Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hemocentro do RS convoca doadores na Capital e faz campanha de coleta de sangue em Canoas e Osório

Somente 1,9% da população nacional é doadora regular de sangue

Com a proximidade do feriado de Carnaval, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) intensifica a campanha de coleta de sangue no Estado. A unidade móvel do Hemorgs estará no HPS de Canoas nesta quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h. No dia 14 de fevereiro, terça-feira que vem, a parada será a Rua Coberta de Osório, nos mesmos horários. Voluntários também podem doar sangue na sede do Hemorgs em Porto Alegre (Av. Bento Gonçalves, 3.722 — bairro Parthenon).

Para abastecer o banco de sangue em tempo de garantir o atendimento no feriado as doações devem ser feitas com antecedência, pois o sangue coletado, antes de ficar à disposição de receptores, passa por uma série de testes de qualificação, além do particionamento. A intenção do Hemorgs é que as doações coletadas agora possam atender não só à demanda do Carnaval, mas também do restante do verão.

Número de doadores regulares é baixo
Apesar das frequentes campanhas de conscientização quanto ao ato de doar sangue voluntariamente, o número de doadores está abaixo do esperado no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média de doadores de sangue deveria estar entre 3% e 5% em relação à população nacional. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano.

O hematologista e presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Carmino Antonio de Souza, aponta que existe uma cultura de doar sangue somente quando algum membro da família ou amigo precisa.

— O pior momento para sensibilizar as pessoas para a importância da doação é em meio a uma situação de urgência ou emergência, por isso buscamos conscientizar a população pela opção de doar periodicamente — argumenta Souza.

Ele explica que doar sangue é fundamental para socorrer pacientes com grande perda sanguínea em emergências, bem como quem sofre de doenças hematológicas e transplantados, que precisam de sangue continuamente para sobreviver.

O que é preciso para doar sangue

:: Estar em boas condições de saúde

:: Levar documento oficial de identidade com foto

:: Ter idade entre 16 e 68 anos incompletos — menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais

:: Pesar 50kg ou mais

:: Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa

:: Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação

:: Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

Impedimentos temporários

:: Gripe ou febre

:: Gravidez

:: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

:: Tatuagem ou acumpuntura nos últimos 12 meses

:: Exposição à situação de risco para a Aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)

Impedimentos definitivos

:: Doença de Chagas ou malária

:: Hepatite após os 10 anos de idade

:: Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV

:: Uso de drogas injetáveis

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário