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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Microchip implantado sob a pele medirá a glicose no sangue e auxiliará no tratamento do diabetes

Um chip implantado sob a pele, que mede a glicose no sangue e carrega informações médicas do diabético. Tudo concentrado em um dispositivo do tamanho de um grão de feijão.

Pode parecer ficção científica, mas pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, se aproximam da confecção de um aparelho que promete simplificar o tratamento do diabetes tipo 2, doença cerca de 10 vezes mais recorrente do que a do tipo 1, sobretudo após os 40 anos de idade.

Segundo a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), o diabetes tipo 2 atinge cerca de 12 milhões de pessoas, cujas células adquirem resistência à insulina. O tratamento inicial inclui dieta e medicamento oral quando necessário. Com a progressão da doença, é preciso aplicar injeções subcutâneas de insulina diariamente.

A medição da glicose deve ser feita constantemente para controlar os danos causados pela hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) por meio de ajustes na alimentação e na medicação. Atualmente, o próprio paciente pode coletar uma gota de sangue de seu dedo para fazer essa medição, mas o procedimento ainda causa grande desconforto, especialmente se realizado algumas vezes ao dia.

Para melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, formou-se uma parceria na Unifei entre o grupo de microeletrônica, à frente o engenheiro Tales Cleber Pimenta, e o grupo de biosensores e materiais, coordenado por Álvaro Antônio Alencar de Queiroz. A equipe de Pimenta monta circuitos de baixas tensão e potência, apropriados para o implante em humanos. Já a de Queiroz pesquisa materiais que reagem eletricamente à presença de elementos no sangue.
Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o projeto juntou essas duas tecnologias para desenvolver um microchip de longa duração capaz de detectar a quantidade de glicose no sangue.

A ideia é que os microchips possam ser implantados embaixo da pele, de forma semelhante a que é feita para monitoração de espécies ameaçadas de extinção. O dispositivo irá medir o nível de glicose no sangue e transmitir o resultado por sinal de rádio para um aparelho externo colocado sobre a pele. Esse aparelho poderá inclusive acionar uma bomba de infusão para liberação de insulina diretamente no organismo, sem que haja qualquer intervenção exterior.

Implante
A próxima etapa da pesquisa, iniciada há dois anos, é fazer outras medidas, tais como níveis de colesterol, ureia e oxigênio. Também está previsto o armazenamento de dados pessoais do paciente, como nome, tipo sanguíneo, alergias e medicamentos administrados. “Isso facilitaria muito no atendimento médico, especialmente em casos de emergência”, explica Pimenta.

O pesquisador ressalta que os microchips também são uma alternativa econômica. “Atualmente, as pessoas furam o dedo várias vezes ao dia, o que, além de causar desconforto, gasta muito material. O microchip seria um implante de longa duração sem despesas posteriores”, afirma. O acesso à nova tecnologia sairia hoje por cerca de US$ 250, contando os custos do chip, da sua implantação e do aparelho externo para medição. Os pesquisadores esperam que em dois anos o chip esteja pronto para os testes clínicos, quando se saberá se são aptos para o implante em humanos.

Marcella Huche Ciência Hoje/RJ

Humor: Serve para jumento?

Itaipu consegue reduzir afastamentos prolongados de funcionários


Programa de reabilitação profissional já auxiliou 34 funcionários da hidrelétrica

Realizar a gestão de saúde de uma empresa é um desafio para qualquer gestor. No entanto, quando esta empresa é binacional, como a usina hidrelétrica de Itaipu e este desafio é ainda maior.

Em entrevista concedida ao Saúde Web durante o Fórum de Gestão Estratégica da Saúde Corporativa, promovido pelo IQPC, em São Paulo, e que ocorre entre os dias sete e nove de fevereiro, a gerente de medicina do trabalho da Itaipu, Fernanda Cabral, explica como a empresa implementou o programa de reabilitação profissional junto ao acompanhamento dos empregados afastados.

O objetivo deste programa é minimizar os afastamentos prolongados, ampliar as oportunidades de retorno ao trabalho, qualificar e aumentar a produtividade do trabalhador que retorna as atividades, melhorar o clima organizacional entre as áreas envolvidas e aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Fonte SaudeWeb

Entenda como funciona o Rio Imagem

Com capacidade para realizar 22 mil exames por mês, a unidade, que tem um custo operacional de R$ 22 milhões por ano, reduz gargalo na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro

Imagine chegar num centro de medicina diagnóstica e se deparar com um painel com 15 metros de largura feito pelo artista brasileiro, Romero Brito. Agora, some a isso, uma arquitetura modernista, ampla e diferenciada das últimas inaugurações de saúde. Imaginou?

Este lugar é o Rio Imagem, centro de diagnóstico de imagem, que fica no centro do Rio de Janeiro, em frente à famosa Central do Brasil. E para torná-lo realidade, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro investiu R$33 milhões sendo R$25 milhões direcionados às obras de infraestrutura e R$8 milhões para aquisição de equipamentos.

Inaugurado no último mês de dezembro, o Rio Imagem tem capacidade de realizar até 22 mil exames de diagnósticos por mês e custo operacional anual de aproximadamente R$22 milhões. “O serviço tem uma área exclusiva para pacientes internados em hospitais da rede pública.

Neste local, teremos um médico intensivista, responsável por coordenar o fluxo de pacientes e priorizar os mais graves, para que façam os exames e retornem ao hospital o mais rápido possível”, afirma a subsecretária de unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde.

A operação do Rio Imagem será realizada por cerca de 300 profissionais, sendo 112 médicos como: radiologistas, cardiologistas, intensivistas e anestesistas, e outros 188 colaboradores de diversas áreas. Além da equipe, o centro contará com 20 equipamentos de diagnóstico, cinco raios X, cinco ultrassonografias, quatro ecocardiogramas, duas tomografias, duas ressonâncias magnéticas e duas mamografias – todos digitais e cobertos por um sistema de RIS/PACS fornecido pela GE Healthcare.

Ana Lucia ressalta que, nas novas instalações serão realizados todos os tipos exames de ultrasom, biópsias de mama, próstata, e tireóide ampliada por ultrassonografia. Também serão feitas mamografias com biópsia, e tomografias que serão utilizadas também em exames cardíacos para estudos do coração.

Sob o modelo de gestão compartilhada com a Organização Social (OSS) Consórcio Rio Imagem, além de diminuir o gargalo na área de exames em todo o Estado, o Rio Imagem atuará na formação e capacitação de profissionais da saúde. “Lá teremos um centro de estudos. Está previsto, em contrato, que teremos programas de residência médica, pós- graduação e cursos para a capacitação de técnicos em raio X, tomografia, ressonância e mamografia. Estes programas dependem apenas da aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica, órgão que credencia o serviço”, acrescenta a subsecretária.

De acordo com o secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, em 2010 foram realizados cerca de 154 mil exames de imagem em toda a rede pública de saúde e com o Rio Imagem este número pode mais que dobrar. Ainda segundo Côrtes, no segundo semestre de 2012 será construída, em Niterói, a segunda unidade do Rio Imagem. O novo centro ficará no antigo prédio do Hospital Santa Mônica e pretende atender a população da Região Metropolitana do estado formada por Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. No mesmo período, a primeira unidade do Rio Imagem, no centro carioca, receberá um PET Scan, já previsto no projeto.

A estrutura
Assinado pela RAF Arquitetura, o projeto do novo centro diagnóstico possui uma peculiaridade em relação aos outros centros de diagnóstico espalhados pelo País. Por se tratar de uma região de fácil acesso, que conta com uma grande malha ferroviária formada por trens e metrô, além de ônibus, os equipamentos mais sensíveis como as ressonâncias magnéticas e tomografias estão vulneráveis ao campo magnético e vibração do solo gerados pelo deslocamento das grandes massas ferrosas existentes ao redor do Rio Imagem.

“Poderíamos ter pensado em um prédio mais robusto, no entanto não foi necessário. Criamos uma estrutura, uma modulação de pilares permitindo que a laje do centro fosse mais resistente, impedindo as vibrações causadas pelos sistemas de transporte”, explica o arquiteto e sócio da RAF, Flávio Kelner. “Trabalhamos em conjunto com as empresas fornecedoras dos equipamentos e calculamos as distâncias de segurança para que os magnetos desses aparelhos não sofressem nenhum tipo de interferência. A localização foi primordial na definição do projeto”.

Outro detalhe contemplado pela obra foi a definição da quantidade de pessoas dentro da unidade. Ele está dividido desde a entrada do paciente no centro diagnóstico até o momento de seu exame. “Dessa forma conseguimos otimizar o fluxo de pessoas e reduzimos a ociosidade dos equipamentos, uma vez que o paciente entra na sala por um lado, faz o exame, e sai por outro” explica Kelner.

Também foi criado um grande espaço de convivência no centro do prédio fazendo com que, de um lado sejam executados os exames de imagem mais pesados e, do outro, uma área mais voltada para a saúde da mulher. “Pensamos em uma estrutura moderna e humanizada para que os pacientes que estão fazendo seus exames encontrem um ambiente aconchegante e iluminada e possam se sentir bem” finaliza Ana Lucia.

Fonte SaudeWeb

12 mitos e verdades sobre a cirurgia da obesidade

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esclarece dúvidas mais comuns de procedimento que está se tornando a prática mais difundida no Brasil e no mundo

A cirurgia bariátrica e metabólica (popularmente chamada de redução de estômago) é reconhecida hoje como um método seguro e eficaz para auxiliar a perda de peso em obesos mórbidos. O aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas, a certificação de médicos especialistas e o credenciamento de hospitais como centros de excelência em cirurgia bariátrica e metabólica estão tornando a prática mais difundida no Brasil e no mundo.

Além disso, trata-se de um procedimento cada vez mais acessível para a população, principalmente a partir de 2012, quando o método menos invasivo, a videolaparoscopia passou a ser coberto integralmente pelos planos de saúde, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Contudo, muitas dúvidas pairam sobre a mente dos pacientes que têm indicação para o procedimento. Para esclarecê-las, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica elaborou uma lista com os mitos e verdades mais ouvidos nos consultórios.

1. “Quem faz a cirurgia bariátrica fica propenso a alcoolismo, uso de drogas ou comportamento compulsivo para compras.”
Mito.
Não existe nenhuma evidência científica de que, no pós-operatório, o paciente tenda ao alcoolismo ou ao uso de drogas. Quanto à compulsão por compras, o histórico mostra que, ao perder peso, o paciente resgata a autoestima e passa a ter prazer em adquirir roupas e outros produtos de uso pessoal. Pode-se prevenir que esse comportamento se torne compulsivo por meio do acompanhamento psicológico.

2. “Perde-se a mais peso nos primeiros seis meses depois da cirurgia.”
Verdade.
A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Daí a importância de o paciente ser disciplinado quanto às recomendações médicas nessa primeira etapa do pós-operatório.

3. “Depois de uns anos, o paciente volta a engordar.”
Mito.
Na maioria dos casos, o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis. Adotando uma dieta menos calórica e mais nutritiva e praticando exercícios físicos com regularidade, o paciente consegue evitar o reganho de peso.

4. “Sempre é possível fazer a cirurgia por videolaparoscopia.”
Verdade.
A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é mais rápida, mais segura e permite que o paciente tenha alta do hospital e retorne a suas atividades mais rapidamente. Somente em algumas situações especiais não é possível realizar a cirurgia pela via de acesso menos invasiva, como em pessoas que foram submetidas a cirurgias abdominais prévias.

5. “A mulher que fez cirurgia bariátrica não pode engravidar.”
Mito.
Após 15 meses de resguardo pós-operatório, a paciente é liberada para engravidar sem riscos. Durante esse período, em que é proibido o uso de remédios anticoncepcionais, é prudente o uso de preservativos.

6. “A depressão é uma consequência comum para quem faz a cirurgia.”
Mito.
Não existe uma tendência. Se o paciente ficar deprimido, isso pode se dever a outros fatores que precisam ser investigados por psicólogo ou psiquiatra.

7. “Há tendência à anemia no pós-operatório.”
Verdade.
De fato, o paciente tende à anemia, sobretudo a mulher em função da menstruação, da perda de ferro e da pouca presença de carne vermelha na dieta. O quadro de anemia pode ser revertido com a reintrodução da dieta sólida, que permite a ingestão de alimentos ricos em ferro ou, se necessário, com a utilização de suplementos vitamínicos.

8. “Depois da operação, é comum a intolerância a leite.”
Mito.
Não há reações adversas ao consumo de leite e derivados, que, ao contrário, são recomendados como fonte de cálcio, sobretudo para as mulheres.

9. “O paciente sente muitas dores no primeiro mês do pós-operatório.”
Mito.
Normalmente, as dores se manifestam somente no primeiro dia, por ser necessário inflar o abdômen com gás carbônico para possibilitar a melhor manipulação dos órgãos internos por videolaparoscopia.

10. “O paciente pode ser operado mesmo que sofra de gastrite.”
Verdade.
Não há restrição médica ao paciente que tem gastrite.

11. “Depois da cirurgia bariátrica, o paciente deve fazer cirurgia plástica corretiva.”
Mito.
Nem sempre é necessário fazer cirurgia plástica reparadora após o procedimento bariátrico. Cada caso deve ser avaliado criteriosamente pela equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento.

12. “O apoio da família e à família é indispensável.”
Verdade.
Por meio da máxima informação possível e, se, preciso, de consulta psicológica, deve-se dar toda a assistência e orientação à família do paciente. Os novos hábitos a serem adotados pelo paciente devem ser compartilhados e estimulados por todos com quem ele convive.

Informações para a Imprensa: Ketchum

Fonte SaudeWeb

Seguros Unimed anuncia novo diretor de Operações


Experiência de 25 anos dedicados ao cooperativismo contribuirá para o sucesso de suas ações na seguradora

O médico Helton Freitas é o novo diretor de Operações da Seguros Unimed, responsável pelas áreas de Operações e Tecnologia da Informação.

Helton Freitas graduou-se em 1989 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Medicina do Trabalho, e especializou-se em Saúde Pública. Cursou MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Ibmec e no Programa de Gestão da Performance, da Fundação Dom Cabral. Foi conselheiro fiscal, diretor comercial e presidente da Cooperativa de Consumo, Editora e de Cultura Médica Ltda (Coopmed), fundador da Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Hospital das Clínicas da UFMG (HCCoop) e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Polo de Minas Gerais Ltda (Credicom), além de diretor da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) e da Central das Cooperativas de Economia e Crédito de Minas Gerais (Cecremge).

No Sistema Unimed, atuou na reestruturação da Unimed Participações e de suas controladas e foi diretor de controle da Federação das Unimeds de Minas Gerais na gestão 2002-2006. Assessor de planejamento da Unimed-BH de 1998 a 2004, Freitas foi eleito diretor-presidente em 2006 e reeleito em 2010. Atualmente, preside também a Unimed Intrafederativa Inconfidência Mineira.

Sobre a Seguros Unimed
A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado pelas 371 cooperativas, 111 mil médicos cooperados e 18 milhões de clientes em todo o Brasil. Com matriz em São Paulo e 26 escritórios regionais estrategicamente distribuídos pelo Brasil, a empresa visa expandir os seus negócios e atender as necessidades do mercado em geral por meio da melhoria contínua de seus processos, da valorização de seus colaboradores e do compromisso com os clientes. Com 7,1 milhões de clientes, 33 produtos nos segmentos de Vida, Previdência e Saúde, a seguradora está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 13ª em Vida e a 14ª em Previdência Privada.

Genéricos crescem 32,2% e movimentam R$ 8,7 bilhões

Foram comercializadas 581 milhões de unidades frente às 439 milhões registradas no ano anterior. Para o presidente executivo da Pró Genéricos, Odnir Finotti, o ritmo deverá se manter nos próximos anos

O mercado de medicamentos genéricos apresentou em 2011 crescimento de 32,3% no volume de unidades vendidas em comparação a 2010. Foram comercializadas 581 milhões de unidades frente às 439 milhões registradas no ano anterior. As vendas de genéricos movimentaram R$ 8,7 bilhões, apresentando crescimento de 41% em comparação a 2010, quando as vendas atingiram R$ 6,2 bilhões.

Os genéricos apresentaram crescimento 52,3% superior ao restante da indústria no período. Para o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Odnir Finotti, o ritmo deverá se manter nos próximos anos. “O genérico é a opção de acesso ao mercado farmacêutico dessa nova classe média que vem se formando no Brasil. Além disso, desde 2011 lançamentos importantes começaram a chegar no mercado, o que certamente traz novos consumidores”, explica o executivo, em comunicado.

A Pró Genéricos estima alcançar 35% de participação de mercado em unidades até 2015. O setor registrou 22,3% de share no fechamento de 2011, percentual 26,7% superior aos 17,6% registrados em dezembro de 2010. “Devemos superar a marca histórica de 25% de participação em unidades neste ano”, comemora Finotti.

Com relação ao faturamento em reais, os genéricos já registraram a marca de 20,5% de participação. As informações de mercado são do IMS Health, instituto que audita o desempenho da indústria farmacêutica no Brasil e no mundo.

Patentes
A entrada de novos genéricos ao mercado, por meio de medicamentos que tiveram suas patentes vencidas nos últimos 2 anos, também contribuíram para expansão do setor. Drogas como Atorvastatina, Rosuvastatina, Sildenafil, Quetiapina e Valsartana hoje já representam 10% do faturamento do setor. “Essas drogas e mais uma relação de outros produtos que devem ter patente expirada até 2017 são drogas importantes, com alto valor agregado, que impactam e muito nosso negócio”, diz Finotti.

Para os lançamentos de genéricos previstos para 2012, os destaques são a Ziprasidona, um antipsicotico da Pfizer, e o Sirolimo, produto imunossupressor da Wyeth utilizado em transplantes de órgãos.

De acordo com o executivo, os biossimilares e os produtos de alta complexidade são as novas fronteiras de expansão do setor. E são esses os dois assuntos que assumiram a liderança entre as prioridades da agenda da Pró Genéricos. “É a nossa entrada nesses novos mercados que elevarão os negócios das indústrias de genéricos”, sentencia. Finotti ressalta ainda que os dois mercados se somados chegam a R$ 6 bilhões em valor.

“Enquanto as empresas do setor já se organizam para produção dos biossimilares, a Anvisa vem colaborando com o setor para que tenham acesso facilitado aos produtos que no geral são vendido para hospitais e órgãos públicos de saúde”, diz o executivo.

Farmácia Popular
De acordo com a Pró-genéricos, o crescimento do mercado de genéricos é proporcional ao retorno social gerado pela categoria de medicamentos. Hoje, mais de 75% dos medicamentos dispensados pelo programa governamental são genéricos. O Farmácia Popular hoje já tem um peso de 10% nas vendas do setor em unidades. “Os genéricos são essenciais para realização de um programa social desse porte”, diz Finotti.

Além de ampliar o acesso ao mercado de medicamentos, estudo da Pró Genéricos demonstra que desde que foram criados, em 2001 os genéricos promoveram uma economia 20,2 bilhões de reais aos consumidores. “Se considerarmos que os genéricos têm participação de mercado relevante nas categorias de produtos destinadas ao tratamento de doenças crônicas, podemos dimensionar o quanto essa economia é importante para quem todo mês precisa destinar parte substancial de sua renda à compra de medicamentos”, conclui Finotti.

Fonte SaudeWeb

Amil Resgate Saúde adquire três ultrassons portáteis

Solução permite a visualização das imagens em tempo real utilizando a técnica FAST((Focused Assessment with Sonography for Trauma). O recurso também possibilita avaliar pacientes com diferentes tipos de trauma

O Amil Resgate Saúde, Serviço de Resgate Aeromédico da América do Sul, adquiriu três aparelhos de ultrassom portáteis para sua operação na cidade de São Paulo.

De acordo com a empresa, os equipamentos ficarão disponíveis em duas ambulâncias e no jato ou helicóptero do Amil Resgate Saúde, dependendo da necessidade.

Segundo o diretor do Amil Resgate e Saúde, Francisco Andrade Souto, a aquisição realizada possibilita que os exames sejam feitos em qualquer localidade.

Um dos objetivos das soluções é permitir a visualização das imagens em tempo real, utilizando a técnica FAST((Focused Assessment with Sonography for Trauma). O recurso também possibilita avaliar pacientes com diferentes tipos de trauma.

Além disso, as tecnologias permitem a visualização dos movimentos fetais e batimentos cardíacos dos bebês enquanto a gestante é transferida de um local para outro ou removida em casos de acidentes.

No entanto, Souto alerta que o aparelho de ultrassom portátil não substitui o convencional, que é utilizado por especialistas em clínicas e laboratórios.

Fonte SaudeWeb

Conselhos de Medicina lamentam declarações de secretária de saúde do Acre

"As deficiências da saúde pública brasileira não são de responsabilidade dos médicos, que se dedicam a atender a população mesmo em péssimas condições de trabalho e baixa remuneração, mas sim consequências do sub-financiamento do SUS e de má gestão"

O Conselho Federal de Medicina (CFM) juntamente com os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) publicaram, nesta quarta-feira (08), nota oficial lamentando e discordando das declarações da secretária de saúde do Acre, Suely Melo. Segundo as entidades, a secretaria chamou a categoria médica de mercenária em entrevista do Programa Tribuna Livre, vinculado na TV Rio Branco, no dia 21 de janeiro.

NOTA OFICIAL DO CFM E CONSELHOS DE MEDICINA DO BRASIL

“A rede conselhal repudiou a tentativa de jogar sobre os médicos a culpa e responsabilidade das mazelas que a população brasileira sofre no dia a dia quando procura atendimento na saúde pública. Para os conselhos de medicina, as deficiências da saúde pública brasileira não são de responsabilidade dos médicos”.

NOTA OFICIAL DO CFM E CONSELHOS DE MEDICINA DO BRASIL

O CFM E OS CONSELHOS DE MEDICINA DO BRASIL, REUNIDOS NA SEDE DO CFM EM BRASÍLIA, VEM A PÚBLICO LAMENTAR E DISCORDAR DAS INFELIZES DECLARAÇÕES DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ACRE, A SRA. SUELY MELO.

AS DEFICIÊNCIAS DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS MÉDICOS, QUE SE DEDICAM A ATENDER A POPULAÇÃO MESMO EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E BAIXA REMUNERAÇAO, MAS SIM SÃO CONSEQUENCIAS DO SUB-FINANCIAMENTO DO SUS E DE MÁ GESTÃO POR ADMINISTRADORES INCOMPETENTES.

REPUDIAMOS A TENTATIVA DE JOGAR SOBRE OS MÉDICOS A CULPA E RESPONSABILIDADE DAS MAZELAS QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA SOFRE NO DIA A DIA QUANDO PROCURA ATENDIMENTO NA SAÚDE PÚBLICA.

CONFORME JÁ DEMONSTRADO EM RECENTE TRABALHO PUBLICADO PELO CFM, A DIFICULDADE DE CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS NO SERVIÇO PÚBLICO NÃO SIGNIFICA FALTA DE MÉDICOS OU PORQUE OS MÉDICOS SEJAM “MERCENÁRIOS”, CONFORME DECLAROU A SRA. SECRETÁRIA, MAS SIM INDICA FALTA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA QUE PERMITA A COLOCAÇÃO DE MÉDICOS EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO, COM CONDIÇOES DE TRABALHO, REMUNERAÇÃO COMPATÍVEL COM A RESPONSABILIDADE E FORMAÇÃO DO MÉDICO E – PRINCIPALMENTE- COM A CRIAÇÃO DE UMA CARREIRA DE ESTADO PARA OS MÉDICOS DO SUS.

APELAMOS AO MÉDICO DR. TIÃO VIANA, QUE BEM CONHECE OS PROBLEMAS DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA, QUE SOLICITE À SUA SECRETÁRIA DE SAÚDE UMA RETRATAÇÃO E UM PEDIDO DE DESCULPAS AOS MÉDICOS BRASILEIROS, EM ESPECIAL AOS MÉDICOS DO ACRE, E QUE ELA PASSE A SE PREOCUPAR COM AS IMPORTANTES E AINDA NÃO RESOLVIDAS QUESTÕES DA SAÚDE DO ESTADO DO ACRE.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
CONSELHOS REGIONAIS DE MEDICINA

Fonte SaudeWeb

Merck assina acordo de US$ 550 milhões com Threshold Pharmaceuticals

Contrato prevê o desenvolvimento e comercialização do medicamento experimental TH-302. O fármaco contribui para o desenvolvimento do programa de oncologia da companhia alemã

A Merck KGaA anunciou nesta última sexta-feira (03) que assinou um acordo de licenciamento global, que pode valer potencialmente até 550 milhões de dólares, com a americana Threshold Pharmaceuticals, para desenvolver e comercializar o medicamento experimental TH-302. De acordo com a diretora de desenvolvimento de negócios e estratégia global da Merck Serono, Susan Jane Herbert, o fármaco contribui para o desenvolvimento do programa de oncologia da companhia.

O medicamento está em Fase III de testes clínicos em doentes com sarcoma de tecidos moles, bem como num ensaio de fase intermédia em doentes com cancro pancreático avançado. Os resultados da Fase II são esperados até o final deste mês. Além disso, o fármaco também está sendo estudado em ensaios adicionais em outros tipos de tumores.

De acordo com os termos do acordo, a Merck KGaA receberá os direitos de co-desenvolvimento e os direitos exclusivos de comercialização global do TH-302. A Threshold, que terá uma opção para co-comercializar o medicamento nos EUA, receberá um pagamento inicial de US$ 25 milhões e será elegível para receber pagamentos por objetivos, totalizando R$ 525 milhões. Segundo as empresas, 280 milhões estão relacionados com metas de regulação e desenvolvimento e 245 milhões com metas de vendas.

A Threshold irá ser responsável pelo desenvolvimento do fármaco para a indicação de sarcoma dos tecidos moles, enquanto as empresas irão desenvolver conjuntamente o medicamento para todas as outras indicações de cancro. A Merck vai pagar 70% dos custos de desenvolvimento em todo o mundo para o composto. Se aprovado pela FDA, a Merck irá inicialmente comercializar o produto e a Threshold irá receber royalties de dois dígitos sobre as vendas.

Fonte SaudeWeb

Terapia genética para cegueira hereditária tem novos avanços

O tratamento revolucionário se dirige contra a amaurose congênita de Leber

Investigadores americanos informaram nesta quarta-feira sobre novos avanços através da terapia genética para restaurar a visão em um tipo raro de cegueira hereditária.

A terapia, testada inicialmente em apenas um dos olhos de 12 pessoas, funcionou bem ao ser repetida no outro olho de três dos pacientes, dando um sinal de que o tratamento é seguro, eficaz e não será rejeitado pelo corpo.

"Nossa preocupação era que o primeiro tratamento (no primeiro olho) poderia causar uma reação do sistema imunológico similar a uma vacina que poderia levar o sistema imunológico do indivíduo a agir contra a exposição repetida", do tratamento, explicou o autor principal do estudo, Jean Bennett, professor de oftalmologia da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Apersar dos riscos, três pacientes do estudo inicial se mostraram de acordo para receber a terapia no olho que não tinha sido tratado.

As três pessoas conseguiram ver melhor em um ambiente pouco iluminado e dois foram capazes de navegar diante de obstáculos em situações de pouca luz. Não foram reportados efeitos colaterais.

O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira da revista Science Translational Medicine.

O tratamento revolucionário se dirige contra a amaurose congênita de Leber, doença provocada por falhas em 13 genes que compromete a capacidade de captar luz das células da retina. Esta doença causa perda severa da visão e movimentos anormais do olho na infância do paciente e provoca cegueira total aos 20 ou 30 anos.

Bennett e sua equipe testaram um novo método inserindo um gene corretor em um vírus de resfriado desativado. O vírus modificado foi injetado no globo ocular, infectando as células doentes, trabalhando como um cavalo de Tróia para depositar DNA correto na retina.

Nenhum dos 12 pacientes recuperou a visão normal, mas todos eles experimentaram melhora em pelo menos 100 vezes na resposta da pupila à luz. Seis dos 12 recuperaram a visão até o ponto de não serem mais classificados como cegos.

Mais pesquisas são necessárias antes de confirmar que o tratamento contra a cegueira hereditária é considerado seguro.

Fonte R7

Pesquisador cria "Botox" natural com veneno de abelha

abelhas
Produto aprovado pela Anvisa melhora a circulação sanguínea e reduz as rugas

Um laboratório de Tatuí, a 140 km de São Paulo, desenvolveu uma linha de cremes de beleza à base do veneno de abelhas produtoras de mel.

O produto aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e lançado comercialmente funciona como um "Botox" natural - a pele reage ao veneno aumentando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade.

De acordo com o pesquisador e apicultor Ciro Protta, sócio proprietário do laboratório, o princípio ativo do cosmético, que também contém pólen e mel, é a melitina, um aminoácido presente no veneno da abelha.

A substância "engana" a pele, transmitindo a sensação de uma picada de abelha e desencadeando uma reação ao veneno.

A circulação sanguínea melhora e as peles mortas são eliminadas, reduzindo as rugas.

Protta pesquisa as abelhas há mais de vinte anos e já desenvolveu outros produtos à base de mel, própolis e veneno, lançados comercialmente.

A obtenção do veneno sempre foi um problema: quando uma abelha ataca uma pessoa, ela perde o ferrão e acaba morrendo.

O pesquisador criou e patenteou um equipamento que permite a coleta do veneno sem matar as abelhas. Trata-se de uma haste metálica levemente energizada e colocada na entrada da colmeia. Quando a abelha pousa, leva um pequeno choque e reage com ferroadas, expelindo o veneno que escorre para um recipiente. Como não perde o ferrão, a abelha sai ilesa do ataque.

Fonte R7

Jejum colabora no tratamento do câncer

Estudo foi feito em ratos e ainda não há comprovação do mesmo resultado em humanos

Jejuns curtos e severos têm um impacto similar ao da quimioterapia em certos tipos de câncer, e os dois procedimentos combinados aumentam substancialmente o índice de sobrevida, segundo estudo feito com ratos e que foi publicado nesta quarta-feira (8) na revista Science Translational Medicine.

A pesquisa, liderada por Valter Longo, professor de gerontologia e ciências biológicas na Universidade Southern Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que em cinco de oito tipos de câncer em ratos o jejum atuou de forma positiva, pois a privação de alimentos tornou o crescimento dos tumores mais lento.

E em todos os casos "a combinação de ciclos de jejum com a quimioterapia foi mais ou muito mais eficaz que a quimioterapia sozinha", explicou Longo.

Os pesquisadores afirmaram que os múltiplos ciclos de jejum combinados com quimioterapia curaram 20 % dos ratos afetados por um tipo de câncer infantil altamente agressivo, que tinha se propagado por todo o corpo, e 40% dos ratos com uma propagação menor do mesmo tumor.

Nenhum dos ratos, em ambos grupos, sobreviveu só com a quimioterapia. O professor advertiu que só provas clínicas, que ainda levariam anos para serem concluídas, comprovarão se o tratamento é eficaz em humanos.

Fonte R7

Gordurinhas extras no corpo podem indicar problemas de saúde; fica atento

Parar de comer e não é solução. Veja o que fazer com a reportagem

Gordura localizada, que teima em aparecer em algumas partes do corpo, não é uma ameaça só à questão estética - ela pode também indicar problemas de saúde.

Nove entre dez mulheres sofrem com o problema, mas os homens não estão livres dela também não. Mas a questão é que a gordura não é só externa.

Uma especialista explica que a gordura pode ir para o fígado, por exemplo.

Além disso, saiba que ficar sem comer é um erro comum. As refeições devem ser respeitadas. Dieta não é parar de comer, mas comem bem.

Veja o vídeo e aprenda mais sobre o assunto:
Fonte R7

Entenda alguns pontos polêmicos da lei do Ato Médico

Texto aprovado pela CCJ sofreu alterações para preservar as atividades de outros profissionais da saúde, diz relator


Após quase 10 anos de tramitação, o projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina (PLS 268/2002), conhecido como Ato Médico, avançou nesta quarta-feira, com a aprovação do texto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A matéria segue para apreciação nas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS). Caso seja aprovado nas duas comissões, o projeto de lei do Ato Médico será apreciado em plenário e, depois, seguirá para sanção presidencial.

O texto aprovado pela CCJ sofreu uma série de alterações sobre a norma aprovada pela Câmara dos Deputados, com o objetivo, segundo o relator Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), de preservar as atividades de outras ocupações como assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico e fisioterapeuta.

Entenda alguns pontos polêmicos da lei do Ato Médico:
:: Diagnósticos de doenças — o projeto estabelece como privativa dos médicos a tarefa de diagnosticar doenças que acometem o paciente.

Crítica — psicólogos e nutricionistas reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde em aspectos psicológicos e nutricionais. Já fisioterapeutas e fonoaudiólogos querem ser responsáveis pelo diagnóstico funcional, que avalia a capacidade do paciente de realizar movimentos, articular sons, entre outros.

Posição do relator — Valadares manteve como privativa dos médicos a “formulação de diagnóstico nosológico”, para determinar a doença, mas retirou essa exclusividade para diagnósticos funcional, psicológico e nutricional, além de avaliação comportamental, sensorial, de capacidade mental e cognitiva.

:: Assistência ventilatória mecânica ao paciente — o texto original estabelece como tarefa exclusiva dos médicos a definição da estratégia para pacientes com dificuldade respiratória (intubação acoplada a equipamento que bombeia ar aos pulmões) e a forma de encerrar o procedimento.

Crítica — os fisioterapeutas questionaram a norma, alegando que também atuam no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI).

Posição do relator — Valadares acolheu emenda da Câmara que atribui aos médicos a coordenação da estratégia ventilatória inicial e do programa de interrupção, assegurando a participação de fisioterapeutas no processo.

:: Biópsias e citologia — emenda aprovada na Câmara limita aos médicos a emissão de diagnósticos de anatomia patológica e de citopatologia, que visam identificar doenças pelo estudo de parte de órgão ou tecido.

Crítica — biomédicos e farmacêuticos argumentam que a medida fere sua liberdade de atuação profissional, uma vez que análises laboratoriais requerem “interpretação” do material colhido e não “diagnóstico médico”.

Posição do relator — Valadares rejeitou mudança da Câmara, mas manteve como tarefa restrita aos médicos a emissão de laudos de exames endoscópicos, de imagem e anatomopatológicos (de amostras de tecidos e órgãos).

:: Procedimentos invasivos — o projeto prevê como exclusivo de médicos “procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo acessos vasculares profundos, biópsias e endoscopia”, o que inclui a “invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo da pele para injeção”.

Crítica — a norma motivou reação de acupunturistas e até mesmo de tatuadores, que temem enfrentar restrição em seu campo de atuação por conta da interpretação de conceito de procedimento invasivo.

Posição do relator — Valadares manteve a norma em seu relatório, mas retirou da lista de atribuições exclusivas dos médicos a “aplicação de injeções subcutâneas, intradérmica, intramusculares e intravenosas”, apesar de a recomendação de medicamentos a serem aplicados por injeção continuar sendo uma prerrogativa médica.

:: Direção e chefia — pelo texto em análise, apenas médicos podem ocupar cargos de direção e chefia de serviços médicos. No entanto, a direção administrativa de serviços de saúde fica aberta também a outros profissionais.

Críticas — as demais categorias que atuam no setor consideram a norma um desrespeito aos outros profissionais que atuam nos serviços de saúde. Eles argumentam que o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, não havendo justificativa para que apenas uma categoria tenha a prerrogativa de direção e chefia na unidade de saúde.

Posição do relator — Valadares manteve a norma.

Fonte Zero Hora

Adotar hábitos alimentares saudáveis somente após o diagnóstico não basta, alerta oncologista

Médico destaca que uma boa alimentação tem efeito benéfico se adotada por toda a vida


Manter hábitos alimentares saudáveis tem mostrado benefícios no combate a diversos problemas de saúde, inclusive na prevenção ao câncer. Pesquisadores italianos, por exemplo, acompanharam durante 11 anos 31 mil mulheres com idade entre 36 e 64 anos para avaliar o papel do consumo de vegetais na prevenção do câncer de mama.

O estudo comparou o baixo com o alto consumo desses alimentos em relação à incidência da doença. Após ajustes estatísticos para nível de instrução, levando em conta dados antropométricos, história reprodutiva, terapia de reposição hormonal, atividade física, consumo de álcool e tabagismo, as mulheres que consumiram mais vegetais, de forma geral, apresentaram 30% menos chances de desenvolver câncer de mama.

— Mas não basta adotar um estilo de vida saudável somente quando é feito o diagnóstico — alerta o oncologista Stephen Stefani, do Instituto do Câncer Mãe de Deus.

Segundo o médico, hábitos saudáveis de alimentação trazem beneficio quando adotados por toda uma vida.

— Mudanças radicais sem orientação podem até dificultar o manejo do paciente — comenta.

Confira alguns alimentos que devem entrar já na sua dieta, conforme indicação da nutricionista Kelly Araújo, da Oncomed.

:: Abóbora, moranga, mamão, manga, cenoura, laranja — devem ser consumidos frescos e não como suplementos alimentares. Ricos em betacaroteno, com ação antioxidante, protegem contra o câncer de mama e de pulmão.

:: Melancia, tomate, pimentão — contêm licopeno, substância que atua na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos.

:: Brócolis, couve, couve-flor e outros vegetais verde-escuros — possuem fibras insolúveis que dificultam a formação de tumores.

:: Linhaça — possui grande quantidade de fibras e de ômega 3, que contribuem para a prevenção, principalmente, do câncer do intestino.

Os resultados da pesquisa italiana estão no prelo para publicação no periódico científico Breast Cancer Research and Treatment.

Fonte Zero Hora

Hemocentro do RS convoca doadores na Capital e faz campanha de coleta de sangue em Canoas e Osório

Somente 1,9% da população nacional é doadora regular de sangue

Com a proximidade do feriado de Carnaval, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) intensifica a campanha de coleta de sangue no Estado. A unidade móvel do Hemorgs estará no HPS de Canoas nesta quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h. No dia 14 de fevereiro, terça-feira que vem, a parada será a Rua Coberta de Osório, nos mesmos horários. Voluntários também podem doar sangue na sede do Hemorgs em Porto Alegre (Av. Bento Gonçalves, 3.722 — bairro Parthenon).

Para abastecer o banco de sangue em tempo de garantir o atendimento no feriado as doações devem ser feitas com antecedência, pois o sangue coletado, antes de ficar à disposição de receptores, passa por uma série de testes de qualificação, além do particionamento. A intenção do Hemorgs é que as doações coletadas agora possam atender não só à demanda do Carnaval, mas também do restante do verão.

Número de doadores regulares é baixo
Apesar das frequentes campanhas de conscientização quanto ao ato de doar sangue voluntariamente, o número de doadores está abaixo do esperado no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média de doadores de sangue deveria estar entre 3% e 5% em relação à população nacional. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano.

O hematologista e presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Carmino Antonio de Souza, aponta que existe uma cultura de doar sangue somente quando algum membro da família ou amigo precisa.

— O pior momento para sensibilizar as pessoas para a importância da doação é em meio a uma situação de urgência ou emergência, por isso buscamos conscientizar a população pela opção de doar periodicamente — argumenta Souza.

Ele explica que doar sangue é fundamental para socorrer pacientes com grande perda sanguínea em emergências, bem como quem sofre de doenças hematológicas e transplantados, que precisam de sangue continuamente para sobreviver.

O que é preciso para doar sangue

:: Estar em boas condições de saúde

:: Levar documento oficial de identidade com foto

:: Ter idade entre 16 e 68 anos incompletos — menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais

:: Pesar 50kg ou mais

:: Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa

:: Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação

:: Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

Impedimentos temporários

:: Gripe ou febre

:: Gravidez

:: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

:: Tatuagem ou acumpuntura nos últimos 12 meses

:: Exposição à situação de risco para a Aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)

Impedimentos definitivos

:: Doença de Chagas ou malária

:: Hepatite após os 10 anos de idade

:: Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV

:: Uso de drogas injetáveis

Fonte Zero Hora

Tosse há mais de 3 semanas pode ser tuberculose

Prefeitura de Viana - ES abre vagas com salário de até R$ 4 mil

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Viana, no Espírito Santo, necessita contratar temporariamente  diversos profissionais da área da saúde. Por conta desse fato, a Prefeitura da cidade acaba de disponibilizar edital para realização de processo seletivo, oferecendo 49 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
Cargos
Para os graduados, as opções são para Médico, Odontólogo, Veterinário, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Biólogo, Psicólogo e Fisioterapeuta. No nível médio, as vagas são para: Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem ESF, Motorista e Atendente de Saúde para Recepção. No ensino fundamental, a opção é de Fiscal Sanitário. O salário é de até R$ 4.000,00, para o cumprimento de carga horária de 20 a 40h semanais.
Inscrições
O prazo de inscrição será de 8 a 10 de fevereiro de 2012, no site http://www.viana.es.gov.br/ e os candidatos devem imprimir o formulário, preenchê-lo e entregá-lo no térreo da Prefeitura de Viana, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, juntamente com a documentação solicitada no edital. Será permitida apenas uma inscrição por candidato, exceto nos cargos de Médico. Fica reservado o percentual de 5 % das vagas a candidatos com deficiência habilitados, desde que compatíveis às atribuições da função, de acordo com a Constituição Federal.
Os resultados serão divulgados no site do Município de Viana, (http://www.viana.es.gov.br/), lembrando que os aprovados não convocados passarão a fazer parte do cadastro de reservas do certame, enquanto tiver validade.

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» Edital Prefeitura de Viana – Espírito Santo

Concurso Prefeitura de Piraí do Sul (PR)

Aberto o concurso público para preenchimento de 20 vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, Estado do Paraná. Os interessados poderão se inscrever exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/.
Cargos disponíveis: motorista de veículos (02), mãe social (05), auxiliar administrativo (01), professor (05), Professor de Educação Infantil (04), enfermeiro (01),  engenheiro agrônomo (01) e psicólogo (01). São cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2894,71.
 Os interessados têm até o dia 26 de fevereiro de 2012 para garantir a participação, mediante pagamento de taxa, que custa R$ 20,00, R$ 40,00 ou R$ 80,00, de acordo ao cargo escolhido.
As provas serão realizadas no dia 25 de março de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados no local de costume da Prefeitura, através dos sites http://www.consesp.com.br/ e www.piraidosul.pr.gov.br/diario, com antecedência mínima de oito dias.
O gabarito oficial e a prova objetiva  serão disponibilizados a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova.
As provas práticas e avaliação psicológica serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do edital que publicará o resultado das provas objetivas. Este, será exposto nos mesmos locais citados acima.
A validade do presente concurso público será de até  dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de São José do Piauí

Foi publicado edital para concurso público da Prefeitura de São José do Piauí. O concurso oferece 32 vagas para funções de todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet (http://www.ivin.com.br/) até o dia 09 de março de 2012.
Cargos
Agente administrativo, Auxiliar administrativo, Digitador, Bibliotecário, Assistente Social, Nutricionista, Professor e Psicólogo.
Após a inscrição no site, os candidatos deverão pagar o valor referente à taxa de inscrição, que poderá ser de R$ 35,00 a R$ 80,00, com vencimento até 10 de março de 2012.
A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e está prevista para o dia 15 de abril de 2012, na cidade Pólo, Picos – PI ou em outra localidade dependendo do número de inscritos. Haverá prova de títulos para os candidatos ao cargo de Professor.

Os gabaritos referentes às provas objetivas serão divulgados até 3(três) dias úteis após a realização das provas no site da APPM e IVIN.
O resultado final do concurso, que terá validade de 2 (dois) anos prorrogável por mais dois, deverá sair até o dia 18 de maio de 2011.

Concurso Prefeitura de Porto Alegre do Piauí (PI) 2012

A Prefeitura de Porto Alegre do Piauí, Estado do Piauí, através da Fundação Delta do Parnaíba (Fundelta), lançou edital Nº 001/2011 de concurso público com oferta de 35 vagas para cargos de nível Fundamental, Médio e Superior.

Cargos

Candidatos com Ensino Fundamental podem se inscrever nos cargos  Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Vigia.
Quem tem o Ensino Médio as chances são para Agente de Combate a Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo e Técnico de Enfermagem.
Já para quem concluiu o Ensino Superior as oportunidades são para Assistente Social - CRAS, Bioquímico, Dentista PSB, Médico PSF, Professor nas disciplinas de Educação Física, Informática, Inglês e Português, Professor Polivante e Psicólogo - CRAS. 
A remuneração varia de R$ 545,00 a R$ 3.040,86, com jornada de trabalho de 20h, 30h ou 40h semanais.

Inscrições
Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 09 de março de 2012, pelo endereço eletrônico http://www.fundelta.com.br/.

Taxas
As taxas variam de acordo com o cargo; sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para médio e R$ 80,00 para superior.

Provas
As provas serão realizadas em Porto Alegre do Piauí ou em outra cidade da Região Sul/Sudeste piauiense, dependendo do número de candidatos inscritos.

Haverá, para todos os cargos, provas objetivas com data prevista para 15 de abril de 2012 e apresentação de títulos apenas para Professores entre os dias 27 e 30 de março de 2012. A partir de 09 de abril de 2012 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico http://www.portalappm.com.br/ e http://www.fundelta.com.br/ e Mural da Prefeitura os locais e horários para realização das provas.

A divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar), será na data prevista de 17 de abril de 2012.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

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Concurso Prefeitura de São Luis do Piauí

Foi publicado edital para concurso público da Prefeitura de São Luis do Piauí. O concurso oferece vagas de todos os níveis de escolaridade. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pela internet (http://www.ivin.com.br/) até o dia 09 de março de 2012.
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista categoria "D", Agente de endemias, Agente comunitário de saúde, Agente de vigilância sanitária, Técnico em Contabilidade, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dentária, Médico (PSF), Nutricionista, Psicólogo, Assistente social, Procurador (a) Jurídico, Supervisor (a) de ensino.
Os candidatos deverão pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 35, R$ 50 ou R$ 80.
A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e está prevista para o dia 15 de abril de 2012, na cidade Pólo, Picos – PI, ou em outra localidade dependendo do número de inscritos. Lembrando que somente os candidatos concorrentes aos cargos de Professor farão prova de títulos.

Os gabaritos referentes às provas objetivas serão divulgados até 3 dias úteis após a realização das provas no site da APPM e IVIN.

O concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

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Concurso Secretaria de Saúde - SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina abriu inscrições para o processo seletivo que contrará profissionais médicos por prazo determinado, aptos a desempenhar suas atribuições nas atividades de regulação e intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina (SAMU SC).
As vagas ofertadas são para as cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Rio do Sul.
São oferecidas 14 vagas para cargo de Médico Regulador e Intervencionista, com salários de até R$ 5.097,74, mais auxílio alimentação o valor diário de R$ 10,00, não ultrapassando ao valor mensal de R$ 220,00, para carga horária de 20h semanais.
As inscrições ocorrerão on line até o dia 17 de fevereiro de 2012, no site http://www.saude.sc.gov.br/, estando vinculada a entrega de documentação comprobatória; não é cobrada taxa de inscrição.
A documentação comprobatória deverá ser encaminhada via correio ou entregues pessoalmente na sede da Gerência Estadual do SAMU situada na Rua Esteves Junior, nº 390 - Andar Térreo - Centro - Florianópolis/SC - CEP 88015-130 ou pessoalmente na sede da Gerência de Saúde da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional das respectivas cidades, com data máxima de postagem/entrega em 17 de fevereiro de 2012;
O processo seletivo dar-se-á mediante somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.

Concurso Prefeitura de Pajeú do Piauí

Estão abertas as inscrições do concurso público nº 001/2011 da Prefeitura de Pajeú do Piauí, Estado do Piauí. São ofertadas 26 vagas para cargos de todos os níveis de ensino com salários entre R$ 545,00 a R$ 6.000,00, por jornada de trabalho de 20h, 30h ou 40h, de acordo com o cargo.
A responsável pelo certame será a Fundação Delta do Parnaíba (Fundelta), que disponibilizou sua página na internet (http://www.fundelta.com.br/) para a efetivação das inscrições.

Cargos

-Fundamental - Motorista;
-Médio - Agente Administrativo e Agente Comunitário de Saúde;
-Superior - Assistente Social, Médico, Odontólogo, Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Psicólogo.

Inscrições e Taxas

As inscrições serão realizadas até as 23h59min do dia 09 de março de 2012, com pagamento da taxa, no valor de R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00.

Provas

As provas serão realizadas em Pajeú do Piauí ou em outra cidade da Região Sul/Sudeste piauiense, dependendo do número de candidatos inscritos.

A prova objetiva terá duração de 03 horas e está prevista para o dia 15 de abril de 2012, a partir das 9:00 hs, sendo este horário (9:00 hs) o limite máximo para ingressar no local das provas. A partir de 09 de abril de 2012, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico http://www.portalappm.com.br/ e http://www.fundelta.com.br/ e Mural da Prefeitura os locais e horários para realização das provas.
A divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar), será na data prevista 17 de abril de 2012 e a validade do concurso será considerada somente após a publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de São João do Piauí (PI) 2012

A Prefeitura de São João do Piauí, Estado do Piauí, através da Fundação Delta do Parnaíba-Fundelta, publicou edital Nº 01/2011 de concurso público de provas e títulos para o provimento de várias vagas. O concurso oferece 74 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 1.425,02, para carga horária de 30 a 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Educador Físico, Farmacêutico/ Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Língua  Estrangeira - Inglês, Psicólogo, Recepcionista, Técnico de Higiene Dental, Técnico de Informática, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Vigia e Zelador.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço  www.fundelta.com.br, até o dia 09 de março de 2012. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 para cargos de nível fundental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Provas

As provas serão realizadas em São João do Piauí ou em outra cidade da Região sul ou  sudeste piauiense, na data prevista de 15 de abril de 2012. A partir de 09 de abril de 2012 o candidato poderá conferir, nos endereços eletrônicos http://www.portalappm.com.br/, http://www.fundelta.com.br/ e no mural da Prefeitura os locais e horários para realização das provas. 

O gabarito será divulgado na data prevista 17 de abril de 2012 e a validade deste concurso será contada após a divulgação da homologação final, sendo de dois anos.

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Prefeitura de Cocal dos Alves - PI lança edital de concurso

A Prefeitura de Cocal dos Alves, cidade do Estado Piauí, publicou edital de concurso público visando o preenchimento de 17 vagas e cadastro de reserva para cargos nível superior. Os interessados deverão efetuar a inscrição exclusivamente pela internet, no endereço do Instituto Machado de Assis, responsável pela realização do certame (http://www.institutomachadodeassis.com.br/) até o dia 01 de março de 2012.
As oportunidades são para os cargos de Médico PSF, Piscólogo, Nutricionista, Assessor Jurídico, Professor de Ensino Fundamental e o salário inicial varia de R$ 593,00 a R$ 3.900,00, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Para efetivar a inscrição, o candidato terá que pagar uma taxa no valor de R$ 80,00.

A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados. O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de São Miguel do Fidalgo - PI 2012

O Município de São Miguel do Fidalgo, Estado do Piauí, através da Fundação Delta do Parnaíba-Fundelta, lançou o edital do concurso público 01/2011, destinado ao provimento de vagas existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura e para Cadastro Reserva. 
A validade do concurso será de 2 anos, a contar da data de publicação de sua  homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.
São oferecidas 18 oportunidades em cargos de nível médio e superior. A remuneração varia entre R$ 545,00 a R$ 10.000,00, com carga horária de 30 e 40h semanais. Serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, 5% por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde PSF, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Digitador, Farmacêutico, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo PSB, Pedagogo, Psicólogo, Técnico de Enfermagem PSF, Técnico de Enfermagem e Técnico de Higiene Bucal – PSB.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço  http://www.fundelta.com.br/, até o dia 09 de março de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Provas

As provas serão realizadas em São Miguel do Fidalgo, com duração de 03 horas e está prevista para o dia 15 de abril de 2012, a partir das 9:00 hs, sendo este horário (9:00 hs) o limite máximo para ingressar no local das provas. A partir de 09 de abril de 2012, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico http://www.portalappm.com.br/ e http://www.fundelta.com.br/, bem como no Mural da Prefeitura, os locais e horários para realização das provas.
O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de abril de 2012.

Concurso Prefeitura de Bonfim do Piauí (PI) 2012

Estão abertas as inscrições do concurso público 001/2011 da Prefeitura de Bonfim do Piauí, Estado do Piauí. Nele, são ofertadas 34 vagas nas Secretarias de Saúde, Assistência Social, Administração, Infraestrutura, Turismo e Meio Ambiente, Educação, Desporto e Lazer. O concurso público será realizado pela Fundação Delta do Parnaíba-Fundelta.
A remuneração varia de R$ 545,00 a R$ 5.050,00 (inclusa gratificação), com jornada de trabalho de 20h ou 40h semanais de acordo com o cargo.

São oferecidas 18 vagas destinadas a candidatos de nível Fundamental (Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari e Motorista), 08 para quem possui Ensino Médio (Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Contabilidade) e 08 para nível Superior (Assistente Social, Fisioterapeuta, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo PSF, Psicólogo e Publicitário).

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço  http://www.fundelta.com.br/, até o dia 09 de março de 2012. Os boletos gerados nessa data (dia 09 de março de 2012) poderão ser pagos até o dia 10 de março de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para  nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Provas

As provas serão realizadas em Bonfim do Piauí ou em outra cidade da região sul ou sudeste piauiense, dependendo do número de candidatos inscritos.

A prova objetiva terá duração de 03 horas e está prevista para o dia 15 de abril de 2012, a partir das 9:00 hs, sendo este horário (9:00 hs) o limite máximo para ingressar no local das provas. A partir de 09 de abril de 2012 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico http://www.portalappm.com.br/ e http://www.fundelta.com.br/ e Mural da Prefeitura os locais e horários para realização das provas.

O Gabarito Oficial da Prova Objetiva será divulgado até 3 dias após a realização da prova.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação de sua  homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI 2012

O concurso público nº 001/2011 da Prefeitura de N ossa Senhora de Nazaré ainda está aberto e recebe inscrições até 1º de março. O certame se destina à contratação de 10 funcionários públicos e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com oferta salarial de até R$ 1.050,00, mais adicional por produtividade. O menor salário básico oferecido é de R$ 540,00. Confira o edital.
Os cargos vagos são Médico PSF, Nutricionista (nível superior), Vigia, Gari (nível fundamental e Auxiliar Administrativo (nível médio).

Organizado pelo Instituto Machado de Assis, as inscrições para este concurso serão realizadas exclusivamente na página da instituição (http://www.institutomachadodeassis.com.br/). A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para cargos de nível superior.

A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

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Concurso Prefeitura de Canto do Buriti - PI 2012

A Prefeitura de Canto do Buriti, Estado do Piauí, publicou edital Nº 001/2011 de concurso público, com oferta de 40 vagas para profissionais de nível Fundamental, Médio/Técnico e Superior. Inscrições prosseguem até o dia 09 de março pela internet.
As oportunidades serão distribuídas entre as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Administração, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. A remuneração varia entre R$ 545,00 a R$ 6.327,38 por jornada de 20h ou 40h semanais e contratos em regime estatutário.

Cargos

-Nível Fundamental - Eletricista de Alta Tensão, Gari - Coleta de Lixo, Gari - Varrição, Motorista categoria B e Motorista categoria D;
-Nível Médio - Agente de Trânsito, Auxiliar Administrativo, Técnico em Higiene Bucal e Técnico em Enfermagem;
-Nível Superior - Educador Físico e Médico.

Inscrições e Taxas

O concurso será executado através da Fundação Delta do Parnaíba-Fundelta, que disponibilizou sua página na web para realização das inscrições. O endereço é http://www.fundelta.com.br/ e os candidatos terão que efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00, conforme escolaridade.

Provas

As provas serão realizadas em Canto do Buriti ou em outra cidade da região sul ou sudeste piauiense, dependendo do número de candidatos inscritos.

A prova objetiva terá duração de 03 horas e está prevista para o dia 15 de abril de 2012, a partir das 9:00 hs, sendo este horário (9:00 hs) o limite máximo para ingressar no local das provas. A partir de 09 de abril de 2012 o candidato poderá conferir, nos endereços eletrônicos da Fundelta e do Portal Piauiense de Notícias (http://www.portalappm.com.br/) os locais e horários para realização das provas.

O Gabarito Oficial da Prova Objetiva será divulgado nos mesmos endereços eletrônicos e no mural da Prefeitura até 3 dias após a realização da prova.

Validade

O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação de sua  homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Morro do Chapéu do Piauí - PI: Prefeitura divulga edital

A Prefeitura de Morro do Chapéu do Piauí, Estado do Piauí, divulgou edital para realização de concurso público. O certame será destinado ao provimento de 94 vagas e cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 550,00 a R$ 5.050,00, por jornadas que variam de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições

Os interessados deverão efetuar suas inscrições exclusivamente pela internet, no endereço do Instituto Machado de Assis, responsável pela realização do certame (http://www.institutomachadodeassis.com.br/) até 01 de março de 2012.
A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para cargos de nível superior.
Cargos
Médico, Odontólogo, Assistente Social, Professor Classe A (1° ao 5° ano), Educação de Jovens e Adultos EJA, Educação Infantil, Classe B (Habilitação em diversas disciplinas), Agente Comunitário de Saúde, Digitador, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Fiscal em Vigilância Sanitária, Secretário de Escola, Motorista B e Motorista D.

Provas e Gabarito

A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados. Haverá aplicação de prova de títulos para candidatos ao cargo de Professor.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Brasileira - PI 2012

Publicado edital de concurso público  em mais uma cidade do Estado do Piauí. Trata-se da Prefeitura de Brasileira, que abriu seleção pública para o preenchimento de 14 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salário inicial mínimo que varia entre R$ 545,00 a R$ 1.100,00, dependendo da função ocupada. A carga horária de trabalho para os aprovados será de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições
Os interessados deverão efetuar suas inscrições exclusivamente pela internet, no endereço do Instituto Machado de Assis, responsável pela realização do certame (http://www.institutomachadodeassis.com.br/) até 01 de março de 2012.

Para efetivar a inscrição, o candidato terá que pagar uma taxa que varia de acordo com o nível de instrução do cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para cargos de nível superior.
Cargos
Nível Fundamental - Motorista Categoria "D" e Agente de Endemias;

Nível Médio - Monitor do PETI e Técnico de Enfermagem;

Nível Superior - Psicólogo, Assistente Social, Veterinário, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta.
Provas
A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados.
Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São João da Fronteira - PI 2012

No Município de São João da Fronteira, Estado do Piauí, está sendo realizado o concurso público, regido pelo edital nº 001/2011, destinado ao provimento de vagas imediatas e formação de Cadastro Reserva. O concurso será executado através do Instituto Machado de Assis.
São oferecidas 14 vagas para cargos de níveis médio e superior com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 1.000,000, para carga horária de 20 e 40h semanais. 
Cargos
As vagas são para os cargos de Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Auxiliar Administrativo, Operador de Sistema CADÚNICO, Entrevistador, Facilitador social PROJOVEM e Monitor.
Inscrições
Os interessados têm até o dia 01 de março para se inscrever, através do site http://www.institutomachadodeassis.com.br/. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo.
Provas
As provas serão aplicadas na cidade de São João da Fronteira – PI, com duração de 03  horas, em data e local a serem divulgados.

O candidato poderá conferir, no endereço  eletrônico http://www.portalappm.com.br/ e http://www.institutomachadodeassis.com.br/ e Mural da Prefeitura os locais  e horários para realização das provas. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva será divulgado até 3  dias após a realização da prova.
Validade
O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Prefeitura de São João da Serra - PI 2012

Em São João da Serra, no Estado do Piauí, está aberto o concurso público 001/2011, que se destina ao provimento de 56 vagas e cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutomachadodeassis.com.br/ (que é a página do organizador deste certame), até o dia 01 de março de 2012. 
Os postos vagos são para as funções de Médico, Enfermeiro, Dentista, Nutricionista, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Psicologia, Agente comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Técnico de Higiene Bucal PSB, Técnico em Emfermagem e Professor de Educação Infantil, do 1° ao 5° ano e do 6° ao 9° ano para algumas disciplinas. 
O salário inicial pode chegar a até R$ 1.500,00, mais 557% de incentivo por produtividade, aplicável sobre o vencimento de alguns dos cargos oferecidos.A carga horária a ser cumprida pelos novos servidores varia de 20 a 40 horas semanais.
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para cargos de nível superior.

A prova objetiva terá duração de 03 (três) horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados. Haverá também prova de títulos para os candidatos ao cargo de Professor.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Ibatiba - ES 2012

A Prefeitura de Ibatiba, Estado do Espírito Santo, publicou edital de concurso público de provas e títulos, destinado ao provimento de várias vagas. O certame será realizado através da empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda, que disponibilizou sua página web (http://www.msmconsultoria.com.br/) para realização das inscrições.
Serão oferecidas 179 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 5.000,00, para carga horária de 20 a 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Cargos
Administração em Geral: Agente de administração, agente de controle interno, agente de limpeza urbana, agente de serviços gerais, agente de serviços operacionais, agente fiscal, auxiliar de administração, contador, degustador de café, mecânico, motorista, operador de ete e eta, operador de máquinas pesadas, operador de trator agrícola, pedreiro, procurador judicial, recepcionista, técnico em engenheiro ambiental, técnico em veterinário, técnico em edificações e técnico em informática.
Secretaria de Educação: Auxiliar de serviços de apoio educacional I e II, técnico de nível superior em educação - fonoaudiólogo, monitor de creche, motorista de transporte escolar, pedagogo, professor, técnico em informática; psicólogo, psicopedagogo e secretária escolar.
Secretaria de Saúde: Agente de vigilância sanitária, enfermeiro, médico clínico geral, nutricionista, psicólogo, veterinário, técnico em enfermagem, técnico em laboratório de análise clínicas, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.
ESF - Estratégia Saúde da Família: Agente de controle e endemias, auxiliar em enfermagem, auxiliar de saúde bucal, enfermeiro, cirurgião dentista ESF e Médico ESF/EACS.
As inscrições presenciais estarão abertas até o dia 24 de fevereiro de 2012, das 09:00 às 16:00 horas nos dias úteis, na Secretaria Municipal de Educação situada a Praça  David Gomes, 14 - Centro ou pela internet, no site da MSM. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 150,00 de acordo com o nível de escolaridade.
A partir de 20 de março, os cartões de inscrição estarão disponíves na internet.

Os candidatos serão avaliados por meio de Prova objetivas de múltipla escolha, Prova prática para Operador de Máquinas Pesadas e Operador de Trator Agrícola e Prova de Títulos para os cargos de Pedagogo e Professor da Educação Básica.

As provas objetivas e as provas práticas para os cargos de Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas serão realizadas provavelmente no dia 25 de março de  2012, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas do Município de Ibatiba de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Rua Salomão Fadlalah, Nº 255 - Centro, Ibatiba - ES e no endereço eletrônico: http://www.msmconsultoria.com.br/.

A publicação do gabarito oficial de respostas das provas será no dia 27 de março de 2012, às 18 horas e o concurso terá validade de um ano, contado após homologado o resultado final.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Ibatiba – Espírito Santo