Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Professor inventa cafeína para ser sugada; produto é vendido nos EUA

A cafeína para aspirar AeroShot já está à venda nos EUA e na França; produto não utiliza aditivos, garante inventor
A cafeína para aspirar AeroShot já está à venda nos EUA e na França; produto não utiliza aditivos, garante inventor
AeroShot é o nome de um bastão vendido no mercado americano que contém cafeína para ser sugada pela boca.

Do tamanho de um batom, o produto começou a ser vendido em janeiro em Massachusetts e Nova York, pelo preço de US$ 2,99 (cerca de R$ 5). Na França,também já está disponível.

O pai da invenção, o professor de engenharia biomédica David Edwards, afirma que o AeroShot não coloca em risco a saúde de quem o utiliza e sua fórmula não possui aditivos como a substância taurina. Ela costuma ser usada para ampliar o efeito da cafeína em, por exemplo, drinques energéticos.

Rodrique Ngowi/Associated Press
Estudantes da Universidade Northeastern, em Boston (EUA), testam amostras do AeroShot, do tamanho de um batom
Estudantes da Universidade Northeastern, em Boston (EUA), testam amostras do AeroShot, do tamanho de um batom

Os cem miligramas em pó equivalem a um um copo grande de café líquido e são enriquecidos com vitamina B.

Em um teste com estudantes da Universidade Northeastern, as opiniões sobre o produto se dividiram. Uns se mostraram receptivos ao novo jeito de obter a dose diária de café e outros preferiram o ritual de prepará-lo à moda antiga.

Um AeroShot gera seis doses. O rótulo do produto assinala que o consumo diário não deve ultrapassar a seis bastões.

O senador democrata Charles Schumer, de Nova York, já se posicionou contra a cafeína. Ele teme que o Aeroshot seja adotado por jovens com menos de 18 anos como se fosse uma droga sintética vendida em clubes noturnos.

A FDA (sigla em inglês para o órgão que regulamenta o comércio de alimentos e medicamentos nos EUA) não se pronunciou ainda.

A gastroenterologista Lisa Ganjhu, do hospital St. Luke's-Roosevelt, em Nova York, alerta para os riscos envolvendo o consumo exagerado de cafeína em poucas horas.

O AeroShot não é a primeira invenção de Edwards. Ele já havia trabalhado em um chocolate de consumo similar, o Le Whif, e há mais de uma década esteve envolvido em pesquisas com aerossois para aplicação médica.

A ideia de lançar artigos do gênero surgiu de uma conversa com o chef francês Thierry Marks, em 2007. Edwards prepara agora a divulgação do Le Whaf. Um vasilhame de design futurista onde bebidas ou alimentos podem ser transformados em um simples aroma bem menos calórico.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário