevista para o dia 20 de julho de 2013, na Escola José Lang, sito na Rua Albino Mattes Filho, 242, na cidade de Augusto Pestana/RS.
 
O edital completo será afixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Augusto Pestana, bem como nos sites informativos www.pmaugustopestana.com.br e www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos

FSNH de Novo Hamburgo abre seleção para médicos

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de processo seletivo simplificado 04/2013, para a contratação de 31 médicos. A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 12.205,47 mensais, conforme especialidade pretendida.
 
Todos os profissionais contratados farão jus ao benefício espontâneo de auxílio deslocamento mensal de até R$ 500,00, mais auxílio alimentação mensal de até R$ 180,00.
 
Serão contratados médicos de diversas especialidades, pelo regime CLT e com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês.
 
As vagas são para as seguintes especialidades: Médico Anestesiologista, Médico Emergencista, Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) ,Médico Clínico Geral (Generalista), Médico (Pediatria Clínica), Médico Psiquiatra, Médico Neonatologista, Médico Plantonista de UTI, Médico Cardiologista, Médico Internista, Médico Neurologista, Médico Neurocirurgião e Médico Mastologista.
 
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, até o dia 24 de junho de 2013, exclusivamente no site: www.fsnh.net.br.
 
A prova de Títulos será de caráter classificatório, sendo que serão considerados os títulos da área de formação específica do emprego e função, em que o candidato está concorrendo.
 
A publicação dos resultados preliminares será na data provável de 25 de junho de 2013. Os resultados do Processo Seletivo Simplificado serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br), na data prevista de 02 de julho de 2013.
 
O certame destina-se ao preenchimento de vaga temporária mediante contrato por prazo determinado de até 12 (doze) meses, podendo ser renovado por período.

Vagas de estágio nos Correios de São Paulo

Estudantes de São Paulo que estejam matriculados em cursos de nível médio/técnico terão oportunidades de estágio na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). É que a Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana publicou edital N° E-123/2013 visando preencher 24 vagas e constituir cadastro de reserva de estagiários. Os salários podem chegar até R$ 584,16 e a jornada a ser cumprida será de 04 horas diárias (20 horas semanais).

Os estudantes interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 24 de junho a  05 de julho de 2013.

Este processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos correios.

Este processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Prefeitura de Campo Largo – PR realiza seleção para médicos

A Prefeitura de Campo Largo, no estado do Paraná, divulgou edital de processo seletivo para contratação, por tempo determinado, de Médicos Clínico Geral para trabalharem no Programa de Saúde da Família. O certame oferta 07 vagas mais cadastro reserva, com remuneração de R$ 11.828,46 por jornada de 40 horas semanais.
 
Conforme o cronograma da seleção, as  inscrições estarão abertas até 25 de junho de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico www.campolargo.pr.gov.br.
 
O concurso constará de prova objetiva e avaliação de títulos. A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de junho de 2013. O local da prova será informado através de edital que será publicado em 28 de junho, no endereço eletrônico www.campolargo.pr.gov.br e no Diário Oficial do Município. 
 
O gabarito e a prova objetiva serão disponibilizados na internet, no dia 02 de julho de 2013, a partir das 17 horas, no endereço eletrônico www.campolargo.pr.gov.br. Os títulos deverão ser entregues no mesmo dia da realização das provas.
 
O certame tem validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Teresópolis (RJ) abre vagas

Anunciada a realização do processo seletivo com o objetivo de contratar temporariamente profissionais para as equipes de atenção básica – estratégia saúde da família – do município de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro. São ofertadas 178 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 12.000,00 por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de serviços gerais, Técnico em manutenção predial, Técnico de enfermagem, Recepcionista, Digitador, Auxiliar Administrativo, Agente comunitário de saúde, Médico, Farmacêutico e Enfermeiro.
 
Inscrição
Interessados devem efetuar a inscrição até o dia 28 de junho de 2013, das 9h às 12h e das 14h às 17h em dias úteis, no campus sede do UNIFESO, situado na Av. Alberto Torres, 111 – Alto, Teresópolis/RJ - Protocolo de Inscrições na Secretaria Geral de Ensino – Prédio Arthur Dalmaso.
 
O candidato deverá formalizar sua inscrição por meio de preenchimento de formulário próprio, disponível no site do UNIFESO, através dos links: 
 
 
 
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 15,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
O certame será composto de  duas etapas, sendo a 1ª etapa: prova escrita e a 2ª etapa: títulos, entrevista e avaliação prática.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 11 de agosto de 2013, das 9h às 13h, no Campus Sede do UNIFESO.
 
No dia da entrevista, o candidato deverá entregar à banca examinadora um currículo simplificado, de preferência no formato lattes - www.lattes.cnpq.br, assim como fotocópia das documentações comprobatórias dos títulos.
 
A segunda etapa será realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2013, no Setor de Recursos Humanos da FESO – Campus Sede do UNIFESO, Prédio Arthur Dalmaso.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 28 de agosto de 2013, no quadro de avisos na entrada do Prédio Arthur Dalmaso e no site do UNIFESO.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 10 meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado por mais 48 meses, de acordo com interesse institucional.

Feaes de Curitiba abre processo seletivo

A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Estado do Paraná, abriu edital N° 05/2013 de processo seletivo, com a finalidade de preencher 25 vagas para Técnico de Enfermagem (curso técnico). O salário é de R$ 1.175,02 por carga horária de 36 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas sem ônus para o candidato, no Hospital do Idoso Zilda Arns, situado na Rua Lothário Boutin, nº 90, bairro Pinheirinho, Curitiba, Paraná, até o dia 08 de julho de 2013 das 8:00 as 12:00 horas, no setor de Gestão de Pessoas da FEAES.
 
A homologação das inscrições será publicada no Diário Oficial - Atos do Município de Curitiba e no site da FEAES no dia 10 de julho de 2013.
 
O certame será realizado em 02 (duas) fases:

- A 1ª (primeira) fase consistirá de Análise de Currículo Vitae e Títulos, com caráter eliminatório e classificatório;

- A 2ª (segunda) fase consistirá de Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório, em que serão avaliadas as condições de saúde dos candidatos em relação às atividades inerentes ao cargo.
 
O resultado do Exame Médico Admissional será emitido sob a forma de Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, sendo entregue uma cópia ao candidato.
 
O certame terá validade de seis meses, a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FEAES.

Prefeitura de Jundiaí - SP promove concurso público

A Prefeitura de Jundiaí, no estado de São Paulo, abriu concurso público, por meio do edital nº 282/2013, com o objetivo de contratar profissionais para atuar na rede municipal de saúde.  As 42 vagas ofertadas são para Médico, em várias especialidades, Técnico de Enfermagem, Biologista, Técnico de Higiene Dental, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Laboratório, Técnico de Necrópsia, Assistente de Administração e Agente de Defesa Civil.
 
Os vencimentos podem chegar a R$ 5.668,58, além de auxílio transporte e vale alimentação, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.makiyama.com.br até 21 de julho de 2013. A taxa é  de R$ 45 (nível médio) e R$ 80 (nível superior).
 
O certame será constituído de prova objetiva, para todos os cargos, e avaliação de títulos, apenas para os candidatos ao cargo de Médico.  A prova escrita será aplicada provavelmente em 25 de agosto de 2013. Os gabaritos das provas serão anunciados em 27 de agosto.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura do Município de Jundiaí, uma única vez e por igual período. 

Prefeitura de Vila Pavão (ES) realiza processo seletivo

Em Vila Pavão, no estado do Espírito Santo, a Prefeitura publicou edital (Nº 08/2013) de processo seletivo para preencher 01 vaga no cargo de Psicólogo. O salário é de R$ 2.136,97, em jornada de 30 horas semanais.
 
A inscrição será realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua XV de Novembro, s/nº, Centro, no período de 26 a 28 de junho de 2013, das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
 
Os inscritos serão selecionados por meio da avaliação da habilitação do candidato. O contrato de prestação de serviços será celebrado com o município pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a conveniência da administração pública.

SJC – SC abre processo seletivo

A Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC) lançou edital de processo seletivo simplificado nº 005/2013/SJC, de contratação de Assistente Social e Pedagogo exclusivamente para Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Lages (CASE de Lages) e Psicólogos exclusivamente para o Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Chapecó (CASE de Chapecó).
 
São ofertadas 04 vagas para profissionais de nível superior, com salário de R$ 1.296,00 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições prévias ocorrerão somente online até às 17 horas e 45 minutos do dia 28 de junho de 2013, no site www.sjc.sc.gov.br, estando vinculada a entrega de documentação comprobatória. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O certame dar-se-á mediante somatório de pontos da contagem de títulos, cursos de qualificação e da experiência comprovada.
 
A convocação será feita exclusivamente pelo site www.sjc.sc.gov.br, devendo o candidato acompanhá-lo periodicamente.
 
O processo seletivo simplificado destina-se à seleção de profissionais para contratação temporária pelo período de doze meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo exclusivamente para o CASE de Lages e de Chapecó.

Processo Seletivo UFS (SE)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu edital N° 013/2013 de processo seletivo simplificado, visando à contratação pelo prazo de até 01 (um) ano, de Professor Substituto. A remuneração será de até R$ 4.649,65 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

São oferecidas 10 vagas no Campus de São Cristóvão para atuar nos Departamentos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação, Engenharia Química, Psicologia e Química. Também existem 04 vagas no Campus da Saúde nas áreas de Enfermagem e Medicina. Por fim, há 01 vaga para atuação no Campus de Itabaiana, junto ao Departamento de Administração.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos, página do edital), a partir das 9 horas do dia 20 de junho até as 23 horas e 50 minutos do dia 29 de junho de 2013 (horário local).
 
A seleção será composta de duas etapas: prova didática e análise de curriculum. As datas de aplicação de cada avaliação seja as provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos), na página eletrônica do edital.

O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.

IDENE abre processo seletivo

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE, publicou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. O certame visa preencher 46 vagas de níveis médio e superior, com salário de até R$ 1.528,07 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para se inscrever o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponível no site www.idene.mg.gov.br e entregá-la pessoalmente, juntamente com a documentação no período de 24 de junho a 1º de julho de 2013, de segunda a sexta, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00, em um dos seguintes endereços:
 
Araçuaí/MG: Avenida Bom Jesus, 67 – Bairro Alto Mercado;
Belo Horizonte/MG: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Prédio Gerais, 8º andar, lado ímpar – Bairro Serra Verde;
Diamantina/MG: Avenida Francisco Sá, 401 – Bairro Centro;
Janaúba/MG: Rua Caetés, 173 – Bairro Esplanada;
Januária/MG: Rua Treze de Maio, 1000 – Bairro Centro;
Jequitinhonha/MG: Avenida Dr. Franco Duarte, 436 – Bairro Centro;
Montes Claros/MG: Rua Daniel Costa, 665 – Bairro Jardim São Luiz;
Salinas/MG: Rua Felismino Henrique, 48 – Bairro Funcionários;
Teófilo Otoni/MG: Rua Ida Luz, 40 – Bairro Grão Pará.
 
Documentação a ser apresentada e/ou entregue no ato da inscrição:
  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação, se houver;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante da última votação ou Certidão de Quitação Eleitoral dentro do prazo de validade;
  • Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, para candidato do sexo masculino;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais expedida pela Polícia Civil de Minas Gerais dentro do prazo de validade;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais expedida pela Polícia Federal dentro do prazo de validade;
  • Comprovante de endereço recente (datado dos últimos três meses);
  • Cópia autenticada em cartório, do Histórico Escolar e/ou Certificado de conclusão para candidatos a cargos de Ensino Médio;
  • Cópia autenticada em cartório, do diploma e/ou certificado de formação acadêmica para candidatos a cargos de Ensino Superior.
 
O processo seletivo será constituído de análise de currículo e entrevista.
 
O resultado final será disponibilizado no site www.idene.mg.gov.br e também no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
 
A validade do processo seletivo será de um ano a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

Prefeitura de Juara - MT abre processo seletivo

A Prefeitura do município de Juara, no estado do Mato Grosso, divulgou edital n° 003/2013 de processo seletivo, com a finalidade de prover vagas para profissionais da área de saúde. São ofertadas17 vagas para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Ambos os cargos exigem ensino médio e oferecem remuneração de até R$ 950, para cumprimento de carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas na Secretaria Municipal de Saúde, no período de 20 de junho a 03 de julho de 2013, nos horários de 08 às 10 horas e das 13 às 16 horas.
 
O certame será composto de prova objetiva, que será aplicada provavelmente em 28 de julho de 2013, além da entrevista. A divulgação do resultado da prova objetiva será no dia 30 de julho de 2013, às 15 horas.
 
O processo seletivo terá validade por um ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

90% dos dados estarão em sistemas de TI não controlados

Cada vez mais as informações pessoais de funcionários em sistemas fora da infraestrutura corporativa serão usadas por criminosos para atacar companhias
 
Organizações devem criar um programa de privacidade no qual os dados pessoais estejam próximos e controlados, segundo o Gartner. Para a consultoria, em 2019 as empresas e instituições irão se deparar com um cenário no qual 90% das informações terão dados pessoais de seus membros em sistemas os quais não são conhecidos ou controlados.
 
Isso se mostra como um crescente risco de segurança porque cibercriminosos podem lançar mão desse cenário para ter acesso a sistemas corporativos. Tradicionalmente, companhias são alvos de ameaças virtuais, mas recentemente os hackers passaram a focar ataques em infraestruturas de TI vulneráveis. À medida que a proteção a essas estruturas aumentam, os autores dos ataques alteram novamente seu direcionamento, agora para funcionários, fornecedores, clientes ou qualquer instituição relacionada.
 
“Com a expansão das informações pessoais digitais, indivíduos e seus dados pessoais expandem-se como alvo. Ainda assim, hoje, na maioria dos cenários as companhias são responsáveis pelos dados pessoais de seus funcionários em seus sistemas de TI”, explica o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Carsten Casper. Para ele, chegou o momento de criar uma estratégia de fuga para a gestão de dados pessoais nos próximos cinco anos, a fim de mitigar riscos de acesso.
 
Entre as medidas preventivas para enxugar os riscos está a delimitação clara entre dados pessoais e não-pessoais, primeiro passo para a criação de uma política informacional. O real desafio reside e lidar com dados que podem cair nas duas categorias – tanto aquela que reúne planos de negócio, dados financeiros e propriedade intelectual; bem como o conjunto de conteúdos de geolocalização, histórico online e outros rastros que cada indivíduo deixa online.
 
A partir de então, os dados pessoais devem ser protegidos. Uma vez eles tenham sido identificados e localizados, a criptografia é uma das medidas mais utilizadas. Mas a barreira adicional ainda existe quando eles trafegam em dispositivos à parte da infraestrutura corporativa, como sistemas em nuvem, por exemplo.
 
Por fim, o Gartner recomenda não combinar dados pessoais com nenhum outro tipo de dado.
 
Qualquer tecnologia que processe dados pessoais da mesma maneira com a qual processa informações corporativas cria um risco, e conteúdos devem ser analisados antes de se tomar decisões sobre sua análise, armazenamento e uso. Ademais, aderir a padrões de privacidade e compliance é essencial, mesmo algumas vezes colidindo com marcos regulatórios. Quanto a isso, a consultoria sugere uma abordagem mais pragmática e lógica. Se um dado pessoal for armazenado em um data center de fornecedor norte-americano, por exemplo, operado por um terceiro na Índia, garantir que os dados sejam criptografados de modo à parte indiana maneje apenas roteadores e servidores aumenta o nível de proteção e faz com que apenas o cliente tenha acesso aos dados.
 
Fonte SaudeWeb