Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Conheça os riscos do uso de anabolizantes e esteroides

Substâncias aumentam chances de câncer, diabetes, lesões no fígado, entre outros problemas quando utilizadas para emagrecimento e ganho de massa muscular
 
Por Dr. Roberto Navarro
 
Estou vendo no dia a dia do consultório um aumento assustador do uso de anabolizantes para fins estéticos e de emagrecimento que prometem resultados rápidos como em um passe de mágica. 
 
Creio que muitos desavisados, na ânsia de conquistar um corpo perfeito, acabam buscando nos esteroides e anabolizantes uma alternativa para obter resultados mais rápidos. Eles não compreendem os enormes riscos que correm por usar fórmulas derivadas de hormônios sem nenhum tipo de indicação clínica. 
 
O estímulo exagerado que essas substâncias causam nos receptores de determinadas células levam a efeitos secundários desastrosos. Um desses estragos é a diminuição da produção de hormônios normalmente elaborados pelas nossas glândulas, pois o organismo interpreta o hormônio sintético como suficiente e passa a produzir níveis bem baixos, chamado na medicina como efeito feedback negativo.
 
Esse efeito pode ocasionar em homens a atrofia de testículos, levando à impotência sexual e esterilidade, aumento da retenção de sódio, da pressão arterial, calvície, maiores riscos de câncer, diabetes e lesões no fígado muitas vezes irreversíveis.  
 
Em mulheres pode levar à androgenização, crescimentos de pelos no rosto, aumento da secreção sebácea e da oleosidade da pele, surgimento de espinhas e engrossamento da voz, redução de mamas e interrupção da menstruação. Os riscos câncer, diabetes e lesões no fígado muitas vezes irreversíveis também são maiores. 
 
Em adolescentes as consequências são ainda mais devastadoras, pois comprometem o crescimento, o desenvolvimento sexual, a formação óssea, entre outras. Esses hormônios podem ser usados clinicamente, sendo prescritos por médicos para a reposição de um hormônio deficiente em alguns casos, e em geral, nesses casos, a orientação médica é a de uso em doses suficientes apenas para a regulação de uma disfunção específica. 
 
O que leva um profissional da saúde, médico, educador físico, fisioterapeutas e nutricionistas, a prescreverem e sugerirem tal tipo de conduta ou tratamento para fins estéticos é a de lotar sua clínicas e academias, visando lucros e ascensão. Como se fossem detentores de um tratamento super revolucionário, únicos com resultados rápidos e garantidos, deixando de lado todo o juramento que fizeram quando receberam seu diploma. No qual afirmaram que iriam dedicar seus conhecimentos em prol da manutenção da saúde e bem estar do paciente, não os colocando em risco por imperícia e conduta imprópria. 
 
Quanto maior é o tempo de uso destas substâncias, maior é o estrago. Pesquisa divulgada em 2007, já desatualizada, demonstrou que o perfil do usuário de anabolizantes não era o adolescente ou o atleta, mas sim, o homem com idade próxima aos 30 anos que busca o aumento da musculatura. 
 
Nos dias de hoje, vemos o uso indiscriminado dos anabolizantes com a finalidade de secar e trincar algumas partes do corpo de homens, mulheres e adolescentes, em diversas faixas etárias.  
 
Quanto vale sua saúde e qualidade de vida? Um verão? Existe sim uma evolução nos conhecimentos científicos, uma proposta da medicina no sentido de proporcionar a manutenção e melhora da saúde, sem mistérios e milagres de resultados rápidos. 
 
Hábitos e estilo de vida saudáveis vão levar você a conseguir resultados muito mais duradouros. A fabricação de super homens e mulheres maravilhas como padrão de saúde perfeita é totalmente errônea e fora do conceito de medicina preventiva, na verdade essa figura é uma bomba relógio ambulante, repleta de problemas clínicos e metabólicos. A prática está tão banalizada e vulgarizada que hoje a venda desse tipo de tratamento é feita por nomes, como kit músculo ou kit secar. 
 
A série de problemas que os usuários desses kits irão desenvolver, vão começar, cada dia mais, a serem divulgados. É o caso do cantor Netinho que teve um grave problema, quase chegando a óbito, ocasionado pelo efeito de doses continuadas de esteroides. 
 
Posso dizer, como clínico geral e nutrólogo, que o preço para ganhar músculos e secar através do uso de esteroides é altíssimo e que a relação de danos para a saúde é extensa e muitas vezes irreversíveis. 
 
Uma frase muito usada no interior do Brasil que reflete a saúde de quem utiliza esteroides na busca incansável e irresponsável do corpo perfeito é: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento. 
 
Minha Vida

Saiba tirar dúvidas com o farmacêutico na hora de comprar remédios

Oito dúvidas para tirar com o farmacêutico Forma de aplicação e interação com medicamentos podem ser informados pelo profissional
 
O Conselho Federal de Farmácia lançou em setembro de 2013 uma nova resolução, que autoriza os farmacêuticos a prescreverem remédios que não exijam prescrição médica, como analgésicos e antitérmicos. Com essa norma, o cliente que quiser comprar um desses medicamentos poderá receber um receituário com a assinatura e o carimbo do farmacêutico - entretanto, a prescrição não será obrigatória. Mas a medida ainda é polêmica e está sendo questionada pelo Conselho Federal de Medicina.

Independente da resolução entrar ou não em vigor, não pense que o farmacêutico está ali atrás do balcão só para lhe entregar os medicamentos.
 
Existem diversas dúvidas que você pode tirar com ele sobre como ministrar a sua medicação e quais os possíveis efeitos colaterais - inclusive, o farmacêutico pode ser o melhor amigo daquele que saiu apressado da consulta médica ou recebeu um atendimento mais curto e não conseguiu fazer todas as perguntas que deveria.
 
Confira aqui no que o farmacêutico pode te ajudar:
 
mulher lendo o rótulo de um remédio - Foto: Getty ImagesComo é feita a aplicação do medicamento?
Quem nunca saiu do consultório com a receita na mão e as orientações do médico, mas assim que chegou à farmácia já tinha se esquecido de metade das recomendações? Nem sempre o que precisamos saber está escrito na receita, como o intervalo de tempo que devemos dar entre uma dose e outra, se é melhor ingerir em jejum, acompanhado de água, etc. "Se indagado, o farmacêutico pode auxiliar o cliente sobre as especificações do tratamento medicamentoso, como posologia, horários de ingestão e se ele é melhor absorvido quando ingerido com água ou leite, por exemplo", afirma a farmacêutica Camila Letícia Faria Tavares, coordenadora da Ultrafarma Saúde LTDA.
 
menina conversando com o farmacêutico - Foto: Getty ImagesQual o melhor medicamento para o meu caso?
Para medicamentos que não precisam de receita, como um anti-inflamatório para dor de garganta, ou então a pílula do dia seguinte, muita gente pula a visita ao médico e busca na farmácia a automedicação. É importante, antes de mais nada, ressaltar que toda alteração grave em nosso organismo deve ser analisada por um especialista, e que em alguns casos a automedicação pode mascarar um problema mais grave, como no caso da dengue, cujos sintomas podem até ser confundidos com uma gripe mas o uso de ácido acetilsalicílico (aspira) deve ser evitado. No entanto, se a sua queixa é de ordem mais prática e você busca um medicamento na farmácia, ninguém melhor que o farmacêutico para te orientar a respeito das diferentes posologias e o que seria mais adequado ao seu caso. "Nós podemos explicar para o cliente a forma de ação do remédio no organismo, as reações que ele poderá causar, ou até mesmo a interferência que ele pode causar em pessoas que tem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão", explica a farmacêutica Camila. "Além disso, ele também pode dar orientações sobre melhores horários para ingestão e outras noções de aplicação."
 
remédios - Foto: Getty ImagesTem genérico? Vai funcionar igual?
Mesmo que na sua receita não esteja indicado o medicamento genérico, nada te impede de perguntar ao farmacêutico se há essa versão disponível na farmácia. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos genéricos são produtos com o mesmo princípio ativo que medicamentos de marca. "O principio ativo é a substância responsável pelo efeito terapêutico no paciente, ou seja, é por causa dele que o remédio faz efeito", diz a farmacêutica Patrícia Moriel, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No geral, o médico indicará na receita o nome desse princípio, e não necessariamente da marca do medicamento - dessa forma, cabe ao paciente indagar a existência de uma versão genérica. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, o preço de um medicamento genérico é menor porque nele não estão embutidos gastos com propagandas, nem custos de pesquisa para o desenvolvimento do principio ativo - por isso eles são mais baratos, mas tem exatamente a mesma ação que um medicamento de marca com o mesmo princípio ativo.

A farmacêutica Camila afirma que você pode perguntar na farmácia o que é um genérico, qual a sua ação, se ele está disponível para compra, e até mesmo a diferença entre um genérico e o similar, uma vez que o segundo também tem o mesmo princípio ativo, mas eles não passam por testes de bioequivalência, e, por isso, não podem ser comparados 100% com os remédios de referência.  
 
mão segurando vários remédios - Foto: Getty ImagesEsse medicamento pode interagir com outros?
Pode ser que o médico tenha se esquecido de perguntar e você tenha se esquecido de avisar, ou então você está comprando algo sem receita ? de qualquer forma, é muito importante saber se aquele remédio que você está comprando pode interagir com outros que você eventualmente tome, como os anticoncepcionais, que podem ter sua eficácia diminuída se ingerido com algumas classes de antibióticos. "O farmacêutico pode dizer se aquele produto que a pessoa está comprando não vai interferir nas medicações que ela já toma", ressalta Camila Letícia. Caso você esteja comprando um remédio sem receita, lembre-se de levantar essa questão com o farmacêutico. "Caso você não tenha feito essa pergunta ao médico, indague para o profissional na farmácia que ele irá te orientar sobre a melhor conduta ? no caso dos anticoncepcionais e antibióticos, por exemplo, ele pode indicar que você continue ingerindo os dois, mas mantendo as relações sexuais com camisinha durante o tratamento antibiótico", diz a farmacêutica Patrícia. 
 
mulher com medicamento em gotas - Foto: Getty ImagesSó tem em gotas ou também tem comprimido?
Existem medicamentos que possui várias apresentações: comprimidos, gotas, xaropes, injetáveis etc... E nem sempre o que funciona para uma pessoa pode funcionar para outra - tudo depende do perfil do paciente. "Pessoas com problemas de estômago, por exemplo, o médico pode receitar um injetável, se ele não consegue engolir um comprimido, pode ser em gotas", ensina a farmacêutica Camila. Se o médico não deixou isso especificado na receita e você tem alguma dificuldade, pode tirar essa dúvida na hora da compra. O farmacêutico pode lhe explicar quais são as opções disponíveis e qual pode funcionar melhor para você - com exceção dos injetáveis, que precisam necessariamente de orientação médica.  
 
homem com alergia - Foto: Getty ImagesTenho uma alergia, vai interagir?
Caso a pessoa não tenha perguntado ao médico sobre a interação entre o medicamento prescrito que alergias que ela eventualmente tenha, não há problema em tirar essa dúvida com o farmacêutico. "Nesse caso, o profissional irá explicar quais as substâncias presentes do medicamento de que forma ele pode ou não interagir com a alergia", afirma Camila Letícia.
 
leite e remédio - Foto: Getty ImagesTem problema misturar com alguma comida ou bebida?
Esse é o famoso "posso tomar uma cervejinha no domingo?", que passa batido na consulta médica. Se esse é o caso, leve a dúvida para a farmácia. "Os antibióticos, por exemplo, não podem ser ingeridos com bebidas alcoólicas", afirma a farmacêutica Patrícia. Além disso, eles podem te explicar outras interações com alimentos - por exemplo, remédios que são melhor absorvidos em jejum, ou então aqueles que devem ser ingeridos antes ou junto da refeição.
 
menina conversando com o farmacêutico - Foto: Getty ImagesTem uma dose que é melhor que a outra?
Geralmente o médico prescreve o medicamento na dosagem necessária para cada caso. "Quando é um medicamento sem indicação médica, o farmacêutico pode auxiliar o cliente em relação à dosagem e como é o melhor jeito de utilizar este medicamento - se é idoso ou criança, a dosagem faz muita diferença", ressalta a farmacêutica Camila. Medicamentos com uma dosagem maior, o paciente toma menos vezes por dia, sendo indicado para pessoas que tem uma rotina mais complicada, por exemplo. "O farmacêutico também pode auxiliar em relação ao intervalo de doses, adaptando ao dia a dia do comprador."  
 
Minha Vida

As melhores espécies de peixes para a sua saúde

As melhores espécies de peixes para a saúdeEntre os benefícios dos alimentos estão combater o diabetes, proteger o coração e prevenir depressão
 
O peixe é um alimento muito nutritivo independentemente do tipo. "É rico em proteínas, iodo, fósforo, cálcio - possui quatro vezes mais este nutriente que os outros tipos de carne - vitaminas A, E, do complexo B e D", constata a nutróloga Valéria Goulart, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. "Mas, sem dúvida, seu principal nutriente é o ômega 3".

É o ômega 3, uma gordura poli-insaturada, que proporciona boa parte dos benefícios do peixe. Portanto, as espécies que tiverem maior quantidade deste lipídio serão as melhores para a sua saúde.
 
Conheça sete tipos que são ricos em ômega 3 e como eles podem ajudar em diversos problemas, como evitar complicações cardíacas, combater o diabetes e até mesmo prevenir a depressão. 
 
Arenque é o peixe mais rico em ômega 3 - Foto: Getty ImagesArenque
Este peixe é de água fria e isto já o ajuda a ser mais nutritivo. "Como ele vive em um ambiente frio, tem tendência a acumular moléculas que são excelentes para a saúde, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas", afirma a bióloga Lícia Maria Lundstedt da Embrapa Pesca e Agricultura.

Então, as concentrações de ômega 3 no arenque são altíssimas. "100 gramas do alimento possui 1,2 a 3,1 gramas do lipídio", diz a nutróloga Valéria Goulart, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. Para se ter uma ideia, a quantidade diária recomendada do nutriente é cerca de um grama. Um dos principais benefícios do ômega 3 é o controle do colesterol, pois ele diminui os níveis do LDL, colesterol ruim que em excesso pode causar problemas para a saúde.
 
Sardinha é boa para o coração  - Foto: Getty ImagesSardinha
Esta espécie é riquíssima em vitamina D e também em ômega 3. "A sardinha possui de 1,5 a 2,5 gramas deste ácido graxo na porção de 100 gramas", conta Goulart. Não é apenas o peixe fresco que é saudável, a versão em lata também possui muitos nutrientes.

O ômega 3 presente no animal é importante para o coração. Existem dois tipos deste ácido graxo no peixe, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). "O primeiro diminui as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando os coágulos de sangue que podem levar a um derrame ou infarto. Eles também reduzem os níveis dos triglicerídeos e o segundo ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração", explica Goulart.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas com mais de 65 anos que têm o hábito de comer peixes ricos em ômega 3 têm 35% menos chances de morrer por doenças cardiovasculares e 27% menos de morrer por qualquer causa durante o período da pesquisa. Outro estudo realizado pelo Centro para Programação Fetal no Statens Serum Institut de Copenhagen e publicado na revista da Associação Americana do Coração demonstrou que mulheres que nunca ou raramente ingeriram pescados demonstraram 50% mais problemas cardiovasculares do que aquelas que consumiam o alimento com frequência e 90% a mais em relação às mulheres que comiam peixes ricos em ômega 3 semanalmente.  
 
Salmão é interessante para pessoas que sofrem de depressão - Foto: Getty ImagesSalmão
Este é outro alimento é rico em ômega 3. "Uma porção de 100 gramas de salmão possui entre 1 e 1,4 gramas do lipídio", conta Goulart. É importante deixar claro que tanto o salmão selvagem quanto o de cativeiro possuem o ômega 3. "A diferença é que o salmão da natureza come outros peixes e camarões que proporcionam esse ácido graxo para ele, enquanto o de cativeiro tem o nutriente incluído em sua ração. Assim, o salmão da natureza possui maior concentração de ômega 3 em relação ao ômega 6, enquanto o de cativeiro ocorre o contrário", explica Lundstedt.

O fato desse peixe possuir boas quantidades de ômega 3 é benéfico para o cérebro. Isto porque uma das funções desta gordura poli-insaturada é contribuir para a formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. "O cérebro é feito de cerca de 65% de gordura, sendo a maior parte composta por DHA, um tipo de ômega 3, substância fundamental para a formação do córtex cerebral, por isso devemos selecionar o tipo de gordura que ingerimos", explica Goulart.

O ômega 3 ainda tem um efeito vasodilatador aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes no cérebro, o que pode melhorar a cognição. Uma pesquisa da Northumbria University, no Reino Unido, concluiu que consumir peixe semanalmente melhora a circulação cerebral e diminui o risco de demência ao envelhecer.

Ingerir salmão também contribui para prevenir a depressão. "Isto porque ele é rico não só em ômega 3 como também em vitamina D. Pessoas com depressão possuem baixos níveis do ácido graxo, entre outros nutrientes que podem ocasionar diminuição do número e funções de neurotransmissores e receptores, inflamações. A ingestão de ômega 3 melhora a fluidez das membranas que encapam as células nervosas e aumentam a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, melhorando assim o humor e autoestima", explica Goulart. Além disso, a falta de vitamina D está relacionada a maior probabilidade de depressão.  
 
O atum é bom para os olhos - Foto: Getty ImagesAtum
O atum é outro peixe que agrega a lista dos ricos em ômega 3. "100 gramas dele possui entre 0,5 e 1,6 gramas do nutriente", diz Goulart. Um dos benefícios deste ácido graxo está no fato de ele prevenir a degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção dos detalhes, que é a principal causa de cegueira em idosos.

Um estudo publicado na revista Ophtalmology e feito pela Universidade Tufts de Boston, nos Estados Unidos, atestou que o índice de degeneração macular é mais baixo entre pessoas que consomem peixes e ainda demonstra que o ômega 3 pode afetar o desenvolvimento ou progressão da degeneração macular. Os três mil voluntários da pesquisa que consumiram uma ou mais porções de peixe por semana tiveram probabilidade 60% inferior de apresentar o problema em estágio avançado.  
 
O bacalhau diminui a incidência de diabetes - Foto: Getty ImagesBacalhau
O bacalhau também faz parte do grupo de peixes ricos em ômega 3. "100 gramas deste alimento possui entre 0,2 a 0,3 gramas do ácido graxo", observa Goulart. Uma pesquisa da Universidade de Valencia, na Espanha, avaliou o consumo de carne e peixe em pessoas com idades entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e concluiu que ingerir peixe está ligado a diminuição da incidência de diabetes e concentração de glicose. A razão para isto é porque o ômega 3 melhora a sensibilidade do organismo à insulina.

Porém, é importante ficar atento para a presença de mercúrio nos peixes. "Trata-se de uma substância poluente muito tóxica que geralmente pode estar em peixes contaminados e o excesso ocasiona diminuição da imunidade, e até inflamação do pâncreas, o órgão que produz a insulina. Desta maneira poderia ocasionar diabetes", explica Goulart. Então, fique atento para a procedência do peixe que você ingere, mas saiba que os animais que acumulam mais mercúrio são o peixe-espada e os tubarões e os que menos possuem são o salmão e o bacalhau.  
 
Comer linguado diminui o risco de asma - Foto:Getty ImagesLinguado
O linguado é rico em ômega 3. "100 gramas do alimento possui entre 0,2 a 0,3 gramas do ácido graxo", constata Goulart. Outro benefício do ômega 3 é ter efeito anti-inflamatório e relaxar as vias áreas, reduzindo ocorrências de asma.

Uma pesquisa feita pelo Erasmus Medical Center e o Department of Human Nutrition, ambos da Holanda, concluiu que o consumo de peixe durante o primeiro ano de vida pode diminuir o risco de asma.  
 
Consumir peixe diminui o risco de artrite reumatoide - Foto: Getty ImagesPescadinha
Este peixe possui entre 0,2 a 0,3 gramas de ômega 3 na porção de 100 gramas, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por ter uma ação anti-inflamatória, o ômega 3 pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide.

Um estudo feito pelo Instituto Karolinska, na Suécia, e publicado no periódico Annals of the Rheumatic Diseases comprovou que consumir peixe frequentemente pode diminuir em até 52% o risco de artrite reumatoide.  
 
Minha Vida

Atividades físicas domésticas reduzem riscos cardiovasculares em até 30%

Para as pessoas com mais de 60 anos, manter-se ocupado com as atividades diárias pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares em cerca de 30%
Para as pessoas com mais de 60 anos, manter-se ocupado
com as atividades diárias pode reduzir o risco de problemas
cardiovasculares em cerca de 30%
A pesquisa mostrou que, para idosos, as atividades domésticas são tão importantes quando o exercício formal
 
Atividades como jardinagem, realização de projetos em casa e trabalho doméstico podem ser tão benéficos quanto o exercício formal para reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

"Para as pessoas com mais de 60 anos, apenas manter-se ocupado com as atividades diárias pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares em cerca de 30% e até mesmo prolongar o tempo vida, afirmam pesquisadores suecos.

Segundo Elin Ekblom-Bak, da Escola Sueca de Esportes e Ciências da Saúde e do Instituto Karolinska (Estocolmo), estudos anteriores já mostraram que permanecer assentado por longos períodos aumenta o risco de diabetes e doença cardiovascular. "Os resultados do nosso estudo mostraram que as atividades da vida diária são tão importantes como exercício intencional regular para adultos mais velhos", disse ela.

Mas a pesquisa não tira a importância dos exercícios regulares. "Vimos que aqueles pacientes que se exercitavam regularmente e que também tinham uma vida fisicamente ativa apresentaram riscos ainda menores", explicou Ekblom-Bak.

Os pesquisadores coletaram dados de mais de 3.8 mil homens e mulheres na Suécia, que nasceram em 1937 e 1938. Os participantes foram questionados sobre seu estilo de vida, que incluía informações sobre a sua dieta, se fumavam ou consumiam álcool, e qual sua rotina de atividades físicas.

Os participantes também foram questionados com que frequência eles participaram de atividades como jardinagem e demais projetos realizados em casa, ou qualquer outra forma de exercício.

Todos os integrantes do estudo foram examinados e tiveram amostras de sangue recolhidas para avaliar os níveis de gordura e açúcar. Eles também foram avaliados para níveis elevados de fator de coagulação do sangue, condição ligada diretamente ao risco de ataque cardíaco e de derrame.

Durante mais de 12 anos de acompanhamento, 476 dos participantes morreram ou experimentaram um primeiro ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, e 383 morreram de outras causas diversas.

Pessoas cujas atividades diárias os mantiveram em movimento reduziram seu risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em 27% e o risco de morte por qualquer causa em 30%, em comparação com pessoas que passaram menos quantidade se exercitando

 
Isaude.net

29% dos alimentos consumidos no Brasil têm resíduos irregulares de agrotóxicos

Feijão está entre os alimentos monitorados pela Anvisa e apresentou resíduos irregulares de agrotóxicos
Feijão está entre os alimentos monitorados pela Anvisa e
apresentou resíduos irregulares de agrotóxicos
Um dado que chama a atenção, segundo a Anvisa, é a presença de pelo menos dois agrotóxicos que nunca foram registrados no país
 
Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) (2011/2012) mostram que 36% das amostras de 2011 e 29% das amostras de 2012 apresentaram resultados fora dos limites permitidos.
 
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem dois tipos de irregularidades, uma quando a amostra contém agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) permitido e outra quando a amostra apresenta resíduos de agrotóxicos não autorizados para o alimento pesquisado. Das amostras insatisfatórias, cerca de 30% se referem à agrotóxicos que estão sendo reavaliados pela Anvisa.
 
Um dado que chama a atenção é a presença de pelo menos dois agrotóxicos que nunca foram registrados no Brasil: o azaconazol e o tebufempirade. Isto sugere que os produtos podem ter entrado no país por contrabando.
 
De acordo com o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, "a Anvisa tem se esforçado para eliminar ou diminuir os riscos no consumo de alimentos, isto se aplica também aos vegetais. Por esta razão a agência monitora os índices de agrotóxicos presentes nas culturas. Nós precisamos ampliar a capacidade do SNVS de monitorar o risco tanto para o consumidor como para o produtor para preservar a saúde da população."
 
O atual relatório traz o resultado de 3.293 amostras de treze alimentos monitorados, incluindo arroz, feijão, morango, pimentão, tomate, dentre outros. A escolha dos alimentos baseou-se nos dados de consumo obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na disponibilidade destes alimentos nos supermercados das diferentes unidades da federação e no perfil de uso de agrotóxicos nestes alimentos.
 
"O aspecto positivo do PARA é que vem aumentado a capacidade dos órgãos locais em identificar a origem do alimento e permitir que medidas corretivas sejam adotadas. Em 2012, 36% das amostras puderam ser rastreadas até o produtor e 50% até o distribuidor do alimento, afirma Barbano.
 
Ele completa afirmando que os resultados do PARA mostram que ainda é preciso investir na formação dos produtores rurais e no acompanhamento do uso de agrotóxicos. O programa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor.
 
Isaude.net

Prefeitura de Itanhaém - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Itanhaém, estado de São Paulo, divulgou os editais com numereção entre 13 e 25/2013, de processo seletivo, com intuito de preencher 53 vagas em diversos cargos, pelo prazo determinado de 90 dias. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, por remuneração de até R$ 10.607. 
 
As vagas para o nível alfabetizado são para o cargo de lavadeira (2). Já para o cargo de servente (3) a exigência é possuir o 5º ano do ensino fundamental I (antiga 4ª série). Para ensino fundamental completo são: telefonista auxiliar de regulação médica (8), recepcionista (1), telefonista (1), auxiliar de enfermagem (8) e motorista de ambulância (7) – sendo que este é necessário ter a carteira de habilitação categoria D e curso especializado e treinamento de prática veicular em situações de risco.
Já para o ensino médio técnico há oportunidades para: técnico de gesso (3) e técnico em radiologia (2). Para o ensino superior completo há chances para médico do trabalho (1), médico clínico geral (4), médico ortopedista (2), médico pediatra (3), médico clínico geral – SAMU (5) e enfermeiro (3).  
 
De acordo com os editais, as inscrições poderão ser realizadas no período de 30 de outubro a 04 de novembro de 2013, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Av. Harry Forssell,  nº 1.505 - Jd. Sabaúna - Itanhaém, ou no site da Prefeitura www.itanhaem.sp.gov.br.
 
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Itanhaém/SP e os locais e horário serão divulgados no dia 8 de novembro, no site da Prefeitura e em listas afixadas no PAT.

Concurso em Itapecuru Mirim - MA prorroga prazo de inscrições

A Prefeitura de Itapecuru Mirim, estado do Maranhão, lançou dois editais com numeração 01/2013, com intuito de contratar 400 profissionais por meio de processo seletivo e concurso público. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, por remuneração de até R$ 1.632,44. 
 
Cargos 
Concurso Público
Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro PSF, Enfermeiro em Gestão, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico PSF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Químico Industrial, Psicólogo, Professor da Educação Infantil, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano, Professor do Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Matemática, Historia, Geografia, Ciências e Educação Física), Professor Especializado no Atendimento de Educação Especial, Agente de Controle de Zoonoses, Agente Sanitário, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Postura, Guarda Municipal (masculino e feminino), Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Gestão de Trabalho, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Laboratório, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos e Vigia.
 
Processo Seletivo
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. 
 
Inscrição, Seleção e Validade
Com a prorrogação, as inscrições serão recebidas até 1º de novembro de 2013, na Casa da Cultura, localizada na Praça Rio Branco S/Nº, Centro, no horário de 8 às 17 horas. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60. 
 
Segundo os editais, todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. O concurso também constará de prova de títulos apenas para os candidatos de nível superior e os profissionais da educação básica. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 15 de dezembro de 2013, já o gabarito preliminar será disponibilizado no dia 16 de dezembro. 
 
Os certames terão validade por dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.
 
O edital está disponível no site http://itapecuru.ma.gov.br
 

Concurso EBSERH - ES

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- EBSERH, publicou extrato do edital nº. 1, de 29 de outubro de 2013, destinado a realização de concurso público nº. 02, 03 e 04/2013 EBSERH/HUCAM-UFES. O certame visa a contratação de 737 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa, com lotação no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo - HUCAM-UFES.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no site www.institutoaocp.org.br, no período das 08h do dia 04 de novembro até às 14h do dia 09 de dezembro de 2013, observado o horário de Brasília.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 30 de outubro de 2013, pág. 51.

Concurso Prefeitura de Braço do Norte - SC

O Município de Braço do Norte, no estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração e Fazenda, abriu edital de concurso público n° 01/2013, para provimento de 12 vagas legais do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa Concursos SS1. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental e superior, por salários de até R$ 1.158,39 em carga horária de 30 ou 44 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Motorista, Orientador Social e Psicólogo.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 13 de novembro de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Caso o Candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso em dias úteis, no horário das 13h às 18h, até o dia 13 de novembro de 2013, na Secretaria de Assistência Social, localizada na Av. Felipe Schmidt, Centro - Braço do Norte/SC.

A prova objetiva para todos os cargos/empregos será aplicada provavelmente em 30 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 21 de novembro de 2013. Haverá também prova prática para o cargo de Motorista e prova de títulos para os cargos de Assistente Social, Orientador Social e Psicólogo.

O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Prefeitura Municipal de Braço do Norte.

Concurso Prefeitura de Planaltina do Paraná - PR

A Prefeitura de Planaltina do Paraná, no estado do Paraná, lançou editais n°s 01 e 02/2013 de concursos públicos, para provimento de diversos cargos e empregos públicos, bem como para a formação de cadastro reserva, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.
 
Há 46 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar a até R$ 7.705,28, para cargas horárias entre 20 a 44 horas semanais.
 
Veja a distribuição dos cargos/empregos
Edital n° 01/2013: Advogado, Agente Administrativo I, Agente de Manutenção, Lavagem e Lubrificação, Agente de Serviços I, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Enfermagem I, Educador Infantil, Enfermeiro, Médicos, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas I, Operador de Máquinas I, Operário I, Orientador de Informática, Professor de Educação Física, Psicólogo, Psicopedagogo, Recepcionista I e Técnico de Finanças.
 
Edital n° 02/2013: Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário e Auxiliar de Enfermagem.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 13 de novembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
A prova objetiva para todos os cargos/empregos será aplicada em 12 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, no dia 29 de novembro de 2013.
 
Candidatos a alguns dos cargos oferecidos, ainda farão prova prática (para Motorista e Operador de Máquinas I) e prova de títulos (Advogado, Enfermeiro, Médicos, Nutricionista, Professor de Ed. Física, Psicopedagogo, Psicólogo e Técnico de Finanças).
 
Validade
Os concursos 01 e 02/2013 terão validade por 2 anos, contados a partir da data de homologação dos respectivos resultados, podendo ser prorrogados por mais 2 anos, a critério do Município.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre vaga para Médicos

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, disponibilizou por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros (30 de outubro de 2013, pág. 12 a 15), edital nº. 063/2013 de processo seletivo. A seleção visa contratação emergencial de Médicos nas especialidades de Clínica Geral, Cirurgião, Pediatria, Ortopedia e Neurologia.
 
A jornada diária de trabalho será no limite de 12 horas por dia e será pago por hora trabalhada o valor de R$ 87,50 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os candidatos contratados terão os seguintes benefícios oferecidos:
  • Será ofertada a alimentação pela UPA CENTRAL;
  • Vale-Transporte.
As inscrições serão realizadas gratuitamente através de envio do currículo para o setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Minas Gerais n º 900, Centro - Divinópolis/MG, até às 17:00 do dia 01 de novembro de 2013.
 
A seleção constará de prova de títulos e das informações disponibilizadas na ficha de inscrição.
 
A classificação final dos candidatos habilitados no processo seletivo será publicada em Diário Oficial do Município, podendo ser consultado através do site www.divinopolis.mg.gov.br e no Diário Oficial dos Municípios Mineiros - www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.
 
A admissão dos candidatos inscritos está prevista para ocorrer a partir do dia 02 de novembro de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Antônio Olinto - PR

A Prefeitura de Antonio Olinto, estado do Paraná, publicou o edital 01/2013 de concurso público, com intuito de prover 77 vagas voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 732,95 a R$ 7.619,30. 
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Social,  Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais (Feminino e Masculino), Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Mecânico de Veículos e Máquinas, Médico, Médico da Família, Motorista I e III, Nutricionista, Odontólogo, Oficial Administrativo, Pedreiro, Professora Magistério, Professora Licenciatura em Graduação Plena, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico Contábil, Técnico em Enfermagem e Veterinário. 
 
As inscrições serão recebidas até 19 de novembro de 2013, pelo site http://concurso.uniuv.edu.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. 
 
Segundo o edital, o concurso será composto de prova objetiva, para todos os cargos e com aplicação prevista para 1º de dezembro de 2013, além de prova de títulos ou prova prática, dependendo da vaga pretendida. O gabarito da prova objetiva será divulgado no site de inscrições, no dia 02 de dezembro deste ano. 

Concurso Prefeitura de Alto Horizonte - GO

A Prefeitura de Alto Horizonte, cidade localizada a 311 km de Goiânia, no Estado de Goiás, divulgou edital nº. 001/2013 para a realização de concurso público, destinado a contratação de 626 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 678,00 a R$ 12.310,01.
 
Cargos: Médico, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Professor (Pedagogia, Inglês, Português, Matemática, Ciências, Biologia, Física, Química, Educação Física, Artes, Geografia e História), Técnico (Enfermagem e Higiene Dental), Monitor de Creche, Agente Administrativo, Agente de Serviços de Saúde, Atendente de Saúde Bucal, Motorista, Agente de Serviços Gerais, Operador de Máquinas, Vigia, Servente de Cemitério, Mecânico e Auxiliar de Manutenção Geral.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever entre às 10h do dia 02 de dezembro de 2013 e às 23:59 do dia 03 de janeiro de 2014, através do site www.ebraconconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 105,00.
 
Para os candidatos que não dispuserem de computador e internet, poderão comparecer na Prefeitura Municipal de Alto Horizonte-Go, onde será disponibilizado um servidor para auxiliar nos trabalhos, obedecendo o horário de funcionamento do local.
 
O concurso será realizado por meio de prova objetiva e de títulos.
 
As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar da Prefeitura de Alto Horizonte e no site www.ebraconconcursos.com.br.
 
O gabarito da prova objetiva será publicado no site www.ebraconconcursos.com.br, em até 5 dias úteis após a realização das mesmas.
 
Os títulos a serem avaliados, deverão ser enviados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-GO, pessoalmente ou por sedex, no prazo máximo de 5 dias úteis contados a partir da divulgação do resultado da prova objetiva.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Umari - CE

A Prefeitura Municipal de Umari, no estado do Ceará, realiza concurso público regido pelo edital nº 01/2013, destinado ao preenchimento de vagas na administração municipal.
 
As oportunidades são para o cargos de Agente Fiscal Ambiental, Agente Educador Ambiental, Agente Rural, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Analista de Sistema, Assistente Social, Atendente de Consultório Médico, Bibliotecário, Cozinheiro, Coveiro, Entrevistador, Fiscal Agropecuário, Fisioterapeuta, Médico-Veterinário, Motorista Categoria "D", Operador de Máquina Retroescavadeira, Operador de Máquina Motoniveladora, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Técnico de Edificações e Vigia.
 
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 4 e 20 de novembro de 2013, por meio do site www.universidadepatativa.com.br. De acordo com o extrato do edital, a seleção constará de provas e títulos. 
 
O extrato do edital está disponível no Diário Oficial da União (30/10/13), seção 3, p. 289. 

Prefeitura de São João da Boa Vista - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo nº. 07/2013, visando a contratação de 85 Agentes Comunitários de Saúde (ensino fundamental), por salário de até R$ 835,22 mais parcela destacada de R$ 302,40. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Aos candidatos com deficiência habilitados, será reservado o percentual de 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do certame.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 23,00, serão realizadas no site www.nossorumo.org.br, a partir das 10h do dia 4 até às 22h do dia 21 de novembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá utilizar, gratuitamente, os serviços do Programa Acessa São Paulo, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à internet), em várias cidades do Estado de São Paulo.
 
Prova
O certame será constituído de Prova Objetiva e Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 12 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas objetivas a ser publicado no Jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local e divulgados através dos sites www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br, a partir do dia 16 de dezembro de 2013.
 
Os gabaritos serão divulgados nos sites www.nossorumo.org.br e também no www.saojoao.sp.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
O curso introdutório será realizado em local a ser definido pelo Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista e o candidato, será convocado, oportunamente, por meio de edital de convocação.
 
O processo seletivo terá validade de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura  de São João da Boa Vista.

IFTM lança edital de concurso público

Foi divulgado Edital n° 046/2013 de concurso para provimento de cargos da carreira de Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro com 44 vagas para cargos de técnico administrativo, voltadas para todos os níveis escolares. Os salários variam de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, mais  auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, assim como saúde suplementar e incentivo à qualificação e outros.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração, Operador de Máquinas Agrícolas, Assistente em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Audiovisual, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório nas áreas de Eletrônica e Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, Administrador, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário - Documentalista, Contador, Engenheiro Civil, Nutricionista, Pedagogo, Programador Visual, Publicitário e Técnico em Assuntos Educacionais.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 31 de outubro a 2 de dezembro de 2013 pelo endereço eletrônico www.iftm.edu.br. As taxas são de R$ 65,00, R$ 75,00 e R$ 85,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva composta de 40 questões, de caráter classificatório e eliminatório, no dia 5 de janeiro de 2014 em horário e local a serem divulgados posteriormente.

Também haverá prova de conhecimento prático para Programador Visual, Técnico em Laboratório (áreas), Técnico de Tecnologia da Informação e Operador de Máquinas Agrícolas, em 6 de fevereiro de 2014 em local e horário a serem informados

Validade
O certame será válido por dois anos, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogado uma vez, por igual período. Mais detalhes podem ser conferidos no extrato do edital, disponível em nosso site.

Processo Seletivo Prefeitura de Vargem Alta - ES

A Prefeitura de Vargem Alta, no estado do Espírito Santo, publicou o edital 001/2013 de processo seletivo, com intuito de prover 69 vagas, mais cadastro reserva, para a administração municipal. Os vencimentos para os profissionais contratados variam entre R$ 678 a R$ 4.170.
 
As chances são para Assistente Social, Psicólogo, Educador Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepcionista, Motorista, Profissionais do Magistério, Instrutor de Libras, Médico, Pedagogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar Administrativo, Cozinheiro, Artesão, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem, Técnico Educacional, Médico (Pediatra, Cardiologista, Ortopedista, Psiquiatra, Radiologista, Ultrassonografista, Ginecologista e Clínico Geral), Atendente, Auxiliar de Enfermagem, Fisioterapeuta, Odontólogo, Atendente de Odontologia, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Posto de Correios, Agente de Serviços Funerais, Servente, Trabalhador Braçal, Vigia, Mecânico Geral de Automóvel, Pedreiro, Soldador, Operador de Máquina, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Atendente de Odontologia, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Sala, Escritutário, Telefonista, Agente Fiscal, Fiscal Sanitário, Oficial Administrativo, Operador de Dados, Técnico Administrativo, Técnico de Contabilidade, Técnico de Edificações, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Administrador, Contador, Gerente de Fiscalização, Analista Ambiental e Engenheiro Agrônomo.
 
As inscrições, no valor de R$ 10 a R$ 30, serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.evargasconsultoria.com.br, no período de 30 de outubro a 18 de novembro de 2013.
 
As provas objetivas serão realizadas no município de Vargem Alta/ES, em data, local e horário que serão divulgados no dia 03 de dezembro de 2013. 
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cristino Castro - PI

A Prefeitura de Cristino Castro, no estado do Piauí, publicou edital nº 01/2013 de teste seletivo, com o objetivo de ocupar 27 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 9.000,00 por carga horária de 20 ou 40h semanais.
 
As chances são para as funções de Professor Polivalência, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Geografia, Professor de História, Vigia, Zelador, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro PSF, Enfermeiro, Médico PSF, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias.
 
O concurso será realizado através do Instituto Machado de Assis e serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, 5% por cento do exato número de vagas determinadas para o cargo neste certame.
 
As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no período de 04 a 26 de novembro de 2013. As taxas de inscrição variam de R$ 25,00 a R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 1º de dezembro de 2013, no horário de 9h às 12h. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48h após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).
 
Este concurso terá validade de 01 ano a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Cristiano Castro - PI.

Prefeitura de Imigrante - RS contrata Nutricionista

A Prefeitura de Imigrante, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de processo seletivo nº. 076/2013. A seleção visa a contratação de 01 Nutricionista, pelo prazo de 6 meses, para atuar na Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. A remuneração pode chegar a R$ 3.747,06 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Interessados, deverão se inscrever do dia 04 a 07 de novembro de 2013, na Prefeitura de Imigrante, situada à Rua Castelo Branco, nº 15, centro, no horário das 08h às 11h e das 13h30 às 16h. Não será cobrada taxa de inscrição.

No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
  • Formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado;
  • Currículo;
  • Comprovante de registro no Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul.
O processo seletivo dar-se-á por meio de análise curricular (títulos).

A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da homologação da classificação final, prorrogável por igual período.

O edital encontra-se disponível no site www.imigrante-rs.com.br.

Concurso Prefeitura de Poranga - CE prorroga inscrição

A Prefeitura de Poranga, no Ceará, publicou o edital 01/2013 de concurso público, para o preenchimento de 72 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração para os servidores contratados poderá ser de até R$ 2.200, a depender do cargo exercido, e o certame será organizado pela CONSULPAM.
 
A jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são ofertadas para Agente Administrativo, Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista CNH “AB”, Pedagogo, Psicólogo, Vigia, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Técnico em Manutenção de Sistemas, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endermias, Atendente de Consultório Dentário, Atendente de Farmácia, Atendente de Fisioterapia, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Motorista CNH “B”, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Monitor de Informática, Motorista CNH “D”, Secretário Escolar, Professor de Linguagens e Códigos, Professor de Ciências Humanas, Professor de Ciências da Natureza, Auxiliar de Secretaria, Professor da Educação Básica I (1º ao 5º ano) e Professor da Educação Infantil Escolar. 
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 13 de novembro de 2013, pelo site www.consulpam.com.br ou presencialmente, na Avenida Dr. Epitácio de Pinho, s/n, Centro de Poranga. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 150. 
 
De acordo com o edital, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 1º de dezembro de 2013. A seleção também constará de prova prática (Motorista), Exame Psicológico (Agente de Saúde) e Prova Prática - Plano de Aula (Professor). O gabarito das provas será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal de Poranga e no site de inscrição, em até 5 dias após a realização das mesmas.
 
O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de dois anos, com possibilidade de prorrogação. 

Prefeitura de São João do Caru - MA abre processo seletivo

A Prefeitura de São João do Caru, município do Maranhão, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, destinado ao provimento de 07 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). O salário oferecido é de R$ 950,00 para trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.

De acordo com o edital, as inscrições poderão ser feitas de 11 a 15 de novembro de 2013, somente de maneira presencial, no setor de inscrições da Secretaria Municipal de Saúde (Rua do Limão, S/N, Centro de São João do Caru), onde o candidato deverá entregar a seguinte documentação: duas fotos 3x4 iguais e recentes; fotocópia e original da Carteira de Identidade; fotocópia e original do CPF; fotocópia e original de Comprovante de Residência (conta de água, de telefone, de luz e outros que comprovem o local de residência); fotocópia e original de Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.

A prova será aplicada na data prevista de 24 de novembro de 2013, às 8h, em local divulgado posteriormente. Além da etapa de prova, haverá curso introdutório de formação.

O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo pode ser acessado no site da organizadora do certame, R&P Recursos Humanos (http://www.rprh.com.br/)

Concurso SES - RS 2013 oferece 1.500 vagas

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES - RS) disponibilizou o regulamento do concurso público nº. 01/2013, que se destina ao provimento de cargos efetivos do seu quadro de pessoal. Os candidatos serão selecionados através da aplicação de provas teórico-objetivas, sob a coordenação técnico-administrativa da FUNDATEC. 
 
No total, a oferta é de 1.500 vagas distribuídas entre funções de Nível Superior - Especialista em Saúde (Administrador, Analista de Sistemas, Analista de Políticas e Sistemas de Saúde, Arquiteto, Arquivista, Assessor Jurídico, Assistente Social, Analista em Políticas Públicas, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiros de diversas especialidades, Estatístico, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Jornalista, Médicos de várias áreas, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Químico, Recreacionista, Relações Públicas, Sanitarista, Sociólogo e Terapeuta Ocupacional),
 
Nível Técnico - Técnico em Saúde (Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Vigilância em Saúde) e funções de Nível Médio - Assistente em Saúde.
O maior salário oferecido é de R$ 6.234,14.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 25 de novembro de 2013,  somente pela internet, na página www.fundatec.org.br, link referente ao concurso da Secretaria da Saúde do RS – 2013. A taxa de inscrição poderá ser de R$ 137,19 para as funções de nível superior e R$ 60,17 para as funções de nível médio/técnico.
 
As provas para todas as funções serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Alegrete, Erechim, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Lajeado, Ijuí, Osório e Frederico Westphalen.
 
O edital contendo informações referentes à realização das provas teórico-objetivas (data, hora e locais) será disponibilizado no dia 17 de janeiro de 2014. A previsão é de que essas provas sejam aplicadas no dia 26 de janeiro de 2014, em dois turnos, conforme a função pretendida, com divulgação dos gabaritos no dia seguinte.
 
 Veja o edital completo e todos os outros documentos do concurso no site da FUNDATEC.

ONU confirma surto de poliomielite na Síria

A OMS (Organização Mundial de Saúde) informou que há um surto de poliomielite na Síria. O país estava livre da doença desde 1999. De acordo com a organização, há o receio de que o surto se espalhe.
 
O porta-voz da Divisão Antipoliomielite da OMS, Oliver Rosenbauer, disse nesta terça-feira (29), que testes laboratoriais confirmaram a presença da doença em 10 de 22 casos suspeitos em crianças, há cerca de duas semanas. As 22 crianças foram todas atingidas por paralisia flácida aguda, sintoma comum a várias doenças, incluindo a poliomielite.
 
— Em dez desses casos, isolaram o vírus da poliomielite selvagem tipo um. Os outros 12 ainda estão sendo analisados.
 
Afeganistão, Paquistão e Nigéria são os únicos países onde o vírus da poliomielite ainda é endêmico. Isso fez crescer as especulações de que jihadistas estrangeiros que lutam contra o presidente sírio, Bashar Al Assad, podem ter levado o vírus para a Síria.
 
A OMS não comentou essas especulações.
Segundo Oliver Rosenbauer, mesmo que a poliomielite seja endêmica em apenas três países, o vírus pode ter chegado de qualquer parte do mundo.
 
Agência Brasil

Alergia ao cloro de piscina

alergia-cloro-piscinaCom a chegada do verão tudo o que as pessoas querem é se refrescar, além, é claro, de manter a pele e o corpo hidratado ,que é algo extremamente indicado para quem não deseja sofrer as consequências do verão.
 
Como no Brasil as praias costumam ficar lotadas no verão, e nem todas as regiões do País são litorâneas, a melhor e mais acessível pedida em muitos casos acaba sendo a piscina, entretanto, essa opção pode não ser a mais recomendada a determinadas pessoas, isso porque algumas, infelizmente, possuem alergia ao cloro, produto utilizado no tratamento da água.
 
Sintomas comuns da alergia ao Cloro
Dentre os sintomas mais comuns a quem possui alergia ao cloro, destacam-se a contração de pele e cabelos ressecados, irritação nos olhos e nariz e crises de coceira pelo corpo, na sequência desse artigo falamos um pouco mais a respeito desse tipo de alergia que tem sido cada vez mais comum.
 
Em que consiste e como age o cloro
O cloro é uma substancia tóxica, pelo que, seu uso em piscinas só é permitido em pequenas quantidades, entretanto, mesmo a baixa quantia utilizada é capaz de irritar a pele, isso acontece porque da mesma forma que o cloro mata fungos, bactérias e vírus na água, pode também retirar os agentes nocivos da pele, retirando assim também toda camada protetora da mesma.
 
Como proteger dos efeitos ao cloro
Para quem tem o cabelo na tonalidade loira o efeito do cloro é ainda mais notável, pois, o cabelo muda a coloração ficando em uma tonalidade esverdeada, para reparar esse dano basta utilizar algum shampoo anti-resíduos, por outro lado, quem possui cabelos em outras tonalidades e deseja protegê-lo da ação do cloro da piscina o ideal é usar creme sem enxague, silicone e filtro solar capilar.
 
Para manter a pele protegida dos efeitos do cloro um bom princípio é utilizar óleo de amêndoa, manteiga de karité, aveia e vitamina E, vale ressaltar que os cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos já que estes possuem uma baixa quantidade de hormônios e costumam ter a pele mais secas.
 
Outros cuidados em relação à alergia ao cloro
Em casos onde a irritação acontece na mucosa dos olhos ou nariz, o ideal é lavá-las com água potável desprovida da substância a cada mergulho, cabendo aos pais o papel de orientar os filhos a não mergulhar de olhos abertos para que a irritação não evolua para uma conjuntivite alérgica. Lavar o corpo e cabelo com a água potável desprovida de cloro a cada mergulho também neutraliza a ação do cloro da piscina.
 
Clickgratis

Emagrecer com saúde: perder peso na balança nem sempre é bom

dicas-para-ajudar-a-emagrecer-com-saudeMuitas pessoas travam verdadeiras batalhas contra a balança. Sempre que os ponteiros indicam que esta pessoa perdeu peso existe uma grande sensação de felicidade e vitória. Mas será que somente o indicativo da balança significa que a pessoa está ganhando saúde? Ou melhor, será que simplesmente perder peso realmente é garantir mais qualidade de vida?
 
A resposta para as duas perguntas é “não” e é muito importante que as pessoas entendam os motivos por trás destas respostas, especialmente aquelas que já estão ou que estão se preparando para entrar e uma dieta.
 
Avaliação completa
Apesar de existir uma grande preocupação das pessoas com o seu peso, pesquisas demonstram que são poucos os que realmente procuram um médico ou uma nutricionista para conseguir fazer a chamada reeducação alimentar. Muitas pessoas acreditam que conseguem emagrecer a hora que quiserem, e que isso pode ser feito simplesmente deixando de comer e ouvindo pequenos conselhos de outras pessoas ou dicas de revistas ou sites na internet. Mas na verdade esta pode ser uma armadilha que a maioria das pessoas teimam em cair.
 
Neste caso surgem dois grupos bem distintos. O primeiro são as pessoas que começam a fazer uma dieta pesada e também começam a malhar muito, investindo muito tempo do seu dia a dia nestas tarefas, mas simplesmente acabam não conseguindo perder peso. E o segundo grupo são as pessoas que realmente chegam a comemorar a redução dos números que aparecem na balança, mas assim que se descuidam já começam a engordar novamente.
 
Geralmente os profissionais da área da nutrição conseguem identificar o que a pessoa está fazendo de errado assim que elas fazem uma avaliação completa. Os pacientes que já tiveram em um consultório de um endocrinologista ou ainda de uma nutricionista, sabem que existe uma série de procedimentos feitos para que se avalie a saúde das pessoas. Desde as medições dos índices de gorduras até exames de sangue.
 
Seria muito mas simples e fácil colocar o paciente em cima de uma balança, constatar que ele está acima do peso e com base nisso passar uma dieta padrão para que ele consiga perder peso, mas o fato é que estas medidas simplesmente não funcionam para a grande maioria das pessoas. Cada pessoa conta com um organismo diferente, e nem sempre a perda de peso que vai aparecer invariavelmente na balança pode significar que a pessoa está conseguindo reduzir os índices de gordura corporais.
 
Mantendo o peso
É muito importante que a pessoa siga exatamente as instruções dadas pelo médico ou pela nutricionista. Isso vai fazer com que a pessoa tenha mais chance de emagrecer, e nem sempre isso vai aparecer na balança. Para as pessoas que estão fazendo uma dieta adequada e conseguindo praticar exercícios físicos, pode ser que ela esteja ganhando massa muscular magra e perdendo gordura, neste caso os resultados na balança podem parecer desanimadores, mas na verdade podem significar que a pessoa realmente está no caminho pessoa.
 
E quando a pessoa consegue perder peso, mas mesmo assim não consegue notar diminuição de gordura no seu corpo? Pode estar acontecendo o processo inverso e a pessoa estar perdendo massa magra ou perdendo apenas água, mas mantendo a gordura no seu corpo.
 
Clickgratis

Fuja dos "falsos" alimentos saudáveis

Nutricionista diz que ideal é consumir alimentos naturais e deixar
 os industrializados para situações de emergência
Nutricionista explica que pessoas se enganam na hora de comprar produtos
 
Fazer regime sem orientação pode ser um risco para a saúde. Uma das atitudes mais comuns de quem quer emagrecer rapidamente é ir ao supermercado e comprar opções aparentemente saudáveis, como barrinhas de cereais, sopas instantâneas, adoçante e sucos de caixinha. Supostamente benéficos à dieta, muitas vezes esses produtos são, na realidade, “falsos” alimentos saudáveis, de acordo com o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital e Maternidade São Luiz.
 
— Basear-se em itens industrializados com alegações de marketing emagrecedor é um grande erro. O ideal é consumir alimentos naturais e deixar os industrializados para situações de emergência, sempre procurando limitar sua quantidade.
 
Longe de serem “light”, muitos desses produtos trazem altas concentrações de açúcar, sódio ou gordura, de acordo com o especialista. Como isso, o consumidor ingere esses nutrientes sem perceber, ultrapassando muito a quantidade máxima diária recomendada.
 
— O rótulo é nosso principal aliado, mas faltam programas educacionais orientando como analisá-los. É preciso ficar atento principalmente às informações referentes a carboidratos, proteínas, gorduras, colesterol, fibra e sódio.
 
O nutrólogo explica que barrinhas de cereais são um dos itens que frequentemente levam a enganos. Para ficarem mais atraentes e saborosas, muitas têm cobertura de chocolate, mel, açúcar refinado, entre outros ingredientes não recomendáveis para quem precisa controlar o peso. Nesse caso, a sugestão é procurar frutas desidratas (damasco, ameixa, uva passa) e sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes, por exemplo). Outra cilada é a bolacha água e sal. Considerando que cada bolacha tem uma média de 30 calorias, quatro unidades equivalem ao mesmo valor calórico de um pão francês, mas com uma quantidade muito superior de gordura.
 
Os “falsos” alimentos saudáveis não estão proibidos — podem ser úteis se utilizados com consciência e orientação, especialmente quando não existe a possibilidade de preparar alimentos naturais.
 
Especialistas ressaltam, porém, que comprar alimentos naturais e preparar a própria refeição é sempre a alternativa mais saudável.
 
— Já para perder peso, a receita é associar restrição calórica e atividade física.
 
R7

Palestras gratuitas dão dicas sobre atividade física e alimentação na terceira idade

Evento conta com aulas de música e atividades para colocar
 o corpo em movimento
Encontro é voltado para pessoas acima de 50 anos; inscrições são gratuitas
 
Idosos podem participar de palestras gratuitas sobre longevidade, vida saudável e alimentos adequados para a terceira idade, durante os dias 15 e 16 de novembro. O 8º Encontro da Maturidade é voltado para pessoas acima dos 50 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
 
O evento contará também com aulas de música e atividades para colocar o corpo em movimento, como aulas de ginástica e step. A coordenadora e professora de educação física Claudia Soares explica que “o objetivo é a interação dos públicos maduro e jovem do congresso”.
 
— Também queremos conscientizá-los sobre a importância de uma vida saudável e cada vez mais ativa na maturidade.
 
Entre os destaques da programação estão as palestras sobre a nutrição na terceira idade, com a nutricionista Fabiana Casé e a longevidade saudável, com o geriatra Décio Alves. As aulas de música com apresentação de coral serão ministradas pela professora Claudia Eliseu. Já as atividades físicas estarão sob o comando dos professores Fernando Fofão e Guto Adyala.
 
Serviço
 
8º Encontro da Maturidade Ativa (paralelo ao 15º Congresso Internacional SM Fitness & Wellness)
 
Data: 15 a 16 de novembro de 2013
 
Horário: das 13h às 17h30
 
Endereço: Rua Padre Ventura, 184 - Taquara / Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ)
 
R7