Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sírio-Libanês vai capacitar gestores de hospitais universitários federais

Na primeira etapa do projeto participarão gestores de dez hospitais universitários que serão multiplicadores da metodologia. Ao final, os hospitais terão desenvolvido seus respectivos Planos Diretores
 
Gestores dos hospitais universitários federais serão capacitados a partir de modelo de excelência em atenção à saúde e gestão hospitalar. É o que prevê o “Projeto Capacitação e Planos Diretores 2013-2014 dos Hospitais Universitários Federais”, viabilizado por meio de cooperação firmada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, e o Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa foi assinada na manhã desta última segunda-feira (17), na sede da estatal, em Brasília (DF). A ocasião também marcou a primeira reunião de trabalho do Comitê de Direção do Projeto, constituído por representantes do Hospital e da Ebserh.
 
Filantrópico e considerado pelo Ministério como um dos hospitais de excelência do País, o Sírio tem o comprometimento de ajudar no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). No triênio 2009-2011, os programas desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa capacitaram aproximadamente 30 mil profissionais da rede pública de saúde de todo o Brasil. No triênio 2012-2014, mais 12 mil pessoas participarão dessas atividades, que utilizam ferramentas inovadoras de ensino-aprendizagem.
 
“Buscamos com essa parceria levar os hospitais da rede à condição de excelência nos serviços prestados, exclusivamente por meio do SUS, com o padrão do Hospital Sírio-Libanês”, destacou, em comunicado, o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto.
 
O projeto
Na primeira etapa do projeto, participarão gestores de dez hospitais universitários que posteriormente serão multiplicadores da metodologia para as demais unidades da rede. Cada hospital indicará dez participantes, totalizando um grupo de 100 profissionais.
 
Entre as áreas em que os gestores serão capacitados estão legislação de gestão de pessoas em saúde, gestão clínica e hospitalar, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do SUS, hotelaria hospitalar, gestão de obras e engenharia clínica e processos de regulação.
 
Com duração de 10 meses, o programa de capacitação será realizado em encontros presenciais e atividades à distância, com o acompanhamento de tutores e facilitadores. Ao final do programa, os hospitais terão desenvolvido seus respectivos Planos Diretores.
 
A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que tem como um dos objetivos a melhoria dos processos de gestão dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário