Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Emagrecer com saúde: perder peso na balança nem sempre é bom

dicas-para-ajudar-a-emagrecer-com-saudeMuitas pessoas travam verdadeiras batalhas contra a balança. Sempre que os ponteiros indicam que esta pessoa perdeu peso existe uma grande sensação de felicidade e vitória. Mas será que somente o indicativo da balança significa que a pessoa está ganhando saúde? Ou melhor, será que simplesmente perder peso realmente é garantir mais qualidade de vida?
 
A resposta para as duas perguntas é “não” e é muito importante que as pessoas entendam os motivos por trás destas respostas, especialmente aquelas que já estão ou que estão se preparando para entrar e uma dieta.
 
Avaliação completa
Apesar de existir uma grande preocupação das pessoas com o seu peso, pesquisas demonstram que são poucos os que realmente procuram um médico ou uma nutricionista para conseguir fazer a chamada reeducação alimentar. Muitas pessoas acreditam que conseguem emagrecer a hora que quiserem, e que isso pode ser feito simplesmente deixando de comer e ouvindo pequenos conselhos de outras pessoas ou dicas de revistas ou sites na internet. Mas na verdade esta pode ser uma armadilha que a maioria das pessoas teimam em cair.
 
Neste caso surgem dois grupos bem distintos. O primeiro são as pessoas que começam a fazer uma dieta pesada e também começam a malhar muito, investindo muito tempo do seu dia a dia nestas tarefas, mas simplesmente acabam não conseguindo perder peso. E o segundo grupo são as pessoas que realmente chegam a comemorar a redução dos números que aparecem na balança, mas assim que se descuidam já começam a engordar novamente.
 
Geralmente os profissionais da área da nutrição conseguem identificar o que a pessoa está fazendo de errado assim que elas fazem uma avaliação completa. Os pacientes que já tiveram em um consultório de um endocrinologista ou ainda de uma nutricionista, sabem que existe uma série de procedimentos feitos para que se avalie a saúde das pessoas. Desde as medições dos índices de gorduras até exames de sangue.
 
Seria muito mas simples e fácil colocar o paciente em cima de uma balança, constatar que ele está acima do peso e com base nisso passar uma dieta padrão para que ele consiga perder peso, mas o fato é que estas medidas simplesmente não funcionam para a grande maioria das pessoas. Cada pessoa conta com um organismo diferente, e nem sempre a perda de peso que vai aparecer invariavelmente na balança pode significar que a pessoa está conseguindo reduzir os índices de gordura corporais.
 
Mantendo o peso
É muito importante que a pessoa siga exatamente as instruções dadas pelo médico ou pela nutricionista. Isso vai fazer com que a pessoa tenha mais chance de emagrecer, e nem sempre isso vai aparecer na balança. Para as pessoas que estão fazendo uma dieta adequada e conseguindo praticar exercícios físicos, pode ser que ela esteja ganhando massa muscular magra e perdendo gordura, neste caso os resultados na balança podem parecer desanimadores, mas na verdade podem significar que a pessoa realmente está no caminho pessoa.
 
E quando a pessoa consegue perder peso, mas mesmo assim não consegue notar diminuição de gordura no seu corpo? Pode estar acontecendo o processo inverso e a pessoa estar perdendo massa magra ou perdendo apenas água, mas mantendo a gordura no seu corpo.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário