Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Senado aprova projeto que endurece autorização para transplante

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que endurece a autorização para transplantes, doação de órgãos, tecidos ou parte do corpo vivos para terceiros. A proposta exige novos critérios para que seja concedida autorização judicial para que o procedimento seja realizado.

O projeto teve origem na Câmara em 2004 e como sofreu modificações no Senado precisa passar por uma nova análise dos deputados antes de ser encaminhado para sanção presidencial.

Pelo texto, para a liberação da autorização judicial para o procedimento, são necessários dois laudos médicos, os profissionais que assinam o documento não poderão ter registro de infração ética.

Fica permitido ainda ao juiz pedir novas diligências se não for convencido da necessidade do procedimento e voluntariedade da ação. As medidas não valem para cônjuge ou parente consanguíneo do doador.

Autor do projeto, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirmou que a ideia é inibir o tráfico de órgãos. "O que nós queremos é impedir a doação por coação ou por dinheiro. A doação tem que ser voluntária".

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário